DICAS DE PLANEJAMENTO 9/9/2014 www.sescoopsp.coop.br
PROGRAMAS E PROJETOS SESCOOP/SP FORMATOS DE ATENDIMENTO Ações descentralizadas São ações solicitadas pelas Cooperativas em seu Planejamento e Replanejamento anual e avaliadas pelo SESCOOP. Na área de Educação Continuada é o que conhecemos como Cursos In Company. Ações Centralizadas São ações oferecidas pelo SESCOOP considerando interesses mútuos das Cooperativas, projetos-piloto, grandes eventos. Exemplos são os Cursos Livres da Educação Continuada. FORMAÇÃO PROFISSIONAL IN COMPANY forma de solicitação Anualmente o Sescoop/SP tem dois períodos para recebimento das demandas das cooperativas: Planejamento Anual Setembro: a cooperativa pode enviar pelo sistema Supravizio os programas e treinamentos que pretende realizar no ano seguinte; Replanejamento Abril/Maio: a cooperativa pode alterar suas solicitações, adequando de acordo com redefinição de estratégias da organização. As ações In Company constarão no Planejamento Anual da Cooperativa; 30 dias antes da data de realização do curso/palestra, a cooperativa deve preencher no sistema Supravizio a RREP - Requisição para Realização de Eventos/Projetos, onde confirmará a data de realização e a instrutoria escolhida.
PROMOÇÃO SOCIAL PROGRAMAS E PROJETOS SESCOOP/SP FORMATOS DE ATENDIMENTO Algumas ações da Promoção Social em 2015 utilizarão o Supravizio como forma de identificar demanda. Isso significa que a Cooperativa encontrará as ações delimitadas pelas áreas de conhecimento e não por seus temas específicos. Ex.: Palestras Cooperativa Inclusiva A cooperativa, ao escolher esta ação, sinaliza seu interesse em realizar uma palestra da área definida. O tema da palestra será decidido após contato com o responsável pela ação e alinhamento em relação às necessidades específicas desta ação. Este contato deverá acontecer com 40 dias de antecedência à realização do evento. O campo Instrutoria deverá ser preenchido com a alternativa SESCOOP. Outros exemplos: Oficina Brincar e Reciclar (60 a 100 crianças); Palestras de Educação Cooperativa; Oficinas de Saúde e Segurança do Trabalho (40 a 80 pessoas).
PRIMEIRO PASSO Como levantar as necessidades de sua cooperativa? Veja algumas estratégias que podem auxiliá-lo Sua cooperativa possui Planejamento Estratégico? Se não, procure os gestores e diretoria para definir qual o direcionamento estratégico de sua cooperativa para o próximo ano. Com essas informações em mãos, você poderá identificar quais projetos oferecidos pelo Sescoop/SP poderão auxiliá-lo a atingir os objetivos organizacionais. Sua cooperativa possui eventos importantes e datas comemorativas, celebrados anualmente ou previstos para 2015? Você pode incluir em seu cronograma palestras, oficinas, workshops oferecidos pelo Sescoop/SP para aprimorar seu evento.
Você conhece as necessidades específicas dos colaboradores de cada área/departamento? Se sua cooperativa possui ferramentas como avaliação de desempenho, planejamento de carreira, plano de desenvolvimento individual, etc, elas podem auxiliá-lo a definir treinamentos técnicos e comportamentais, de acordo com as necessidades das áreas. Mas, caso não haja dados levantados, uma boa conversa com os líderes (gerentes, coordenadores, supervisores, etc) pode ser muito útil. Se for possível, o RH pode agendar reuniões individuais com os gestores para que possam expor os pontos de melhoria que enxergam em suas equipes. Neste momento, ainda não é necessário definir os títulos do treinamento, apenas procurar entender como o gestor vê a própria área e onde identifica pontos fortes e fragilidades. Posteriormente, o RH poderá traduzir as necessidades levantadas em competências a serem trabalhadas e, enfim, definir qual o treinamento atende a essa demanda.
Quais as necessidades de seus cooperados e dirigentes? Não se esqueça de estender programas e treinamentos voltados especificamente a esse público. É uma oportunidade para aproximá-los ainda mais da cooperativa e aprimorar suas competências para desempenharem esses importantes papéis. Comunidade? Agora que você já conhece a estratégia do negócio, o direcionamento para o futuro e as necessidades específicas de cada público, é hora de organizar seu cronograma de ações
SEGUNDO PASSO Como definir as ações a serem solicitadas e o cronograma anual? Com todas as informações em mãos, é hora de planejar Observe que o Sescoop/SP oferece cursos e palestras de temas técnicos e comportamentais. Procure capacitar seus colaboradores e cooperados em ambas competências; Após levantar todos os temas e datas, distribua em um calendário e levante algumas questões: uma mesma equipe tem mais de 16h de treinamento dentro do mesmo mês? O gestor tem condição de liberar a equipe toda?
TERCEIRO PASSO Como validar se o Planejamento Anual está de acordo com a realidade da minha Cooperativa? Adequações e parcerias importantes Insira no sistema Supravizio todas as ações que as áreas de sua cooperativa tem interesse e condições de realizar ao longo do ano, independentemente do número de participantes. Isso ajudará o Sescoop/SP a cruzar demandas semelhantes em cidades e regiões e oferecer uma grade de cursos livres que atenda à sua necessidade;
Utilize o histórico de previsão x realização de treinamentos como indicador para mensurar a quantidade de ações a serem solicitadas; Se necessário, apresente aos gestores e diretoria os programas e projetos nos quais o Sescoop/SP pode ser parceiro de sua cooperativa. Se preferir, solicite uma visita dos técnicos do Sescoop/SP para esclarecimento sobre os projetos de interesse. A efetividade do seu Planejamento dependerá do envolvimento dos gestores de áreas a serem capacitadas. Procure elaborar o Planejamento Anual com a participação de todos; Após levantar todos os temas e datas, distribua em um calendário e levante algumas questões: uma mesma equipe tem mais de 16h de treinamento dentro do mesmo mês? O gestor tem condição de liberar a equipe toda?
Não se esqueça de considerar peculiaridades do negócio de sua cooperativa na hora de organizar a agenda de treinamentos: existem períodos nos quais o volume de trabalho impede a liberação dos funcionários para treinamentos (colheita, eventos internos, maior atendimento em hospitais, etc)? Existem meses em que muitos colaboradores saem de férias? Existem treinamentos obrigatórios a serem feitos até uma data específica do ano? Quando pronto, submeta à aprovação da diretoria e dos demais gestores, para que todos sejam corresponsáveis na execução; Quando for solicitar a RREP, pesquise a instrutoria que melhor se adequa ao seu público-alvo. Entre em contato com a instrutoria para fazer o briefing sobre os objetivos esperados com o treinamento. Lembre-se de pesquisar os valores praticados, pois algumas consultorias cadastradas podem cobrar um valor à parte da cooperativa, dependendo da distância entre a cooperativa e a sede da consultoria, período do treinamento, etc.
QUINTO PASSO Termo de Parceria e Planejamento Anual Como preparar a documentação para enviar ao Sescoop/SP - O Termo de Parceria e Planejamento/ Replanejamento deverão ser encaminhados para o Sescoop/SP em 02 vias, devidamente assinadas pelos representantes legais conforme estatuto da cooperativa (ver artigo atribuições Diretoria/ Conselho de Administração); - A cooperativa deverá estar regular com o Sistema OCESP, portanto, manter sempre atualizado os seguintes documentos (ata da AGO e AGE; Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Sobras e Perdas; Estatuto Social vigente, inscrição estadual e municipal; relatório GFIP ou Rais Negativa; RG e CPF dos representantes legais e número de cooperados e funcionários) e sobretudo quando houver atualização da Diretoria ; - Manter sempre atualizado o cadastro do ADH(s): cargo, telefone, e-mail, endereço.