Desde sempre o homem tenta comunicar com símbolos. As letras das palavras escritas constituem uma linguagem simbólica. O maior problema é que não é UNIVERSAL. Então os químicos usam uma simbologia própria. Pedra da roseta : permitiu desvendar a linguagem egípcia. É uma linguagem universal.
Ao longo dos tempos, os químicos não usaram sempre os mesmos símbolos químicos Na idade média os alquimistas recorreram às representações dos astros para representar os átomos de alguns elementos.
Ao longo dos tempos, os químicos não usaram sempre os mesmos símbolos químicos No séc. XVIII, Dalton também utilizou alguns símbolos para representar os átomos.
Foi Berzelius que propôs, 1813, a primeira simbologia química moderna: representou os átomos de cada elemento por meio de letras. A 1ª letra do nome representava o seu símbolo químico (maiúscula). Quando tivesse elementos com a primeira letra em comum, para os distinguir usava-se a 2ª letra do nome (minúscula). Quando um símbolo é constituído por duas letras, a sua leitura faz-se letra a letra Como exemplo, podemos ver o caso dos elementos químicos Carbono, Cálcio, Cobalto, Cloro e Cobre, cujos símbolos químicos respectivos são C, Ca, Co, Cl e Cu.
Símbolos químicos O símbolo químico de cada elemento é formado pela primeira letra do seu nome em latin ou grego, escrita em maiúscula, à qual se acrescenta, quando é necessário, uma segunda letra em minúscula. Nome do elemento (em português) Cobre Sódio Azoto Fósforo Chumbo Nome do elemento (em latim) Cuprum Natrium Nitrogenum Phosphoros Plumbum Símbolo químico Cu Na N P Pb
Símbolos químicos O símbolo químico de um elemento tem dois significados: Significado qualitativo: indica-nos o elemento químico. Significado quantitativo: representa 1 átomo desse elemento. Se quisermos representar mais do que 1 átomo de um determinado elemento químico, escrevemos o número de átomos antes do símbolo químico e ao mesmo nível.
2 H 3 O 4 Cl 5 N
Já sabemos que a cada substância, seja ela elementar ou composta, corresponde um determinado tipo de átomo ou de molécula. Ora, tal como os átomos se representa por símbolos químicos que os identificam, do mesmo modo, também as moléculas podem ser representadas simbolicamente por fórmulas químicas. Assim sendo, cada tipo de molécula tem a sua própria fórmula química.
Fórmulas químicas A fórmula química de cada substância é formada: pelos símbolos químicos dos elementos que existem na substância. por números, colocados após o símbolo químico e ligeiramente abaixo, que indicam quantos átomos de cada elemento entram na constituição da molécula.
Regras para a escrita de fórmulas químicas: 1- Começa por escrever os símbolos químicos dos átomos que constituem a molécula. 2- À direita de cada símbolo, escreve em índice inferior, o número de átomos desse elemento que a molécula contém. (Se for só um átomo, não se escreve número nenhum, pois o número um está implícito). 3- Para representar mais do que uma molécula deve-se indicar à esquerda da fórmula química o número de moléculas que se pretende.
Exemplos de fórmulas químicas Azoto N 2 Dióxido de Carbono CO 2 Água 2H 2 O O azoto é uma substância molecular, é formada pelo elemento Azoto. O índice 2 representa 2 átomos de azoto. O dióxido de carbono é uma substância molecular, é formada pelos elementos oxigénio e carbono. O índice 2 representa 2 átomos de oxigénio. O água é uma substância molecular, é formada pelos elementos oxigénio e hidrogénio. O índice 2 representa 2 átomos de hidrogénio e o número 2 à esquerda representa 2 moléculas de água.
A fórmula química de uma substância tem dois significados: significado qualitativo: existem na substância ; indica-nos quais são os elementos que significado quantitativo: indica-nos quantos átomos de cada elemento constituem a molécula ;
Exercícios 1. Considera os símbolos químicos dos diferentes elementos da tabela. ELEMENTO Hidrogénio Oxigénio Enxofre Hélio SÍMBOLO QUÍMICO H O S He Representa simbolicamente: a) 2 átomos de Enxofre b) 2 átomos de Hélio c) 2 moléculas de água d) 1 molécula oxigénio e) 3 moléculas de hidrogénio
Exercícios 2- A fórmula química do ácido sulfúrico é H 2 SO 4 : a) Diz, justificando, se se trata de uma substância elementar ou composta. b) Indica a composição qualitativa e quantitativa da molécula de ácido sulfúrico. c) Quantos átomos de Hidrogénio, Enxofre e Oxigénio há em três moléculas de ácido sulfúrico?
Exercícios 3- Preenche o quadro. 3P Número de Moléculas Número de Átomos por Molécula Número Total de Átomos F 2 2H 3 PO 4 3P 4 P 4 O 10