Treinamento Organização Conceitos básicos O que é organização? A organização é um talento nato, para os que não tiveram essa sorte existe treinamento e equipamento. Essa é a nossa proposta, ninguém precisa viver na desordem por não ter nascido com esse dom, os mais afortunados podem pagar organizadores profissionais e fazer apenas manutenção. Os muito afortunados, contratam os organizadores e seus empregados dão continuidade. Mas os simples mortais e sem o dom divino da organização, ou seja, a maioria, também merecem e querem viver em um ambiente organizado. Por isso, os criativos desenvolveram ténicas de organização e equipamentos. E é sobre isso que vamos falar.
Benefício É indiscutível que um ambiente organizado, minimamente facilita a vida. Isso sem entrar em méritos psicológicos, energéticos, espirituais e por ai vai... O fato é que em meio a desordem tudo é mais lento, irritadiço e mal feito na maioria das vezes. O que a experiência nos mostra é que a organização auxilia a qualquer prática, seja domiciliar em armários, gavetas e despensa, ou profissional em arquivos, mesas e documentos. Ambientes organizados são aproveitados em sua totalidade, a visualização de todos os objetos e utensílios, ajuda na solução de problemas e facilita a criatividade, evitando o desperdício. Perceba como utilizamos as palavras: auxiliar, solucionar e facilitar. Organização tem essas funções que podem mudar o funcionamento de uma casa e de uma empresa.
Organização de Closet e Armários Selecionando Essa etapa é a mais complexa e fundamental para uma organização bem sucedida. Complexa porque normalmente pessoas com dificuldade de descartar acabam sofrendo com falta de espaço e é preciso abrir espaço eliminando o que não serve, para que o novo possa entrar. E fundamental porque a base da organização é selecionar e agrupar semelhantes. Vamos ao passo a passo: Providencie 3 caixas grandes e identifique-as: Doação - Conserto - Lixo Doação: Você pode doar para uma instituição de caridade, um parente ou amigo, ou até mesmo vender para brechós, as roupas e acessórios que ainda podem ser utilizados, mas que você por alguma razão não usa há mais de 12 meses. Conserto: Coloque nesta caixa as roupas e acessórios que você gostaria de usar mas precisam de manutenção. Só não vale deixar a caixa escondida depois num canto do armário. Agende uma data próxima para providenciar os reparos necessários. Lixo: Aquilo que não vale a pena ser consertado nem serve para doação como meias e lingeries velhas e furadas, brincos sem par e roupas manchadas, devem ser descartados sem pensar duas vezes. A única exceção vale para peças de caráter emocional que sejam realmente especiais como uma roupa de batizado por exemplo. Mas cuidado! Seja bastante criteriosa em relação a estas peças senão você corre o risco de continuar sem espaço no seu closet!
Organização de Closet e Armários Organizando gavetas Atribua gavetas específicas para roupas miúdas, como peças íntimas, de praia e ginástica, lenços, meias, shorts, gravatas, camisetas e até mesmo cintos. -Roupas Íntimas As roupas íntimas podem ser separadas por tipo (dia-a-dia e ocasiões especiais). Dobre as calcinhas e cuecas como envelope. Elas podem ser guardadas em filas separadas ou no caso da calcinha dentro do soutien que acompanha o conjunto. Soutiens de bojo com armação que não permite a dobra no meio devem ser guardados abertos e em pé. Os demais devem ser dobrados de modo que um dos bojos seja encaixado dentro do outro. Usar separadores reguláveis de plastico ou acrílico ou colmeias que ajudam muito a manter as calcinhas e meias fáceis de visualizar e manter organizado.
Organização de Closet e Armários Roupas de Praia As roupas de praia podem ficar em outra gaveta, separada por tipo e cor. A forma de dobrar são como as calcinhas e os soutiens. Roupas de Ginática O ideal é deixar uma gaveta apenas para as roupas de ginástica. Separar por tipo (tops, shorts, bermudas, leggings, etc) e por cor. Camisetas Use um gabarito, que pode ser feito de papelão ou qualquer material rígido. As camisetas devem ser separadas por tipos de tecidos, modelos e cores. Dicas: Deixe sempre a peça com algum detalhe para cima facilitando o acesso e a identificação. Utilize sempre uma mesma escala de cores para organizar a ordem das suas roupas na gaveta. Deixe as peças de uso mais frequente, nos espaços mais acessíveis. Você pode identificar as gavetas com etiquetas para facilitar a organização. Tire fotos da suas gavetas depois de organizá-las, isso ajuda a mantê-las, seja por você ou uma ajudante.
Organização de Closet e Armários Organizando prateleiras As prateleiras são os espaços mais versáteis. Nelas você pode guardar desde as malhas e moletons, até bolsas, acessórios, sapatos e tudo mais que sua imaginação alcançar. Roupas de Inverno Dobre as malhas e casacos de lã ou linha de um mesmo tamanho e coloque-os nas prateleiras, ordenados por cor. Faça o mesmo com as peças de moletom. Caso o seu closet seja muito pequeno, você tem a opção de armazenar toda sua roupa de inverno em caixas ou sacolas à vácuo (VacBag) e apenas retirá-las quando o frio chegar. Esse tipo de armazenamento evita o perigo de mofo e do mau cheiro.
Organização de Closet e Armários Roupas de Cama e Banho As toalhas de banho podem ser guardadas no próprio banheiro, em roupeiro ou armários. Elas devem ser dobradas de acordo com o espaço, empilhadas por jogos, separadas por banho e rosto, solteiro e casal. Se ficarem expostos,fazer rolinhos, é uma solução prática e estética. Também podem ficar dentro de caixas de palha que ficam ainda mais bonitas e organizadas. A roupa de cama pode ser guardada num volume só. Lençol de elástico e fronhas vão dentro da dobra do lençol de fora, dessa forma facilita quando for trocar, mas ocupam mais espaço. Uma outra opção é guardar por tipo, só fronhas, lencóis de elástico e lençóis de dobra. Os cobertores e edredons que não estiverem em uso devem estar sempre em sacolas à vácuo, evita mau cheiro e ocupa muito menos espaço.
Organização de Closet e Armários Bolsas As prateleiras são o melhor lugar para organizar as bolsas. Elas podem ser ordenadas por tipo de uso, tamanho e cor, ou ainda colocadas em caixas ventiladas e com visor para facilitar a identificação. Uma outra opção de proteção das bolsas são os saquinhos de tecido ou tnt, com visor de plástico. Também é aconselhável mantê-las cheias: sacos plásticos ou balões de gás cheios de ar conservam o couro sem dobras. Sapatos Os calçados devem ser deixados na parte inferior dos armários e closets caso não seja possível guardálos em uma divisão específica e distante das roupas. Se houver sapateira, guarde-os com o bico pra frente e organizados de acordo com a cor e o uso. Caso opte por guardá-los em caixas, facilite utilizando caixas apropriadas de material totalmente transparente, o que torna a visualização bem mais fácil.