MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças Trabalho realizado para Metodologia de Investigação I para a Professora M. Isabel Chagas por: Deolinda Canelo Dulce Mourato Sandra Gaspar Eugénia Neto
Objectivos: Neste manual pretende-se que os colegas fiquem a dominar as funcionalidades básicas da folha de cálculo Microsoft Excel. Aceder ao Microsoft Excel Identificar os elementos que compõem o ecrã de trabalho e os menus. Introduzir e seleccionar dados, utilizar várias funções básicas estatísticas e fazer gráficos.
O QUE É UMA FOLHA DE CÁLCULO? - É UMA APLICAÇÃO CUJA FUNÇÃO É REALIZAR OPERAÇÕES MATEMÁTICAS - É UMA POTENTE CALCULADORA PARA USO DOMÉSTICO - PERMITE TORNAR FÁCIL O DIFÍCIL UMA AUTÊNTICA BRINCADEIRA DE CRIANÇAS. EM RESUMO O Excel 2003 é uma folha de cálculo com muitas potencialidades, permitindo criar tabelas com cálculos mais ou menos complexos e fazer a representação desses dados graficamente.
O objectivo que se pretende nesta aula exploratória é a apresentação ou a explicação das principais ferramentas de cálculo que compõem o Excel. Irá ser feita uma abordagem à construção de fórmulas e funções, bem como a criação de diversos tipos de gráficos, a inserção de textos e imagens. Prepare-se para se divertir à grande :) :) :) :) :) :) :) :)
Aceder ao Microsoft Excel À semelhança do que acontece no Word também se pode chegar ao Excel através: - do botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione a opção Programas e no menu que é apresentado seleccione a opção Microsoft Excel. -Usar o logótipo que parece um sinal de multiplicar no canto superior direito ou na barra de atalhos ou tarefas (em baixo). -Abrir um novo documento do Office, basta abrir no documento em branco do Microsoft Excel.
Resumindo: São três as formas de aceder ao Microsoft Excel. Comecemos então a praticar...
Aceder ao Microsoft Excel Para iniciar a sessão de trabalho no Excel, aceda ao botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione a opção Programas e no menu que é apresentado seleccione a opção Microsoft Excel.
Surge então o ecrã da área de trabalho do Excel, pronto para ser explorado.
Identificação dos Elementos que Compõem o Ecrã de Trabalho O ecrã de trabalho da folha de cálculo Microsoft Excel é composto por diversos elementos que permitem utilizar as suas diferentes funcionalidades.
Esses elementos são menus, barras de ferramentas, barra de fórmulas, barras de estado, entre outros, que passarão a ser explicados em seguida..
Linha - Os número são a referência para todas as células disposta horizontalmente. Célula -Nestes rectângulos introduzem-se os dados, quer se trate de texto, números ou uma data Título da Coluna - Podem ser uma ou várias letras com as quais se fazem a referência aos dados da coluna. Coluna -É um conjunto de várias células dispostas em sentido vertical, com um título que permite identificá-las.
Barra Padrão - reúne as funções básicas como guardar, copiar ou criar ficheiros. Barra de Formato- reúne as funções básicas para mudar as propriedades das fontes. Barra de Fórmulas - A partir dela poderá introduzir ou eliminar fórmulas dentro de uma célula. Livros - em cada uma destas folhas é possível introduzir dados.
Área de trabalho Barra de Menus Aqui situam-se todos os menus pendentes. Barra de Deslocação - Com elas desloca-se n área de trabalho da folha de cálculo. Barra de Estado Nela se visualizam mensagens úteis segundo a acção que se realiza em cada momento.
Os menus do Excel permitem aceder aos vários comandos que vão possibilitar a execução de diferentes operações sobre os dados. No menu Ficheiro, encontram-se os comandos que permitem executar operações com os ficheiros construídos pelo utilizador como, por exemplo, o comando Guardar como que permite atribuir um nome ao ficheiro e gravá-lo num suporte de armazenamento de dados (p.e. uma disquete).
introduzidos nas células como, por No menu Editar, encontram-se os comandos que permitem executar operações de edição dos dados exemplo, o comando Limpar que permite apagar o conteúdo das células.
introduzidos nas células como, por No menu Editar, encontram-se os comandos que permitem executar operações de edição dos dados exemplo, o comando Limpar que permite apagar o conteúdo das células.
No menu Ver, encontram-se os comandos que permitem visualizar vários elementos da folha de cálculo como, por exemplo, o comando Barra de fórmulas que permite activar a referida barra.
No menu Inserir, encontram-se os comandos que permitem inserir objectos na folha de cálculo como, por exemplo, o comando Gráfico que permite inserir um gráfico na folha de cálculo.
No menu Formatar, encontram-se os comandos que permitem formatar a folha de cálculo como, por exemplo, o comando Células que permite formatar dados ou células da folha de cálculo.
No menu Ferramentas, encontram-se os comandos que permitem utilizar algumas das ferramentas da folha de cálculo como, por exemplo, o comando Protecção que permite proteger dados ou células da folha de cálculo.
No menu Dados, encontram-se os comandos que permitem a análise de dados como, por exemplo, o comando Subtotais que permite calcular subtotais considerando determinadas categorias definidas.
No menu Janela, encontram-se os comandos que permitem manipular as janelas da folha de cálculo como, por exemplo, o comando Dispor Janelas que permite organizar as janelas activas de diversas formas.
No menu Ajuda, encontram-se os comandos que permitem a ajuda do Microsoft Excel como, por exemplo, o comando Índices que permite aceder aos tópicos de ajuda do Microsoft Excel, organizados através de diferentes tipos de índices.
De realçar a importância do ponteiro do rato para as operações com as células.
Vamos então à parte prática partindo dos menus antes referidos. A primeira particularidade bastante curiosa para investigação é o preenchimento automático: Quer de números quer de datas, semanas, dias
Coloque o mês de Janeiro e depois arraste o ponteiro do rato ao longo da coluna e escolha a opção preencher séries, que surge no logótipo.
Eis o resultado
Agora vamos efectuar o somatório de um conjunto de números. Clicando na função somatório, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, e depois arrastando o ponteiro do rato ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor
Agora vamos efectuar o somatório de um conjunto de números. Clicando na função somatório, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, no menu Inserir Função e depois arrastando o ponteiro do rato nas células respectivas ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor
Depois vamos efectuar a média de um conjunto de números. Clicando na função Média, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, no menu Inserir Função e depois arrastando o ponteiro do rato nas células respectivas ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor
A seguir vamos efectuar a Moda de um conjunto de números. Clicando na Categoria estatística/ função Moda, que fica activa na barra de ferramentas quando seleccionada, no menu Inserir Função e depois arrastando o ponteiro do rato nas células respectivas ou pressionando a tecla Shift e as teclas de cursor
osicionando cursor numa lula e tendo elo menos uas colunas e dados. emos leccionar as lunas nas uais retendemos alizar os lculos, como a ilustração.
Encontramos assim na barra de funções a indicação de Moda e o respectivo resultado na célula escolhido.
Vamos agora efectuar um gráfico com base numa tabela de duas colunas, usando o menu Inserir Gráfico ou o logótipo presente na barra de ferramentas.
Vamos agora efectuar um gráfico usando o menu Inserir Gráfico ou o logótipo presente na barra de ferramentas.
Após escolher o gráfico vamos então dar o valor ao eixo do x clicando na respectiva referência como na ilustração.
Vamos colocar o título e outros pormenores desejados. MICROSOFT EXCEL 2003
Depois iremos optar pela localização do gráfico: se dentro da folha de cálculo como objecto, se guardado numa nova folha. MICROSOFT EXCEL 2003
Eis o nosso gráfico preparado em dois minutos. Quantidade de Livros requisitados pela Biblioteca 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 L í n g u a M a t e m á t i c a T I C s G a s t r o n o m i P o e s i a Ano 2004 Ano 2005
Mas o Excel tem um conjunto de funções que se podem adaptar à procura dos dados para a nossa investigação Para isso podemos contar com uma lista de opções que iremos demonstrar ao longo da apresentação do pacote de estatística. Esperamos ter-lhe fornecido, em traços gerais, noções simplificadas do potencial de um programa que pode revolucionar o seu trabalho.
FIM