Qualidade do Ensino e Gestão de Sala de Aula Objetivo -Relacionar estudos de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia entre outros; -Desenvolver o Protagonismo Juvenil (jovem sujeito e objeto da ação de desenvolvimento de suas potencialidades); -Praticar a corresponsabilidade (toda comunidade atuando de maneira participativa, comprometida e em plena sintonia com o desenvolvimento do projeto). -Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio Integral.
Introdução Vivemos em uma sociedade onde ter competência no uso da tecnologia e desenvolvimento das atividades em grupo são elementos fundamentais para o sucesso. Nesse contexto, a robótica vem para contribuir de forma eficaz no desenvolvimento destas competências. Além disso, pode ser um espaço rico de possibilidades do desenvolvimento da criatividade e apoio no desenvolvimento das habilidades do educando, do educador e da instituição em geral. Freire (1996) defende uma educação pautada na apreensão da realidade, de forma que o educando a apreenda de forma a utilizar seu senso de criticismo. Com esse pensamento, apresentamos a Robótica Educacional, dando ao educando a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio modelo.
Metodologia e Recursos A idéia principal foi propor ao educando o projeto e construção de um experimento investigatório e exploratório para uso da robótica. Orientamos a divisão em grupos de no máximo 06 alunos. O projeto foi dividido em duas partes: a primeira, teórica, objetivando especificar o que é robótica educacional, como as oficinas seriam desenvolvidas e as funções dos grupos na construção e programação dos robôs. A segunda, constituiu em aulas práticas, as quais tiveram como finalidade a aquisição de conhecimentos, por meio da elaboração do projeto, montagem e programação dos robôs. Para alcançarmos os objetivos, seguimos as seguintes ações: 1- planejamento; 2 supervisão; 3 execução; 4 coordenação e apresentação. Os recursos usados nesse projeto foram: equipamentos quebrados, materiais de sucatas e/ou descartáveis como garrafa pet, pedaços de cano PVC, dvd s entre outros.
Resultados -Melhor rendimento de desempenho e frequência nas disciplinas; -Aumento da percepção motora e da percepção visual estimulada na montagem e manipulação do robô; -Raciocínio lógico trabalhado através do projeto, do controle, da programação, da experimentação, da reflexão e da busca por solução de problemas; -Pensamento investigatório está consoante com os conteúdos curriculares; -Aprendizagem construída sobre a reflexão do que é feito; -Socialização de alunos antes isolados de seus colegas por causa de fatores como timidez, diferenças sociais e etc.; -Estímulo ao respeito, à compreensão e à amizade entre os educandos; Aumento da auto-estima e do orgulho ao ver que é capaz de construir um robô e resolver problemas..
Conclusões A verificação da carência de informações sobre robótica, por parte dos educandos do ensino médio de nossa unidade escolar, despertou o interesse na continuidade do projeto e até mesmo em aprofundá-lo através de oficinas de robótica educacional. O educador, neste contexto de educar, pode mediar o conhecimento, ajudando o educando a construir/desconstruir e testar hipóteses para solucionar problemas que estão relacionados com disciplinas curriculares e ao seu dia-a-dia, valorizando o trabalho em equipe e com isso estimulando também valores e atitudes. Concluimos que nossos alunos planejam, esquematizam, dialogam com seus pares, criam, testam seus projetos e que são capazes de alcançar sucesso em seus projetos de vida. GRE METRIOPOLITANA SUL