JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER
|
|
|
- Alana Fagundes Alencar
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar, sendo esse processo de grande valia não só para a resolução do jogo, mas também para a sua evolução na aprendizagem. Em reiação a esse contexto, Smole et al. (2008, p.9) acrescenta que, o uso de jogos implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs, 1998) do Ministério de Educação e Cultura (MEC), em relação à utilização de jogos no ensino de matemática, destacam que: [...] constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações [...] (BRASIL, 1998, p. 46). Desse modo, os benefícios de uma aula com uma abordagem diferente causa um grande impacto na vida do aluno, não só na vida escolar, mas também em seu cotidiano. Diante da percepção da dificuldade do desenvolvimento do raciocínio lógico e da interpretação de problemas encontrados pelos alunos, vê-se a necessidade de atividades relacionadas a esses fatores, em que podemos dizer que elas se referem não somente ao método de ensino, mas também a toda acomodação por parte dos alunos. Este foi um dos maiores motivos para que chegássemos à decisão de aplicar os jogos Boole, fazendo com que este, passasse a ser o responsável no desenvolvimento, é relevante salientar a mudança que ocorreu desde o início da aplicação dos jogos. Essa mudança confirma a ideia de que hoje o ensino não se baseia somente no método de memorização por repetição, mas sim na inserção de maneiras inovadoras, instigantes e principalmente investigativas, e que o avanço na qualidade do ensino aprendizagem desse modo se eleve consideravelmente. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico e estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como futuros educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação da aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, a organização, a concentração, a atenção, o raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização dos alunos com seus colegas. Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, visando, então, essas questões. Os jogos Boole são um exercício fundamental para o processamento de informações, tendo como objetivo auxiliar o aluno a entender e interpretar situações problemas, analisar e organizar ideias e desenvolver a capacidade de pensar por meio de histórias lógicas; o jogo trabalha com cartas e histórias que devem ser decifradas. Ele foi criado com o intuito de homenagear o matemático George Boole,
2 que foi um dos criadores da matemática utilizada nos computadores de hoje, a Álgebra Booleana. Uma das características fundamentais do processo desenvolvido com o jogo Boole é respeitar o ritmo da aprendizagem dos alunos. A ideia básica de Boole era de que as proposições simples da lógica pudessem ser representadas por símbolos precisos: as relações entre duas proposições (frases) poderiam ser lidas com o mesmo rigor que uma equação algébrica. A partir da manipulação das cartas que representam os elementos dos problemas, as crianças aprendem a passar, progressivamente, do pensamento concreto ao abstrato. 2. METODOLOGIA O jogo Boole foi aplicado semanalmente, durante as aulas de matemática de uma escola de ensino fundamental localizada na zona norte do município de Bagé/RS, em uma turma de sexto ano e noutra de sétimo ano, com 27 alunos cada, abrangendo, portanto, um total de 54 estudantes, com faixa etária entre 11 e 15 anos. Aplicamos três livros, iniciando pelo nível vermelho, passando pelo azul e finalizando com o verde. Confeccionamos um baralho de cada livro para cada aluno. Os três livros possuem, cada um, 26 histórias, porém o número de cartas varia conforme o livro que está sendo trabalhado: o vermelho possui 9 cartas, o azul 12 e o verde 16 cartas. Sendo assim, o nível de dificuldade vai aumentando progressivamente. O desenvolvimento se deu da seguinte forma: cada aluno recebia um baralho e os bolsistas liam as histórias, as quais tinham informações que funcionavam como premissas para descobrir a resposta final (Figura 1). Figura 1: história 1 do livro vermelho. Depois de feita a primeira leitura da história verificava-se se todos os alunos tinham montado corretamente o baralho e se as respostas estavam corretas; caso não estivessem, era feita a releitura até que todos pudessem entender e assim concluir a história com êxito. Somente depois desse processo passávamos para a próxima história. Após concluirmos todos os níveis (vermelho, azul e verde), aplicamos uma avaliação com algumas histórias que constavam nos livros para verificarmos se os alunos realmente sabem solucionar os enigmas apresentados. No extrato abaixo consta parte da avaliação realizada (Figura 2).
3 Figura 2: avaliação aplicada. Posteriormente à coleta de dados de todos os 54 estudantes, tabulamos manualmente os resultados obtidos das avaliações, separamos as tabulações por turma (sexto e sétimo ano), e pela cor do livro (vermelho, azul e verde). Separamos os resultados de cada ano e o livro que foi utilizado. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO A avaliação se deu por meio de uma prova contendo quatro questões do livro vermelho, três do azul e três do verde, sendo esta individual e sem consulta, apenas contando com os baralhos das respectivas questões (Figura 3).
4 Figura 3: alunos do sétimo ano resolvendo a avaliação. Identificamos um avanço importante, nos alunos a cada nível dos jogos que eles passavam, e isso foi espelhado na sua avaliação dos conteúdos do trimestre, nas atividades em sala e avaliações feitas pelo professor para medir o seu desenvolvimento na aprendizagem. Através dessa percepção, concordamos que os jogos de raciocínio lógico estão ligados a aprendizagem dos conteúdos em si, como afirma Moura (1992): O jogo promove o desenvolvimento, porque está impregnado de aprendizagem. E isto ocorre porque os sujeitos, ao jogar, passam a lidar com regras que lhes permitem a compreensão do conjunto de conhecimento veiculado socialmente, permitindo-lhes novos elementos para apreender os conhecimentos futuros. (p ). Diante dos resultados obtidos podemos observar, no gráfico a seguir, a média da avaliação em cada nível (livro), comparando as duas turmas em que os jogos foram aplicados (Figura 4). Figura 4: média da avaliação em cada nível por turma. Identificamos, através do gráfico das médias da avaliação de cada turma em cada nível (livros vermelho, azul e verde), que o melhor resultado para o sexto ano foi o obtido com o livro vermelho, no qual esta turma obteve o melhor percentual de aproveitamento. Vale ressaltar que a turma também demonstrou, nos outros livros, melhores resultados em relação ao sétimo ano. Percebe-se também que o sétimo ano teve melhor desempenho no livro verde, o que para o sexto foi onde encontraram maior dificuldade. A média geral na avaliação por turma foi de 89,59% na turma de sexto ano e de 82,51% na turma de sétimo. Apesar de os alunos do sexto ano obterem uma média maior em relação aos da outra turma, esta última também obteve médias satisfatórias, superando as expectativas. Logo, as duas turmas alcançaram os objetivos propostos, em que os alunos demonstraram saber interpretar situações problemas, organizar ideias e desenvolver a capacidade de pensar por meio de histórias lógicas, colaborando para um ensino diferenciado, divertido e prazeroso.
5 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao finalizarmos a aplicação dos jogos Boole, de acordo com o desenvolvimento em sala de aula e a avaliação dos alunos, nos jogos e nos conteúdos programáticos, vimos um avanço em termos de nota nas duas turmas. Com nosso objetivo alcançado, podemos perceber que os alunos se interessaram mais, visto ser uma atividade diferente daquelas tradicionais, com as quais estão acostumados. Tirando-os do ensino metódico e trazendo-os para a investigação matemática, é possível suprir suas defasagens na interpretação de problemas, que é um dos maiores agravantes na aprendizagem dos conteúdos. Com base nos resultados obtidos com esse projeto, vemos o quanto o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é importante, não só para os estudantes que contam com esse auxílio na construção dos conhecimentos, mas também para a supervisora, que tem seu trabalho enriquecido com atividades diferentes. Para nós, bolsistas, é o momento em que temos a oportunidade de adentrar em sala de aula, ver as principais dificuldades dos estudantes, planejar e aplicar um projeto que supra essas falhas, o que nos dá um suporte muito importante, não só para a nossa vida acadêmica, mas também para nossa futura carreira docente. 5. REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, JOGOS BOOLE, [acesso em 10 set 2017]. Disponível em: MOURA, M. O jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. São Paulo: FDE, SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; PESSOA, N.; ISHIHARA, C. Cadernos do Mathema: Jogos de matemática de 1 a 3 ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
O JOGO DAMA DE SINAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS
O JOGO DAMA DE SINAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO DAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS INTEIROS Leonardo Silva Santos Universidade Estadual da Paraíba [email protected] Patrícia de Medeiros Silva
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA
A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS Cintia Melo dos Santos 1 Gabriel Moreno Vascon 2 Educação matemática nos anos finais
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ 2017
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ 2017 PORTFÓLIO DE ATIVIDADES Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID Viviane Castro de
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS
RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS JOGOS Claudionor Dias Porto Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes; acadêmico de curso de Pedagogia, campus Almenara, [email protected] Lailson
Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores.
00465 A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA Regina Helena Munhoz Professora Adjunta Departamento de Matemática UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina RESUMO
ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS
ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Alessandra Natália dos Passos [email protected] FACCAT Claudete Fischer da Silva [email protected] FACCAT Dionata Gustavo Schoenardie [email protected]
JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA
ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete [email protected] Bianca Bitencourt
O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.
O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba [email protected] Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;
OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM
OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM THE EDUCATIONAL GAMES IN TEACHING SCIENCE OF NATURE: A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR AID TO LEARNING
EXPLORANDO OS POLINÔMIOS E OS GRÁFICOS DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS
EXPLORANDO OS POLINÔMIOS E OS GRÁFICOS DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emaiefem) GT 10 Marcelino Jose de CARVALHO Universidade Federal
RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS
RESOLVENDO PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS Rosana Jorge Monteiro Magni [email protected] Nielce Meneguelo Lobo da Costa [email protected] Claudia Maria Pinotti de Almeida [email protected]
JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
JOGOS ONLINE, UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Bruno Grilo Honorio Universidade Luterana do Brasil [email protected] Lucas Gabriel Seibert Universidade Luterana
O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA
ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa [email protected] Fabielli De Juli [email protected] Jéssica Marilda Gomes Mendes [email protected]
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO Anne Micheline Cavalcanti do Rêgo Dutra Adelma Fernanda Cavalcanti de Lima Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro SEDUC. [email protected]
A MATEMÁTICA DO ABSTRATO AO CONCRETO ATRAVÉS DO LÚDICO
A MATEMÁTICA DO ABSTRATO AO CONCRETO ATRAVÉS DO LÚDICO Carliane Barbosa de Lima Universidade Regional do Cariri [email protected] Samya de Oliveira Lima Universidade Estadual da Paraíba [email protected]
PROJETO DIA DA MATEMÁTICA : O ALUNO COMO DESENVOLVEDOR DE JOGOS MATEMÁTICOS
ISSN 2316-7785 PROJETO DIA DA MATEMÁTICA : O ALUNO COMO DESENVOLVEDOR DE JOGOS MATEMÁTICOS Lutiele Machado Godois [email protected] Adriana Andrade Bastos [email protected] Alessandra Stein [email protected]
LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO
LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO Adriano Cavalcante da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN [email protected] Resumo
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA Simone Pereira Dias UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga - SP [email protected] Milena Aparecida Batelo Ramos UNIFEV Centro
MÉTODO DE UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O APRENDIZADO PRÁTICO E EFICIENTE DA MATEMÁTICA
MÉTODO DE UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O APRENDIZADO PRÁTICO E EFICIENTE DA MATEMÁTICA Resumo: Arlete Cherobini Orth 1 O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia
Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.
OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
ISSN 2316-7785 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Philipe Rocha Cardoso 1 [email protected] Leidian da Silva Moreira 2 [email protected] Daniela Souza
ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Jogos Matemáticos
Trabalho apresentado no CMAC-Sul, Curitiba-PR, 2014. ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Jogos Matemáticos Arlete Cherobini Faculdade La Salle 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT E-mail: [email protected]
GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT
GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT [email protected] Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer [email protected] Regina Helena
A GEOMETRIA E O LÚDICO
ISSN 2316-7785 A GEOMETRIA E O LÚDICO Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA [email protected] Alaiane Silva da Cunha Universidade Federal do Acre [email protected]
APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO
APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO Resumo Pablício Carlos Rodrigues de Moura (1); Francisco do Carmo
BINGO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
BINGO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Fabrícia Fernanda Cesar¹; Leandro Donizette Orestes²; Rosimary de Oliveira³; Luiz Fernando Roberto Fink 4 ; Thiago Pignatti de Freitas 5
PROJETO CIRCUITO MATEMÁTICO
PROJETO CIRCUITO MATEMÁTICO CAMPOS, Andréia Paula Justino 1 ; SILVA, Marcos Paulo Souza da 2 ; QUADROS, Vera Cristina de 3. INTRODUÇÃO Desde o início da vida escolar, alguns alunos compreendem a matemática
PORTFÓLIO PIBID. Bolsista: Aline Palma Meirelles
PORTFÓLIO PIBID Bolsista: Aline Palma Meirelles Bagé/RS 2017 PORTFÓLIO PIBID Relatório da 2ª semana do mês de Abril 10 de abril de 2017 (segunda-feira): Foi realizada observação e monitoria na E.M.E.F.
A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)
A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto
JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL Evanildo Franco de Jesus [email protected] Daniela Lannes da Silva [email protected] Noé Franco de Jesus [email protected] Ranaí Gonçalves
Jogo "Adivinhe a Multiplicação" e o reforço dessa operação
Jogo "Adivinhe a Multiplicação" e o reforço dessa operação Angélica Bergamini Giostri 1 Jéssica Monteiro Falquetto 2 Sandra Aparecida Fraga da Silva 3 Resumo: Este artigo relata uma experiência vivenciada
O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO JOGO
O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO JOGO 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho desenvolveu-se a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em duas turmas do 3
ESTIMULAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGO LÚDICO
ESTIMULAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGO LÚDICO SAMPAIO, Raicléia¹; FERREIRA, André ² Luiz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá RESUMO: Este trabalho estimular
O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Franciclaudio de Meireles Silveira; Jéssica de Fátima Pontes de Oliveira; Danielle Apolinário da Silva;Francinaldo de Meireles
QUANTAS POSSIBILIDADES EXISTEM PARA PASSAR O CADARÇO NO TÊNIS
QUANTAS POSSIBILIDADES EXISTEM PARA PASSAR O CADARÇO NO TÊNIS Verônica Ferreira dos Santos [email protected] Samantha da SilvaVargas [email protected] Vitor Hugo de Carvalho [email protected]
O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1
O PIBID E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Rosângela Salles dos Santos 2 Resumo:Este artigo é resultado da minha participação no Programa PIBID 3, como
PROJETO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROJETO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Elaboração, execução e coordenação do projeto: Prof.ª Simone Felin Peripolli Equipe técnica de execução do projeto: Andressa Sobrinho, Clarice Vivian, Janaina
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENGENHARIA DIDÁTICA PARA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DA MEMÓRIA DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO
ISSN 1-778 A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENGENHARIA DIDÁTICA PARA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DA MEMÓRIA DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO Damares Kessler IFFarroupilha Campus Santa Rosa [email protected]
ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA
ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA Maria Paula de Morais Silva¹; Renally Gonçalves da Silva²; Alessandro Frederico da Silveira³ ¹Universidade Estadual da Paraíba,
O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA
O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA [email protected] Alina Kadígina da Silva Barros FACNORTE/IBEA [email protected] Francinaldo
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Cláudia Martins de Oliveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA [email protected] Caroline Lima de Oliveira
JOGOS LÓGICOS MATEMÁTICOS: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR
JOGOS LÓGICOS MATEMÁTICOS: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR 1. INTRODUÇÃO O uso de jogos em sala de aula possibilita uma contribuição no processo de ensino e aprendizagem que se põe como complemento a base
DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?
DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade
TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Maria Jéssica Ximenes Sousa Discente do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú [email protected]
JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA
ISSN 2316-7785 JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA Anelise Hodecker 1 FURB Universidade Regional de Blumenau [email protected] Resumo O artigo apresenta uma atividade
O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG
O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCG Érica Vicente de Souza (UFCG); Késia de Melo Hermenegildo (UFCG); Poliana Franque de Oliveira (UFCG); Severino
O USO DO JOGO LÚDICO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS
O USO DO JOGO LÚDICO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS Rafaela Cristina dos Santos Lima (1); Edson de Oliveira Costa (1); José
JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
JOGOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL Ranaí Gonçalves Sangic [email protected] Daniela Lannes da Silva [email protected] Evanildo Franco de Jesus [email protected] Nóe Franco
MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira [email protected] Maria Aparecida Galdino de Souza [email protected] Luiza
USO DO JOGO BINGO ATÔMICO COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS
USO DO JOGO BINGO ATÔMICO COMO AUXÍLIO PARA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DAS CARACTERÍSTICAS ATÔMICAS Caio César Alves de Souza L ima; Jaqueline de Souza; Maria Betania Hermenegildo dos Santos Universidade
CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CUBRA 12: CONTRIBUIÇÕES PARA O CÁLCULO MENTAL COM AS QUATRO OPERAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Francinaldo de Meireles Silveira - Autor; Franciclaudio de Meireles Silveira - Coautor; Eduardo da
O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Olívia Sobreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB [email protected]
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE PRODUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL:
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PRODUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL: ÁLGEBRA NO 8º ANO DO
MATERIAIS LÚDICOS: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ISSN 2316-7785 MATERIAIS LÚDICOS: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA José Ramão de Souza Chiquitin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus de Ponta Porã (CPPP) [email protected]
USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA
USO DE JOGOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA Aline Costa Cavalcante de Rezende E.M. 09.18.047. Belisário Pena [email protected] [email protected] Todo ensino é castrador, todo discurso vão, se não
UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos
UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 RESUMO
ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL COM O AUXILIO DA TORRE DE HANÓI Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 Leonardo Silva SANTOS Universidade Estadual da Paraíba [email protected]
ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)
13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO
LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PROPOSTA DIDÁTICA 1
LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PROPOSTA DIDÁTICA 1 Franciela Führ 2, Taciana De Souza 3, Daiani Finatto Bianchini 4. 1 Trabalho realizado na Graduação de Pedagogia no componente
ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA
ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva (1); Renata Joaquina de Oliveira Barboza (2); Fernando Cleyton Henrique de Mendonça Silva (3);
CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULATIVO FRAC-SOMA
CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MANIPULATIVO FRAC-SOMA Eduarda de Lima Souza; Eduardo da Silva Andrade; Rosilanne Teixeira da Cruz Guimarães; Claudilene Gomes da Costa; Agnes Liliane
LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.
LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)-GT08 RESUMO Este trabalho foi realizado com
JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU Alessandra Querino da Silva 1 Universidade Federal da Grande Dourados [email protected] Priscila Rodrigues Simis 2 Universidade
A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO RECURSO AOS JOGOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO RECURSO AOS JOGOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rayssa de Oliveira Lopes¹; Rosângela Araújo da Silva²; Jamerson Fernando Confort Martins³ ¹ Instituto Federal
O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM Ariane Maciel Neiva 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 ; Maria Bruna de Souza 3 ; Edimara Cantú de Pinho 4. 1 Estudante do Curso de Licenciatura
USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS
USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS Ângela Cristina da Fonseca Mirante Professora do Departamento de Matemática do IFBA/Campus de Salvador [email protected] Matheus Soares
A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS
A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS Fernanda dos Santos Nascimento; Anna Karollyna Lima Araújo; Carlos Rhamon Batista Morais; Rosemary Gomes Fernandes;
Um olhar matemático sobre a Copa do Mundo de 2014.
Um olhar matemático sobre a Copa do Mundo de 2014. Raimundo João dos Santos Júnior; Állisson Henrique Leite Cabral; Amanda Felipe da Silva; Amandda Mayara Araújo Farias; Maria da Conceição Vieira Fernandes
O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO
O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Amanda Ferreira Procek Eduarda de Almeida
A CONSTRUÇÃO DA RETA REAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSIDERANDO A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES1 1
A CONSTRUÇÃO DA RETA REAL POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSIDERANDO A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES1 1 Paula Maria Dos Santos Pedry 2, Sandra Beatriz Neuckamp 3, Andréia De Fátima
OPERAÇÕES COM POTÊNCIA POR MEIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID
OPERAÇÕES COM POTÊNCIA POR MEIO DE JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PIBID Gabriela da Silva Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Cornélio Procópio [email protected]
ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS
ISSN 2316-7785 ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS Taís Maiara Conrad [email protected] Alexandre da Silva [email protected] Ana Paula do Prado Donadel [email protected]
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA. Palavras chaves: Educação Estatística; Educação Matemática; Práticas Escolares; Jogo; PIBID.
BLUE & RED: UM JOGO DE ESTRATÉGIA E ESTATÍSTICA Fabiano dos Santos Souza [email protected] Fernanda Angelo Pereira [email protected] Rodrigo Albuquerque Tavares [email protected] Resumo:
RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas
RELATÓRIO ANUAL Atividades desenvolvidas no ensino da matemática Bolsistas Denise Martinelli Maicon Henrique de Oliveira Marcelo Olinek de Lima Pedro Gabriel Leão Vieira Samara Wsolek Bastos de Oliveira
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Modelagem e Educação Matemática GT 04 Patrícia Melo ROCHA Universidade Estadual da Paraíba [email protected]
O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO
O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva [email protected] Valter Costa de Vasconcelos [email protected]
UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Emanuela Suassuna de Araújo (1) Begna Janine da Silva Lima (1) Universidade Federal da Paraíba, [email protected] (1); Universidade
JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA
Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA
A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sergio Celio Klamt * Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves** 1 Eduarda Oliveira *** 1 RESUMO O presente
DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS Maria Betânia dos Santos Melo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira
PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE Aricléia Damasceno Rodrigues [email protected] Luciana Tavares de Sousa [email protected] Kaled Sulaiman Khidir [email protected] Severino
Diego Aparecido Maronese Matemática. Íria Bonfim Gaviolli Matemática
Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:
O USO DE JOGOS APLICADOS EM ATIVIDADES ESCOLARES
O USO DE JOGOS APLICADOS EM ATIVIDADES ESCOLARES Persiely Pires Rosa 1, Aline Ignês Debolêto Leite 1, José Luiz da Silva 1, Edemar Benedetti Filho 2, Daniel Mendes Nunes 2, Noé de Oliveira 2, José Artur
PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO
ISSN 2316-7785 PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA ATRAVES DO RACIOCÍNIO LÓGICO Ana Paula Uflacker Toja [email protected] Eliane Aimi Rigon [email protected] Vanius do Carmo Pinto
JOGOS: UMA TENDÊNCIA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS
JOGOS: UMA TENDÊNCIA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE CONJUNTOS NÚMÉRICOS 1. INTRODUÇÃO Os jogos, quando planejados cuidadosamente, podem se tornar um recurso pedagógico muito importante para a construção do
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO Angélica Tatiany Rodrigues dos Santos ¹ Fabricio André Lima Cavalcante² Márcia Adelino da Silva Dias³
A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO
A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO Izidorio Lima da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA [email protected] Resumo Na maioria das vezes, a utilização de jogos
PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS.
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP BRIZOLÃO 175 JOSE LINS DO REGO PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SÃO PEDRO MATRÍCULA: 09433194 SÉRIE: 1º
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1 Bruna Maroso De Oliveira 2, Andressa Tais Diefenthäler 3, Maira Simoni
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS NAS AULAS DE QUÍMICA Yuri Miguel da Silva 1 ; Sebastião Lucas de Farias 2 ; Magadã Lira 3 ; 1 Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória
7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
7ª JORNADA ACADÊMICA 2013 18 a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL Edivaldo Demésio¹; Ernesto Seiji Matsumoto²;
