Aprendizagem e Tecnologia Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto
DEFINIÇÕES Tecnologia: A palavra Tecnologia é de origem grega, o prefixo techne significa "ofício" e o sufixo logia corresponde a"que diz". Tecnologia é um termo bastante abrangente que envolve entre outros, o conhecimento técnico / científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
DEFINIÇÕES Tecnologia: Para Lalande(1999) tecnologia é: o estudo dos procedimentos técnicos, naquilo que eles têm de geral e nas suas relações com o desenvolvimento da civilização. Para Kawamura(1990) tecnologia consiste: no saber (conhecimentos científicos aplicados à produção) historicamente acumulado através da apropriação sistemática dos conhecimentos intrínsecos à própria prática do trabalho. As classes dominantes obtêm o controle do saber, sistematizados nos padrões científicos e tecnológicos, mediante a pesquisa e a elaboração científica do conhecimento inserido nessa prática.
DEFINIÇÕES Tecnologia: Segundo Ferkiss (1972): o homem é um animal tecnológico e a mudança tecnológica é um fator fundamental na evolução humana. Esta é, para o autor, simplesmente uma nova forma de dizer que o homem é um animal cultural, porque só o homem evoluiu culturalmente, a ponto de, conscientemente, poder alterar radicalmente seu meio ambiente físico e a sua própria forma biológica e natural. Entretanto, Ferkiss (1972) entende que: afirmar que a mudança tecnológica seja o fator central que define a existência humana não é dizer que a tecnologia seja a única a única variável independente na civilização humana. As tecnologias são criadas e utilizadas pelo homem:
DEFINIÇÕES - Comissão sobre Tecnologia Educacional: "o meio nascido da revolução da comunicação que se pode ser usado para fins instrucionais junto ao professor, o livro-texto, o quadro-negro".
DEFINIÇÕES - De acordo com Oliveira (2001): Em uma perspectiva técnico-científica, tecnologia refere-se à forma específica da relação entre o ser humano e a matéria, no processo de trabalho, que envolve o uso de meios de produção para agir sobre a matéria, com base em energia, conhecimento e informação.
DEFINIÇÕES Assim, dentro desta perspectiva, a Tecnologia Educacional pode ser encarada como: aplicação sistemática em educação de princípios científicos oriundos da teoria da comunicação, psicologia experimental da percepção, cibernética, etc; o conjunto de materiais e equipamentos mecânicos ou eletromecânicos empregados para fins de ensino (projetores, gravadores, transparências, laboratórios de línguas, etc.); ensino em massa (uso de meios de comunicação de massa em educação); um sistema homem-máquina.
DEFINIÇÕES Tendências atuais: forma sistemática de planejar, implementar e avaliar o processo total de aprendizagem e de instrução em termos de objetivos específicos, baseados nas pesquisas sobre aprendizagem humana e comunicação, congregando recursos humanos e materiais, de maneira a tornar a instrução mais efetiva.
INTRODUÇÃO Educadores e instituições acadêmicas têm investido bastante em pesquisa e produção de objetos digitais de aprendizagem(oda) porque consideram que a tecnologia dos objetos digitais de aprendizagem oferece um futuro promissor para a educação. É sabido que as grandes mudanças ocorridas na educação e na teoria pedagógica estão ligadas às transformações ocorridas nos meios de comunicação: desde a educação por meio daoralidade, ao ensino por meio da escrita, cujo principal suporte foi o livro, e aos recursos computacionais e às tecnologias de informação e comunicação (TICs) atualmente disponíveis.
INTRODUÇÃO TICs: Pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância, etc).
INTRODUÇÃO Histórico: Os impactos da tecnologia na área da educação vêm crescendo desde a década de 1950, com a máquina de ensinar de Skinner** que serviu de base para o desenvolvimento dos primeiros sistemas computadorizados com fins pedagógicos. **O aparelho consistia numa caixa com uma abertura na sua parte superior onde se podia visualizar os problemas propostos, que vinham impressos em uma tira de papel. A criança respondia movendo um ou mais dos cursores, onde estavam impressos os dígitos. Um botão deveria ser girado ao término de cada resposta. Se esta estivesse correta, o botão giraria facilmente. Já se estivesse incorreta, o botão não giraria e o aluno teria que persistir na mesma questão até que conseguisse solucioná-la. Com o uso da máquina de ensinar, os alunos poderiam progredir no seu próprio ritmo de aprendizagem, vencendo os obstáculos a partir das suas próprias tentativas.
Imagem: Garoto usando a máquina de ensinar de Skinner.
INTRODUÇÃO Histórico: Na busca de novos modelos pedagógicos, computadores mais poderosos favorecem o aparecimento de ferramentas cada vez mais sofisticadas de apoio ao ensino, como sistemas de autoria e de hipertexto, em busca da convergência de mídias. Com o advento da Internet modelos inéditos de educação vêm sendo desenvolvidos gerando grande quantidade de projetos de pesquisa e também de softwares aplicativos. World WideWeb (www) = Rede de Alcance Mundial
INTRODUÇÃO Histórico: Hoje, a educação a distância (EAD) é vista como uma forma de atuar como agente de inovação dos processos de ensinoaprendizagem, fomentando a incorporação das TICs e da educação a distância aos métodos didático-pedagógicos das escolas públicas (BRASIL, 2006) e o objetivo da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação do Brasil é formular, fomentar e implementar políticas e programas de educação a distância (EAD), visando à universalização e democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à educação, ou seja, quando se pensa educação a distância pensase em levar(in)formação para pessoas que muitas vezes não tem acesso fácil a estas.
OBJETIVO Nesse contexto a presença de modelos informáticos na sociedade e o desenvolvimento tecnológico, vistos de forma mais abrangente e mais crítica, exigem as suas inclusões nos projetos pedagógicos da formação de professores, de modo que se criem novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem e de reflexão sobre o cotidiano.
? Educadores Instituições