É
EMENTA ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE Ética: conceito e fundamentos. Cidadania: princípios norteadores. Relação Cidadania e Meio ambiente. Ética e cidadania no movimento ambientalista. Responsabilidade sócio-ambiental. Discussões sobre problemas bioéticos atuais..
PASSEI A NOITE REFLETINDO E CHEGUEI À CONCLUSÃO DE QUE LER DEVIA SER PROIBIDO
BIBLIOGRAFIA BÁSICA SÁ, ANTÔNIO LOPES DE. Ética profissional. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. MINC, CARLOS. Ecologia e cidadania. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. DALL'AGNOL, Darlei. Bioética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SUNG, JUNG MO. Conversando sobre ética e sociedade. 14ª ed. PETROPOLIS: Vozes, 2007. BOFF, LEONARDO. Ética e moral:: a busca dos fundamentos.. 6ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. TRASFERETTI, JOSÉ. Ética e responsabilidade social. 4ª ed. Campinas-SP: Alínea, 2011. LEPARGNEUR, HUBERT. Bioética: novo conceito a caminho do consenso.. 2ª ed. SÃO PAULO: Loyola, 2004. PEGARORO, Olinto A.. Ética e bioética: da subsistência à existência. PETROPOLIS: Vozes, 2002.
ÉTICA sf (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; deontologia. 3 Med Febre lenta e contínua que acompanha doenças crônicas. É. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade. CIDADANIA ci.da.da.ni.a sf (cidadão+ia 1 ) Qualidade de cidadão. CIDADÃO ci.da.dão sm (cidade+ão 2 ) 1 Habitante de uma cidade. 2 Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Fem: Fonte: cidadã e cidadoa. Pl: cidadãos.
MORAL adj (lat morale) 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2 Que procede conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes. 3 Favorável aos bons costumes. 4 Que se refere ao procedimento. 5 Que pertence ao domínio do espírito, da inteligência (por oposição a físico ou material). 6 Diz-se da teologia que se ocupa dos casos de consciência. 7 Diz-se da certeza que se baseia em grandes probabilidades, e não em provas absolutas. 8 Diz-se da atitude ou comportamento de quem está perturbado, confuso ou embaraçado por qualquer circunstância. 9 Diz-se de tudo que é decente, educativo e instrutivo. sf 1 Parte da Filosofia que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe. 2 Conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a equidade natural. 3Tratado especial de moral. 4 Conclusão moral que se tira de uma fábula, de uma narração etc. 5 Lição de moral. 6 Modo de proceder. 7 As leis da honestidade e do pudor. sm 1 Conjunto das nossas faculdades morais. 2 Disposição do espírito, energia para suportar as dificuldades, os perigos; ânimo: O moral das tropas. Com moral alto. 3 Tudo o que diz respeito ao espírito ou à inteligência (por oposição ao que é material). M. cristã: a moralidade que em si contém os preceitos evangélicos. M. de funil: moral liberal e ampla para uns, mas restrita e apertada para outros. M. em ação: o ensino da moral através de exemplos. M. pública: designativo dos preceitos gerais de moral que devem ser observados por todos os membros da sociedade.
MEIO AMBIENTE envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes. Na ecologia, o meio ambiente é o quadro animado ou inanimado em que se desenvolve a vida de um organismo. Apresenta uma série de fatores que atuam a partir do exterior e produzem determinados efeitos sobre o mencionado organismo. A ecologia estuda as correlações que existem entre os organismos e o ambiente que os rodeia. Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo. Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. Fonte: significados.com.br
VÍDEO: O SENHOR DAS ARMAS