Unidade: Centro de Material e Esterilização Grupo Hospitalar Conceição - GHC Hospital Nossa Senhora da Conceição Procedimento Operacional Padrão POP Enfermagem Tarefa: Etiquetagem dos pacotes para esterilização Número: 67 Responsável: Equipe de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização (CME). Data: 11/2013 Revisão: 01/2015 Conceito: Etiquetagem é a identificação dos pacotes com informações relacionadas ao processo de esterilização e validade, possibilitando o rastreamento do produto e da sua utilização, por meio de informações previamente registradas. Local: Centro de Material e Esterilização Registro da Tarefa: - Em folha de controle de produção das autoclaves com a etiqueta de identificação dos pacotes. Material Necessário: - Etiquetadora para cada autoclave. (Anexo 1) - Etiquetas com dupla face adesiva e com indicador químico classe 01 conforme refere à norma ANSI-AAMI-ISO 11.140: 1(2005). (Anexo 2) - Pacotes fechados de materiais/instrumentais contendo produtos para a saúde pertencentes a esta instituição, passíveis de esterilização a vapor. Descrição das Atividades: - Preparar a etiquetadora com as seguintes informações: - Validade da esterilização, - Data da esterilização, - Número do operador, - Ciclo da autoclave, - Número da autoclave - Apertar o gatilho até as etiquetas saírem identificadas na parte dianteira emborrachada do etiquetador, direcionando para a parte frontal dos pacotes sobre a fita branca, para facilitar a visualização. Observações: - Todo o funcionário receberá um número que os identificará. Este número estará registrado em uma planilha para consulta, anexada ao mural na sala de lanches do CME e sala dos enfermeiros. - Autoclaves de números 01,02 e 03 recebem os materiais provenientes do Centro Cirúrgico (CC), e as de números 04 e 05 recebem os do centro obstétrico (CO). - Todos os registros referentes ao processamento de materiais devem ser arquivados de forma a garantir sua rastreabilidade em conformidade com o estabelecido da legislação específica ou, na ausência desta, pelo prazo de cinco anos, para efeitos de inspeção sanitária. - A folha de controle de produção das autoclaves fica ao lado de cada autoclave e será recolhida duas vezes por semana para o controle de produção e registros. - Todos os pacotes só poderão entrar nas autoclaves etiquetados. Totalizando 100% dos produtos processados para a Instituição.
Resultados esperados: - Garantir o controle de qualidade do processamento e rastreabilidade dos produtos para saúde; - Promover a segurança do paciente. Ações Corretivas: - Capacitação de pessoal e revisão sistemática do POP. Referências: - Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). RDC nº 15, março 2012 - Norma ANSI-AAMI-ISO 11.140-1:2005: classifica os indicadores químicos segundo suas funções básicas - Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material Esterilizado SOBECC. Práticas recomendadas SOBECC. 6ª ed. São Paulo: SOBECC, 2013. Elaborado por: Enfª Luciana Oliveira e Enfª Cláudia Feldmann Aprovado pelo responsável do Serviço: Jaqueline Dobosz Vargas Michel Revisado e aprovado pela Comissão de Sistematização dos Serviços de Enfermagem HNSC: Helenita Boeck, Maria Salette Verdi da Silva, Rosaura Bordinhão, Roberta Frantz de Almeida, Camila Borba e Christian Negeliskii, Vanessa Menezes Catalan, Carla Selbeni Paim Bruzza, Maira Diana Trevisan Revisado e aprovado pelo CIH/HNSC: Karen Viana Revisado, aprovado e divulgado pelo RT/HNSC: Denise da Silva Pacheco Anexo 01
Etiquetadora
Anexo 02 Etiquetas dupla face adesiva com indicador químico Indicador químico classe 01: são indicadores que se destinam a demonstrar se a embalagem passou por um processo de esterilização, processo neste caso, o de vapor saturado alta temperatura. Os indicadores mais conhecidos são as fitas zebradas ou ainda os indicadores químicos contidos nas embalagens de papel grau cirúrgico.