Autocad 2006 Outras ferramentas 3D 1 Múltiplas janelas Ou digite vports. Ou, vá à opção View viewports... Polilinhas em 3D Digite 3dpoly. Ou vá à Draw 3D polyline. Para desenhá-la no espaço, eixo Z, digite @x,y,z, com um valor para cada eixo. Após desenhar a polilinha 3D, é possível transforma-la em curva. Para isso, - Digite pedit - Selecione a polilinha - Digite s - Confirme e confirme novamente para finalizar. Também podemos desenhar uma linha curva a partir da polilinha desenhada. Para isso, - Digite spline - Clique nos pontos de interesse - Para finalizar, confirme três vezes. Arredondamento - Fillet Digite F, ou vá à Modify Fillet. - Após ativar a ferramenta, selecione uma aresta do sólido. - Digite o valor do raio e confirme. - Confirme novamente para finalizar, ou selecione outra(s) aresta(s) e confirme. Barra para edição de sólidos Rotação 3D Rotate3D - Digite 3R. - Ou vá à Modify 3D operation rotate 3D
Cópias ordenadas 3DArray - Digite 3A. - Ou vá à Modify 3D operation Array. 2 - Ative a ferramenta. - Selecione o objeto. - Confirme se forem cópias no modo retangular, ou digite P para o modo polar. - Digite o número de linhas que deseja. - Digite o número de colunas. - Digite o número de níveis. - Digite a distância entre as linhas. - Digite a distância entre as colunas. - Digite a distância entre os níveis. Isolines Define o número de linhas de contorno dos sólidos. Os valores variam de 0 a 2047. Ver também Facetres e Dispsilh (página 42). Visualização dinâmica dos modelos Dview Permite colocar os objetos em perspectiva real. - Digite dview. - Selecione os objetos. - Confirme. - Observe na região de comandos. - Digite CA. É a câmera, ou seja, o ponto de onde se está observando o objeto. Clique em algum lugar. - Digite TA. É o alvo, ou seja, o ponto para onde se está observando. Clique em algum lugar. - Digite D. É a distância que tomamos dos objetos. Digite um valor ou use a régua que aparece acima. Se não ficar de acordo, digite D novamente e ajuste. Aqui temos a perspectiva real. - PO serve para determinar precisamente os pontos de visão. - PA serve para mover o objeto. - Z é o zum. - TW faz o objeto girar. - CL serve para cortar o objeto, deixando a parte de trás ou da frente. - O desativa a perspectiva real.
Aplicação de materiais Render 3 - Ative a barra de ferramentas render ou vá a view render + opções. - Primeiro, o quarto botão, lights. Observe que, ao lado do botão new, há três opções: Point light, distant light e spotlight. - Point light: luz proveniente de um ponto, como uma lâmpada incandescente. - Distant light: uma luz distante, como o sol. - Spotlight: é um foco luminoso. - Defina um tipo de iluminação e clique em new. Observe que cada opção permite outras definições, como intensidade, ou se haverá sombras (shadow) ou não. Ponto de luz
4 Luz distante Em sun angle calculator é possível determinar uma localização geográfica. Foco de luz - A luz pode não ficar no local que desejamos. Mova conforme necessidade.
5 - Agora vamos à scenes, terceiro botão. Clique em new e dê um nome para a cena. Associe a cena criada a um tipo de luz criado. - No quinto botão, materials, aplicamos os materiais aos objetos. - No botão Materials library é possível buscar outros materiais. - Cada vez que precisarmos pré-visualizar um material, é preciso clicar em preview. - Para aplicar o material em algum objeto, clicamos em Attach, e depois no objeto. - No botão new, é possível criar um novo material.
6 - No oitavo, background, definimos o pano de fundo. - Clique no segundo botão, render, ou digite a palavra. - Primeiro definimos a qualidade, em Redering type: render, photo real ou photo raytrace (melhor). - Logo abaixo, selecionamos a(s) cena(s), em Scene to render. - Abaixo, no meio, em destination, definimos o local aonde vai a imagem gerada. Se vamos gerar um arquivo, File, o botão more options fica ativado. Uma boa imagem deve ser gerada em TIFF.
7