Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas PÚLBLICO ALVO: Toda a comunidade escolar e a sociedade local de modo geral. APRESENTAÇÃO: Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade. Por causa disso, surgiu o Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) em nossa comunidade. Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010). Isso não é diferente em nossa comunidade, nos últimos anos jovens a partir dos 12 anos já sem encontram em bares embriagados. É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS (SENAD, 2010). Sabemos que muitos professores estão preocupados com esse problema, mas pela correria diária eles não têm tempo para organizar uma proposta que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar dessa questão tão preocupante. Assim, Dessa forma, propomos a comunidade escolar, que realizem o Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso de álcool, fumo e entorpecentes. Baseando-se nisso, definimos o lema do Projeto Diga Sim a Vida e Não as Drogas, como: A melhor prenvenção é a educação.
INTRODUÇÃO: O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção foi a matriz do Projeto "Diga Sim à vida e Não as Drogas", que será desenvolvido pelos alunos do 4 e 5 ano com englobamento do 1, 2 e 3 da Escola Jarbas Passarinho.
OBJETIVO GERAL: - Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso excessivo de álcool, fumo e entorpecentes em nossa comunidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola; - Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem; - Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas. - Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, respeito ao próximo, ética, amizade, cidadania, entre outras; - Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal Diga Sim a Vida e Não ás Drogas.
ESTRATÉGIAS: Realização de Pesquisas e Debates. Confecção de murais com base nas pesquisas feitas; Confecção de murais contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida; Utilização de vídeos e apresentações em PowerPoint e outros recursos tecnológicos para promover, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas. Criação e apresentação de peças teatrais e danças.
DESENVOLVIMENTO: Para a psicóloga Roberta Domingues - há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar". Ela atribui a curiosidade dos jovens às próprias características dessa fase da vida. "A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso." Falar sobre drogas, porém, não basta. Segundo Roberta, dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. "É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo." A ação preventiva tem também como base o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais. Tendo como praticante, na maioria das vezes, os jovens. Drogas Licitas As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem algum problema. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes: Álcool Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo.. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caos de suspensão do consumo pode ocorrer também à síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
Cigarro Uma das mais de 4500 substâncias que um único cigarro contém a nicotina. Mais viciante que drogas como o álcool, cocaína, crack e morfina; a nicotina atinge o cérebro em até vinte segundos: tempo bem mais rápido que o principio ativo de qualquer outra destas drogas. Assim, a probabilidade de um individua se tornar dependente da nicotina é muito alta, com crise de abstinência bastante incômoda, que geralmente se inicia minutos depois do último trago, sendo as grandes responsáveis pela dificuldade de um fumante em interromper o uso do cigarro.. Gás carbônico, monóxido de carbono, amônia, benzeno, tolueno, alcatrão, ácido fórmico, ácido acético, chumbo, dentre outras muitas substâncias que são encontradas no cigarro. Estas são responsáveis pelo aumento dos riscos que estes indivíduos têm de desenvolver problemas de saúde como cânceres, má circulação sanguínea, enfisema pulmonar, bronquite crônica, derrames cerebrais, úlceras, osteoporose, impotência, catarata. O cigarro é considerado um dos maiores problemas de saúde pública (e ambiental) que nossa sociedade enfrenta na atualidade. As drogas permitidas por lei são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, já que através das alterações realizadas no organismo um indivíduo perde o controle e acaba por fazer coisas que no normal não seriam feitas. Além disso, o organismo tende a ficar mais preguiçoso já que as drogas lícitas relaxam o organismo de forma exagerada.
DROGAS ILÍCITAS As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. outras. São drogas ilícitas: Maconha, Cocaína, Inalantes, Crack, e muitas Maconha - O principal composto químico ativo da maconha é o THC, e é o responsável pelos efeitos da maconha no sistema nervoso. Quando o indivíduo fuma a maconha, o THC rapidamente passa dos pulmões para o sangue, que o carrega para todo o organismo, incluindo o cérebro.. Ao contrário do que alguns pensam, a maconha pode trazer grandes problemas para a vida e saúde do indivíduo. Os efeitos em curto prazo do uso da maconha incluem problemas com memória e aprendizado; percepção distorcida; dificuldade em pensar e resolver problemas e perda da coordenação. Pesquisas têm demonstrado que o uso da maconha em longo prazo causa algumas mudanças no cérebro semelhantes aos vistos no abuso de outras drogas consideradas mais "pesadas". Alguns efeitos adversos na saúde causados pela maconha podem ocorrer, tipo o câncer, Depressão, Ansiedade, e distúrbios da personalidade. O abuso prolongado da maconha pode levar a dependência em algumas pessoas, fazendo com que a pessoa use compulsivamente a droga mesmo com seus efeitos danosos na família, trabalho, escola, e atividades recepcionais. Cocaína - A cocaína é uma droga que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais bastante significativas. A mesma é extraída da folha seca da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona danos cerebrais e diversos problemas de saúde.. Devido aos efeitos de euforia e prazer que a cocaína proporciona, as pessoas são seduzidas a utilizá-la para vivenciar sensações de poder, entretanto tais efeitos têm pouca duração. Logo o individuo entra em contato
com a realidade, aspecto que desperta uma grande ansiedade em poder utilizá-la novamente.. Aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas, vômitos, perda de peso e apetite são alguns dos efeitos biológicos da cocaína.. Inalantes - Os inalantes são substâncias químicas voláteis que produzem efeitos psicoativos. Uma variedade de produtos usados no ambiente doméstico e no trabalho contém substâncias que podem ser inaladas. Muitas pessoas não vêem produtos como tintas spray, colas, e fluidos de limpeza como drogas porque nunca tiveram a intenção de usá-los para obter um efeito intoxicante, entretanto crianças e adolescentes tem acesso fácil a esses produtos e estão entre o grupo de maior risco de abuso dessas substâncias extremamente tóxicas.. Dentre as substâncias inalantes encontram-se os solventes (removedores, fluidos de limpeza, gasolina, cola) e gases (butano).. Quase todos os inalantes produzem efeitos similares aos anestésicos, que agem diminuindo as funções do organismo. Inicialmente, os usuários podem sentir um efeito estimulador e inalações sucessivas podem os tornar menos inibidos e com menos controle. Se usado continuadamente, pode provocar a perda de consciência.. Estes produtos podem induzir diretamente a parada cardíaca e morte dentro de poucos minutos de uma única sessão de uso prolongado. Altas concentrações de inalantes podem também causar morte por sufocação por deslocar o oxigênio dos pulmões. Deve-se estar atento mesmo para o uso de aerossóis e produtos voláteis para seus fins legítimos (como pintura, limpeza, etc), que deve ser feito em ambientes bem ventilados, para evitar seus efeitos prejudiciais. O abuso pode causar danos graves ao cérebro, fígado e rins. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.. Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de seu uso. As demais conseqüências são: Depressão, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação e exaustão. E muito mais.
É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo e impedindo que o rendimento do organismo seja comprometido.
AVALIAÇÃO: A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios préestabelecidos. Durante o desenvolvimento dos trabalhos. É importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto. Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga. participantes. Na conclusão final o professor poderá atribuir pontos aos alunos
RESULTADOS ESPERADOS: Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo uso abusivo de drogas. E que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.