Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho
Movimentação de Materiais 1.0 Movimentação de Materiais É a operação de deslocamento físico de materiais de um local para outro, dentro da instalação de armazenamento.
Movimentação de Materiais 2.0 Formas de Movimentação Manual: quando as operações são executadas pelo homem sem auxílio de equipamento. Mecanizada: quando as operações são efetuadas por equipamentos de movimentação de materiais e dirigidas por homens.
Movimentação de Materiais 2.0 Formas de Movimentação Automatizadas:quando operada por computador.
Função da Movimentação A movimentação de materiais pode ser considerada como tendo a função de movimento, lugar, tempo, quantidade e espaço. a) Movimento: deslocamento de peças, materiais e produtos acabados, de maneira mais eficientes. b) Lugar: responsabilidade de verificar se o material desejado está entregue no lugar certo.
Função da Movimentação c) Tempo: os materiais devem chegar ao local de trabalho, fábrica ou cliente no momento exato. d) Quantidade: providenciar para cada operação, a quantidade exata dos materiais necessários. e) Espaço: espaço de armazenagem é um dos elementos mais importantes em qualquer fábrica.
Equipamentos de Movimentação Conceito: são dispositivos utilizados para movimentação de materiais. Tipos de Equipamentos: os equipamentos de movimentação subdividem-se em:
Equipamentos de Movimentação a) Veículos Industriais Veículos motorizados ou não, empregados para mover cargas mistas ou uniformes, em caminhos variados com superfície adequada, onde as funções principais são manobrar e movimentar.
Equipamentos de Movimentação b) Equipamentos de Elevação e Transporte Dispositivos aéreos utilizados para movimentar cargas variam, intermitente, entre dois pontos, dentro de uma área limitada, onde a função principal é transferir.
Equipamentos de Movimentação b) Equipamentos de Elevação e Transporte Principais equipamentos: Guindastes Guindastes auxiliares para veículos Talhas Ponte rolante Monovia
Equipamentos de Movimentação c) Transportadores Contínuos Dispositivos motorizados ou transportadores por meio da gravidade, instalados em rotas fixas e de movimento contínuo, onde a função principal é transportar.
Equipamentos de Movimentação c) Transportadores Contínuos Principais equipamentos: Transportadores de esteira Transportadores de rolo Transportadores de caçamba Plano inclinado Helicoidais Pneumáticos
Intermodalidade
Intermodalidade Definição Ao analisar o conceito de transporte por mais de um modal encontramos na literatura um conjunto de definições que não convergem necessariamente. A grande divergência está relacionada à diferença entre os termos intermodalidade e multimodalidade.
Intermodalidade Histórico Conceitos Fase 1 - Movimentação caracterizada apenas pelo uso de mais de um modal. Fase 2 - Melhoria da eficiência na integração entre modais. A utilização de containeres, de equipamentos de movimentação em terminais, transferência de carga de um modal para outro, possibilita a melhoria do desempenho no transbordo da carga.
Intermodalidade Histórico Conceitos Fase 3- Integração total da cadeia de transporte, de modo a permitir um gerenciamento integrado de todos os modais utilizados, caracterizando uma movimentação porta-a-porta com a aplicação de um único documento.
LOCAL DE TRANSPORTE A atividade de transporte pode ocorrer no interior da fábrica ou fora dos limites da fábrica. No primeiro caso, as normas de segurança e ambientais adotadas pela empresa devem ser aplicadas e fiscalizadas por órgãos competentes.
LOCAL DE TRANSPORTE No caso de transportes realizados fora dos domínios da empresa é necessária a autorização prévia para utilização da área destinada ao transporte junto ao proprietário do terreno utilizado (público - órgãos do governo ou privado) ou próximo de uma instalação do equipamento.
LOCAL DE TRANSPORTE As operações de movimentação podem ainda, serem classificadas como em ambiente fechado e em ambiente a céu aberto.
ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS Quando estudamos um problema de movimentação, estudamos também a questão do armazenamento dos materiais, pois em linhas gerais um não existe sem o outro.
Armazenamento de Materiais A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.
Armazenamento de Materiais O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas 3 dimensões na maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Assim, cuidados essenciais devem ser observados.
Armazenamento de Materiais A evolução tecnológica como não poderia deixar de ser estendeu seus múltiplos benefícios a área de armazenagem, tanto pela introdução de novos métodos de racionalização e dos fluxos de distribuição de produtos como pela adequação de instalações e equipamentos de movimentação física de cargas.
Cuidados Especiais a) determinação do local em recinto aberto ou não; b) definição adequada do layout; c) definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais;
Cuidados Especiais d) ordem, arrumação e limpeza de forma constante; e) segurança patrimonial contra furtos, incêndios, etc.
Cuidados Especiais Devem ser tomados no tocante a disposição dos materiais no almoxarifado, o qual pode conter produtos perecíveis, inflamáveis, tóxicos e outros, que somados a variedade total, definirão os meios de armazenagem.
Cuidados Especiais Logo a guarda obedece a critérios definidos no sistema de instalação adotado e no layout, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade do material, de conformidade com os planos de armazenagem, de forma a aproveitar ao máximo todas as 3 dimensões (comprimento, largura e altura).
Otimização da Armazenagem Máxima utilização do espaço (ocupação) Efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão de obra e equipamentos) Pronto acesso a todos os itens (seletividade) Máxima proteção aos itens estocados Boa organização Satisfação das necessidades dos clientes
Armazenamento de Materiais Alguns materiais como os farmacêuticos e alimentícios requerem cuidados especiais para seu armazenamento e transporte para evitar problemas de contaminação. Outros materiais podem conter poeira explosiva ou podem ser corrosivos. Em cada caso, os procedimentos de segurança e de isolamento devem ser tomados.
ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS Pilhas a céu aberto Silos
DÚVIDAS? BOA NOITE!!