ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA Nome: Nº 7º ano / /2015 Professora: Nota: (valor: 1,0) 3º e 4º bimestres A - Introdução Você estudou vários conteúdos gramaticais e realizou atividades para aprimorar sua leitura e compreensão de texto. Com este roteiro, você terá a oportunidade de fazer, refazer, revisar atividades e recuperar conteúdos não aprendidos. Leia atentamente este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais para a finalização do ano. B - Conteúdos essenciais dos bimestres: No 3º bimestre deste ano, os conteúdos essenciais de nossa disciplina foram: - Leitura e interpretação de textos resenhas. - Análise sintática: oração, tipos de sujeito e tipos de predicado, transitividade verbal, predicação verbal, Verbo Intransitivo, Verbo Transitivo Direto, Verbo Transitivo Indireto, Verbo Transitivo Direto e Indireto, Objeto Direto, Objeto Indireto. Esses conteúdos objetivam: - Desenvolver habilidades de leitura de textos, interpretando os textos e identificando os elementos dos gêneros trabalhados; - Reconhecer as estruturas sintáticas de um enunciado. No 4º bimestre deste ano, os conteúdos essenciais de nossa disciplina foram: - Leitura e interpretação de textos poemas. - Análise sintática: oração, tipos de sujeito e tipos de predicado, transitividade verbal, predicação verbal, Verbo Intransitivo, Verbo de Ligação, Verbo Transitivo Direto, Verbo Transitivo Indireto, Verbo Transitivo Direto e Indireto, Objeto Direto, Objeto Indireto, predicativo do sujeito. Esses conteúdos objetivam: - Desenvolver habilidades de leitura de textos, interpretando os textos e identificando os elementos dos gêneros trabalhados; - Reconhecer as estruturas sintáticas de um enunciado.
Agora, leia com bastante atenção as propostas de trabalho e procure resolvê-las com cuidado, pois elas propõem uma retomada da trajetória de seus estudos bimestrais e possibilitarão que você recupere sua aprendizagem e, consequentemente, sua média. É importante ressaltar que você precisará de muito empenho e dedicação na elaboração destas atividades, mas não estará sozinho nessa jornada porque terá o constante apoio de seu professor e também do monitor da área. Não se esqueça de que a meta geral de todos os seus professores neste ano é o fortalecimento da postura de estudante. Leia o texto com atenção, responda às questões da forma mais completa possível, esclareça o vocabulário usando o dicionário e analise algumas questões gramaticais. Faça o seu melhor. Bom trabalho! Leia o texto e procure identificar a qual gênero textual pertence: Você já pensou em como vive uma mulher chinesa? O que será que ela pensa? Qual é o papel dela na sociedade? Se você ainda não fez isso, esse é um excelente livro para você ter uma pequena ideia de tudo isso. O livro As Boas Mulheres da China, escrito por uma jornalista chinesa chamada Xinran, traz diversas histórias de mulheres chinesas de várias faixas etárias e regiões e que apresentam trajetórias bastante diferentes. As narrações, repletas de emoção, contam a vida de mulheres que enfrentaram terremotos; sofreram violência física e emocional praticada por parentes, pessoas conhecidas e desconhecidas; enlouqueceram de dor; enfrentaram seus medos e conseguiram crescer; casaram por obrigação; morreram de amor... Esses relatos foram coletados por Xinran durante os oito anos em que ela dirigiu um programa de rádio e mostram muito da história chinesa e das transformações que ocorreram na sociedade e na economia naquele país, especialmente depois da Revolução Comunista de 1949. Ao mesmo tempo em que narra a saga das mulheres chinesas, o livro conta a história de vida da própria autora que, desde criança, sobrevive às bruscas transformações pelas quais passa seu país.
As Boas Mulheres da China é uma obra ideal para as pessoas que se interessam em conhecer a realidade de outros povos e inteirar-se do mundo em que vivem. http://meumundocordeabobora.blogspot.com/2011/04/leia-isso-as-boas-mulheres-da-china.html 1. Aponte os elementos do texto que o caracterizam como uma resenha. 2. Ao ler a resenha é possível saber o que as mulheres da China viveram? Por quê? 3. O autor da resenha recomenda o livro? Transcreva uma passagem do texto para justificar sua resposta. 4. Observe o trecho: O livro traz diversas histórias a) Separe com um traço o sujeito e o predicado. b) Classifique o sujeito e o predicado. c) Dê a predicação do verbo traz.
d) Aponte os complementos do verbo (se houver) e classifique-os. 5. Leia o trecho: O livro é excelente. a) Como é classificado o predicado da oração? b) Qual é a função sintática do termo destacado? Leia o poema de Sandra Lopes que foi publicado no livro Convite Paulistano. AVENIDA PAULISTA II No avesso da avenida, corre o metrô nervoso. Nos calçadões, espigões antenados flecham seu céu de luzes e cores. Iluminam o famoso postal. Mas arte sabe ser parte. Seu coração pulsa no MASP. Neste corredor financeiro, o troco só em dinheiro. Avenida Paulista, a mais querida de todas. Palco é pedestal. Símbolo de São Paulo, passarela cultural.
É nessa via de emoções que a cidade clama e a alma paulistana se derrama. 6. Quais os aspectos da Avenida Paulista são ressaltados pelo eu lírico? 7. Explique o significado do verso final e a alma paulistana se derrama. 8. Estudamos que as rimas podem ocorrer entre palavras do final de versos ou entre palavras do interior de versos. Identifique que palavras nos finais dos versos rimam entre si. Aponte, também, um exemplo de rima interna, na última estrofe. 9. Releia o trecho: Palco é pedestal. a) Qual é sujeito da oração? Como se classifica? b) Como se classifica o predicado? c) Informe a predicação do verbo é O QUE É QUE OURO PRETO TEM?... Tem montanhas e luar; tem burrinhos, pombos brancos, nuvens vermelhas pelo ar;
tem procissões nas ladeiras, com dois sinos a tocar; capas de todas as cores, anjinhos a caminhar... Tem Rosário, São Francisco, Santa Efigênia, Pilar... Tem altares, oratórios, cadeirinhas de arruar... Casas de doze janelas, estudantes a cantar... Tem saudades e fantasmas, ouro por todo o lugar; Santos de pedra-sabão, calçadas de escorregar... E ali na Rua das Flores, na varandinha do bar, Tem a figura risonha Do grande pintor Guignard Que Deus botou nesse mundo, Para Ouro Preto pintar. Em 12-4-1949 Lembrança de Cecília Meireles Fonte: http://marcoseuzebio.blogspot.com.br/2010/10/lembranca-de-ouro-preto.html 10. Esse poema apresenta um verbo que se repete no início de vários versos. Identifiqueo, aponte seu sujeito e informe sua predicação. (0,4) 11. Releia o primeiro verso: Tem montanhas e luar a) Quais são os complementos do verbo e como são classificados? (0,4) b) Como podemos classificar o predicado dessa oração? (0,4)
c) Aponte exemplos que ilustram o modo como o eu lírico vê a cidade, mesclando o conhecimento que tem dela e os próprios sentimentos. (0,4) Reflexões sobre os estudos Distraio-me com facilidade Esqueço-me rapidamente do que li Desisto de continuar a estudar quando não compreendo o que leio ou faço Quais as principais dificuldades que você percebe em seus estudos? Nunca Às vezes Muitas vezes Sempre
0 1 2 3 4 Quando tenho que estudar um texto, primeiramente faço uma leitura do começo ao fim Depois de fazer uma primeira leitura do texto, tento identificar as ideias principais de cada parágrafo Sublinho as partes mais importantes dos textos que leio Anoto as dúvidas para pedir ajuda Faço resumos, esquemas ou mapas conceituais do texto que li Dificuldades na avaliação (percepção do aluno) Interpretação Compreensão Produção de Erros Conteúdo Não houve dificuldade dos documentos das perguntas textos e respostas ortográficos relevante Dificuldades na avaliação (percepção do professor) Interpretação Compreensão Produção de Erros Conteúdo Não houve dificuldade dos documentos das perguntas textos e respostas ortográficos relevante