MARCA E MATERIAIS GRÁFICOS FARDAS Uma das diferenças que os clientes, ao entrar na loja, se apercebem, entre uma cadeia profissional de lojas e uma loja amadora, é o vestuário e apresentação dos seus empregados. Todas as pessoas sabem que as grandes cadeias prestam muita atenção a estes aspetos. Se os seus clientes olharem para os seus empregados e virem cada um deles vestidos à sua maneira e com um aspeto pouco cuidado, vão pensar que o resto da loja também está pouco cuidado. Deve escolher uma roupa que os seus empregados não se sintam mal, mas esta deve agradar em primeiro lugar aos seus clientes, e só depois aos seus empregados. Quando contratar empregados informe-os que terão que usar roupa da empresa. A apresentação dos seus empregados tem que estar de acordo com os seus clientes. E isso não significa que os empregados tenham que se vestir como empregados de um hotel. Se os seus clientes forem maioritariamente urbanos e estilo hipster, podem perfeitamente ter tatuagens e usarem barba, pois esse é o estilo dos clientes. No entanto, isso não servirá para a maioria dos seus clientes. Defina bem o tipo de penteado, a maquilhagem, e compre roupa para os seus empregados usarem. Pelo menos a peça de roupa da parte de cima (t-shirt, polo, etc) deve ser comprada por
você. A parte de baixo (calças ou saia) deve ser definida por si, mesmo que sejam os seus empregados a comprar. Numa loja vintage, as calças de ganga são perfeitamente aceitáveis. Se ainda não tem fardas, escolha duas ou três opções, e mostre-as aos seus empregados, e deixe-os escolher. Assim, vão achar que tiveram participação na escolha, ainda que tenha sido você a limitar a escolha. Pode personalizar bonés, aventais, t-shirts e sweats. Alguns exemplos: Uma maneira original e verdadeiramente vintage: blusa, avental e laço no cabelo.
A farda mais habitual e mais barata é uma t-shirt com o logótipo. Lembre-se que as t-shirts não são todas iguais. Mais vale pagar alguns euros a mais e ter um modelo que seja moderno e de qualidade. As t-shirts, polos e sweat-shirts que tenham algum poliéster na composição, são mais resistentes à lavagem, e vão durar mais tempo. Normalmente a t-shirt levará um estampado com o logótipo grande na parte da frente. Outra alternativa é colocar um logótipo pequeno na frente e um grande atrás. A cor mais habitual para a farda, é o preto. Se utilizar outra cor na decoração ou no logótipo, utilize-a também na cor da farda. Dependendo do clima da sua zona, e do seu ar condicionado, poderá precisar de roupas diferentes para diferentes estações do ano.
Dica: Uma forma original, é colocar o logótipo na parte da frente da t-shirt, e atrás colocar um provérbio, ou frase que tenha a ver com comida. Ex: Quem tem fome, sonha com pão. Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Pão mole depressa se engole.
EMBALAGENS Vai precisar de embalagens para que os clientes possam levar os produtos para fora, ou para os ajudar a comer dentro da loja.
Vai precisar de: Caixas para bolos. Saquetas para pão. Guardanapos. Saco para transportar produtos. Regras a ter em conta: Colocar sempre o logótipo da loja e contactos Evite utilizar o plástico. Utilize o papel. Pode ser papel (ou cartão) branco, ou cor Kraft Se decidir por papel branco, então todas as embalagens devem ser brancas. O mesmo se optar para o Kraft. Mantenha a coerência nas embalagens. Pode optar por mandar estampar o seu logótipo em embalagens, mas vão-lhe pedir quantidades mínimas. Se essas quantidades forem demasiado grandes para si, uma opção é mandar fazer autocolantes com o logótipo e contactos, e colá-los nas embalagens lisas. A vantagem é que poderá usar o mesmo autocolante para vários tipos de embalagem. Saquetas As saquetas servem para o pão, bolos sem creme, e sandes. Alguns exemplos de saquetas:
Tal como referi, existe a opção de comprar saquetas lisas e colocar um autocolante (que pode servir para fechar a saqueta). Assim poderá ter mais variedade de tamanhos de saquetas. Caixas As caixas servem para transportar produtos maiores, e bolos que não podem estar em contacto com outros (por exemplo bolos com creme). Existe a típica caixa em forma de paralelepípedo, mas também pode utilizar as caixas que se utilizam para hamburgueres, para transportar bolos mais pequenos. Pode ainda utilizar caixas de pizzas, para produtos que não sejam altos, como por exemplo biscoitos. Exemplos de caixas:
Papel de embrulho. Pode ter papel de embrulho liso, ou estampado para utilizar com pão, sandes, bolos secos, etc. É sempre útil ter folhas grandes de papel, pois servem para acondicionar muitos produtos que não cabem nas outras embalagens.
Ao utilizar o autocolante, evita ter que pôr fita-cola. EMENTAS / MENUS De uma forma geral os menus estão em cartazes ou posters expostos em paredes, mas para quem serve pequenas refeições ao almoço, ou mesmo quem tem serviço de mesa, precisa de ter um menu para dar ao cliente para que possa escolher. Uma das soluções passa por dar ao cliente a ementa apenas quando o cliente se senta, e depois voltar a guardá-la. Neste caso sugerimos utilizar uma prancheta para menus, com uma folha impressa numa impressora normal. Tem a vantagem de poder ser alterada com facilidade. Eis um exemplo: Modelo Valbekant do Ikea
Outra solução, que é normalmente utilizada por quem tem um menu que não muda, é mandar fazer uma ementa numa tipografia. Deve ser plastificada, para ser mais fácil de limpar, e resistir melhor. Peça para plastificar com material mate e não brilhante. Fica com um aspeto mais natural. Esta ementa tanto pode ser entregue ao cliente quando ele se senta, como estar sempre na mesa. Neste último caso, o formato deve ser estreito para não ocupar muito espaço na mesa. Pode ter um suporte em madeira para o menu ficar em pé, assim chama mais à atenção. Conselhos para elaborar o menu: Coloque o logótipo, mas de uma forma discreta, para não ocupar muito espaço. Utilize os tipos de letras que escolheu para o logótipo. Não ponha os produtos ordenados por preço. Se o fizer está a ajudar o cliente a escolher o mais barato. Se tiver alguns produtos que tenha mais interesse em vender, escreva-
os em negrito, ou faça uma janela à volta desse(s) produto(s). As nossas sandes Salmão - Salmão fumado, queijo fresco e alface - 4.99 Atum - Pasta de atum, alface e tomate - 3.99 Frango - Frango maioneses, alface, e tomate - 3.49 vegetariana - Alface, tomate, milho, couve roxa - 3.99 Presunto - Presunto, queijo creme, alface - 4.49 carne assada - Carne assada, molho de tomate - 4.99 Os nossos doces doce da casa - 2.50 gelatina - 2.00 Mousse de chocolate - 2.50 leite de creme queimado - 2.00 as nossas bebidas refrigerantes - 1.80 cerveja - 1.90 jarro de vinho - 2.50 copo de sangria - 2.00 café -.60