Brincadeiras de Brincar o quantos queres da emoções Recuperando um jogo tradicional da infância, o Quantos Queres das Emoções da Chão d andar, foi concebido como um jogo para os pais e os filhos atendendo aos aspectos salientes do desenvolvimento emocional das crianças dos 2 aos 5 anos. Sabia que aos dois anos as crianças já são perfeitamente capazes de reconhecer as emoções básicas (alegria, tristeza, medo, raiva, etc.) nas expressões faciais dos outros, aos três anos o conhecimento e o desenvolvimento da linguagem permite-lhes nomear estas mesmas emoções e aos 4 e 5 anos são capazes de contar histórias que integram estados emocionais. Nesta fase as crianças consolidam também a sua compreensão sobre emoções mais complexas como o ciúme, a inveja, a vergonha, etc.. O Quantos Queres das Emoções propõe um conjunto de tarefas a serem realizadas em conjunto, onde a partilha e a diversão são o aspecto central, ao mesmo tempo que reforça aprendizagens e promove o desenvolvimento do conhecimento, compreensão e consciência das emoções. Propomos, variações na construção dos quantos queres e nas regras do jogo. Á medida que a idade das crianças avança, os parceiros irão tendo papéis no jogo mais igualitários. Nas idades mais pequenas, os pais cumprem o seu papel de suporte e ajudam a superar dificuldades de execução. Depois de construido o quantos queres, o jogo começa!
A construção do quantos queres Para os pais que já não se recordam de como fazer este objecto mágico, podem seguir as indicações abaixo ou ver este filme de 3 disponível online (https://www.youtube.com/watch?v=tiikfalz7g8). Mas existem ourtas soluções online caso deseje pesquisar, uma mais do seu agrado. De seguida apresentamos os quantos queres das emoções para as crianças de 2 e 3 anos de idade, e para as de 4 e 5 anos. Quantos queres das emoções 2 e 3 anos No quantos queres dos 2 aos 3 anos, os pais deverão construir o objeto para depois brincarem com as suas crianças. Como se joga? Em cada separador do quantos queres deverão realizar com o vosso filho um desenho de cada animal. A criança pode garatujar os animais como ela é capaz de os desenhar, e os pais podem também desenhar os mesmos animais ao lado. Depois decidem em conjunto qual dos animais colar nos separadores do quantos queres.
Pertende-se que este seja um momento de construção conjunta, onde o suporte, a alegria e a estimulação impere. Não deverá haver imposição de qualquer solução por parte do adulto. A escolha surgirá naturalmente da vontade dos parceiros. Esta tarefa, poderá ser um pouco mais dificil para as crianças de 2 anos, pelo que apresentamos uma segunda variante. Na segunda variante para as crianças de 2 anos, poderá ser recortar diretamente as figuras que disponibilizamos em anexo. Depois de superada a fase de colagem dos desenhos no quantos queres, começa-se a jogar, pede-se à criança que diga um número de 0 a 8. Ao número escolhido sairá um animal. Do outro lado do separador (na dobra), e dependendo de cada animal, haverá uma emoção associada, que se escreveu previamente seguindo a chave que apresentamos de seguida. Neste momento pede-se à criança que imite o barulho do animal, e depois que faça o barulho desse animal como se este tivesse uma emoção (Ex. gato triste: a criança faz o som do gato como se estivesse triste). Isto faz-se de acordo com a seguinte chave de correspondência. Animais que irão aparecer no quantos queres e a sua respectiva emoção: - macaco alegre - burro alegre - gato tristeza - porco zangado - cão zangado - Elefante alegre - vaca tristeza - pato zangado A chave de correspondência pode sofrer alterações, e podem ser introduzidos novos animais, de acordo com as preferências da crianças. Em anexo colocámos uma figura suplementar, a ovelha. Sugerimos duas versões do jogo de acordo com a idade de desenvolvimento das crianças. Versão A 2 anos: um animal, uma emoção conforme chave anterior. Depois os parceiros de jogo (pai, mana, irmão, amigos, avós, etc.) também jogam.
Versão B 3 anos: ocorre uma variação face à versão A. Para cada animal a criança deve produzir os sons relativos às 3 emoções (alegre, triste, zangado). Depois os parceiros de jogo (pai, mana, irmão, amigos, avós, etc.) também jogam. Os pais podem filmar ou gravar os sons dos seus filhos a brincarem, para que depois possam ouvir em conjunto, melhorar e re-ouvir. Este processo, criará um efeito de antecipação, surpresa e alegria partilhada, e será uma recordação para o futuro. Quantos queres das emoções 4 e 5 anos Para este quantos queres, as regras são diferentes. As crianças, em companhia dos seus pais ou cuidadores, deverão construir em conjunto o quantos queres. Passo nº 1 Damos 8 cores diferentes às crianças, para que elas possam numerar estas cores por ordem de preferência, da que mais gostam à que menos gostam, atribuindo 1 à que mais gostam e 8 à que menos gostam: amarelo, verde, vermelho, azul, roxo, castanho, preto e cinzento. Quando as cores estiverem numeradas, as crianças deverão atribuir a cada cor, uma das seguintes 8 emoções: alegria, tristeza, raiva, surpresa, inveja/ciúme, vergonha, nojo, medo. Passo nº 2 Agora que já fizeram as suas escolhas, deverão construir o quantos queres de forma a que cada separador possua uma cor e, por detrás, tenha a emoção associada de acordo com a correspondência cor-emoção anteriormente feita pela criança. Passo nº 3 Agora já se pode brincar! A criança irá dizer um número, faz-se os movimentos contando o número e sai uma cor, abrir-se-á o separador e a criança poderá ver a emoção. Neste passo, a atividade pode-se dividir em duas alternativas, dependendo da idade da criança: Versão A: para as crianças com 4 anos, a criança deverá mencionar uma coisa ou situação, que lhe faça sentir aquela emoção. Depois os parceiros de jogo (pai, mana, irmão, amigos, avós, etc.) também jogam. É importante que os adultos sejam genuinos, pois as crianças compreendem quando não o são. Por exemplo os pais podem também alternar coisas do agora com coisas do quando eram pequenos.
Versão B: Para as crianças com 5 anos: a criança deverá contar uma história sobre essa emoção (pode ser uma memória ou uma história inventada). Depois os parceiros de jogo (pai, mana, irmão, amigos, avós, etc.) também jogam. Bom jogo e divirtam-se explorando as emoções que trazemos dentro de nós. A equipa Chão d andar e-mail: chaodandar@gmail.com Chão d andar* * O quantos queres das emoções, é propriedade intelectual dos seus autores e não está autorizado a ser desenvolvido com fins lucrativos.
Anexo Imagens de Animais vaca elefante macaco gato pato cão porco burro ovelha