Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail"

Transcrição

1 Como enviar e receber correio eletrónico utilizando o Gmail Este módulo pressupõe que que já tenha criado uma conta de correio eletrónico no Gmail (caso já não se recorde como deve fazer, consulte o nosso módulo "Como criar uma conta de ". Pressupõe ainda que já sabe como iniciar e terminar uma sessão de (caso já não se recorde, consulte o tutorial que explica como iniciar e terminar uma sessão no Gmail, disponível em ). Depois de já criada uma conta de correio eletrónico no Gmail e de ter aprendido a Iniciar e Terminar uma sessão, é importante que conheça algumas das principais funcionalidades do Gmail. Este módulo vai ajudá-lo a saber como pode ler e escrever mensagens, receber e enviar mensagens, e responder, encaminhar e apagar mensagens: Reconhecer o Ambiente do Gmail; Ler mensagens de correio eletrónico; Responder a mensagens de correio eletrónico; Encaminhar mensagens de correio eletrónico; Eliminar mensagens de correio eletrónico; Enviar mensagem de correio eletrónico; Enviar mensagem de correio eletrónico para múltiplos destinatários; Anexar ficheiros a uma mensagem de correio eletrónico.

2 Reconhecer o Ambiente do Gmail VER VÍDEO Para começar deverá iniciar a sessão acendendo à página do Gmail em e introduzindo as suas credenciais de acesso ao Gmail. Se não se recorda deste passo consulte o módulo sobre como Iniciar e terminar sessão no Gmail - Na figura 1 poderá visualizar o ambiente do Gmail e conhecer melhor os seus elementos principais. Aqui encontrará o seguinte: Figura 1 - Ambiente de trabalho do Gmail.

3 1- Barra de pesquisa onde poderá procurar mensagens de correio eletrónico recebidas e/ou enviadas (mediante a inserção de termos de busca) ou informações contidas nas mensagens. 2- Menu superior Google que permite aceder a opções relativas a serviços Google (Da esquerda para a direita surge uma ligação para o perfil Google+, um botão para serviços Google, um botão para notificações do Google+, um botão para partilhar novidades no Google+ e por fim o botão para aceder à sua conta Google, e que lhe permite também terminar a sessão). 3- Menu suspenso do Gmail que permite alternar entre Gmail, Tarefas e Contactos. 4- Botões de ação do Gmail que permitem fazer uma seleção predeterminada de mensagens de correio eletrónico, atualizar, ou realizar ações com uma ou mais mensagens de correio eletrónico. 5- Botões Anterior e Seguinte que permitem percorrer sequencialmente as várias páginas de mensagens de correio eletrónico. O gmail apresenta, por defeito, 20 mensagens por página, quando tiver um número de mensagens superior, estas ficarão nas páginas seguintes, às quais pode aceder deslocando o ponteiro do rato até ao botão pretendido (Página Anterior ou Página Seguinte) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, caso faça um clique no botão > avança uma página, caso faça um clique no botão < retrocede uma página. 6- Botão de configurações que permite aceder às opções avançadas do Gmail. 7- Botão Compor. Este botão permite iniciar a escrita de uma nova mensagem de correio eletrónico. 8- Menu lateral do Gmail que permite navegar por diferentes zonas do seu correio eletrónico, tais como, a Caixa de entrada (mensagens de correio eletrónico recebidas); Com estrela (mensagens marcadas pelo utilizador por serem importantes ou para não se esquecer de responder - independentemente do separador em que a mensagem se encontrar, ao ser marcada com estrela a mensagem irá diretamente para o separador Principal); Correio enviado (mensagens de correio eletrónico enviadas); Rascunhos (mensagens de correio eletrónico guardadas e que não foram enviadas), entre outras possíveis.

4 9- Janela de chat do Gmail. 10- Separadores Gmail. Três separadores são criados por defeito pelo Gmail. O separador Principal apresentará os e- mails principais, o separador Social irá apresentar as mensagens de correio eletrónico relativas às suas redes sociais e o separador Promoções apresentará as mensagens de correio eletrónico relativas a lojas e/ou serviços online de que é assinante. Outros separadores poderão ser criados pelo utilizador ou pelo próprio Gmail. Esta opção permite apresentar as suas mensagens de correio eletrónico de uma forma mais organizada. 11- Caixa de correio, nesta zona irão aparecer as mensagens de correio eletrónico. Por defeito aparecerão as mensagens recebidas do separador Principal, mas poderão surgir outras mensagens de correio eletrónico mediante outra seleção. Por exemplo, se deslocar o ponteiro do rato até ao menu lateral do Gmail e fazer um clique em Correio enviado, a lista visível no ecrã será a das mensagens de correio eletrónico enviadas. O Gmail diferencia as mensagens de correio eletrónico já lidas, das mensagens não lidas. As mensagens lidas surgirão na caixa de correio com um fundo em cinza (destaque 2 na figura 2), as mensagens não lidas surgirão na caixa de correio com um fundo branco e em negrito (destaque 3 na figura 2). Poderá ainda saber quantas mensagens não lidas existem no seu correio eletrónico verificando, no menu lateral do Gmail, o número que surge entre parênteses em frente de Caixa de entrada (destaque 1 na figura 2), caso não surja nenhum número isto significa que não tem mensagens por ler. Figura 2 - Caixa de entrada.

5 Quando abrimos a caixa de correio, vemos as mensagens de correio eletrónico recebidas. Note-se que o que aparece não é a mensagem completa, mas sim uma pré-visualização composta pelos seguintes elementos: em primeiro lugar, uma caixa de verificação (destaque 1 na figura 3), se esta tiver um visto significa que está selecionada (para selecionar basta deslocar o ponteiro do rato até à caixa de verificação e fazer um clique com o botão esquerdo do rato). A seguir, aparece um ícone em forma de estrela (destaque 2 na figura 3), se este estiver a amarelo significa que a mensagem de correio eletrónico foi marcada pelo utilizador (para marcar uma mensagem com estrela deverá deslocar o ponteiro do rato até à estrela e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, esta marcação permite-lhe identificar mensagens como importantes ou para responder mais tarde e que surgirão sempre no separador Principal). Após este ícone encontra-se, sequencialmente, o Nome de quem enviou a mensagem (destaque 3 na figura 3), o Assunto da mensagem (destaque 4 na figura 3), o início da mensagem propriamente dita (destaque 5 na figura 3) e, por fim, surge a data em que esta foi recebida (destaque 6 na figura 3). Aviso! O Gmail organiza as mensagens por grupos de mensagens. Isto é, se responder a uma mensagem recebida, ou se alguém responder a uma mensagem enviada por si, todas essas mensagens surgirão agrupadas sob o mesmo cabeçalho. Quando isso acontece, a zona com o nome do contacto (destaque 3 na figura 3), irá incluir os nomes dos intervenientes na troca de correspondência, quer remetente(s), quer destinatário(s), e ainda a palavra Eu, que indica que o detentor daquela conta de correio eletrónico também já participou na troca de mensagens. Figura 3 - Pré-visualização de mensagens de correio eletrónico.

6 Ler mensagens de correio eletrónico VER VÍDEO Para ler uma mensagem de correio eletrónico deverá deslocar o ponteiro do rato até à pré-visualização da mensagem que pretende ler e fazer um clique com o botão esquerdo do rato (poderá abrir a mensagem clicando em qualquer zona da pré-visualização à exceção da caixa de verificação e da estrela). Após o clique a mensagem abre e a caixa de correio muda de aspeto (ver figura 4). No topo irão surgir novos botões de ação (destaque 1 na figura 4). Da esquerda para a direita, o primeiro botão permite regressar à caixa de entrada, o segundo botão permite arquivar a mensagem, o terceiro botão permite denunciar como Spam (isto é, indicar que a mensagem é indesejada, por exemplo, quando não conhece o remetente), o quarto botão permite eliminar a mensagem, o quinto botão permite mover a mensagem (para outro separador, por exemplo), o sexto botão permite marcar ou etiquetar a mensagem (por exemplo, poderá criar uma categoria com o nome Família e marcar todos as mensagens de familiares com essa categoria,). O último botão permite aceder a um conjunto de opções adicionais. Por baixo dos botões de ação surge o Assunto da mensagem (destaque 2 na figura 4) e por baixo deste o remetente (destaque 3 na figura 4) e o(s) destinatário(s) (destaque 4 na figura 4) da mensagem. Ao centro surge o corpo da mensagem completa (destaque 5 na figura 4). Do lado direito do ecrã existem ainda dois botões, o botão Responder (destaque 6 na figura 4) e o botão Mais (destaque 7 na figura 4) que permite abrir uma lista de opções adicionais, nomeadamente as opções de Responder a Todos (caso exista mais de um destinatário na mensagem) e a de Encaminhar (se pretender enviar o texto da mensagem recebida para outro(s) destinatário(s)). Finalmente, por baixo da mensagem de correio eletrónico surge uma lista de opções de entre as quais poderá decidir o que pretende fazer à mensagem, nomeadamente responder o encaminhar (destaque 8 na figura 4).

7 Figura 4 - Visualização de uma mensagem de correio eletrónico. Responder a mensagens de correio eletrónico VER VÍDEO O Gmail permite-lhe responder a uma mensagem de correio eletrónico recebida. Para tal, deverá entrar na mensagem a que pretende responder, tal como foi explicado no item anterior, "ler mensagens de correio eletrónico", e de seguida deslocar o ponteiro do rato até ao botão Responder, que se encontra na caixa de texto por baixo do corpo da mensagem (destaque 8 na figura 4) e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato.

8 Após o clique, a caixa de texto abaixo do corpo do irá expandir-se e o cursor ficará fixado no seu interior (destaque 1 na figura 5). Agora bastará escrever a sua resposta usando para tal o teclado do computador. Tendo em conta que se trata de uma resposta, não há necessidade de indicar, nem destinatário, nem assunto pois estes já se encontram definidos na mensagem a que responde. Quando terminar de escrever a resposta deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Enviar (destaque 2 na figura 5) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato. Figura 5 - Resposta a uma mensagem de correio eletrónico.

9 Encaminhar mensagens de correio eletrónico VER VÍDEO Além de responder a uma mensagem de correio eletrónico pode ainda optar por encaminhá-la para uma outra pessoa. Esta ação é frequentemente utilizada quando recebemos mensagens de entretenimento (com piadas, imagens interessantes, entre outras), ou quando consideramos que aquela mensagem pode ser interessante ou importante para outras pessoas. Para encaminhar uma mensagem de correio eletrónico devemos primeiro entrar na mensagem que pretendemos encaminhar, tal como indicado no item "ler mensagens de correio eletrónico". De seguida, deve deslocar o ponteiro do rato até ao botão Encaminhar, que se encontra na caixa de texto por baixo do corpo da mensagem (destaque 8 na figura 4) e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato. Após o clique, a caixa de texto abaixo da mensagem de correio eletrónico irá expandir-se e o cursor ficará fixado na caixa de texto que tem a indicação Para (destaque 1 na figura 6). Nesta caixa de texto deverá introduzir o endereço de correio eletrónico da pessoa para quem pretende enviar a mensagem. Repare que por baixo já se encontra a mensagem que pretende encaminhar, ou seja, o texto da mensagem que tinha recebido (destaque 2 na figura 6). Note que o endereço de correio eletrónico da pessoa que lhe enviou a mensagem que agora está a encaminhar passou a integrar o corpo da mensagem a encaminhar (destaque 3 na figura 6). Por questões de privacidade poderá eliminar este texto para que este endereço não seja enviado junto com a mensagem - para tal deverá deslocar o ponteiro do rato até ao final do texto que pretende eliminar e fazer um clique com o botão esquerdo do rato por forma a fixar aí o cursor. Em seguida, pode apagar o texto onde é indicado o endereço de correio eletrónico e o nome da pessoa que lhe enviou a mensagem, usando para tal a tecla retrocesso (back space em inglês) do seu teclado (que apaga carateres para trás). Pode ainda acrescentar algum texto seu à mensagem que pretende encaminhar. Para tal, desloca o ponteiro do rato até ao topo da caixa de texto da mensagem a encaminhar e faz um clique com o botão esquerdo do rato por forma a fixar aí o cursor. Poderá então acrescentar aí um texto seu, socorrendose para tal do teclado do seu computador. Quando terminar, desloque o ponteiro do rato até ao botão Enviar (destaque 4 na figura 6) e faça um clique com o botão esquerdo do rato. Deste modo, enviará uma cópia da mensagem de correio eletrónico que recebeu para uma outra pessoa, cujo endereço de correio eletrónico conheça.

10 Figura 6 - Encaminhar uma mensagem de correio eletrónico.

11 Eliminar mensagens de correio eletrónico VER VÍDEO Outra função que o serviço de permite é a eliminação de mensagens de correio eletrónico. A qualquer momento poderá eliminar uma ou mais mensagens de correio eletrónico. Para tal deverá aceder ao correio eletrónico e deslocar o ponteiro do rato até à caixa de verificação que se encontra no início da pré-visualização da mensagem que pretende eliminar e fazer um clique com o botão esquerdo do rato para a selecionar (destaque 1 na figura 7), poderá repetir este passo para outras mensagens que pretenda eliminar. Após selecionar a(s) mensagem(ns) que pretende eliminar, desloque o ponteiro do rato até ao botão eliminar (destaque 2 na figura 7) e faça um clique com o botão esquerdo do rato.

12 Figura 7 - Eliminar uma mensagem de correio eletrónico. Deste modo a(s) mensagem(ns) selecionada(s) será(ão) colocada(s) no lixo da sua conta Gmail. Verá surgir uma mensagem a confirmar esta ação (destaque 1 na figura 8). As mensagens eliminadas poderão ainda ser consultadas durante 30 dias, sendo que ao fim desses 30 dias serão apagadas definitivamente. Se imediatamente após eliminar a mensagem pretender, por alguma razão, anular essa ação, deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Anular (destaque 2 na figura 8) e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato. Deste modo a(s) mensagem(ns) eliminada(s) voltará(ão) à sua localização original.

13 Figura 8 - Confirmação de mensagem de correio eletrónico eliminada. Enviar mensagem de correio eletrónico VER VÍDEO

14 Para compor e enviar uma nova mensagem de correio eletrónico, deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Compor, situado no topo do menu lateral (destaque na figura 9), e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato.

15 Figura 9 - Compor uma mensagem de correio eletrónico. No canto inferior direito do navegador de Internet surgirá uma janela com um conjunto de caixas de texto para a escrita da mensagem de correio eletrónico (ver figura 10), sendo que o cursor se encontra automaticamente fixado na caixa de texto Para (destaque 1 na figura 10). Este é o local onde deverá inserir o destinatário da mensagem. Uma vez que o cursor já se encontra fixado na caixa de texto, poderá escrever, com o teclado do computador, o endereço de correio eletrónico da pessoa a quem pretende enviar a mensagem (se por algum motivo o cursor não estiver fixado na caixa de texto Para, desloque o ponteiro do rato até à mesma e faça um clique com o botão esquerdo do rato antes de digitar o endereço de correio eletrónico). Quando terminar este passo, deverá escrever o assunto da mensagem de correio eletrónico. Para tal, desloque o ponteiro do rato até à caixa de texto Assunto (destaque 2 na figura 10) e faça um clique com o botão esquerdo do rato de modo a fixar o cursor. De seguida, digite, com o teclado, o assunto da mensagem de correio eletrónico. Após inserir o assunto, deverá escrever a mensagem de correio eletrónico propriamente dita. Para poder escrever a mensagem deverá primeiramente deslocar o ponteiro do rato até à caixa de texto da mensagem (destaque 3 na figura 10) e fazer um clique com o botão esquerdo do rato. A seguir poderá escrever a mensagem de correio eletrónico recorrendo para tal ao teclado do seu computador. No final, depois de ter redigido a sua mensagem, deverá proceder ao seu envio. Para o fazer, deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Enviar (destaque 4 na figura 2) e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato.

16 Figura 10 - Janela de nova mensagem de correio eletrónico. Enviar mensagem de correio eletrónico para múltiplos destinatários

17 VER VÍDEO Para além de enviar mensagens de correio eletrónico para um destinatário, também poderá fazê-lo para múltiplos destinatários. Os passos para realizar esta ação são idênticos aos descritos anteriormente, diferindo só no que se refere à inserção dos endereços dos destinatários. Assim, deve começar por abrir uma nova mensagem de correio eletrónico, deslocando o ponteiro do rato até ao botão Compor, situado no topo do menu lateral (ver destaque na figura 9), fazendo aí um clique com o botão esquerdo do rato. Surgirá, então, uma janela idêntica à da figura 10 e onde deverá indicar o assunto e escrever a sua mensagem tal como explicado no item anterior "Enviar mensagem de correio eletrónico". A única diferença refere-se ao campo Para, onde deverá escrever o endereço de correio eletrónico de todos aqueles para quem deseja enviar a mensagem separados por vírgula (,) ou por ponto e vírgula (;). Caso não deseje que os vários destinatário da sua mensagem saibam que enviou a mesma mensagem para outras pessoas deverá escrever os endereços já não na caixa de texto Para, mas sim na caixa de texto designada Bcc. Aviso! Embora ambas as duas opções possam ser utilizadas (Para e Bcc), estas diferem num aspeto essencial, a privacidade. Se enviar uma mensagem de correio eletrónico para múltiplos utilizadores utilizando a opção Para, todos os destinatários da mensagem receberão os endereços de correio eletrónico dos restantes destinatários. Tendo em conta que os diferentes destinatários poderão não se conhecer, deve evitar a opção Para, de modo a não partilhar dados pessoais (endereço de correio eletrónico) sem conhecimento e sem o consentimento da pessoa em causa. Utilizando a opção Bcc isto já não acontece, ou seja, cada destinatário receberá a mensagem de correio eletrónico que lhe é enviada mas não recebe informação sobre as outras pessoas que também receberam a mensagem, pois não tem acesso ao endereço de correio eletrónico dos restantes destinatários.

18 Figura 11 - Janela de escrita de nova mensagem com destaque para a ligação Bcc. Para aceder à opção Bcc deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão Bcc (destaque na figura 11) e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato. Repare que surge uma nova caixa de texto denominada Bcc por baixo da caixa de texto Para (destaque 1 na figura 12) e que nesta se encontra fixado o cursor do rato. Agora poderá introduzir os endereços de correio eletrónico que pretenda, escrevendo-os com o teclado e separando-os por vírgula "," ou

19 ponto e vírgula ";". Ou seja: depois de cada endereço de correio eletrónico que introduza coloque uma vírgula ",". Ao colocar a vírgula, os endereços surgirão dentro de uma caixa com uma cruz do lado direito (destaques 2 e 3 na figura 12). Poderá então introduzir novos destinatários repetindo, tantas vezes quantas as necessárias, os passos anteriormente descritos. Se em algum momento pretender apagar algum endereço de correio eletrónico bastará deslocar o ponteiro do rato até à cruz que se encontra a seguir a cada endereço e fazer aí um clique com o botão esquerdo do rato. Figura 12 - Caixa de texto Bcc com endereços digitados.

20 Quanto terminar de colocar todos os destinatários, deverá deslocar o ponteiro do rato até à caixa de texto Assunto (como fez para o passo "Enviar mensagem de correio eletrónico") e fazer um clique com o botão esquerdo do rato, para o fixar, digitando em seguida o Assunto. Repita estes passos, agora para a caixa de texto da mensagem, fazendo um clique com o botão esquerdo do rato sobre esta por forma a poder escrever o texto da sua mensagem. Finalmente, após escrever a mensagem, desloque o ponteiro do rato até ao botão Enviar e faça aí um clique com o botão esquerdo do rato. Deste modo a sua mensagem de correio eletrónico será enviada para todos os destinatários cujos endereços de inseriu. Anexar ficheiros a uma mensagem de correio eletrónico VER VÍDEO Quando envia uma mensagem de correio eletrónico pode, juntamente com o texto da mensagem, enviar ficheiros (documentos, imagens, vídeos, etc). Este procedimento pode ser realizado em qualquer mensagem de correio eletrónico, seja ela uma nova mensagem, uma resposta a uma mensagem recebida ou ainda um reencaminhamento de uma mensagem para outro(s) destinatário(s). Fazendo uma analogia com o correio tradicional, é como quando, num mesmo envelope, envia, não só a sua carta, mas também outros elementos, como fotografias, fotocópias de documentos, etc. Os anexos são enviados para todos os destinatários para quem enviar a mensagem. Para enviar ficheiros deverá repetir os passos descritos anteriormente, nomeadamente: criar uma nova mensagem (através do botão Compor), inserir o(s) endereço(s) de correio eletrónico do(s) destinatário(s), o assunto e o texto da mensagem. No final, e antes de enviar a mensagem deverá escolher o(s) ficheiro(s) que quer anexar à mensagem. Para anexar um ficheiro deverá deslocar o ponteiro do rato até ao botão clique. (destaque na figura 13) e fazer aí um

21 Figura 13 - Janela de nova mensagem com destaque para o ícone de anexo. Após o clique surgirá uma janela do explorador do Windows onde poderá escolher o(s) ficheiro(s) que pretende anexar à mensagem de correio eletrónico. Se tiver dificuldades na utilização do explorador do Windows consulte o módulo Conhecer o Sistema Operativo Windows (ou visualize o vídeo deste passo). Quando terminar de anexar o(s) ficheiro(s) pretendidos deverá enviar a mensagem de correio eletrónico. Para tal, basta deslocar o ponteiro do rato até ao

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Como produzir um texto no computador.

Como produzir um texto no computador. Como produzir um texto no computador. Antes de aprender como produzir um texto no computador e algumas das funcionalidades básicas que o processador de texto oferece, deve ler os seguintes tutoriais: Conhecer

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

Como fazer uma pesquisa de Imagens

Como fazer uma pesquisa de Imagens Como fazer uma pesquisa de Imagens Nesta etapa irá aprender como fazer uma pesquisa de imagens no motor de pesquisa Google e ficará a saber como: Reconhecer as diferentes opções do menu de pesquisa Pesquisar

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direcção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Docentes DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

Faça a gestão do espaço da sua conta de egomail

Faça a gestão do espaço da sua conta de egomail Faça a gestão do espaço da sua conta de egomail O utilizador do ego deve gerir o espaço que lhe é disponibilizado pelo egomail, por forma a evitar atingir o limite máximo de espaço de conta.... Todas as

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar.

Mas para iniciar o uso do CRM é necessário efetuar algumas configurações em primeiro lugar. Menu CRM O KeyInvoice tem um CRM que lhe permite efetuar, no seu programa de faturação, uma gestão de contatos, podendo converter os mesmos em Oportunidades ou Orçamentos. Este menu inclui ainda uma agenda

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto)

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Este módulo irá ensinar-lhe como criar, editar e partilhar um vídeo usando o programa Animoto. A produção, edição e partilha de um vídeo constitui uma

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

Estas orientações foram desenvolvidas para Professores Administradores que se estejam a iniciar no TwinSpace. As orientações irão ajudá-lo a:

Estas orientações foram desenvolvidas para Professores Administradores que se estejam a iniciar no TwinSpace. As orientações irão ajudá-lo a: Bem-vindo(a) Orientações TwinSpace Estas orientações foram desenvolvidas para Professores Administradores que se estejam a iniciar no TwinSpace. As orientações irão ajudá-lo a: - Aceder ao seu TwinSpace

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

Centro de Instrução Técnica. Guia de Consulta Rápida da Plataforma Digital de Educação a Distância

Centro de Instrução Técnica. Guia de Consulta Rápida da Plataforma Digital de Educação a Distância Centro de Instrução Técnica Guia de Consulta Rápida da Plataforma Digital de Educação a Distância Índice Introdução... 3 Contactos do Suporte... 3 1. Ferramentas Básicas... 4 1.1 Autenticação... 4 1.2

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6

Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Universidade Católica Portuguesa Direção de Sistemas de Informação Manual de Transição TWT Sítio de Disciplina para Moodle 2.6 Manual de utilização - Alunos DSI Outubro 2014 V2.6 ÍNDICE 1 OBJETIVO DESTE

Leia mais

Instruções para o participante no Curso de e-learning. Esquizofrenia Questões Aprofundadas

Instruções para o participante no Curso de e-learning. Esquizofrenia Questões Aprofundadas Instruções para o participante no Curso de e-learning CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.2 Aceder ao e-learning Saúde Mental 4 2.3 Introdução do seu

Leia mais

Manual de candidatura por via electrónica

Manual de candidatura por via electrónica 2 Concursos de Pessoal Docente regulados pelo Decreto Legislativo Regional n.º /2009/M de de Junho. Ano Escolar 2009/2010 Manual de candidatura por via electrónica É essencial que leia este manual antes

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress)

Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Como criar e publicar um Website na Web 2.0 (Wordpress) Este módulo irá ensinar-lhe como criar e publicar uma página de Internet (Webpage) na Web 2.0 usando o programa Wordpress. A produção e publicação

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O WORD..2 E AGORA VAMOS À ESCRITA....4 TIPO DE LETRA.. 5 IMAGENS E GRAFISMOS...5 GUARDAR UM DOCUMENTO...6 IMPRIMIR UM DOCUMENTO...7 SAIR DO DOCUMENTO E DO WORD. 8 TUTORIAL O que

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Gestor de Janelas Gnome

Gestor de Janelas Gnome 6 3 5 Gestor de Janelas Gnome Nesta secção será explicado o funcionamento de um dos ambientes gráficos disponíveis no seu Linux Caixa Mágica, o Gnome. Na figura 5.1 apresentamos o GDM, o sistema gráfico

Leia mais

Ferramenta de Gestão de Web Site e Solution Backsite News Letter

Ferramenta de Gestão de Web Site e Solution Backsite News Letter News Letter E solution (Plug in) O plug in News Letter é uma ferramenta que fornece a capacidade de envio de e mails em massa, através de grupos de usuários ou listas selecionadas. A grande vantagem além

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Guia de Introdução. Procurar Pode procurar uma pasta, subpastas e até outras caixas de correio.

Guia de Introdução. Procurar Pode procurar uma pasta, subpastas e até outras caixas de correio. Guia de Introdução O Microsoft Outlook 2013 tem uma aparência diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o orientar na aprendizagem. Torne-o seu Personalize o Outlook. Escolha entre

Leia mais

1. Criar uma nova apresentação

1. Criar uma nova apresentação MANUAL DO Baixa da Banheira, 2006 1. Criar uma nova apresentação Para iniciar uma sessão de trabalho no PowerPoint é necessário criar uma nova apresentação para depois trabalhar a mesma. Ao iniciar uma

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades. Índice

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades. Índice TUTORI AL Conf i gur açãodogmai L eut i l i zaçãodogoogl edocs E qui papt E J a nei r ode2012 Índice Reencaminhar o e-mail institucional para outro e-mail... 3 Receber mensagens por sms, por ex. notificações

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação

DotNetNuke. Gestão de Conteúdos. Módulos - II. Inserção de conteúdos nos módulos. Módulo de Text/HTML. Módulo de Sre-Notícias. Módulo de Sre-Formação Gestão de Conteúdos DotNetNuke Módulos - II Inserção de conteúdos nos módulos Módulo de Text/HTML Módulo de Sre-Notícias Módulo de Sre-Formação Conteúdos dos módulos Na lição: Módulos-I já foi dito que

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X)

IRISPen Air 7. Guia rápido. (Windows & Mac OS X) IRISPen Air 7 Guia rápido (Windows & Mac OS X) Este Guia rápido do utilizador ajuda-o a dar os primeiros passos com o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respetivo software.

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

Formador: Carlos Maia

Formador: Carlos Maia Formador: Carlos Maia Iniciar o MS Excel MS Excel - Introdução 1 Ajuda Se ainda não estiver visível a ajuda do Excel do lado direito do ecrã, basta clicar sobre Ajuda do Microsoft Excel no menu Ajuda,

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO OUTLOOK OFFICE 365 - PARTE 01

INTRODUÇÃO AO OUTLOOK OFFICE 365 - PARTE 01 INTRODUÇÃO AO OUTLOOK OFFICE 365 - PARTE 01 1 APRESENTAÇÃO 2 DADOS DE ACESSO 2.1 Na intranet UEMG 2.2 No Outlook Office 365 3 CONHECENDO AS FUNCIONALIDADES 3.1 Definir exibição 3.2 Escrever E-mail 3.3

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

E-MAIL ACÇÃO DE FORMAÇÃO ESE VISEU PÓLO DE LAMEGO 10/04/2003 ANA C. C. LOUREIRO ÁREA DAS TIC

E-MAIL ACÇÃO DE FORMAÇÃO ESE VISEU PÓLO DE LAMEGO 10/04/2003 ANA C. C. LOUREIRO ÁREA DAS TIC E-MAIL ACÇÃO DE FORMAÇÃO ESE VISEU PÓLO DE LAMEGO 10/04/2003 ANA C. C. LOUREIRO ÁREA DAS TIC O E-MAIL O Email (Electronic Mail) ou Correio Electrónico é um sistema de troca de mensagens entre dois ou mais

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

Introdução ao icare 2

Introdução ao icare 2 Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O

Leia mais

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia.

Tanto na visão semanal como diária você tem a sua disposição algumas opções uteis que facilitarão seu dia a dia. Agenda A agenda é o coração de qualquer clinica estética, já que trata-se de uma peça fundamental para organizar seu trabalho diário. Entretanto, dentro de FLOWww a agenda ganha um destaque ainda mais

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br

MANUAL WEBDRIVE. webdrive.whirlpool.com.br MANUAL WEBDRIVE webdrive.whirlpool.com.br 1 Sumário 1. O Webdrive p. 04 2. Acessando o sistema p. 04 2.1 Esqueci minha senha 2.2 Página principal 2.3 Efetuar logoff 2.4 Criar e alterar Usuários 2.5 Criar

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Caro participante, seja bem-vindo!!!

Caro participante, seja bem-vindo!!! Caro participante, seja bem-vindo!!! Aqui você aprenderá: 1. Como navegar no seu Ambiente Virtual 2. Como utilizar o Fórum 3. Como utilizar o Memorial 1. NAVEGANDO NO AMBIENTE VIRTUAL (ACTOR) Esse tutorial

Leia mais

Guia Rápido ClaireAssist

Guia Rápido ClaireAssist Guia Rápido ClaireAssist Informações do Evento Nossa equipe de Operações enviará por email todos os dados para o evento. Você receberá dois numeros de acesso, um para moderador e outro para os participantes,

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Como criar uma APP (Mobincube)

Como criar uma APP (Mobincube) Como criar uma APP (Mobincube) Este módulo irá ensinar-lhe como criar e disponibilizar uma APP (Aplicação) usando o programa Mobincube. A produção de uma APP constitui uma competência informática avançada.

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 06 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA 3. SEQÜÊNCIA DA AULA. 3.1 Iniciando o PowerPoint

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 06 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA 3. SEQÜÊNCIA DA AULA. 3.1 Iniciando o PowerPoint PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 06 1. OBJETIVO Apresentar o PowerPoint, que é o software para montar apresentações na forma de slides da Microsoft. Isso será feito seguindo-se uma seqüência mostrando

Leia mais

Sumário. Tutorial de acesso ao Veduca 2

Sumário. Tutorial de acesso ao Veduca 2 Sumário Tutorial de acesso ao Veduca 2 Introdução... 3 Sobre o Veduca... 3 Navegação... 5 Página inicial... 5 Primeiro acesso... 6 Como fazer o seu login... 7 Como acessar seu perfil... 7 Recursos da área

Leia mais

Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento

Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento MANUAL DE INSTRUÇÕES Reclamação da Candidatura Eletrónica Concurso Externo, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento Tipo de candidato Externo e LSVLD Nos termos do Aviso n.º 3597-K/2016, publicado

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRAIA. Praia, maio de 2014. Elaborado por: João dos Santos

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRAIA. Praia, maio de 2014. Elaborado por: João dos Santos INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA PRAIA Praia, maio de 2014. Elaborado por: João dos Santos Índice Geral 1. Apresentação... 3 2. Como aceder a plataforma Moodle da

Leia mais

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2

EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 EW1085R2 Recetor Bluetooth MICRO USB Classe 2 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 2.0

Leia mais

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0)

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRAMENTO NECESSÁRIO PARA UTILIZAR O PANDION...

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2015 Descrição... 2 Possíveis problemas... 5 Criando Regras de Mensagens (Filtros Automáticos)... 11 A partir

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

Ferramenta de Apoio ao Jogo 2 (Ensino da Leitura) incluído nos Jogos da Mimocas

Ferramenta de Apoio ao Jogo 2 (Ensino da Leitura) incluído nos Jogos da Mimocas As Palavras Ferramenta de Apoio ao Jogo 2 (Ensino da Leitura) incluído nos Jogos da Mimocas 1. Introdução A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e a Escola Superior de Gestão de

Leia mais

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror

7. Gestão de ficheiros em X Window. 7.1. O Konqueror 7. Gestão de ficheiros em X Window 7.1. O Konqueror 1 O Konqueror O ambiente gráfico KDE do Linux possuí um programa, denominado Konqueror (Figura 1.95), que além de ser um navegador Web, é também um gestor

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Manual de Configuração das impressoras (Fotocopiadoras) do AES

Manual de Configuração das impressoras (Fotocopiadoras) do AES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SERTÃ Manual de Configuração das impressoras (Fotocopiadoras) do AES As impressoras pertencentes à rede administrativa do AES poderão ser instaladas em computadores pessoais,

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

Utilização das Ferramentas e Recursos da Comunidade @rcacomum

Utilização das Ferramentas e Recursos da Comunidade @rcacomum Utilização das Ferramentas e Recursos da Comunidade @rcacomum Investigadores Responsáveis: Maribel Santos Miranda e Professor Doutor António Osório Instituto Estudos da Criança Universidade do Minho http://www.nonio.uminho.pt/arcacomum

Leia mais

BearingNet - Orçamentos Contenuto

BearingNet - Orçamentos Contenuto Contenuto Introdução... 2 Caixa de questionários... 3 Em curso (vender)... 3 Guardado (vender)... 3 Mostrar tudo... 3 Caixa de orçamentos... 3 Em curso (Comprar)... 3 Guardado (Comprar)... 3 Procura de

Leia mais

MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT

MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT MANUAL CHAT DE ATENDIMENTO VIASOFT 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Viasoft para melhor atender seus clientes está aperfeiçoando as suas ferramentas de atendimento. O Chat Online, já conhecido e utilizado pela

Leia mais

Tabelas vista de estrutura

Tabelas vista de estrutura Tabelas vista de estrutura A vista de estrutura permite definir a configuração dos dados Vamos adicionar os restantes campos à tabela carros, de acordo com o modelo de dados feito no papel 47 Tabelas vista

Leia mais

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo

Para criar a conta faça clique no separador. Abre um formulário com campos que terá que preencher. Basta ir seguindo CRIAR UMA CONTA DE CORREIO ELECTRÓNICO Ex: No hotmail: Abrir o Explorer Na barra de endereços escrever: http://www.hotmail.com Surge a página representada na fig.1. Fig. 1 Para criar a conta faça clique

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Tutorial Moodle ESDM - professores

Tutorial Moodle ESDM - professores Primeira entrada: Tutorial Moodle ESDM - professores USUÁRIO - MODIFICAR PERFIL No primeiro login/entrada no MOODLE aparecerá a tela do PERFIL para que o usuário complete seus dados. EDITANDO O PERFIL

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok Microsoft P ow erp oint Apresentação Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um data

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

Manual do Utilizador. Janeiro de 2012.

Manual do Utilizador. Janeiro de 2012. Janeiro de 2012. Índice 1. Introdução 2 Geral 2 Específico 2 Configurável 2 2. Acesso ao adapro 3 3. Descrição 4 Descrição Geral. 4 Funcionalidades específicas de um processador de textos. 5 Documento

Leia mais

No entanto, o melhor rendimento será obtido utilizando Firefox ou Chrome. Não é recomendado o uso de Internet Explorer 7 (ou anteriores).

No entanto, o melhor rendimento será obtido utilizando Firefox ou Chrome. Não é recomendado o uso de Internet Explorer 7 (ou anteriores). Elsevier ClinicalKEY Dicas para os utilizadores A ClinicalKEY é uma plataforma de conhecimento, que lhe permitirá aceder mais rapidamente que nunca, à informação clínica importante que necessita. Ainda

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes Manual Operacional Agenda Regulada Unidades Solicitantes Prefeito: Gilberto Kassab Secretária: Maria Aparecida Orsini de Carvalho Secretário Adjunto: Ailton Ribeiro de Lima Assessor de TI: Cláudio Giulliano

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais