Projeto Minha Identidade
|
|
|
- Maria Vitória di Castro Porto
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Projeto Minha Identidade Esta apostila é a primeira a ser desenvolvida com as crianças do Espaço Voar e tem como objetivo fortalecer o senso de identidade da criança como indivíduo, oferecendo situações onde a mesma poderá se colocar, perceber sua identidade e a do outro. Minha identidade foi escolhido como tema pois é o ponto de partida para o crescimento do indivíduo. A resposta para a pergunta Quem sou eu? vem de diversas formas, e precisa ser construída pouco a pouco. É a partir da elaboração deste autoconhecimento que a criança tem Espaço para Voar. Muitas das atividades tem como objetivo a construção da auto-estima, a começar pelo livro trabalhado Menina Bonita do laço de Fita, de Ana Maria Machado 1. Sugerimos que no início de cada dia tenha um momento inicial com boas-vindas, leitura de um versículo bíblico e uma oração. O conteúdo desta atividade fica por conta da facilitadora, mas oferecemos sugestões. Os seguintes versículos são relevantes ao tema desta apostila: Salmos , 1 João 3.1, 2 Timóteo 4.12, Salmos 8.2, Gênesis É importante que, no fim de cada rotina diária, haja um momento de fechamento, que chamamos de finalização. É muito importante que a criança entenda que hora começa e que hora termina o Espaço Voar. As atividades para este momento são escolhidas pelo monitor, mas oferecemos sugestões como momento de relaxamento, uma música, um jogo em grupo, uma oração. No desenvolvimento da linguagem, trabalharemos, como em todos os outros projetos, a leitura, interpretação de texto, composição e ortografia. Na gramática o foco será a utilização de gênero, número e grau. Na matemática trabalharemos conjuntos, subtração de números naturais, medidas de comprimento e massa. Em artes, saúde e cidadania o tema Minha Identidade será trabalhado em seus diversos aspectos. Nos momentos de Espiritualidade trabalharemos sobre Páscoa e assuntos relacionados a identidade. Encontra-se no final da apostila anexos necessários para a realização de algumas atividades. Durante este mês as crianças estarão preparando duas músicas para apresentar na igreja: 1 Uma música que promova auto-estima, a ser apresentada no final do projeto. Sugerimos Aos Olhos do Pai, de Ana Paula Valadão, 2 Uma música que fale sobre a Páscoa, a ser apresentada por ocasião da Páscoa. Sugerimos a música Páscoa, do CD Datas Especiais, grupo Mig e Meg - OBS: Esta apostila foi desenhada para ser utilizada nos meses de março e abril, portanto incluímos atividades para as datas especiais dentro deste período. Caso este material seja utilizado em outra época do ano, substitua estas comemorações por datas relevantes a época do ano em questão. 1 Este livro, da Editora Ática, pode ser adquirido em livrarias e está tambem presente em bibliotecas públicas.
2 Para as momentos de Espiritualidades, sugerimos o material Narrativas Bíblicas para as idades de 3 a 7 anos, encontrado em - Espiritualidade 1: Crucificação e ressurreição de Jesus Novo Testamento - revista 2 - Mateus 27 e 28 - Espiritualidade 2: Saul: escolhido por Deus Velho Testamento 2-1 Samuel 9 e 10 - Espiritualidade 3: Elias e os corvos Velho Testamento Revista 7-1 Reis 17 - Espiritualidade 4: Eliseu a Ursa contra ataca - Velho Testamento Revista 7-2 Reis 2 Alternativamente, as histórias bíblicas podem ser contadas com o material confeccionado pela própria facilitadora, baseado no texto bíblico sugerido para as lições. No final do projeto, é de extremo valor o momento de Celebração. Celebrar é parte importante da vida cristã e de extremo valor para a formação da identidade e autoestima de cada um. Seguindo a proposta do Espaço Voar, no final de semana seguinte ao encerramento da apostila, as crianças devem fazer a apresentação do que foi preparado na igreja e convidar seus pais, amigos e familiares para assistirem. É importante que a facilitadora, auxiliar e coordenadora façam uma avaliação de todo trabalho desenvolvido com as crianças, familiares e igrejas durante a utilização desta apostila. Uma avaliação séria sempre traz aprimoramento. Além da avaliação do desenvolvimento do Espaço Voar local, estamos abertos a sugestões para aprimoramento do material oferecido na apostila a qualquer momento e também durante os encontros do Espaço Voar. Que o Senhor use esta apostila como instrumento para construir em cada criança um caráter forte e a certeza de que são amados por Deus, por pessoas ao seu redor e são capazes de realizar MUITO! Materiais que acompanham esta apostila: o 01 Livro menina Bonita do Laço de Fita Autora: Ana Maria Machado Editora Ática o 04 Gravuras laminadas de pinturas (retratos) de artistas brasileiros com perguntas no verso (confeccionadas pela Coordenadoria de Ação Social)
3 Minha Identidade Planilha Momento 1 Momento 2 Momento 3 Momento 4 Momento 5 Boas-Vindas Nomes Apresentação Nossa Sala Canção Regras 1 Contar objetos Artes 1 Conversando sobre Arte Relaxamento Linguagem 1 Escrita livre Saúde 1 Introdução Regras 2 C, D, U Cidadania 1 Boas Maneiras Linguagem 2 Poesia - Dia da Mulher Espiritualidade 1 Páscoa: Jesus a crucificação Canção Momento 6 Momento 7 Momento 8 Momento 9 Momento 10 3 Conceito de conjuntos Saúde 2 Mãos Oração de gratidão Linguagem 3 Poesia Artes 2 Copiar uma pintura Mostrar e comentar sobre as gravuras Linguagem 4 Ler uma história Cidadania 2 Emoções Discussão 4 Cálculo mental e adição Espiritualidad e 2 Saul: escolhido por Deus 5 Tabela Quadrada de 100 Linguagem 5 Ler uma história Brincadeira Momento 11 Momento 12 Momento 13 Momento 14 Momento 15 Linguagem 6 Descrição de si mesmo Artes 3 Desenhar a si mesmo Mostrar e comentar 6 Adiçoes com mais de duas parcelas Linguagem Gênero e plural Artes 4 Artes de Corpo 7 Subtração Espiritualidad e 3 Elias e os corvos Linguagem 6 Superlativo Linguagem 7 Ortografia Saúde 3 Momento 16 Momento 17 Momento 18 Momento 19 Momento 20 Linguagem 8 Cartaz Cidadania 3 Cartaz por Espaço Voar 8 Comprimento Espiritualidade 4 As ursas contraatacam Aniversários Cidadania 4 Bolsa do família Cartãos identidade 9 Gráfico Cartãos identidade Celebração Eu te louvarei porque... de modo tão maravilhoso fui feito. Salmo 119:14
4 Momento 8 Boas-Vindas: Tempo: 5 Versículo e música Linguagem 4 Tempo: 40 Material: Livro Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado Objetivo: Ler uma história proporcionando às crianças o prazer da leitura, expandir o vocabulário da criança utilizando o contexto da história, Atividade 1 Tempo: 10 Mostre para as crianças a capa do livro e estimule o interesse perguntando sobre os diversos aspectos. Olhe para o desenho, sobre o que voces acham que o livro vai ser? Qual é o título do livro? O que quer dizer este nome em cima? Quem é o ilustrador?... e outras perguntas relevantes Mostre a parte de trás do livro e faça perguntas similares, será preciso ler o conteúdo da contracapa antes da momento e planejar este momento. Depois de conversar sobre os detalhes de trás, leia as informações ali contidas para os alunos. Atividade 2 Tempo: 20 Leia a história em voz alta para as crianças. Interrompa a leitura do livro na metade e pergunte: Quem são os personagens desta história? Onde que a história está acontecendo? Como era a menina? Porque o coelho queria ser preto? Quais outras idéias a menina poderia ter inventado? O que que vocês acham que vai acontecer depois? (Encoraje a imaginação das crianças com hipóteses sobre o final da história.) Depois deste momento de discussão, leia a história até o final. Atividade 3 Tempo: 10 As crianças lêem o texto. Observação: Ao ler uma história a criança pode não entender o conteúdo por não saber uma palavra. Nesta situação, três dicas podem auxiliá-la nesta leitura: * Contexto ler frase sem a palavra desconhecida e adivinhar a palavra pelo contexto. * Imagens quando um livro tem imagens, encoraje às crianças a usar as imagens para tentar adivinhar a palavra. * Silabação das palavras tentar ler a palavra sílaba por sílaba: p...pa...pal...pala...palavr...a...palavra. Neste momento, volte ao início do livro, cubra uma palavra e peça que as crianças adivinhem que palavra está sendo coberta adivinhar pelo contexto. Quando acertarem, mostre a palavra. Depois escolha outra palavra e, sem cobrir, peça para as crianças lerem: Era uma vez uma menina... ( e a criança deve tentar ler esta palavra)
5 Os cabelos eram... Escolha crianças diferentes para fazerem a leitura. Cidadania 2 Tempo: 40 Material: papel, lápis lousa. Objetivo: Esta momento tem como objetivo desenvolver o vocabulário na área das emoções, pois crianças muitas vezes só sabem dizer que estão tristes ou alegres, e isto aumenta a frustração. A discussão no final da momento servirá como estímulo para as crianças perceberem também as emoções do outro. Atividade: Inicie a momento desenhando na lousa em tamanho grande carinhas como as abaixo, demonstrando as seguintes emoções: feliz, triste, confuso, surpreso, com raiva, cansado. Peça para as crianças decidirem com que carinha se identificam no momento. Dê as crianças uma folha de papel, peça para dobrarem em 4 e desenharem primeiro como estão se sentindo no momento, e depois três outros sentimentos que já tiveram e escrevem embaixo quando foi. Discussão: Quando todos tiverem desenhado, discuta com as criancas seus sentimentos e como lidar com eles. O que fazer quando se sente com raiva, o que fazer quando o seu amigo está triste... Momento 11 Artes 3 Tempo: 40 Peça para as crianças fecharem os olhos e imaginarem o rosto deles. Que cor eles escolheriam para desenharem a si mesmos, escolheriam cores vibrantes como vermelho e alaranjado, ou escolheriam cores mais calmas como cinza e azul? Como eles querem se desenhar? O que este desenho vai mostrar sobre eles? Que sentimento eles querem mostrar com este desenho? Felizes? Tristes? O que eles estarão fazendo na desenho? O que vai ter como fundo no desenho? Pausadamente, peça para as crianças abrirem os olhos e desenharem a si mesmos, como imaginaram. Finalização Tempo: 5 Traga as crianças para um círculo e peça que cada uma mostre e comente sobre o seu auto-retrato. Momento 19 9 Material: Vários pacotes de alimentos com unidades de quilogramas e gramas; papel e lápis. Objetivos: Reconhecer o quilograma como unidade básica de massa, seus múltiplos e submúltiplos.
6 Atividade 1 Tempo: 20 Mostrar as crianças o alimento e discutir as diferentes massas: Feijão= 1kg, massa de milho= 500 g, margarina= 250g, pacote de biscoito=130g, pacote de leite de 200g. Perguntas: Qual tem mais peso, 1 kg ou 500 mg? Se eu colocar dois pacotes de feijão e um de massa de milho, eu terei o mesmo peso? E se eu colocar dois pacotes de massa de milho e um de feijão, terei o mesmo peso? Quantos pacotes de feijão preciso para fazer o mesmo peso?... e assim por diante. Atividade 2 Tempo: 20 Baseado no peso que as crianças pesquisaram no momento 17, desenvolva um gráfico humano. Crie uma fila de todas as crianças com peso entre 11 e 15kgs, e ao lado as com o peso entre 16 e 20kgs... Discutir com as crianças sobre esta fila: Que fila está maior? Porque? Demonstrar desenhando um gráfico. Encoraje às crianças a colocarem seus nomes ou desenhos como no exemplo: Nossos pesos 11-15kgs 16-20kgs 21-25kgs 26-30kgs 31-35kg 36-40kg Estimule as crianças a observarem: Qual é o seu peso? Qual coluna tem mais gente? Qual coluna tem menos gente? Qual pessoa está menos pesada? Qual pessoa está mais pesada? Atividade adicional: Tempo: 10 Cria um gráfico por seus aniversários, usando a exposição na parede.
Desafio para a família
Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um
Coordenadoria de Educação CADERNO DE REVISÃO-2011. Matemática Aluno (a) 5º ANO
CADERNO DE REVISÃO-2011 Matemática Aluno (a) 5º ANO Caderno de revisão FICHA 1 COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO examesqueiros Os Números gloriabrindes.com.br noticias.terra.com.br cidadesaopaulo.olx... displaypaineis.com.br
COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL
COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer
TIPOS DE RELACIONAMENTOS
68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,
APRENDENDO NOS MUSEUS. Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos
APRENDENDO NOS MUSEUS Exposição no Bloco do estudante: O brinquedo e a rua: diálogos Este material foi desenvolvido a fim de ajudar alunos e professores a tirar maior proveito de suas experiências museais.
Quatro Parábolas de Jesus
Quatro Parábolas de Jesus Neste pacote há materiais para uma série de quatro lições sobre algumas Parábolas de Jesus. Primeiramente está incluído o guia do líder, seguido por folhas que podem ser utilizadas
COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE
23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para
KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15
KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer
CURRÍCULO 1º ANO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM
CURRÍCULO do ENSINO UNDAMENTAL LINGUAGEM ORALIDADE Formar frases com seqüência e sentido. Relacionar palavras que iniciam com vogais. Associar primeira letra/som em palavras iniciadas por vogal. Falar
Auxílio ao Professor EBD Aprender+ Programa de Incentivo à Leitura
O PIL KIDS foi desenvolvido para ajudar na fixação das lições das revistas EBD infantil da Editora Betel de forma lúdica e contém várias atividades semanais elaboradas dentro de uma perspectiva e linguagem
Criar perfil de personagens literários na rede
Criar perfil de personagens literários na rede Que tal aliar as leituras literárias da turma ao uso das redes sociais digitais? A proposta desta atividade é que os alunos criem, em rede social, perfis
Lição. outros. Versículo Bíblico Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações Mateus 28:19
FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios da
PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO
PROJETO: CASA DE BRINQUEDO 1 RELATO DO PROCESSO Áreas: Matemática, Artes Plásticas Transversal: Meio Ambiente Faixa etária: 4 a 5 anos Turma com 30 crianças Duração: agosto a outubro/2004 Produto final:
2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?
TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não
Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade. Um Estudo de Viabilidade
Projeto da Disciplina Parte1: Estudo de Viabilidade ENTREGA: 09/04/09 Professor: Carlos José Maria Olguin Um Estudo de Viabilidade Você deve fazer um estudo de viabilidade para um projeto de sistema de
Disciplina: Matemática Data da realização: 24/8/2015
Ficha da semana 4º ano A/B/C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno
05/12/2006. Discurso do Presidente da República
, Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,
UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS
Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e
Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos
Conteúdos: Pronomes possessivos e demonstrativos Habilidades: Reconhecer os pronomes demonstrativos como marca em relação à posição, ao espaço e ao tempo no texto; Habilidades: Compreender os pronomes
Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.
DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,
Obedecer é sempre certo
Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem
Unidade 3: Acampamento Balaio
FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre
UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO)
Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 1 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 1: A ARMADURA DE DEUS O CAPACETE DA SALVAÇÃO (MENSAGEM DA SALVAÇÃO) 9-11 Anos CONCEITO CHAVE O primeiro passo para se ganhar a batalha é escolher
Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo
4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando
Todas as atividades que seu(sua) filho(a) realiza na escola, em todas as áreas de conhecimento, estão relacionadas aos objetivos de aprendizagem.
Brasília, 24 de fevereiro de 2014. Senhores Pais e/ou Responsáveis, Neste documento, listamos os conteúdos e objetivos referentes às aprendizagens pretendidas para os alunos do Maternal II, durante o 1º
Mão na roda. Projetos temáticos
Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da
o quantos queres da emoções
Brincadeiras de Brincar o quantos queres da emoções Recuperando um jogo tradicional da infância, o Quantos Queres das Emoções da Chão d andar, foi concebido como um jogo para os pais e os filhos atendendo
KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA
1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado
Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração
Unidade 1: A Bíblia: Um Guia de Sobrevivência e Vitória A Bíblia é como uma Semente: Ela pode ser Plantada em meu Coração Para as crianças de 7 e 8 anos, este trimestre inicia enfatizando o Fruto, do Crescimento.
Jogo ProvocAção. ProvocAção 5.-
Jogo ProvocAção Aprender brincando! Este foi o objetivo do desenvolvimento desse jogo. É um importante instrumento de aprendizagem, possuiu múltiplos usos e garante muita diversão e conhecimento para crianças,
Unidade 2 Do fundo do baú
Unidade 2 Do fundo do baú As necessidades educativas especiais para as quais foram criadas atividades adaptadas com base no conteúdo da Unidade 2 da obra Aprender Juntos Português, volume 3, são dislexia
A CURA DE UM MENINO Lição 31
A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)
ESBOÇO REFLEXÃO SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA
1 ESBOÇO REFLEXÃO SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA 2 REFLEXÃO SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA Pr. José Maria Soares de Carvalho Pastor Dirigente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Congregação Parque
Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN [email protected]
HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN [email protected] É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos
Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.
Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando
Como apresentar: Monografia? Artigo? Trabalhos?
Como apresentar: Monografia? Artigo? Trabalhos? APRESENTAÇÃO BÁSICA A apresentação deve compreender de forma sucinta os seguintes itens: Nome do aluno; Curso; Tema do trabalho; Objetivos propostos; Metodologia;
Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.
Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação
JESUS ACALMA A TEMPESTADE
Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia
Dia 4. Criado para ser eterno
Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...
1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015
1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar
LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros
LIÇÃO 8 Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses
ORIENTAÇÃO AOS COORDENADORES DAS REUNIÕES DE CRIANÇAS
ORIENTAÇÃO AOS COORDENADORES DAS REUNIÕES DE CRIANÇAS Queridos Coordenadores, Parabéns pelo empenho, dedicação e muito amor pelas crianças que Deus lhes confiou! Sentimos, no crescimento da SEICHO-NO-IE,
Escola de Evangelização Maria de Nazaré. SEFUARTE Semeando o Futuro com Arte - 2003. Tema: Nas Pegadas do Mestre
Escola de Evangelização Maria de Nazaré SEFUARTE Semeando o Futuro com Arte - 2003 Tema: Nas Pegadas do Mestre Oficina de Artes Plásticas 1 Bel e Maria Isabel 2 Ludmila e Cristiane Portella Parábola: Semeador
Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 5 Lendo e vivendo poemas. Recomendada para EF II ou EM. Tempo previsto: 4 aulas
Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 5 Lendo e vivendo poemas Recomendada para EF II ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Ler é um ato de recriação praticado
como a arte pode mudar a vida?
como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer
1) 2) 3) CD 4 Faixas: 80 80.
1ª Aula a) Cumprimentar cada criança cantando seu nome e dando um beijinho com fantoche. Nas primeiras aulas use sempre um fantoche na hora do cumprimento para ganhar a aproximação do aluno. Depois pode
Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?
Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.
Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.
12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar
18/11/2005. Discurso do Presidente da República
Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005
Título do TCC. Nome do Aluno
Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Título do TCC Nome do Aluno Goiânia 2013 Esta Página é a do Termo de
Unidade 3: Acampamento Balaio
FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Estar em um Pequeno Grupo LIÇÃO 13 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos
Leya Leituras Projeto de Leitura
Leya Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: JAPĨĨ E JAKÃMĨ Uma história de amizade Autor: Yaguarê Yamã Nacionalidade do autor: Brasileira Currículo do autor: Escritor, professor e artista plástico
_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com
23 24 25 _Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 26 27 Joe Navalha, 2013 28 TEXTO POR CAIO BASTOS Restam duas opções, ao se deparar com
Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.
Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo
LIÇÃO 1 Conhecendo a Igreja
LIÇÃO 1 Conhecendo a Igreja Ensino Ensino 11 11 Anos Anos Nesse currículo que se inicia começaremos falando sobre a história da igreja local. A Igreja Batista Central é a igreja de Jesus da qual fazemos
UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS
Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 12 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 1:12; I Pedro 3:15, 18 A Bíblia nos ensina
Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS
Reunião 15 Reunião de Seção DEVERES PARA COM DEUS Área de Desenvolvimento enfatizada: ESPIRITUAL Ramo: Pioneiro Mês recomendado para desenvolver esta reunião: Qualquer mês. Explicação sobre o tema: Frente
PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches
PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches Resumo O presente projeto foi desenvolvido pelas professoras, com crianças de dois a três anos
Aprender linguagem > 4 a 5 anos > VOCABULÁRIO. Aumentando o vocabulário (ajudas e efeitos gerais)
Aprender linguagem > 4 a 5 anos > VOCABULÁRIO Aumentando o vocabulário (ajudas e efeitos gerais) 1 Aprender linguagem > 4 a 5 anos > VOCABULÁRIO > 1. Aumentando o vocabulário (ajudas e efeitos gerais)
Professora Sandra Bozza, você é a favor da alfabetização através do método fônico?
Professora Sandra Bozza, você é a favor da alfabetização através do método fônico? Não! A concepção de linguagem na qual acredito é a que tem como pressuposto que a linguagem (tanto oral, quanto escrita)
Formação de PROFESSOR
Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação Ricamente ilustrada e escrita em versos, a obra narra a história de Ubaldo, urubu descendente de uma família
A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO
A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno
Densímetro de posto de gasolina
Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do
Quem tem medo da Fada Azul?
Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR
André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com
E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:
LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS
LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através
Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br
Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento
RECUPERAÇÃO DE IMAGEM
RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu
Identificação do projeto
Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os
Juniores aluno 7. Querido aluno,
Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos
Recado aos Pais e Professores
Recado aos Pais e Professores A criança aprende fazendo. Um trabalho manual confeccionado logo após a história bíblica fixa os ensinos que a criança acabou de ouvir, e também é um lembrete visual do constante
Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas
Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve
Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a
Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DO EXÉRCITO NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO E INTERVENÇÃO NA CRISE Edição - Julho 2014
7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7
HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,
CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.
LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00
Imagens Mentais Por Alexandre Afonso
2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos
Material em Feltro para o primeiro trimestre de 2016 Janeiro, Fevereiro e Março
Comercial Kopprint - Telefax (17) 3281-7454 Material em Feltro para o primeiro trimestre de 2016 Janeiro, Fevereiro e Março Pedidos: Telefax - (17) 3281-7454 / Caixa Postal 85 - Olímpia - SP - CEP 15400-000
LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS
LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS LIVROS DE AUTO AJUDA E AS SEITAS EVANGÉLICAS Tenho observado e tentado entender do porquê de tanta venda destes livros considerados de Autoajuda e ao mesmo
No mês de setembro, realizamos o encontro do curso de formação Arte e Espaço Público no MASP. Foi um dia muito especial para os participantes!
Instituto Sidarta Programa Desafios Impaes 2011 Nome do Projeto: Embu com Arte Setembro/2011 NOTÍCIAS FRESQUINHAS Setembro Nome do Projeto: Embu com Arte Instituição responsável pela formação: Instituto
BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;
BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir
5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet
5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o
Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias...
Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Mamãe Sarada 2015 Todos os direitos reservados...com Apenas 14Min/Dia! mamaesarada.com.br Av. Eng Carlos Goulart 1015 sala 313 Belo Horizonte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS
Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade
Metamorfose Transformação de vidas Lição 1 Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Conceito Chave Versículo Bíblico Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham
Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram
4 Museu e Memória: os objectos contam a sua história Os objectos que encontras nos museus contam diversas histórias, sobre quem os fez, onde foram feitos e quando foram feitos. Queres saber algumas das
A menina que queria visitar a tia
Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro
A escola de Jesus Cristo
A escola de Jesus Cristo Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês
INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão
1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não
MATEMÁTICA EM TODA PARTE II
MATEMÁTICA EM TODA PARTE II Episódio: Matemática na Cidade Resumo O Episódio Matemática na Cidade, o segundo da série Matemática em Toda Parte II, vai abordar situações envolvendo fluxo e movimento nas
Gêneros discursivos no ciclo da alfabetização 1º ao 3º ano do ensino fundamental
Gêneros discursivos no ciclo da alfabetização 1º ao 3º ano do ensino fundamental Não se aprende por exercícios, mas por práticas significativas. Essa afirmação fica quase óbvia se pensarmos em como uma
AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA
AULA CRIATIVA DE ORTOGRAFIA Apenas uma experiência que pode ser recriada para outros conteúdos Glorinha Aguiar [email protected] Terminada a audição, eu escrevi na lousa o título da música, o nome
INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DA LOJA
INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DA LOJA CAMPANHAS É muito importante que qualquer negócio do comércio consiga apresentar algumas novidade para os seus clientes de forma regular. Um bom exemplo são as lojas de roupa
Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte
Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para
POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?
POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça
Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos.
Dicas para você trabalhar o livro Mamãe, como eu nasci? com seus alunos. Caro professor, Este link do site foi elaborado especialmente para você, com o objetivo de lhe dar dicas importantes para o seu
Lição 07 A COMUNIDADE DO REI
Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.
SÉRIE 7: Trabalho. para olhar. pensar, imaginar... e fazer. Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela.
27 The Bridgeman Art Library SÉRIE 7: Trabalho Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela. 28 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945).
O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br
A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava
José e Maria partem para Belém Lucas 2
José e Maria partem para Belém Lucas 2 Só para você Aprendendo Para decorar Respeitando a maneira que você está acostumado a fazer com sua classe, gostaríamos de apenas dar algumas sugestões com relação
