Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável
Anatomia Estrutura saudável
Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm gengivas normalmente um pouco mais escuras.
1.- Gengivas vermelhas e inchadas. Independentemente da constituição da pessoa, as gengivas nunca devem estar vermelhas ou inflamadas como mostra a figura ao lado.2. 2.- Gengivas que sangram.. As gengivas nunca devem sangrar, mesmo quando escovadas vigorosamente ou com uso de fio dental. Se sua gengiva sangra, mesmo raramente, algo está errado!
Mau Hálito persistente O O mau hálito pode ser um sinal de doença periodontal. Você pode notá- lo por si mesmo. Sua família pode ajudá-lo, dizendo-lhe isso.
4. 4.- Espaços que começam a aparecer entre os dentes. 5. 5.- Mobilidade presente em um ou mais dentes
6.- Gengivas retraídas. A doença faz com que a gengiva se contraia, distanciando-se se da coroa e expondo parte da raiz. Isto faz o dente parecer maior. As pessoas de idade avançada podem ter uma discreta retração denominada fisiológica ou senil que não é causada pela doença periodontal. Mas, qualquer retração gengival em qualquer idade deve ser considerada suspeita, até que seu dentista diga que é normal em você. 7.- Dor vaga ou coceira, ou outro desconforto.
Doença Periodontal Perda das estruturas de suporte do dente
Acúmulo de placa bacteriana, tártaro e cárie
Periodontite avançada
Doença Periodontal avançada
Retração gengival
Perda dos dentes
Dentes escurecidos e retração gengival
:: Como as doenças gengivais podem ter relação com outras doenças sistêmicas? Os estudos recentes nesta área indicam que as doenças periodontais podem agravar doenças sistêmicas através do transporte de microorganismos ou de seus produtos tóxicos via sanguínea, da cavidade bucal ao órgão debilitado. As bactérias que estão em abundância no tecido inflamado de sustentação dos dentes podem atingir os pulmões, coração e até mesmo o feto em crescimento em uma mulher grávida. Essa migração bacteriana pode desencadear partos prematuros de bebês com baixo peso, pneumonias, doenças cardiovasculares, complicações num indivíduo diabético, entre outros.
Presença de Placa Bacteriana Inflamação da gengiva
Perda dos dentes
Prognosticos ANTES: : Dentes com abrasão, mal alinhados e com doença periodontal. DEPOIS: : Reabilitação estética com Prótese de Porcelana, realinhamento, tratamento periodontal.
Situação Clinica
ANTES: Doença periodontal avançada com colapso da oclusão DEPOIS: Prótese total superior com Prótese fixa inferior
D. Gengivais podem afetar nossa saúde geral? As doenças que acometem os tecidos de sustentação de nossos dentes, gengiva, osso e ligamentos, são responsáveis em grande parte pela perda precoce de elementos dentários. Além de mau-hálito, sabe-se se hoje que as doenças periodontais, como são chamadas generalizadamente, também são responsáveis pelo agravamento de doenças de ordem sistêmica, dentre elas doenças respiratórias e cardiovasculares. Dependendo da severidade do problema, tanto bucal como geral, o indivíduo pode sofrer complicações gravíssimas e chegar até a óbito. Por isso, as pessoas precisam conscientizar-se se da importância de cultivar hábitos bucais saudáveis a fim de se ter uma vida longa e com qualidade.
:: Qual a principal causa das doenças gengivais? O acúmulo de placa bacteriana na superfície dental é o principal responsável pelo desenvolvimento de cárie, gengivites e periodontites. A placa bacteriana, também chamada de biofilme, é formada por depósito bacterianos e componentes da saliva fortemente aderidos às superfícies dos dentes. Ela é removida através da escovação e uso de fio dental rotineiramente.
O que é gengivite? É É uma inflamação causada pela presença de bactérias na margem da gengiva. A gengivite caracteriza-se por inchaço, vermelhidão, sensibilidade e sangramento gengivais. Após a remoção do biofilme a gengiva volta ao normal, caso contrário pode evoluir para uma periodontite.
O que é Periodontite? Lesão inflamatória infecciosa que afeta os tecidos de sustentação dos dentes tendo as mesmas características da gengivite, porém levando a perda óssea, mobilidade e até perda dos elementos dentais em casos mais avançados. Geralmente é uma doença crônica que necessita de cuidados periódicos pelo cirurgião dentista.
Pq algumas pessoas têm e outras nâo? As doenças periodontais geralmente estão relacionadas a uma higiene bucal deficiente e conseqüentemente ao acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. Porém, além da quantidade de bactérias, deve-se levar em conta o tipo de bactérias e outros fatores que agravam este quadro. O estresse, o fumo, deficiências vitamínicas, alterações hormonais, determinados medicamentos, fatores genéticos, deficiências no sistema imunológico e infecções pelo HIV podem desencadear ou agravar as doenças periodontais.
ANTES: Doença periodontal avançada com colapso da oclusão DEPOIS DEPOIS: Prótese total superior com Prótese fixa inferior