MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL"

Transcrição

1 MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL

2 INÍCIO Nos últimos anos, a busca pela qualidade de vida e os cuidados com a saúde aumentaram significativamente. O acesso mais fácil e rápido à informação foi um dos responsáveis pela maior preocupação com alimentação, com a prática de exercícios físicos e com o corpo. No entanto, quando o assunto é saúde da boca e dos dentes, a dedicação já não é tão efetiva. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a prevenção e o controle da cárie entre adolescentes, adultos e idosos está entre os piores do mundo. Muitas pessoas acabam se esquecendo de cuidar da saúde bucal por achar que a escovação de no mínimo três vezes ao dia, os dentes brancos e posicionados corretamente são o suficiente. A saúde bucal não se reflete somente na beleza dos dentes. Além de ser uma ligação entre o meio externo e o nosso organismo, a boca é parte fundamental da saúde do indivíduo. RISCOS À SAÚDE Quando os dentes estão deteriorados pelas cáries ou por outros problemas bucais, pode se ocasionar uma mastigação deficiente que, por sua vez, pode levar o indivíduo a ter problemas gastrointestinais ou até piorá-los, caso sofra de algum (gastrite ou úlcera), devido à deficiência no processo digestivo, que começa pela boca. Por mais estranho que pareça, problemas no coração, nos rins e até na coluna podem estar relacionados à cárie, a gengivite ( inflamação da gengiva e a doença periodontal). Cerca de 40% dos casos de endocardite (infecção nas válvulas do coração) pode ser provocado por problemas na boca. Isso é possível porque as bactérias originárias de cáries e doenças gengivais entram na corrente sanguínea, alojam-se nas válvulas do coração e desenvolvem a doença Para se evitar todos esses riscos à saúde, a correta higiene bucal deve ser levada a sério.

3 PRINCIPAIS PROBLEMAS CÁRIE Cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. PLACA BACTERIANA A placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental, é o acúmulo de bactérias da flora sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal e gengivite GENGIVITE A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e sustenta os dentes. É causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista. TÁRTARO Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.

4 DOENÇA PERIODONTAL A doença periodontal é uma doença que se caracteríza como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A doença periodontal pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. HALITOSE A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. É um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação) esteja acontecendo. A halitose não significa apenas uma doença, mas também, uma alteração das condições fisiológicas, como por exemplo a halitose matinal, que a maioria das pessoas têm. A halitose em geral é um problema de saúde com consequências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que aflige, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial. A halitose também é conhecida como hálito fétido, mau hálito, fedor da boca. A halitose geralmente está associada à existência de cáries e a má higiene bucal, porém pode ter outra origem como a respiratória, (sinusite e amidalite) digestiva, (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal) e a de origem metabólica e sistêmica.

5 COMO PREVINI-LOS ESCOVAS DENTAIS A escovação é muito importante na prevenção da cárie, doenças periodontais e várias outras doenças bucais, pois elimina a placa bacteriana (bactérias + restos de alimentos), que é a principal causadora dessas doenças. A escova ideal para dentes naturais deve ter cabeça pequena (para alcançar todos os dentes), cerdas macias com pontas arredondadas e de mesmo tamanho. As escovas duras, além de machucarem a gengiva, podem desgastar os dentes, provocar retração gengival e a pessoa pode sentir sensibilidade ao ingerir alimentos frios ou quentes, além de ficar com a estética do sorriso prejudicada. C M Y CM MY CY CMY K CREMES DENTAIS A função do creme dental é melhorar a efetividade da remoção da placa bacteriana, pois, apesar de não ser indispensável, tem-se comprovada a sua importância para garantir a limpeza e o polimento dental. A quantidade de pasta dental para os adultos deve ser aproximadamente do tamanho de uma ervilha ou de um grão de milho. Essa quantidade é suficiente para que seja realizada um boa escovação sem desperdícios. De um modo geral, a pasta dental indicada é a que contém flúor, sendo que as demais são recomendadas pelos dentista em alguns casos particulares.

6 MAU HÁLITO A pessoa que tem mau hálito constante não percebe o próprio hálito, pois acaba se acostumando. Ela precisaria ser avisada por algum familiar, amigo de confiança ou pelo dentista. A saburra lingual é uma placa bacteriana lingual que fica aderida ao dorso da língua com aspecto viscoso e esbranquiçado ou amarelado, responsável por 95% dos casos de halitose. Há vários outros motivos como a má higiene bucal, cáries, problemas gengivais, diminuição da quantidade de saliva, originada principalmente por estresse, doenças sistêmicas e por medicamentos como antialérgicos, antidepressivos, tranquilizantes, entre outros. Para se livrar do mau hálito é necessário que a higienização seja adequada, isto é, utilizando a escova dental, fio dental e principalmente escovando a língua. Se a causa do mau hálito for a diminuição da quantidade de saliva, deve-se identificar a causa e estabelecer um tratamento adequado. CÂNCER BUCAL O câncer bucal é um tumor malígno que pode aparecer devido a má higienização bucal, dentes quebrados, próteses parciais removíveis ou totais mal adaptadas, além das causas mais conhecidas como o uso do tabaco, bebidas alcoólicas, radiação solar entre outras. Quanto mais cedo for descoberto e adequadamente tratado, maior será a chance de cura e sobrevida do paciente, variando de 85% a 100% as chances quando tratado na fase inicial. Atenção àquelas feridas na boca que não cicatrizam em 2 semanas, como manchas brancas, vermelhas ou negras; carnes crescidas; caroços; inchaços e dificuldade de engolir. Se ao fazer um auto-exame diante do espelho, for verificado qualquer alteração, procure orientações profissionais.

7 CUIDADOS ESPECIAIS COM A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS Para uma boa saúde bucal, devemos nos importar mais com a frequência e o momento da ingestão dos açúcares do que com a quantidade ingerida. O essencial é estabelecer horário para as refeições das crianças e concentrar nelas o consumo de açúcar, pois essa prática além de beneficiar a saúde da criança como um todo, ajuda a prevenir as cáries. O melhor momento para consumir açúcar é depois das refeições e o pior é antes de dormir. Mamadas noturnas, mamadeiras adoçadas, doces, balas e bolachas (principalmente as recheadas) consumidos várias vezes por dia, são os maiores responsáveis pelas cáries em crianças. Caso tenham dúvidas consultar um odontopediatra. C M Y CM VISITAS REGULARES AO DENTISTA As visitas ao dentista devem ocorrer pelo menos duas vezes ao ano. Dessa maneira, é possível detectar problemas bucais precocemente e garantir um tratamento adequado. MY CY CMY K Fonte: Biblioteca virtual em Saúde do Ministério da Saúde, Uniodonto, OdontoPrev, Secretaria de Serviços Integrados de Saúde da Procuradoria Geral da República e Folha Equilíbrio do jornal Folha de São Paulo.

8 SÃO JOAQUIM HOSPITAL E MATERNIDADE Tel.: (16) Diretor técnico: Sérgio Cécilio Hallak CRM Maio/2015

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA Saúde Bucal É muito importante manter sua saúde em dia. Um belo sorriso é o único capaz de fazer a diferença em qualquer situação. A saúde bucal não se reflete somente na

Leia mais

Sorria, mostre o que você tem de melhor!

Sorria, mostre o que você tem de melhor! Sorria, mostre o que você tem de melhor! Caro(a) beneficiário(a), a Interodonto apresenta a você algumas orientações sobre saúde bucal, higiene oral e prevenção de doenças bucais. Este guia tem caráter

Leia mais

Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm

Leia mais

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO Sorria! VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO A BOCA O cuidado com a saúde de nossa boca é fundamental para a saúde de todo o nosso organismo. Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética. Se não cuidarmos adequadamente

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL Por que a saúde bucal é tão importante? A falta de cuidados vai além da perda dos dentes. Ao longo dos anos, a higiene bucal vem sendo entendida como de importância

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Periodontite. Sua saúde começa pela boca! O que é doença periodontal ou periodontite? ESMALTE DENTINA GENGIVAS POLPA PERIODONTITE OSSO ALVEOLAR CEMENTO NERVOS E VASOS

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Diga adeus ao mau hálito! HALITOSE A halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim

Leia mais

Você sabe o que é cárie?

Você sabe o que é cárie? Clínica Geral Você sabe o que é cárie? Todo mundo acredita que a cárie é uma espécie de bichinho que vai comendo o dente! Mas na verdade, chamamos de cárie a deterioração do dente que é causada pelas bactérias

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

ODONTOLOGIA I. Projeto Sorriso - Higiene bucal

ODONTOLOGIA I. Projeto Sorriso - Higiene bucal ODONTOLOGIA I Projeto Sorriso - Higiene bucal ÍNDICE Apresentação... 04 Conhecendo o dente... 06 Placa Bacteriana... 06 Tártaro... 07 Cáries... 07 Canal... 08 Extração... 08 Cuidados com a saúde bucal

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA CIRURGIA ORAL A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos. Se você já completou 60 anos, como está a saúde de sua boca? A boca é a porta de entrada do seu organismo. A integridade

Leia mais

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS PERIODONTIA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS PERIODONTIA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS Cirurgiã-Dentista CONCEITO: PERIODONTIA Especialidade Odontológica que estuda os tecidos normais e as doenças do sistema de implantação e sustentação dos

Leia mais

HIGIENE BUCAL SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL

HIGIENE BUCAL SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL HIGIENE BUCAL SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca

Leia mais

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990 Mau Hálito Todas as pessoas têm mau hálito? Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico.

Leia mais

- Suas gengivas sangram quando você passa o fio dental, escova os dentes ou quando você mastiga alimentos duros?

- Suas gengivas sangram quando você passa o fio dental, escova os dentes ou quando você mastiga alimentos duros? TESTE Descubra se você tem problemas de gengiva Responda a algumas questões neste teste interativo e descubra se você pode ter algum problema gengival. Em alguns instantes, você irá descobrir se precisa

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO

GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO Introdução... 3 Saiba quais são as doenças bucais mais comuns... 5 Entenda como evitar doenças bucais... 8 Halitose: saiba como combater o vilão da

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde 1ª Edição 1ª Reimpressão

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde  1ª Edição 1ª Reimpressão MINISTÉRIO DA SAÚDE Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs 1ª Edição 1ª Reimpressão Brasília DF 2013 MINISTÉRIO DA SAÚDE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito e saudável,

Leia mais

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa Índice Introdução...03 Primeiramente enxague...04 Procure a escova certa...05 Pasta de dentes...06 Escove da maneira correta...07 Passe fio dental...08 Nunca esqueça da língua...09 Cuidado no uso de enxaguatórios

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema Matéria publicada em 27 de Abril de 2014 Mau hálito,

Leia mais

VETSET HOSPITAL VETERINÁRIO DOENÇA PERIODONTAL

VETSET HOSPITAL VETERINÁRIO DOENÇA PERIODONTAL VETSET HOSPITAL VETERINÁRIO DOENÇA PERIODONTAL É a doença da cavidade oral que ocorre com maior frequência no cão e no gato. É uma infeção que afeta os dentes e os seus tecidos de suporte (periodonto).

Leia mais

LINHA ADULTO PROFISSIONAL

LINHA ADULTO PROFISSIONAL LINHA ADULTO PROFISSIONAL Facilita a higienização de locais de difícil acesso ou que possuam uma área menor, auxiliando na prevenção de cáries e doenças gengivais. Para uma limpeza individual em todo contorno

Leia mais

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 2 3 CARO BENEFICIÁRIO GUIA RÁPIDO PARA SABER A ESPECIALIDADE QUE VOCÊ PRECISA Consulta de diagnóstico - CLÍNICA GERAL Tratamento de gengiva - PERIODONTIA Tratamento de

Leia mais

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 2 CARO BENEFICIÁRIO A Interodonto Sistema de Saúde Odontológica é uma empresa do Grupo NotreDame Intermédica. Atua nas mais diferentes especialidades da odontologia por

Leia mais

E L R A C B U B O E D S Ú R AS LA S FAOM VA

E L R A C B U B O E D S Ú R AS LA S FAOM VA VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE BUCAL Como manter uma boa saúde Saúde bucal bucal na terceira idade? É sempre importante manter Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas saúde periódicas com seu dentista,

Leia mais

A SAúde bucal dos brasileiros

A SAúde bucal dos brasileiros A Saúde bucal dos brasileiros A saúde bucal dos brasileiros tem sido estudada e analisada desde 1986 pelo Ministério da Saúde, por meio de levantamento epidemiológico. Dessas pesquisas resultou o projeto

Leia mais

Placa bacteriana espessa

Placa bacteriana espessa A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,

Leia mais

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL HIGIENE BUCAL A Higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é

Leia mais

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado.

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado. OdontoPrev Sorria: você está sendo bem cuidado. Dicas OdontoPrev para um sorriso perfeito INTRODUÇÃO Por um sorriso mais saudável e bonito! É A OdontoPrev quer ver você saindo por aí com um sorrisão estampado

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença 1 A Saúde oral é um direito humano fundamental e que deve estar sustentada nas políticas de saúde OMS, 2015 A Saúde Oral é polifacetada e incluí a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar,

Leia mais

Segundo pesquisa realizada pelo Prof. Daniel Van Steemberg (1999), juntamente com

Segundo pesquisa realizada pelo Prof. Daniel Van Steemberg (1999), juntamente com MAU HÁLITO Segundo pesquisa realizada pelo Prof. Daniel Van Steemberg (1999), juntamente com uma equipe de gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras e periodontistas da Universidade de

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA Cirurgia Oral A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

Doença Periodontal na Infância

Doença Periodontal na Infância Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia Doença Periodontal na Infância Profa. Dra. Ana Estela Haddad Camilla V. Galatti / Dr. Cássio Alencar Doença periodontal é uma afecção da fase adulta?

Leia mais

Lembre-se que ações preventivas sempre trarão melhores resultados na sua qualidade de vida.

Lembre-se que ações preventivas sempre trarão melhores resultados na sua qualidade de vida. Esta cartilha foi elaborada para orientar os pacientes com câncer, bem como seus cuidadores, sobre a importância da manutenção da saúde bucal durante todas as fases do tratamento oncológico. Lembre-se

Leia mais

Dra. Elena Portes Teixeira Will CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: DOENÇA PERIODONTAL:

Dra. Elena Portes Teixeira Will CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: DOENÇA PERIODONTAL: CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: 1Muita atenção na escovação. Siga as dicas abaixo: Escovar sempre depois das refeições. Mesmo quando fizer apenas um lanchinho ; Sempre usar o fio dental

Leia mais

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia?

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia? - ORTODONTIA - O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Bucal O coração é uma bomba eficiente que bate 60 a 80

Leia mais

Higiene bucodental. Professora Monica Zeni Refosoco Odontologia UNOCHAPECÓ

Higiene bucodental. Professora Monica Zeni Refosoco Odontologia UNOCHAPECÓ Higiene bucodental Professora Monica Zeni Refosoco Odontologia UNOCHAPECÓ A promoção da saúde bucal Odontologia preventiva: é soma total dos esforços para promover, manter e/ou restabelecer a saúde do

Leia mais

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral PALESTRA A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral A saúde começa pela boca Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo

Leia mais

HALITOSE HALITOSE. O que é Halitose? Principais causas da Halitose. Por Dra. Maria Cristina Moscatello

HALITOSE HALITOSE. O que é Halitose? Principais causas da Halitose. Por Dra. Maria Cristina Moscatello O que é Halitose? A halitose é a alteração do hálito ou mau hálito. Esta palavra origina-se do latim Halitus (ar expirado) e osi (alteração). Principais causas da Halitose Saburra lingual; Doença periodontal;

Leia mais

Porque é que os dentes são tão importantes? Eu sou o João!

Porque é que os dentes são tão importantes? Eu sou o João! Índice Porque é que os dentes são tão importantes?...9 Linha do tempo dos dentes...10 Constituição de um dente...12 Dentes de leite...14 Tipos de dentes e para que servem...16 Dentes do siso: os rebeldes

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

Air-Lift é diferente porque é mais eficaz

Air-Lift é diferente porque é mais eficaz Hálito naturalmente fresco Air-Lift é uma gama de produtos desenvolvidos para combater o mau hálito. Formulada tendo como base o azeite extra virgem e outros óleos mediterrânicos, Air-Lift atua nos Compostos

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

São causas de mau hálito:

São causas de mau hálito: É possível que eu tenha mau hálito e não saiba? Sim. As pessoas que têm um mau hálito constante, por fadiga olfatória, não percebem o seu próprio hálito. Somente as pessoas que têm períodos de halitose

Leia mais

COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental.

COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental. COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental. Muitas pessoas se preocupam com a higiene bucal e escovam seus dentes várias vezes ao dia.

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Guia da Família para a Saúde Bucal

Guia da Família para a Saúde Bucal Guia da Família para a Saúde Bucal Você pode prevenir doenças bucais. Seguindo a informação deste guia, você e sua família podem ter dentes e gengivas saudáveis por toda a vida. 4 Passos para um Sorriso

Leia mais

Saúde bucal. Simples hábitos evitando sérios problemas.

Saúde bucal. Simples hábitos evitando sérios problemas. Saúde bucal. Simples hábitos evitando sérios problemas. índice 1. Introdução 2. Saúde bucal 3. Como é a nossa boca 3.1. O dente 3.1.1. Dente de leite (decíduos) 3.1.2. Troca dos dentes 3.1.3. Dentes permanentes

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Cálculo (pedra) da vesícula. Quem pode ter pedra (cálculo) na vesícula? Pedra ou calculo da vesícula e uma doença bastante comum.

Leia mais

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais.

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais. 1 Sumário 3 O que Você encontrará neste e-book? 5 Por quais motivos os nossos dentes escurecem? 7 Tipos de Clareamentos Dentais 9 Recomendações 11 Quem pode realizar o tratamento? 13 Indicações finais

Leia mais

ABCFARMA ESPECIAL SETEMBRO/2018 DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE. Dá para engolir?

ABCFARMA ESPECIAL SETEMBRO/2018 DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE. Dá para engolir? ESPECIAL ABCFARMA SETEMBRO/2018 DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE Dá para engolir? Capa_Senior SETEMBRO_18.indd 1 24/08/2018 09:44:04 E special Sênior DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA

Leia mais

Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO

Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO SAÚDE BUCAL Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO ANATOMIA BUCAL ANATOMIA DENTAL TIPOS DE DENTES

Leia mais

Pesquisa ABHA 2013 mau hálito em idosos

Pesquisa ABHA 2013 mau hálito em idosos Pesquisa ABHA 2013 mau hálito em idosos PESQUISA MAU HÁLITO NO IDOSO A estrutura etária da população brasileira vem mudando ao longo dos anos, com aumento da expectativa de vida. Segundo dados do Instituto

Leia mais

O MANUAL DA DOR DE DENTE

O MANUAL DA DOR DE DENTE E S C R I T O P E L A D R A. C R I S T I N A S H I D O M I O MANUAL DA DOR DE DENTE Vamos conhecer melhor as estruturas dos dentes, assim podemos entender porque ocorre a sensação incômoda da dor de dente,

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PERIODONTIA 1 - DIAGNÓSTICO 2 - TRATAMENTO PERIODONTAL 3 - ACOMPANHAMENTO 1. DIAGNÓSTICO 1.1- ANAMNESE 1.2- EXAMES COMPLEMENTARES 1.3- AVALIAÇÕES CLÍNICA 1.1. ANAMNESE História

Leia mais

Cuidados dentários em cães e gatos

Cuidados dentários em cães e gatos Anátomo-Fisiologia Estrutura do dente (fig. 1) Cuidados dentários em cães e gatos Externamente divide-se em duas áreas: coroa (superfície para fora da junção com a margem gengival) e a raiz (porção para

Leia mais

CONTROLE MECÂNICO DO BIOFILME DENTAL

CONTROLE MECÂNICO DO BIOFILME DENTAL CONTROLE MECÂNICO DO BIOFILME DENTAL PLACA DENTAL OU BACTERIANA = BIOFILME DENTAL BIOFILME pode ser definido como uma comunidade bacteriana, em uma matriz composta por polímeros extracelulares, aderidas

Leia mais

Pet com hálito fresco melhora até seu consultório.

Pet com hálito fresco melhora até seu consultório. Pet com hálito fresco melhora até seu consultório. A VIDA EXIGE O MELHOR. A IBASA pesquisa e desenvolve produtos que melhoram a qualidade da vida animal. São medicamentos e cosméticos para animais de estimação

Leia mais

Saiba a seguir o que é preciso fazer para ter um sorriso saudável!

Saiba a seguir o que é preciso fazer para ter um sorriso saudável! Sorriso saudável Um sorr iso significa Vamos descobrir Quem sorri vive melhor e faz com que todo mundo se saúde e felicidade porque sorriso é coisa séria! Você sabia que não é difícil nem complicado ter

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de revenção do câncer

Leia mais

Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I Aula 6 Agentes mecânicos para o controle do biofilme

Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I Aula 6 Agentes mecânicos para o controle do biofilme Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I Aula 6 Agentes mecânicos para o controle do biofilme Biofilme pode ser definido como uma comunidade bacteriana, em uma matriz composta por polímeros extracelulares,

Leia mais

UMA ESCOVA PARA CADA USO

UMA ESCOVA PARA CADA USO UMA ESCOVA PARA CADA USO Nem só das importantes medidas preventivas(alimentação sadia e Flúor na água/tópico),vive o cuidado adequado com os dentes e cavidade bucal...tem aquele diário, cada vez que você

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Corsodyl Dental 2 mg/ml solução para lavagem da boca 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de Corsodyl Dental solução para

Leia mais

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano LESÕES INFLAMATÓRIAS DOS TECIDOS BUCAIS PERIODONTOPATIAS PERIODONTOPATIAS DOENÇAS DO PERIODONTO Periodontopatias Pulpopatias Periapicopatias Inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes(tec.peridentais).

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENÇÃO À SAUDE BUCAL JUNTO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM PONTA GROSSA -PR.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATENÇÃO À SAUDE BUCAL JUNTO A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM PONTA GROSSA -PR. 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO RELATO DE EXPERIÊNCIA:

Leia mais

UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 6 Dona Margarida. Fundamentação Teórica: Odontologia geriátrica

UNA-SUS Universidade Aberta do SUS SAUDE. da FAMILIA. CASO COMPLEXO 6 Dona Margarida. Fundamentação Teórica: Odontologia geriátrica CASO COMPLEXO 6 Dona Margarida : Maria Angela M. Mimura As alterações e patologias apresentadas no caso de Dona Margarida são diversas e de etiologias diferentes, portanto serão tratadas por itens de modo

Leia mais

Ciências da Natureza

Ciências da Natureza Ciências da Natureza Os alimentos como veículo de nutrientes Trabalho realizado por: Ana Moreira nº2 6ºD Disciplina de: Ciências da Natureza Professora: Sandra Freitas Fajões, Dezembro,2011 Introdução

Leia mais

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Curso de capacitação O envelhecimento e as Demências Prof. Marcos Fernando B. Santiago Medicina Enfermagem Cuidadores e outros profissionais Fisioterapia Assistência

Leia mais

Aspectos microbiológicos da Cárie Dental

Aspectos microbiológicos da Cárie Dental Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br Aspectos microbiológicos da Cárie Dental Prof: Bruno Aleixo Venturi 1 O que é a doença cárie? 2 CÁRIE DENTAL Do#La&m# Carious

Leia mais

Philips Sonicare AirFloss. Um jato triplo de mais saúde para a gengiva.

Philips Sonicare AirFloss. Um jato triplo de mais saúde para a gengiva. Philips Sonicare AirFloss Um jato triplo de mais saúde para a gengiva. O novo Philips Sonicare AirfFoss Ultra. Proporciona a quem não usa o fio dental regularmente tudo que é preciso para melhorar a saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs MINISTÉRIO DA SAÚDE Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs Brasília DF 2012 O Sistema Único de Saúde (SUS) possui o Programa Brasil Sorridente, criado para cuidar da saúde

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

Tabela de Preços. Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011

Tabela de Preços. Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011 Tabela de Preços Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011 Área de atuação G1 (Grande Rio) e G5 (Grande Rio, Litoral, Serrana e Interior) PME de 02 a 29 vidas Faixa Etária MAX 300 MAX 400 MAX 400 Plus 00 a

Leia mais

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

Leia mais

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena)

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) 20 de Novembro de 2015 Se você busca um sorriso perfeito e com qualidade, conte com um especialista! Dr. Rodrigo Passos Odontologia -Clínica Geral -Restaurações

Leia mais

As turmas vencedoras deste desafio extra vão receber os seguintes prémios:

As turmas vencedoras deste desafio extra vão receber os seguintes prémios: INTRODUÇÃO A atividade pedagógica deste desafio extra foi inspirada no mandamento Nº6 dos Heróis da Fruta intitulado: Os heróis lavam sempre bem as frutas, as mãos e os dentes. Para mais esclarecimentos

Leia mais

A partir dos 20 anos as mulheres já podem fazer exames clínicos nas mamas indicados por seus médicos.

A partir dos 20 anos as mulheres já podem fazer exames clínicos nas mamas indicados por seus médicos. Publicação Quinzenal Outubro 2015 Nº 1.053 Outubro Rosa Mais um ano, a Jamef se une em prol de uma causa, o câncer de mama! Mesmo sendo uma doença grave, o câncer de mama pode ser curado, mas para isso,

Leia mais

disponibilidade do proprietário. Em geral, a melhor forma de profilaxia consiste na escovação dentária diária em animais de pequeno porte e, três

disponibilidade do proprietário. Em geral, a melhor forma de profilaxia consiste na escovação dentária diária em animais de pequeno porte e, três Perfil do proprietário de cães e gatos da cidade de Jataí GO em relação aos cuidados odontológicos de seus animais RESENDE, Lara Gisele¹; PAIVA, Jacqueline de Brito¹; ARAÚJO, Diego Pereira¹; CARVALHO,

Leia mais

Nesta cartilha, vamos mostrar como ocorrem as doenças da boca e o que fazer para evitá-las.

Nesta cartilha, vamos mostrar como ocorrem as doenças da boca e o que fazer para evitá-las. Nesta cartilha, vamos mostrar como ocorrem as doenças da boca e o que fazer para evitá-las. INTRODUÇÃO Uma boca saudável é importante não só para um belo sorriso e uma boa aparência, mas também para que

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTADO DO PARANÁ PROMOÇÃO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 2012 TÉCNICO DE SAÚDE PÚBLICA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE HIGIENE DENTAL (TSPB02) PROVA

Leia mais

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco Câncer de Pele O que é câncer de pele? Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. As mais frequentes são o carcinoma basocelular, o carcinoma

Leia mais

Auxiliar. Higiene Oral Canina

Auxiliar. Higiene Oral Canina Auxiliar Higiene Oral Canina S U M Á R I O 4Introdução... 3 4O que é a doença periodontal?... 4-5 4Como a doença periodontal se desenvolve?... 6-7 4Quais as consequências da doença periodontal à saúde

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 12 - outubro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Esclerodermia Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE ESCLERODERMIA 2.1 Esclerodermia localizada 2.1.1 Como é diagnosticada a esclerodermia localizada? O aspeto

Leia mais

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul

Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Prof Dr.Avelino Veit Mestre Ortodontia Doutor Implantodontia Fundador projetos socio-ambientais Natal Azul e Salve o Planeta Azul Reabilitação oral e estética Amamos reconstruir sorrisos Protocolo Branemark

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 26 de junho de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

MANUAL DO ASSOCIADO. Plano Individual e Familiar. A solução definitiva em odontologia

MANUAL DO ASSOCIADO. Plano Individual e Familiar. A solução definitiva em odontologia MANUAL DO ASSOCIADO Plano Individual e Familiar A solução definitiva em odontologia MISSÃO DA EMPRESA O nosso compromisso é atingir e superar as expectativas dos clientes, garantindo sua total satisfação,

Leia mais

Manual do Beneficiário

Manual do Beneficiário Manual do Beneficiário Prezado beneficiário É motivo de grande satisfação tê-lo como nosso beneficiário. A partir de agora você tem à sua disposição um serviço odontológico de alta qualidade, com profissionais

Leia mais

5 dicas para uma excelente higiene oral

5 dicas para uma excelente higiene oral 5 dicas para uma excelente higiene oral O nosso objetivo é exaltar a adequada saúde bucal como geradora de bem-estar e qualidade de vida. Acreditamos que podemos brindar-lhe todo o conhecimento e motivação

Leia mais

Como viver com uma. Guia para uma boa saúde oral.

Como viver com uma. Guia para uma boa saúde oral. Como viver com uma Guia para uma boa saúde oral www.worldoralhealthday.org O que significa Saúde Oral Saúde oral significa saúde da boca. Uma boca saudável permite falar, sorrir, cheirar, provar, tocar,

Leia mais