Odirlei J. Titon e André Luis David Manobras prova prática de Ortopedia Coluna Cervical - Roger Bikelas semelhante ao Lasegué de membro inferior, dor irradiada para membros. Cervicobraquialgia. - Nafziger Jones palpação de esternocleido, medial ao músculo palpar veias jugulares bilateralmente. Provoca enrubescimento do rosto e dor irradiada por radiculopatia ou problema discal. - Adson pulso radial some com abdução do braço, significa compressão de artéria subclávia. Três causas são mais comuns: costela cervical, tumor de Pancoast e Síndrome dos Escalenos (Sind. Desfiladeiro Torácico)
- Spurling compressão da cabeça com leve lateralização. Orientar paciente para colocar língua para dentro da boca e fechá la. Exame provoca dor radicular, cervicobraquialgia. Pode se fazer manobra de tração para causar alivio da dor e confirmar o diagnóstico. - Valsalva paciente força abdômen, provoca aumento da pressão intratecal, causa dor referida. Suspeita se de hérnia, tumor, osteófito. - Schober- serve para medir mobilidade de coluna vertebral e lombar. Localizar c7 medir 30 cm para baixo. Pedir para paciente fletir corpo o mínimo que a distancia deve aumentar é 8cm. Na parte lombar esse aumento deve ser em torno de 5 cm, no mínimo. Artrose, encurtamento muscular. - Kernig Lhermitt inicial flexão da cabeça (Kernig) seguida de flexão de tronco (Lhermitt). Paciente pode fletir involuntariamente membros inferiores no teste +. Pesquisa se irritação meningea e dor discal.
- Teste de Adam flexão do tronco para frente. Melhor visualização de escoliose, avalia linha espondileia com rotação e inclinação das vértebras, exclui diagnostico de escoliose postural. SACRO ILIACA - Ericksen dor na sacro ilíaca ao afastar ou aproximar crista ilíaca. - Gaenslin dor na sacro ilíaca a extensão forçada da coxa, hemicorpo para fora da maca. - Patrick (FABERE) manobra do 4, fixar pelve promover flexão, abdução e rotação externa de membro. TESTAR RETO FEMORAL - Ely em caso positivo indica contratura de reto femoral. Paciente com pernas para fora da maca, o examinador flexiona uma das coxas a outra tende a acompanhar o movimento no teste positivo
TESTAR FASCIA LATA - Ober contratura do tensor da fascia lata. Paciente em decúbito lateral, pedir para ele relaxar a perna e solta-la. No teste positivo ela fica tensionada no ar. COXO FEMORAL (QUADRIL) - Trendelenburg paciente apoiado com a mãos numa mesa, pedir para ele erguer uma das pernas, em caso positivo a perna retirada do chão sofre um desnivelamento para baixo, indicando que a articulação contra lateral esta com problema. Pode ocorrer por seqüela de fratura fêmur, paralisia de médio glúteo, seqüela de displasia congênita. Sinal de Drenhan flexão de coxa somente com rotação externa. Seqüela de Epifisiolise. Thomas atitude viciosa do quadril. O examinador coloca mão na coluna lombar do paciente, começa flexão da perna, se com a retificação da coluna perna contra lateral fletir problema esta na articulação coxo femoral, se não fletir o problema esta na coluna.
- Lasegué manobra para pesquisar lombociatalgia. Flexão de membro inferior que refere dor irradiada da coluna para o membro. Pode indicar hérnia discal, osteofitos, artrose. Procurar parestesias e diminuição de força motora. -Bragard manobra de Lasegué com reforço por flexão do pé - Sigard manobra de Lasegué com reforço por flexão do hálux - Pontos de Valleix dor a palpação de musculatura paravertebral LINHAS Linha de Shoemaker Cicatriz umbilical, EIAS, Grande Trocanter Linha de nelaton Roser EIAS, Grande Trocanter, Tuberosidade Isquiatica anterior Triangulo de Bryant Eixo femoral, EIAS, Grande Trocanter Linha de Mikulicz eixo mecânico do MMII, cabeça do fêmur, patela, 1º e 2º pododáctilos
Sinal de Oppenheim sinal igual do Babinsky, fricção da tíbia no sentido distal proximal Para testar L5 andar com calcanhar (m. tibiais) e S1 andar com pontas dos pés (gastrocnêmico)