Sugestão de avaliação 6 PORTUGUÊS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno.
Avaliação - Língua Portuguesa NOME: TURMA: escola: PROfessOR: DATA: Texto 1 Art Images Archive/Glow Images/ Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, AUTVIS, 2013 1. Descreva o quadro, observando: a) as cores utilizadas; b) os elementos representados e a organização do espaço. Salvador Dalí. O sono, 1937. Óleo sobre tela, 51 78 cm. Acervo particular. 2. Sono e sonho são temas muito comuns nas pinturas do Surrealismo, movimento de que o artista Salvador Dalí participou. Com base nisso, faça o que se pede. a) Explique de que modo a pintura cria uma paisagem onírica, isto é, que parece saída de um sonho. b) Associe a pintura com o título O sono.
Texto 2...das saudades que não tenho Nasci com 57 anos. Meu pai me legou seus 34, vividos com duvidosos amores, desejos escondidos. Minha mãe me destinou seus 23, marcados com traições e perdas. Assim, somados, o que herdei foi a capacidade de associar amor ao sofrimento... Morava numa cidade pequena do interior de Minas, enfeitada de rezas, procissões, novenas e pecados. Cidade com sabor de laranja-serra-d água, onde minha solidão já pressentida era tomada pelo vigário, professora, padrinho, beata, como exemplo de perfeição. [...] Meu pai não passeou comigo montado em seus ombros, nem minha mãe cantou cantigas de ninar para me trazer o sono. Mesmo nascendo com 57 anos estava aos 60 obrigado ainda a ser criança. E ser menino era honrar pai com seus amores ocultos. Gostar da mãe e seus suspiros de desventuras. [...] Tive uma educação primorosa. Minha primeira cartilha foi o olhar do meu pai, que me autorizava a comer ou não mais um doce nas festas de aniversário. Comer com a boca fechada, é claro, para ficar mais bonito e meu pai receber elogios pelo filho contido que ele tinha. E cada dia eu era visto como a mais exemplar das crianças, naquela cidade onde a liberdade nunca tinha aberto as asas sobre nós. Mas a originalidade de minha mãe ninguém poderá desconhecer. Ela era capaz de dizer coisas que nenhuma mãe do mundo dizia, como por exemplo: Você, quando crescer vai ter um filho igual a você. Deus há de me atender, para você passar pelo que eu estou passando. Mãe é uma só. [...] Bartolomeu Campos Queirós. In: Fanny Abramovich (Org.). O mito da infância feliz. São Paulo: Summus, 1983. 3. Na abertura do texto, o narrador afirma: Nasci com 57 anos. a) Como o narrador explica essa idade? b) De que modo o narrador caracteriza a vida de seus pais? c) Que herança a relação dos pais deixou para o narrador? d) Relacione a afirmativa com a descrição da infância do narrador. 4. O narrador se refere ao lugar onde viveu a infância: Morava numa cidade pequena do interior de Minas, enfeitada de rezas, procissões, novenas e pecados. a) A descrição da cidade mostra a força do elemento religioso. Transcreva palavras que justifiquem essa afirmativa. b) Que elemento é usado na descrição para mostrar as contradições da cidade? 5. O trecho seguinte reflete sobre a educação recebida na infância. Tive uma educação primorosa. Minha primeira cartilha foi o olhar do meu pai, que me autorizava a comer ou não mais um doce nas festas de aniversário. Comer com a boca fechada, é claro, para ficar mais bonito e meu pai receber elogios pelo filho contido que ele tinha. a) Transcreva o adjetivo usado para caracterizar a educação recebida. b) Como o pai exercia a autoridade sobre o filho? c) Que ação do menino revelava boa educação e rendia elogios ao pai? 6. No texto, a boa educação é associada a: a) amor e sofrimento. b) contenção e obediência. c) solidão e liberdade. d) timidez e desobediência.
7. Classifique as seguintes palavras do texto quanto à posição da sílaba tônica. a) ninguém d) vigário b) poderá e) você c) elogios f) exemplo 8. Nas frases a seguir, destaque as locuções adjetivas e os adjetivos. Indique o substantivo a que se referem. a) Gostar da mãe e seus suspiros de desventuras. b) Meu pai me legou seus 34, vividos com duvidosos amores [...]. c) Tive uma educação primorosa. Texto 3 Leia o texto a seguir para responder às questões. Caixa mágica de surpresas É uma beleza, É caixa mágica só de surpresa. parece mudo, mas nele a gente descobre tudo. tem asas longas e leves que, de repente, levam a gente longe, longe. É parque de diversões cheio de sonhos coloridos, cheio de doces sortidos, cheio de luzes e balões. É uma floresta com folhas e flores e bichos e cores. É mesmo uma festa, um baú de feiticeiro, um navio pirata no mar, um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro. JOSÉ, Elias. Caixa mágica de surpresas. São Paulo: Editora Paulus, 1997.
9. Identifique no poema: a) o número de versos e estrofes; b) três imagens usadas pelo narrador para caracterizar o livro; c) a ideia central a respeito do livro, expressa nas diferentes imagens. 10. Transcreva do poema o que se pede a seguir. a) Um substantivo paroxítono, no feminino plural, caracterizado por dois adjetivos simultaneamente. b) Um substantivo oxítono masculino acentuado, caracterizado por uma locução adjetiva. c) Um substantivo paroxítono, no feminino singular, caracterizado por um adjetivo proparoxítono e uma locução adjetiva simultaneamente. d) Um conector que transmite ideia de oposição. 11. Indique a classe gramatical das palavras em destaque nas frases, de acordo com a classificação abaixo. I. Substantivo II. Adjetivo III. Locução adjetiva a) ( ) É uma floresta / com folhas e flores / e bichos e cores. b) ( ) / tem asas / longas e leves. c) ( ) / é parque de diversões. 12. Transcreva as estrofes indicadas a seguir passando o vocábulo livro para o plural e fazendo as adaptações necessárias. a) Terceira estrofe. b) Primeira estrofe, alterando os artigos indefinidos para artigos definidos. 13. Identifique a regra de acentuação dos vocábulos a seguir. a) só b) é c) baú d) mágica
Respostas 1. a) As principais cores utilizadas são roxo, amarelo, preto, marrom e variações de azul. b) O quadro mostra uma paisagem com o céu azul. No primeiro plano, uma cabeça gigante dorme apoiada em várias muletas. No segundo plano e ao fundo são retratados pequenos elementos: um cachorro, um barco, uma figura humana e uma casa. 2. a) A cena retratada mistura elementos da realidade com elementos da ficção, em que tudo parece um sonho, uma cena da imaginação. b) O modo como os elementos foram retratados se associa ao tema do sono: a cor e o contorno da cabeça remetem a um lençol, os olhos fechados e a boca entreaberta da cabeça flutuante remetem à expressão de uma pessoa dormindo. Os elementos ao fundo, distantes, com pouca visibilidade, estão associados à falta de clareza que as imagens têm quando sonhamos. 3. a) Essa idade é a soma da idade de seus pais na época de seu nascimento: os 34 anos do pai mais os 23 anos da mãe. b) Seu pai teve a vida marcada por duvidosos amores e desejos escondidos ; a vida da mãe foi marcada por traições e perdas. c) A capacidade de associar amor ao sofrimento. d) O texto descreve uma infância infeliz, solitária e sem liberdade. Ao recordá-la, o narrador percebe que havia deixado de ser criança, por isso afirma ter nascido já com 57 anos. 4. a) Rezas, procissões, novenas. b) O escritor opõe a religiosidade (rezas, procissões) ao pecado. 5. a) O adjetivo primorosa. b) Com um simples olhar, o pai autorizava ou não o filho a comer um doce. c) O fato de o menino comer de boca fechada. 6. Alternativa b. 7. a) oxítona b) oxítona c) paroxítona d) paroxítona e) oxítona f) paroxítona 8. a) Locução adjetiva: de desventuras; refere-se ao substantivo suspiros. b) Adjetivo: duvidosos; refere-se ao substantivo amores. c) Adjetivo: primorosa; refere-se ao substantivo educação.
9. a) O poema tem 5 estrofes e 28 versos. b) Respostas variadas: caixa mágica só de surpresas ; parque de diversões ; floresta com folhas e flores e bichos e cores, uma festa ; baú de feiticeiro ; navio pirata no mar ; foguete perdido no ar ; amigo e companheiro. c) O livro representa a possibilidade de sonhar e imaginar, de descobrir novos mundos e encontrar companhia para todas as horas. 10. a) asas / longas e leves b) baú de feiticeiro c) Caixa mágica de surpresas d) mas 11. a) III b) II c) I 12. a) Uns livros têm asas longas e leves que, de repente, levam a gente longe, longe. b) Os livros são belezas, são caixas mágicas só de surpresas. 13. a) São acentuados os monossílabos tônicos terminado em -o. b) São acentuados os monossílabos tônicos terminados em -e. c) São acentuadas as oxítonas terminadas em -u, quando se forma hiato. d) Todas as proparoxítonas são acentuadas.