SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Conjunto de medidas educacionais, técnicas, médicas e psicológicas adotadas com o objetivo de prevenir acidentes. As causas de um acidente: a) condição insegura: Tal condição pode estar presente no ambiente de trabalho, no equipamento ou na instalação. Principais condições inseguras: - falta de material preventivo de incêndios; - escadas sem corrimão; - ausência de uniformes adequados; - máquinas sem sistema de proteção; - falta de equipamento de proteção individual; - excesso de pessoas no ambiente de trabalho; - ausência de normas de segurança; - falta de pessoal treinado em primeiros socorros; - pisos, paredes e tetos que não oferecem segurança; - ruído excessivo, iluminação deficiente e tapetes soltos. b) ato inseguro: é a violação dos procedimentos seguros. Os trabalhadores podem cometer atos inseguros por: -não ter consciência de que o que fazem é errado; -não entender as instruções que lhes são dadas; - não considerar importantes as instruções; - não receber as instruções específicas; - julgar incômodo seguir as instruções; - desrespeitar deliberadamente as normas de segurança.
ACIDENTES DE TRABALHO ocorre durante jornada Incapacidade temporária: perda total da capacidade para o trabalho durante o dia do acidente, podendo prolongar-se por período menor que um ano. Incapacidade permanente parcial: redução permanente da capacidade para o trabalho. Incapacidade total permanente: geralmente é motivada por perda da visão, perda anatômica ou funcional de mais de um membro ou de suas partes essenciais. CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) Quando o colaborador é encaminhado ao médico é obrigatória a emissão da CAT; A empresa deve apresentar a CAT até 24 horas após o acidente, ao serviço médico; O preenchimento deve ser feito em 4 vias, sendo 3 para o serviçomédicoeumaparaaempresa. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) A utilização dos EPI é obrigatória para diminuir o risco de acidentes na UAN; O empregador deve fornecer gratuitamente os EPI aos seus empregados. CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) É uma imposição da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
É composta por 50% de representantes do empregado e 50% do empregador e deve reunir-se, obrigatoriamente, uma vez por mês. Objetivos da CIPA: observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir os riscos existentes; discutir os acidentes ocorridos na organização para que sejam tomadas as medidas necessárias; promover campanhas de esclarecimentos aos trabalhadores quanto aos riscos e o uso adequado de equipamentos. EQUIPAMENTO LUVA DE PVC LUVA TÉRMICA MANGOTE DE LONA LUVA DE MALHA DE AÇO / SAFE CEL CALÇADO DE PVC E ANTIDERRAPANTE UNIFORME F I N A L I D A D E proteção contra agentes corrosivos proteção contra variações térmicas proteção dos braços para grelhar ou fritar proteção das mãos e dedos durante operações de corte de alimentos evitar umidade, quedas e escorregões em piso molhado ou úmido. proteção contra queimaduras. AVENTAL ANTI-CHAMA proteção contra o calor e fogo AVENTAL IMPERMEÁVEL CASACO TÉRMICO PROTETOR AURICULAR ÓCULOS MÁSCARA proteção contra umidade. proteção contra baixas temperaturas (câmaras frigoríficas). proteção contra ruídos excessivos. proteção contra agentes químicos. proteção contra poeira ou produtos químicos.
Ergonomia Ciência que estabelece normas de trabalho respeitando os limites humanos. Objetivo é adaptar o trabalho ao homem: ambiente físico e aspectos organizacionais Higiene e Medicina do Trabalho Relacionada com o diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais a partir do estudo do homem e o seu ambiente de trabalho. Fatores que interferem no trabalho iluminação incorreta riscos de acidentes, cansaço, fadiga, baixa qualidade de trabalho, irritabilidade. ruído - pode causar nervosismo, irritabilidade e redução da concentração. Além disso, a exposição a níveis elevados de ruídos induz a uma perda de audição, proporcional ao tempo de exposição. temperatura baixa - rigidez física, diminui a sensibilidade tátil (movimentos mais lentos) acidente de trabalho. temperatura elevada - diminui a atividade intelectual reflexos menos precisos acidentes de trabalho, cansaço, sudorese excessiva, fadiga. Para controlar os danos causados por ruído no ambiente: - tratamento acústico do ambiente (paredes, tetos e piso); - utilização de protetor auricular; - diminuição do ruído no equipamento/máquina: conserto, manutenção e lubrificação dos componentes. Rodas de borracha.
Para diminuir vapores (umidade e temperatura alta): -Exaustores devem ser colocados sobre fogões, caldeirões, máquina de lavar louças; -Evitar concentrar equipamentos de cocção na mesma área. Em temperaturas baixas: -Salas climatizadas(14 a 15 C) usar agasalho; -- Para organizar e lavar a câmara recomenda-se desligá-la. Outros fatores que influem na a racionalização do trabalho a) altura de mesas e/ou bancadas; b) medidas de cubas para pias e tanques; c) postura em pé por longos períodos e posturas inadequadas; d) utilização de carros auxiliares; e) área de circulação suficiente; f) planejamento do cardápio: duas ou mais preparações elaboradas em um mesmo dia. LER (Lesão por Esforço Repetitivo) / DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) Principais responsáveis pelo aumento de LER / DORT: alta intensidade do ritmo de trabalho; grande quantidade de movimentos repetitivos em grande velocidade; sobrecarga de determinados grupos musculares; ausência de pausas durante a jornada de trabalho; exigência de produtividade; uso de mobiliário e equipamentos desconfortáveis.
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) Objetivo: avaliar e prevenir as doenças adquiridas no exercício de cada profissão; Prevê: exame admissional, periódico, demissional, de retorno ao trabalho após licença médica e na mudança de função; Para cada exame realizado, o médico deve emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em duas vias; Os exames devem ser realizados por médico especializado em medicina do trabalho. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) É feito nos locais de trabalho dos funcionários visando a preservação da saúde e integridade mediante a antecipação, reconhecimento, controle de possíveis riscos existentes: - físicos: ruídos, calor, iluminação; - químicos e biológicos; - riscos ergonômicos; - riscos de acidentes. O PPRA tem a validade de um ano. Cabe ao nutricionista identificar identificar fatores de risco para acidentes de trabalho e para o desenvolviemtnod e doenças profissionais e fazer cumprir as medidas para reduzilos a níveis aceitáveis.