COMO CRIAR UM LEILAO DE COMPRA? 1 - Através da Internet acesse a página Web www.caixaexchange.com e o link Entrada Caixaexchange. 2 - Ao entrar na tela de início introduza o Nome do Utilizador e a Senha obtidos após o registro e clique em: Ir a para chegar a página de Boas-vindas em Caixaexchange.
3 - Para continuar, selecione a opção: Compra e logo após entre na pasta Negociações e Leiloes. 4 - Seguidamente, clique em: Criar Leilão do Comprador
IMPORTANTE: todos os campos com um asterisco azul deverão ser preenchidos obrigatoriamente. PASSO Nº 1 - DESCREVA SEU LEILAO 5 Neste primeiro passo, além de dar um título ao leilão, deverá definir o Estilo do Leilão, os Tipos de Ofertas e o Indicador de Classificação. -Estilo do Leilão: as licitações podem ser abertas, fechadas ou seladas. Habitualmente, o estilo que se elege é o aberto, desta maneira, tanto o comprador como o vendedor poderão ver todas as ofertas, ainda que o vendedor não tenha acesso a identidade dos demais fornecedores. -Tipos de Ofertas: em tipos de ofertas será permitido definir como valorar o preço que poderá ser um valor econômico ou, contrariamente, se deseja modificá-lo por distintos atributos previamente definidos. -Indicador de Classificação: define-se, em relação as ofertas que realize o fornecedor, o mesmo verá a palavra aceite ou rejeitada da licitação, verá o número que indica a posição que ocupa em todo o momento ou se unicamente verá o melhor preço. Finalmente, o sistema permitirá incluir (não é necessário) o leilão dentro de um evento que deverá ser previamente definido. Este processo é opcional para classificar o leilão.
PASSO Nº 2 - INTRODUZIR TERMOS E CONDIÇOES DO MECADO 6 Esta seção permite incluir notas explicativas aos fornecedores. Neste segundo passo deverão ser definidas as condições do leilão como: a moeda, decimais, condições de pagamento, condições de entrega, etc. Igualmente, permitirá anexar notas explicativas aos fornecedores, assim como, documentos que permitam definir com maior precisão o produto que será licitado. Esta função permitirá acrescentar anexos correspondentes ao produto ou produtos a licitar. Ao entrar nesta função, o sistema apresentará duas opções: Endereço da página Web ou um arquivo (arquivos com uma dimensão máxima de 4 MB) Entre na opção Arquivo. O processo a seguir (através do ícone Examinar ) será o mesmo que se utiliza para anexar um arquivo em um correio eletrônico. Quando tenha anexado todos os arquivos necessários, clique em Fechar, e o sistema voltará ao passo nº 2, Introduzir Termos e Condiçoes do Mercado, de onde para continuar deverá clicar em Seguinte para chegar ao passo nº 3 - Acrescentar Produtos.
PASSO Nº 3 - ACRESCENTAR ARTIGOS Nesta seção deverá ser definido o produto ou serviço em concreto que deseja licitar. Será necessário preencher os seguintes campos: 7 * Descrição do Artigo e Categoria - (se não dispõe das categorias pré-gravadas no sistema, a categoria designada deverá ser Outros ). * Unidade de Medida e Quantidade * Preço de Saída da Licitação - ainda que este campo não seja obrigatório, será conveniente preenchê-lo, pois este campo definirá o preço de saída mínimo a partir do qual os fornecedores não poderão ofertar. * Os demais campos são optativos.
PASSO Nº 4 - SELECIONAR CARACTERISTICAS DO LEILAO Nesta seção deverá acabar de definir as condições da licitação: 8 * Quando abrir e fechar a licitação * Apresentação Preliminar: quer dizer, o tempo em que licitaçao esteja disponível para consultar os anexos, características, etc., ainda que, não esteja aberta para fazer ofertas antes da abertura oficial. * Configuração da Ampliação Automática: o sistema permitirá configurar que ao final do tempo previsto, a licitação possa ser prorrogada a medida que vão entrando ofertas ganhadoras. * As demais opções permitirão definir por exemplo: a aceitação de ofertas incompletas, distintas planilhas de preço, etc.
PASSO Nº 5 - CONVIDAR LICITANTES 9 Nesta seção poderá convidar os fornecedores que deseja para participarem da licitação. Entrando na opção Convidar Empresas Registradas de Caixaexchange, e através de Parceiro Comercial, ir selecionando as empresas de interesse. No lugar de digitar o nome inteiro do fornecedor, digite a primeira letra ou as primeiras letras que o sistema mostrará todas as empresas coincidentes para selecionar. Por outro lado, será mais fácil digitar as primeira letras se não sabe exatamente com que nome está registrada a empresa que deseja convidar.
PASSO Nº 6 - ANALISAR E APRESENTAR 10 Este último passo permitirá revisar todas as informações referentes a licitação, e se tudo estiver correto, poderá Apresentar (executar), Gravar Leilão Provisório (guardar) em um borrador para realizar modificações posteriores ou simplesmente Apagar Leilão (suprimir).