23 The Bridgeman Art Library SÉRIE 6: MODOS DE VIDA Gustave Caillebotte Esboço para Paris, um dia chuvoso 1877 Óleo sobre tela. 24 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945). para olhar pensar, imaginar... e fazer Coloque lado a lado as Fichas 23 e 24. Cada uma das pinturas foi feita por um artista diferente, que pintava sobre a tela também de um jeito diferente. Veja a Ficha 23. Ela retrata uma cena da cidade de Paris, num dia chuvoso. Repare nas cores, na atmosfera da pintura, na roupa das pessoas, nos edifícios, nos detalhes que podem ser vistos da cidade, como o pavimento da rua ou poste para iluminação. Olhe bem de perto para a pintura. Você notou que, mesmo não tendo os contornos muito definidos, conseguimos reconhecer cada uma das imagens? Agora, olhe para a pintura da Ficha 24. É uma cena com pessoas também, só que de outro lugar, o Taiti. Paul Gauguin, o artista que pintou essa obra, era francês, mas viveu durante algum tempo no Taiti. Sabemos, por meio dos escritos sobre Gauguin, que ele resolveu abandonar a Europa e morar no Taiti para buscar um jeito novo de viver, um outro estilo de vida que pudesse mudar, sobretudo, o seu jeito de pintar o mundo. Repare nas pessoas, em suas roupas, nas cores da pintura, nesse cachorro avermelhado que está em primeiro plano. Na sua opinião, o lugar onde a gente vive define nosso estilo de vida, nosso jeito de viver e de ser? Você acredita que, se morasse em outro lugar, como por exemplo, no meio de uma floresta, você seria uma pessoa bem diferente dessa que você é? Pensaria de uma maneira diferente? Acreditaria em coisas diferentes? Se relacionaria com as pessoas de um modo diferente? Veria o mundo com olhos diferentes? Desejaria coisas diferentes? Faria coisas diferentes? Sentiria as coisas de um jeito diferente? Por quê? Encontre um colega de classe e converse com ele a esse respeito. Ouçam um ao outro, discutam e registrem suas opiniões.
24 The Bridgeman Art Library SÉRIE 6: MODOS DE VIDA Paul Gauguin Arearea (O cachorro vermelho) 1892 Óleo sobre tela. 23 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945). para olhar pensar, imaginar... e fazer Coloque lado a lado as Fichas 24 e 23. Cada uma das pinturas foi feita por um artista diferente, que pintava sobre a tela também de um jeito diferente. Veja a Ficha 23. Ela retrata uma cena da cidade de Paris, num dia chuvoso. Repare nas cores, na atmosfera da pintura, na roupa das pessoas, nos edifícios, nos detalhes que podem ser vistos da cidade, como o pavimento da rua ou poste para iluminação. Olhe bem de perto para a pintura. Você notou que, mesmo não tendo os contornos muito definidos, conseguimos reconhecer cada uma das imagens? Agora, olhe para a pintura da Ficha 24. É uma cena com pessoas também, só que de outro lugar: o Taiti. Paul Gauguin, o artista que pintou essa obra, era francês, mas viveu durante algum tempo no Taiti. Sabemos, por meio dos escritos sobre Gauguin, que ele resolveu abandonar a Europa e morar no Taiti para buscar um jeito novo de viver, um outro estilo de vida que pudesse mudar, inclusive, o seu jeito de pintar o mundo. Repare nas pessoas, em suas roupas, nas cores da pintura, nesse cachorro avermelhado que está em primeiro plano. Na sua opinião, o lugar onde a gente vive define nosso estilo de vida, nosso jeito de viver e de ser? Você acredita que, se morasse em outro lugar, como por exemplo, no meio de uma floresta, você seria uma pessoa bem diferente dessa que você é? Pensaria de uma maneira diferente? Acreditaria em coisas diferentes? Se relacionaria com as pessoas de um modo diferente? Veria o mundo com olhos diferentes? Desejaria coisas diferentes? Faria coisas diferentes? Sentiria as coisas de um jeito diferente? Por quê? Encontre um colega de classe e converse com ele a esse respeito. Ouçam um ao outro, discutam e registrem suas opiniões.
25 The Bridgeman Art Library SÉRIE 6: MODOS DE VIDA Canaletto (Giovanni Antonio Canal) O grande canal perto da ponte Rialto, Veneza 1730 Óleo sobre tela. Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945). para olhar pensar, imaginar... e fazer Veja essa imagem. Ela retrata uma parte da cidade de Veneza, na Itália. Olhe bem. Por meio da pintura é possível saber como era essa linda cidade em 1730. Não tenha pressa. Olhe atentamente para cada uma das fachadas dos edifícios, para as pessoas que circulam nas ruas, para a quantidade de barcos, chaminés. Repare como as pessoas estão vestidas. Veneza é uma cidade que foi construída sobre a água. Na cidade, é impossível andar de automóvel. As pessoas se deslocam a pé ou por meio de embarcações (gôndolas, barcos a motor ou a remo e os chamados vaporetos, que são espécies de ônibus aquáticos). Hoje, Veneza tem 62 mil habitantes. Mas, 50 mil turistas visitam a cidade a cada dia. Você já pensou em como seria morar numa cidade assim? Na sua opinião, o lugar onde a gente vive define nosso estilo de vida, nosso jeito de viver e de ser? Você acredita que, se morasse em outro lugar, como por exemplo, no meio de uma floresta, ou em Veneza, você seria uma pessoa bem diferente dessa que você é? Pensaria de uma maneira diferente? Acreditaria em coisas diferentes? Se relacionaria com as pessoas de um modo diferente? Veria o mundo com olhos diferentes? Desejaria coisas diferentes? Faria coisas diferentes? Sentiria as coisas de um jeito diferente? Por quê? Encontre um colega de classe e converse com ele a esse respeito. Ouçam um ao outro, discutam e registrem suas opiniões.
26 The Bridgeman Art Library SÉRIE 6: MODOS SÉRIE DE 6: VIDA MODOS DE VIDA Willem Kalf Interior de cozinha com pessoas 1644 Óleo sobre tela. Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945). para olhar pensar, imaginar... e fazer Olhe para essa imagem. O título da pintura é Interior de cozinha com pessoas. Há muitas coisas de comer espalhadas, você reparou? Você consegue identificar algumas delas? No tempo em que esse quadro foi pintado, muitas cozinhas eram parecidas com essa. As coisas ficavam pelo chão, espalhadas. Cachorros, gatos, galinhas, pássaros e outros bichos conviviam nas cozinhas com legumes, frutas, verduras e animais mortos para comer. Também não havia geladeira, é claro, nem fogão a gás. As pessoas também se comportavam de um jeito diferente enquanto comiam. Leia o texto abaixo. É um trecho de uma canção escrita por volta de 1640, ou seja, na época em que essa pintura foi feita. No passado, as pessoas comiam em um prato comum e enfiavam o pão e os dedos no molho. Hoje todos comem com colher e garfo em seu próprio prato e um criado lava de vez em quando os talheres no buffet. Alguns dos nossos hábitos e jeitos de nos comportarmos podem mudar bastante com o tempo ou mesmo de um lugar para outro. Pense, por exemplo, nas roupas que você está usando. Em outros tempos, as crianças usariam vestidos longos, tocas na cabeça e os meninos usariam suspensórios, botas e coletes. Em alguns lugares do mundo, por exemplo na Escócia, os homens usam saiotes chamados kilts. Em outros, como nas tribos de pigmeus africanos, mulheres e homens andam nus pela floresta. No século XIX, por exemplo, muitas mulheres se apertavam em seus espartilhos, que serviam para deixar suas cinturas fininhas e seria uma falta de educação um homem andar em público sem chapéu na cabeça. Nossos pais e avós, certamente, faziam coisas diferentes das que fazemos agora. Comportavam-se de um jeito diferente do nosso, brincavam de coisas diferentes, namoravam de um jeito diferente, estudavam em escolas um pouco diferentes, com regras diferentes. Faça uma pesquisa com alguém que seja bem mais velho que você. Pergunte a ele como era a escola em que ele estudou. Pergunte como era o uniforme, como os professores se vestiam e o que acontecia quando alguém fazia alguma coisa errada. Quais eram as punições? Escreva sobre isso e compare com a sua própria escola.