Política de Responsabilidade Corporativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Política de Responsabilidade Corporativa"

Transcrição

1 Política de Responsabilidade Corporativa

2

3 Índice 1. Introdução Área de aplicação Compromissos e princípios de atuação Excelência no serviço Compromisso com os resultados Gestão responsável do meio ambiente Interesse pelas pessoas Segurança e saúde Cadeia de fornecimento responsável Compromisso social Integridade e transparência Responsabilidades Sistemas de cumprimento e supervisão Aprovação...12

4 4 1. Introdução A Gas Natural Fenosa entende a Responsabilidade Corporativa (RC) como o conjunto de ações desenvolvidas para estabelecer as relações de confiança, estáveis, sólidas e de benefício mútuo com seus grupos de relacionamento. Estas são as pessoas que integram a Gas Natural Fenosa, os clientes, os provedores e os colaboradores externos, os acionistas, investidores e financiadores, reguladores e outros agentes do mercado e grupos sociais. A Política de RC da Gas Natural Fenosa estabelece o marco comum de atuação, que orienta o comportamento socialmente responsável da empresa. Portanto, o objetivo principal dessa política é estabelecer os princípios de atuação e os compromissos com seus grupos de relacionamento, em coerência com a estratégia corporativa da empresa, bem como determinar as responsabilidades e os instrumentos de acompanhamento específicos para assegurar seu cumprimento. 2. Área de aplicação A Política de RC se aplica a todas as empresas que compõem o grupo Gas Natural Fenosa, independentemente da atividade ou do país onde estejam estabelecidas. Portanto, aplica-se a todas as empresas em que a Gas Natural Fenosa tenha participação majoritária e àquelas em que tenha responsabilidade sobre sua operação e/ou gestão. Dessa forma, incentivam-se o conhecimento e a aplicação da mesma a todas as pessoas ou empresas que trabalhem com a companhia e que tenham influência na reputação da mesma. 3. Compromissos e princípios de atuação A relação adequada com o meio ambiente constitui um aspecto estratégico de primeira ordem para a Gas Natural Fenosa. Por esse motivo, como parte da estratégia geral do grupo, foram estabelecidas linhas de atuação e alguns compromissos específicos para os grupos de relacionamento, visando à geração de valor mediante o estabelecimento e desenvolvimento de sólidos princípios de atuação, que facilitem o crescimento sustentável a longo prazo. Para a realização desses compromissos, a Política de RC é desenvolvida e é complementar por meio de uma série de políticas e normas que tornam tangíveis os compromissos da Gas Natural Fenosa fundamentalmente. Código de Ética. Política Anticorrupção. Política de Direitos Humanos.

5 Política de Responsabilidade Corporativa de Gas Natural Fenosa Excelência no serviço O cliente é o centro das operações da Gas Natural Fenosa. Mediante um diálogo ativo, a empresa deseja ser capaz de fornecer uma resposta rápida e eficiente, proporcionando um serviço e uma experiência ao cliente que, além de cumprir com os requisitos legais, estejam de acordo com suas necessidades e cumpram com os compromissos voluntariamente assumidos pelo grupo. Trabalhar para a melhoria contínua da segurança, confiabilidade e competitividade de todos os produtos e serviços, oferecendo o maior nível de qualidade possível em função das melhores técnicas disponíveis. Promover uma comunicação ativa e bidirecional, que permita entender as expectativas e opiniões dos clientes e adaptar as respostas da Gas Natural Fenosa às suas necessidades. Facilitar o processo dos clientes por meio de uma operação simples e eficiente. Oferecer produtos e serviços inovadores, que promovam a eficiência energética e contribuam para a sustentabilidade da sociedade. Diversificar e expandir a oferta comercial, incluindo produtos e serviços de alto valor agregado, que atendam às crescentes necessidades dos clientes. Aplicar a inovação tecnológica e as melhores técnicas disponíveis, como meio para manter um fornecimento eficiente, seguro e sustentável Compromisso com os resultados Os acionistas e investidores da Gas Natural Fenosa constituem um dos principais grupos de relacionamento da empresa. Por isso, administrar adequadamente os riscos e desenvolver um modelo de negócio sólido com potencial para crescimento internacional, que garanta a sustentabilidade a longo prazo, são dois aspectos-chave do negócio. Trabalhar para obter uma rentabilidade sustentável adequada dos recursos investidos. Promover uma atribuição e gestão eficientes dos recursos para a melhoria contínua dos processos. Garantir que a tomada de decisões considere os níveis e limites de risco comprovados. Continuar incorporando aspectos de sustentabilidade na relação com os investidores.

6 Gestão responsável do meio ambiente A Gas Natural Fenosa tem consciência dos impactos ambientais de suas atividades no meio em que são desenvolvidas, onde a empresa presta uma especial atenção à proteção do meio ambiente e ao uso eficiente dos recursos naturais para satisfazer a demanda energética. Em respeito ao meio ambiente, a Gas Natural Fenosa atua além do cumprimento das formalidades legais e de outros requisitos ambientais que voluntariamente adota, envolvendo fornecedores, trabalhando com os diferentes grupos de relacionamento e incentivando o uso responsável da energia. Contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da ecoeficiência, o uso racional dos recursos naturais e energéticos, a minimização do impacto ambiental, o incentivo à inovação e o uso das melhores técnicas e processos disponíveis. Contribuir para a atenuação e adaptação da mudança climática por meio de baixas energias em carbono e renováveis, a promoção de economia e eficiência energética, a aplicação das novas tecnologias. Integrar critérios ambientais nos processos de negócio, nos novos projetos, nas atividades, nos produtos e serviços, bem como na seleção e avaliação dos fornecedores. Minimizar os efeitos adversos sobre o ecossistema e incentivar a conservação da biodiversidade. Promover o uso eficiente e responsável da água, estabelecendo atividades voltadas ao maior conhecimento desse recurso e à melhoria de sua gestão. Garantir a prevenção da contaminação mediante a melhoria continuada, o emprego das melhores técnicas disponíveis, a análise, o controle e a minimização dos riscos ambientais.

7 Política de Responsabilidade Corporativa de Gas Natural Fenosa Interesse pelas pessoas Para a Gas Natural Fenosa, é fundamental promover um ambiente de trabalho de qualidade, baseado no respeito, na diversidade e no crescimento pessoal e profissional. Além disso, a Gas Natural Fenosa tem o Código de Ética que estabelece as normas que regem o comportamento ético de todos os seus funcionários no seu desempenho diário e, especificamente, no que diz respeito às relações e interações que mantém com todos os seus grupos de relacionamento. Aplicar as melhores práticas na identificação, captação e fidelização do talento necessário para o desenvolvimento dos negócios, assegurando os princípios de igualdade e sem discriminação por nenhuma causa (deficiência, idade, trajetória profissional anterior etc.). Favorecer o desenvolvimento profissional das pessoas dentro do modelo de administração de talento, garantindo a disposição, para todos os profissionais, os meios, programas e ferramentas necessários para potencializar suas habilidades e competências. Promover um ambiente de trabalho motivador que garanta o reconhecimento interno da cultura do esforço, a autonomia necessária para poder criar, desenvolver e inovar, e um quadro de compensação total em conformidade. Garantir a implantação eficaz dos mecanismos de flexibilidade, que facilitem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e favoreçam o desenvolvimento humano e social das pessoas. Incentivar a diversidade e igualdade das oportunidades em um ambiente de respeito, compreensão e diálogo permanentes, prestando especial atenção à inclusão da deficiência e estendendo esse compromisso aos fornecedores e empresas colaboradoras. Promover a interação constante entre a empresa e os representantes sociais, que permita o feedback para a tomada de decisão.

8 Segurança e saúde A Gas Natural Fenosa planeja e desenvolve suas atividades assumindo que nada é mais importante que a segurança, a saúde e o bem-estar das pessoas. Nesse sentido, a atuação da empresa vai além do cumprimento das obrigações legais e outros requisitos que voluntariamente adota, impulsionando a melhoria contínua das condições de trabalho e a administração da segurança, da saúde e do bem-estar, envolvendo não apenas as pessoas que formam a Gas Natural Fenosa, mas também os fornecedores, as empresas colaboradoras, os clientes e outros grupos de interesse, com o objetivo de evitar e prevenir os acidentes e os danos à saúde, proporcionando um ambiente seguro e saudável, bem como promovendo sua saúde e seu bem-estar. Garantir que a segurança e a saúde sejam uma responsabilidade individual não delegável, que, mediante um compromisso coletivo visível, seja liderada pela alta direção e assumida de forma proativa e integrada por toda a organização, bem como pelos fornecedores e pelas empresas colaboradoras. Estabelecer a segurança e a saúde como uma responsabilidade individual que condiciona o emprego dos trabalhadores da Gas Natural Fenosa, bem como a atividade de suas empresas colaboradoras. Velar para que qualquer situação potencial de risco, que possa afetar os trabalhadores, fornecedores, clientes, público e a segurança das instalações, seja notificada, avaliada e administrada de modo apropriado. Trabalhar para manter um ambiente laboral isento de riscos, integrando na gestão empresarial a prevenção de riscos laborais e as atuações de proteção e promoção da saúde e do bem-estar. Estabelecer a aprendizagem como força motriz da cultura de segurança, mediante a formação contínua, a análise de acidentes e incidentes, a propagação das lições aprendidas e a educação e promoção da saúde. Integrar critérios de segurança e saúde exigentes nos processos de negócio, nos novos projetos, nas atividades, instalações, nos produtos e serviços, bem como na seleção e avaliação de fornecedores e empresas colaboradoras, cujo incumprimento condicione o início ou a continuação da atividade. Investir em novas estratégias de educação sanitária e promoção de saúde, que permitam que o ambiente de trabalho se converta no vetor de transmissão de condutas saudáveis para o trabalhador e seu entorno. Implantar atuações voltadas a melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde das pessoas que integram as comunidades onde a empresa opera. Proporcionar os recursos e meios necessários que possibilitem o cumprimento das normas de segurança estabelecidas em cada momento.

9 Política de Responsabilidade Corporativa de Gas Natural Fenosa Cadeia de fornecimento responsável Os fornecedores e as empresas colaboradoras são as peças principais do funcionamento ideal da cadeia de valor da Gas Natural Fenosa, com os quais a empresa promove a manutenção das relações de confiança a longo prazo, estáveis, sólidas e de benefício mútuo, sob os princípios de eficácia e administração de risco. Estender a cultura da Gas Natural Fenosa à cadeia de fornecimento, transmitindo o objetivo de excelência no serviço e os princípios de atuação responsável da empresa, e incentivando a incorporação de critérios de sustentabilidade em sua gestão diária. Promover o cumprimento dos códigos e das políticas da Gas Natural Fenosa na cadeia de fornecimento, especialmente no âmbito dos direitos humanos, da ética e da segurança e saúde. Fomentar a contratação de fornecedores do país ou da região onde a empresa desenvolve suas atividades, apoiando a geração de impacto social positivo. Impulsionar práticas que favoreçam a rastreabilidade e o comércio justo das matérias-primas desde sua origem Compromisso social A Gas Natural Fenosa está comprometida com o desenvolvimento econômico e social das regiões onde realiza suas atividades, proporcionando conhecimento, capacidade de gestão e criatividade, bem como dedicando parte dos benefícios ao investimento social. O diálogo fluido e permanente com a sociedade permite que a empresa conheça as expectativas e os interesses das comunidades onde opera, podendo, assim, envolver-se em seu desenvolvimento, procurando dar a resposta mais adequada às suas necessidades. Garantir um diálogo fluido e bidirecional e promover o envolvimento com as comunidades locais respeitando a cultura, as normas e o ambiente, de modo que suas preocupações sejam respondidas adequadamente e com prontidão. Realizar avaliações do impacto social que produz a atividade da empresa, para evitar ou mitigar os efeitos adversos que possam gerar e potencializar os efeitos positivos. Desenvolver iniciativas com relação à venture philanthropy para criação de valor compartilhado e de impacto social positivo em projetos energéticos. Promover a educação, a riqueza cultural, a saúde, a pesquisa e a inclusão dos grupos mais desfavorecidos por intermédio do investimento social. Transferir conhecimento e valores à sociedade mediante acordos de colaboração com a comunidade acadêmica e utilizar os mecanismos necessários ou existentes como veículo de transmissão dos níveis de qualidade de serviço às empresas colaboradoras e fornecedores.

10 Integridade e transparência A Gas Natural Fenosa considera que a confiança de seus clientes, seus profissionais, fornecedores e colaboradores externos, acionistas, investidores e financiadores, reguladores e outros agentes do mercado e grupos sociais, baseia-se na integridade, entendida como atuação ética, honesta, responsável e de boa-fé de cada uma das pessoas que trabalham no e para o grupo. Rejeitar a corrupção, a fraude e o suborno na realização da atividade da empresa e estabelecer meios para evitar e combater esses comportamentos, criando canais internos que permitam a comunicação de irregularidades, respeitando e protegendo o anonimato do denunciante. Cumprir as leis e normas nacionais e internacionais vigentes nos países em que a empresa opera, respeitando especialmente os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e na Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas, os Princípios Orientadores dos Direitos Humanos e Empresas das Nações Unidas, bem como os princípios da OCDE para o Governo das Sociedades. Atuar com responsabilidade na gestão dos negócios e cumprir com as obrigações fiscais em todas as jurisdições em que a empresa opera, assumindo o compromisso de transparência e colaboração com as administrações tributárias correspondentes. Competir no mercado de forma leal, e não admitindo condutas enganosas, fraudulentas ou maliciosas que levem a empresa à obtenção de vantagens indevidas. Promover a transparência informativa e a comunicação responsável, verídica, eficaz, íntegra e pontual, publicando periodicamente informações financeiras que deem valor às atuações da empresa e ofereçam uma resposta específica às necessidades de informação dos grupos de relacionamento da empresa. Manter, a todo momento, o diálogo com os grupos de relacionamento por meio dos canais de comunicação que sejam mais adequados e acessíveis.

11 Política de Responsabilidade Corporativa de Gas Natural Fenosa Responsabilidades A aprovação da Política de Responsabilidade Corporativa da Gas Natural Fenosa corresponde, de acordo com seu Regulamento, ao Conselho Administrativo, que também recebe, ao menos anualmente, informações sobre a implantação e o cumprimento geral de tal política. Portanto, a supervisão do cumprimento da Política de RC recai, em última instância, ao Conselho Administrativo, que delegará tal função a uma de suas Comissões Delegadas ou constituirá uma específica para tal efeito. Especificamente, essa Comissão terá, pelo menos, atribuído as seguintes funções: a) A supervisão do cumprimento dos códigos internos de conduta e as regras de governo corporativo da sociedade. b) A supervisão da estratégia de comunicação e relação com acionistas e investidores, incluindo os pequenos e médios acionistas. c) A avaliação periódica da adequação do sistema de governo corporativo da sociedade, com o fim de que cumpra sua missão de promover o interesse social e leve em conta, segundo corresponda, os interesses legítimos dos demais grupos de relacionamento. d) A revisão da política de responsabilidade corporativa da sociedade, zelando para que esteja orientada para a criação de valor. e) O cumprimento da estratégia e de práticas de responsabilidade social corporativa e a avaliação de seu grau de cumprimento. f) A supervisão e avaliação dos processos de relação com os diferentes grupos de relacionamento. g) A avaliação de tudo que for relativo a riscos não financeiros da empresa incluindo os operacionais, tecnológicos, legais, sociais, do meio ambiente, políticos e de reputação. h) A coordenação do processo de relatório da informação não financeira e sobre a diversidade, conforme a norma aplicável e os padrões internacionais de referência. Adicionalmente, o Conselho Administrativo é o encarregado de liderar a integração efetiva da Responsabilidade Corporativa na estratégia da empresa em sua gestão diária, conseguindo, assim, assegurar uma sólida cultura de Responsabilidade Corporativa. O Comitê de Diretivo é o responsável por zelar pela implementação adequada e o cumprimento dos compromissos assumidos na Política, bem como por impulsionar a propagação, o conhecimento e o cumprimento da Política de RC por intermédio dos planos que aprove a cada momento para os devidos fins. As Direções-Gerais e as Unidades de Negócio são as responsáveis por determinar as atuações que desenvolvam os planos formulados pelo Comitê Diretivo, bem como por propor os objetivos quantitativos e qualitativos de cada uma de tais atuações e os indicadores de cumprimento associados. Os administradores, a direção e as demais pessoas que integram a empresa têm a obrigação de conhecer, compreender e cumprir com as diretrizes e os compromissos contidos nessa política. Da mesma forma, o grupo promoverá e incentivará entre seus fornecedores e empresas colaboradoras a adoção dos princípios de comportamento estabelecidos na presente política.

12 12 5. Sistemas de cumprimento e supervisão O cumprimento da política é assegurado mediante a aprovação dos planos específicos pelo Comitê Diretivo. Pelo menos semestralmente, as Direções-Gerais e as Unidades de Negócio notificarão ao Comitê Diretivo o grau de avanço do cumprimento de tais planos, que informará a Comissão designada pelo Conselho. Anualmente, por intermédio do informativo de Responsabilidade Corporativa e do Informativo Anual serão comunicados externamente os avanços sobre a implantação dessa política. Os riscos, tanto financeiros como não financeiros, que são suscetíveis a afetar o desempenho da empresa estão reunidos no Mapa de Riscos da Gas Natural Fenosa. Por meio desse mapa, a Comissão de Auditoria realizará a supervisão dos riscos da empresa. Além disso, em um nível mais operacional, a Direção de Riscos e outras áreas específicas realizam medições periódicas da evolução dos principais riscos, sinalizando as indicações oportunas em caso de observar níveis de exposição ou tendências em sua evolução que possam exceder a tolerância estabelecida. A Direção de Auditoria, Conformidade e Controle Interno é responsável pela revisão contínua e a melhoria do Sistema de Controle Interno do grupo, bem como por assegurar o cumprimento das normas externa e interna e dos modelos de controle estabelecidos, com o objetivo de salvaguardar a eficácia e eficiência das operações e de mitigar os principais riscos em cada âmbito do grupo, especialmente os riscos operacionais, de corrupção, fraude e legais. Ademais, a gestão do modelo do Código de Ética da Gas Natural Fenosa e o informativo de atividade de auditoria interna são de responsabilidade da Comissão de Auditoria. De forma complementar aos sistemas de cumprimento e supervisão dessa política descritos previamente, a Gas Natural Fenosa considera fundamental a implicação dos grupos de relacionamento para conseguir uma gestão adequada da sustentabilidade na empresa e, assim, alcançar os objetivos em RC propostos, para o qual mantém um diálogo ativo e bidirecional com os grupos de relacionamento, o que permite também fazer o acompanhamento do cumprimento dessa política. 6. Aprovação A Política de Responsabilidade Corporativa da Gas Natural Fenosa foi aprovada pelo Conselho Administrativo da empresa, com data de 18 de dezembro de 2015.

13

14

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Sumário 1. Introdução. P. 3 2. Escopo de aplicação. P. 3 3. Compromissos e princípios de ação. P. 3 3.1. Compromisso com

Leia mais

Política de Relação com Grupos de Interesse

Política de Relação com Grupos de Interesse Política de Relação com Grupos de Interesse 13 de março de 2019 O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A (a Companhia ) tem a competência atribuída de elaborar, avaliar e revisar, em caráter permanente,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Política de Meio Ambiente

Política de Meio Ambiente Política de Meio Ambiente 13 de março de 2019 O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A (a Companhia ) tem a responsabilidade atribuída de formular a estratégia e aprovar as Políticas Corporativas

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

POLÍTICA GERAL DE GESTÃO DE RISCO CORPORATIVO. A Política Geral de Gestão de Risco Corporativo se baseia nos seguintes princípios:

POLÍTICA GERAL DE GESTÃO DE RISCO CORPORATIVO. A Política Geral de Gestão de Risco Corporativo se baseia nos seguintes princípios: POLÍTICA GERAL DE GESTÃO DE RISCO CORPORATIVO O Conselho de Administração da NEOENERGIA tem a responsabilidade de aprovar e supervisionar as Políticas Corporativas que atendem aos princípios de governança

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE E PROMOÇÃO DA EMPREGABILIDADE

POLÍTICA DE DIVERSIDADE E PROMOÇÃO DA EMPREGABILIDADE POLÍTICA DE DIVERSIDADE E PROMOÇÃO DA EMPREGABILIDADE ÍNDICE 1. PRINCÍPIOS 4 2. ABRANGÊNCIA 4 3. PREMISSAS 5 4. DIRETRIZES 8 5. POLÍTICAS E DIRETRIZES INTERNAS RELACIONADAS 11 3 1. PRINCÍPIOS 1.1. A Klabin

Leia mais

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade CÓDIGO DE CONDUTA Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome.

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome. 1. OBJETIVO A Política de Sustentabilidade ( Política ) do Grupo Fleury estabelece premissas e governança para a Sustentabilidade, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade em todos

Leia mais

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO Processo Sustentabilidade Sub-Processo Sustentabilidade Emissão Código 25/05/2018 POG.10.000.R10 br.ccb.com Informação Confidencial Propriedade do CCB Brasil 1 1. OBJETIVO

Leia mais

Regulamentos de Segurança, Saúde e Bem-Estar no Trabalho do Grupo Telefónica

Regulamentos de Segurança, Saúde e Bem-Estar no Trabalho do Grupo Telefónica Regulamentos de Segurança, Saúde e Bem-Estar no Trabalho do Grupo Telefónica Norma corporativa Aprovada pelo Comitê Executivo da Telefónica S.A. Telefónica, S.A. 1 a dição - 29 de outubro de 2018 ÍNDICE

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE SISTEMA NORMATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO LAJ.DIR.POL.0002 00 APROVADO POR DIRETORIA SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 3 3. APLICAÇÃO... 3 4. REFERÊNCIAS EXTERNAS... 3 5. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome.

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome. 1. OBJETIVO A Política de Sustentabilidade ( Política ) do Grupo Fleury estabelece premissas e governança para a gestão de Sustentabilidade, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade

Leia mais

Introdução Procedimento de Implementação Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias Discriminação 5

Introdução Procedimento de Implementação Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias Discriminação 5 Padrões Sociais 2 Padrões Sociais Sumário Introdução 3 1. Procedimento de Implementação 4 2. Horas de Trabalho, Salários e Direito a Férias 5 3. Discriminação 5 4. Trabalho Infantil e Trabalho Forçado

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR

DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR 21 March 2017, Version DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR 1 / 4 Caro fornecedor: A Sapa é um grupo diversificado de empresas industriais com operações globais. Os

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de acionamento

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais

Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A

Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 A QUEM SE APLICA...2 3 POLÍTICA... 2 3.1 Princípios... 2 3.2 Compromissos... 4 3.3 Diretrizes estratégicas... 4 4 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

NOSSOS VALORES, NOSSA POLÍTICA

NOSSOS VALORES, NOSSA POLÍTICA NOSSA MISSÃO Transformamos a área de vendas dos nossos clientes em um espaço atraente e eficiente proporcionando produtos, serviços e soluções inovadores para criar uma excelente experiência de compra.

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA Texto aprovado por acordo do Conselho de Administração do dia 18 de dezembro de 2018. ÍNDICE 1. APROVAÇÃO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 2. INTRODUÇÃO 3 3. OBJETIVOS

Leia mais

Responsabilidade Social Corporativa

Responsabilidade Social Corporativa Responsabilidade Social Corporativa 2015 A RSC na Saba A Saba está ciente de que os melhores resultados estão sempre associados às melhores práticas de operar. Ir de encontro a uma competitividade sustentável

Leia mais

Responsabilidade Social e Ambiental - Política Global do Grupo Santander -

Responsabilidade Social e Ambiental - Política Global do Grupo Santander - Responsabilidade Social e Ambiental - Política Global do Grupo Santander - I.- Introdução O Grupo Santander, através do seu Plano de Responsabilidade Social Corporativa, assumiu, de forma voluntária, uma

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 21/06/2018 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

Código de Ética 12/10/2017 REV:A

Código de Ética 12/10/2017 REV:A Código de Ética 12/10/2017 REV:A ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 DIRECIONADORES DAS RELAÇÕES E AÇÕES... 3 POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS... 4 POLÍTICA DE SEGURANÇA DO TRABALHO... 4 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL...

Leia mais

DOCUMENTO DE USO INTERNO 1

DOCUMENTO DE USO INTERNO 1 Política Data da última atualização Controles Internos 30.11.2017 Área Responsável Versão Compliance 07 1. Objetivo Estabelecer as diretrizes relacionadas aos controles internos, bem como a estrutura de

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA APDL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA APDL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA APDL A nossa política de sustentabilidade assenta no reconhecimento de três princípios fundamentais: 1. A sustentabilidade contribui para um negócio mais duradouro, permitindo

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 DIRECIONADORES DAS RELAÇÕES E AÇÕES... 3 Missão... 3 Valores... 3 Política de Gestão de Pessoas... 3 Política de Segurança do Trabalho... 4 Política

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 3.0 30/11/2018 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 4 5.1 Diretrizes gerais...

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2016 GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora ÍNDICE 1. Sumário Executivo... 2 2. Indicadores Gerais de Natureza Comercial... 2 2.1. Inquérito de Satisfação... 3 3. Indicadores

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

Palavras-Chave: Código; Ética. Todos os Profissionais do CHLP

Palavras-Chave: Código; Ética. Todos os Profissionais do CHLP Palavras-Chave: Código; Ética Destinatários Todos os Profissionais do CHLP Elaboração Aprovação Assinatura (s) Responsável (eis) pela Aprovação Conselho de Administração Conselho de Administração Originais

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução A Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA ( Política ) estabelece princípios, diretrizes e procedimentos para as práticas socioambientais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução Em cumprimento à Resolução CMN 4.327 a FOCO DTVM desenvolveu uma Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA em acordo com as melhores práticas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Política de Sustentabilidade Introdução

Política de Sustentabilidade Introdução Introdução Para a Unimed Cascavel, cooperativa de trabalho médico que desenvolve planejamento estratégico, o compromisso com a sustentabilidade é inerente ao negócio. Esse posicionamento está em nossa

Leia mais

POLITICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2016 Abrangência: CORPORATIVO Macroprocesso/ Processo:

POLITICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2016 Abrangência: CORPORATIVO Macroprocesso/ Processo: POLITICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2016 Abrangência: CORPORATIVO Macroprocesso/ Processo: Executivo /Gerir a Comunicação. MANUAIS VINCULADOS CÓD./ORG.

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARCERIAS DE BASE LOCAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÓMICO DA COMUNIDADE LOCAL

CÓDIGO DE CONDUTA PARCERIAS DE BASE LOCAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÓMICO DA COMUNIDADE LOCAL CÓDIGO DE CONDUTA PARCERIAS DE BASE LOCAL POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÓMICO DA COMUNIDADE LOCAL Índice Enquadramento 3 Relacionamento com Parceiros 4 Relacionamento Institucional com Outras Entidades

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2014 GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora ÍNDICE 1. Sumário Executivo... 2 2. Indicadores Gerais de Natureza Comercial... 3 2.1. Inquérito de Satisfação... 3 3. Indicadores

Leia mais

Código de Ética do Grupo Pirelli

Código de Ética do Grupo Pirelli Código de Ética do Grupo Pirelli A identidade do Grupo Pirelli fundamenta-se historicamente em um conjunto de valores sempre seguidos e apoiados por todos nós. Esses valores, ao longo dos anos, permitiram

Leia mais

Compliance aplicado às cooperativas

Compliance aplicado às cooperativas Compliance aplicado às cooperativas A implantação do Programa na Unimed-BH Outubro de 2016 Unimed BH 45 anos Nossa Unimed bem cuidada para cuidar bem de você Unimed-BH 1ª operadora de plano de saúde de

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico para aprovação em Assembleia Geral GS1 Portugal 3 de abril 2019 Objetivos 1 Dar continuidade Das atividades core da GS1 Portugal, mantendo as orientações estratégicas definidas no Plano

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ASPECTOS REGULATÓRIOS Lei nº. 6.938 de 31 de agosto de 1981 - Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação,

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016 06.07.2018 As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 2 1. OBJETIVO 2 2. ABRANGÊNCIA 2 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias

Leia mais

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear

Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Declaração de Posicionamento da Eletrobras Eletronuclear Missão Atuar nos mercados de energia de forma integrada rentável e sustentável. Visão Em

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE ENEL

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE ENEL COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE ENEL A Enel é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, e atua em toda a cadeia energética, com atividades nas áreas de geração, distribuição, conversão,

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 23/11/2016 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

749, item 11, de Pauta nº 176

749, item 11, de Pauta nº 176 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora - ATA BR 749, item 11, de 15-12-2017 - Pauta nº 176 2.

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A.

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A. POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A. Política sobre Sustentabilidade da Odebrecht S.A. 1. OBJETIVO...3 2. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SUSTENTABILIDADE...4 3. COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE...6

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL WGA BRASIL QUÍMICA LTDA.

CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL WGA BRASIL QUÍMICA LTDA. WGA BRASIL QUÍMICA LTDA. CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL A WGA BRASIL é uma empresa multicultural, que presta serviços ambientais, em tratamento de águas industriais, potáveis e efluentes. Temos plena consciência

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da TBG, pauta 59/17 em 24 de agosto de 2017. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se à TBG. 3. PRINCÍPIOS 3.1. A companhia

Leia mais

Código Geral de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA Aprovado pelo Conselho de Administração em 12 de novembro de

Código Geral de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA Aprovado pelo Conselho de Administração em 12 de novembro de Código Geral de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA Aprovado pelo Conselho de Administração em 12 de novembro de 2015 1 ÍNDICE OBJETO... 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATUAÇÃO... 2 1.1. Integridade...

Leia mais

Uma gestão ambiental proativa gera valor e é dever de uma empresa socialmente responsável

Uma gestão ambiental proativa gera valor e é dever de uma empresa socialmente responsável Política de Ambiente Uma gestão ambiental proativa gera valor e é dever de uma empresa socialmente responsável Política de Ambiente 1.Enquadramento O crescimento continuado da população mundial assenta

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OBJETO A Política de Gestão de Riscos ( Política ) da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ) tem o propósito de estabelecer as regras de estruturas e práticas de gestão

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL CODIGO POL-0001

SOCIOAMBIENTAL CODIGO POL-0001 SOCIOAMBIENTAL 2/8 SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 3 1. OBJETIVO 3 2. ABRANGÊNCIA 3 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO 3 4. RESUMO DA REVISÃO 3 5. GLOSSÁRIO 3 PARTE II CONTEÚDO 5 1. INTRODUÇÃO 5 2. DIRETRIZES 5 3/8

Leia mais

Política Responsabilidade Socioambiental (PRSA)

Política Responsabilidade Socioambiental (PRSA) Política Responsabilidade (PRSA) 1. Objetivo O objetivo desta política é orientar os profissionais da INTRADER DTVM quanto às diretrizes da Responsabilidade (PRSA), estabelecendo conceitos e métodos, além

Leia mais

SeminárioIndicadoresde Sustentabilidade: mecanismo para melhorar a performance da empresa FIESP, 11/6/2015

SeminárioIndicadoresde Sustentabilidade: mecanismo para melhorar a performance da empresa FIESP, 11/6/2015 SeminárioIndicadoresde Sustentabilidade: mecanismo para melhorar a performance da empresa FIESP, 11/6/2015 Sustentabilidade na BM&FBOVESPA 1 Confidencial Restrita Confidencial Uso Interno Público A BM&FBOVESPA

Leia mais

Política Anticorrupção

Política Anticorrupção CONMEBOL DE FUTEBOL Página: 2 de 7 Conteúdo... 3 Introdução... Error! Marcador no definido. 1. Propósito... 3 2. Alcance... 3 3. Glossário... 3 4. Normativas e princípios orientadores... 4 5. Órgãos e

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR

DOCUMENTO ORIENTADOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTRODUÇÃO A Santa Casa da Misericórdia de Amarante é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos, o alojamento colectivo de utilização temporária

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução 1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos

Leia mais

"Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade"

Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade "Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade" Marcelo Kós Silveira Campos Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim XII Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente - 2010 São

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Abril 2018

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Abril 2018 DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Abril 2018 Esta política é propriedade da É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1. I N T R O D U Ç Ã O O Código de Conduta do Fornecedor da BB Turismo estabelece requisitos para relacionamento de negócios com

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO

INSTRUMENTO NORMATIVO DESTINATÁRIO Todas as Unidades Organizacionais incluindo membros do Conselho de Administração, Comitê de Auditoria Estatutário, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e todos os empregados da Companhia do

Leia mais