Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade"

Transcrição

1 CÓDIGO DE CONDUTA

2 Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil há mais de 35 anos, sediada na cidade de Vinhedo - SP. A fábrica conta com 140 colaboradores e o atendimento de vendas e serviços possui cobertura nacional. Nós integramos pessoas, máquinas e tecnologias para desenvolver as melhores soluções para sua indústria.

3 Carta da Presidente É com muita satisfação que apresento o Código de Conduta da Balluff Brasil, através do qual buscamos tratar de maneira objetiva, clara e simples diversas situações do dia a dia, com foco nos valores que orientam a nossa conduta profissional e nos princípios que devem ser praticados em nossos relacionamentos nas comunidades em que atuamos, com o objetivo de manter elevados padrões de ética, segurança, transparência e integridade. O Código de Conduta da Balluff Brasil expressa o compromisso assumido por nossos administradores, gestores e, diretores com o desenvolvimento dos nossos negócios, com respeito e responsabilidade, contribuindo para um ambiente de trabalho harmonioso, em que todos nos sentimos respeitados e valorizados. Adriana Belmiro da Silva

4 INTRODUÇÃO O Código de Conduta para responsabilidade social corporativa da Balluff Controles Elétricos Ltda. ( Código de Conduta Balluff Brasil ) tem por objetivo fixar diretrizes para uma clara compreensão sobre as condutas que orientam os negócios e os relacionamentos das empresas do grupo Balluff ao redor do mundo. As condutas definidas no Código de Conduta Balluff Brasil devem estar presentes em todas as nossas atividades diárias e expressam nosso compromisso e respeito pela Declaração de Atitudes e Valores do grupo Balluff: SUSTENTABILIDADE - Pensar e agir hoje para o amanhã. CONFIABILIDADE Nós fazemos o que falamos e falamos o que fazemos. QUALIDADE Nós temos somente um indicador: nossos clientes. ABERTURA Para as melhores soluções nós saímos da zona de conforto. COMPROMETIMENTO Entusiasmo e Paixão são a base de nosso desempenho. PROGRESSO Incentivamos o progresso para tornar possível a inovação. Os profissionais da Balluff Brasil, isto é, seus administradores, gestores e colaboradores, devem orientar a tomada de decisão em suas respectivas áreas de atuação pelos princípios de conduta empresarial definidos neste Código. A empresa promoverá a sua divulgação junto aos públicos interno e externo, assegurando a adesão de todos os seus administradores, gestores e colaboradores. As condutas contrárias aos princípios e valores aqui previstos serão passíveis de sanções disciplinares, que podem incluir o término da relação de trabalho. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste Código ou situações práticas no dia-a-dia de nossas atividades, o colaborador deverá entrar em contato com o Comitê de Ética e Compliance, através do telefone ou do balluff@denuncia.inf.br.

5 1. RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL A compreensão mútua, básica de responsabilidade social na gestão dos negócios constitui a base deste Código de Conduta. Assumimos a responsabilidade por ter sempre em mente as consequências de nossas decisões e de nossas ações nas esferas econômica, tecnológica, social e ambiental, de forma a alcançarmos um adequado equilíbrio de interesses. A Balluff contribui, voluntariamente, para o bem-estar e o desenvolvimento global de longo prazo de uma sociedade global em todos os aspectos possíveis, nas comunidades em que desenvolve seus negócios. Nossa atuação é orientada por valores éticos e princípios universalmente aceitos, especialmente integridade, honestidade e respeito à dignidade humana. 2. ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO 2.1 Este Código de Conduta se aplica à Balluff Brasil e suas subsidiárias e unidades de negócio no País e/ou no exterior. 2.2 A Balluff Brasil se compromete em promover a adesão de seus administradores, gestores e colaboradores às regras previstas neste Código de Conduta e, de acordo com os limites de sua atuação, pelos membros da sua cadeia de valor, tais como fornecedores, prestadores de serviços, clientes, instituições públicas e privadas, e demais partes interessadas. 3. VALORES FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO CORPORATIVA A Balluff Brasil atuará proativamente para assegurar a prática e a aderência aos valores a seguir elencados tanto no presente quanto no futuro. 3.1 Adesao às Leis A Balluff Brasil respeita a legislação vigente e outros requisitos legais em todos os países em que atua. Para os países que possuem uma estrutura institucional frágil, a empresa deverá examinar, cuidadosamente, quais as práticas empresariais de seu país de origem podem ser adotadas para apoiar uma administração responsável. 3.2 Integridade e governança corporativa A Balluff Brasil dirige seus negócios em conformidade com princípios e valores éticos universalmente reconhecidos, em especial: integridade, honestidade, respeito à dignidade humana, abertura e transparência, e não discriminação com base em religião, ideologia, gênero e etnia.

6 3.2.2 A Balluff Brasil rejeita toda e quaisquel prática de corrupção e de suborno, de acordo com as disposições da Lei nº /2013 (Lei Anticorrupção), que dispoe sobre a responsabilidade objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira A Balluff Brasil adota práticas empresariais transparentes e reconhecidas de livre concorrência e competição leal. No que tange à competitividade, a empresa tem foco no profissionalismo, em altos padrões de qualidade, e em parcerias e relações de confiança com as autoridades regulatórias, de acordo com as disposições da Lei nº / 2011 (Lei Antitruste). 3.3 Interesse dos consumidores A Balluff Brasil cumpre a Lei Nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) e demais regulamentos e normas de proteção do consumidor, assim como adota práticas adequadas de venda, de marketing e de divulgação de informações. Grupos com necessidade de proteção especial (tais como menores) recebem atenção e tratamento diferenciados. 3.4 Comunicação A Balluff Brasil adota uma comunicaçao transparente e orientada ao diálogo para tratar das regras deste Código de Conduta e sua implementação junto a colaboradores, clientes, fornecedores e demais partes interessadas. Todos os documentos e informaçoes empresariais são devidamente elaborados e apropriadamente mantidos, não sendo permitida qualquer alteração indevida ou a sua destruição. Os segredos industriais e as informações comerciais de nossos parceiros comerciais devem ser tratados cuidadosamente e mantidos sob sigilo. 3.5 Direitos Humanos A Balluff Brasil está comprometida com a promoção da Declaraçao Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, especialmente aqueles a seguir mencionados: Privacidade: Proteçao à Privacidade Saúde e Segurança: Assegurar a saúde e a segurança do trabalho, em especial um ambiente seguro e saudável que evite a ocorrência de acidentes e lesões. Incentivamos a atividade das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes CIPA s e realizamos ações preventivas nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho SIPAT s Assédio: Proteção contra a punição física, o assédio ou abuso corporal, sexual, psicológico e verbal verbal Liberdade de Expressão: Proteção e garantia do direito à liberdade de opinião e de expressão.

7 3.6 Condições de Trabalho A Balluff Brasil obedece às normas laborais da Organização Internacional do Trabalho OIT relativas a: Trabalho Infantil: É proibida a contrataçao de menores de 16 anos, exceto o aprendiz, que pode exercer uma atividade a partir dos 14 anos e proibida a contrataçãode fornecedores e prestadores de serviço que empreguem mão de obra infantil Trabalho Forçado: É proibido qualquer tipo de trabalho forçado e vedada a contratação de fornecedores e prestadores de serviço que desobedeçam a legislação trabalhista, ofertem produtos fora dos padroes de segurança legais ou utilizem trabalho forçado Remuneração: Adotamos padrões internacionais de trabalho, especialmente em relação ao nível salarial previsto na legislação e na regulamentação vigentes Direitos do Trabalhador: Respeitamos a liberdade de associação, a liberdade de se reun ir em Assembleia e a liberdade de negociação coletiva dos trabalhadores, comde acordo a legislação vigente Proibição à Discriminação: Tratamos todos os colaboradores de forma igualitária, sem qualquer tipo de discriminaçao Remuneração: Adotamos padrões internacionais de trabalho, especialmente em relação ao nível salarial previsto na legislação e na regulamentação vigentes Direitos do Trabalhador: Respeitamos a liberdade de associação, a liberdade de se reun ir em Assembleia e a liberdade de negociação coletiva dos trabalhadores, comde acordo a legislação vigente Proibição à Discriminação: Tratamos todos os colaboradores de forma igualitária, sem qualquer tipo de discriminaçao. Este Código de Conduta passa a viger a partir da data de sua aprovação, em 01 de Abril de 2018, e poderá ser alterado, caso necessário, por nova deliberação da Diretoria Executiva.

8 Balluff Brasil Rua Francisco Foga, 25 Distrito Industrial - Vinhedo/SP CEP Fone ENTRE EM CONTATO CONOSCO

ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social

ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social Preâmbulo A Associação Central das Indústrias Electrónicas e Electrotécnicas, associação registada, (ZVEI) e as suas empresas afiliadas reconhecem

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016 06.07.2018 As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 2 1. OBJETIVO 2 2. ABRANGÊNCIA 2 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental de Responsabilidade Socioambiental IB Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda Página 1 Sumário 1. Introdução... 2 2. Objetivo... 2 3. Abrangência... 2 4. Princípios... 2 4.1 Transparência...

Leia mais

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso de ilustrações

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR ÍNDICE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA AMBIENTAL NEW SPACE FORNECEDORES E O MEIO AMBIENTE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FORNECEDORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

Abril Código de Conduta de Fornecedores

Abril Código de Conduta de Fornecedores Abril 2011 Código de Conduta de Fornecedores INTRODUÇÃO Para a Sodexo, um dos principais valores é a ética nos negócios. Por isso, foi formalizado esse Código de Conduta de Fornecedores para externalizar

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL CODIGO POL-0001

SOCIOAMBIENTAL CODIGO POL-0001 SOCIOAMBIENTAL 2/8 SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 3 1. OBJETIVO 3 2. ABRANGÊNCIA 3 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO 3 4. RESUMO DA REVISÃO 3 5. GLOSSÁRIO 3 PARTE II CONTEÚDO 5 1. INTRODUÇÃO 5 2. DIRETRIZES 5 3/8

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ 1. MENSAGEM DOS PROPRIETÁRIOS A empresa foi concebida sob pilares de ética nos negócios e valorização do ser humano. Estes são

Leia mais

Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ /

Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ / Codigo de Conduta e Etica das empresas do GRUPO PARCERIA: PARCERIA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. CNPJ 01194833/0001-01 PARCERIA SERVIÇOS TEMPORARIOS LTDA. CNPJ: 01253339/0001-01 1. Introdução do Codigo

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ORGANIZACIONAL 1. Introdução O presente Código de Ética e Conduta tem por objetivo permitir a compreensão sobre as condutas éticas que

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos

CÓDIGO DE CONDUTA. Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos CÓDIGO DE CONDUTA Este código de conduta constitui um conjunto de princípios e valores fundamentais para todos os que integram ou venham a interagir com o Moinho do Nordeste. Padrões de conduta profissional

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

Código de Conduta. Outubro Inovações para um mundo melhor.

Código de Conduta. Outubro Inovações para um mundo melhor. Código de Conduta Outubro 2016 Inovações para um mundo melhor. Bühler Código de Conduta 2 Código de Conduta. Como uma empresa familiar suíça que opera no mundo todo, a Bühler está notavelmente comprometida

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 21/06/2018 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1.ABRANGÊNCIA Este Código de Conduta é aplicável aos fornecedores da Montcalm. Ao aceitar este Código o fornecedor reconhece que todos os acordos, contratos e relações comerciais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

Código de Conduta e Ética da Visão Prev

Código de Conduta e Ética da Visão Prev Código de Conduta e Ética da Visão Prev Carta da Presidente INTRODUÇÃO A Visão Prev está em constante desenvolvimento, e, especialmente nos últimos anos, passou por transformações significativas, como

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES A Malwee está comprometida com a atuação ética. Por essa razão, necessita garantir que, todos com quem realiza negócios, incluindo fornecedores, indústrias, prestadores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF A energia elétrica não é uma mercadoria como outra qualquer. É por isso que sua geração, transmissão, distribuição e comercialização são assuntos do interesse de todos. Desde

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

Relação com empregados: Ambiente de trabalho: A empresa trata com dignidade seus empregados, diretos ou indiretos, observando e respeitando os

Relação com empregados: Ambiente de trabalho: A empresa trata com dignidade seus empregados, diretos ou indiretos, observando e respeitando os Código de Conduta 2 A Metalex: Através de melhorias contínuas e de comprometimento permanente com objetivos e metas; buscar as soluções mais adequadas, visando atender as necessidades e a confiança de

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

Código de Conduta. Código de Conduta

Código de Conduta. Código de Conduta Política da Qualidade A EDK Mineração S/A, empresa comprometida com a Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, visa ter uma operação sustentável, utilizando-se de recursos adequados. Para tanto, busca

Leia mais

CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES DA LUPATECH

CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES DA LUPATECH CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES DA LUPATECH MISSÃO Ser líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores de energia, controle de fluidos e metalurgia, por meio da integração de

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 23/11/2016 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

1. CARTA DA DIRETORIA

1. CARTA DA DIRETORIA 1. CARTA DA DIRETORIA A ADVANCE EMBALAGENS adota o presente Código de Conduta Empresarial com o objetivo de conduzir seus negócios embasando-se na obediência a princípios éticos e legais no relacionamento

Leia mais

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos Código de Ética Código de Ética O Código de Ética da Neoband w reflete seus princípios, seus valores e sua cultura através de um conjunto de normas de conduta incorporado por dirigentes e funcionários

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

Código de Conduta Fornecedores. Maio de 2018

Código de Conduta Fornecedores. Maio de 2018 Código de Conduta Fornecedores Maio de 2018 Código de Conduta de Fornecedores da Loggi 1. Objetivo do Código 2. Aplicação 3. Leis e Regulamentos, Saúde e Segurança e Meio Ambiente 4. Respeito aos Direitos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO... INTRODUÇÃO... 03 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA... 04 ASPECTOS PRIMORDIAIS DE CONDUTA... 05 CONDUTA COM NOSSO PÚBLICO... 07 GESTÃO DE ÉTICA DO GRUPO WORLD CENTER... 09 CÓDIGO

Leia mais

PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG

PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG OBJETIVOS: A introdução do Programa de Compliance foi aprovado pela Diretoria do Grupo BDG, e se estende a todas as empresas do Grupo, sendo elas: BDG Serviços Financeiros

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1. I N T R O D U Ç Ã O O Código de Conduta do Fornecedor da BB Turismo estabelece requisitos para relacionamento de negócios com

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FORNECEDOR NACIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA FORNECEDOR NACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA FORNECEDOR NACIONAL CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES O Grupo Malwee está comprometido com a atuação ética. Por essa razão, necessita garantir que, todos com quem realiza negócios, incluindo

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT

CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT CÓDIGO DE CONDUTA DOS FORNECEDORES DA STATKRAFT www.statkraft.com Conteúdo P á g i n a 2 Mensagem a nossos Fornecedores... 3 Parte I: Compreensão e aplicação do Código do Fornecedor... 4 1. Compromisso

Leia mais

Nossos Princípios éticos

Nossos Princípios éticos Nossos Princípios éticos Índice Página 1. Introdução... 3 2. Abrangência... 3 3. Cultura Cesari.... 3 4. Compliance e Código de Ética Cesari.... 4 5. Cesari e o respeito pelas pessoas.... 4 5.1 Colaboradores.....

Leia mais

Global Compact. Relatório de Progresso de de Dezembro de

Global Compact. Relatório de Progresso de de Dezembro de Global Compact Relatório de Progresso de 2007 13 de Dezembro de 2008 1 DECLARAÇÃO DE APOIO O Banco Comercial e de Investimentos (BCI Fomento), em actividade desde 1997 e membro activo do Pacto Global das

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

Código de Conduta. do Fornecedor da Roche

Código de Conduta. do Fornecedor da Roche Código de Conduta do Fornecedor da Roche Código de Conduta do Fornecedor da Roche A Roche tem um compromisso com a sustentabilidade em todas as atividades de negócios e tem por objetivo aplicar seus mais

Leia mais

Nosso sonho é ser a Melhor Empresa de bebidas do mundo em um Mundo Melhor

Nosso sonho é ser a Melhor Empresa de bebidas do mundo em um Mundo Melhor Política de Responsabilidade Global de Suprimentos da Ambev Apresentação O quê e Porquê O presente documento define os padrões, expectativas gerais e compromissos cruciais de responsabilidade empresarial

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução A Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA ( Política ) estabelece princípios, diretrizes e procedimentos para as práticas socioambientais

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração para servir de referência da atuação pessoal

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução 1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos

Leia mais

POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS

POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade.

Leia mais

Normas para fornecedores

Normas para fornecedores Normas para fornecedores Como parte do compromisso contínuo da Arconic com as práticas de negócios éticas e sustentáveis, nos dedicamos a trabalhar em parceria com nossos fornecedores, contratantes e todos

Leia mais

Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta

Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta Integridade corporativa em evolução 2.0 PREVENÇÃO Prevenção contra perdas Prevenção contra riscos legais e regulatórios 3.0 VALOR Atratividade

Leia mais

Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Anticorrupção Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL PRSA 1ª 1 / 6 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. DIRETRIZES... 2 5. GOVERNANÇA... 3 5.1 De Gerenciamento do Risco Socioambiental... 3 5.2 Das Atividades Internas... 4 5.3 Das

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES SIGILO DAS INFORMAÇÕES respeitar a propriedade intelectual, segredos comerciais e outras informações confi denciais, exclusivas ou reservadas, e não devem fazer uso ou

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MERCUR

GUIA DE RELACIONAMENTO MERCUR A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se preocupa em conduzir as suas relações de acordo com padrões éticos e comerciais, através do cumprimento da legislação e das referências deste Guia. Seu

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E APLICAÇÃO DESTE CÓDIGO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E APLICAÇÃO DESTE CÓDIGO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 1. INTRODUÇÃO O atendimento aos princípios que norteiam a cultura da HIDROCON importação e distribuição pressupõe que nossos colaboradores pautarão

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART INDICE Mensagem da Direção 1. Âmbito de Aplicação 2. Politica de Responsabilidade Social 3. Princípios de Ética e Conduta Empresariais 4. Divulgação do

Leia mais

Dados em fins de dezembro de 2014

Dados em fins de dezembro de 2014 (Carta de Etica) No dia 19 de Outubro de 2009, Casino assinou o Pacto Mundial das Nações Unidas, comprometendo-se assim com 10 princípios universais relacionados com os direitos humanos, direitos do trabalho,

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Código. de Conduta do Fornecedor

Código. de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor da Odebrecht Óleo e Gás 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atuação no mercado nacional e internacional e em diferentes unidades de negócios, regiões

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE Sumário Introdução Público Os elementos do Programa de Compliance da Marfrig Governança e Cultura Análise de riscos de Compliance Papéis e Responsabilidades Normas e Diretrizes Internas Comunicação e Treinamento

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL PRSA 2ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 3.1 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 2 3.1.1 DIRETOR RESPONSÁVEL - RESOLUÇÃO 4.327/14... 2 3.1.2 COORDENADOR ESPONSÁVEL PRSA

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 SUMÁRIO ITEM DESCRIÇÃO 1. Introdução 3 2. Definições 3 3. Princípios Socioambientais 3 3.1 Recomendações 4 3.2 Comportamentos Não Admitidos 4 4. Diretrizes

Leia mais

Diretrizes de Conduta Profissional. Diretores e Colaboradores. Sistema ABIMAQ / SINDIMAQ / IPDMAQ

Diretrizes de Conduta Profissional. Diretores e Colaboradores. Sistema ABIMAQ / SINDIMAQ / IPDMAQ Diretrizes de Conduta Profissional Diretores e Colaboradores Sistema ABIMAQ / SINDIMAQ / IPDMAQ 08/10/2010 A. Diretrizes Básicas de Conduta...3 A.1. Conformidade...3 A.2. Respeito à lei...3 A.3. Responsabilidade

Leia mais

MC2 Código de conduta

MC2 Código de conduta MC2 Código de conduta MENSAGEM DO PRESIDENTE Em 1991 a MC2 foi fundada imaginando-se construir uma agência que oferecesse experiências inovadoras, eficiência, qualidade e compromisso com nossas ideias.

Leia mais

Grupo Águas do Brasil

Grupo Águas do Brasil CÓDIGO DE CONDUTA DE TERCEIROS Grupo Águas do Brasil 1 Introdução... 3 I. Conceito... 3 II. Conformidade com leis, normas e regulamentos... 4 III. Práticas Trabalhistas de Direitos Humanos Universais...

Leia mais

Você está recebendo o Código de Conduta de Fornecedores das Empresas Buffon.

Você está recebendo o Código de Conduta de Fornecedores das Empresas Buffon. CARTA DA DIRETORIA Prezado Fornecedor, Você está recebendo o Código de Conduta de Fornecedores das Empresas Buffon. O objetivo deste Código de Conduta é orientar os nossos fornecedores de bens e serviços

Leia mais

Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios.

Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios. Mauá, 07 de junho de 2018. Srs. Colaboradores e Parceiros, Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios.

Leia mais

engenharia geotécnica Código de ética e conduta Revisão 01 (06/03/2019)

engenharia geotécnica Código de ética e conduta Revisão 01 (06/03/2019) engenharia geotécnica Código de ética e conduta Revisão 01 (06/03/2019) INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração

Leia mais

CONDUTA DE ÉTICA PARA FORNECEDORES

CONDUTA DE ÉTICA PARA FORNECEDORES A OPÇÃO OPEX adota como compromisso: Produzir produtos nos mais altos padrões de qualidade, respeitando as leis comerciais existentes, bem como as normas e controle de qualidade interna e das marcas licenciadas.

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Grupo Avis Budget em promover relações sustentáveis com nossos parceiros de negócios, agentes,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO

PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO ANTI-CORRUPÇÃO O meio empresarial deve lutar contra

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros de Negócios Elaboramos esse Código de Conduta para nossos fornecedores e parceiros de negócios

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E COMPROMISSO COM A VIDA...

RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E COMPROMISSO COM A VIDA... RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E COMPROMISSO COM A VIDA... As Sete Diretrizes da Responsabilidade 1ª Adote valores e trabalhe com transparência; 2ª Valorize os parceiros e colaboradores;

Leia mais

Buscamos a melhoria contínua, tendo a sustentabilidade como foco principal em todas as nossas operações e atividades em que estamos envolvidos.

Buscamos a melhoria contínua, tendo a sustentabilidade como foco principal em todas as nossas operações e atividades em que estamos envolvidos. NORMA DO LOCAL DE TRABALHO PARA FORNECEDOR ELECTROLUX Lembre-se de que esta é uma tradução do original em inglês do Supplier Workplace Standard. A tradução é apenas para fins informativos. Em caso de divergência,

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. DIRETRIZES... 2 5. GOVERNANÇA... 3 5.1 De Gerenciamento do Risco Socioambiental... 3 5.2 Das Atividades Internas... 4 5.3 Das Operações de

Leia mais

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de conduta empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 O presente Código de conduta empresarial aplica-se a todos na The Binding Site Group Limited, incluindo as suas subsidiárias e

Leia mais

Política de Direitos Humanos no Local de Trabalho

Política de Direitos Humanos no Local de Trabalho Política de Direitos Humanos no Local de Trabalho Política de Direitos no Local de Trabalho Valorizamos o relacionamento que temos com os nossos funcionários. O sucesso do nosso negócio depende de cada

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1 SUMÁRIO 1. MENSAGEM DA DIRETORIA... 4 2. QUEM SOMOS... 4 3. OBJETIVO DO CÓDIGO... 5 4. VIGÊNCIA... 5 5. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS... 6 6. RELAÇÃO COM COLABORADORES... 6 7. RELAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO:SUP-DQ REVISÃO

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO:SUP-DQ REVISÃO CÓDIGO DE CONDUTA MENSAGEM DO PRESIDENTE A Saraiva atua no mercado há mais de 30 anos e a cada dia, vem se expandindo com mais força e responsabilidade. Ao longo desses anos, naturalmente, passamos por

Leia mais

Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP

Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa São Bernardo do Campo SP 1 Código MSMP de Ética & Conduta MSM POWERTRAIN LTDA. Estrada particular Eiji Kikuti 417. Cooperativa 09852-040 São Bernardo do Campo SP www.msmp.com.br msmp@msmp.com.br MSMP 2 Prezado leitor. A conduta

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES CAPIVARI SP - BRASIL OUTUBRO

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES CAPIVARI SP - BRASIL OUTUBRO CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES CAPIVARI SP - BRASIL OUTUBRO 2013 INTRODUÇÃO O GRUPO SICAD EUROCEL foi fundado com base nos princípios de integridade, honestidade, lealdade, respeito e confiança. Como

Leia mais

Código de Ética do Grupo Cindapa

Código de Ética do Grupo Cindapa Código de Ética do Grupo Cindapa A MARCA DA SEGURANÇA 1 NOSSAS DIRETRIZES Nossa Missão Fornecer soluções em segurança patrimonial privada, mitigando os riscos e evitando perdas, por meio de uma Gestão

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL EMPRESARIAL ÍNDICE PALAVRA DA DIRETORIA... 3 1 - ABRANGÊNCIA:... 4 2 - OBJETIVOS:... 4 3 - A ORGANIZAÇÃO:... 5 4 - RELACIONAMENTO COM SEU PÚBLICO DE INTERESSE... 6 4.1 - COLABORADORES DA EMPRESA:... 6

Leia mais

ENGEMAN - MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS COM. E IND. LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

ENGEMAN - MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS COM. E IND. LTDA. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL 1- INTRODUÇÃO A ética é um princípio que orienta todo ser humano sobre o que é bom e correto e o que pode favorecer a sua relação com seu semelhante, promovendo o bem comum. No ambiente de trabalho, a

Leia mais