Contabilidade Básica Atualização da 11ª para a 12ª edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contabilidade Básica Atualização da 11ª para a 12ª edição"

Transcrição

1 Contabilidade Básica Atualização da 11ª para a 12ª edição Prezados leitores, Este texto tem por objetivo atualizar o conteúdo da 11ª para a 12ª edição do nosso livro Contabilidade Básica, principalmente em razão da edição da Lei nº , de 13 de maio de 2014, resultante da conversão da Medida Provisória nº 627, de 11 de novembro de 2013, que altera profundamente a legislação do IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins, além de revogar o Regime Tributário de Transição (RTT). A rigor, quanto à maioria dos seus artigos, a lei citada entra em vigor somente em 1º de janeiro de Todavia, o contribuinte pode optar por sua aplicação já no ano-calendário de É interessante observar que a MP nº 627 foi cobrada na prova para auditor da Receita de Apesar de ser uma lei essencialmente de natureza tributária, principalmente destinada aos contribuintes do IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins, essa norma interfere em alguns assuntos que são tratados na Contabilidade, aos quais dedicamos a maior parte da nossa atualização. Dica: pelo menos até o fim do primeiro semestre de 2015, as bancas podem achar interessante explorar a legislação anterior e posterior à Lei nº /2014. Por isso, de forma comparativa, procure estudar como era e como ficou a legislação depois dessa norma.

2 Páginas 1 a 7 Substituir os itens 1 a 4 (da página 1 à página 7) do capítulo 1 pelo seguinte: 1 Conceito A palavra contabilidade deriva do latim computare (contar, computar, calcular) 1. Quando cuidamos da Contabilidade como teoria, procuramos definir aquilo de que ela trata, estudamos seus princípios e suas possíveis aplicações. Ou seja, a Contabilidade como teoria estabelece princípios e regras de conduta a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, com o objetivo de aprimorar e uniformizar os procedimentos técnicos. Assim, dizemos que a Contabilidade é uma ciência, ou seja, um conjunto organizado e aprofundado de conhecimentos sobre determinado assunto, baseados em um método científico. Todavia, não é uma ciência exata. (Analista/Cespe) A contabilidade é uma ciência exata. ( ) certo ( ) errado A contabilidade é uma ciência, mas não é ciência exata. Gabarito: errado. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, trata-se de uma ciência social. Logo, para que as técnicas contábeis sejam aplicadas de maneira adequada, é necessário fixar princípios e regras a serem observados por todos os profissionais da área contábil. (Autor) De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Contabilidade é considerada a) arte. b) técnica de controle patrimonial. c) técnica de exposição do patrimônio. d) ciência exata. e) ciência social. Conforme o CFC, a Contabilidade é uma ciência social. Gabarito: E Diferente da Matemática, a Contabilidade não é uma ciência exata. Logo, para que as técnicas contábeis sejam aplicadas de maneira uniforme, faz-se necessário fixar princípios e regras a serem observados por todos os profissionais da área contábil. 1 A origem da palavra contabilidade para designar esta disciplina parece estar vinculada ao fato de se usar contas nos registros contábeis, e não de se fazer cálculos.

3 Abordada pela perspectiva teórica, a Contabilidade pode ser definida assim: Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle, à exposição e à análise dos elementos patrimoniais e de suas modificações. Com base no 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924, a Contabilidade é definida como: A ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica. (Esaf) Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica. ( ) certo ( ) errado Essa afirmação apenas reproduz o conceito oficial de Contabilidade. Gabarito: certo. Portanto, no Brasil, oficialmente, a Contabilidade é uma ciência. (Esaf) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. ( ) certo ( ) errado Esse conceito identifica a Contabilidade como ciência, bem como seu objeto (o patrimônio). Gabarito: certo. A Contabilidade também envolve o uso de técnicas ou procedimentos por meio dos quais os princípios contábeis são postos em prática, o que inclui o registro das operações de uma entidade em livros apropriados. Sua função é controlar o patrimônio de uma pessoa ou organização, com o objetivo de fornecer informações úteis ao público interessado. 2 Objeto Objeto é o assunto do qual a ciência cuida. Então qual é o objeto da Contabilidade? O objeto ou assunto do qual trata a Contabilidade é o patrimônio. (Assistente/Cespe) O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades. ( ) certo ( ) errado A Contabilidade tem por objeto (assunto) o patrimônio. Gabarito: certo.

4 Por intermédio da Contabilidade, o administrador de uma empresa pode gerenciar melhor os recursos disponíveis, obter informações úteis ao planejamento de suas atividades, saber o custo do que é produzido ou consumido, apurar o lucro ou prejuízo, controlar e reduzir despesas, aumentar receitas e prevenir e identificar erros e fraudes. Em resumo, por meio da Contabilidade, é possível ter o controle e o conhecimento detalhado do estado em que se encontra um patrimônio e acompanhar sua evolução. Objeto da Contabilidade Patrimônio Conjunto de bens, direitos e obrigações (ISS-RJ/Esaf/2010) O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa. ( ) certo ( ) errado A entidade econômico-administrativa pode ter ou não finalidade lucrativa. Gabarito: certo. (Contador/Cespe) Em contabilidade, define-se patrimônio como um conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a determinada entidade, sendo autônomo em relação aos demais patrimônios existentes. ( ) certo ( ) errado Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, avaliáveis em moeda, de uma entidade. Um patrimônio é autônomo em relação aos demais (princípio da entidade). Gabarito: certo. 3 Finalidade ou objetivo A Contabilidade é mantida com a finalidade de fornecer a seus usuários informações úteis ao planejamento, controle, tomada de decisões etc. (Técnico em contabilidade/cespe) A contabilidade tem como objeto o patrimônio e como um de seus objetivos prover seus usuários de informações úteis para a tomada de decisão. ( ) certo ( ) errado Esse item identifica o objeto (patrimônio) e a finalidade (fornecer informações) da Contabilidade. Gabarito: certo.

5 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis As pessoas com interesse na divulgação das informações contábeis podem ser divididas em dois grupos: 1 - usuários internos administradores e acionistas ou sócios controladores; 2 - usuários externos acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo, entre outros. Os administradores necessitam das informações contábeis para melhor desempenhar as funções de gestão do patrimônio. Para eles, essas informações podem ser úteis ao planejamento, ao controle, à tomada de decisões. A Contabilidade pode informar ao administrador qual é o produto mais rentável, quanto custa produzir um bem ou serviço, qual será o resultado provável num determinado nível de produção e venda etc. (Técnico contábil/cespe) A principal finalidade da contabilidade é prover informações para auxiliar a tomada de decisões. ( ) certo ( ) errado A tomada de decisões é uma das funções dos administradores. Gabarito: certo. (Técnico/Cespe) Os objetivos das demonstrações contábeis incluem apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade. ( ) certo ( ) errado A Contabilidade informa o lucro ou prejuízo de cada período desejado. Gabarito: certo. Uma das principais preocupações da legislação que rege as sociedades anônimas é a proteção aos acionistas não controladores. Os controladores têm o poder de nomear os administradores, que irão agir de acordo com os interesses de seus chefes. Ocorre que muitas vezes os interesses dos controladores são conflitantes com os dos não controladores. Para estes, as informações contábeis são um instrumento importante na fiscalização da atuação dos controladores. Com base nesta ótica, a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) exige das sociedades anônimas a elaboração e publicação de certas demonstrações contábeis. Em relação aos usuários externos, os bancos, fornecedores e financiadores em geral querem saber se a empresa apresenta situação econômico-financeira que lhe permita assumir e saldar dívidas; os clientes precisam verificar se ela tem condições de realizar adequadamente o fornecimento de bens ou serviços; e o governo deve fiscalizar se o pagamento dos tributos está sendo feito da maneira correta. Página 114 A conta Receita de Dividendos está em duplicidade.

6 Página 224 Alterar a seguinte parte do texto do último parágrafo: O FGTS foi criado como um instrumento de proteção ao empregado em caso de demissão por sem justa causa... Página 364 Substituir os dois últimos parágrafos: Conforme o CPC 16 (R1), valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. O valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. Já o valor justo reflete o preço pelo qual uma transação ordenada para a venda desse estoque no mercado principal (ou mais vantajoso) ocorreria, entre seus participantes, na data de mensuração. O primeiro (o valor realizável líquido) é um valor específico para a entidade (considera suas características pessoais, ou seja, quanto ela conseguiria apurar na venda do bem por exemplo, o valor obtido na venda de um automóvel por um comerciante de veículos não será o mesmo que um prestador de serviços conseguirá obter na venda de um veículo igual), ao passo que o valor justo não é um valor específico. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda. Página 511 Eliminar o seguinte texto (o intangível é tratado detalhadamente no capítulo 19): Um ativo é intangível quando: 1 - pode ser destacado do patrimônio da companhia e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado; 2 - resulta de direitos contratuais ou legais; ou 3 - decorre de ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em transação entre partes independentes. O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo. Em regra, os intangíveis criados e valorizados por ações da própria entidade não são reconhecidos em seu ativo, principalmente pela falta de um critério confiável para sua mensuração. Página 517 No penúltimo parágrafo, acrescentar o texto em vermelho: Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos. No entanto, o conceito de passivo previsto no item 4.4 da Estrutura Conceitual pode incluir provisões, desde que se trate de uma obrigação presente, ainda que seu valor tenha de ser estimado.

7 Página 527 Eliminar este parágrafo: Por exemplo, ainda que algum benefício econômico lhe possa ser atribuído, um bem intangível gerado internamente não deve ser dificilmente pode ser reconhecido nas demonstrações, pois seu custo normalmente não pode ser medido em bases confiáveis. Página 529 Acrescentar o texto em vermelho: Caso o ativo, passivo, receita ou despesa seja relevante para fins de avaliação pelos usuários, mas não atenda aos critérios de reconhecimento para fins de apresentação nas demonstrações contábeis (veja, por exemplo, comentários ao item 4.41), caberá sua divulgação nas notas explicativas ou em demonstrações suplementares. Por exemplo, um intangível gerado internamente que não possa ser mensurado com confiabilidade. Páginas 624 a 637 Substituir os itens 7, 7.1 e 7.2 pelo seguinte texto: 7 PIS/Pasep e Cofins na aquisição de mercadorias e serviços Considerando a Lei nº /2014, as contribuições para o PIS/Pasep estão sujeitas a três espécies ou modalidades de incidência: 1 - faturamento/receitas auferidas (contribuição devida pelas pessoas jurídicas de direito privado); 2 - importação; 3 - folha de pagamento (contribuição devida pelas entidades sem finalidades lucrativas). Por sua vez, a Cofins apresenta duas espécies ou modalidades de incidência: 4 - faturamento/receitas auferidas (contribuição devida pelas pessoas jurídicas de direito privado); 5 - importação; A partir da edição das Leis nº /2002 e /2003, o PIS e a Cofins incidentes sobre o faturamento/receitas auferidas estão sujeitos a dois regimes de apuração: 1 - regime de incidência cumulativa (sobre o faturamento ou receita bruta); 2 - regime de incidência não cumulativa (sobre o total das receitas auferidas); 3 - O regime de apuração do PIS/Pasep e Cofins aplicável não altera a receita bruta, mas afeta a receita líquida. Cumulativa ou não a incidência, esses tributos devem ser deduzidos da receita bruta das vendas e serviços. Na apuração da receita líquida, comparando-se os dois regimes, o que muda são apenas as alíquotas: 0,65% e 3% no regime de incidência cumulativa e 1,65% e 7,6% no de incidência não cumulativa.

8 (Técnico/Cespe) A contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins podem ser classificadas, seja no regime cumulativo, seja no não cumulativo, como deduções das vendas ou como despesas administrativas, tanto do ponto de vista de legislação comercial como da tributação. ( ) certo ( ) errado A contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins sobre as vendas, qualquer que seja o regime de tributação, são deduções da receita bruta. Quando incidentes sobre outras receitas, são despesas operacionais. Gabarito: certo. Apuração e pagamento A apuração e o pagamento do PIS e da Cofins devem ser efetuados mensalmente, de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica. Imunidade O PIS e a Cofins não incidem sobre as receitas de exportação. 7.1 PIS/Pasep e Cofins regime de incidência cumulativa Trata-se de um regime de apuração em que o PIS e a Cofins não são recuperáveis, vale dizer, seus valores integram o custo de aquisição das mercadorias, bens e serviços. Portanto, nesse regime não há direito a crédito do PIS e da Cofins pagos em operações anteriores. O regime de incidência cumulativa está previsto na Lei nº 9.718/1998. As contribuições para o PIS/Pasep e Cofins com incidência cumulativa têm como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido a receita bruta. Nesse regime, as demais receitas não estão sujeitas a essas contribuições. Para esse efeito, a receita bruta abrange: 1 - o produto da venda de bens nas operações de conta própria; 2 - o preço da prestação de serviços em geral; 3 - o resultado auferido nas operações de conta alheia (comissões obtidas em operações de terceiros); e 4 - as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos itens anteriores (numa instituição financeira, por exemplo, a receita financeira integra a receita bruta, porém, numa empresa comercial, faz parte das demais receitas. Outro exemplo de receita da atividade é a receita de locação de bens, se estiver entre as operações principais da empresa). Incidência Cumulativa do PIS/Pasep e Cofins Receita Bruta Basicamente, estão sujeitas à incidência cumulativa do PIS/Pasep e Cofins as pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, que apurem o IRPJ com base no lucro presumido ou arbitrado. Base de cálculo No regime de incidência cumulativa, a base de cálculo é o faturamento mensal, que corresponde à receita bruta. Alíquotas No regime de incidência cumulativa, as alíquotas do PIS e da Cofins são, respectivamente, de 0,65% e 3%.

9 Exclusões da base de cálculo No regime de incidência cumulativa, para fins de determinação da base de cálculo, podem ser excluídos do faturamento, quando o tenham integrado, os seguintes valores: 1 - receitas isentas ou não alcançadas pela incidência da contribuição ou sujeitas à alíquota zero; 2 - vendas canceladas; 3 - descontos incondicionais concedidos; 4 - IPI, no caso dos contribuintes desse imposto, e ICMS, quando cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de substituto tributário (Cuidado! Essa exclusão serve apenas para o ICMS a ser pago como substituto tributário. O ICMS devido pelo próprio contribuinte está embutido na receita bruta e, segundo entendimento fiscal, não pode ser excluído); 5 - reversões de provisões e recuperações de créditos baixados como perda, que não representem ingresso de novas receitas, resultado positivo da avaliação de investimento pelo valor do patrimônio líquido e lucros e dividendos derivados de participações societárias, que tenham sido computados como receita bruta; 6 - receitas decorrentes da venda de bens classificados no ativo não circulante que tenha sido computada na receita bruta; 7 - receita reconhecida pela construção, recuperação, ampliação ou melhoramento da infraestrutura, cuja contrapartida seja ativo intangível representativo de direito de exploração, no caso de contratos de concessão de serviços públicos; 8 - receita decorrente da transferência onerosa a outros contribuintes do ICMS de créditos de ICMS originados de operações de exportação. (Analista/Hemobras/FCC/2013) Em relação à contribuição para o PIS-Pasep e à Cofins na sistemática de incidência cumulativa, é correto afirmar que a) se aplica a alíquota zero sobre as receitas financeiras e sobre os juros sobre o capital próprio, auferidos pelas pessoas jurídicas sujeitas à sistemática cumulativa. b) o conceito de faturamento previsto na Lei nº 9.718/1998 corresponde à receita bruta, assim entendida a totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurídica, sendo irrelevantes o tipo de atividade por ela exercida e a classificação contábil adotada para as receitas. c) a diferença positiva entre o valor da alienação de bens do ativo permanente e o respectivo custo de aquisição não deve ser incluída na base de cálculo das contribuições para o PIS-Pasep e da Cofins. d) para fins de determinação da base de cálculo das contribuições, incluem-se na receita bruta o IPI e o ICMS, desde que cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de sujeito passivo por substituição. e) as sociedades corretoras de seguros que apuram o imposto de renda da pessoa jurídica com base no lucro presumido devem utilizar as alíquotas de 0,65% e 3%, no cálculo das contribuições para o PIS-Pasep e da Cofins, respectivamente. No regime de incidência cumulativa do PIS-Pasep e da Cofins, para fins de determinação da base de cálculo,

10 podem ser excluídos do faturamento, quando o tenham integrado, os valores das receitas decorrentes da venda de bens do ativo não circulante, que a questão chama de ativo permanente, classificados como investimentos, imobilizado ou intangível. Gabarito: C 1º exemplo Certa companhia adquiriu um lote de unidades de uma mercadoria para revenda, pagando R$ 500,00 por cada. Posteriormente, vendeu 60% do referido lote por R$ 900,00 cada. A companhia está sujeita à incidência do PIS e da Cofins no regime cumulativo, com alíquotas, respectivamente, de 0,65% e 3%, bem como à incidência do ICMS à alíquota de 18% nas operações de compra e venda. Neste caso, o PIS e a Cofins, por serem tributos não recuperáveis, integram o custo de aquisição do estoque. Apenas o ICMS é recuperável unids. x 500, ICMS já incluído ( x 18%) ( ) Custo de aquisição Custo unitário = /1.000 unids = 410 D - Estoque de Mercadorias D - ICMS a Recuperar C - Caixa º exemplo Consideremos as seguintes informações na apuração do PIS cumulativo: Receita bruta da venda de bens e serviços e demais receitas tributáveis Devoluções de vendas 200 Descontos concedidos incondicionalmente 100 Resultado positivo na equivalência patrimonial 200 ICMS sobre vendas 150 ICMS retido na fonte de terceiros 50 Alíquota do PIS cumulativo 1,65%

11 Cálculo do PIS: Receita bruta da venda de bens e serviços e demais receitas tributáveis Devoluções de vendas ( 200) Descontos concedidos incondicionalmente ( 100) Base de cálculo do PIS 700 Alíquota do PIS x 1,65% PIS sobre o faturamento 11,55 Como o ICMS de terceiros retido na fonte não faz parte da receita bruta da companhia, ele não deve ser computado na base de cálculo do PIS. O ICMS sobre vendas já está incluído na receita bruta da companhia (é calculado por dentro, quer dizer, faz parte de sua própria base de cálculo). Lançamento contábil: D - PIS sobre o Faturamento C - PIS sobre o Faturamento a Recolher 11,55 Na demonstração do resultado do exercício, o PIS incidente sobre a receita bruta é apresentado como dedução desta. Já o PIS incidente sobre as demais receitas é classificado como despesa operacional. (Analista/TRE-SP/FCC/2012/Adaptada) Instruções: utilize as informações a seguir para responder às questões seguintes. A Cia. Mamoré, que adota o inventário permanente de estoques, vendeu unidades de um produto de sua fabricação ao preço unitário de R$ 10,00. Na operação, houve a incidência dos seguintes impostos: ICMS à alíquota de 18%; PIS (incidência cumulativa) à alíquota de 0,65%; e Cofins (incidência cumulativa) à alíquota de 3%. O preço de custo das mercadorias vendidas correspondeu a 60% do preço unitário de venda. O lucro bruto auferido pela companhia nessa operação foi, em reais, de a) ,00. b) ,00. c) ,00. d) ,00. e) ,00. Vendas brutas = x 10, ICMS + PIS + Cofins = 21,65% ( ) Vendas líquidas CMV = x 60% ( ) Lucro bruto Gabarito: D

12 (Analista/TRE-SP/FCC/2012) Caso o cliente tivesse devolvido unidades da venda acima por estarem com pequenas avarias, o lucro bruto da companhia na operação, em reais, seria reduzido em a) 7.200,00. b) 3.303,00. c) 3.960,00. d) 3.846,00. e) 1.080,00. Lucro bruto unitário = R$ ,00/ unidades = R$ 1,835. Redução do lucro bruto pela devolução = unidades x R$ 1,835 = R$ 3.303,00. Gabarito: B 7.2 PIS/Cofins regime de incidência não cumulativa O regime de incidência não cumulativa foi instituído pela Lei nº /2002 (PIS/Pasep) e /2003 (Cofins). De forma idêntica ao ICMS, o regime de incidência não cumulativa admite o direito a crédito relativo à entrada de mercadorias, bens e serviços no estabelecimento do contribuinte, além de permitir o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos da pessoa jurídica. Estão sujeitas à incidência não cumulativa as pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, que apurem o IRPJ com base no lucro real, exceto instituições financeiras, cooperativas de crédito, pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de créditos imobiliários e financeiros, operadoras de planos de assistência à saúde, empresas particulares que explorem serviços de vigilância e de transporte de valores de que trata a Lei nº 7.102/83, e sociedades cooperativas (exceto sociedades cooperativas de produção agropecuária e sociedades cooperativas de consumo). Incidência As contribuições para o PIS/Pasep e Cofins não cumulativas incidem sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independente de sua denominação ou classificação contábil. O total das receitas compreende a receita bruta e todas as demais receitas auferidas pela pessoa jurídica, com os respectivos valores decorrentes do ajuste a valor presente. Para esse efeito, a receita bruta abrange: 1 - o produto da venda de bens nas operações de conta própria; 2 - o preço da prestação de serviços em geral; 3 - o resultado auferido nas operações de conta alheia (comissões obtidas em operações de terceiros); e 4 - as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos itens anteriores (numa instituição financeira, por exemplo, a receita financeira integra a receita bruta, porém, numa empresa comercial, faz parte das demais receitas. Outro exemplo de receita bruta não incluída nos itens anteriores é a receita de locação de bens, se estiver entre as atividades principais da empresa). Incidência Não Cumulativa do PIS/Pasep e Cofins Receita Bruta + Demais Receitas

13 Em atendimento à Lei nº /2014, quanto ao ajuste a valor presente, o registro contábil da receita de vendas deve ser feito pelo valor bruto: D - Contas a Receber C - Receitas de Vendas Em seguida, o valor do ajuste é debitado em conta redutora da receita bruta: D - Deduções da Receita Bruta por Ajuste a Valor Presente C - Ajuste a Valor Presente (receita a apropriar) Na DRE: Receita bruta ( ) Deduções da Receita Bruta por Ajuste a Valor Presente (2.000) Receita líquida Alíquotas Em regra, as alíquotas do PIS e da Cofins, com a incidência não cumulativa, são, respectivamente, de 1,65% e 7,6%. Por determinação do Decreto nº 5.442/2005, foram reduzidas a zero as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre as receitas financeiras auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de incidência não cumulativa dessas contribuições. Todavia, essa regra não se aplica aos juros sobre o capital próprio, que estão sujeitos à cobrança do PIS e da Cofins. Receitas que não integram a base de cálculo Na incidência não cumulativa, não fazem parte da base de cálculo as receitas: 1 - decorrentes de saídas isentas, não alcançadas pela incidência ou sujeitas à alíquota zero; 2 - auferidas pela pessoa jurídica revendedora, na revenda de mercadorias em relação às quais a contribuição seja exigida da empresa vendedora, na condição de substituta tributária; 3 - referentes a: a) vendas canceladas e aos descontos incondicionais concedidos; b) reversões de provisões e recuperações de créditos baixados como perda, que não representem ingresso de novas receitas, resultado positivo da avaliação de investimentos pelo valor do patrimônio líquido e lucros e dividendos derivados de participações societárias, desde que tenham sido computados como receita; 4 - decorrentes da venda de bens do ativo não circulante, classificado como investimento, imobilizado ou intangível; 5 - decorrentes de transferência onerosa a outros contribuintes do ICMS de créditos de ICMS originados de operações de exportação;

14 6 - financeiras decorrentes do ajuste a valor presente, referentes a receitas excluídas da base de cálculo das contribuições para o PIS/Pasep e Cofins; 7 - relativas aos ganhos decorrentes de avaliação de ativo e passivo com base no valor justo; 8 - de subvenções para investimento, inclusive mediante isenção ou redução de impostos, concedidas como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos e de doações feitas pelo poder público; 9 - reconhecidas pela construção, recuperação, reforma, ampliação ou melhoramento da infraestrutura, cuja contrapartida seja ativo intangível representativo de direito de exploração, no caso de contratos de concessão de serviços públicos; 10 - relativas ao prêmio na emissão de debêntures. (Analista/TRE-RN/FCC/2011) É uma receita tributável pelo Programa de Integração Social (PIS) no regime de incidência não cumulativo: a) reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa e da provisão para ajuste de bens ao valor de mercado. b) receita de dividendos de investimentos avaliados pelo custo de aquisição. c) resultado positivo de investimentos avaliados pelo patrimônio líquido. d) receita de aluguel de imóveis não utilizados pela companhia nas suas atividades operacionais. e) receita de vendas de bens do ativo imobilizado ou de participações societárias classificadas como investimentos permanentes. A receita de aluguel não consta da lista de exclusões da base de cálculo. Gabarito: D (Analista/Metrô/FCC/2012) A contribuição para o programa de integração social, na sistemática não cumulativa, NÃO incide sobre a) a folha de salários de uma entidade com fins lucrativos. b) as receitas auferidas pela entidade pelo aluguel de seus imóveis de renda. c) as receitas de dividendos. d) as receitas sobre a venda de mercadorias a prazo, cujo pagamento não foi efetuado pelo cliente. e) a receita de juros sobre o capital próprio. Não integram a base de cálculo do PIS os dividendos derivados de participações societárias que tenham sido computados como receita. Gabarito: C Na demonstração do resultado do exercício, a Cofins incidente sobre a receita bruta é apresentada como dedução da receita bruta. Já a Cofins incidente sobre as demais receitas classifica-se como despesa operacional.

15 Desconto de créditos Dos valores do PIS e Cofins apurados, a pessoa jurídica submetida à incidência não cumulativa pode descontar créditos, calculados mediante a aplicação das alíquotas 1,65% (PIS) e de 7,6% (Cofins) sobre os valores relativos a: 1 - bens adquiridos para revenda; 2 - bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos destinados à venda, inclusive combustíveis e lubrificantes; 3 - aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos, pagos a pessoa jurídica, utilizados nas atividades da empresa; 4 - valor das contraprestações de operações de arrendamento mercantil de pessoa jurídica, exceto de optante pelo Simples Nacional; 5 - máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos ou fabricados para locação a terceiros ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços (excluídos, no arrendatário, os bens arrendados em arrendamento mercantil); 6 - edificações e benfeitorias em imóveis próprios ou de terceiros, utilizados nas atividades da empresa (excluídos, no arrendatário, os bens arrendados em arrendamento mercantil); 7 - bens recebidos em devolução, cuja receita de venda tenha integrado faturamento do mês ou de mês anterior, e seja tributada; 8 - energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica; 9 - vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme fornecidos aos empregados por pessoa jurídica que explore as atividades de prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção; 10 - bens incorporados ao ativo intangível, adquiridos para utilização na produção de bens destinados a venda ou na prestação de serviços. Quando vinculados aos itens 1 e 2, também podem ser descontados créditos sobre os gastos incorridos no mês com armazenagem de mercadoria e frete na operação de venda, desde que o ônus seja suportado pelo vendedor. O crédito é apurado mediante a aplicação da alíquota de 1.65%, no caso do PIS/Pasep, ou 7.6%, no caso da Cofins, sobre o valor: 1 - dos bens adquiridos para revenda e dos bens e serviços utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos destinados à venda; 2 - dos seguintes itens, incorridos no mês: a) aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos, pagos a pessoa jurídica, utilizados nas atividades da empresa;

16 b) valor das contraprestações de operações de arrendamento mercantil de pessoa jurídica, exceto de optante pelo Simples Nacional; c) energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas nos estabelecimentos da pessoa jurídica. 3 - dos encargos de depreciação e amortização dos bens mencionados nos seguintes itens, incorridos no mês: a) máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos ou fabricados para locação a terceiros ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços; b) edificações e benfeitorias em imóveis próprios ou de terceiros; c) bens incorporados ao ativo intangível, adquiridos para utilização na produção de bens destinados à venda ou à prestação de serviços. 4 - bens recebidos em devolução, no mês, cuja receita de venda tenha integrado faturamento do mês ou de mês anterior, e seja tributada. Consideremos as seguintes informações relativas a determinado mês de apuração da Cofins não cumulativa: Receita bruta das vendas de mercadorias e serviços Devoluções de vendas realizadas no mês Descontos incondicionais sobre as vendas 500 Receita da alienação de imobilizado Depreciação de edificações utilizadas nas atividades da empresa Bens adquiridos para revenda Alíquota da Cofins não cumulativa 7,6% Cálculo da Cofins: Receita bruta das vendas de mercadorias e serviços Devoluções de vendas realizadas no mês (1.500) Descontos incondicionais sobre as vendas ( 500) Base de cálculo da Cofins Alíquota da Cofins x 7,6% Cofins sobre o faturamento 760 O lucro na alienação de imobilizado não integra a base de cálculo da Cofins. Lançamento contábil: D - Cofins sobre o Faturamento C - Cofins sobre o Faturamento a Recolher 760

17 Neste caso, a empresa pode descontar, como crédito: Depreciação de edificações utilizadas nas atividades da empresa Bens adquiridos para revenda x 7,6% Créditos da Cofins no mês 456 Valor efetivo a pagar: = 304. (Técnico/Cespe) A Cofins não cumulativa é o tributo em que os contribuintes não podem descontar nenhum tipo de crédito anterior. ( ) certo ( ) errado A legislação permite desconto de créditos, desde que o regime seja o não cumulativo. Gabarito: errado. (Técnico/Cespe) O registro do valor relativo à contribuição para o financiamento da seguridade social (Cofins) sobre aquisição de mercadorias à vista, advindas do exterior, proporciona um débito na conta de Cofins a recuperar, do ativo circulante, e um crédito no disponível. C ( ) certo ( ) errado Mesmo na importação, o regime não cumulativo admite o desconto de créditos. Gabarito: certo. (Analista/TRE-RN/FCC/2011) Dados do mês de outubro de 2010, referentes à Cia. Comercial Campinas, em R$: Aquisição de Mercadorias para Revenda ,00 Gastos com Energia Elétrica do Escritório de Vendas ,00 Gastos com Energia Elétrica da Fábrica ,00 Receita da Venda de Mercadorias ,00 Despesas com Arrendamento Mercantil Operacional ,00 Despesas de vendas, relativas a Frete e Armazenamento de mercadorias, cujo ônus foi da Companhia ,00 Receitas Financeiras (exceto juros sobre o capital próprio) ,00 Sabendo-se que a Cia. é contribuinte da Cofins na sistemática não cumulativa, o valor devido dessa contribuição, referente ao mês de outubro de 2010, é, em R$, a) ,00. b) ,00.

18 c) ,00. d) ,00. e) ,00. Por determinação do Decreto nº 5.422/2005, foram reduzidas a zero as alíquotas do PIS e da Cofins incidentes sobre as receitas financeiras auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de incidência não cumulativa dessas contribuições. Todavia, essa regra não se aplica aos juros sobre o capital próprio, que estão sujeitos à cobrança do PIS e da Cofins. Receita da Venda de Mercadorias = ,00 x 7,6% ,00 Receitas Financeiras = ,00 x 0% (alíquota zero) Deduções de créditos = ( ) 7,5% (52.440,00) Cofins devida ,00 Gabarito: E Não dá direito a crédito o valor: 1 - de mão de obra paga a pessoa física; e 2 - da aquisição de bens ou serviços não sujeitos ao pagamento da contribuição, inclusive no caso de isenção, esse último quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou serviços sujeitos à alíquota zero, isentos ou não alcançados pela contribuição. O direito ao crédito aplica-se, exclusivamente, em relação: 1 - aos bens e serviços adquiridos de pessoa jurídica domiciliada no país; 2 - aos custos e despesas incorridos, pagos ou creditados a pessoa jurídica domiciliada no país. O crédito não aproveitado em determinado mês pode ser utilizado nos meses subsequentes. (Contador/Infraero/FCC/2011) São dadas as seguintes informações, em R$, relativas ao mês de maio de 2011, retiradas da escrituração contábil da Cia. Monte Azul, que é tributada pelo imposto de renda das pessoas jurídicas com base no lucro real: Receita da venda de mercadorias ,00 Devolução de vendas ,00 Receitas financeiras ,00 Aquisição de mercadorias para revenda ,00 Despesas de energia elétrica ,00 Fretes sobre vendas, cujo ônus coube à companhia ,00 Receita da venda de bem do Ativo Imobilizado ,00 Despesas de aluguel de imóvel, pago a uma pessoa física ,00

19 Com base nesses dados, o valor da Cofins não cumulativa, a ser recolhida pela Companhia no mês de junho de 2011, corresponde a, em R$, a) ,00 b) ,00 c) ,00 d) ,00 e) ,00 Receita da venda de mercadorias ,00 Devolução de vendas ( ,00) ,00 Alíquota da Cofins x 7,6% ,00 Receitas financeiras = ,00 x 0% Aquisição de mercadorias para revenda = ,00 x 7,6% (26.600,00) Despesas de energia elétrica = ,00 x 7,6% ( 6.080,00) Fretes sobre vendas, cujo ônus coube à companhia = ,00 x 7,6% ( 3.040,00) Cofins a pagar ,00 A receita da venda de bem do ativo imobilizado é exclusão da base de cálculo. A despesas de aluguel de imóvel pago a pessoa física não dá direito a crédito. Gabarito: E Conceito de insumo Entende-se como insumos: 1 - utilizados na fabricação ou produção de bens destinados à venda: a) as matérias-primas, os produtos intermediários, o material de embalagem e quaisquer outros bens que sofram alterações, tais como o desgaste, o dano ou a perda de propriedades físicas ou químicas, em função da ação diretamente exercida sobre o produto em fabricação, desde que não estejam incluídas no ativo imobilizado; b) os serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no país, aplicados ou consumidos na produção ou fabricação do produto. 2 - utilizados na prestação de serviços: a) os bens aplicados ou consumidos na prestação de serviços, desde que não estejam incluídos no ativo imobilizado; e b) os serviços prestados por pessoa jurídica domiciliada no país, aplicados ou consumidos na prestação do serviço.

20 (Analista/Metrô/FCC/2012) Os seguintes dados, em R$, foram obtidos da escrituração comercial da Cia. Topázio, referentes ao mês de dezembro de 2011: Receita bruta da venda de produtos industrializados ,00 Insumos adquiridos para produção dos referidos bens ,00 Aluguel do imóvel da fábrica pago à pessoa física ,00 Energia térmica utilizada na produção ,00 Fretes pagos pela companhia para entrega dos produtos aos clientes ,00 A Cia. Topázio é contribuinte da Cofins no regime não cumulativo. O valor, em R$, da Cofins a ser recolhida ao Tesouro Nacional, relativa aos fatos geradores ocorridos no mês de dezembro, corresponde a a) ,00. b) 6.000,00. c) ,00. d) ,00. e) ,00. Receita bruta da venda Alíquota x 7,6% Débito da Cofins Crédito de insumos = x 7,6 (15.960) Crédito de energia térmica = x 7,6% ( 1.520) Crédito sobre frete = x 7,6% ( 2.280) Cofins a ser recolhida Cálculo simplificado: ( ) 7,6% = Aluguel do imóvel da fábrica pago a pessoa física não dá direito a crédito. Gabarito: E Na hipótese de a pessoa jurídica sujeitar-se à incidência não cumulativa das contribuições para o PIS/Pasep e Cofins em relação apenas a parte de suas receitas, o crédito será apurado, exclusivamente, em relação aos custos, despesas e encargos vinculados a essas receitas. No caso de custos, despesas e encargos vinculados a essas receitas e àquelas submetidas ao regime de incidência cumulativa dessa contribuição, o crédito será determinado, a critério da pessoa jurídica, pelo método de: 1 - apropriação direta, inclusive em relação aos custos, por meio de sistema de contabilidade de custos integrada e coordenada com a escrituração; ou 2 - rateio proporcional, aplicando-se aos custos, despesas e encargos comuns a relação percentual existente entre a receita bruta sujeita à incidência não cumulativa e a receita bruta total, auferidas em cada mês. O método eleito pela pessoa jurídica será aplicado consistentemente por todo o ano-calendário, observadas as normas editadas pela Secretaria da Receita Federal.

21 (Analista/Hemobras/FCC/2013) É correto afirmar que a pessoa jurídica sujeita à apuração do imposto de renda com base no lucro real que auferir receitas decorrentes da prestação de serviços de diálise e da venda de equipamentos médico-hospitalares poderá descontar créditos de PIS-Pasep e Cofins calculados em relação a a) bens e serviços, que forem utilizados como insumo na prestação dos serviços de diálise, com base no método de apropriação direta. b) energia térmica consumida no estabelecimento da pessoa jurídica, com base no método de apropriação direta ou de rateio proporcional. c) aluguéis de máquinas e equipamentos utilizados na prestação dos serviços de diálise, pagos à pessoa física, com base no método de rateio proporcional. d) vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme fornecidos aos empregados, com base no método de apropriação direta ou de rateio proporcional. e) valores das contraprestações de operações de arrendamento mercantil de máquinas e equipamentos, pagos à pessoa jurídica optante pelo regime tributário do Simples Nacional, com base no método de rateio proporcional. A pessoa sujeita ao lucro real deve apurar PIS-Pasep e Cofins com incidência não cumulativa. Na apuração desses tributos, pode descontar créditos calculados em relação à energia elétrica e energia térmica, inclusive sob a forma de vapor, consumidas em seus estabelecimentos. Gabarito: B Não integram o valor das máquinas, equipamentos e outros bens fabricados para incorporação ao ativo imobilizado os seguintes custos: 1 - de mão de obra paga a pessoa física; e 2 - da aquisição de bens ou serviços não sujeitos ao pagamento da contribuição, inclusive no caso de isenção, esse último quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou serviços sujeitos à alíquota zero, isentos ou não alcançados pela contribuição. No cálculo do crédito, podem ser considerados os valores decorrentes do ajuste a valor presente. Contribuinte O contribuinte das contribuições para o PIS/Pasep e Cofins é a pessoa jurídica que aufere as receitas sujeitas ao tributo. Não incidência As contribuições para o PIS/Pasep e Cofins não incidem sobre as receitas decorrentes das operações de: 1 - exportação de mercadorias para o exterior; 2 - prestação de serviços para pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, cujo pagamento represente ingresso de divisas; 3 - vendas a empresa comercial exportadora com o fim específico de exportação.

22 Nas hipóteses de não incidência, a pessoa jurídica vendedora pode utilizar o crédito apurado para fins de: 1 - dedução do valor da contribuição a recolher, decorrente das demais operações no mercado interno; 2 - compensação com débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. A pessoa jurídica que, até o final de cada trimestre do ano civil, não conseguir utilizar os créditos das contribuições para o PIS/Pasep e Cofins poderá solicitar o seu ressarcimento em dinheiro. Exemplo Certa companhia adquiriu um lote de unidades de determinada mercadoria para revenda, pagando R$ 500,00 por cada. Posteriormente, vendeu 60% do referido lote por R$ 900,00 a unidade. A companhia está sujeita à incidência do PIS e da Cofins no regime não cumulativo, com alíquotas, respectivamente, de 1,65% e 7,6%, bem como à incidência do ICMS à alíquota de 18% nas operações de compra e venda. Neste caso, ICMS, PIS e Cofins, por serem tributos recuperáveis, não integram o custo de aquisição do estoque unids. x 500,00 = ICMS já incluído = x 18% = ( ) PIS já incluído = x 1,65% = ( 8.250) Cofins já incluída = x 7,6% = ( ) Custo de aquisição Como os três tributos incidem da mesma forma, ou seja, por dentro (integram suas próprias bases de cálculo), o cálculo pode ser simplificado pela soma das alíquotas: unids. x 500,00 = ICMS + PIS + Cofins = x 27,25% = ( ) Custo de aquisição Custo unitário = /1.000 unids. = 363,75 D - Estoque de Mercadorias D - Tributos a Recuperar ICMS, PIS e Cofins C - Caixa Página 660 Substituir o item 10: 10 Regime Tributário de Transição (RTT) Conforme a Lei nº /2014 (Medida Provisória nº 627, de 11 de novembro de 2013), o Regime Tributário de Transição será extinto até 31 de dezembro de Em princípio, os efeitos dessa lei sobre o RTT ocorrerão a partir de janeiro de Todavia, a pessoa jurídica pode optar pela aplicação desses efeitos já a partir de janeiro de A opção será irretratável e acarretará a observância, a partir de 1º de janeiro de

23 2014, de quase todas as alterações trazidas pela lei citada, que modifica a legislação do IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins, entre outras mudanças. O RTT foi instituído com o objetivo de que as mudanças contábeis destinadas à convergência da contabilidade brasileira ao padrão internacional não produzam efeitos tributários (neutralidade tributária). Passou a ser obrigatório a partir do ano-calendário de 2010, inclusive para a apuração do IR com base no lucro presumido ou arbitrado, da CSLL, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins. Assim, a Lei nº /2014 acaba, a partir de janeiro de 2015, com a neutralidade tributária no processo de convergência das normas contábeis brasileiras ao padrão IFRS, previsto na Lei nº /2007. Pela ótica do governo, muitas empresas aproveitaram a convergência ao padrão internacional para deixar de pagar imposto, por isso, com o fim da neutralidade tributária, haverá isenção apenas para as hipóteses previstas na legislação tributária. (Auditor/Receita Federal/Esaf/2014) Com a extinção do chamado Regime Tributário de Transição (RTT), foram efetuadas importantes alterações na legislação vigente sobre o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), e sobre a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Entre as opções abaixo, assinale aquela que não constitui uma dessas alterações. a) Tratamento dos efeitos provocados em razão da alteração significativa na forma de contabilização do arrendamento mercantil (leasing) na Lei das SA, com o reconhecimento no ativo imobilizado do bem arrendado, desde a formalização do contrato. b) Disciplinamento de ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis introduzidos em razão da convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais. c) Estabelecimento de multa específica pela falta de apresentação da escrituração do livro de apuração do lucro real em meio digital, ou pela sua apresentação com informações incorretas ou omissas, com base na capacidade contributiva da empresa. d) Extinção da sistemática de ajustes em Livro Fiscal para os ajustes do lucro líquido decorrentes do RTT. e) Avaliação dos investimentos pela equivalência patrimonial. A MP dispõe sobre o registro separado do valor decorrente da avaliação ao valor justo dos ativos líquidos da investida (mais-valia) e a diferença decorrente de rentabilidade futura (goodwill). Esta questão foi aplicada na prova de Direito Tributário. Após a extinção do RTT, os ajustes do lucro líquido em livro fiscal permanecem obrigatórios.

24 (Auditor/Receita Federal/Esaf/2014) Leia o texto abaixo: Brasília, 12 de novembro de Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Medida Provisória nº 627, de 11 de novembro de 2013, que revoga o Regime Tributário de Transição (RTT), instituído pela Lei nº , de 27 de maio de 2009, e que dispõe sobre a tributação dos lucros auferidos no exterior por pessoa jurídica e física residente ou domiciliada no Brasil. A MP tem como objetivo a adequação da legislação tributária à legislação societária e, assim, estabelecer os ajustes que devem ser efetuados em livro fiscal para a apuração da base de cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e, consequentemente, extinguindo o RTT. Assinale a opção não prevista pela Medida Provisória nº 627, de 11 de novembro de a) Não incidência de Imposto de Renda sobre dividendos efetivamente pagos até 11/11/2013, com base em resultados apurados pela pessoa jurídica entre 01/01/2008 e 31/12/2013, em valor superior ao lucro apurado com base nos critérios contábeis vigentes em 31/12/2007. b) Variação do momento do pagamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica controladora domiciliada no Brasil, incidente sobre a parcela do ajuste do valor do investimento equivalente aos lucros auferidos por controlada no exterior, de acordo com a localização, ou não, da controlada em país com tributação favorecida. c) Faculdade de extinção do Regime Tributário de Transição a partir de janeiro de 2014 e obrigatoriedade de extinção do Regime Tributário de Transição a partir de janeiro de 2015, vedada utilização simultânea dos dois regimes por uma mesma pessoa jurídica. d) Proibição de utilização do ágio por rentabilidade futura (goodwill) relativo à participação societária extinta em decorrência de fusão, incorporação ou cisão, quando apurado em operação de substituição de ações ou de quotas de participação societária, para fins de determinação do lucro real da pessoa jurídica. e) Garantia do direito à utilização do ágio interno como despesa dedutível para fins de apuração do lucro real da pessoa jurídica. Esta questão foi aplicada na prova de Legislação Tributária. A alternativa A foi baseada no art. 67 da MP nº 627 (convertida na Lei nº /2014): Art. 67. Os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados entre 1º de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2013, pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, efetivamente pagos até a data de publicação desta Medida Provisória, em valores superiores aos apurados com observância dos métodos e critérios contábeis vigentes em 31 de dezembro de 2007, não ficarão sujeitos à incidência do imposto de renda na fonte, nem integrarão a base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido do beneficiário, pessoa física ou jurídica, residente ou domiciliado no País ou no exterior. Como a MP foi publicada no DOU de 12/11/2013, houve erro também nessa alternativa, o que gerou a anulação da questão.

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS

TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS TRIBUTAÇÃO PIS/COFINS Prof. Wagner Mendes Você bem preparado para o futuro da profissão. Mini currículo do professor WAGNER MENDES Contador pela Faculdade Oswaldo Cruz, pós-graduado em gestão de controladoria,

Leia mais

LEI Nº /2014. Convergência Tributária Às Normas Internacionais de Contabilidade. Edson Pimentel

LEI Nº /2014. Convergência Tributária Às Normas Internacionais de Contabilidade. Edson Pimentel LEI Nº 12.973/2014 Convergência Tributária Às Normas Internacionais de Contabilidade Edson Pimentel 1 SUMÁRIO Contexto e Breve Histórico Distribuição de Dividendos e JCP Adoção Inicial Conceito de Receita

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS PALESTRA ANEFAC - IBRACON Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS Até 1998 PIS e COFINS incidiam sobre o faturamento à 2,65%; Era cumulativo; Poucas exceções; Legislação relativamente simples; Ônus

Leia mais

IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA LEI /2014 NO SETOR ELÉTRICO

IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA LEI /2014 NO SETOR ELÉTRICO IMPACTOS TRIBUTÁRIOS DA LEI 12.973/2014 NO SETOR ELÉTRICO Sumário: Contratos de Concessão de Serviço Público (OCPC 05 e ICPC 01): PIS/Pasep e Cofins Regime Cumulativo e não-cumulativo: Atividade de Distribuição;

Leia mais

EDINO RIBEIRO GARCIA Contador, bacharel em direito, especialista em tributos diretos, contribuições para o PIS-Cofins e legislação societária,

EDINO RIBEIRO GARCIA Contador, bacharel em direito, especialista em tributos diretos, contribuições para o PIS-Cofins e legislação societária, EDINO RIBEIRO GARCIA Contador, bacharel em direito, especialista em tributos diretos, contribuições para o PIS-Cofins e legislação societária, professor e palestrante. Coautor de livros das áreas contábil

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00

Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = , , , ,00 p. 86 Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo, PL) = 13.400,00 + 2.400,00 + 10.500,00 + 5.300,00 = = 31.600,00 Gabarito: B Teoria Patrimonialista: Contas Patrimoniais (Ativo, Passivo,

Leia mais

LEI Nº , de 29 de dezembro de Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências.

LEI Nº , de 29 de dezembro de Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências. LEI Nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003. Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

www.celulaquattro.com.br PIS E COFINS INCIDÊNCIA CUMULATIVA A BC é a Receita Bruta da PJ. Exclui da Receita Bruta: (art. 3º. Lei 9718/98) 1. As vendas canceladas, os descontos incondicionais concedidos,

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14

Orientações Consultoria de Segmentos Detalhamento de Receitas Recebidas no Registro F500 do SPED Contribuições 21/07/14 21/07/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Perguntas RFB... 3 2.2. Artigo Portal Tributário... 4 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Manual SPED...

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 22 - Data 4 de março de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP CRÉDITOS PARA DESCONTO DO PIS/PASEP. NÃO-CUMULATIVIDADE.

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003

Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Instrução Normativa SRF nº 358, de 9 de setembro de 2003 Altera a Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2002, que dispõe sobre o PIS/Pasep e a Cofins. O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL, no

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DRE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO A DRE é a apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstradas de forma a destacar o resultado líquido

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Demonstração do Valor Adicionado DVA Prof.: Salomão Soares Aspectos Gerais A alteração do art. 176 pela Lei nº11.638/07, inclui a Demonstração do Valor Adicionado

Leia mais

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas

Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas 2018/09/15 21:06 1/9 Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Plano de Contas Simplificado para Empresas com Atividades Mistas Elenco de Contas 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. Lei /14 - Aspectos Contábeis. Maio Elaborado por:

Seminário. expert PDF. Trial. Lei /14 - Aspectos Contábeis. Maio Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Práticas Contábeis e Neutralidade Tributária

Práticas Contábeis e Neutralidade Tributária III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF Práticas Contábeis e Neutralidade Tributária Essência econômica ou Forma Jurídica Subjetivismo responsável x Objetividade jurídica

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 QUANDO O GOVERNO É HONESTO, O PAÍS TEM SEGURANÇA; MAS, QUANDO O GOVERNO COBRA IMPOSTOS DEMAIS, A NAÇÃO ACABA EM DESGRAÇA Provérbios, 29:4

Leia mais

O NOVO Conceito de Receita para fins de Pis e Cofins (Regime Cumulativo e. Lucro Presumido e Lucro Estimado

O NOVO Conceito de Receita para fins de Pis e Cofins (Regime Cumulativo e. Lucro Presumido e Lucro Estimado O NOVO Conceito de Receita para fins de Pis e Cofins (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) e para apuração do IR Lucro Presumido e Lucro Estimado São Paulo, 22 de novembro de 2018 Gustavo Minatel Mestre

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. Lei /14 - Aspectos Contábeis. Junho Elaborado por:

Seminário. expert PDF. Trial. Lei /14 - Aspectos Contábeis. Junho Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta

Orientações Consultoria de Segmentos EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta 02/08/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão...

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade Prof. Jerônimo Antunes DEFINIÇÃO Demonstração contábil que evidencia, o valor e a composição da riqueza criada (ou gerada) pela entidade, bem como a maneira como foi

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Exclusão do Desconto Condicional da Receita de Atividade Imobiliária - PIS COFINS

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Exclusão do Desconto Condicional da Receita de Atividade Imobiliária - PIS COFINS Parecer Consultoria Tributária Segmentos Exclusão do Desconto Condicional da Receita de Atividade Imobiliária - 06/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente...

Leia mais

Caderno de Prova A01, Tipo 005

Caderno de Prova A01, Tipo 005 PROVA OBJETIVA P2 CONHECIMENTOS BÁSICOS Contabilidade Geral 1. Em 30/11/2017, a empresa TecnoBite, que atua no setor de revenda de computadores, apresentava a seguinte situação patrimonial: Caixa e Equivalentes

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

INTERPRETAÇÃO TÉCNICA DO IBRACON Nº 01/04

INTERPRETAÇÃO TÉCNICA DO IBRACON Nº 01/04 INTERPRETAÇÃO TÉCNICA DO IBRACON Nº 01/04 CONTABILIZAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL (PIS) E PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL (COFINS) Em 31 de dezembro de 2002 e em

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DA LEI Nº /14 COM A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627/13

QUADRO COMPARATIVO DA LEI Nº /14 COM A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627/13 QUADRO COMPARATIVO DA LEI Nº 12.973/14 COM A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 627/13 Redação dada ao Decreto-Lei nº 1.598, de 26 de dezembro de 1977, pela: Art. 8ºA I - equivalente a 0,025% (vinte e cinco milésimos

Leia mais

Diagnóstico MP 627. Diagnóstico sobre os principais impactos decorrentes da Medida Provisória 627/2013 na operação da Cagece

Diagnóstico MP 627. Diagnóstico sobre os principais impactos decorrentes da Medida Provisória 627/2013 na operação da Cagece Diagnóstico MP 627 Diagnóstico sobre os principais impactos decorrentes da Medida Provisória 627/2013 na operação da Cagece Coordenadoria Fiscal e Tributária Gerência Financeira e Contábil - GEFIC Diagnóstico

Leia mais

CPC 32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO

CPC 32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO CPC 32 TRIBUTOS SOBRE O LUCRO INTRODUÇÃO No Brasil os impostos incidentes sobre o lucro são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ; 15% sobre o lucro; 10% de adicional de IRPJ sobre o lucro de R$ 20.000,00

Leia mais

Plano de Contas Referencial Imunes e Isentas até 2014

Plano de Contas Referencial Imunes e Isentas até 2014 Plano de Contas Referencial Imunes e Isentas até 2014 CÓDIGO DESCRIÇÃO DT_INI DT_FIM TIPO CONTA SUPERIOR NÍVEL NATUREZA 1 ATIVO 01012014 S 1 01 1.01 ATIVO CIRCULANTE 01012014 S 1 2 01 1.01.01 DISPONIBILIDADES

Leia mais

Sumário. Capítulo Considerações Iniciais Exercícios Resolvidos para a Fixação de Conteúdo...19

Sumário. Capítulo Considerações Iniciais Exercícios Resolvidos para a Fixação de Conteúdo...19 Sumário Capítulo 1 A Elaboração das Demonstrações Contábeis...1 1.1. Considerações Iniciais...1 1.2. Exercícios Resolvidos para a Fixação de Conteúdo...19 Capítulo 2 As Demonstrações Contábeis e a Legislação

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

Regime Tributário de Transição: as normas de contabilidade e os impactos fiscais

Regime Tributário de Transição: as normas de contabilidade e os impactos fiscais Regime Tributário de Transição: as normas de contabilidade e os impactos fiscais Palestrantes Natanael Martins José Antonio Minatel São Paulo, 20 de junho de 2012 Lei 11.638/07 (convergência aos padrões

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Janeiro/2019 Setor Contábil Dia 04 (sexta-feira) IRRF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.12.2018, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Abril/2019 Setor Contábil Dia 03 (quarta-feira) Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.03.2019, incidente sobre rendimentos de:

Leia mais

Disposições anteriores à MP 627/13. Receita Bruta: produto da venda de bens nas operações de conta própria e o preço dos serviços prestados

Disposições anteriores à MP 627/13. Receita Bruta: produto da venda de bens nas operações de conta própria e o preço dos serviços prestados Escrituração do Lucro Real e Lalur Disposições anteriores à MP 627/13 Principais alterações trazidas pe Receita Bruta: produto da venda de bens nas operações de conta própria e o preço dos serviços prestados

Leia mais

Tributos Indiretos ISS / IPI / ICMS

Tributos Indiretos ISS / IPI / ICMS Fazer teste: AS_I Pergunta 1 Tributos Indiretos ISS / IPI / ICMS 1. Sabe-se que o ISS é um imposto de responsabilidade dos Municípios, porém, a LC 116/2003 determina a alíquota máxima de 5% (cinco por

Leia mais

Caderno de Prova A01, Tipo 005

Caderno de Prova A01, Tipo 005 Contabilidade Avançada e de Custos Para responder às questões de números 16 a 18, considere as informações a seguir. Em 31/12/2016, a Cia. Rosa adquiriu 90% das ações da Cia. Colorida pelo Valor de R$

Leia mais

Unidade II $

Unidade II $ CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Unidade II 4 CONTABILIZAÇÃO DE OPERAÇÕES COM MERCADORIAS COM TRIBUTAÇÃO 4.1 Compra de mercadorias com incidência de ICMS / PIS / COFINS recuperáveis Exemplo Vamos considerar uma

Leia mais

Lei nº12.973/2014 Reflexos na apuração PIS/COFINS/CSLL/IR LUCRO PRESUMIDO MARIA ILENE IMLAU WINTER

Lei nº12.973/2014 Reflexos na apuração PIS/COFINS/CSLL/IR LUCRO PRESUMIDO MARIA ILENE IMLAU WINTER Lei nº12.973/2014 Reflexos na apuração PIS/COFINS/CSLL/IR LUCRO PRESUMIDO MARIA ILENE IMLAU WINTER 1. ASPECTOS GERAIS 2. VIGÊNCIA 3. ADOÇÃO ANTECIPADA 4. NOVO CONCEITO DE RECEITA BRUTA 5. BASE DE CALCULO

Leia mais

ANEXO III LISTAGEM ESTRUTURADA DE CONTAS BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS OBSERVAÇÕES QUANTO À LISTAGEM ESTRUTURADA DE CONTAS:

ANEXO III LISTAGEM ESTRUTURADA DE CONTAS BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS OBSERVAÇÕES QUANTO À LISTAGEM ESTRUTURADA DE CONTAS: ANEXO III LISTAGEM ESTRUTURADA DE CONTAS BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS OBSERVAÇÕES QUANTO À LISTAGEM ESTRUTURADA DE CONTAS: Esta listagem estruturada de contas é de caráter meramente didático e tem por

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE... 21 1. Conceito de contabilidade... 21 2. Objeto... 22 3. Campo de aplicação... 23 4. Objetivos... 23 5.

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. CONCEITO... 17 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DO VALOR JUSTO. APET 1º COLÓQUIO DE DIREITO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO São Paulo, 08 de maio de 2019 José Antonio Minatel

TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DO VALOR JUSTO. APET 1º COLÓQUIO DE DIREITO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO São Paulo, 08 de maio de 2019 José Antonio Minatel TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DO VALOR JUSTO APET 1º COLÓQUIO DE DIREITO CONTÁBIL E TRIBUTÁRIO São Paulo, 08 de maio de 2019 José Antonio Minatel REGISTRO CONTÁBIL: CUSTO X VALOR JUSTO REGISTRO CONTÁBIL Regra

Leia mais

INBS - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. Conheça nossos cursos online, clique aqui.

INBS - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. Conheça nossos cursos online, clique aqui. Capítulo 6. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em um determinado período. Deve ser apresentada

Leia mais

Instrução Normativa nº 1.397/13: normas a serem observadas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao Regime Tributário de Transição.

Instrução Normativa nº 1.397/13: normas a serem observadas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao Regime Tributário de Transição. Tributário Instrução Normativa nº 1.397/13: normas a serem observadas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao Regime Tributário de Transição. Luciana I. Lira Aguiar * Foi publicada em 17 de setembro de 2013

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE CESTAS BÁSICAS - ASPECTOS CONTÁBEIS... Pág. 577 FURTOS PRATICADOS POR EMPREGADOS - ASPECTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Arrendamento mercantil

Arrendamento mercantil Arrendamento mercantil As operações de leasing são também conhecidas como arrendamento mercantil e trata-se de uma operação de aluguel. Os tipos de leasing mais conhecidos no mercado são o leasing financeiro,

Leia mais

Função e Funcionamento das principais contas

Função e Funcionamento das principais contas 2017/09/22 13:54 1/15 e das principais contas e das principais contas 1.1.1.1 CAIXA Registrar a movimentação de dinheiro, cheques e outros documentos compensáveis em poder da empresa. Debita-se pelo recebimento

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 MEDIDA PROVISÓRIA No- 582, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012 Altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços; permite depreciação

Leia mais

NBC TG 32 (R4) IAS 12 CPC 32 NBC TG 32 (R4)

NBC TG 32 (R4) IAS 12 CPC 32 NBC TG 32 (R4) Tributos sobre o lucro Aplicação Prática envolvendo a NBC TG 32 (R4) IAS 12 CPC 32 NBC TG 32 (R4) Programa Introdução Definições de lucros pelas Normas Contábeis e pelo Regulamento Fiscal Exemplos práticos

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 5ª REGIÃO FISCAL

MINISTÉRIO DA FAZENDA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 5ª REGIÃO FISCAL Fls. 10 9 SECRETARIA MINISTÉRIO DA FAZENDA DA RECEITA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 5ª REGIÃO FISCAL PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 1, de 17 de janeiro de 2005 INTERESSADO CNPJ/CPF

Leia mais

Plano de Contas. Prof: Fernando Aprato

Plano de Contas. Prof: Fernando Aprato Plano de Contas Prof: Fernando Aprato Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir

Leia mais

Palestra. Lei / IRPJ, PIS/PASEP, COFINS, RTT - Alterações (Nova DIPJ) Fevereiro Elaborado por:

Palestra. Lei / IRPJ, PIS/PASEP, COFINS, RTT - Alterações (Nova DIPJ) Fevereiro Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA

PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA Junho/2018 1 PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS E CONTROLADORIA ANÁLISE DE TRIBUTO E FORMAÇÃO DE PREÇO Prof. Arnóbio Durães Junho / 2018 2 INTRODUÇÃO OBJETIVOS Geral: Expor

Leia mais

Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa ativo circulante dinheiro e cheques no estabelecimento da devedora

Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa ativo circulante dinheiro e cheques no estabelecimento da devedora 1 Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa dinheiro e cheques no estabelecimento da bancos conta saldos das contas bancárias que a movimento movimenta clientes valores a receber dos clientes

Leia mais

Bicicletas Monark S.A.

Bicicletas Monark S.A. Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2018 e 2017 (Em milhares de Reais) ATIVO Notas 2018 2017 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 3 150.534 158.553 Contas a receber de clientes - 4.209 5.598

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Registros 1300 e 1700 da EFD Contribuições.docx

Orientações Consultoria de Segmentos Registros 1300 e 1700 da EFD Contribuições.docx Registros.docx 04/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1. Parecer da Receita Federal... 6 4. Conclusão... 7 5. Informações

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

PLANO DE CONTAS Critérios Para Elaboração Com base nas Leis nºs /2007 e /2009

PLANO DE CONTAS Critérios Para Elaboração Com base nas Leis nºs /2007 e /2009 Sumário PLANO DE CONTAS Critérios Para Elaboração Com base nas Leis nºs 11.638/2007 e 11.941/2009 1. Introdução 2. Codificação 3. Abertura de Contas Novas 4. Manual de Contas 5. Estrutura e Classificação

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Junho/2018 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de maio/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CONTABILIDADE AVANÇADA 1/2017 Exercício de Fixação 1

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CONTABILIDADE AVANÇADA 1/2017 Exercício de Fixação 1 Exercício de Fixação 1 Questão 1: (Auditor Fiscal da Receita Estadual SEFAZ-RJ, 2014): Determinada empresa comercial apresentava as seguintes informações referentes ao primeiro semestre de 2013: Sabe-se

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Abril/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) IRRF Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de março/2018: - Operações de crédito - Pessoa

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Maio/2019 Setor Contábil Dia 06 (segunda-feira) IOF Recolhimento do correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.04.2019, incidente sobre rendimentos

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital de PIS/Pasep e Cofins Sistema Público de Escrituração Digital ARRECADAÇÃO FEDERAL 2008 Imposto de Renda Pessoa Jurídica (SPED - ECD): 72 Bilhões PJ Não Financeiras 12 Bilhões

Leia mais

Módulo Extra Egbert 1

Módulo Extra Egbert 1 Módulo Extra Egbert 1 Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Noções de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 2 1. Balanço patrimonial CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS AVALIAÇÃO

Leia mais

Curso intensivo CFC

Curso intensivo CFC Curso intensivo CFC 2018.1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS Contabilidade Geral Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Utilizando a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), temos: Custo dos Produtos Vendidos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS ELAINE FERREIRA NOLAÇO ANÁPOLIS 2012 Lucro arbitrado ou presumido Lucro arbitrado é uma forma

Leia mais

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN Demonstrações Contábeis Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Demonstrações Contábeis O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece : Ao final de cada exercício

Leia mais

MODELO SIMPLIFICADO DE PLANO DE CONTAS ATUALIZADO COM A LEI Nº /07.

MODELO SIMPLIFICADO DE PLANO DE CONTAS ATUALIZADO COM A LEI Nº /07. MODELO SIMPLIFICADO DE PLANO DE CONTAS ATUALIZADO COM A LEI Nº 11.638/07. 1. ATIVO 1.1 Circulante 1.1.01 Disponível 1.1.01.01 Caixa 1.1.01.01.01 Caixa pequenas despesas 1.1.01.02 Banco conta movimento

Leia mais

CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO A DVA tem como objetivo informar a riqueza gerada pela entidade e a forma com tal riqueza foi distribuída para seus participantes. Componente importante do Balanço

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA. Prof Arnóbio Durães Novembro/2018 Aula 2/3

PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA. Prof Arnóbio Durães Novembro/2018 Aula 2/3 PÓS GRADUAÇÃO FINANÇAS E CONTROLADORIA Prof Arnóbio Durães Novembro/2018 Aula 2/3 1 Arnóbio Neto Araújo Durães Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, Pós-Graduado em Contabilidade Avançada,

Leia mais

Sumário. Capítulo Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Estados Patrimoniais...

Sumário. Capítulo Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Estados Patrimoniais... Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos...1 1. Contabilidade...1 1.1. Conceitos...1 1.2. Campo de Aplicação...2 1.3. Funções da Contabilidade...2 1.4. Usuários da Informação Contábil...3 1.5. Técnicas Contábeis

Leia mais

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa.

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa. PLANO DE CONTAS CONCEITO É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Ou seja, É um elenco de todas as contas que se prevê sejam necessárias

Leia mais

Caderno de Prova 04, Tipo 001

Caderno de Prova 04, Tipo 001 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Em 31/12/2016 a Cia. das Flores apresentava os seguintes saldos para as contas componentes do seu Patrimônio Líquido: Capital Social... R$ 500.000,00 Reservas de Capital...

Leia mais

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 1 Estrutura conceitual básica e apresentação das demonstrações contábeis, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Finalidade da estrutura conceitual, 5 1.3 Objetivo do relatório

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações - Fevereiro/2019 Setor Contábil Dia 05 (terça-feira) IRRF IOF Recolhimento do IRRF correspondente aos fatos geradores ocorridos no período de 21 a 31.01.2019, incidente sobre

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Operações envolvendo Tributos Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Operações envolvendo Tributos Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Operações envolvendo Tributos Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Código Tributário Nacional Brasileiro, em seu artigo 3º conceitua tributo como sendo toda prestação pecuniária

Leia mais

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos LISTA DE CONTAS CONTÁBEIS Lei 6.404/76 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Contas Natureza da Conta Saldo Aumenta Diminui Patrimoniais Ativo Devedora D C Passivo Credora C D PL Credora C D Resultado Receita

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 PIS (PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL) COFINS (CONTRIBUIÇÃO PARA FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL) REGIME CUMULATIVO E NÃO-CUMULATIVO Para iniciar o estudo

Leia mais

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37 SUMÁRIO 1 PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE NO MUNDO E NO BRASIL E UMA VISÃO GERAL DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 1 1 Introdução, 1 2 Processo formal do IASB, 1 3 Histórico do IASB, 2 4 Adoção das IFRS no

Leia mais

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP...

SUMÁRIO 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 ESTRUTURA CONCEITUAL E ASPECTOS BÁSICOS DO PIS/PASEP... 1 1.1 O PIS/PASEP no Sistema Tributário Nacional... 1 1.2 Perspectivas para o futuro do PIS/PASEP... 5 1.3 Arrecadação e relevância de PIS e COFINS

Leia mais

PIS/COFINS (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) Expositor: Alberto Gonçalves

PIS/COFINS (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) Expositor: Alberto Gonçalves PIS/COFINS (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) contato@agmcontadores.com.br Maio-2015 2 Sumário CONTRIBUINTES EMPRESAS OPTANTES PELO LUCRO PRESUMIDO DEMAIS RECEITAS BASE DE CÁLCULO APURAÇÃO SOBRE AS RECEITAS

Leia mais

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 PRÁTICAS CONTÁBEIS Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 Estática Patrimonial: o Balanço, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido A contabilidade deve tratar a pessoa

Leia mais

expert PDF Trial Extinção RTT: Apuração de Tributos Federais a partir da MP 627/13 Elaborado por: Wagner Mendes

expert PDF Trial Extinção RTT: Apuração de Tributos Federais a partir da MP 627/13 Elaborado por: Wagner Mendes Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil

Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil Tabela Mensal de Obrigações Maio/2018 Setor Contábil Dia 04 (quarta-feira) Simples doméstico Comprovante de Juros Pagamento do apurado no 3 decêndio de abril/2018: - Operações de crédito - Pessoa Jurídica

Leia mais

COMENTÁRIOS ÀS QUESTÕES PROPOSTAS 2

COMENTÁRIOS ÀS QUESTÕES PROPOSTAS 2 COMENTÁRIOS ÀS QUESTÕES PROPOSTAS 2 1. Uma empresa apurou em determinado período trimestral de 2003 um Lucro Real de R$ 27.000,00. As adições eram de R$ 5.000,00 e as exclusões de R$ 3.000,00. No Patrimônio

Leia mais