AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E PERFIL NUTRICIONAL DE ATLETAS DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA EM RECIFE-PE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E PERFIL NUTRICIONAL DE ATLETAS DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA EM RECIFE-PE"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E PERFIL NUTRICIONAL DE ATLETAS DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA EM RECIFE-PE Nellie Batista Costa Oswaldo David de Oliveira Suzana Ferreira dos Santos Rafaella Lima Morais Pollyana Luiza de Oliveira Ribeiro Carolina Estevam Fernandes RESUMO OBJETIVO: avaliar o estado nutricional de atletas da Universidade Salgado de Oliveira campus Recife. MÉTODOS: Participaram do estudo 9 atletas com faixa etária entre 20 a 26 anos. Para a avaliação nutricional foram realizadas medidas de peso, altura, dobras cutâneas, circunferências corporais e para avaliação do consumo alimentar foi utilizado o recordatório de 24h. RESULTADOS: Após análise dos dados, observou-se que apenas 20% dos avaliados apresentaram um percentual de gordura inadequado. Em relação ao consumo alimentar, 81,2% dos atletas apresentaram uma ingestão de carboidratos insuficiente, enquanto que 41,6% um alto consumo de proteínas. CONCLUSÃO: Tais inadequações tornam-se preocupantes, pois a alimentação adequada é fundamental para a performance atlética. Palavras-chave: avaliação nutricional, consumo alimentar, atletas.

2 INTRODUÇÃO Com a evolução da ciência da nutrição e sua inserção na prática esportiva, torna-se cada vez mais evidente a importância da alimentação adequada, tanto para atletas em nível competitivo como recreacional. Atletas de alto desempenho, nutricionistas, além da indústria alimentícia e farmacêutica, têm buscado constantemente estratégias que possam ser aplicadas às diferentes modalidades esportivas como dietas e suplementos alimentares para manter a forma, melhorar o desempenho e otimizar o resultado esperado do exercício. Excluídos os componentes hereditários e o condicionamento atlético, nenhum outro fator isolado ocupa papel mais importante que a nutrição no desempenho físico de um atleta 1, 2. Através de alimentação balanceada constituída de todos os nutrientes necessários ao organismo, o atleta conseguirá manter a saúde, preservar sua composição corporal (músculos, ossos e gordura), favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas à modalidade desportiva, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular), retardar a fadiga, contribuir para o incremento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliar a recuperação de lesões ou traumas, eventualmente provocados pelo exercício. De certo modo, os atletas fazem parte de um grupo específico, extremamente vulnerável à informação nutricional errônea, e às praticas não seguras que prometem potencializar seu desempenho 3, 4. Para um planejamento alimentar adequado, diversos fatores devem ser considerados, dentre eles a adequação energética da dieta, a distribuição dos macronutrientes e o fornecimento de quantidades adequadas de vitaminas e minerais. Além disso, a dieta do atleta deve ser estabelecida de acordo com as necessidades individuais, a freqüência, a intensidade e a duração do treinamento 5. Muitos atletas reconhecem a importância de uma alimentação balanceada tanto em macronutrientes (Carboidratos, Proteínas e Lipídeos), como em micronutrientes (Vitaminas e Minerais), porém, geralmente suas dietas costumam apresentar uma porcentagem baixa de carboidratos, e acreditam que a proteína funciona como combustível energético principal para prática de exercício físico 6. Nesse contexto, há necessidade de uma atenção especial aos atletas no sentido de fornecer-lhes alimentos em quantidade e qualidade que satisfaçam suas

3 necessidades diferenciadas. Dado o exposto, este trabalho tem como objetivo avaliar o estado nutricional de atletas Praticantes de diversas modalidades esportivas na Universidade Salgado de Oliveira campus Recife na intenção de fornecer bases para possíveis intervenções dietéticas específicas nesta população, por meio da verificação da adequação alimentar e da composição corporal. METODOLOGIA Participaram do estudo 9 atletas de diversas modalidades esportivas, sendo 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, de 20 a 26 anos, filiados a Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO campus Recife. Os dados foram coletados de abril a junho de 2014 durante o atendimento nutricional desenvolvido pelo ambulatório de nutrição, formado por alunas do 7º período de nutrição da UNIVERSO com supervisão de um nutricionista. A análise do consumo alimentar foi realizada utilizando-se o recordatório de 24 horas (R24) sendo a coleta de dados efetuada pelas estagiárias de nutrição, supervisionadas. O inquérito R24 referiu-se ao consumo nas 24 horas anteriores à entrevista. Para o cômputo de energia e nutrientes ingeridos no R24, as medidas caseiras foram transformadas em gramas e mililitros 7. O consumo alimentar foi analisado pelo Sistema de Avaliação Nutricional do Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina 8. Em adição, calcularam-se os percentuais de energia oriundos dos carboidratos, proteínas e lipídios, bem como o total de gramas consumidos por kg de peso, sendo comparados com as orientações correntes para atletas 9. Foram tomadas medidas da massa corporal, estatura, dobras cutâneas e circunferências. Para aferição da massa corporal (MC) e estatura utilizou-se uma balança digital da marca Filizola, com precisão de 0,1kg e capacidade máxima de 150 kg, modelo PL200 que contém acoplado o estadiômetro. Os atletas subiram à balança trajando roupas leves, sem sapato e nenhum acessório, posicionando-se eretos, com os pés juntos e permanecendo imóveis para a aferição da MC. Logo após, os mesmos permaneceram na mesma posição, inspiraram o ar, permaneceram imóveis e olhando para um ponto fixo para que as alturas fossem aferidas.

4 As circunferências foram aferidas por trena nutricional, da marca Cescorf que continha dois metros de comprimento, nas regiões: abdominal, quadril, braço (CB) e cintura (CC), enquanto as pregas cutâneas foram aferidas por um adipômetro nas áreas do tríceps, bíceps, subescapular, suprailíaca e abdominal (PCT, PCB, PCSE, PCSI, PCAb; respectivamente). Após as aferições foram calculadas a relação cintura-quadril (RCQ), a Circunferência Muscular do Braço [CMB = CB (PCT x 3,14)], e o percentual de gordura corporal (%GC) a partir do somatório das pregas cutâneas aplicando-as a equação de Faulkner 10. Ainda foram determinados o peso de gordura, o peso magro e o Índice de Massa Corporal (IMC), expresso em kg/m 2. O processamento dos dados foi realizado através do Microsoft Office Excel versão RESULTADOS E DISCUSSÃO Na tabela 1 são apresentados os valores médios antropométricos de peso, estatura, e percentual de gordura dos atletas. Tabela 1 Dados antropométricos dos atletas da UNIVERSO N Sexo Idade Peso Estatura % de (anos) (kg) (cm) gordura 5 Masculino 23,75±1,42 74,50±3,82 1,78±2,44 12,9±1,78 4 Feminino 20,25±2,31 66,50±5,48 1,68±3,12 19,2±2,76 A composição corporal pode ser indicador indireto sobre estado nutricional. Os dados apresentados na tabela 1 apontam que a maioria dos atletas avaliados, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino, apresentaram percentual de gordura classificado como bom, estando dentro da média recomendada para a idade 11. Resultado, portanto satisfatório tendo em vista que a composição corporal de atletas profissionais, independente da modalidade esportiva, é de fundamental importância para uma boa performance, já que o excesso de gordura corporal pode reduzir drasticamente o desempenho de tais competidores 12.

5 Tedesco et al 13 realizaram pesquisa com atletas do sexo feminino de várias modalidades esportivas e encontraram o valor médio de 20,56% para percentual de gordura, enquanto que Leal et al 14 em seu estudo com atletas do sexo masculino, relataram encontrar um percentual de gordura mediano de 10,2%, ambos os trabalhos apresentam resultados que não diferem muito do presente artigo. A distribuição alimentar entre os macronutrientes é apresentada na tabela 2. Tabela 2- Distribuição dietética percentual entre carboidratos, proteínas, lipídeos e valor calórico total diário dos atletas da UNIVERSO N Sexo Carboidratos Lipídeos Proteínas VCT 5 Masculino 53,09±5,82 27,58±4,88 20,53±3, ,3±6,40 4 Feminino 56,28±4,31 28,60±4,68 14,78±3, ,2±6,83 VCT * - valor calórico total Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) é recomendado uma ingestão diária de 150 a 175 g de carboidratos/1.000 Kcal, sendo 60 a 70% do valor calórico total (VCT), 22 a 28 g de lipídios/1.000 kcal, sendo 20 a 25% do VCT, e 25 a 30 g de proteínas, sendo 10 a 12% do VCT respectivamente. Ao analisar a distribuição de macronutrientes em relação ao VET, percebe-se que houve baixa ingestão de carboidrato comparado aos demais macronutrientes tendo em vista que sua contribuição em termos de percentual de calorias ingeridas encontra-se aquém do desejável (60 79%% do VET), da mesma forma, observa-se baixa ingestão de tal nutriente em termos de gramas por quilo de peso corporal (<8g/ kg peso corporal/dia). Esta inadequação pode levar a um comprometimento da performance, uma vez que a manutenção de níveis elevados de glicogênio muscular e hepático é requisito fundamental para a manutenção da intensidade do exercício 15. As proteínas, embora possam ser oxidadas, não desempenham papel significativo na geração de energia durante a atividade física, podendo, porém, gerar até 17% da energia necessária durante atividade intensa e durante o jejum prolongado. A ingestão adequada de proteínas para atletas deve variar entre 1,0 e 2,0 g/kg de peso corporal 16. Muitos atletas acreditam que devem consumir mias proteínas que a população em geral. Entretanto para que ocorra aumento na massa muscular é necessário ingerir

6 quantidades adequadas de energia e proteínas. No estudo de Tarnopolski et al 17 com atletas observou-se que o consumo diário de 0,86g/kg/dia resultou em manutenção de massa magra, entretanto um consumo mais elevado de 1,4g/kg/dia resultou em maior síntese protéica. No estudo atual o consumo por kg de peso corporal foi de 1,56±0,30g para homens e 1,12±0,56g para mulheres. Apesar de a ingestão de proteína atender as necessidades preconizadas, quando se considera o consumo percentual, têm-se indícios que não foi acompanhada da ingestão energética ideal quando se avalia considerando g/kg. Quanto à ingestão de lipídeos, verificou-se que a maior parte dos atletas (54,5%, n=6) ingere quantidade de acordo com a recomendada. Concordando com este resultado, Martin et al 18 obteve um valor de 29% de energia oriunda de lipídios. No trabalho de Bassit et al 19 foi relatado o valor de 28% de lipídios para atletas amadores e 26% para profissionais. Para atividades mais curtas e predominantemente anaeróbias, os lipídios devem ser diminuídos pela menor necessidade de seu consumo e para o atleta obter um aporte glicídico maior. Vale ressaltar que os lipídeos constituem fonte importante de energia dependendo da modalidade, assim, uma redução muito severa não é indicada 20. Em relação ao valor energético total da dieta (VET), percebe-se que os atletas ingerem aquém do seu gasto energético total (GET). Entretanto, 33,3% (n=3) dos atletas ingerem quantidade suficiente que deve estar entre 3.150kcal a kcal/dia para os homens e de 2200kcal a 2980kcal para as mulheres 21. Portanto, o atleta que almeja maior rendimento deve se preocupar em ter uma nutrição adequada, consumindo energia e nutrientes de acordo com suas necessidades fisiológicas, sendo que cada modalidade esportiva exige um aporte energético específico o que dificulta uma prescrição exata para atletas, pois as pesquisas existentes fornecem uma visão geral das necessidades nutricionais para apenas algumas modalidades. CONCLUSÃO De acordo com os resultados apresentados neste trabalho, percebe-se a falta de informação acerca de uma alimentação adequada para melhora da performance,

7 pois notou-se claramente um déficit de consumo de carboidratos na dieta, fazendo com que as atletas busquem outras fontes alimentares para oferecer energia. De uma maneira geral, todo o grupo avaliado apresentou problemas de consumo alimentar, especialmente na questão energética, sendo observado através dos registros um consumo calórico inferior as necessidades da grande maioria dos atletas. Os resultados reforçam a necessidade de maiores informações nutricionais para que os atletas saibam aplicar de forma adequada os princípios da nutrição em suas dietas e possam otimizar o seu desempenho. Assim, é fundamental o acompanhamento de um profissional da área de nutrição para orientar sobre as condutas nutricionais mais adequadas a cada atleta.

8 REFERÊNCIAS 1. SOARES, E.A.; ISHII, M.; BURINI, R.C. Estudo antropométrico e dietético de nadadores competitivos de áreas metropolitanas da região sudeste do Brasil. Rev S Públ.v. 28, n. 1, p. 9-19, HIRSCHBRUCH, M.D. Aspectos Nutricionais da Criança e do Adolescente no Esporte. In: HIRSCHBRUCH, M.D.; CARVALHO, J.R. Organizadores. Nutrição Esportiva: uma visão prática. 2 ed. Barueri: Editora Manole, p MAGRINI, J.E.; HIRSCHBRUCH, M.D.; CARVALHO, J.R. In: HIRSCHBRUCH, M.D.; CARVALHO, J.R. Organizadores. Nutrição Esportiva: uma visão prática. 2 ed. Barueri: Editora Manole, p DO NASCIMENTO, O. V.; ALENCAR, F. H. Perfil do estado nutricional do atleta adulto. Fit Perf J. v.6 n.4, p.241-6, AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, AMERICAN COLLEGE SPORTS MEDICINE, DIETITIANS OF CANADA. JOINT POSITION STATEMENT. NUTRITION AND ATHLETIC PERFORMANCE. Med Sci Sports Exerc. v.32, p , SOUZA, M.V.; TOBAJA, M.T.; FERRAZ, R.N.; SESSO, A.C.; CHISTOFOLETTI, K. Avaliação dos lutadores de Muay Thai. Simpósio de ensino de graduação UNIMEP. Piracicaba, PINHEIRO, A. B. V.; LACERDA, E. M. A. & BENZECRY, E. H., Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 2 a Ed. Rio de Janeiro: Produção Independente. 8. ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA. Centro de Informática em Saúde. Sistema de avaliação nutricional. São Paulo, AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION. Position of the American Dietetic Association and the Canadian Dietetic Association: nutrition for physical fitness and athletic performance for adults. Journal of the American Dietetic Association, Chicago, v.93, n.6, p , FAULKNER, J. A. Physiology of swimming and diving. In: FALLS, H. B. (Org.). Exercise physiology. Baltimore: A. Press, p , POLLOCK, ML, WILMORE, JH. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. São Paulo: Editora Médica e Científica Ltda, PRADO, W. L. et al. Perfil antropométrico e ingestão de macronutrientes em atletas profissionais brasileiros de futebol, de acordo com suas posições. Rev Bras Med Esporte _ v. 12, n. 2 Mar/Abr, 2006.

9 13. TEDESCO, D. Z, et al. Crescimento físico, composição corporal, consumo calórico e imagem corporal de meninas maturadas atletas e não-atletas. Movimento & percepção. v.9, n.12, LEAL, G. K.B.; VEGGI, A. B.; FAGUNDES, A.T.S. et al. Evaluación Del estado nutricional de lós jugadores de fútbol profesional em um club de Rio de Janeiro. EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v.18, nº 179, GUERRA, I.; SOARES, E. A.; BURINI, R. C. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Rev Bras Med Esporte _ V. 7, n. 6 Nov/Dez, JUZWIAK, C. R.; PASCHOAL, V.C.P.; ANCONA, L.F. Nutrição e atividade física, v. 76 Suppl 3: , TARNOPOLSKI, M.; ATIKNSON, S., MACDOUGALL, J. Evaluation of protein requirements for training strength athletes. J Appl Physiol. 1992;73: MARTIN, L.; LAMBETH, A.; SCOTT, D. Nutritional practices of national female soccer players: analysis and recommendations. Journal of Sports Sci Med v.5, p , BASSIT, A., MALVERDI, M. A. Avaliação nutricional de triatletas. Rev paul Educ Fís v.12, n.11, p São Paulo, QUINTÃO, D. F. et al. Estado nutricional e perfil alimentar de atletas de futsal de diferentes cidades do interior de Minas Gerais. Rev Bras Futebol;v. 02, n.(1), p.: FLECK, S. Body composition of elite American athletes. Am J Sports Med. V.11, p

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 324 INGESTÃO ENERGÉTICA E DE MACRONUTRIENTES EM JOGADORES DE FUTEBOL Fernanda Pezzi 1, Cláudia Dornelles Schneider 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a ingestão energética e a distribuição de

Leia mais

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS DADOS Neste capítulo, são discutidos os resultados, através da análise dos dados obtidos e da comparação dos estudos científicos apresentados na revisão da literatura. No que respeita

Leia mais

COMPARAÇÃO DO PERFIL DIETÉTICO E ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE HANDEBOL DURANTE UM PERÍODO DE TREINAMENTO

COMPARAÇÃO DO PERFIL DIETÉTICO E ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE HANDEBOL DURANTE UM PERÍODO DE TREINAMENTO COMPARAÇÃO DO PERFIL DIETÉTICO E ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE HANDEBOL DURANTE UM PERÍODO DE TREINAMENTO MARIA HELENA WEBER 1,2 ; CRISTINA KEHL 1 ; JOSÉ CLÁUDIO FONSECA MOREIRA 2 1 Universidade Feevale,

Leia mais

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO

USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM CADEMIA DE GINÁSTICA DA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Luana Cristina Camargos GOMES (1) ;Marcos Rogério Vieira CARDOSO (2) (1) Instituto Federal

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE UMA ESCOLINHA PROFISSIONAL NA CIDADE DE LINS

5º Simposio de Ensino de Graduação AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE UMA ESCOLINHA PROFISSIONAL NA CIDADE DE LINS 5º Simposio de Ensino de Graduação AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DIETÉTICA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE UMA ESCOLINHA PROFISSIONAL NA CIDADE DE LINS Autor(es) ROSA CAROLINE FRANÇA DE SOUZA Co-Autor(es) RUBENS

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

Palavras-chave: Antropometria. Adolescente. Nutrição. Avaliação nutricional

Palavras-chave: Antropometria. Adolescente. Nutrição. Avaliação nutricional 39 AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL, ANTROPOMÉTRICO E DIETÉTICO DE ATLETAS ADOLESCENTES, RIO DE JANEIRO, BRASIL Mônica Araújo Santana Carvalho 1 Adriana da Silveira Leal 2 Mariana Catta-Preta 2 Fernanda

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO E NUTRICIONAL DE ATLETAS DE FUTEBOL JUNIORES

PERFIL ANTROPOMÉTRICO E NUTRICIONAL DE ATLETAS DE FUTEBOL JUNIORES PERFIL ANTROPOMÉTRICO E NUTRICIONAL DE ATLETAS DE FUTEBOL JUNIORES EICHELBAUM, ELDENI LORENA. CESCAGE; ANZUATEGUI LORENE S. YASSIN. CESCAGE; FRASSON, ANTONIO CARLOS. CESCAGE. UTFPR-PG; Centro de Ensino

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação

5º Simposio de Ensino de Graduação 5º Simposio de Ensino de Graduação PERFIL NUTRICIONAL E CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADÊMIAS DE UMA CIDADE DO LESTE PAULISTA - SP Autor(es) ANDREA CERVELINI PESSENDA Co-Autor(es)

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABOLISMO RENAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESTINADOS À ATLETAS.

TÍTULO: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABOLISMO RENAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESTINADOS À ATLETAS. TÍTULO: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E METABOLISMO RENAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES DESTINADOS À ATLETAS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

3. Material e Métodos

3. Material e Métodos Avaliação do estado nutricional de escolares do ensino fundamental, composição química e aceitabilidade da merenda escolar ofertada por escolas públicas do município de Barbacena, MG. Natália Cristina

Leia mais

Autores Roberta Aparecida Gimenes Rocha. 1. Introdução

Autores Roberta Aparecida Gimenes Rocha. 1. Introdução investigação do perfil antropométrico, dietético e avaliação dos conhecimentos de nutrição de uma população de capoeiristas de uma cidade do Noroeste Paulista Autores Roberta Aparecida Gimenes Rocha 1.

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DAS ESCOLAS DE CANÁPOLIS/MG E CAMPO ALEGRE DE GOIÁS/GO

PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DAS ESCOLAS DE CANÁPOLIS/MG E CAMPO ALEGRE DE GOIÁS/GO PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DAS ESCOLAS DE CANÁPOLIS/MG E CAMPO ALEGRE DE GOIÁS/GO SOARES, Paula da Silva (Unitri paulasoares_nutricao@yahoo.com.br) MELLO, Cibelle Fonseca (Unitri cibelle.mello@hotmail.com)

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO ALIMENTAR DE ATLETAS FISICULTURISTAS BRASILEIRAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

NUT-A80 -NUTRIÇÃO ESPORTIVA

NUT-A80 -NUTRIÇÃO ESPORTIVA NUT-A80 -NUTRIÇÃO ESPORTIVA Ementa Nutrição na atividade física: A atividade física na promoção da saúde e na prevenção e recuperação da doença. Bases da fisiologia do exercício e do metabolismo energético

Leia mais

Apostila de Avaliação Nutricional NUT/UFS 2010 CAPÍTULO 3 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ADULTOS

Apostila de Avaliação Nutricional NUT/UFS 2010 CAPÍTULO 3 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL ADULTOS CAPÍTULO 3 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM ADULTOS AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM ADULTOS A avaliação antropométrica em adultos envolve vários indicadores. A escolha do indicador dependerá do que se quer avaliar e

Leia mais

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN:

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 MANUAL DE AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ADULTOS PARA ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO Sônia Maria Ximenes Gomes Lilian Vasconcelos

Leia mais

Estado nutricional de uma equipe de jogadores de futebol profissional do Sul Fluminense/RJ

Estado nutricional de uma equipe de jogadores de futebol profissional do Sul Fluminense/RJ Nutrição Brasil - setembro/outubro 2011;10(5) 271 ARTIGO ORIGINAL Estado nutricional de uma equipe de jogadores de futebol profissional do Sul Fluminense/RJ Nutritional status of a team of professional

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação

5º Simposio de Ensino de Graduação 5º Simposio de Ensino de Graduação AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL, INGESTÃO ALIMENTAR E CONHECIMENTO NUTRICIONAL DOS DESPORTISTAS DE MUSCULAÇÃO DA ACADEMIA BIO FITNESS DE PIRACICABA - SP Autor(es) FLÁVIA

Leia mais

Revista Saúde Física & Mental

Revista Saúde Física & Mental Revista Saúde Física & Mental Ponto de Vista CONSUMO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES ATLETAS FOOD AND NUTRITIONAL CONSUMPTION OF ADOLESCENTS ATHLETES Virginie da Cunha Mayor 1 1- Graduada em fisioterapia

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL: análise e comparação entre alunos do ensino fundamental do município de Muzambinho e Guaxupé

COMPOSIÇÃO CORPORAL: análise e comparação entre alunos do ensino fundamental do município de Muzambinho e Guaxupé 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG COMPOSIÇÃO CORPORAL: análise e comparação entre alunos do ensino fundamental

Leia mais

SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DA SAÚDE - nº 04 - ano 2016 ISSN:

SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DA SAÚDE - nº 04 - ano 2016 ISSN: AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR EM IDOSOS FISICAMENTE ATIVOS Adriene Paiva, Adegmar Magalhães, Caroline Pompeu, Renatha Cristina Martins, Rosana Fortes. Profa. Dra. Centro Universitário

Leia mais

NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO NO ESPORTE

NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO NO ESPORTE NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO NO ESPORTE Prof. Dr. Thiago Onofre Freire Nutricionista (UFBA) Especialista em Nutrição Esportiva (ASBRAN) Mestre em Biologia Funcional e Molecular (UNICAMP) Doutor em Medicina

Leia mais

Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS. Unidade I:

Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS. Unidade I: Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS Unidade I: 0 Unidade: APLICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS NO PLANEJAMENTO DE DIETAS ESTUDO DAS RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 209 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DOS NADADORES DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DE BELO HORIZONTE (ADEVIBEL) - MG Wellington Rodrigues de Lima 1, Cláudia Colamarco Gomes 2 RESUMO A avaliação nutricional

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS POLICIAIS MILITARES DE UM BATALHÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO RIO DE JANEIRO

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS POLICIAIS MILITARES DE UM BATALHÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO RIO DE JANEIRO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS POLICIAIS MILITARES DE UM BATALHÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO RIO DE JANEIRO Viviane Mukim de Moraes Michele Furtado RESUMO Os estudos de avaliação nutricional de policiais militares

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE NUTRIÇÃO E O USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE NUTRIÇÃO E O USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE NUTRIÇÃO E O USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS POR PRATICANTES

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR 26 a 29 de outubro de 2010 ISBN 978-85-61091-69-9 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO RISCO CARDIOVASCULAR DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE MARINGÁ/PR Juciane Tonon Chinarelli 1 ; Renata Cristina Casale

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES NORMOPESO DE UMA ESCOLA PARTICULAR.

5º Simposio de Ensino de Graduação CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES NORMOPESO DE UMA ESCOLA PARTICULAR. 5º Simposio de Ensino de Graduação CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES NORMOPESO DE UMA ESCOLA PARTICULAR. Autor(es) IARA MARIA VENTURA Orientador(es) Maysa Viera de Sousa Evento

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM NATAL/RN

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM NATAL/RN A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM NATAL/RN Victor Henrique dos Santos Silva 1 ; Adriana Moura de Lima 2 Resumo: Perante a abordagem da

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE PROTEÍNAS EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ACADEMIA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE PROTEÍNAS EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ACADEMIA NO INTERIOR DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE PROTEÍNAS EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ACADEMIA NO INTERIOR DE SÃO PAULO Heloisa Catezani Del Buono 1* ; Larissa Ariane Rodrigues de Souza 1 ; Bruna Marcacini Azevedo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA MUDANÇA DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO APÓS ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR E ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS.

AVALIAÇÃO DA MUDANÇA DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO APÓS ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR E ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS. AVALIAÇÃO DA MUDANÇA DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO APÓS ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR E ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS. SANTOS LA 1, MORIMOTO MA 1, SCHEID MMA 1 1 Universidade do Vale do Paraíba, Avenida Shishima

Leia mais

NUTRIÇÃO NO DESPORTO Como calcular as necessidades energéticas para cada indíduo?

NUTRIÇÃO NO DESPORTO Como calcular as necessidades energéticas para cada indíduo? NUTRIÇÃO NO DESPORTO Como calcular as necessidades energéticas para cada indíduo? NUTRIÇÃO NO DESPORTO Como calcular as necessidades energéticas? A alimentação influencia significativamente, tanto a performance

Leia mais

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Quanto de exercício físico estamos realizando? Em 2016, cerca de uma em cada três mulheres (32%) e um em

Leia mais

INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE COLABORADORES DE UMA PANIFICADORA

INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE COLABORADORES DE UMA PANIFICADORA 211 INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DE COLABORADORES DE UMA PANIFICADORA Bárbara Ferreira Pascini 1, Jaqueline Miranda Lopes 2, Ana Paula Boroni Moreira 3 Resumo: O objetivo

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: Justificativa

TÍTULO: AUTORES: Justificativa TÍTULO: CONDIÇÕES DE SAÚDE E NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, QUE PARTICIPAM DE TIMES DE FUTEBOL COMO PARTE DE UM PROJETO DE INCENTIVO À SOCIALIZAÇÃO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA MG.

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 186 PERFIL NUTRICIONAL DE TENISTAS AMADORES Brisa Rubi Ramires 1, Erick Prado de Oliveira 2,3, Gabriela Kaiser Fullin Castanho 3, Rodrigo Minoru Manda 2,3, Mara Cléia Trevisan 1,4 RESUMO O objetivo deste

Leia mais

Anexos. Lílian Ramos Sampaio (org.)

Anexos. Lílian Ramos Sampaio (org.) Anexos Lílian Ramos Sampaio (org.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SAMPAIO, L.R., org. Anexos. In: Avaliação nutricional [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 133-158. Sala de aula collection.

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES NORMOPESO DE UMA ESCOLA PARTICULAR.

5º Simposio de Ensino de Graduação CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES NORMOPESO DE UMA ESCOLA PARTICULAR. 5º Simposio de Ensino de Graduação CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES NORMOPESO DE UMA ESCOLA PARTICULAR. Autor(es) IARA MARIA VENTURA Orientador(es) Maysa Viera de Sousa 1.

Leia mais

TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1

TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1 TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1 Prof M. Sc. José Aroldo Filho Nutricionista Mestre em Ciências Médicas/ FCM-UERJ Especialista em Nutrição Clínica/ASBRAN Pós-Graduado em Medicina

Leia mais

EFEITOS DE DOIS PROTOCOLOS DE TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O PESO CORPORAL E A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MULHERES OBESAS

EFEITOS DE DOIS PROTOCOLOS DE TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O PESO CORPORAL E A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MULHERES OBESAS A obesidade é uma doença crônica classificada como epidêmica, tendo apresentado importante aumento na sua prevalência nas últimas décadas, em diversos países, em todas as faixas etárias e níveis econômicos

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DIETÉTICO DOS ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL DE CAMPO

5º Simposio de Ensino de Graduação PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DIETÉTICO DOS ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL DE CAMPO 5º Simposio de Ensino de Graduação PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DIETÉTICO DOS ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL DE CAMPO Autor(es) SILVANA MARTELO Co-Autor(es) CLÁUDIA FOGOLIN CALORI DE SOUZA ELOISE BLASQUI

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO E INGESTÃO HÍDRICA EM PRATICANTES DE TRIATLO

AVALIAÇÃO DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO E INGESTÃO HÍDRICA EM PRATICANTES DE TRIATLO AVALIAÇÃO DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO E INGESTÃO HÍDRICA EM PRATICANTES DE TRIATLO Nome dos autores: TAUANE VECHIATO 1 ; TATIENNE NEDER FIGUEIRA DA COSTA 2. 1 Aluna do Curso de Nutrição; Campus de Palmas;

Leia mais

adequada, com nutrientes essenciais à saúde e desempenho físico, conforme suas necessidades fisiológicas (SARTORI et al., 2002).

adequada, com nutrientes essenciais à saúde e desempenho físico, conforme suas necessidades fisiológicas (SARTORI et al., 2002). 1 INTRODUÇÃO A nutrição e o exercício físico têm uma relação importante. Por meio de uma nutrição apropriada e consumo equilibrado de todos os nutrientes pode-se melhorar a capacidade de rendimento do

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação

5º Simposio de Ensino de Graduação 5º Simposio de Ensino de Graduação AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MULHERES DE TERCEIRA IDADE PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA DA ACADEMIA AQUÁTICA EM PIRACICABA - SP. Autor(es) LUANA GABRIELA FERRARI Co-Autor(es)

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação

6º Simposio de Ensino de Graduação 6º Simposio de Ensino de Graduação ANÁLISE COMPARATIVA DA ANTROPOMETRIA E APTIDÃO FÍSICA DE GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Autor(es) PAMELA ROBERTA GOMES GONELLI Co-Autor(es) CLAYTON MACARIO RAFAEL

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 51 AVALIAÇÃO DA INGESTÃO DE MACRONUTRIENTES E PERFIL ANTROPOMÉTRICO EM ATLETAS PROFISSIONAIS BRASILEIROS DE FUTEBOL Lizandra Laís Nascimento Santos Rufino 1 RESUMO A prática de esportes principalmente

Leia mais

IMC DOS ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPI/INHUMAS.

IMC DOS ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPI/INHUMAS. IMC DOS ALUNOS DO 4º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS CAMPI/INHUMAS. MÁXIMO, Jefferson Jorcelino 1 Introdução: O índice de massa corpórea IMC é uma medida simples do

Leia mais

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES

NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Departamento de Educação Física NUTRIÇÃO E SUAS DEFINIÇÕES Disciplina Nutrição aplicada à Educação Física e ao Esporte Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior HISTÓRICO

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada MODELO DE RELATÓRIO / Identificação de cliente: 1980M32 Data: 07/03/2016 Seu Peso = 79,0 kg Minha Saúde Análise Detalhada Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 180 cm, você tem 35 anos de idade

Leia mais

Prática Clínica Nutrição Esportiva

Prática Clínica Nutrição Esportiva Estratégias nutricionais para perda, manutenção e ganho de peso Profa. Raquel Simões Prática Clínica Nutrição Esportiva Manutenção do peso Saúde Desempenho esportivo Perda de peso (mais comum) Estética

Leia mais

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO EMENTA NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO DISCIPLINA: Adaptações neuromusculares ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 259 PERFIL ANTROPOMÉTRICO, ALIMENTAR E O CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE ATLETAS DE VOLEIBOL Ana Paula Faccin 1 Márcia Keller Alves 1 Rodrigo Cauduro Oliveira Macedo 1 RESUMO O objetivo do presente estudo

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 142 ANÁLISE DA INGESTÃO ALIMENTAR PRÉ-JOGO EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL Amanda Cristine Assis Brant 1 RESUMO Objetivo: Verificar a adequação entre a recomendação nutricional e os padrões dietéticos

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 82 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E ESTIMATIVA DE ADIPOSIDADE CORPORAL POR MEIO DE DE DOBRAS CUTÂNEAS EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS RAFAEL MACEDO SULINO HENRIQUE

Leia mais

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP Programa Mais Saúde Razão Social: Alphatec S/A Ano de fundação: 1993 Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP 27966-530 Número de empregados: 719 Responsável pela inscrição: Bianka Indio do

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL DIETÉTICO DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL ATUANTES NO BRASIL

COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL DIETÉTICO DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL ATUANTES NO BRASIL COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL DIETÉTICO DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL ATUANTES NO BRASIL Bruno Rafael Virginio de Sousa 1 ; Pablo Freitas Gonçalves 2 ; Márcio André Ferreira de Sousa 3 ; Katcilanya

Leia mais

Curso: Nutrição. Disciplina: Avaliação Nutricional Professora: Esp. Keilla Cardoso Outubro/2016

Curso: Nutrição. Disciplina: Avaliação Nutricional Professora: Esp. Keilla Cardoso Outubro/2016 Curso: Nutrição Disciplina: Avaliação Nutricional Professora: Esp. Keilla Cardoso Outubro/2016 ANTROPOMETRIA CIRCUNFERÊNCIAS CIRCUNFERÊNCIAS Finalidade das Medidas de Circunferências Podem representar:

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 111 AVALIAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E NUTRICIONAL DE ATLETAS DE FUTSAL DO CLUBE RIO BRANCO-ES Juliana Andrade e Souza 1 Francisco Navarro 2 RESUMO Objetivo: Avaliar a composição corporal dos atletas

Leia mais

INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA PERSONALIZADO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DE INDIVÍDUOS ADULTOS.

INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA PERSONALIZADO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DE INDIVÍDUOS ADULTOS. INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA PERSONALIZADO DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DE INDIVÍDUOS ADULTOS. BRUNO GUILHERME MORAIS PAGAN; DANIELE APARECIDA CAPELATO. Universidade Estadual de Maringá UEM,

Leia mais

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO MEMBRO DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS, 3215N ALIMENTAÇÃO

Leia mais

O EFEITO DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES FISICAMENTE ATIVAS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

O EFEITO DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES FISICAMENTE ATIVAS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO Artigo SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES MUSCULAÇÃO THE EFFECT OF NUTRITIONAL ORIENTATION ON BODY COMPOSITION IN PHYSICALLY ACTIVE MUSCULATION ACTIVE WOMEN Luiz Cezar Lima Junior 1 Nayane Nazareth

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE MONTE AZUL PAULISTA

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE MONTE AZUL PAULISTA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE MONTE AZUL PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO

Leia mais

TÍTULO: ÍNDICE DE CONICIDADE EM ADULTOS SEDENTÁRIOS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS

TÍTULO: ÍNDICE DE CONICIDADE EM ADULTOS SEDENTÁRIOS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ÍNDICE DE CONICIDADE EM ADULTOS SEDENTÁRIOS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES FÍSICAS PARA DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UTILIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES FÍSICAS PARA DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UTILIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES FÍSICAS PARA DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ RAFAEL DE PAIVA PEREIRA THIERS VIEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ, ITAJUBÁ MINAS GERAIS

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA LOJA DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS EM APUCARANA, PR Autores: ASEVEDO, F. M.; MARIN, T. Resumo: O presente estudo teve como objetivo

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 81 PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES ATLETAS NADADORES DE UM CLUBE ESPORTIVO DO RIO GRAMDE DO SUL Simone Marines da Costa 1, Viviane Dalpubel 1 Juliana Paludo 2, Fernanda Donner

Leia mais

VARIAÇÃO DO CÁLCULO DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL A PARTIR DE DIFERENTES EQUAÇÕES DE PREDIÇÃO Humberto Cavalcante Joca 1 Patrick Simão Carlos 2 Rogério Feitosa Rodrigues 3 André Accioly Nogueira Machado

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 427 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE NATAÇÃO Melissa Acunha da Silveira 1 Lúcia Rota Borges 1 Airton José Rombaldi 1 RESUMO Atletas adolescentes apresentam maiores

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 175 ANÁLISE DA INGESTÃO DE MACRONUTRIENTES EM JOGADORES DO PROFISSIONAL B DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS Stephanie Iafrate da Fonseca 1 RESUMO O objetivo deste estudo foi verificar a adequação da ingestão

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 477 ESTUDO DE CASO COM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO Manuela do Carmo Machado¹, Mírian Patrícia Castro Pereira Paixão² RESUMO A nutrição pode aperfeiçoar o desempenho atlético, já que uma alimentação adequada

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica 498 PERFIL ALIMENTAR DE ATLETAS DE FUTSAL NAS CATEGORIAS SUB-13, SUB-15 E SUB-17 Marcos Roberto Campos de Macêdo 1,2, Júlio César da Costa Machado 1,3,4 Alanna Joselle Santiago Silva 1,2, Antonio Coppi

Leia mais

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. ISSN versão eletrônica 217 PERFIL ANTROPOMÉTRICO E NUTRICIONAL DE MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO Drucilla K.F. Donatto 1, Leia da Silva 1, Silvia Crepaldi Alves 2, Eline Porto 2, Felipe Donatto 3 RESUMO Umas das ferramentas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS PEDRO GENRO ALVES 1 YURI NASCIMENTO DA SILVA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 RESUMO A resistência aeróbica esta

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 141 ESTADO NUTRICIONAL E CORPORAL DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTSAL DO MUNICÍPIO DE MOITA BONITA-SE Heriberto Alves dos Anjos 1 Francisco Navarro 2 Hugo José Xavier Santos 3 Tays Areide dos Santos Andrade

Leia mais

Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho

Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho Composição corporal de judocas: aspectos relacionados ao desempenho Edmar; L. Mendes, Sabrina; P. Fabrini, Ciro; J. Brito, João; Carlos B. Marins LAPEH Lab. de Performance Humana UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba

Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Avaliação do Consumo Alimentar de Escolares da Rede Publica de Ensino Fundamental de Piracicaba Autores Bruna Mungai Sartori Orientador Miriam Coelho de Souza 1. Introdução Para que a criança tenha um

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 60 AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO CONSUMO DE CARBOIDRATO EM ATLETAS DE NATAÇÃO Erica Roberta Barbalho 1 RESUMO Introdução: Os atletas que competem natação sofrem grande stress metabólico devido à alta intensidade

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO TÍTULO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM MULHERES DE UMA COMUNIDADE CARENTE DO DISTRITO DE BONFIM PAULISTA, RIBEIRÃO PRETO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E

Leia mais

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III Thiago Onofre Freire Alimentação e Nutrição Nutrição Necessidades Adequada Salário mínimo de 600 reais Água Luz Telefone Moradia Prestações Transporte 100 100 100 100 100 100

Leia mais

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ESCOLARES DE 10 A 14 ANOS DA CIDADE DE JOAÍMA, SITUADA NA ZONA DO MÉDIO JEQUITINHONHA - MINAS GERAIS RESUMO

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ESCOLARES DE 10 A 14 ANOS DA CIDADE DE JOAÍMA, SITUADA NA ZONA DO MÉDIO JEQUITINHONHA - MINAS GERAIS RESUMO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ESCOLARES DE 10 A 14 ANOS DA CIDADE DE JOAÍMA, SITUADA NA ZONA DO MÉDIO JEQUITINHONHA - MINAS GERAIS Carlos Eduardo Mota* Felipe Santana de Souza** Hinahiara Lopes Barreto** Jonas

Leia mais

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Avaliação da Composição Corporal: Uma importante ferramenta no controle do treino. Me. Ruy Calheiros

Avaliação da Composição Corporal: Uma importante ferramenta no controle do treino. Me. Ruy Calheiros Avaliação da Composição Corporal: Uma importante ferramenta no controle do treino Me. Ruy Calheiros Me. Ruy Calheiros (CREF: 003552-G/SP) Graduado em Educação Física (UNISA), Pós graduado em Treinamento

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL ANTES E APÓS UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO EM ADOLESCENTES

COMPOSIÇÃO CORPORAL ANTES E APÓS UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO EM ADOLESCENTES 1 COMPOSIÇÃO CORPORAL ANTES E APÓS UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO EM ADOLESCENTES Cintia Pereira San Martins ** Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a composição corporal antes e após

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE A REDUÇÃO DA SARCOPENIA VISANDO A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS

18º Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE A REDUÇÃO DA SARCOPENIA VISANDO A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS 18º Congresso de Iniciação Científica EFEITO DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE A REDUÇÃO DA SARCOPENIA VISANDO A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS Autor(es) ALINE MARIA TEIXEIRA DE LIMA Orientador(es)

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 319 AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ, DURANTE E PÓS- TREINO DE JOVENS NADADORES Beatriz Camillo Farah 1 Leila Cecília de Souza 1 Thaisa de Jesus Pereira 1 Marcia Nacif 1 RESUMO A natação é um exercício físico

Leia mais

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte

V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte ESTUDOS E REFLEXÕES V 5 - Nº 9 PÁGS. 17 A 23 V Encontro de Pesquisa em Educação Física 1ª Parte RECEBIDO EM: 00-00-0000 ACEITO EM: 00-00-0000 ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE JOGADORES DE FUTEBOL

Leia mais

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DO ATLETA E DO PRATICANTE DE ATIVIDADE FÍSICA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DO ATLETA E DO PRATICANTE DE ATIVIDADE FÍSICA ATENDIMENTO NUTRICIONAL DO ATLETA E DO PRATICANTE DE ATIVIDADE FÍSICA Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes 1. Anamnese alimentar 2. Avaliação da composição corporal 3. Solicitação e análise de exames

Leia mais

PERFIL DIETÉTICO E ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE NATAÇÃO

PERFIL DIETÉTICO E ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE NATAÇÃO PERFIL DIETÉTICO E ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE NATAÇÃO Envio em: Agosto de 2014 Aceite em: Março de 2015 Victor Araújo Ferreira Matos Graduado em Nutrição. Universidade Potiguar UnP. E-mail: victormatos@yahoo.com.br

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS

ESTADO NUTRICIONAL E RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS 20 a 24 de outubro de 2008 ESTADO NUTRICIONAL E RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS Gizele Regina Fanhani Casarin 1 ; Rose Mari Bennemann 2 RESUMO: O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo,

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ÍNDICE DE

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada Nome: Alvaro Alves Filho Data: 15/09/2016 Minha Saúde Análise Detalhada Seu Peso = 83,2 kg Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 184 cm, você tem 51 anos de idade e é do sexo masculino. Seu

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 343 CONSUMO DE CARBOIDRATOS PRÉ-TREINO E PÓS-TREINO EM JOGADORES DE SQUASH Mônica Gonçalves de Moura 1 Carolina Perea 1 Tamara Stulbach 2 Daniele Ramos Caparros 3 RESUMO O objetivo desse estudo foi avaliar

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 70 EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO ALIMENTAR EM ATLETAS DE FUTSAL DE DIFERENTES CATEGORIAS ETÁRIAS Melissa Acunha da Silveira 1,3 Airton José Rombaldi 2 Victor Silveira Coswig 1,2 RESUMO A adolescência é a

Leia mais

Professora do Curso de Nutrição - FACISA/UNIVIÇOSA. 5

Professora do Curso de Nutrição - FACISA/UNIVIÇOSA.   5 AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM UMA ACADEMIA DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG Vania Pereira Pacheco 1, Luana da Silva Pereira 2, Denise de

Leia mais