A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:"

Transcrição

1 Qual é a sensação de se ter a doença de Huntington? A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

2 Já imaginaste qual será a sensação de se ter a doença de Huntington? Esta secção vai usar uma série de exercícios interactivos e jogos para te proporcionar uma visão sobre a mente de uma pessoa que tem a doença de Huntington, e ajudar-te a ver o mundo através dos seus olhos. A HDYO gostaria de aproveitar para agradecer a James Pollard, por toda a sua ajuda com esta seção. Quando uma pessoa tem a doença de Huntington muitas coisas são afectadas, e como resultado, as tarefas tornam-se mais difíceis. Para nos ajudar a entender estas mudanças e o quanto difícil se tornam as tarefas para as pessoas, vamos falar sobre algumas das mudanças individualmente e fazer vários exercícios para nos ajudar a ver como estas mudanças são sentidas pela pessoa com a doença. Vamos começar! Pensamento mais lento A primeira mudança que vamos ver é como a doença de Huntington leva as pessoas a processar informações de forma mais lenta do que costumavam. Tudo parece levar mais tempo quando tens a doença de Huntington, isto deve-se ao facto de, no cérebro, existirem um menor número de células a trabalhar bem juntas. Tudo isto leva a um pensamento mais lento. Mas qual é a sensação de se fazer as coisas devagar? Vamos descobrir. Vais precisar de uma caneta e papel para este jogo. Agora, seria uma boa altura para ires buscá-los. O jogo da escrita manual Neste jogo, vamos comparar e ver a diferença que existe, entre uma pessoa que não tem a doença de Huntington e uma pessoa que a tenha, na sua rapidez de escrever. Durante o jogo, vais tentar escrever com a mesma velocidade de alguém que tem a doença e, isso vai ajudar-te a entender como as pessoas com a doença de Huntington têm de pensar muito lentamente e também o quanto difícil é para elas terem de se concentrar a fazer tarefas. Ok, tens o teu papel e caneta? Em primeiro lugar vais escrever o teu nome no pedaço de papel várias vezes, durante 15 segundos, à velocidade que costumas escrever (como o James mostra na imagem). Certifica-te da contagem decrescente dos 15 segundos e pára de escrever quando chegares a 0. Pronto? Começa! Ok, agora precisamos saber quantas letras escrevestes naqueles 15 segundos. Por isso, conta cada letra e aponta quantas letras conseguiste escrever (mais uma vez, conforme o James mostra na imagem). Assim que tiveres o teu número, multiplica-o por quatro para saberes quantas letras, em média, escreves por minuto. Por exemplo, o James escreveu 51 letras em 15 segundos. Se multiplicarmos 51 por 4, temos 204, o que nos dá quantas letras o James poderia escrever em cerca de um minuto.

3 Tens o teu número? Anota-o, para te lembrares dele. Agora, vamos abrandar as coisas. Vais tentar escrever o teu nome completo, ao ritmo de apenas uma letra a cada 10 segundos. Vais precisar contar à medida que fazes cada letra, para te certificares de que não vais muito rápido. Por exemplo, terás de ir a meio da primeira letra depois de contar até cinco, e depois concluir a letra assim que contares até 10. Em seguida, repete isto para cada letra, até que tenhas escrito, uma vez, o teu nome completo (como o James mostra na imagem). Pronto para experimentares? Lembra-te, uma letra a cada 10 segundos, tenta manter o ritmo lento. Experimenta. Como foi isto para ti? Lento? Cansativo? Tiveste de te concentrar mais e focar-te muito em cada letra? A tua escrita foi pior? Isto é o que pode acontecer a alguém com a doença de Huntington - esta é a velocidade que as pessoas com a doença processam as coisas na sua mente. Uma pessoa com a doença de Huntington, num estádio intermédio, é mais lenta no processamento das coisas, leva à volta de um minuto para escrever apenas seis letras. O que corresponde a uma letra a cada 10 segundos - uma diferença enorme em comparação com o James, que escreveu 204 letras no mesmo tempo limite. As pessoas com a doença de Huntington, podem levar mais tempo a fazer as coisas. O objectivo deste exercício é o de realçar o quanto é importante darmos tempo às pessoas, com a doença de Huntington, para fazer as coisas ou responder, e que não devemos apressa-las. Vamos ver isto novamente na próxima secção. Responder a perguntas com o pensamento mais lento Este pensamento mais lento pode levar a atrasos no processamento de informações para as pessoas com a doença de Huntington. Estes atrasos podem ser bastante problemáticos, especialmente quando se tenta manter uma conversa. Deves ter notado em alguém que conheças e que tenha a doença, que essas pessoas podem levar um longo tempo para responder a quaisquer perguntas que faças. Isto pode acontecer porque eles estão a processar o que lhes perguntaste e levam tempo para pensar numa resposta. Assim como o jogo da escrita, as pessoas com a doença de Huntington levam mais tempo do que o normal, para fazer tudo isto. Como resultado, pode levar muito mais tempo do que o habitual para que, alguém com a doença de Huntington, responda a uma pergunta. Trabalhei num lar, onde existiam alguns pacientes que tinham a doença de Huntington, e todos os dias entrava e dizia olá a todos os pacientes. Um por um, as pessoas diziam também olá, menos uma mulher que tinha a doença de Huntington, ela nunca me respondeu. Não conseguia entender por que não respondia! "Talvez ela não gostasse de mim? Pensei para mim mesmo. Então, comentei com um membro da equipa, que essa mulher nunca me dizia Olá, e ele respondeu é estranho, ela sempre me disse Olá, esperaste que ela

4 respondesse?. E, só então dei conta que de todas as vezes em que disse Olá a esta mulher, eu estava a caminhar e nunca tinha realmente parado e esperado por uma resposta. Poderia ser assim tão simples?! No dia seguinte, experimentei. Fui até à mulher e disse Olá, então eu esperei e esperei e estava prestes a sair, convencido de que isto não estava a funcionar, quando de repente ela disse: Olá! Eu não podia acreditar! Jimmy Pollard Para algumas pessoas com a doença de Huntington, o atraso no processamento de informação significa que elas vão demorar mais tempo a responder. Muitas vezes, dar tempo ao tempo irá resultar numa resposta. Mas certifica-te que não fazes muitas perguntas de uma vez, ou interrompes alguém antes que o mesmo tenha hipótese de responder. Porque ao interromperes, podes reiniciar o relógio e a pessoa com a doença vai ter que começar tudo de novo e tentar responder à tua última pergunta. Por exemplo, se perguntares a alguém com a doença de Huntington como ele está, e não obtiveres uma resposta de imediato, não interrompas e digas você ouviu-me?, Perguntei como está?, pois ao fazeres outra pergunta ou interrompê-la, vais distrair a pessoa que tem a doença de Huntington de pensar numa resposta para a tua pergunta original. O truque é ser paciente e esperar por uma resposta. Esta técnica não funciona com todas as pessoas, mas para alguns funciona incrivelmente bem e pode melhorar a comunicação tanto para ti, como para a pessoa com a doença de Huntington. Memória: O reconhecimento é mais fácil do que recordar As pessoas com doença de Huntington tendem a lutar muito com a sua memória, mas não como fazem aqueles que têm Alzheimer. As pessoas com Alzheimer, muitas vezes têm dificuldade em lembrar-se das coisas, enquanto as pessoas com doença de Huntington conseguem e lembram-se das coisas, por vezes só precisam de um pouco de ajuda para se lembrarem. Agora, vamos jogar outro jogo! O jogo da memória Existem duas formas de aceder à tua memória: reconhecimento e recordação. Reconhecimento é quando a resposta está lá e tu só precisas de reconhecê-la. Recordação é quando não há resposta à tua frente e tens de usar a tua memória para encontrar a resposta. As pessoas com a doença de Huntington lutam com a recordação, porque requer mais concentração. Para enfatizar este ponto, vamos jogar um pequeno jogo. Tens o teu papel e caneta? Vais tentar usar a recordação para aceder à tua memória, a fim de desenhar uma moeda. Não importa a divisa que uses, apenas imagina, na tua mente, uma moeda da tua divisa. Não vás buscar a moeda ou olhar para ela, embora que depois tenhas de ir buscar a moeda, por isso o melhor é pensares numa moeda que sabes que tens. Por enquanto, pensa apenas como a moeda se parece e desenha-a de memória, a parte da frente ou de trás da moeda.

5 Pronto? Começa. Ok, agora vai buscar a moeda que estavas a desenhar. Vamos ver o quanto estavas perto de te lembrares da moeda correctamente. Conseguiste fazê-la exactamente igual? Lembraste-te, de memória, exactamente como era a moeda? Não é assim tão fácil pois não mesmo que usemos estas moedas o tempo todo. Lembras-te, provavelmente, mais ou menos de como é a moeda, porém, apenas não te lembras dos detalhes exactos. No entanto, alguém com a doença de Huntington teria dificuldades em se lembrar, de memória, simplesmente a aparência da moeda, pois envolve o uso da recordação. Mas as pessoas com a doença de Huntington são muito melhores no reconhecimento. Isto acontece porque o reconhecimento é mais fácil do que a recordação. Lembra-te, reconhecimento é quando a resposta está lá e só tens de reconhecê-la. Por exemplo, se eu te pedisse para me dizeres qual é a capital da Alemanha? Será que sabias? Talvez não, porque terias que ir buscá-la na memória. Mas se eu te pedisse novamente e desta vez te desse algumas respostas para escolher, ajudaria? Qual é a capital da Alemanha? Hamburgo Munique Berlim Dortmund Serias capaz de escolher a resposta certa? Será que tendo uma escolha de respostas tornar-seia mais fácil de reconhecer a correcta? Isto é conhecido como o reconhecimento, e as pessoas com a doença de Huntington preferem porque é mais fácil do que ter que se lembrar da resposta, sem qualquer ajuda. Admitamos, todos nós preferimos respostas de escolha múltipla. Por exemplo, se estivermos a fazer um exame esperamos sempre respostas de escolha múltipla (ou pelo menos eu espero). É mais fácil para o cérebro lembrar-se das coisas quando a resposta está logo ali à tua frente. Então, quando se fala com alguém que tem a doença de Huntington, tenta não lhe fazer perguntas que requerem recordar, tenta fazer-lhe perguntas onde possam usar o reconhecimento. Por exemplo, se estás a selecionar um filme, em vez de perguntar qual o filme que queres ver? - Que é uma questão de reconhecimento, em vez disso pergunta o filme que queres assistir, é o Batman ou o Rei Leão?. Com esta pergunta estás a fornecer escolhas, e a permitir que a pessoa com a doença de Huntington reconheça as duas opções e escolha uma. A questão é tentar e ter certeza de que ofereces às pessoas, que têm a doença de Huntington, escolhas quando lhes fazes perguntas. Ao fazer isso, elas estão mais aptas a responder à tua pergunta (mas certifica-te que te lembras de esperar por uma resposta, se também for necessário). Manter-se concentrado é mais difícil Ter que dividir a atenção ou fazer duas coisas ao mesmo tempo, torna-se difícil para alguém que tem a doença de Huntington. Como resultado, eles geralmente preferem direccionar toda a sua atenção e concentrar-se numa coisa de cada vez. Então, quando pedir múltiplas tarefas, as pessoas com a doença podem ter dificuldades em se manter concentradas. Para se ter uma

6 ideia de como é se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, vamos jogar um jogo que muitas vezes é feito como um exercício em estudos de pesquisa da doença de Huntington. É conhecida como a "tarefa de Stroop, devido ao homem que a publicou. Mas a HDYO prefere chamar-lhe o jogo das cores. O jogo de cores Em primeiro lugar, vamos concentrar-nos numa coisa, que é geralmente mais fácil para todos nós. Assim, na primeira ronda deste jogo tudo o que precisas de fazer é dizer as cores das palavras tão rápido quanto puderes. Por exemplo, as três primeiras seriam vermelho, verde, azul. Tenta. Como é que te correu? Bastante fácil? Isto foi apenas um aquecimento. Desta vez, terás de te concentrar em duas coisas diferentes ao mesmo tempo. Isto ajudará a dar-te uma ideia do que acontece a alguém, com a doença de Huntington, quando lhes é pedido que façam várias tarefas e o quanto confuso se pode tornar. Nesta ronda precisas de dizer qual a cor em que está escrita cada palavra e não a cor que diz a palavra. Por exemplo, se visses escrito 'vermelho dirias azul, porque é dessa cor que a palavra está escrita. Entendes-te? Continua a dizer as palavras até te enganares, vê até onde consegues chegar. Se concluis-te, começa novamente do topo e continua. Pronto? Começa! Como é que te saíste? É difícil não é? Ter de te concentrares em duas coisas ao mesmo tempo e, em seguida, ignorares uma, enquanto te concentras completamente na outra. É muito confuso, e as pessoas com a doença de Huntington lutam para ignorar uma coisa e focar-se na outra, desta forma. É por isso que, para as pessoas com doença de Huntington, se torna difícil fazer múltiplas tarefas. Um bom exemplo deste tipo de confusão é quando as pessoas com doença de Huntington tentam manter uma conversa, enquanto ouvem música de fundo. Muitos podem achar este tipo de múltiplas tarefas difícil e lutam para se concentrarem em ambas. Dificuldade em organizar, planear e sequenciar As pessoas com a doença de Huntington tendem a ter dificuldade em organizar, planear e sequenciar os seus pensamentos e acções. Não é que eles não possam fazer as coisas, é só porque, exige muito mais concentração e esforço do que antes. Para demonstrar isto, vamos fazer um par de exercícios, o primeiro dos quais é o de evidenciar a concentração necessária para passar de A para B, quando tens a doença. O jogo da venda

7 Ok, para jogar o jogo da venda precisamos definir algumas regras de segurança. Em primeiro lugar, coloca-te num quarto bem grande (talvez até um jardim), que vai ser grande e seguro o suficiente para se andar com os olhos vendados. Em segundo lugar, arranja um objecto (que pode ser qualquer objecto) e coloca-o no final da sala / espaço onde estás. Em terceiro, coloca uma venda nos olhos, se não tiveres uma, simplesmente fecha os olhos (mas não faças batota!). Depois de teres feito tudo isso, podemos começar em segurança. O objectivo do jogo é simples. De olhos vendados, deves começar a partir de uma extremidade do quarto em direcção ao objecto do outro lado da sala. Só que, antes de começar, vais girar sobre ti mesmo (ou arranja alguém que te faça girar) algumas vezes até que não tenhas a certeza em que direcção estás a ir. Depois podes tentar chegar ao teu objecto. Lembra-te, em segurança, a HDYO não pode pagar um processo, se te aleijares. Pronto? Começa Como é que te saíste? Não é fácil. Então, qual foi o propósito deste exercício? Bem, nós sabemos que a doença de Huntington não causa uma perda de visão, mas este exercício foi para mostrar como é que os sintomas da doença de Huntington fazem como que andar de A para B seja muito mais difícil, é algo que exige um elevado nível de concentração. Tens de pensar muito para tentar descobrir onde estavas exactamente na sala / espaço, assim como, alguém com a doença de Huntington tem que se concentrar muito para andar de A para B. Planear movimentos é difícil para alguém com a doença de Huntington, mas também é difícil organizar e sequenciar os seus pensamentos. O jogo de contar Vamos fazer um exercício muito simples de contagem para evidenciar a quantidade de concentração que as pessoas, com a doença de Huntington, têm que usar a fim de se organizarem e de planearem as coisas. Tudo o que precisas para este jogo é o teu cérebro. Encontraste-o? Ok, vamos continuar. Vamos contar para trás a partir de 100 em sequências de 7. Por exemplo, vais começar com 100, depois seria 93, 86, etc. Vê o tempo que levas para completar a contagem decrescente. Pronto? Começa Como é que te saíste? Este jogo também exigiu muita concentração, tal como a maioria dos jogos nesta secção. Isto é o que acontece com aqueles que têm a doença de Huntington, eles têm que se concentrar muito mais em tudo o que fazem. Coisas que costumavam ser feitas automaticamente, sem ter de pensar, agora exigem uma quantidade enorme de concentração e esforço para a pessoa. Começar a entender qual a sensação Quando juntares todos esses jogos, exercícios e pontos, podes começar a ver qual a sensação de se ter a doença de Huntington. Podes começar a perceber que a doença de Huntington

8 pode fazer com que as tarefas sejam muito desafiadoras e podemos começar a compreender os níveis de concentração necessários para conseguir as coisas que outrora foram feitas automaticamente, sem sequer se pensar. Podes também começar a entender como é que as pessoas com a doença podem sentir-se um pouco cansados depois de uma caminhada, ou não responder a uma pergunta de imediato, ou querer concentrar-se em apenas uma coisa de cada vez. Ao entender melhor qual é a sensação de ter a doença, podemos ser mais compreensivos para com aqueles que a têm. Esperamos que tenhas gostado desta secção. Se tiveres tem alguma dúvida, sobre qualquer coisa que tenhas lido, podes perguntar aos nossos especialistas na secção HDYO FAZ UMA PERGUNTA. Este documento foi descarregado do site da HDYO em Todo o aconselhamento recebido através do site da HDYO não deve ser invocado para a tomada de decisões pessoais, médicas, legais ou financeiras e deverás consultar um profissional adequado para aconselhamento específico na tua situação particular. A HDYO está licenciada sob a Creative Commons license.

A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: O Gene da Doença de Huntington: Ao microscópio A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: www.hdyo.org A doença de Huntington é causada por uma expansão

Leia mais

Semana 4 Curso Propósito Observação Pausa Aceitação - Jogo pt1

Semana 4 Curso Propósito Observação Pausa Aceitação - Jogo pt1 Más noticias e boas noticias ou só noticias, tu decides. Atrasado ou avançado, tu decides. Quando entramos no jogo da comparação (que na realidade, quando bem jogado até pode ser um jogo bem divertido)

Leia mais

Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram

Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram CAPÍTULO UM Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram chegando durante todo o verão. Cada um deixava Matthew um pouco mais tenso: Para: mstheworld@gmail.com Assunto: Estou feliz! Acabo

Leia mais

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças Literatura Prof.ª Yani Rebouças Perguntas Poderosas Quem é você (como você se define)? Qual (quais) o (s) seu (s) principal (is) sonho (s)? Você se acha capaz de realizá-los? Por quê? O que te impede de

Leia mais

A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: Como é que a DH afecta as pessoas? A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: www.hdyo.org Se leste a secção O que é a doença de Huntington?, sabes

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: Visitar um lar A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: www.hdyo.org À medida que a doença de Huntington avança, as pessoas tendem a precisar de mais

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Propósito João Machado Semana 4

Propósito João Machado Semana 4 Regressando então ao inicio desta nossa conversa... ao Grande Problema à comparação e ao jogo. Uma das melhores palestras que assisti na minha vida (online não fisicamente) foi do OSHO, onde ele fala sobre

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2 ABRIL Reta Final Define Prioridades Dica 1/2 Aproveita o início deste período para fazer um balanço acerca dos resultados do ano. Identifica o que correu menos bem até aqui e tenta encontrar estratégias

Leia mais

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível

Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Principais Diferenças entre Ser ou Parecer Confiante e Credível Para ser confiante e credível, o que realmente sabemos conta menos do que aquilo que o público pensa que tu sabes. Como mostrar ao nosso

Leia mais

Perda & Luto. A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site:

Perda & Luto. A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: Perda & Luto A HDYO tem mais informação sobre DH disponível para jovens, pais e profissionais no nosso site: www.hdyo.org Perda é quando perdes alguém ou algo que significa muito para ti e luto é o processo

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Como pensar fora da caixa e driblar as oscilações das criptomoedas

Como pensar fora da caixa e driblar as oscilações das criptomoedas Como pensar fora da caixa e driblar as oscilações das criptomoedas "É muito comum falar-se em pensar fora da caixa. Na verdade, esse é o grande segredo das pessoas que dão saltos à frente de líderes."

Leia mais

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia 10 exercícios para treinar sua capacidade de Concentração é essencial para as atividades do dia a dia Concentração é essencial para as atividades do dia a dia. No entanto, muitas pessoas reclamam que não

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

A conversão é 95% responsável por definir se ele vai te amar ou não, e apenas 5% é através da sua beleza física.

A conversão é 95% responsável por definir se ele vai te amar ou não, e apenas 5% é através da sua beleza física. Olá amiga, meu nome é Lia a Sedutora autora do Blog Como Deixar um Homem Apaixonado e gostaria de agradecer imensamente por estar lendo esse E-book que é disponibilizado gratuitamente no nosso site. Espero

Leia mais

Questionário de Lapsos de Memória

Questionário de Lapsos de Memória Questionário de Lapsos de Memória É raro o dia em que uma pessoa não tenha uma falha de memória. Numa altura esquecêmo-nos onde deixamos o guarda-chuva, noutra altura esquecêmonos daquele artigo importante

Leia mais

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col. 3,1 1 E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col 3,1 Te convidamos para ler estas histórias... Um homem de

Leia mais

O Manual do RSIBreak. Tom Albers Bram Schoenmakers Tradução: José Pires

O Manual do RSIBreak. Tom Albers Bram Schoenmakers Tradução: José Pires Tom Albers Bram Schoenmakers Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usar o RSIBreak 6 3 Tipos de pausa 8 4 Duração/Intervalo de uma pausa 9 5 Créditos e Licença 10 Resumo A Lesão por Tensão Repetitiva

Leia mais

Visionbook para a Masterclass

Visionbook para a Masterclass 1 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS ALGUMAS DICAS: Para receberes o maior valor desta Masterclass apenas precisas de um computador e da vontade interior de viveres a melhor versão de ti mesmo. Se possível

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

O QUE É PROCRASTINAR?

O QUE É PROCRASTINAR? O QUE É PROCRASTINAR? Em resumo, procrastinação é o péssimo hábito de adiar para o dia seguinte. É uma das maiores causas da falta de produtividade, e mesmo assim pouquíssimas pessoas fazem algo para evitar

Leia mais

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro?

Índice. 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? Vocês ainda gostam um do outro? Índice 3 Como usar este livro 4-7 Introdução 8-9 Porque é que o papá já não está em casa? 10-11 Onde é que vou viver? 12-13 Tu e a mãe vão voltar a estar juntos? 14-15 Vocês ainda gostam um do outro? 16-17

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Triplique suas vendas e seus inícios!!!!

Triplique suas vendas e seus inícios!!!! Triplique suas vendas e seus inícios!!!! Lembretes ( Campanha Maio) Inicie 2 consultores no seu time até o dia 19 de Maio com 200 pontos e você também ativo com 200 pontos e ganhe ( 1 Fragrância e 1 Relógio);

Leia mais

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar.

Curso de Comunicação Oratória Básico. Começar falando para uma audiência. Identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam melhorar. LIDERANÇA Caminho do Sucesso www.lideranca.blog.br Curso de Comunicação Oratória Básico Módulo 1 Quebra-gelo Neste primeiro módulo, você terá como objetivos: Começar falando para uma audiência. Identificar

Leia mais

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e

Atualmente atua como Consultora de Marketing e Negócios para Mulheres e Mães Empreendedoras. Além disso, realiza Palestras motivacionais e 2 SOBRE A AUTORA Adriana Valente é Empresária, Consultora de Marketing, Palestrante e Fundadora do Empreender Mulher. Graduada em Propaganda e Marketing, Marketing de Varejo e MBA em Gestão Empresarial.

Leia mais

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma?

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma? Introdução Opa! Seja bem vindo. Meu objetivo com este e-book é apresentar hacks para você poder aplicar sempre que precisar ter mais foco, concentração e memorização em seus estudos. Sabe aquele dia que

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

COMO DEFINIR OBJECTIVOS DIGNOS E AVALIAR AS SUAS CRENÇAS MARTA MADEIRA

COMO DEFINIR OBJECTIVOS DIGNOS E AVALIAR AS SUAS CRENÇAS MARTA MADEIRA COMO DEFINIR OBJECTIVOS DIGNOS E AVALIAR AS SUAS CRENÇAS MARTA MADEIRA WWW.ATOSLDA.COM Objectivos Dignos Aqueles que tomam decisões prontamente e definitivamente, sabem o que querem, e geralmente obtém

Leia mais

Meias Marias Como ter tempo para... o que é importante! Em 10 pequenos passos

Meias Marias Como ter tempo para... o que é importante! Em 10 pequenos passos Como ter tempo para... o que é importante! Em 10 pequenos passos 2017 1 Uma das perguntas que mais vezes me fazem é como é que eu consigo fazer tanta coisa com o meu tempo. Ser mãe de três crianças, trabalhar

Leia mais

O Manual do KSquares. Matt Williams Revisão: Eugene Trounev Tradução: José Pires

O Manual do KSquares. Matt Williams Revisão: Eugene Trounev Tradução: José Pires Matt Williams Revisão: Eugene Trounev Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como Jogar 6 3 Regras do Jogo, Estratégias e Sugestões 8 3.1 Regras do Jogo........................................

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Construindo Formas 9º ao 3º ano

Construindo Formas 9º ao 3º ano 9º ao 3º ano Introdução Esta é uma de nossas atividades de construção em equipe favoritas. Os alunos trabalham juntos com uma corda para criar formas 3-D. O professor exerce o papel de cético e pede que

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Gamification. Além do joguinho. Leandro Guarino

Gamification. Além do joguinho. Leandro Guarino Gamification Além do joguinho Leandro Guarino Que graça tem? Que graça tem? Que graça tem? Game lembra... O que você lembra? Game também lembra... Gamification é mais do que isso... Processo de fazer sistemas,

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 4 Bruno Monteiro AAULA 4 APRENDENDO A CUIDAR BEM DE SUA EQUIPER Esta quarta característica fala de cuidado. O supervisor precisa cuidar bem

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO. ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo.

Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO. ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo. Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo. Olá, Este relatório contém o funcionamento do método que vamos trabalhar

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

Sobre a Agência Multifocal

Sobre a Agência Multifocal WhatsApp Marketing Sobre a Agência Multifocal Somos uma Agência de Marketing Digital com foco na área da Saúde. Elaboramos, planejamos e direcionamos ações de divulgação da sua Clínica para melhorar seus

Leia mais

Caderno de Atividade

Caderno de Atividade Caderno de Atividade Oi, Tudo bem contigo? O meu Objetivo com este Caderno de Atividades é ajudar você descobrir os seus talentos! Ou pelo menos iniciar esta jornada... Talvez você já tenha ouvido ou

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Dificuldades das empresas de TI em atingir a excelência

Dificuldades das empresas de TI em atingir a excelência TI Dificuldades das empresas de TI em atingir a excelência Em entrevista, Mary e Tom Poppendieck também comentam sobre os assuntos que irão explorar no Lean IT Summit 2015. MARY POPPENDIECK TOM POPPENDIECK

Leia mais

E xpe ri me nt ar a relação entre a contagem salteada e contextos do mundo real

E xpe ri me nt ar a relação entre a contagem salteada e contextos do mundo real 1 План урока Contagem Saltead a até 1000 Возрастная группа: 3 º ano Онлайн ресурсы: De spac he! Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Discussão com a classe Exercícios de Matemática 1 0 8 1 0

Leia mais

Roteiro. Tainá Jesus Medeiros. 20 de Abril de Profa Tainá Medeiros

Roteiro. Tainá Jesus Medeiros. 20 de Abril de Profa Tainá Medeiros Roteiro Tainá Jesus Medeiros tainajmedeiros@gmail.com 20 de Abril de 2016 Criação de Roteiro Escrever um roteiro de um videogame é algo que oferece ao escritor alguns desafios peculiares que não são encontrados

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO 1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO E tenho certeza que todos vocês podem muito mais...e fechar o mês com 4 Inícios Pessoais

Leia mais

18 dicas para ativar sua motivação pessoal e turbinar seus resultados de uma vez por todas. VIVER DE BLOG Página 1

18 dicas para ativar sua motivação pessoal e turbinar seus resultados de uma vez por todas. VIVER DE BLOG Página 1 18 dicas para ativar sua motivação pessoal e turbinar seus resultados de uma vez por todas VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Manter o nível de motivação nas alturas nem sempre é tarefa fácil. Por mais

Leia mais

No Reino do Gelo: O jeito empático e generoso

No Reino do Gelo: O jeito empático e generoso Escreva as principais características de Paco e as de Cauã. o jeito empático e generoso Você gosta de ajudar as pessoas? Escreva ou desenhe duas coisas que você faz para ajudar quem precisa. o jeito empático

Leia mais

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes

As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes As Vantagens E Dicas Para Oferecer Um Atendimento De Qualidade Para Seus Clientes Com um mercado cada vez mais disputado e cheio de novas opções fica mais difícil conquistar e fidelizar os clientes. Algumas

Leia mais

A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO

A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO UNIDADE 6: A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO 1ºESO 4º ESO O amor é um caminho. Cada etapa é importante. Não tem que queimar etapas. Estar noivos: conhecer-nos e conhecer juntos o amor verdadeiro

Leia mais

Produzido para você por:

Produzido para você por: Produzido para você por: www.fbultimate.com.br Sobre Felipe Moreira: 1º WORKSHOP DE VENDAS E LUCROS NO FACEBOOK Vídeo #1: As 4 Taxas de Ações Estúpidas Nesse primeiro vídeo do workshop você está vendo

Leia mais

Como manter uma conversa interessante

Como manter uma conversa interessante Palavra-chave: conversa interessante Como manter uma conversa interessante Você já se encontrou falando com alguém e, de repente, há um silêncio constrangedor? Aí você entra em pânico porque não consegue

Leia mais

Folha de Exercícios Módulo #1

Folha de Exercícios Módulo #1 1 Folha de Exercícios Módulo #1 A Byron Katie criou 4 perguntas que ela chama de o trabalho que vão abrir a sua consciência e mudar a sua maneira de pensar e sentir a sua realidade. O primeiro passo para

Leia mais

Jogando e sentindo emoções...

Jogando e sentindo emoções... Reforço escolar M ate mática Jogando e sentindo emoções... Dinâmica 5 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 9º do Ensino Fundamental Algébrico Simbólico Equação do 2º. Grau

Leia mais

Ficar completo Ficar completo, Página 1

Ficar completo Ficar completo, Página 1 Ficar completo Ficar completo, Página 1 A maior parte do que ouvimos na vida é sobre como tudo era ou como poderia ser. Especialmente quando ficamos mais velhos, pensamos em como eram as coisas quando

Leia mais

o ano à frente O ano à frente Eu acredito que tudo é possível este ano. o ano à frente Data: assinatura

o ano à frente O ano à frente Eu acredito que tudo é possível este ano. o ano à frente Data: assinatura Eu acredito que tudo é possível este ano. Data: o ano à assinatura frente Feito pelos voluntários de YearCompass e Invisible University International. Tradutores: Italo André Oliveira, Marco Vasconcelos,

Leia mais

Esqueci as informações da internet e resolvi comprar um curso de verdade. Eu pensava...se o que eu vi no filme era verdade, então eu quero aprender.

Esqueci as informações da internet e resolvi comprar um curso de verdade. Eu pensava...se o que eu vi no filme era verdade, então eu quero aprender. 1 COMO T U D O começou Tudo começou para mim quando assisti ao filme chamado truque de mestre, depois do filme consegui hipnotizar em 11 dias. Só consegui, pois segui um método. Esqueci as informações

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

Uma Ponte para a Paz

Uma Ponte para a Paz www.possibilidade.pt Uma Ponte para a Paz Prem Rawat no Palácio de Kensington, Londres Uma Ponte para a Paz, Página 1 O evento no Palácio de Kensington teve como objetivo apoiar o trabalho do Hospital

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

IV.4 Análise de Dados da Avaliação

IV.4 Análise de Dados da Avaliação Melhor e Pior? IV - Avaliação IV.4 Análise de Dados da Avaliação Interactive System Design, Cap. 10, William Newman 2 Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior! Avaliação com utilizadores!local (Laboratório,

Leia mais

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1 Este é o vosso tempo! Este é o vosso tempo, Página 1 Há uma coisa muito simples de que quero falar. Eu sei que as pessoas vieram para ouvir falar de paz. Já lá irei. Porque isso não é difícil, isso é fácil.

Leia mais

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género

Tudo tem um princípio. CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género Índice Tudo tem um princípio Pág. 8 Pág. 9 Pág. 14 Pág. 18 Pág. 26 Pág. 32 Pág. 36 Pág. 42 Pág. 47 CAPÍTULO 1 - Do que vais precisar CAPÍTULO 2 - A Ideia CAPÍTULO 3 - O Género CAPÍTULO 4 - Criar as personagens

Leia mais

Vamos ganhar muito dinheiro???

Vamos ganhar muito dinheiro??? Abordagem FRIA!!! Vamos ganhar muito dinheiro??? É hora de vencer o medo de abrir a boca e contatar uma pessoa desconhecida. Vença seu medo e seja vitoriosa! Tenha fé!!! A Fé move montanhas, então mova

Leia mais

MASTERCLASS VISIONBOOK OBJECTIVOS SEM LIMITES

MASTERCLASS VISIONBOOK OBJECTIVOS SEM LIMITES MASTERCLASS VISIONBOOK OBJECTIVOS SEM LIMITES 0 INÍCIO COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS Antes de começares, temos algumas recomendações para que tires o melhor partido desta experiência. ALGUMAS DICAS Para

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais CO-OPerando Para o sucesso na participação Cartilha educativa para pais Editorial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Terapia Ocupacional Este material é parte integrante do trabalho

Leia mais

Nome: Sexo: Idade: Data: / /

Nome: Sexo: Idade: Data: / / pág 1 de 5 Nome: Sexo: Idade: Data: / / Este questionário é constituído por 28 questões sobre experiências que pode ter na sua vida diária. Nós pretendemos saber com que frequência é confrontado com essas

Leia mais

"Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia"

Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia "Cheguei a fazer 3 exames no mesmo dia" Forum Estudante Criado em 28 junho 2017 Escrito por Forum Estudante José Fernandes tem 21 anos e é estudante do ensino superior, onde se encontrar prestes a completar...

Leia mais

Dia 17 Crescimento é um processo desafiante. O auto julgamento só atrasa os milagres.

Dia 17 Crescimento é um processo desafiante. O auto julgamento só atrasa os milagres. Dia 17 Crescimento é um processo desafiante. O auto julgamento só atrasa os milagres. Amor, aceitação compaixão por ti mesma: É a escolha de abrires o teu coração e seres uma observadora de ti, sem julgamentos,

Leia mais

2º Módulo GESTÃO DE PROJETO

2º Módulo GESTÃO DE PROJETO 2º Módulo GESTÃO DE PROJETO Antes de começar Este módulo baseia-se no Social Business Model Canvas* e tem como objetivo apoiar os grupos de embaixadores nas escolas a estruturar um projeto de voluntariado.

Leia mais

O que te dá brilho nos olhos?

O que te dá brilho nos olhos? O que te dá brilho nos olhos? Você sabia que se fizer o que não gosta terá que trabalhar? E também se fizer o que gosta terá que trabalhar também? O que você prefere? Trabalhar fazendo o que gosta, com

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

O Manual do KAtomic. Dirk Doerflinger Eugene Trounev Revisão: Mike McBride Tradução: José Pires

O Manual do KAtomic. Dirk Doerflinger Eugene Trounev Revisão: Mike McBride Tradução: José Pires Dirk Doerflinger Eugene Trounev Revisão: Mike McBride Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como Jogar 7 3 Regras do Jogo, Estratégias e Sugestões 8 3.1 Regras do Jogo........................................

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar.

Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar. Resolução de disputas, reclamações e chargebacks. De vez em quando, pode haver problemas com um pedido. Se isso acontecer, estamos aqui para ajudar. Situações possíveis 1 2 Disputas e reclamações Se um

Leia mais

Você gostaria... Introdução

Você gostaria... Introdução Introdução Você gostaria... De ser capaz de ler mil palavras por minuto? De melhorar sua concentração e sua capacidade de compreensão da leitura? De conseguir reter melhor as informações? De superar dificuldades

Leia mais

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas

Leia mais