Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio"

Transcrição

1 Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Filosofia - 4º Bimestre Nome: Série: 9 A/B/C CONTEÚDO DO BIMESTRE: O mito de Pigmalião. O mito de Édipo Rei. O mito de Ulisses. Prof. Juliano Marcel N.: / /17 LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO: Leia o texto abaixo sobre o Mito de Pigmalião, para responder as questões 1 e 2: Determinado a não unir-se a nenhuma mulher, esculpiu para si uma estátua de uma donzela belíssima, dotada de diversos atributos que o encantaram quando terminou a obra, determinando assim que ela era sua melhor obra, a mais bela e mais perfeita, a ponto de apaixonar-se por ela. À estátua, deu o nome de Galatéia. Pigmalião estava totalmente envolvido pela estátua, dando-lhes presentes, colocando anéis em seus dedos, colares, jóias, belas roupas, para aquela que agora tornara-se sua esposa adorada, como a chamava. Assim, como também a cercava de carinhos, beijos, carícias, embora não se conformasse que aquela beleza fosse apenas de marfim e o fato de ser uma imagem sem vida entristecia cada vez mais o artista. Certa vez, indo a Palea, para um grande festival dedicado à deusa Afrodite, deusa do amor e da beleza, Pigmalião faz suas homenagens à deusa e a pede que ela encontre para ele uma mulher igual à Galatéia: Se vocês podem nos dar tudo, todas as coisas, ó deuses, rezo para que minha mulher possa ser como minha menina de marfim. A deusa, então, comovida com o amor de Pigmalião, não encontrando na terra mulher semelhante à Galatéia, concede vida à estátua. Já em sua casa, quando toca a estátua e a beija, Pigmalião percebe que agora ela tem vida, seus dedos tocavam uma pele macia e quente, e seus lábios beijavam lábios vivos. Quando a estátua, agora uma mulher de verdade, sente os beijos do amado, fica ruborizada, abre os olhos e vê diante de si um homem que a ama e imediatamente passa a amá-lo em correspondência. 1 O mito de Pigmalião e Galatéia é utilizado na Psicologia e Filosofia quando se fala sobre a idealização do ser amado e que, quanto mais desejado e perseguido, acaba por tornar-se personificado, assim como Pigmalião que tanto amou e desejou Galatéia que conseguiu, por fim, que ela ganhasse vida. Explique os simbolismos presente no mito de Pigmalião.

2 2 Nesse sentido, as pessoas se tornam exatamente conforme a imagem que temos delas.... Explique esta frase, conforme estudado. Leia o texto abaixo sobre o Mito do Édipo Rei, para responder as questões 3, 4 e 5:... Tudo começou quando seu pai teve um filho com Jocasta. Um dos oráculos já lhe tinha avisado sobre seu destino trágico: ser morto por seu próprio filho. Depois do nascimento da criança, Laio se arrepende. Pede para um de seus servos abandonar o bebê no Monte Citerão (entre Tebas e Corinto) com os pés amarrados numa árvore. Entretanto, ele fora encontrado por um pastor e acabou sobrevivendo, sendo adotado pelo rei de Corinto Pólibo, que o considerou seu próprio filho. Já adulto, Édipo decide abandonar Corinto e ir à Tebas consultar o oráculo que o revela sobre sua maldição: matar seu pai e casar com sua mãe. Desconsolado com a revelação, segue em direção a cidade e no meio de sua jornada, acaba matando seu pai por uma discussão que tiveram numa encruzilhada. Além disso, encontra a Esfinge na porta da cidade de Tebas, ser mitológico metade leão e metade mulher. A Esfinge aterrorizava grande parte do povo tebano com seus enigmas, posto que quem não adivinhasse era devorado por ela. Todavia, Édipo acerta a pergunta feita por ela, e por fim, ela acaba se matando. O enigma proposto pela esfinge foi: "Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio dia e três à tarde?" Sem hesitar, Édipo responde que essa figura é o homem. Isso porque na infância engatinha, na idade adulta anda ereto com os dois pés, e na velhice necessita da bengala (o terceiro pé) para se apoiar. Esse fato o tornou um herói e assim, foi eleito o novo Rei de Tebas e casou-se com a rainha Jocasta, sem saber que se tratava de sua mãe. Após saber que havia se casado com o filho, Jocasta se enforca e Édipo fura seus próprios olhos com alfinetes... 3 Conforme estudado, qual é a dualidade de opções para a vida propostas pelo mito de Édipo? Explique. 4 Qual o simbolismo presente no mito que retrata-se na frase grega Conhece-te a ti mesmo? Explique.

3 5 Explique o simbolismo das cicatrizes presente nos pés de Édipo. Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir: Odisseu ou Ulisses foi um herói da guerra de Troia. Rei de Ítaca, indicou Menelau como pretendente de Helena e dai surgiu a amizade com Menelau e Agamemnon. Casou-se com Penélope e teve um filho, Telêmaco, mas logo partiu para lutar ao lado dos nobres em Tróia. Foi um dos elementos mais atuantes no cerco de Tróia, destacando por sua prudência e astúcia. Durante a batalha, os gregos venceram pelos conselhos de Odisseu. Tentou em vão convencer Aquiles a cessar sua ira contra Agamemnon, porém sem sucesso. Um de seus mais famosos ardis foi sua estratégia de construir um cavalo de madeira, que permitiu a entrada dos exércitos gregos na cidade, o cavalo de Tróia. Após a derrota dos troianos, Odisseu iniciou uma viagem de dez anos de volta para Ítaca onde sua mulher o esperava com uma fidelidade obstinada, apesar da demora. Odisseu, o herói da Guerra de Tróia, chegou à ilha dos Cíclopes e numa tentativa de se salvar, perfurou o olho de Polifemo. O ciclope era filho de Poseidon. O deus dos mares irritou-se com Odisseu e atrasou seu retorno para a Ítaca. Depois de um naufrágio, ele foi parar, mais morto que vivo, na ilha da belíssima ninfa Calipso. Filha do Oceano, era imortal, e Calipso o amava demais. Ficou obcecada por Odisseu, mas fingia não perceber que o herói queria mesmo era voltar para casa e para a esposa. Prometeu-lhe a imortalidade e a juventude, mas sem sucesso. Odisseu não se permitiu encantar-se pela bela ninfa, antes, ansiava todos os dias o retorno ao seu lugar natural a ilha de Ítaca, ao lado de sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco. 6 Qual o fundamento filosófico presente no mito de Ulisses, a respeito do COSMOS. Explique. 7 Por que podemos dizer que a história de Ulisses vai do caos à ordem. 8 Qual foi o maior desafio enfrentado por Ulisses narrado por Homero no livro A Odisséia? Explique.

4 9 Qual o significado da palavra COSMOS para os gregos? 10 Relacione a proposta filosófica acerca do cosmos, presente na história de Ulisses, com o pensamento filosófico grego. GABARITO: 1 A transferência de ideal, a idealização de uma verdade pessoal, valorização da opinião pessoal, a construção psicológica das próprias expectativas sobre os outros, a determinação do comportamento do outro, projeções de si mesmo sobre terceiros. 2 A visão que uma pessoa tem em relação a outra acaba determinando uma verdade que a outra passa a demonstrar. Enxergamos no outro o que nos interessa e esteja de acordo com nossas expectativas. 3 Ou lutamos com nossos impulsos indesejados, e a partir daí há uma chance para o entendimento e crescimento; ou fugimos disso, através da negação, o mais primitivo mecanismo de defesa do homem. 4 Conhecer-se a si mesmo é fundamental para discernir a verdade em si, perceber os próprios medos, limites, sonhos, virtudes, características. Isso só é possível quando iniciamos uma busca de quem somos em nós mesmos. Assim, podemos compreender porque somos como somos, e discernir as melhores decisões a tomar para nossas vidas. 5 As cicatrizes representam as marcas do passado que levamos para o resto da vida. Édipo foi pendurado pelos pés quando ainda era bebê, e as cicatrizes o acompanharam por toda a sua vida. Tudo o que nos acontece na vida, nos deixam marcas. São estas marcas que fazem parte da nossa história e que determinam quem somos, porque agimos como agimos, e a forma que vemos o mundo. 6 O mito de Ulisses, aborda uma perspectiva de mundo presente na sociedade grega da época. Eles acreditavam que o universo era cósmico, ou seja, ordenado, e que tudo tinha uma finalidade e razão de ser. O princípio do cosmo grego se inicia com a mitologia, quando Zeus vence Chronos, e cria o Universo ordenado (cosmos). Ele colocou ordem onde havia o caos. A história de Ulisses nos mostra esta transição do caos à ordem, da guerra à paz. 7 Porque Ulisses sai do caos da guerra de Tróia e busca o seu lugar natural em Ítaca, onde ele estaria em paz. 8 O retorno para o seu lugar natural ao lado de quem amava, Penélope e Telêmaco. A viagem dura 10 anos, para Ulisses, o retorno foi pior do que os anos de guerra. 9 Universo ordenado, natureza organizada onde tudo foi criado e disposto em função de uma finalidade.

5 10 Os gregos acreditavam que tudo que existia tinha uma finalidade. Assim, tudo e todos exercem uma função no cosmos, cooperando para o seu ordenamento. Neste sentido, os humanos, que são seres presentes no cosmos, também foram criados para uma finalidade. O desafio para a vida, segundo os gregos, era justamente encontrar qual seria a finalidade de cada um. É nesta perspectiva finalista que está a felicidade para o homem, encontrar o seu lugar natural e viver de acordo com ela. É neste sentido que a Odisséia de Homero narra a história de Ulisses, quando na guerra ele se encontra fora de seu lugar natural. E na viagem de volta pra casa, mesmo recebendo propostas de imortalidade e juventude, ele sabia que nenhum outro lugar seria possível encontrar a felicidade, senão fosse ao lado de quem ele amava e em sua própria terra, exercendo sua função de rei.

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Nome: R.A.: 7º 1. Escreva os nomes dos: deuses que aparecem no livro: monstros e criaturas: 2. Identifique os personagens de acordo com o livro lido:

Leia mais

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? 2014 GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Leia mais

A História da Grécia é dividida em três períodos:

A História da Grécia é dividida em três períodos: A História da Grécia é dividida em três períodos: Período Homérico Corresponde ao período de povoamento até a Formação das Cidades-estados Período Arcaico Corresponde a formação das cidades-estados as

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 6º História Rafael Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16)

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, muito feliz com a sua mulher Penélope e o seu filho ainda muito pequenino, Telémaco. Ulisses era o rei dessa ilha,

Leia mais

ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA. Uberaba Fevereiro de 2016 GRÉCIA CLÁSSICA. Professor Uilson Fernandes

ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA. Uberaba Fevereiro de 2016 GRÉCIA CLÁSSICA. Professor Uilson Fernandes ESTRUTURAS MITOLÓGICAS DA GRÉCIA CLÁSSICA Professor Uilson Fernandes Uberaba Fevereiro de 2016 AS ORIGENS DA ESTRUTURA MITOLÓGICA Basicamente podemos determinar duas fontes centrais onde estão expressas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS RESENHA CRÍTICA DO FILME A ODISSEIA BASEADO NOS POEMAS ÉPICOS DE HOMERO ALUNO: ALCIDES WENNER FERREIRA

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO. BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO. BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon 03 2010 Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta,

Leia mais

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO conhecimentos -- poderes -- imortal Técnicas militares Armas brancas Segurança Psicocinese Sincronicidade Vitalidade A guerra de Tróia enfim

Leia mais

terça-feira anexo Leia o poema para fazer as lições de Português.

terça-feira anexo Leia o poema para fazer as lições de Português. LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 21 a 25 de novembro de 2016 Troca do livro 2 A, 2ºB e 2 C terça-feira Leia o poema para fazer as lições de Português. Segunda-feira Curitiba, 21 de novembro

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS. DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais

OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS. DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS VOLUME 4 O ENIGMA DE ULISSES GUIÃO DESTINATÁRIOS: dos 9 aos 14 anos NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 26 DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais

Leia mais

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 90 PROVA-MODELO 3 GRUPO I PARTE A Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 91 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira.

Leia mais

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 28/04/2013 AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Versículos para Decorar 1 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar

Leia mais

A Grécia Antiga - Origem

A Grécia Antiga - Origem A Grécia Antiga - Origem A Grécia antiga é dividida em 3 partes: Continental: Península Balcânica Peninsular: Península do Peloponeso Insular: Ilhas do Mar Egeu A navegação foi a principal fonte de comércio

Leia mais

PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia. Poemas épicos = são

Leia mais

HISTÓRIAS DE ENCANTAR E ALGUMAS LENDAS NO UNIVERSO

HISTÓRIAS DE ENCANTAR E ALGUMAS LENDAS NO UNIVERSO HISTÓRIAS DE ENCANTAR E ALGUMAS LENDAS NO UNIVERSO (CRIADO EM 2013, PELOS ALUNOS DO ASTRO-CLUBE) Coordenadora: professora Isabel Guerreiro de Almeida OS DEVERES E PODERES DA CIÊNCIA, NAS SUAS IMPLICAÇÕES

Leia mais

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF

REVISÃO ON- LINE 2º BIMESTRE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS 6º. ANO EF Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Aluno: Nº.: Data: / / 2º. Bimestre Ensino Fundamental

Leia mais

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia MITO E RAZÃO A passagem do mito à Filosofia O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS? Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore,

Leia mais

T Ulisses APRESENTAÇÃO SOBRE O AUTOR

T Ulisses APRESENTAÇÃO SOBRE O AUTOR T Ulisses APRESENTAÇÃO Os gregos antigos acreditavam que Homero era um poeta histórico, autor de Ilíada e Odisseia mas os investigadores estão céticos: não há nenhuma informação biográfica concreta da

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Um breve começo... Reportagem de Simone Alauk

Um breve começo... Reportagem de Simone Alauk Um breve começo... Reportagem de Simone Alauk Quando fui convidada a escrever uma matéria sobre a Eliana Chaves, não sabia nem por onde começar. Não imaginava que aquela aluna do curso de filosofia da

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Filosofia - 1º Bimestre Nome: Série: 8ªA/B Prof. Juliano Marcel N.: / /17 CONTEÚDO DO BIMESTRE: Atitude filosófica o que é filosofia. Mitologia

Leia mais

Adaptação da tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, por Didier Lamaison ÉDIPO REI ORIENTAÇÃO DE LEITURA

Adaptação da tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, por Didier Lamaison ÉDIPO REI ORIENTAÇÃO DE LEITURA Adaptação da tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, por Didier Lamaison Tradução de Estela dos Santos Abreu ÉDIPO REI NOME: SÉRIE: NÚMERO: ESCOLA: TRAGÉDIA ORIENTAÇÃO DE LEITURA O texto que você acabou

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro

Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro O Rei de Raiden City vai ter um filho! Todos estão eufóricos, só que o filho mais velho do rei Jonas e a outra esposa do rei que sobretudo e a mãe de Jonas, que se chama Sátina,

Leia mais

'' A historia esta narrada sobre um menino solitário '' esse menino vivia sozinho,o pai morto a,mãe largo ele guando tinha 03 anos de idade

'' A historia esta narrada sobre um menino solitário '' esse menino vivia sozinho,o pai morto a,mãe largo ele guando tinha 03 anos de idade amor proprio '' A historia esta narrada sobre um menino solitário '' esse menino vivia sozinho,o pai morto a,mãe largo ele guando tinha 03 anos de idade ele fica sozinho no meio da rua com fome e com sede,um

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 2 / 2019 1) LEIA, com atenção, todos os textos presentes na atividade. Não se esqueça:

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS UM ENCONTRO PROVIDENCIAL Então o Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo

PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo PSICANÁLISE Dissolução do complexo de Édipo COMPLEXO DE ÉDIPO O fundador da psicanálise, Sigmund Freud, instituiu o Complexo de Édipo como uma fase universal na infância do sujeito em que há uma triangulação

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

SÓCRATES. Prof. David Alexandre

SÓCRATES. Prof. David Alexandre SÓCRATES Prof. David Alexandre SUMÁRIO Apresentação Época Vida e Missão Ensinamentos Filosóficos Métodos Socráticos Conclusão ÉPOCA Século V a.c. - Século de Péricles. Com a vitória sobre os persas e a

Leia mais

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 22/10/2017 O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Versículos para Decorar: 1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta.

Bíblia para crianças apresenta. Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 - Sociedade

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

com o professor Cláudio Moreno de 8 a 16 de outubro

com o professor Cláudio Moreno de 8 a 16 de outubro com o professor Cláudio Moreno de 8 a 16 de outubro SEJA bem-vindo Voltar à Grécia Antiga e à sua mitologia é como voltar para casa. É lá que vamos encontrar as raízes de nosso pensamento e a principal

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa 1) Oração Ó Deus, que

Leia mais

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;

Leia mais

Divisores de um número natural

Divisores de um número natural Lista de matemática e interpretação de texto 5 o ano 20 a 24/06/2016 O Senhor será a tua luz perpétua (Isaías 60:20) Segunda-feira- 20/06 Divisores de um número natural Divisor Observe: 8 : 1 = 8 8 : 4

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

Annapurna Stotram. Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição. Estrofe 1. Ó Mãe Annapurna, ó Grande Deusa,

Annapurna Stotram. Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição. Estrofe 1. Ó Mãe Annapurna, ó Grande Deusa, Annapurna Stotram Um hino em louvor a Annapurna, A Deusa do alimento e da nutrição Estrofe 1 que sempre outorga felicidade, concede presentes e dissipa o medo; ó oceano de beleza, que proporciona pureza

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ENEM QUESTÃO 2010 Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

Como superar as lutas com a FÈ

Como superar as lutas com a FÈ Como superar as lutas com a FÈ Coragem é a arte de fazer as coisas com competência, independente de nossos medos e temores, superando a dificuldade que julgamos existir. realidade q Mary Kay Ash Daiane

Leia mais

DÉBORA Lição 50. 1. Objetivos: Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados.

DÉBORA Lição 50. 1. Objetivos: Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados. DÉBORA Lição 50 1 1. Objetivos: Ensinar que, quando os filhos de Deus pecam, Ele os castiga, para que se lembrem de confessar seus pecados. 2. Lição Bíblica: Juízes 4 a 5 (Base bíblica para a história

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português. Leia o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR

5º ano. Atividade de Estudo de Português. Leia o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR Atividade de Estudo de Português 5º ano Leia o texto abaixo. A DISCIPLINA DO AMOR Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 52 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 2ª ETAPA 2º ANO EFII QUESTÃO 01 Veja uma propaganda do site Divertudo. Qual é o nome do

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E

ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ATENÇÃO: 1. Suas respostas devem estar escritas obrigatoriamente com caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente. 2. ESCREVA SEU NOME E ASSINE SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. NÃO FAÇA

Leia mais

ILDA MARIA RISTOW. Nascimento: 30 de Dezembro de Falecimento: 25 de Novembro de 2017.

ILDA MARIA RISTOW. Nascimento: 30 de Dezembro de Falecimento: 25 de Novembro de 2017. ILDA MARIA RISTOW Nascimento: 30 de Dezembro de 1954. Falecimento: 25 de Novembro de 2017. Como eu poderia dar a ela esta carta /Como eu vou deixar /Pra sempre aquela casa /Se eu já sou feliz /Se eu já

Leia mais

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7

Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico. Módulo 7 Grécia: Períodos Pré- Homérico e Homérico Módulo 7 Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em quatro períodos: Pré-Homérico: séculos XX a XII a.c. Homérico: séculos XII a VIII a.c. Arcaico: séculos

Leia mais

Parte I. Exercícios de pré-leitura

Parte I. Exercícios de pré-leitura Prepara-te para uma das maiores aventuras da História da humanidade! Vamos embarcar numa viagem de encantar que nos proporcionará aprendizagens únicas. Aproveita-a! Parte I Exercícios de pré-leitura 1)

Leia mais

QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR!

QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR! QUANDO A VIDA NOS ENSINA A AMAR! Se a cada passo nos aproximamos de onde queremos, a cada aprimoramento do sentimento, nos aproximamos do amor, e é na convivência que ele se torna verdadeiramente capaz

Leia mais

INTRODUÇÃO VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais Trabalhos Completos ISBN:

INTRODUÇÃO VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais Trabalhos Completos ISBN: DIMENSÕES FILOSÓFICAS E PSICOLÓGICAS NAS OBRAS ÉDIPO REI E ÉDIPO EM COLONO SOUTO, Ana Helena Stein Carneiro (PIC-UEM) CAPORALINI, José Beluci (Orientador) INTRODUÇÃO Sófocles nasceu no ano de 496 a.c.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA EDINALDA CARLA FERREIRA PINTO LIMA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 O soneto Ao Cair da Tarde, é de Emiliano

Leia mais

GUIÃO DE LEITURA. Ulisses de Maria Alberta Menéres

GUIÃO DE LEITURA. Ulisses de Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA Ulisses de Maria Alberta Menéres 1. Regista, completando o quadro. Título Nome do autor Nome do ilustrador Editora Colecção 2. Faz a correspondência correcta. Homérico voz sedutora Um

Leia mais

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA Na Antiguidade Clássica os textos literários dividiam em em três gêneros: GÊNERO LÍRICO GÊNERO DRAMÁTICO

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO ESTUDAR PARA A PROVA TRIMESTRAL DO SEGUNDO TRIMESTRE PROFESSORA: TATIANA SILVEIRA 1 - Seguiu-se ao período pré-socrático

Leia mais

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda / Andréa / Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 6º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

As questões a seguir referem-se à leitura e interpretação da obra Sherlock Holmes: Casos extraordinários.

As questões a seguir referem-se à leitura e interpretação da obra Sherlock Holmes: Casos extraordinários. COLÉGIO SHALOM TRABALHO DE Ensino Fundamental 8º Ano RECUPERAÇÃO Profª: Margareth Rodrigues Dutra SEMESTRAL Valor: 12,0 pontos Disciplina: Língua Portuguesa Data de entrega: 03/08/2018 Aluno(a): Apesar

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO

Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Bíblia para crianças apresenta DAVI, O PASTORZINHO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia

UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia FILOSOFIA UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia A curiosidade humana levou o homem a buscar explicações para os fenômenos do cotidiano. Numa época em que não havia nenhuma fundamentação científica capaz de

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 19/06/2016 TEMA: O POVO DE DEUS Versículo Chave Mas eu, quando estiver com medo confiarei em ti. Salmo 56:3 Quebra Gelo Avião Desenvolvimento: A um determinado sinal, a criança

Leia mais

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação.

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. Nome: Nº: Disciplina: PORTUGUÊS Prova: MENSAL - TARDE Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. As bruxinhas Data: / /2007

Leia mais

DATA: / / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: / / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

TRABALHO DO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO. Data: 07 / 08 / 2019 Professor (a): Sandra Valor: 7,0 Nota:

TRABALHO DO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO. Data: 07 / 08 / 2019 Professor (a): Sandra Valor: 7,0 Nota: TRABALHO DO LIVRO DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO Nome: nº: Ano 7ºA E.F. Data: 07 / 08 / 2019 Professor (a): Sandra Valor: 7,0 Nota: Doze reis e a moça no labirinto do vento é um livro construído

Leia mais

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal. PE Episódio #97 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues RETRATO DE FAMÍLIA Lourenço Acho que a minha família é bastante normal.

Leia mais

QUATRO POEMAS. Angela Zamora Cilento. Revista Pandora Brasil - Edição Especial Nº 7 Junho de 2011

QUATRO POEMAS. Angela Zamora Cilento. Revista Pandora Brasil - Edição Especial Nº 7 Junho de 2011 Revista Pandora Brasil - Edição Especial Nº 7 Junho de 2011 QUATRO POEMAS Angela Zamora Cilento Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Filosofia

Leia mais

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS

GABRIEL E AS VISITAS ESPECIAIS SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Homero é o provável autor da Ilíada, poema sobre a longa guerra entre gregos e troianos, no século XII a.c., e da Odisséia, que conta o retorno do gue

Homero é o provável autor da Ilíada, poema sobre a longa guerra entre gregos e troianos, no século XII a.c., e da Odisséia, que conta o retorno do gue ODISSÉIA Introdução ao tema A contribuição de Homero à civilização foi tão importante que sua poesia épica se tornou um marco para a Antiguidade clássica, e, por isso, o período que vai do século XII a.c.

Leia mais

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Valor da prova: 3,0 Água Consciência e preservação Hoje, metade da população mundial (mais de três bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento

Leia mais

Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos...

Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos... Goiânia, 10 de outubro de 2016. Professora: Aluno(a): 3 ano do Ensino Fundamental I. De sonhos e conquistas Que todas as crianças sejam poderosamente abençoadas! Beijos... Língua Portuguesa: No caderno.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 3.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

A sabedoria de Shelomô

A sabedoria de Shelomô A sabedoria de Shelomô TEXTOS-BASE 1Div 28; 1Mel 3.3-28; 6; 10 Talmid(á).................................. O conselho do rei David Na lição passada, vimos que Elohim disse para David, que um dos filhos

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Olá queridos leitores!

Olá queridos leitores! Poesias de amor Olá queridos leitores! Meu nome é Nagila da Silva ferreira tenho 15 anos e escrevi este livro para vocês que não sabem expressar seus sentimentos facilmente então sempre que puder leia

Leia mais

Moinhos, Branca Sobreira, Edição: Camila Araujo & Nathan Matos. Revisão: LiteraturaBr Editorial. Projeto Gráfico: André Miyasaki

Moinhos, Branca Sobreira, Edição: Camila Araujo & Nathan Matos. Revisão: LiteraturaBr Editorial. Projeto Gráfico: André Miyasaki 20 Branca Sobreira 20 Moinhos, 2017. Branca Sobreira, 2017. Edição: Camila Araujo & Nathan Matos Revisão: LiteraturaBr Editorial Projeto Gráfico: André Miyasaki Diagramação: LiteraturaBr Editorial Ilustrações:

Leia mais

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C 29 DE MAIO DE 2016 05 DE JUNHO DE 2016 12 DE JUNHO DE 2016

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Daniel Revelação - Grande guerra - Entendeu a visão - Entendeu a mensagem - 21 dias Chorando Não comeu nada saboroso.

Daniel Revelação - Grande guerra - Entendeu a visão - Entendeu a mensagem - 21 dias Chorando Não comeu nada saboroso. 1 No terceiro ano do rei Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltesazar, recebeu uma revelação. A mensagem era Verdadeira e falava de uma grande guerra. Na visão que Teve, ele entendeu a mensagem. 2 Naquela

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19

LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19 LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19 89 Lição 3 Passo 2 - da Esperança - Acreditar Pense: o Passo dois é um passo de transição, ele nos coloca em uma nova direção, de onde estamos para

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Água, vida e progresso

Leia mais

Sumário. 2 Psicologia do Adulto e do Idoso ASPECTOS TEÓRICOS DE BASE. Conceito de ciclo e de linha de vida

Sumário. 2 Psicologia do Adulto e do Idoso ASPECTOS TEÓRICOS DE BASE. Conceito de ciclo e de linha de vida Psicologia do Adulto e do Idoso EDUCAÇÃO SOCIAL 1º Ano, 2º Semestre 2014/2015 Copyright, 2015 José Farinha, ESEC Sumário ASPECTOS TEÓRICOS DE BASE Conceito de ciclo e de linha de vida 2 Psicologia do Adulto

Leia mais

Sheikespir, sim, é que era bão: só escrivia citação! (Millôr Fernandes) *

Sheikespir, sim, é que era bão: só escrivia citação! (Millôr Fernandes) * Sheikespir, sim, é que era bão: só escrivia citação! (Millôr Fernandes) * * Este livro é dedicado a Millôr Fernandes, o melhor de todos. 12 Shakespeare disse, disse, disse... A mulher e um prato para os

Leia mais