A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à"

Transcrição

1 A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política e econômica, unia-se a grande Grécia, Hélade, através da língua e da cultura.

2 Os primeiros filósofos, diferentemente das mulheres, escravos e estrangeiros, tinham a possibilidade do ócio, tempo livre para a produção de filosofia, arte, política, enfim, conhecimentos eruditos.

3 Com a consolidação das Polis, já no século VII a.c, favorecendo o surgimento de um grupo de cidadãos livres, em detrimento dos escravos gregos, com olhos para o mar, cheios de perguntas e insatisfeitos com as respostas cosmogônicas da tradição, nasceu a filosofia.

4 Os pré-socráticos lançaram as bases do pensamento filosófico e científico ocidental. Desbravaram e se debruçaram sobre nosso primeiros problemas matemáticos rudimentares, físicos, químicos, astrofísicos, biológicos e linguísticos. Ousaram criar, criar conceitos, ideias.

5 Os pré-socráticos tinham como projeto intelectual criar uma cosmologia, ou seja, respostas filosóficocientíficas, racionais e lógicas para os problemas fundamentais do ser humano relativos à origem e ao funcionamento do cosmo (universo ordenado).

6 Outrora, essas perguntas foram respondidas com base nas narrativas míticas, pensamento cosmogônico, ou seja, as diversas perguntas humanas, acerca da origem do mundo, do mal, acerca do amor, da morte, do destino, do tempo, das tragédias e fenômenos naturais e sócio-psicológicos acalentadas nos mitos e lendas.

7 O mito tem sua lógica próprio, fora das categorias das lógicas aristotélicos, cartesianas e matemáticas. Ele conta uma história sagrada, explica um fenômeno e revela uma verdade.

8 Poetas tais como Homero e Hesíodo construíram uma rica mitologia, partindo das lendas presentes no imaginário do povo helênico. Para Hesíodo, como em geral pensam os gregos, nada surge do nada. O cosmo nasce de uma matéria sem forma, caos. Dele emanam várias outras divindades, trevas, noite, dia, eros, céu, terra, oceanos, rios, montanhas, titãs, titãnidas, ciclopes, ninfas, centauros e deuses olímpicos.

9 Os pré-socráticos, físicos ou filósofos da natureza, buscavam a arché (substância primordial) da physis (natureza). Os primeiros filósofos buscavam aquela substância donde tudo partiu e para onde tudo retornaria, por causa do movimento, da mudança. Nada surge do nada.

10 O que é permanente diante da multiplicidade e da mudança constante? Pois bem, os milésios ( de Mileto) Tales, Anaximandro e Anaxímenes respondem a essa questão de uma forma própria.

11 Para Tales tudo é água. Essa sentença sintetizou o universo numa curta máxima racional. Com ele nasce a pretensão filosófico-científica de apreender a realidade racionalmente. Einstein, milênios depois, fez a mesma coisa quando sentenciou: = m.c². Seria para um a água o princípio e o fim de tudo, e para outro a energia?

12 Para Anaximando essa substância não pode ser determinada. Ela é ápeiron, palavra grega que significa infinito ou indeterminado.

13 Anaxímenes sentenciou que tudo é ar. Essa é para ele a substância primordial que tudo constitui, donde tudo parte e para onde tudo retorna.

14 Quando hoje perguntamos a qualquer criança o que são números racionais e irracionais ou o motivo que faz as coisas caírem quando são lançadas ao ar, parece óbvio para ela apontar respostas certas e evidentes.

15 Nem sempre foi assim. Pitágoras, Zenão, dentre outros, debruçaram-se sobre os princípios primeiros e dilemas básicos da matemática. Para Pitágoras a mesma estrutura matemática que torna a música harmônica, torna também o mundo harmônico. Tudo possui uma essência numérica, geométrica. A arché, substância primordial da physis é o número.

16 Os pitagóricos constituíram uma rígida sociedade. Eram vegetarianos, acreditavam na transmigração universal das almas de corpos para corpos, eram estudiosos da harmonia musical, astrônomos e devotados à espiritualidade.

17 Para o pré-socrático de Agrigento, Empédocles, a natureza é constituída de quatro elementos: terra, fogo água e ar. O princípio universal que une esses elementos, agregando-os na constituição dos corpos, é o amor. O ódio é a lei da desagregação natural dos corpos.

18 Demócrito de Abdera é um conhecido teórico do atomismo. Para ele os átomos são eternos, indivisíveis, como diz o nome, são também encaixáveis e imutáveis. Podemos afirmar que tudo parte deles e, ao final, tudo retorna a eles, por causa do natural movimento de todas as coisas.

19 Heráclito de Éfeso é o teórico do mobilismo, pai do pensamento dialético. Para ele tudo é e não é ao mesmo tempo. Tudo está em devir, vir-a-ser, em mudança intensa. Nenhuma realidade é permanente. Tudo está em mudança ôntica (de ser). O ser é e não é. Os contrários coexistem numa mesma realidade. O mesmo homem não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio. Tudo muda a todo tempo, homem e águas. A guerra é a rainha e a mãe de todos. Os opostos causam a harmonia do mundo.

20 Parmênides de Eléia é o teórico do imobilismo. O ser é e o não ser não é. Ou é isso ou aquilo. Ou bom ou mau, nunca bom e mau. Ou é noite ou dia. Nunca dia e noite. O princípio da identidade, uma coisa não pode ser outra, e o princípio da não-contradição, uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo consolidou nossa forma de constituir a linguagem. Pensamos a partir de substantivos, de identidades, representações das substâncias, das coisas: ou santo ou pecador, belo ou feio, ou ódio ou amor.

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS. A physis é a Natureza eterna e em constante transformação

OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS. A physis é a Natureza eterna e em constante transformação OS PRIMEIROS FILÓSOFOS E AS PRIMEIRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS As principais características desses filósofos eram de filosofar acerca de uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação

Leia mais

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS São chamados de filósofos da natureza. Buscavam a arché, isto é, o elemento ou substância primordial que originava todas as coisas da natureza. Dirigiram sua atenção e suas

Leia mais

MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP MITO E FILOSOFIA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP QUAL O SIGINIFICADO DA PALAVRA FILOSOFIA? QUAL A ORIGEM DA FILOSOFIA? E O QUE HAVIA ANTES DA FILOSOFIA? OS MITOS A palavra

Leia mais

FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA E OS PRÉ-SOCRÁTICOS TERCEIRÃO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO E A ORIGEM DA FILOSOFIA A ruptura com o pensamento mítico não se dá de forma imediata, mas de forma progressiva,

Leia mais

FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA CURSINHO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O CONCEITO DE MITO UNIDADE 1 Mythos: contar e/ou narrar. Os mitos são uma tentativa de entender a realidade a partir de explicações referidas

Leia mais

15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira

15/03/2016. História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira Pré-socráticos História da Filosofia Antiga: Aula 2 Prof. Rafael de Lima Oliveira 1 Os primeiros filósofos: os pré-socráticos Séculos VII-VI a.c.; Restam apenas fragmentos de suas obras e comentários doxográficos;

Leia mais

FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO

FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO FILOSOFIA RECAPITULAÇÃO O QUE É FILOSOFIA? CONCEITOS ORIGEM DA PALAVRA philo = AMOR FRATERNAL sophia = SABEDORIA AMOR PELA SABEDORIA AMIZADE PELO SABER PRIMEIRO USO DO TERMO ACREDITA-SE QUE O FILÓSOFO

Leia mais

MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA

MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA DATA: 18/02/2019 1. O surgimento da Filosofia. 2. Mitologia Grega. 3. Mito e Filosofia. 2 3 MAC DOWELL FILOSOFIA OS PRÉ- SOCRÁTICOS PAZ NA ESCOLA DATA:

Leia mais

Tales de Mileto (c a.c.)

Tales de Mileto (c a.c.) Tales de Mileto (c. 624-546 a.c.) Tales foi considerado por Aristóteles como o primeiro filósofo, por ter sido o primeiro a buscar uma explicação racional de mundo. Com esse pensador, ele foi o fundador

Leia mais

Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano

Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Processo de compreensão da realidade Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Homero Ilíada Hesíodo Teogonia Odisseia A invenção da escrita Nova idade mental Surgimento

Leia mais

Como surgiram os MITOS?

Como surgiram os MITOS? PENSAMENTO MÍTICO MITO MITO Nasce do desejo de entender o mundo para afugentar o medo e a insegurança. é um relato de algo fabuloso que se supõe ter acontecido num passado remoto e quase sempre impreciso.

Leia mais

UNIDADE 2. Período Pré-socrático. Cosmológico

UNIDADE 2. Período Pré-socrático. Cosmológico UNIDADE 2 Período Pré-socrático Cosmológico PRÉ-SOCRÁTICOS FILÓSOFOS DA NATUREZA RODA VIVA Chico Buarque Tem dias que a gente se sente Como quem partiu ou morreu A gente estancou de repente Ou foi o mundo

Leia mais

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara.

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. FILOSOFIA ANTIGA Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. Está presente na água de Tales: H20. Essencial para a vida dos seres vivos. É a causa do movimento da natureza: vento move nuvens,

Leia mais

SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO

SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO Eumarque Pereira Candido SURGIMENTO DA FILOSOFIA: RUPTUARA DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO CIENTIFICO Resenha crítica apresentada na disciplina o Surgimento da Filosofia, do Curso de

Leia mais

INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica

INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Resenha Crítica Rio de Janeiro - RJ 2017 1 O SURGIMENTO DA FILOSOFIA De acordo com o tema apresentado no Artigo, há uma incerteza quanto à origem

Leia mais

Michelangelo - Capela Sistina

Michelangelo - Capela Sistina Mito e Filosofia Michelangelo - Capela Sistina Origens do Mito Mito: explicação da realidade anterior a filosofia e que Não se baseia na racionalidade! O Mito serviu para acalmar a ansiedade humana em

Leia mais

As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos

As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos Na aula de hoje vamos estudar. As origens da filosofia. Os filósofos pré-socráticos O que chamamos de filosofia surgiu na Grécia Antiga. Os filósofos pré socráticos. Os jônios ou Escola de Mileto. Escola

Leia mais

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira COMPETÊNCIA DE ÁREA HABILIDADES - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades HABILIDADE: H23 - Analisar a importância dos valores éticos

Leia mais

Fique atento a data da sua avaliação de Filosofia, conferindo com antecedência no portal NIED.

Fique atento a data da sua avaliação de Filosofia, conferindo com antecedência no portal NIED. Caro estudante, Este material contém informações BÁSICAS sobre os conteúdos. Para maiores informações, procure diretamente o professor de filosofia, Daniel de Oliveira Neto. Fique atento a data da sua

Leia mais

UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia

UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia FILOSOFIA UNIDADE 1 - Do Mito à Filosofia A curiosidade humana levou o homem a buscar explicações para os fenômenos do cotidiano. Numa época em que não havia nenhuma fundamentação científica capaz de

Leia mais

A Ciência e a Filosofia gregas

A Ciência e a Filosofia gregas A Ciência e a Filosofia gregas Por que a Grécia foi o berço da produção de tanto conhecimento? Atualmente que nação seria a Grécia? Pitágoras e a Harmonia Musical do Universo Matemático, astrônomo, filósofo

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos, assim, para buscar um significado para esses

Leia mais

Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula:

Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula: Docente: Prof. Marcos Paulo. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula: 17-2-03854. 1. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA O surgimento da Filosofia

Leia mais

FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS

FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS FILÓSOFOS PRÉ PROF. ANDRÉ TEIXEIRA SOCRÁTICOS FILOSOFIA -1ª Série Índice 1. A Origem da Filosofia 2. Os Filósofos Pré-Socráticos 2.1. Escola Jônica: Tales, Anaximandro, Anaxímenes 2.2. Escola Pitagórica:

Leia mais

O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA

O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA O MUNDO VISÕES DO MUNDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA MITO: FORMA DE EXPLICAÇÃO MITO: vem do vocábulo grego mythos, que significa contar ou narrar algo. Mito é uma narrativa que explica através do apelo ao sobrenatural,

Leia mais

Exercícios de Revisão 1

Exercícios de Revisão 1 Exercícios de Revisão 1 1. Quando começamos a estudar, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição da, mas várias. Uma primeira

Leia mais

CONDIÇÕES HISTÓRICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

CONDIÇÕES HISTÓRICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA FILOSOFIA CONTEÚDO PARA O SIMULADO E PARA A 1ª PROVA ESPECÍFICA DE FILOSOFIA DO 1º BIMESTRE (3ª SÉRIE, 2016). OBS. O conteúdo de Filosofia para o simulado vai da Origem da Filosofia até a teoria de Parmênides. Dessa

Leia mais

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras.

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras. Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª série do E.M. Turma: Data: / / 2013 SIMULADO DE FILOSOFIA Sem limite para crescer Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales,

Leia mais

A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma

A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma Prof. Cícero Robson A palavra MITO procede do grego mythos, que é uma palavra ligada ao verbo mythevo, que significa crio uma história imaginária, que se refere a uma crença, a uma tradição ou a um acontecimento.

Leia mais

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras.

Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos: Tales, Anaxímenes, Pitágoras. Colégio: Nome: nº Professor(a): Série: 1ª série do E.M. Turma: Data: / / 2013 SIMULADO DE FILOSOFIA - 1ºANO Sem limite para crescer Conteúdo: Capítulo 01 Cultura: o cosmo humano Filosofia Antiga Filósofos:

Leia mais

Pré-socráticos. Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri

Pré-socráticos. Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri Pré-socráticos Colégio Ser! 1º Médio Filosofia Marilia Coltri Heráclito de Éfeso Segundo a tradição, Heráclito, também chamado o obscuro, era um homem reservado e de poucas palavras. Parmênides de Eléia

Leia mais

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira O SURGIMENTO DA FILOSOFIA Prof. André Teixeira COMPETÊNCIA DE ÁREA HABILIDADES - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades H2 Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Leia mais

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio O NASCIMENTO DA FILOSOFIA Uma nova forma de analisar e ver a realidade. 1 Periodização da história da Grécia Antiga Civilização micênica (sécs.

Leia mais

FILOSOFIA Conceito e delimitação

FILOSOFIA Conceito e delimitação FILOSOFIA Conceito e delimitação Conceito de Filosofia Filosofia significa philo= amigo, amor, Sophia= sabedoria. A filosofia busca dar profundidade e totalidade à aspectos referentes a vida como um todo;

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO REDAÇÃO LISTA DE CONTEÚDOS TESTE DE RECUPERAÇÃO/2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO VALOR 10,0 PESO 4 PRODUÇÃO DE PARÁGRAFOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA - CLASSCISMO OU RENASCIMENTO

Leia mais

Heráclito e Parmênides

Heráclito e Parmênides 1) (UEL 2007) A filosofia grega parece começar com uma idéia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por

Leia mais

Os filósofos pré-socráticos OBJETIVOS DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS. Encontrar explicações naturais para os processos da natureza.

Os filósofos pré-socráticos OBJETIVOS DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS. Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os filósofos pré-socráticos OBJETIVOS DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é:

Leia mais

Filosofia. 1. A origem da filosofia. 2. O mito. 3. Do mito ao logos

Filosofia. 1. A origem da filosofia. 2. O mito. 3. Do mito ao logos Filosofia 1. A origem da filosofia filo= amigo, sofia = sabedoria Um filósofo não deve ser apenas um estudioso, mas também um homem sábio. Platão: origem é o espanto pelo espanto é que uma pessoa se torna

Leia mais

Cidade e Pensamento. Pólis e Cosmos. Curso de Filosofia. Prof. Marcos

Cidade e Pensamento. Pólis e Cosmos. Curso de Filosofia. Prof. Marcos Curso de Filosofia Prof. Marcos História da Filosofia Antiga - Da Physis ao Ethos: Os Pré-Socráticos e a Sofística. Cidade e Pensamento O nascimento da Filosofia na Grécia Antiga está intimamente ligado

Leia mais

FILOSOFIA. A Filosofia é Grega! A Filosofia na Grécia Antiga TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA 14/06/2016 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA. A Filosofia é Grega! A Filosofia na Grécia Antiga TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA 14/06/2016 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO FILOSOFIA 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016 TEMA: A ORIGEM DA FILOSOFIA E OS FILÓSOFOS DA NATUREZA Texto baseado nos livros: História da Filosofia, volume 4, de Giovanni Reale e Danilo Antiseri

Leia mais

Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é:

Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: A busca pelo Arché Encontrar explicações naturais para os processos da natureza. Os pré-socráticos são os filósofos da natureza. A pergunta que os orienta é: Existe uma substância básica, um princípio

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A filosofia é uma prática discursiva [...] que tem a vida por objeto, a razão por meio e a felicidade por fim (COMTE-SPONVILLE, Apresentação da Filosofia, 2002, p.15). Finalidade

Leia mais

2. Quais os 4 elementos e as 4 forças da natureza ficaram famosas na filosofia pré-socrática?

2. Quais os 4 elementos e as 4 forças da natureza ficaram famosas na filosofia pré-socrática? Nome: nº: Data: 12/05/2011 Disciplinas: Sociologia/Filosofia Série: 1º A e B - EM FORMATIVE GAME 1º TRISMESTRE Prof. André L. Fávero 1. Como se diz Sociologia e Filosofia em hebraico? 2. Quais os 4 elementos

Leia mais

Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas

Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas Pré Socráticos- Sócrates - Sofistas CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Bibliografia: GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1980 MARCONDES, Danilo. Iniciação

Leia mais

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I 4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre

Leia mais

Filosofia Geral. Prof. Alexandre Nonato

Filosofia Geral. Prof. Alexandre Nonato Filosofia Geral Prof. Alexandre Nonato Ruptura da Mitologia à Filosofia Mitologia é um conjunto de mitos de determinados povos. Ex.: Deuses, lendas. Explicação para a vida, o sobrenatural, sem a existência

Leia mais

A filosofia surgiu no sec VI a.c. (aproximadamente). Pensando na Natureza (físicos) Pensando no Homem;

A filosofia surgiu no sec VI a.c. (aproximadamente). Pensando na Natureza (físicos) Pensando no Homem; MITO: Uma das formas, entre outras, que o homem usa para explicar o mundo, a origem das coisas e o sentido da existência. Assim, fortalece as regras sociais, ou seja: justifica a cultura. O mito revelado

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE OFICINA DA PESQUISA ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br A FORMAÇÃO DA MORAL OCIDENTAL FILOSOFIA ANTIGA A ERA

Leia mais

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E OS PRÉ- SOCRÁTICOS Prof. Thiago C. Almeida Bibliografia: D. Marcondes, Iniciação à História da Filosofia Origem da Filosofia Tales de Mileto Grécia Antiga, VI a.c. Pensamento

Leia mais

1-INTRODUÇÃO. Aula 2 Mito e filosofia:

1-INTRODUÇÃO. Aula 2 Mito e filosofia: Prof. Gilmar Dantas 1-INTRODUÇÃO Aula 2 Mito e filosofia: Nesta aula, vamos ver outras características da filosofia e ver também os mitos. Houve uma passagem dos mitos para a filosofia na Grécia Antiga.

Leia mais

O Surgimento da filosofia

O Surgimento da filosofia O Surgimento da filosofia Prof. Victor Creti Bruzadelli Prof. Deivid O surgimento da filosofia Conceitos de Mito: O mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial,

Leia mais

OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Introdução

OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Introdução OS PRÉ-SOCRÁTICOS Trabalho de avaliação da disciplina Introdução à Filosofia. Professor José Belarmino do Monte Segundo semestre do curso de Bacharel em Teologia. Seminário Teológico Batista do Nordeste

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II (UEL) Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário

Leia mais

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

O CAMPO DOS NÚMEROS REAIS. Capítulos IV, V e VI do livro Conceitos fundamentais da Matemática Bento de Jesus Caraça

O CAMPO DOS NÚMEROS REAIS. Capítulos IV, V e VI do livro Conceitos fundamentais da Matemática Bento de Jesus Caraça O CAMPO DOS NÚMEROS REAIS Capítulos IV, V e VI do livro Conceitos fundamentais da Matemática Bento de Jesus Caraça Aula passada... Números Naturais: 1, 2, 3, Números Inteiros: 0, 1, 2, 3, Relações Biunívocas

Leia mais

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

marcelo@sombraealegria.com.br Aula 03 Filosofia 3 Colegial

marcelo@sombraealegria.com.br Aula 03 Filosofia 3 Colegial Aula 03 Filosofia 3 Colegial Os Primeiros Filósofos Busca por uma explicação racional do mundo Filósofos Físicos Explicação na própria natureza Substância básica que formariam todas as coisas: Arkhé A

Leia mais

AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I

AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I AULA 02 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Os primeiros Jônicos e a questão do princípio de todas as coisas. TALES DE MILETO O pensador ao qual a tradição atribui o começo da filosofia grega é Tales, que

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional

Leia mais

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré

O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré O conhecimento das civilizações Profª Tathiane Milaré Cultura própria: deuses, língua, escrita hieroglífica Importância do Rio Nilo na Agricultura Transporte: roda raiada e barco à vela Comércio: uso de

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II Plano de Estudo 2º Trimestre 6º ano A 23/06 Interpretação de texto LÍNGUA PORTUGUÊSA Atividade Avaliativa Prova No decorrer do trimestre Livro

Leia mais

Por quê e para quê estudar Filosofia?

Por quê e para quê estudar Filosofia? FILOSOFIA Por quê e para quê estudar Filosofia? Avalia os fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam Reúne e reconstrói o pensamento fragmentado da ciência Impede a estagnação, desmascara

Leia mais

O princípio da Filosofia Do mito ao pensamento racional

O princípio da Filosofia Do mito ao pensamento racional O princípio da Filosofia Do mito ao pensamento racional O que é um mito? COMPONENTES: 1. Explicação da origem de tudo; 2. Forma narrativa; 3. Tradição oral e coletiva; 4. Linguagem musical e poética. Sobre

Leia mais

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia

MITO E RAZÃO. A passagem do mito à Filosofia MITO E RAZÃO A passagem do mito à Filosofia O QUE PERGUNTAVAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS? Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma árvore nasce outra árvore,

Leia mais

27/04/2018. Ação de fazer nascer, formação, produção. Natureza íntima e própria de um ser. Natureza como força criadora das coisas.

27/04/2018. Ação de fazer nascer, formação, produção. Natureza íntima e própria de um ser. Natureza como força criadora das coisas. Os períodos da filosofia grega (ANTIGA) Os quatro grandes períodos da filosofia grega, nos quais seu conteúdo se altera e se enriquece, são:, do fim doséculoviia.c.aofimdoséculova.c.; 2. Período socrático

Leia mais

PROFESSORA: Maria Cecilia Leonel Gomes dos Reis

PROFESSORA: Maria Cecilia Leonel Gomes dos Reis CCN&H - UFABC DISCIPLINA: Temas da Filosofia Antiga CÓDIGO: NH5133 CARGA HORÁRIA: 48 horas PERIODO LETIVO: 2017.1 HORÁRIO: Sexta-feira das 8:00 às 12:00h PROFESSORA: Maria Cecilia Leonel Gomes dos Reis

Leia mais

PROFESSOR(A): Fleude Teixeira. Conteúdo: * Capítulo 1 - Natureza, cultura e o pensamento filosófico. Capitulo 2 Mitos e o nascimento da Filosofia.

PROFESSOR(A): Fleude Teixeira. Conteúdo: * Capítulo 1 - Natureza, cultura e o pensamento filosófico. Capitulo 2 Mitos e o nascimento da Filosofia. ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO Av. Tancredo Neves, 3500 Bairro Universitário Cep.: 35.170-056 Coronel Fabriciano MG - Tel.: (31) 3846-5777 - e-mail: secretaria@padredeman.g12.br Mantenedora:

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A Filosofia nasce do espanto, admiração. Mundo, fenômenos da natureza: mistério, desconhecido. Ignorância diante do mundo: espanto que leva o homem a refletir. Homem cria concepções

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II Plano de Estudo 2º Trimestre 6º ano A 07/07 Interpretação de texto LÍNGUA PORTUGUÊSA Atividade Avaliativa Prova No decorrer do trimestre Livro

Leia mais

Condições gerais para Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga

Condições gerais para Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Colégio Santa Úrsula Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia Ensino Fundamental - 9º Ano Condições gerais para Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga Prof. Albiran Santos Gregos: primeiros filósofos

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

primeiros filósofos da humanidade.

primeiros filósofos da humanidade. Gregos primeiros filósofos da humanidade. Como os gregos definiam Filosofia? Uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza (1). Como nasceu a Filosofia?

Leia mais

Pré-socráticos. a) Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as

Pré-socráticos. a) Os pensadores pré-socráticos explicavam os fenômenos e as Pré-socráticos 1 (ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II Plano de Estudo 1º Trimestre 6º A PLANO DE ESTUDO DISCIPLINA AGENDAMENTO INSTRUMENTAL DATA - Linguagem, Língua e Interação. - Variação Linguística.

Leia mais

Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático.

Nascido em Estagira - Macedônia ( a.c.). Principal representante do período sistemático. Aristóteles Nascido em Estagira - Macedônia (384-322 a.c.). Principal representante do período sistemático. Filho de Nicômaco, médico, herdou o interesse pelas ciências naturais Ingressa na Academia de

Leia mais

( ) Na cidade platônica, é dever do filósofo supri-la materialmente com bens duráveis e alimentos, bem como ser responsável pela sua defesa.

( ) Na cidade platônica, é dever do filósofo supri-la materialmente com bens duráveis e alimentos, bem como ser responsável pela sua defesa. 1) UEL (2011) ( ) As três imagens do Bem na cidade justa de Platão, o Anel de Giges, a Imagem da Linha e a da Caverna, correspondem, respectivamente, à organização das três classes da República. ( ) Na

Leia mais

ARISTÓTELES ( )

ARISTÓTELES ( ) ARISTÓTELES (384 322) Nascido em Estagira; Juntamente com seu mestre Platão, é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental; Professor de Alexandre O Grande. METAFÍSICA Uma das principais obras

Leia mais

FILOSOFIA, O PRINCIPIO DE TUDO:

FILOSOFIA, O PRINCIPIO DE TUDO: Aluno: Série/ano: 7 Turma: Turno: Professor: Data: / / FILOSOFIA, O PRINCIPIO DE TUDO: Já estudamos no 6º ano que a Filosofia surgiu do espanto do homem diante da natureza. Os primeiros filósofos procuravam

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos

Leia mais

Os Professores Sofistas

Os Professores Sofistas Os Professores Sofistas Objetivos da Palestra Apresentar e contextualizar o aparecimento dos sofistas na Grécia Antiga. Estabelecer cotejos entre a existência dos antigos sofistas e os atuais professores

Leia mais

FILOSOFIA Capítulo 02 A origem da Filosofia

FILOSOFIA Capítulo 02 A origem da Filosofia FILOSOFIA Capítulo 02 A origem da Filosofia O NASCIMENTO DA FILOSOFIA 01 MITOLOGIA 03 A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA OU NATURALISTA 06 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 11 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 11 SEÇÃO ENEM 12 A origem

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA - RP - 1º TRI / 2019 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ÁREA DO CONHECIMENTO COMPONENTE CURRICULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LITERATURA UNIDADE: I CAPÍTULO: 1 e 3.. FONTE

Leia mais

MATERIAL DE FILOSOFIA PRÉ VESTIBULAR: SEMANA 01: MITO E LOGOS

MATERIAL DE FILOSOFIA PRÉ VESTIBULAR: SEMANA 01: MITO E LOGOS MATERIAL DE FILOSOFIA PRÉ VESTIBULAR: SEMANA 01: MITO E LOGOS O MITO É quase um consenso entre os estudiosos de Filosofia que existiu uma forma anterior à das explicações filosóficas, que podemos denominar

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO TURMA 6º ANO A 1º TRIMESTRE PLANO DE ESTUDO Conto popular e tradicional; Substantivo; Adjetivos; Intepretação de texto.. (adicional a

Leia mais

Título: Os filósofos pré-socráticos: Uma re-leitura crítica Tema: Argumentações críticas; filosofia Autor: Silvério da Costa Oliveira.

Título: Os filósofos pré-socráticos: Uma re-leitura crítica Tema: Argumentações críticas; filosofia Autor: Silvério da Costa Oliveira. OLIVEIRA, Silvério da Costa. Os filósofos pré-socráticos: Uma releitura crítica. Rio de Janeiro: [s.n.], 2011. 9 p. Disponível em: . Acesso em: Sobre o autor Silvério da Costa

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO Valor: 2,0 pontos Nota: Data: / /2016 Professor: WAGNER GUEDES Disciplina: FILOSOFIA Nome: n o : SÉRIE: 2ª 4º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA 1. O nascimento do conhecimento

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIS291 Evolução dos Conceitos da Física I

Programa Analítico de Disciplina FIS291 Evolução dos Conceitos da Física I Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina FIS91 Evolução dos Conceitos da Física I Departamento de Física - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

Fil. fevereiro. Lara Rocha (Debora Andrade)

Fil. fevereiro. Lara Rocha (Debora Andrade) 06 10 fevereiro Lara Rocha (Debora Andrade) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Aula ao vivo Pensamento Filosófico

Aula ao vivo Pensamento Filosófico Questão 1 Aula ao vivo - 28.02.2014 - Pensamento Filosófico Costuma-se dizer que os primeiros filósofos foram gregos e surgiram no período arcaico, nas colônias gregas. Embora reconheçamos a importância

Leia mais

Anaxímenes FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS

Anaxímenes FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias. Assim são chamados pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na

Leia mais

Recuperação Final Filosofia 6º ano do EF

Recuperação Final Filosofia 6º ano do EF COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Filosofia 6º ano do EF Aluno: Série: 6º ano Turma: Data: 14 de dezembro de 2016 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Esta prova

Leia mais

Questões sobre Mito e Filosofia e sobre as características do pensamento filosófico.

Questões sobre Mito e Filosofia e sobre as características do pensamento filosófico. TRIU 2015 - Aula de Filosofia - 16-03-2015 Questões sobre Mito e Filosofia e sobre as características do pensamento filosófico. (1) UEL-2007 Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os

Leia mais

Prof. Rodrigo Simão. Filosofia

Prof. Rodrigo Simão. Filosofia Prof. Rodrigo Simão Filosofia Mito De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo e comandavam o trabalho e as relações sociais. Filosofia As relações humanas são construídas no cotidiano

Leia mais