Acidentes com Motocicletas: Um Perfil dos Atendimentos Realizados no Hospital Getúlio Vargas -Recife - PE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acidentes com Motocicletas: Um Perfil dos Atendimentos Realizados no Hospital Getúlio Vargas -Recife - PE"

Transcrição

1

2 José Roberto Santos Cruz Acidentes com Motocicletas: Um Perfil dos Atendimentos Realizados no Hospital Getúlio Vargas -Recife - PE Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do Departamento de Saúde Coletiva/CpqAM/FIOCRUZ, sob g orientação da Professora Eduarda Cesse. Recife, 2004.

3 José Roberto Santos Cruz Acidentes com Motocicletas: Um Perfil dos Atendimentos Realizados no Hospital Getúlio Vargas - Recife - PE Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do Departamento de Saúde Coletiva/CpqAM/FIOCRUZ, sob a orientação da Professora Eduarda Cesse. Orientador: Professora Eduarda Cesse CpqAM/FIOCRUZ Debatedor: Professor Eduardo Freese CpqAM/FIOCRUZ Recife, 2004.

4 ~.." '..--.~.,... < 'i,l;. '.; \' r~) I ' \ p RESUMO ~., p ':~:~: (_,_~-_1: ~~(,:t...~-~~.~~:.lj -~::.~ --,. ~ ACIDENTES COM MOTOCICLETAst ::~l:jm;;.. PERFIL DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS NO HOSPITAL GETÚLIO V ARGASIRECIFE -PE 2003 Autor: José Roberto Santos Cruz Orie~tadora: Eduarda Cesse, , Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do Departamento de Saúde Coletiva/CpqAM/FIOCRUZ, sob a orientação da Professora Eduarda Cesse. '"" Introdução: Nos últimos anos as mortes por causas externas vêm aumentando em todas as faixas etárias. Em Pernambuco dentre as causas de morbi-mortalidade, os acidentes de motocicletas vem se destacando pela tendência de crescimento. Objetivo: Analisar o perfil de acidentados por motocicletas e os custos gerados pelo atendimento e internação no Hospital Getúlio Vargas - HGV /SES/PE, no ano de Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, tend-6 como variáveis: sexo, faixa etária, número de óbitos, cidade de procedência, localização das lesões, permanência hospitalar e custos, consultados nos registros de atendimento na Unidade de Emergência (HGV) e no Sistema de Informações Hospitalares (Slli/MS). Resultados: Predominância do sexo masculino com idade média de 30 (trinta) anos, 07 (sete) óbitos, janeiro e dezembro os meses de maior ocorrência sendo o Recife e sua região Metropolitana concentrado o maior índice de procedência. Membro e cabeça região do corpo mais afetada, permanência e custos elevados neste tipo de traumatismo. Conclusão: O estudo destaca a tendência crescente de morbi-mortalidade e custos elevados por acidentes de motocicletas, atingindo principalmente os mais jovens.

5 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3. METODOLOGIA 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5. CONCLUSÕES 6. BffiLIOGRAFIA

6 INTRODUÇÃO Os traumatismos têm sua gênese na sociedade através do desenvolvimento, industrialização, necessidade crescente de meios de transporte e lazer, estando as equipes de saúde atualmente com a responsabilidade pelos atendimentos desses eventos. Prevenção, treinamento multipro:fissional, criação de novos centros de trauma e ações políticas são funções do estado e exigem compromisso da sociedade em seu amplo contexto. Nos últimos anos as mortes por causas externas vêm aumentando em todas as faixas etárias, atingindo principalmente os mais jovens, parcela economicamente ativa da população, sendo a primeira causa de óbito nas primeiras quatro décadas de vida. E uma realidade internacionalmente reconhecida pela complexidade e custos, superando as doenças cardiovasculares e AIDS, nestas faixas etárias (I, 2 ' 3 ). V ale salientar que, além das mortes, os que sobrevivem a um acidente sério, poderão ficar permanentemente incapacitados ( 4 ). Em Pernambuco dentre as causas de morbi-mortalidade, vêm aumentando na última década, as decorrentes de acidentes por motocicletas; ao mesmo tempo em que se observa o aumento significativo da frota deste tipo de veículo que passa de em 1990 para em2003. A frota de motocicletas corresponde hoje a 20% dos veículos registrados no estado e 14% da frota nacional (S)_ Além desse aumento na frota de motocicletas, sabe-se que o mercado informal tem favorecido o crescimento no número de motociclistas (mototaxi e motoboys), se constituindo nas principais vítimas desses acidentes. A fatalidade dos acidentes com motos aponta a gravidade das colisões envolvendo esses veículos nos trechos urbanos. De cada 100 acidentes com moto, há vítimas em 71. Para automóveis, essa proporção é de 7 para 100 ( 6 ). Na área de custos, o atendimento de urgência no hospital é o primeiro estágio de um programa longo de tratamento médico, além do valor do trabalho perdido, da qualidade de vida diminuída e dos custos elevados para previdência social (?, 8 >. A ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir, constitui-se em importante fator de risco para a ocorrência de acidentes de trânsito, observando-se menor probabilidade no uso de equipamentos de segurança e falta de habilitação < 9 ).

7 Nas três grandes emergências públicas do Recife-Pemabuco-Brasil, (Hospital da Restauração, Hospital Getúlio Vargas e Hospital Otavio de Freitas), foram atendidas no ano de 2003, 5081 acidentados por este tipo de veículo, com média diária de 14 atendimentos. Neste contexto, o presente estudo objetiva analisar os acidentados atendido~ e internados no Hospital Getúlio Vargas da Secretaria Estadual de ~aúde- SES/PE, no ano de OBJETIVO GERAL: Analisar o perfil de acidentados de motocicletas e os custos gerados pelo atendimento e internação no Hospital Getúlio Vargas - HGV /SES/PE, no ano de MÉTODO: TIPO DE ESTUDO: Epidemiológico Descritivo de corte transversal VARIÁVEIS ESTUDADAS: sexo, faixa etária, número de óbitos, cidade de procedência, localização das lesões, permanência hospitalar e custos. FONTE DE DADOS: Os dados consultados constam nos registros dos pacientes atendidos na Unidade de Emergência no HGV e no Sistema de Informações Hospitalares (SIHIMS). CARACTÉRISTICAS DA UNIDADE HOSPITALAR ESTUDADA: O HGV está localizado em Recife-PE, tendo em 2003 completado 50 anos. Trata-se de uma Unidade Hospitalar de alta complexidade, dispondo de 400 leitos sendo referência nas áreas de traumatoortopedia, urologia e cirurgia geral, além de prestar atendimento em cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial e clínica médica. A Unidade possui cerca de 1700 funcionários. Possui residência médica, cursos de especialização, internato e estágios para acadêmicos.

8 Média de atendimentos mensais: Emergência pacientes. Ambulatório pacientes. Cirurgias

9 RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1. Perfil dos atendimentos por acidente de motocicleta no HGV-2003: No período analisado foram atendidos na unidade de emergência do HGV, ocupantes de motocicletas acidentados, distribuídos por sexo, idade média, número de internamentos no HGV, número de internamentos na rede credenciada e número de óbitos (quadro 1). No gráfico 1 apresentamos os atendimentos por mês da ocorrência. Quadro 1- Distribuição dos atendimentos e internações no Hospital Getúlio Vargas, Total de atendimentos 1998 Sexo masculino 1706 Sexo feminino 292 Idade média 30 a Internados no HGV 85 Internados em credenciados 108 Obitos 07 Fonte: SAPE/HGV/SES/PE Os resultados apresentados no quadro 1 mostram que o maior número de atendimentos se dá para o sexo masculino e que a idade média desses atendimentos está situada na faixa etária de 30 anos. Gráfico 1. Distribuição dos atendimentos por mês de ocorrência no Hospital Getúlio Vargas, !/) o -c: 200 Q) E '6-150 c: Q) ro 100 Q) "C 50 o z o - r- - r r- - _r-1-- r- - - I ' r- - I I-- I-- - ' I I Meses Fonte: SAPEIHGV/SES/PE

10 No que se refere à distribuição dos atendimentos por mês, o gráfico 1 mostra que janeiro e dezembro são aqueles que apresentam o maior número de internamentos. 2. Perfil dos internamentos por acidente de motocicleta no HGV/2003: GRÁFICO 2. DISTRIBUIÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE ACIDENTADOS DE MOTOCICLETA NO HGV POR SEXO - ANO % Fonte:SIH/HGV Quanto à distribuição por sexo, no gráfico 2 observamos a predominância do sexo masculino correspondendo a 88%. Dados da literatura apontam para um crescimento considerável da ocorrência de acidentes por motocicleta no sexo feminino (S).

11 GRÁFICO 3. DISTRIBUIÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE ACIDENTADOS DE MOTOCICLETA NO HGV POR FAIXA ÉTARIA -ANO t7~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~; 304-~~~~~~~~~~ ~~,.-----'-~,-C ,-~--: J~-,...,-'--...,.,...,---'--"------'--,----'-,..'--'--~-f 15,~~~~~~~~~~ 10 +-~~-~~~~~~~-{ 5-1-~----'-----,---~--{ o +--~~~-'-~~~~-'-~-'-~~~-'-~~~~-'-~~~--4 O A 1 O 11 A A A A 50 Fonte: Sffi/HGV Quanto à distribuição por faixa-etária, o gráfico 3 mostra que os acidentes por motocicleta atingem principalmente os mais jovens nas primeiras quatro décadas, sendo a faixa etária predominante a situada entre 21 e 30 anos, corroborando com os achados da literatura que evidenciam a predominância desse tipo de acidentes em idades jovens (7).

12 Gráfico 4. DISTRIBUIÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE ACIDENTADOS DE MOTOCICLETA NO HGV POR CIDADE DE ORIGEM -ANO % IDRECIFE L'BIREG METROPOLITANA DINTERIORI Fonte:SIH/HG Quanto à procedência, observamos no gráfico 4 que cerca de 60% dos acidentados por motocicleta são de Recife e de outros municípios da Região Metropolitana. Vale salientar que existe um aumento significativo de acidentados procedentes do interior do estado, devido ao aumento do uso de motocicletas como meio de transporte (mototaxi) verificados nos últimos anos.

13 Gráfico 5. DISTRIBUIÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE ACIDENTADOS DE MOTOCICLETA NO HGV POR ÁREA DO CORPO AFETADA- ANO 2003 VASC BACIA COLUNA MEMBROS TRONCO CABeÇA o Fonte:SIH/HGV Segundo a área do corpo afetada, o gráfico 5 mostra a predominância de lesões de membros, seguidas das lesões na cabeça e das lesões vasculares. Vale salientar que o paciente vítima de acidente por motocicleta é geralmente um politraumatizado.

14 .r\. DISTRIBUIÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE ACIDENTADOS DE MOTOCICLETA NO HGV POR PERMANÊNCIA HOSPITALAR EM DIAS -ANO 2003 GRÁFICO OS e: Slli!HGV ATÉ10 DE 11 A20 DE21 A30 MAISDE30 Font No que se refere ao número de dias de permanência hospitalar dos acidentados por motocicleta internados no HGV~ o gráfico 6 mostra que a maioria dos acidentados permanecem em tomo de 1 O dias. No entanto, tendo em vista que este acidentado é em geral um politraumatizado, sabe-se que os casos mais graves permanecem internados por períodos mais longos.

15 DISTRIBUIÇÃO DOS ATENDIMENTOS DE ACIDENTADOS DE MOTOCICLETA NO HGV POR CUSTO EM DÓLARES- ANO 2003 GRÁRC007 Fonte:SIH/HGV ATÉ A A1500 Quanto a custos, observamos no gráfico 7 que a maioria dos acidentados por motocicletas internados no HGV representaram para o SUS o equivalente a cerca de R$ 1.000,00. Tendo em vista os altos custos que representam pacientes dessa natureza podemos considerar que os valores repassados pelo SUS estão abaixo dos custos reais gastos.

16 CONCLUSÕES: Os resultados apresentados demonstram a gravidade dos acidentes por motocicleta no cenário urbano. A partir da realidade de uma importante unidade de alta complexidade do Estado de Pernambuco, podemos verificar que a situação apresentada não foge ao verificado no cenário ' nacional e internacional. Nesse sentido, os resultados sugerem, em síntese, que: Centros urbanos apresentam os maiores índices de ocorrências com tendência crescente nas cidades do interior do estado devido ao mercado informal de motociclistas (motoboys e mototaxis); Há a predominância de acidentes de motocicleta em homens, o que pode corroborar com a diminuição da expectativa de vida e produtividade econômica, uma vez que esses acidentes atingem principalmente indivíduos nas primeiras quatro décadas; Constatamos que a permanência hospitalar por vários dias representa custos elevados, principalmente nos politraumatizados; Observamos o maior acometimento de lesões no corpo atingindo, principalmente, membros, sendo o politrauma comum, necessitando equipes de saúde multiprofissional. -~ Por fim, os resultados apresentados nos alerta para a necessidade de mudança na concepção de fatalidade de um acidente dando lugar à idéia de que tais eventos são preveníveis em sua maioria. A academia americana de cirurgiões ortopédicos destaca os seguintes pontos para prevenção de acidentes com motociclistas: Treinamento adequado do motociclista; Rigor na habilitação pelos órgãos de trânsito; Evitar bebidas alcoólicas e drogas; Equipamentos de segurança e roupas adequadas; Manutenção periódica do veículo; Vias urbanas e sinalização adequada; Rigor na fiscalização. Em ultima análise, torna-se necessário rever políticas públicas com intervenções amplas e compromisso da sociedade, tornando o transporte dessa natureza mais seguro.

17 BIBLIOGRAFIA: 1- Clínicas Cirúrgicas da América do Norte i - vo1.2 - pág American College of Surgeons Commitee on Trauma: Hospital and pre hospital resources for optimal care ofthe injured patient. February Colégio Brasileiro de Cirurgiões- Cirurgia do Trauma- vol.01- setembro Biroline, D; Utiyama, E. & Steiman, E. - Cirurgia de Emergência - Livraria Atheneu, pág.l Departamento de Trânsito (Detran- Pe - Brasil). 6- Institutos de Pesquisas Econômicas Aplicada (IPEA) Os muitos Brasis- Saúde e população na Década de 80- Marica Cecília S. Minayo pág National Highway Traffic Safety Administration: costs of injuries from motorcycle crashes: Resulting a literature review- HTML I overview Peek - ASA C, Kraus JF. Alcohol use, driver, and crash caracteristics among injured motorcycle drivers. J Trauma- 1996; 41 (6):

PEROTTO, Fabiana 2 ; BARROSO,Lidiane Bittencourt 3 ; WOLFF, Delmira Beatriz 4

PEROTTO, Fabiana 2 ; BARROSO,Lidiane Bittencourt 3 ; WOLFF, Delmira Beatriz 4 ACIDENTE DE TRANSPORTE NO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO DE CASO¹ PEROTTO, Fabiana 2 ; BARROSO,Lidiane Bittencourt 3 ; WOLFF, Delmira Beatriz 4 1 Trabalho de Pesquisa_UFSM 2 Curso de Engenharia Ambiental e

Leia mais

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo

A distribuição etária dos pacientes é muito semelhante à distribuição etária das vítimas de Acidentes de Trânsito no Brasil, publicada pelo Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 607 internações nos hospitais SARAH-Brasília e SARAH-Salvador no período de 01/02/1999 a 31/01/2000, correspondendo a 38,5% do total de internações

Leia mais

Campanha de Prevenção ao Trauma de Face: Promoção à Nome: Ladyanne Pavão de Menezes Coordenadora: Profª Drª Gabriela Granja Porto

Campanha de Prevenção ao Trauma de Face: Promoção à Nome: Ladyanne Pavão de Menezes Coordenadora: Profª Drª Gabriela Granja Porto Campanha de Prevenção ao Trauma de Face: Promoção à Nome: Ladyanne Pavão de Menezes Coordenadora: Profª Drª Gabriela Granja Porto Saúde e a Integridade Física dos Motociclistas Recife, 2016 Introdução

Leia mais

Acidentes de Trânsito

Acidentes de Trânsito Acidentes de Trânsito Perfil geral Caracterização dos pacientes Os Acidentes de Trânsito foram responsáveis por um total de 741 internações nos hospitais SARAH-Brasília, SARAH-Salvador, SARAH-Belo Horizonte,

Leia mais

Boletim Epidemiológico Programa Vida no Trânsito 2018

Boletim Epidemiológico Programa Vida no Trânsito 2018 Introdução O Boletim Epidemiológico do Programa Vida no Trânsito de Cuiabá apresenta informações sobre os acidentes de trânsito com vítimas fatais ocorridos no município de Cuiabá em 2018. Essas informações

Leia mais

PERFIL DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS ENVOLVENDO IDOSOS ATENDIDOS EM SERVIÇO PRÉ-HOSPITALAR

PERFIL DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS ENVOLVENDO IDOSOS ATENDIDOS EM SERVIÇO PRÉ-HOSPITALAR PERFIL DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS ENVOLVENDO IDOSOS ATENDIDOS EM SERVIÇO PRÉ-HOSPITALAR Deíze Carvalho Pereira 1, Beatriz de Almeida Marques 2, Adriana Alves Nery 3 Universidade do Estado da Bahia,

Leia mais

INTERNAÇÕES DE CICLISTAS TRAUMATIZADOS EM ACIDENTES POR TRANSPORTE NO ESTADO DO CEARÁ.

INTERNAÇÕES DE CICLISTAS TRAUMATIZADOS EM ACIDENTES POR TRANSPORTE NO ESTADO DO CEARÁ. INTERNAÇÕES DE CICLISTAS TRAUMATIZADOS EM ACIDENTES POR TRANSPORTE NO ESTADO DO CEARÁ. Ana Beatriz Silva Viana; Glaubervania Alves Lima; Deyse Maria Alves Rocha; Idarlana Sousa Silva; Luciano Lima Correia

Leia mais

Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social ( )

Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social ( ) Os Impactos e Custos dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social (2003 2012) Estudo desenvolvido por equipe técnica da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura FAPETEC para a

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM CIDADE DO CEARÁ

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM CIDADE DO CEARÁ PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM CIDADE DO CEARÁ Jacquelinny Lopes de Macêdo 1 Arthur Rafhael Amorim Alves Esmeraldo 2 Renata Leão Couto 3 Mara Cristina Farias de Araujo 4 João Ananias

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

A face oculta do trauma (Avaliação dos acidentes domésticos na infância na comunidade de Vila Nova de Cajá/PB)

A face oculta do trauma (Avaliação dos acidentes domésticos na infância na comunidade de Vila Nova de Cajá/PB) MÁRCIA ABATH AIRES DE BARROS ROBERTA ABATH TARGINO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO EM TRABALHO DE SAÚDE PITS/MS/CNPq NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA NESC/UFPB Introdução Trauma é uma doença ignorada como

Leia mais

Traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos

Traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos IV Seminário Pro teste de Defesa do Consumidor Traumatismos decorrentes de acidentes automobilísticos Milton Steinman Disciplina de Cirurgia do Trauma HCFMUSP Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado

Leia mais

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento O Serviço de Terapia Intensiva Adulto, possui 10 leitos que incluem 2 leitos de isolamento distribuídos em uma área aproximada de 130m2. Encontra-se

Leia mais

1. Introdução. 2. Objetivos. Geral. Específicos

1. Introdução. 2. Objetivos. Geral. Específicos 0 1. Introdução O crescimento da morbimortalidade pelos acidentes envolvendo motociclistas nos últimos dez anos é uma realidade, conhecida pelos dados divulgados pelas instituições de trânsito, transporte

Leia mais

Professora Doutora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade

Professora Doutora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade O impacto do atendimento às vítimas de acidentes de motocicleta na rotina do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo The impact of the treatment of

Leia mais

Coordenação de Epidemiologia e Informação

Coordenação de Epidemiologia e Informação Ano 2, Boletim 1 Março de 2011 ACIDENTES DE TRÂNSITO E MOTOCICLETAS NA CIDADE DE SÃO PAULO Introdução Os acidentes de trânsito e transporte terrestres (ATT) representam uma das principais causas de morbimortalidade

Leia mais

diferenciação adotados foram as variáveis: gênero, faixa etária, caráter do atendimento e óbitos.

diferenciação adotados foram as variáveis: gênero, faixa etária, caráter do atendimento e óbitos. Introdução AVE- Acidente Vascular Encefálico, também conhecido como AVC e derrame cerebral, é classicamente caracterizado pelo entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro. A American Heart

Leia mais

MULHERES NO TRÂNSITO

MULHERES NO TRÂNSITO MULHERES NO TRÂNSITO Segundo o Censo do IBGE 2010, a população brasileira é composta por 4 de homens e 5 de mulheres, isto é, a proporção entre os sexos é praticamente igual, porém não se pode dizer o

Leia mais

MORBIDADE HOSPITALAR POR CAUSAS EXTERNAS

MORBIDADE HOSPITALAR POR CAUSAS EXTERNAS O Boletim de Fevereiro/2018 mostrou dados sobre os acidentes de trânsito na cidade de Ribeirão Preto e o impacto deles no sistema de saúde (SUS), com foco na morbidade hospitalar (número de internações

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA À SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Ano 1 Período de referência: 01/01/2014 a 31/12/2014 Data de Emissão: 21/12/2015 Boletim Epidemiológico

Leia mais

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006.

Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006. O Boletim de Novembro/2018 apresentou dados referentes ao capítulo IV do CID-10 (Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas), no tocante à obesidade por excesso de calorias, na região de saúde de Ribeirão

Leia mais

Motociclistas frente às demais vítimas de acidentes de trânsito no município de Maringá

Motociclistas frente às demais vítimas de acidentes de trânsito no município de Maringá frente às demais vítimas de acidentes de trânsito no município de Maringá Nelson Luiz Batista de Oliveira 1 * e Regina Marcia Cardoso de Sousa 2 1 Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá,

Leia mais

Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica

Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica Análise da demanda de assistência de enfermagem aos pacientes internados em uma unidade de Clinica Médica Aluana Moraes 1 Halana Batistel Barbosa 1 Terezinha Campos 1 Anair Lazzari Nicola 2 Resumo: Objetivo:

Leia mais

1 SUSAN P. Baker et. al. The Injury Fact Book. New York, Oxford University Press, 1992, p. 216.

1 SUSAN P. Baker et. al. The Injury Fact Book. New York, Oxford University Press, 1992, p. 216. Das internações por Acidente de Trânsito investigadas 39,9 referiram-se aos casos em que os pacientes eram ocupantes (condutores ou passageiros) Automóveis, Utilitários ou Caminhonetes, doravante denominados

Leia mais

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018

VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 VIVA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DADOS DE ACIDENTALIDADE CAMPINAS 2018 Evolução da População e Frota 2013 862.379 veículos 2018 934.275 veículos 2013 1.144.862 habitantes 2018 1.194.094 habitantes taxa média

Leia mais

Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes

Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes Dimensão dos acidentes e violências na saúde pública 969.850 internações e 145.093 mortes em 2011 por causas externas (toda causa não natural, como queimadura,

Leia mais

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA Pró-Reitoria de Graduação Curso de Enfermagem Pró-Reitoria de Graduação Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Enfermagem Trabalho de Conclusão de Curso INTERNAÇÃO INTERNAÇÃO POR POR ACIDENTE ENVOLVENDO

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU

PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU PERFIL DOS PACIENTES VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRANSITO ATENDIDOS PELO SAMU ¹Robson Pereira Da Silva; ²Barbara Silva Andrade; ³Erika Elaine Silva Costa 4 Dyanne Debora Silva da Costa; 5 Kamilla Patrício Lacerda

Leia mais

BICICLETAS 2008 BICICLETAS

BICICLETAS 2008 BICICLETAS 008 A topografia quase plana do Distrito Federal favorece trajetos ideais para serem percorridos por ciclistas. O clima da região e o baixo custo de se pedalar são fatores que também contribuem para a

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 2,2 2,2 2,2 % 2 1 1,28 1,47 1,79 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 % 1,5 1,21 1,28 1,96,96,96,5

Leia mais

Curso Continuado de Cirurgia Geral- CBC SP

Curso Continuado de Cirurgia Geral- CBC SP Curso Continuado de Cirurgia Geral- CBC SP Trauma como doença Milton Steinman Disciplina de Cirurgia do Trauma HCFMUSP Avanços médicos no século XXI Recursos diagnósticos Recursos terapêuticos Qualidade

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016 TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS

Leia mais

Por determinação deste Conselho, fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho, fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital Getúlio Vargas CNPJ 10.572.048/0005-51 Avenida San Martin, s/n Cordeiro Recife. Telefone: (81) 3184-5600, 3184-5607 Diretor Geral: Dr. Gustavo Sampaio de Souza Leão,

Leia mais

UM ESTUDO DO USO DE MOTOCICLETAS NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): ASPECTOS GERAIS E ACIDENTOLÓGICOS

UM ESTUDO DO USO DE MOTOCICLETAS NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): ASPECTOS GERAIS E ACIDENTOLÓGICOS Universidade Federal de Santa Catarina Laboratório de Transportes LabTrans Fundação Universidade Federal do Rio Grande PET Engenharia Civil UM ESTUDO DO USO DE MOTOCICLETAS NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS):

Leia mais

Rotatividade de Pessoal

Rotatividade de Pessoal Rotatividade de Pessoal 4 3 % 2 1,9 1,56 2,1 1,6 1,84 1,17 1,25 1 Representa o movimento de entradas e saídas de empregados Regime de contratação CLT Taxa de Absenteísmo Geral 2,5 2 1,5 1,45 % 1,92,64,76,5

Leia mais

1992, p SUSAN P. Baker et. al. The Injury Fact Book. New York, Oxford University Press,

1992, p SUSAN P. Baker et. al. The Injury Fact Book. New York, Oxford University Press, Mais da metade (54,4%) das internações por Acidente de Trânsito investigadas referiram-se aos casos em que os pacientes eram ocupantes (condutores ou passageiros) Automóveis, Utilitários ou Caminhonetes,

Leia mais

Indicadores de Doença Cardiovascular no Estado do Rio de Janeiro com Relevo para a Insuficiência Cardíaca

Indicadores de Doença Cardiovascular no Estado do Rio de Janeiro com Relevo para a Insuficiência Cardíaca 264 Vol 17 N o 4 6 Artigo de Revisão Indicadores de Doença Cardiovascular no Estado do Rio de Janeiro com Relevo para a Insuficiência Cardíaca Francisco Manes Albanesi Filho Universidade do Estado do Rio

Leia mais

Acidentes de Trânsito

Acidentes de Trânsito Acidentes de Trânsito Veículos Caracterização dos pacientes Considerando o período de Janeiro a Junho de 2013, nos hospitais da Rede SARAH, entre as internações motivadas por Acidente de Trânsito, 37,8%

Leia mais

Vigilância de Causas externas

Vigilância de Causas externas Vigilância de Causas externas Acidentes e Quedas Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva _ UFF Metas nacionais para controle DCNT Reduzir TM prematura (< 70 anos) por DCNT em 2% ao ano.

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL

ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE DESCRITIVA DA MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM IDOSOS NO BRASIL Introdução Alyne Fernanda Tôrres de Lima fernandalyne@hotmail.com Niedja Maria Coelho Alves nimacoal@hotmail.com Isabelle

Leia mais

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011)

Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (2011) Perfil das pessoas mortas na cidade de São Paulo em circunstâncias violentas (0) Sobre o estudo Objetivo: sistematizar conhecimento sobre vitimização por causas violentas na cidade de São Paulo identificando

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Natureza da Indenização Jan a Mar 2012 Quantidades % Jan a Mar 2013 % Jan a Mar 2013 x Jan a Mar 2012 Morte 14.462 1 14.349 1 - Invalidez Permanente 64.220 6 85.286 68% 3 Despesas Médicas (DAMS) 18.860

Leia mais

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 1. Conceituação Número médio de procedimentos diagnósticos, de patologia clínica ou de imagenologia por consulta médica, apresentados

Leia mais

Gilmara Noronha Guimarães 1 Rafaela Campos Emídio 2 Rogério Raulino Bernardino Introdução

Gilmara Noronha Guimarães 1 Rafaela Campos Emídio 2 Rogério Raulino Bernardino Introdução Comparação entre a média de permanência padronizada pelo Ministério da Saúde e a calculada em tempo real de um Hospital de Ensino da cidade de Manaus - AM. 1. Introdução Gilmara Noronha Guimarães 1 Rafaela

Leia mais

ANÁLISE DESCRITIVA DAS INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS EM GOIÁS

ANÁLISE DESCRITIVA DAS INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS EM GOIÁS ANÁLISE DESCRITIVA DAS INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS EM GOIÁS Luciana de Melo Borges 1,3 ; Naiana Kelly Silva Bitencourt 1,3 ; Sueli Martins de Freitas Alves 2,3 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisadora - Orientadora

Leia mais

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017 TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS ACIDENTES MOTOCICLÍSTICOS OCORRIDOS EM ASSIS-SP NOS ANOS DE 2016 E 2017 CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO

CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO A mobilidade é um dos elementos fundamentais no seio da sociedade. As pessoas precisam deslocar-se para exercer suas atividades sociais. Portanto, não há sociedade

Leia mais

Acidentes de trânsito e Álcool

Acidentes de trânsito e Álcool O CUSTO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO CAUSADOS POR ABUSO DO ÁLCOOL NA CIDADE DE PORTO ALEGRE BRASIL Tanara Sousa, Esmeralda Correa, Marianne Stampe, Sabino Pôrto Jr, Flávio Pechansky, Raquel de Boni Acidentes

Leia mais

Vigilância de Causas externas

Vigilância de Causas externas Vigilância de Causas externas Acidentes e Quedas Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva _ UFF Objetivos da aula 1) enfatizar a importância da ALTA no fluxo de atendimento do paciente hospitalizado.

Leia mais

Case Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Case Hospital Alemão Oswaldo Cruz Case Hospital Alemão Oswaldo Cruz Maio/2017 Quem Somos Quem somos Instituição filantrópica privada sem fins lucrativos com 119 anos de existência, fundado pelas comunidades alemã, austríaca e suíça. Hospital

Leia mais

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA Introdução:

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA Introdução: TÍTULO: O PERFIL DAS INTERNAÇÕES NO HUCFF, SEGUNDO O SIH-SUS, NOS ANOS DE 2000 E 2001. AUTORES: Martha Regina de Oliveira ( jaagb@hotmail.com ); Ana Paula Alencar M. da Silva (ana.alencar@zipmail.com.br

Leia mais

MORBIDADE HOSPITALAR

MORBIDADE HOSPITALAR O Boletim de Julho/2018 apresentou dados referentes ao capítulo I do CID-10 (Algumas doenças infecciosas e parasitárias), no que diz respeito às causas de doenças sexualmente transmissíveis (DST), na região

Leia mais

A MATEMÁTICA E A FÍSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1

A MATEMÁTICA E A FÍSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1 A MATEMÁTICA E A FÍSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1 STAATS, Arthur de J. 2 KÜRSCHNER, Victor N. 3 TONIAZZO, Nelson A. 4 RESUMO: O trabalho tem por objetivo utilizar de conceitos físicos e matemáticos

Leia mais

ESTUDO EPIDEMILOGICO DO ÍNDICE DE PACIENTES IDOSOS COM TRAUMATISMO CRANIO-ENCEFÁLICO INTERNADOS EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ NO ANO DE 2009

ESTUDO EPIDEMILOGICO DO ÍNDICE DE PACIENTES IDOSOS COM TRAUMATISMO CRANIO-ENCEFÁLICO INTERNADOS EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ NO ANO DE 2009 ESTUDO EPIDEMILOGICO DO ÍNDICE DE PACIENTES IDOSOS COM TRAUMATISMO CRANIO-ENCEFÁLICO INTERNADOS EM UM HOSPITAL DO OESTE DO PARANÁ NO ANO DE 2009 INTRODUÇÃO RODRIGO DANIEL GENSKE MÁRIO JOSÉ DE REZENDE JULIANA

Leia mais

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA Autor (Bhárbara Luiza de Araújo Pontes); Co-autor (Natureza Nathana Torres Gadelha);

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS MOTOCICLISTAS ACIDENTADOS NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU- MINAS GERAIS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS MOTOCICLISTAS ACIDENTADOS NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU- MINAS GERAIS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS MOTOCICLISTAS ACIDENTADOS NO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU- MINAS GERAIS Lívia Mol Fraga Melo¹, Alane Torres de Araújo Lima², Anna Carla Silveira Rodrigues³, Larissa Gabrielle Rodrigues

Leia mais

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE ATUALIZADO EM MARÇO DE 2018 HTTP://WWW.WHO.INT/FEATURES/FACTFILES/PATIENT_SAFETY/EN/ 1 GOVERNO FEDERAL A segurança do paciente

Leia mais

Acidentes de trânsito em área metropolitana da região sul do Brasil - Caracterização da vítima e das lesões*

Acidentes de trânsito em área metropolitana da região sul do Brasil - Caracterização da vítima e das lesões* Acidentes de trânsito em área metropolitana da região sul do Brasil - Caracterização da vítima e das lesões* Traffic accidents - characterization accidents and lesions in an urban center of southern Brazil

Leia mais

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2014

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2014 DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 214 DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE MOBILIDADE DEPARTAMENTO DE GEORREFERENCIAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Indenizações Pagas Quantidades

Indenizações Pagas Quantidades Natureza da Indenização Jan a Set 2012 % Jan a Set 2013 % Jan a Set 2013 x Jan a Set 2012 Morte 45.769 13% 41.761 9% -9% Invalidez Permanente 238.798 67% 324.387 73% 36% Despesas Médicas (DAMS) 71.080

Leia mais

INFORMATIVO N 5 ACIDENTES COM VÍTIMA ENVOLVENDO MOTO DISTRITO FEDERAL, Crescimento de Motos Em relação ao ano 2000 (%)

INFORMATIVO N 5 ACIDENTES COM VÍTIMA ENVOLVENDO MOTO DISTRITO FEDERAL, Crescimento de Motos Em relação ao ano 2000 (%) 1 - Frota GDF-SESPDS ACIDENTES COM VÍTIMA ENVOLVENDO 1 - FROTA DE VEÍCULOS REGISTRADOS. DISTRITO FEDERAL, 2000 - Total de veículos Frota Total de Motos % de motos em relação ao total Em relação ao ano

Leia mais

Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil

Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil APRESENTAÇÃO No Brasil os homens vivem em média 7,2 anos menos do que as mulheres, segundo dados do IBGE em 2015, a expectativa de vida da população masculina

Leia mais

Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015

Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015 Ins$tuto Avante Brasil Diretor- Presidente: Luiz Flávio Gomes Coordenadora e Pesquisadora: Flávia Mestriner Botelho Data: Agosto de 2015 Mortalidade no Trânsito 33 anos de mortes no Brasil 1980-2013 Mortes

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DAS QUEDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM HOSPITAL PEDIÁTRICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Leia mais

INTOXICAÇÃO EM IDOSOS REGISTRADAS PELO CEATOX CG ( ): ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO

INTOXICAÇÃO EM IDOSOS REGISTRADAS PELO CEATOX CG ( ): ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO INTOXICAÇÃO EM IDOSOS REGISTRADAS PELO CEATOX CG (2009-2012): ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO Felipe Oliveira Barbosa¹ - felipeoliveira321@gmail.com Ana Maria Freire

Leia mais

Condições da Motocicleta e Equipamentos de Segurança. Novembro de 2017

Condições da Motocicleta e Equipamentos de Segurança. Novembro de 2017 Condições da Motocicleta e Equipamentos de Segurança Novembro de 2017 Campanha Ande Seguro Início: 8 de agosto Término: 26 de outubro Paradas educativas: 18 Horário: 10h às 12h e 15h às 17h Cidade: Belo

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 03 Janeiro a Setembro de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Set 2013 % % Jan a Set 2013 x Morte 41.761 9% 40.198 7% -4% Invalidez Permanente 324.387 73% 430.322 77% 33%

Leia mais

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2012

DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 2012 DADOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Fatais, Com Vítimas e Atropelamentos 1 DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PROJETOS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE MOBILIDADE DEPARTAMENTO DE GEORREFERENCIAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DE

Leia mais

Boletim Epidemiológico Vigilância dos Acidentes de Trânsito

Boletim Epidemiológico Vigilância dos Acidentes de Trânsito Programa Vida no Cuiabá 1. Apresentação Boletim Epidemiológico Os Acidentes de (AT) são uma das principais causas de morte e lesões na população, constituindo um dos maiores desafios para a sociedade,

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Jun 2013 % % Jan a Jun 2013 x Morte 29.025 25.181 8% -1 Invalidez Permanente 215.530 72% 259.845 76% 21% Despesas

Leia mais

CAPES Interdisciplinar sub área Saúde e Biologia

CAPES Interdisciplinar sub área Saúde e Biologia ESTUDO ECOLÓGICO DOS ATENDIMENTOS DE CÂNCER DE MAMA FEMININO NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2008 A 2014. Felipe Eduardo Colombo (PIBIC/CNPq), Isolde Previdelli (Orientadora), e-mail: felipeec100@hotmail.com

Leia mais

Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS. 1. Introdução

Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS. 1. Introdução Prevalência de lesões corporais em região oro-facial registrados no Instituto Médico Legal de Pelotas/RS NEDEL, Ana Paula 1 ; NEDEL, Fernanda 2 ; CONCEIÇÃO, Luciana 2 ; SILVA Ricardo Henrique Alves da

Leia mais

INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS ( )

INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS ( ) INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS E DOMISSANITÁRIOS EM IDOSOS: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CLÍNICOS (2011-2014) Mariana Severo Pimenta¹; Karla Simone Maia da Silva¹; Mayrla de Sousa Coutinho¹; NíciaStellita Da

Leia mais

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM CLINICA MÉDICA E MEDICINA INTESIVA ADULTO PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS

DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA SENIL PANORAMA DAS TAXAS DE MORBIMORTALIDADE E INCIDÊNCIA ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS Maykon Wanderley Leite Alves da Silva 1, José Victor de Mendonça Silva 2, Nycolas Emanuel

Leia mais

Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande Contrato Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande Contrato Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande Contrato 2014-2015 Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul METAS - CONTRATO Nº 338 FIRMADO COM O SUS VIGÊNCIA: 14/AGO/2014 A 14/AGO/2015 Área

Leia mais

Resultados campanha Ande Seguro 2018

Resultados campanha Ande Seguro 2018 Resultados campanha Ande Seguro 2018 Perfil do motociclista, condições dos equipamentos de segurança e redução dos acidentes e custos Campanha Ande Seguro 2018 Início: 7de agosto Término: 25 de outubro

Leia mais

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Indenizações Pagas. Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Ano 04 - Volume 01 Janeiro a Março de 2014 Indenizações Pagas Natureza da Indenização Jan a Mar 2013 % % Jan a Mar 2013 x Morte 14.349 12% 12.401 8% -14% Invalidez Permanente 85.286 68% 121.706 75% 43%

Leia mais

Perfil das notificações de traumas em um hospital de ensino

Perfil das notificações de traumas em um hospital de ensino Perfil das notificações de traumas em um hospital de ensino Andreia C. Escarso, Mariana T. Ruiz, Jorgete M. Silva Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto (NHE - HCFMRP)

Leia mais

Organização das unidades de emergência e o gerenciamento de casos de risco. Batatais Junho 2018

Organização das unidades de emergência e o gerenciamento de casos de risco. Batatais Junho 2018 Organização das unidades de emergência e o gerenciamento de casos de risco Batatais Junho 2018 Raelson de Lima Batista Médico regularmente registrado nos CRMs MA; MG; GO; SP. Residência médica em Cirurgia

Leia mais

SITUAÇÃO DA ENDEMIA HANSÊNICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE E SANEAMENTO NO ESTADO DA PARAÍBA

SITUAÇÃO DA ENDEMIA HANSÊNICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE E SANEAMENTO NO ESTADO DA PARAÍBA SITUAÇÃO DA ENDEMIA HANSÊNICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE E SANEAMENTO NO ESTADO DA PARAÍBA José Airton Cavalcanti de MORAIS* Alcineide FERRER* RESUMO Estudo epidemiológico

Leia mais

RIPSA - Causas externas

RIPSA - Causas externas RIPSA - Causas externas MATRIZ DE INDICADORES BÁSICOS DENOMINAÇÃO CONCEITUAÇÃO MÉTODO DE CÁLCULO CATEGORIAS FONTES INDICADORES DE MORTALIDADE 1. Mortalidade proporcional por grupos de causas Distribuição

Leia mais

Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. Evolução da média geral de pacientes-dia no período de junho/ 2017 a maio/2018

Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. Evolução da média geral de pacientes-dia no período de junho/ 2017 a maio/2018 Média de pacientes-dia por unidade maio/2018. 25,00 20,00 15,00 15,26 18,42 20,23 20,19 11,61 17,23 16,39 15,10 10,00 5,00 4,13 8,13 5,84 0,00 Cirúrgica Médica RUE I RUE II RUE III Obstétrica Ginecológica

Leia mais

TÍTULO AUTORES: ÁREA TEMÁTICA Introdução:

TÍTULO AUTORES: ÁREA TEMÁTICA Introdução: TÍTULO: EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE MORTALIDADE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NOS ANOS DE 1980, 1991 E 2000. AUTORES: Martha Regina de Oliveira ( jaagb@hotmail.com ) Aline do Nascimento Macedo ( linmacedo@ig.com.br

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

Vigilância de Causas externas

Vigilância de Causas externas Vigilância de Causas externas Acidentes e Quedas Maria Isabel do Nascimento Instituto de Saúde Coletiva _ UFF Plano de aula 1) Exercícios iniciais DO de causas externas 2)Exercícios finais com prontuário

Leia mais

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRÂNSITO ENTRE JOVENS EM MARINGÁ-PR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS Alex Gomes da Silva 1 ; Larissa Laila Cassarotti 2,Jaqueline Benatto Cardoso 3,Josylene Rodrigues de Souza Pinheiro 4,

Leia mais

Trechos com maior mortalidade nas rodovias federais brasileiras

Trechos com maior mortalidade nas rodovias federais brasileiras Trechos com maior mortalidade nas rodovias federais brasileiras - 5 Data: 8/5/6 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores Trechos das rodovias federais brasileiras - 5

Leia mais

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DE 2012 SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação Paulo de Tarso Monteiro Abrahão IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO??? REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 26 1 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 37.492 11% 30.172 7% 24% Invalidez Permanente

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Janeiro a Outubro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Janeiro a Outubro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Janeiro a Outubro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 34.105 10% 26.917 7% 27% Invalidez Permanente 242.606 75% 282.545

Leia mais

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR Sr. Presidente e Membros da Comissão Solicitamos à Sociedade

Leia mais

INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS

INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS EXERCÍCIO: As informações a seguir referem-se ao Distrito Federal em 1991: POPULAÇÃO em 01/07/1991: 1.596.274, sendo 766.043 homens e 830.231 mulheres; NASCIDOS VIVOS: 39.103; ÓBITOS Total de óbitos no

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Agosto de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Agosto de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Agosto de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 4.595 12% 3.236 42% Invalidez Permanente 27.482 73% 27.165 77% Despesas Médicas

Leia mais

Pesquisa: 76% dos hospitais não têm condições de atender pacientes com AVC

Pesquisa: 76% dos hospitais não têm condições de atender pacientes com AVC Uma pesquisa do CFM (Conselho Federal de Medicina) com médicos neurologistas e neurocirurgiões de todo o Brasil indica que 76% dos hospitais públicos onde eles trabalham não apresentam condições adequadas

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume 02 Janeiro a Junho de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 19.367 10% 15.192 7% 27% Invalidez Permanente 144.950 75%

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES COM TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO

PERFIL DOS PACIENTES COM TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO PERFIL DOS PACIENTES COM TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO EM UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO Tiana Mascarenhas Godinho Reis* Lucas Silva Nascimento** Rômulo Santos Freire*** Edilaine Alves Nunes**** Inea Rebeca

Leia mais

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO

Boletim Estatístico. Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Boletim Estatístico Ano 07 - Volume Extra Janeiro a Novembro de 2017 26 1 DPVAT: O SEGURO DO TRÂNSITO Indenizações Pagas Natureza da Indenização % % x Morte 37.492 11% 30.172 7% 24% Invalidez Permanente

Leia mais