FUNCIONALIDADES DO STCPCONSOLE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNCIONALIDADES DO STCPCONSOLE"

Transcrição

1 O QUE É O STCPCONSOLE Revisão: Data: 11 de outubro de 2016 O STCPConsole é um sistema que tem como principal funcionalidade permitir que sejam realizadas atividades de monitoração de um determinado servidor. Estas atividades envolvem a monitoração de usuários (monitora todos os usuários ativos) e a monitoração de eventos (monitora todos os eventos do servidor). Características Gerais Monitoração de usuários Adição e remoção de servidores Adição e remoção de visões Conexão com usuários FUNCIONALIDADES DO STCPCONSOLE Dentre as principais funcionalidades deste módulo, podemos citar: adição e remoção de servidores e visões, monitoração de usuários e/ou eventos, e conexão com usuários (Figura 1). Figura 1 Conexão com usuários

2 CONFIGURAÇÃO Revisão: Data: 11 de outubro de Tela inicial Esta é a tela inicial da aplicação. Através dela é possível adicionar e remover servidores, adicionar e remover visões, monitorar usuários e eventos, etc Como adicionar um servidor Para adicionar um servidor, clique no botão Adicionar Servidor.

3 Na guia Geral, preencha os parâmetros: Parâmetro Nome Desabilitar Campo com o nome do servidor. do servidor que está sendo adicionado. Esta opção habilita/desabilita o servidor Na guia TCP/IP, preencha os parâmetros: Parâmetro Endereço IP Porta IP Campo com o endereço TCP/IP ou nome (DNS) do servidor. Campo com a porta IP usada pelo servidor.

4 Comunicação segura Esta opção habilita ou inibe a utilização de criptografia na comunicação com o servidor. Nativa (Básica): configura a comunicação segura com criptografia com nível de segurança básico. Nativa (Média): configura a comunicação segura com criptografia com nível de segurança médio. Nativa (Alta): configura a comunicação segura com criptografia com nível de segurança alto. SSL3: configura a comunicação segura com criptografia e certificação digital, com a utilização da padronização definida na RFC2246 (TLS1/SSL3). O TLS1/SSL3 é comumente encontrado nos servidores de sites seguros (HTTPS) e oferece o maior grau de segurança atualmente disponível. Obs.: antes de habilitar uma destas opções de comunicação, confirme se o servidor com quem você deseja se comunicar suporta esta característica. Parâmetro Compatibilidade Esta opção possibilita compatibilizar o servidor com diferentes produtos atualmente existentes no mercado. RFC2204: esta opção de compatibilidade permite a comunicação do servidor com outros produtos que seguem a recomendação RFC2204. RFC1006/1086: esta opção de compatibilidade permite a comunicação do servidor através de gateways de comunicação TCP-IP/X.25, que seguem a recomendação RFC1006/1086. RVS*: esta opção de compatibilidade permite que a comunicação do servidor com o produto RVS*. X.25/Router: esta opção de compatibilidade permite a comunicação do servidor através de roteadores com suporte a comunicação X.25 através de socket. Obs: a opção Compatibilidade não deve ser habilitada quando o servidor RVS* for uma versão do mainframe (grande porte). * As marcas citadas acima são propriedade dos seus respectivos donos. Parâmetro Compressão GZIP Esta opção habilita ou inibe a utilização da compressão GZIP on-the-fly (durante a transferência). Obs: antes de habilitar a opção Compressão GZIP, confirme se o servidor com quem você deseja se comunicar suporta esta característica.

5 Na guia SSL3, preencha os parâmetros: Parâmetro Chave privativa Porta IP As opções deste grupo estão relacionadas às chaves pública e privada, utilizadas pelo protocolo TLS1/SSL3 para autenticação e criptografia dos dados. Chave: campo com o nome do arquivo (caminho completo) onde se encontra instalada a chave privativa. Certificado: campo com o nome do arquivo (caminho completo) onde se encontra instalado o certificado digital (X509) associado à chave privativa. Senha: campo com a senha que protege o arquivo da chave privativa. Confirmar: campo com a senha informada no campo senha para validação. Campo com a porta IP usada pelo servidor. Comunicação segura Esta opção habilita ou inibe a utilização de criptografia na comunicação com o servidor. Nativa (Básica): configura a comunicação segura com criptografia com nível de segurança básico. Nativa (Média): configura a comunicação segura com criptografia com nível de segurança médio. Nativa (Alta): configura a comunicação segura com criptografia com nível de segurança alto. SSL3: configura a comunicação segura com criptografia e certificação digital, com a utilização da padronização definida na RFC2246 (TLS1/SSL3). O TLS1/SSL3 é comumente encontrado nos servidores de sites seguros (HTTPS) e oferece o maior grau de segurança atualmente disponível. Obs.: o arquivo da chave privativa deve estar no formato PKCS#12 e os certificados no formato DER ou PEM.

6 Parâmetro Certificados CA (Autoridades) As opções deste grupo estão relacionadas aos certificados digitais das autoridades certificadoras (CA) que servirão para validar a autenticidade do certificado apresentado pelo servidor. Arquivo: preencha este campo com o nome do arquivo (caminho completo) onde se encontra instalado o certificado digital (X509) contendo a chave pública que assina o certificado apresentado pelo servidor. Diretório: preencha este campo com o nome do diretório (caminho completo) onde se encontram instalados os certificados digitais (X509) contendo a chave pública que assina o certificado apresentado pelo servidor. Obs.: o arquivo da chave privativa deve estar no formato PKCS#12 e os certificados, no formato DER ou PEM. Parâmetro Algoritmos Debug Campo com os nomes dos algoritmos suportados para assinatura digital, hashing e criptografia dos dados. Obs.: caso este campo não seja configurado, o protocolo TSL1/SSL3 será selecionado automaticamente Na guia Monitor, preencha os parâmetros: Usuário Senha Parâmetro Campo com o nome do usuário habilitado para realizar a monitoração. Campo com a senha do usuário de monitoração.

7 Confirmar Revisão: Data: 11 de outubro de 2016 Campo com a senha informada no campo senha para validação. Intervalo de atualização Campo com o intervalo mínimo de atualização das listas de monitoração Depois de definidos todos os parâmetros do novo servidor, clique no botão OK para que as informações do novo servidor sejam salvas. Após isso, o novo servidor deve aparecer na árvore de servidores, e caso ele esteja selecionado, suas informações devem ser exibidas na lista ao lado Toda vez que um servidor é adicionado na aplicação, uma visão default é adicionada com ele. Para visualizar esta visão, basta expandir o ícone do servidor e a visão será exibida (veja imagem acima); se a visão estiver selecionada, suas informações serão exibidas na lista ao lado. Obs.: esta visão pode ser editada de acordo com as necessidades do usuário.

8 1.3. Como adicionar uma visão Para adicionar uma visão, clique no botão Adicionar Visão Na tela Adicionar Visão, prencha os parâmetros: Parâmetro Nome Filtro de usuário Filtro de eventos Campo com o nome da visão. Campo com a descrição da visão que está sendo adicionada. Campo com um filtro de usuário. Este filtro será usado para Monitorar Usuários e para Iniciar Conexão. Campo com um filtro de eventos. Este filtro será usado para Monitorar Eventos. Nº. de linhas: preencha este campo com a quantidade de linhas que deseja visualizar na monitoração.

9 Depois de definir os parâmetros da nova visão, clique no botão OK para que as informações sejam salvas. A nova visão deve aparecer na árvore de servidores, abaixo do nome do servidor. Se a visão for selecionada, seus dados serão exibidos na lista ao lado.

10 1.4. Como editar os dados de um servidor Para editar os dados de um servidor, clique sobre o nome do servidor desejado com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. A tela para edição dos dados do servidor é exibida. O campo onde se define o nome do servidor aparece bloqueado, pois não pode ser editado; à exceção deste campo, todos os outros podem ser alterados. Obs.: para ter mais detalhes sobre a definição dos campos, ver seção Adicionar Servidor.

11 1.5. Como visualizar os dados de um servidor Revisão: Data: 11 de outubro de Para visualizar os dados de um servidor, clique sobre o nome do servidor desejado com o botão direito do mouse e escolha a opção Visualizar. A tela de visualização dos dados do servidor será exibida. Todos os campos aparecerão bloqueados, sendo permitida somente a visualização dos valores dos campos.

12 1.6. Como editar os dados de uma visão Para editar os dados de uma visão, clique sobre o nome da visão desejada com o botão direito do mouse e escolha a opção Editar. A tela para edição dos dados da visão é exibida. O campo onde se define o nome da visão aparece bloqueado, pois não pode ser editado; à exceção deste campo, todos os outros podem ser alterados. Obs.: para ter mais detalhes sobre a definição dos campos, ver seção Adicionar Visão.

13 1.7. Como visualizar os dados de uma visão Para visualizar os dados de uma visão, clique sobre o nome da visão desejada com o botão direito do mouse e escolha a opção Visualizar. A tela de visualização dos dados da visão será exibida. Todos os campos aparecerão bloqueados, sendo permitida somente a visualização dos valores.

14 1.8. Como remover um servidor Para remover um servidor, selecione o servidor desejado na árvore e clique sobre o botão Remover Servidor Para evitar remoções indesejadas, é solicitado ao usuário que confirme o procedimento. Para confirmar a remoção do servidor, clique sobre o botão Sim e o servidor será removido.

15 1.9. Como remover uma visão Para remover uma visão, selecione a visão desejada na árvore e clique sobre o botão Remover Visão Para evitar remoções indesejadas, é solicitado ao usuário que confirme o procedimento. Para confirmar a remoção da visão, clique sobre o botão Sim e a visão será removida.

16 1.10. Como monitorar usuários A monitoração de usuários permite que sejam monitorados todos os usuários ativos no servidor. Este tipo de monitoração leva em conta o filtro de usuário definido na visão, portanto só serão exibidos os usuários que passarem por esse filtro Para realizar a monitoração de usuários, clique com o botão direito do mouse sobre a visão desejada e escolha a opção Monitorar Usuário. A lista de monitoração de usuários exibirá as informações dos usuários ativos do servidor que passarem pelo filtro; a atualização da lista ocorrerá de acordo com o intervalo de tempo definido no parâmetro Intervalo de atualização que se encontra na guia Monitor, nas propriedades do servidor.

17 Quando a monitoração de usuários é ativada, alguns botões são habilitados permitindo as seguintes funções: Funções Limpar mensagens Definir filtro de usuário Esta função permite apagar as mensagens da lista de monitoração. Para fazer uso desta funcionalidade, basta clicar sobre o botão Limpar Mensagens. Esta função permite definir um filtro de usuário mais externo, que será usado somente durante esta monitoração. Primeiro, as informações dos usuários são comparadas com o filtro de usuário definido na visão, e em seguida, são comparadas com este filtro Para fazer uso desta funcionalidade, clique sobre o botão Filtro de Usuário. Será exibida a tela onde o usuário deve definir o filtro (como mostra a imagem seguinte), em seguida, clique no botão OK para que a monitoração seja atualizada com o novo filtro. Funções Parar monitoração Esta função permite parar a atividade de monitoração. Para fazer uso desta funcionalidade, basta clicar sobre o botão Parar. Iniciar monitoração Esta função permite iniciar a atividade de uma monitoração que foi parada. Para fazer uso desta funcionalidade, basta clicar sobre o botão Iniciar Como monitorar eventos A monitoração de eventos permite que sejam monitorados todos os eventos do servidor. Este tipo de monitoração leva em conta os parâmetros definidos na visão: Filtro de eventos (só serão exibidos os eventos que passarem por este filtro) e Nº. de linhas (define a quantidade de eventos exibidos).

18 Para realizar a monitoração de eventos, clique com o botão direito do mouse sobre a visão desejada e escolha a opção Monitorar Eventos. A lista de monitoração de eventos exibirá as informações dos eventos do servidor que passarem pelo filtro; a atualização da lista ocorrerá de acordo com o intervalo de tempo definido no parâmetro Intervalo de atualização que se encontra na guia Monitor, nas propriedades do servidor. Quando a monitoração de eventos é ativada, alguns botões são habilitados permitindo as seguintes funções: Parâmetro Limpar mensagens Esta função permite apagar as mensagens da lista de monitoração. Para fazer uso desta funcionalidade basta clicar sobre o botão Limpar Mensagens.

19 Definir filtro de eventos Revisão: Data: 11 de outubro de 2016 Esta função permite definir um filtro de eventos mais externo que será usado somente durante esta monitoração. Primeiro, as mensagens de eventos são comparadas com o filtro de eventos definido na visão, e em seguida, são comparadas com este filtro. Este filtro permite também, que seja definida a quantidade de mensagens a ser exibida no parâmetro Nº. de linhas. Obs.: quando se define o filtro de eventos, a aplicação passa a ter como parâmetro de quantidade de mensagens o que for definido no parâmetro Nº. de linhas do filtro de eventos e não da visão Para fazer uso desta funcionalidade, clique sobre o botão Filtro de Eventos. Será exibida a tela onde o usuário deve definir o filtro e a quantidade de mensagens de eventos (como mostra a imagem abaixo), em seguida, clique no botão OK para que a monitoração seja atualizada com as novas informações. Funções Parar monitoração Esta função permite parar a atividade de monitoração. Para fazer uso desta funcionalidade, basta clicar sobre o botão Parar. Iniciar monitoração Esta função permite iniciar a atividade de uma monitoração que foi parada. Para fazer uso desta funcionalidade, basta clicar sobre o botão Iniciar.

20 1.12. Como monitorar usuários e eventos A monitoração de usuários e eventos permite que sejam monitorados ao mesmo tempo os usuários ativos e os eventos do servidor Para realizar a monitoração de usuários e eventos, clique com o botão direito do mouse sobre a visão desejada e escolher a opção Monitorar Todos. As listas de monitoração de usuários e eventos exibirão as informações dos usuários ativos e dos eventos, respectivamente. Para mais detalhes sobre cada tipo de monitoração, veja seções Monitorando Usuários e Monitorando Eventos.

21 1.13. Como iniciar conexão com um usuário Para iniciar uma conexão com um usuário, clique sobre o nome da visão desejada com o botão direito do mouse e escolha a opção Iniciar Conexão, como mostra a imagem acima Informe o usuário: Usuário Parâmetro Campo com o nome do usuário com o qual se deseja estabelecer uma conexão. Obs.: caso não se tenha certeza do nome do usuário, coloque parte do nome nesse campo e clique no botão Procurar Usuário. Este campo facilita a procura de um usuário. Preencha este campo com a descrição completa ou parcial do nome do usuário desejado e clique no botão Procurar

22 Usuário. Revisão: Data: 11 de outubro de 2016 Botão Procurar usuário Este botão permite que se tenha acesso a lista de usuários disponíveis para a conexão automática. Quando este botão for acionado, serão listados apenas os usuários que se encaixarem dentro das informações definidas nos parâmetros Usuário e ; caso estes parâmetros não tenham sido preenchidos, serão listados todos os usuários. Exemplo: se o nome de um usuário é desconhecido, mas se sabe que a descrição deste contém a palavra teste, preencha o parâmetro com o valor teste e serão listados apenas os usuários que tenham essa informação na descrição. Este procedimento facilita a procura, já que permite refinar a lista de resultados Nesta tela, selecione o usuário desejado e clique no botão OK, ou então, dê um clique - duplo sobre o nome do usuário e automaticamente esse nome irá para o parâmetro Usuário.

23 Após informar o nome do usuário para conexão no parâmetro Usuário, clique no botão OK para que seja estabelecida a conexão. Após informar o nome do usuário para conexão no parâmetro Usuário e clicar sobre o botão OK para que seja estabelecida a conexão, é exibida a lista de monitoração acima. No topo da lista, ficam as mensagens de retorno da conexão com o usuário. Obs.: a conexão automática deve estar habilitada no usuário para que se tenha sucesso nessa operação.

24 GLOSSÁRIO Revisão: Data: 11 de outubro de 2016 D DER É um padrão de codificação que fornece um método de codificação de objetos (como certificados e mensagens), independente de plataforma, para transmissão entre dispositivos e aplicativos. E Endereço IP Este endereço é um número único para cada computador conectado a Internet, composto por uma seqüência de 4 números que variam de 0 até 255, separados por.. P PEM Privacy Enhanced Mail é um formato popular de certificado. PKCS#12 Um formato de arquivo que transporta certificados e chaves confidenciais. S SSL Do Inglês Secure Sockets Layer. Protocolo que fornece confidencialidade e integridade na comunicação entre um cliente e um servidor, através do uso de criptografia. REFERÊNCIAS Disponível em: < Acesso em: 16 de agosto de Disponível em: < Acesso em: 16 de agosto de 2007.

STCP OFTP Server (Enterprise e Lite) versão STCP OFTP Server

STCP OFTP Server (Enterprise e Lite) versão STCP OFTP Server STCP OFTP Server (Enterprise e Lite) versão 3.1.0 STCP OFTP Server S T C P O F T P S E R V E R V E R S Ã O 3. 1.0 Manual do Usuário rev-1.7 Riversoft Integração e Desenvolvimento de Software Ltda. Av.

Leia mais

STCP OFTP Server (Enterprise e Lite) versão STCP OFTP Server CONFIDENCIAL

STCP OFTP Server (Enterprise e Lite) versão STCP OFTP Server CONFIDENCIAL STCP OFTP Server (Enterprise e Lite) versão 3.1.0 STCP OFTP Server Riversoft Integração e Desenvolvimento de Software Ltda. S T C P O F T P S E R V E R V E R S Ã O 3. 1. 0 Manual do Usuário rev-1.2 Av.

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO

CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO Sistema SIPAC Módulo Portal Administrativo Perfil Usuários que são servidores Papel Ser usuário do SIPAC CADASTRAR MEMORANDO ELETRÔNICO Essa operação permite realizar o cadastro de um memorando eletrônico.

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0.1 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 4 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 5 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 6 1.3ContingênciaOffline...8

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Modo de Emissão... 6 1.2.3 Execução... 6 1.3 Aba Retornos...

Leia mais

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac Software de Token Safenet 9.0 Mac Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação

Leia mais

Protheus GPE x Folha RM

Protheus GPE x Folha RM Página 1 de 23 MANUAL DE CONFIGURAÇÃO AMBIENTE: Gestão de Pessoal 04/07/2013 Versão 1 Página 2 de 23 OBJETIVO O objetivo deste documento é descrever a utilização dos adapters de integração via mensagem

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO

MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO MÓDULO FISCAL ELETRÔNICO MFE MANUAL DE INSTALAÇÃO Rev. 01.00 Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando o Driver USB... 2 3 Instalando o Driver MFE (Monitor)... 8 4 Instalando o Integrador... 15 5 Instalando

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Finnet Fast Client Versão 4.0.0

Finnet Fast Client Versão 4.0.0 Finnet Fast Client Versão 4.0.0 Conteúdo O que é o Finnet Fast Client? 4 O Protocolo OFTP (ODETTE File Transfer Protocol) 5 Onde usar o Finnet Fast Client 5 Quais as vantagens 5 Características 6 Requisitos

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Manual de utilização Zeus Direto

Manual de utilização Zeus Direto Manual de utilização Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 1. Configurando o Sistema... 3 2. Descritivo das Funções... 4 Diretório de Pedidos... 4 Diretório de Retornos... 5 3. Reativação de Arquivos...

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação da USB do D-SAT, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Utilização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 TOTVS Application Server... 3 1.3 TOTVS SmartClient... 4 1.4 TOTVS DbAccess Monitor... 5 2 TOTVS SmartClient

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

STCP OFTP Client versão STCP OFTP Client

STCP OFTP Client versão STCP OFTP Client STCP OFTP Client versão 3.1.0 STCP OFTP Client S T C P O F T P C L I E N T V E R S Ã O 3. 1. 0 Manual do Usuário rev-1.4 Riversoft Integração e Desenvolvimento de Software Ltda. Av. Dr. Delfim Moreira,

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 10/2014 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2014 Webmail... 2 Busca de Mensagens... 3 Possíveis problemas... 5 Ativando Pré-visualização do E-mail... 6

Leia mais

CADASTRO NO KDP. Nesta etapa faremos o cadastro no sistema Kindle Direct Publishing. Aos que já possuírem conta na Amazon podem pular esta parte.

CADASTRO NO KDP. Nesta etapa faremos o cadastro no sistema Kindle Direct Publishing. Aos que já possuírem conta na Amazon podem pular esta parte. INTRODUÇÃO A partir de agora trataremos da publicação da obra no Kindle Direct Publishing, definindo os detalhes do livro, upload do arquivo final, criando a capa e configurando os direitos e preços. CADASTRO

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

2- Com a tela de configuração aberta clique na guia Advanced e logo em seguida no botão Filters localizado à esquerda da página.

2- Com a tela de configuração aberta clique na guia Advanced e logo em seguida no botão Filters localizado à esquerda da página. 1 Procedimentos para configuração de Filters 1- Para realizar o procedimento de configuração de Filters, acesse agora a página de configuração do Roteador. Abra o Internet Explorer e digite na barra de

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

ITQ InForm Recebimentos

ITQ InForm Recebimentos 7 ITQ InForm Recebimentos Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 O ITQ InForm Recebimentos...3 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo. SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Levantamento Patrimonial

Levantamento Patrimonial 68 4.9 Levantamento Patrimonial Usuários: Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio Perfil: Gestor Patrimônio Global, Gestor Patrimônio Unidade Gestora,

Leia mais

Assistente de Configuração de URA

Assistente de Configuração de URA Assistente de Configuração de URA DGConfigURA Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2015 Del Grande Informática e Telecomunicações, Indústria e Comércio Ltda. DGConfigURA é marca registrada

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10

Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Manual de configuração da rede Wi-Fi UNIPAM para Windows 10 Elaborado por: César Murilo da Silva Júnior (Setor de Informática da Biblioteca Central do UNIPAM) Colaboração: CRS Coordenação de Redes e Segurança

Leia mais

Configurar ajustes do no roteador do RV34x Series

Configurar ajustes do  no roteador do RV34x Series Configurar ajustes do email no roteador do RV34x Series Objetivo Um administrador de rede pode ser alertado dos eventos na rede com as notificações de Email. Isto melhora a maneira que as redes são monitoradas.

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Gerador de Relatório do PPD. SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0

Gerador de Relatório do PPD. SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0 Gerador de Relatório do PPD SVMPS1 Manual de Operação versão 1.0 Ago2017 Guia Rápido SVMPS1 Manual Bem Vindo / Sobre este documento A aplicação é para emitir relatório de faturamento da conta de ar condicionado

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão:

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão: SPM Spare Parts Management Canal Indireto Guia do Usuário Assunto: Versão: Utilização do Sistema SPM - Parceiros Canal Indireto 1.1 26/05/2014 Índice 1 Acesso... 3 2 Cadastro de Usuários... 4 2.1 Cadastrar

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Validador Sintegra e TED

Validador Sintegra e TED Validador Sintegra e TED Ferramentas necessárias - Validador Sintegra Valida o arquivo.txt gerado pelo Software do cliente, o qual deve estar com o formato do convênio ICMS 57/95. O Validador Sintegra

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Repeater

Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Repeater Procedimentos para configuração do DWL-G700AP em modo Repeater No modo * Repeater o DWL-G700AP vai repetir o sinal Wireless do DI-524. * O DWL-G700AP somente apresenta a função Repeater a partir da versão

Leia mais

Ajuste de Estoque. Para realizar o ajuste do estoque proceda da seguinte forma:

Ajuste de Estoque. Para realizar o ajuste do estoque proceda da seguinte forma: Ajuste de Estoque O objetivo desse procedimento é corrigir o estoque dos produtos registrados no sistema em comparação ao estoque físico do estabelecimento. Para realizar o ajuste do estoque proceda da

Leia mais

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Sumário ANBIMA Drive... 3 Compartilhamento... 3 Arquivo com usuário interno... 3 Pasta com usuário interno... 5 Arquivo

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Participantes TURORIAL PARA DOCENTE: Esta operação

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade

Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Patrimônio Móvel 95 4.10.5 Transferir/Enviar Bens para Outra Unidade Usuários: Responsável pelo DMP (Departamento de Material e Patrimônio) Perfil: Gestor Patrimônio Local, Gestor Patrimônio Global e Gestor

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Cali LAB View Web Manual de Utilização do Sistema. Software para Gerenciamento Metrológico e Visualização Eletrônica de Certificados de Calibração

Cali LAB View Web Manual de Utilização do Sistema. Software para Gerenciamento Metrológico e Visualização Eletrônica de Certificados de Calibração Cali LAB View Web Manual de Utilização do Sistema Software para Gerenciamento Metrológico e Visualização Eletrônica de Certificados de Calibração 2 Cali LAB View Web SUMÁRIO CALI LAB VIEW WEB... 3 LOGIN...

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

MANUAL DE CONEXÃO À REDE SEM FIO NA UFCA

MANUAL DE CONEXÃO À REDE SEM FIO NA UFCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA DE TI MANUAL DE CONEXÃO À REDE SEM FIO NA UFCA Este documento orienta como os servidores, colaboradores

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

Certificado Digital Protocolo

Certificado Digital Protocolo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Certificado Digital Protocolo Versão: 1.0 Data:26/09/2018 1 1. Introdução SIPAC - Módulo de Protocolo O Sistema de Protocolos é parte

Leia mais

SW Ativação Linker SAT II

SW Ativação Linker SAT II Manual do Usuário Versão 1.0.1 Setembro/2016 Revisão: 01 Data: 21/01/2014 CONTROLE DE VERSÕES Versão Data Observações 1.0.0 20/04/2016 Versão inicial 1.0.1 09/09/2016 Revisão geral Revisão: 01 Página:

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar

Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar Manual de Instalação e Utilização Módulo de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas Sysfar 1. Pré-requisitos É importante ressaltar que para emissão das notas fiscais eletrônicas, é necessário que o estabelecimento

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Códigos Funcionais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Códigos Funcionais C A R T I L H A - Recursos Humanos Códigos Funcionais Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

M ó d u l o L i v r e

M ó d u l o L i v r e 3- CADASTRO DO MÓDULO LIVRE Para acessar acima. o submenu Módulo Livre, basta apenas seguir o caminho demonstrado na imagem 9 Esta é a tela Listar do submenu Módulo Livre, para incluir uma disciplina clique

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

Korreio: solução integrada para a administração de sistemas de correio eletrônico baseada em software livre

Korreio: solução integrada para a administração de sistemas de correio eletrônico baseada em software livre Korreio: solução integrada para a administração de sistemas de correio eletrônico baseada em software livre Reinaldo Carvalho 1, Antônio Abelém 2 Instituto de Informática Universidade Federal do Pará (UFPA)

Leia mais

Configuração- Rede UnB Wireless Windows 7

Configuração- Rede UnB Wireless Windows 7 2019 Configuração- Rede UnB Wireless Windows 7 UnB Universidade de Brasília 12/03/2019 Sumário UnB Wireless-Configuração Windows 7... 2 1- Objetivo... 2 2- Apresentação... 2 3- Procedimento para Configuração...

Leia mais

Manual de Utilização do Citsmart Mobile

Manual de Utilização do Citsmart Mobile 16/08/2013 Manual de Utilização do Citsmart Mobile Fornece orientações necessárias para utilização da aplicação Citsmart Mobile. Versão 1.0 15/05/2014 Visão Resumida Data Criação 15/05/2014 Versão Documento

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke

Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke Oficial de Justiça Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke Informática Questões Aula 8 1. (2017 FAURGS TJ-RS Analista Judiciário Área Administrativa (Administração; Ciências Contábeis;

Leia mais