Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE"

Transcrição

1 Biblioteca PECEGE Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Piracicaba/SP 2018

2 Sumário 1. Como Realizar Buscas Acesso ao conteúdo Digital Acesso à Bibliografia do Curso Circulação e Renovação de Títulos Físicos Como Realizar a Reserva de Títulos Físicos Como adicionar Títulos aos Favoritos Como Acessar a Referência Bibliográfica dos Títulos Como Trocar a Senha Como Acessar as Monografias dos MBAs

3 1. Como Realizar Buscas A Biblioteca PECEGE conta com um acervo digital de mais de 7500 títulos que podem ser acessados de qualquer computador ou dispositivo móvel. Para realizar a busca tanto do acervo físico quanto do acervo virtual, siga os passos a seguir: 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

4 3º Passo A plataforma da Biblioteca PECEGE oferece dois tipos de buscas: Busca rápida e Busca combinada. A Busca rápida pode ser realizada possui sete opções de campos de busca, além da opção para buscar em todos os campos: Título, Autor, Assunto, Editora, ISBN/ISSN Série e Descrição Complementar. Cada uma delas direciona a busca de acordo com a necessidade do usuário.

5 A Busca combinada oferece diversas opções de combinações de campos para especificar a busca no intuito de diminuir o número de resultados encontrados. Através da Busca combinada é possível mesclar os campos indicados na Busca rápida, utilizando os operadores booleanos (E, OU e E NÃO) indicados no número 1 para combinar os campos. Além da combinação de campos é possível indicar também um período específico da aquisição no campo Últimas aquisições. No conjunto da direita, indicado pelo número 2, é possível especificar o Ano de Edição das obras da busca, o tipo de Material, o Idioma e a ordenação dos títulos. Após montar a combinação de campos desejada clique em buscar e aguarde o resultado da busca ser exibido no sistema.

6 2. Acesso ao conteúdo Digital. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

7 3º Passo Após acessar seu perfil de usuário, realize a consulta como explicado no manual Como realizar a busca no site da Biblioteca PECEGE pelo(s) título(s) que deseja acessar. Após encontrar o título desejado observe que a direita das informações do título encontram-se diversos ícones, dentre eles, o conteúdo digital. 4º Passo Acesse o ícone e uma nova janela se abrirá com um novo link que servirá para direcioná-lo para o acesso à versão digital do título selecionado. 5º Passo - Se todos os passos anteriores foram seguidos corretamente uma nova página se abrirá e em poucos segundos você terá acesso ao título escolhido.

8 3. Acesso à Bibliografia do Curso. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

9 3º Passo Após acessar Serviços, clique no ícone

10 4º Passo Após clicar no ícone da bibliografia do curso, selecione o curso desejado no menu indicado pelo número 1 e a disciplina no menu indicado pelo número 2 e clique no ícone visualizar. 5º Passo Após clicar em visualizar o portal exibirá todos os livros da bibliografia básica e complementar da disciplina selecionada.

11 4. Circulação e Renovação de Títulos Físicos. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

12 3º Passo Após realizar o Login, acesse, dentro da área do usuário, a aba Circ./Renovação localizada na imagem a seguir: Após acessar a aba Circ./Renovação, o sistema irá fornecer os dados às circulações do usuário, contendo o histórico de circulações, ou seja, os títulos que o usuário já emprestou e as circulações em aberto.

13 4º Passo Para renovar um empréstimo, basta localizar e selecionar o item desejado nas circulações em aberto e clicar no botão Renovar itens selecionados. Após clicar em Renovar itens selecionados uma mensagem será exibida contendo a nova data de devolução como na imagem a seguir: A renovação via website poderá ser realizada por três vezes, todavia, se houver necessidade de uma quarta renovação, a mesma poderá ser realizada na Biblioteca PECEGE junto ao bibliotecário responsável.

14 5. Como Realizar a Reserva de Títulos Físicos. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

15 3º Passo Após realizar o login, realize a busca pelo título desejado e após encontrá-lo selecione a opção Reservar localizada na imagem a seguir:

16 Após clicar no botão Reservar a reserva do título será realiza e uma mensagem será exibida confirmando a reserva e exibindo o prazo da reserva como na imagem a seguir: A reserva terá prazo de dois dias e caso o usuário não retire o livro nesse prazo a reserva será cancelada e o livro voltará a ser disponibilizado no acervo.

17 6. Como adicionar Títulos aos Favoritos. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

18 3º Passo Após realizar o login, realize a busca pelo título desejado e após encontrá-lo selecione a opção Detalhes localizada na imagem a seguir:

19 Ao clicar no ícone Detalhes uma nova seção será disponibilizada com diversas informações do título escolhidos, como assuntos, disciplina relacionada e exemplares disponíveis (no caso dos livros físicos). Na próxima seção clique na opção Salvar favoritos, como na imagem a seguir. 4º Passo Após clicar no ícone Salvar favoritos uma caixa de mensagem surgirá pedindo que o usuário crie ou selecione em qual pasta deseja que o título seja salvo. Caso ainda não haja nenhuma pasta criada basta selecionar Nova lista de favoritos na caixa Selecione uma lista de favoritos e na caixa Descrição da nova lista de favoritos escolha um título para a nova pasta, como por exemplo Bibliografia para a Monografia. Como na imagem a seguir: Dessa forma os principais títulos utilizados podem ser acessados de forma rápida através da área do usuário.

20 7. Como Acessar a Referência Bibliográfica dos Títulos. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

21 3º Passo Busque pelo título desejado no sistema de buscas e após encontrá-lo clique no ícone Referência, como na imagem a seguir. Após clicar no ícone Referência o sistema exibirá a referência bibliográfica do título escolhido, como na imagem a seguir.

22 8. Como Trocar a Senha. 1º Passo Acesse o link que deverá abrir a página de consulta da Biblioteca PECEGE como na imagem a seguir: 2º Passo Embora não seja necessário estar logado para realizar a busca no acervo, é importante realizar o Login pois as principais funções da plataforma funcionam apenas através do Login. Para realizar o acesso clique no ícone Entrar localizado no canto superior direito. Em seguida, utilize seu Login e Senha fornecidos pela Biblioteca PECEGE para acessar o site de consulta através do Perfil de usuário.

23 3º Passo Após acessar a página de serviços e clique no ícone Para iniciar o processo de troca de senha.

24 4º Passo O sistema irá requisitar que o aluno confirme sua senha atual. Após digitar a senha atual clique em continuar. 5º Passo Após clicar em continuar uma nova aba se abrirá que requisitará que o aluno digita uma nova senha, a confirme e insira uma frase de lembrança. Após inserir as informações citadas clique em confirmar e a nova senha estará inserida no sistema.

25 9. Como Acessar as Monografias dos MBAs. Para acessar as monografias provenientes dos MBAs basta selecionar a opção Série na primeira caixa (1) de buscas e digitar Monografias na segunda caixa (2) e clicar em Buscar, como na imagem a seguir: Para encontrar as monografias de um curso específico é necessário realizar uma busca combinada. Assim, clique em Busca Combinada (1) e preencha os primeiros campos com os itens Série na primeira caixa e Desc. Compl. na segunda caixa (2). No segundo conjunto de caixas de busca, digite Monografias na primeira caixa e o curso desejado entre aspas na segunda caixa de buscas (3). Clique em buscar e a página exibirá as monografias do curso desejado.

26 Lembre-se sempre de realizar o Logout da sua conta após o término da consulta no site da Biblioteca PECEGE no mesmo ícone onde realizou o Login. Caso tenha alguma dúvida entre em contato com o bibliotecário responsável através do biblioteca@pecege.com. O PECEGE agradece imensamente a sua preferência!

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

ACESSANDO O PERGAMUM:

ACESSANDO O PERGAMUM: ACESSANDO O PERGAMUM: Acesse o site http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/ PESQUISANDO UM TÍTULO: 1) Clique em Abrir mais opções de consulta; e 2) Selecione Itapetininga no campo Unidade de Informação:

Leia mais

Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus.

Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus. GUIA PARA CONSULTA ON-LINE Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus. O usuário deverá entrar na página da FACERB - facerb.cnec.br Clicar em Biblioteca no menu

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PESQUISA BÁSICA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS NO SISTEMA PERGAMUM DO IFSP

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PESQUISA BÁSICA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS NO SISTEMA PERGAMUM DO IFSP MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PESQUISA BÁSICA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS NO SISTEMA PERGAMUM DO IFSP BIBLIOTECA CÂMPUS PIRITUBA (PTB) ROGÉRIO APARECIDO PEREIRA BIBLIOTECÁRIO CRB-8/7193 PERGAMUM 1 Acesse

Leia mais

ferramenta de busca integrada

ferramenta de busca integrada : ferramenta de busca integrada Ferramenta de busca integrada Interface que oferece acesso a materiais disponibilizados na Rede de Bibliotecas da Unesp e coleções digitais Fontes disponíveis: - coleção

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED

MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED ÍNDICE MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED ACESSO PESQUISA 1. ACESSANDO 2. TELA INICIAL 3. ALTERANDO SUA SENHA 4. TELA DE PESQUISA 5. RESULTADOS DA PESQUISA 6. DOCUMENTO 7. AJUDA // NO FINAL DESTE MANUAL

Leia mais

1. Acesso ao portal acadêmico

1. Acesso ao portal acadêmico Sumário 1. Acesso ao portal acadêmico... 3 2. Acadêmico... 4 2.1. Dados pessoais... 4 2.2. Histórico... 4 2.3. Notas/faltas etapas... 5 2.4. Notas de avaliação... 6 2.5. Outras opções do Acadêmico... 6

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

ÍNDICE COMO CONSULTAR MEUS DADOS PESSOAIS?... 5 COMO CONSULTAR MINHA NOTA FINAL E TOTAL DE FALTAS DURANTE O CURSO?... 6

ÍNDICE COMO CONSULTAR MEUS DADOS PESSOAIS?... 5 COMO CONSULTAR MINHA NOTA FINAL E TOTAL DE FALTAS DURANTE O CURSO?... 6 ÍNDICE COMO CONSULTAR MEUS DADOS PESSOAIS?... 5 COMO CONSULTAR MINHA NOTA FINAL E TOTAL DE FALTAS DURANTE O CURSO?... 6 COMO CONSULTAR MINHA FREQUÊNCIA?... 6 COMO CONSULTAR O HORÁRIO DA MINHA AULA, A DATA

Leia mais

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário Portal Integrado de Informação Manual do usuário Sumário Revisão... 3 Manual do Usuário... 4 Objetivo... 4 Introdução... 4 1 - Login... 4 Descrição dos campos... 5 Fluxo da tela... 5 2 Home... 5 Descrição

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando GUIA RÁPIDO DO e-livro Iniciando 1. Crie uma estante pessoal para guardar automaticamente um arquivo com seus realces e anotações realizadas durante a leitura. Suas anotações não serão salvas, a menos

Leia mais

MANUAL DE USO DO PERGAMUM. Organização: Fernanda Resende Sobreira Colaboração: Thamyris Rodrigues Muniz

MANUAL DE USO DO PERGAMUM. Organização: Fernanda Resende Sobreira Colaboração: Thamyris Rodrigues Muniz MANUAL DE USO DO PERGAMUM Organização: Fernanda Resende Sobreira Colaboração: Thamyris Rodrigues Muniz Biblioteca da APCEF/MG 2019 SUMÁRIO PESQUISA NO CATÁLOGO... 1 NOVAS AQUISIÇÕES... 3 MEU PERGAMUM...

Leia mais

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER

COMPRA DO LIVRO DIGITAL COM VOUCHER Página 1/6 1. OBJETIVO Neste Manual, você poderá verificar o passo a passo de como realizar a compra dos livros digitais da FTD Educação, este processo será realizado em três etapas, sendo elas: 1ª Etapa

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RESERVAS E RENOVAÇÃO ONLINE

ORIENTAÇÕES PARA RESERVAS E RENOVAÇÃO ONLINE ORIENTAÇÕES PARA RESERVAS E RENOVAÇÃO ONLINE BIBLIOTECA PAULO FREIRE ACERVO PTI E UAB IDENTIFICAÇÃO NAS ESTANTES COM ETIQUETAS G E D A Biblioteca do PTI e da UAB funciona de modo diferenciado em relação

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Módulo Recursos Humanos. Manual do Usuário

Módulo Recursos Humanos. Manual do Usuário 1 Módulo Recursos Humanos Manual do Usuário Índice 1. Login... 2 1.1. Usuários com senha cadastrada no Portal RH antigo... 2 1.2. Usuário sem senha cadastrada no Portal RH antigo... 3 2. Portal RH... 5

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo.

Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período letivo. SIGAA PORTAL COORDENADOR STRICTO SENSU Aba MATRÍCULAS Matricular Aluno Regular Esta função permite ao usuário matricular alunos regulares em um ou mais componentes curriculares em um determinado período

Leia mais

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet e smartphone Slide 6 Estante Slide 7 Botões da estante Slide 8 Como fazer uma busca rápida Slide 9 Como fazer uma busca avançada

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Thaísa Pfeiffer

Thaísa Pfeiffer Thaísa Pfeiffer thaisa.pfeiffer@pearson.com 41-98801-1458 A Biblioteca virtual é composta pelos selos editoriais da Pearson Education: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley, mais 34 editoras parceiras,

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Manual de Uso Como acessar No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Como acessar Após clicar no link da Biblioteca Virtual, o usuário deve digitar seu login e senha

Leia mais

Acesso Remoto Portal de Periódicos CAPES 2017

Acesso Remoto Portal de Periódicos CAPES 2017 Acesso Remoto Portal de Periódicos CAPES 2017 1. Para realizar o acesso remoto acesse o site da PUC Minas, no endereço www.pucminas.com.br 2. Clique na aba BIBLIOTECA Ao final da página Clique em ACESSAR

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DO PLANO DE SAÚDE DO HOSPITAL FREI GALVÃO

MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DO PLANO DE SAÚDE DO HOSPITAL FREI GALVÃO MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DO PLANO DE SAÚDE DO HOSPITAL FREI GALVÃO VERSÃO 1.0 DATA: 06/04/2018 Sobre o manual O objetivo deste manual é orientar os médicos e secretárias que prestam serviços ao Frei

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal de sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet Slide 6 Estante Slide 7 Botões da Estante Slide 8 Ajuda Slide 9 FAQ Frequently Asked Questions Slide 11 Como atualizar seus dados

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SIBI) Portal de Periódicos Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O que é o

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

1 TUTORIAIS SUMÁRIO 1... 1 3... 6 4... 9 5... 11 1. COMO FAZER O LOGIN NO CATÁLOGO ONLINE. Este é o primeiro passo para você poder utilizar os recursos online do Sistema de Bibliotecas da UEL, que são:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS ROTEIRO PARA ACESSO A DISCIPLINA NA PLATAFORMA MOODLE PREZADO(A) ALUNO(A), - PARA ACESSAR TODAS

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

Confira a seguir o novo procedimento de acesso do seu contracheque.

Confira a seguir o novo procedimento de acesso do seu contracheque. 1 Os aposentados e pensionistas da Valia têm acesso rápido ao seu contracheque no próprio site da Fundação, no atendimento eletrônico do Disque Valia, por meio dos caixas eletrônicos ou pelos sites das

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

Colégio Dante Alighieri. Manual do Usuário. Versão 1.1

Colégio Dante Alighieri. Manual do Usuário. Versão 1.1 Colégio Dante Alighieri Manual do Usuário Versão 1.1 19/08/2011 2 SUMARIO 1. LOGIN... 3 1.1 Sair do Sistema... 3 2. INFORMACOES DE USUÁRIO... 4 2.1 Alterar informações pessoais... 4 2.2 Alterar a sua senha...

Leia mais

Manual de Instalação Sistema Autorizador

Manual de Instalação Sistema Autorizador Manual de Instalação Sistema Autorizador Faça o download do Autorizador Funcional no site www.funcionalacesso.com. Na guia Instalação e Manuais faça o download do item 3. Após baixar, clique duas vezes

Leia mais

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015.

Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO. São Paulo, 2015. Biblioteca Vicente Themudo Lessa MANUAL DO USUÁRIO São Paulo, 2015. APRESENTAÇÃO... 1 1. PESQUISA NO CATÁLOGO ONLINE DA BIBLIOTECA... 2 1.1 BUSCA LIVRE/PESQUISA GERAL... 3 1.2 PESQUISA REFINADA... 4 1.3

Leia mais

1. CADASTRO NO SITE REALIZANDO O LOGIN PESQUISA DE PERIÓDICOS ACESSO A BIBLIOTECA VIRTUAL DE LIVROS... 8

1. CADASTRO NO SITE REALIZANDO O LOGIN PESQUISA DE PERIÓDICOS ACESSO A BIBLIOTECA VIRTUAL DE LIVROS... 8 Indíce 1. CADASTRO NO SITE... 1 1.1 COMO REALIZAR O CADASTRO NO SITE DA UNIMES... 1 2. REALIZANDO O LOGIN... 3 2.1 COMO REALIZAR O LOGIN NO SITE DA UNIMES... 3 2.2 COMO ACESSAR A BIBLIOTECA VIRTUAL...

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA CATÁLOGO ON-LINE A Biblioteca dispõe de catálogo on-line de autor, título e assunto disponível a todos os usuários que estejam ligados à rede. Instrução

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

Obs: O será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias.

Obs: O  será enviado após a aprovação dos dados pela Escola. Este processo pode levar alguns dias. Índice 1. Cadastro...Pág. 2 2. Senha e instalação do aplicativo...pág. 3 3. Acesso ao aplicativo...pág. 4 4. Acionar chamado...pag. 4 5. Autorização de responsáveis...pág. 6 1 1. Cadastro. Para ter acesso

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral.

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. O sistema SGPe deverá ser utilizado nos navegadores FIREFOX ou INTERNET

Leia mais

Manual Plataforma Moodle

Manual Plataforma Moodle Manual Plataforma Moodle Faculdade Sogipa de Educação Física Acadêmicos (as), a Faculdade Sogipa está disponibilizando a plataforma Moodle como ferramenta de apoio acadêmico. O Moodle é um instrumento

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Slide Show Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Slide show permite a criação de apresentações animadas

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual;

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual; MANUAL DE USO Sumário Meios de acesso à Biblioteca Virtual... 3 Definição de interesses... 7 Exploração de conteúdo por categorias... 8 Progresso de leitura... 9 Listas de leitura... 10 Inclusão de títulos

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

Procedimentos para a realização da matrícula

Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas Procedimentos para a realização da matrícula Confirmar matrícula Flexibilização de pré-requisito

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br PROFESSOR

Tutorial RM. academico.unipe.br PROFESSOR Tutorial RM academico.unipe.br PROFESSOR UNIPE.BR Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao sistema educacional do Unipê. PInicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) ou diretamente o

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira

Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa Instalando o aplicativo Sistema Etapa Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira MANUAL DE USO Sumário 1. Apresentação Sistema Etapa... 3 1.1. Instalando o aplicativo Sistema Etapa... 3 1.2. Acessando o aplicativo Sistema Etapa pela primeira vez... 4 1.3. Ativando o Etapa Digital...

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Acesso ao Portal Discente do SIGAA

Acesso ao Portal Discente do SIGAA Acesse o sistema no link: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa Acesso ao Portal Discente do SIGAA Na primeira tela temos algumas opções de recuperação de informações acerca de sua conta, caso tenha alguma dificuldade

Leia mais

Utilização do Sistema Foundation Saúde

Utilização do Sistema Foundation Saúde Utilização do Sistema Foundation Saúde Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Trocar a senha...4 3. Menu Foundation...5 4.Envio de arquivos...6 5. Impressão do Protocolo...8 6. Erros...9 7. Consultar

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC 1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC Condomínios ; 3. Ao acessar o aplicativo, na tela de login

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br

Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Manual de Solicitação de Serviços servicos.gov.br Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Departamento de Serviços Públicos Digitais Coordenação-Geral

Leia mais

TUTORIAL PAIS/RESPONSÁVEIS PARA USO DO PORTAL EDUCA MOBILE

TUTORIAL PAIS/RESPONSÁVEIS PARA USO DO PORTAL EDUCA MOBILE TUTORIAL PAIS/RESPONSÁVEIS PARA USO DO PORTAL EDUCA MOBILE Este tutorial orientará os processos de acesso e utilização dos recursos oferecidos pelo Portal Educa Mobile da Totvs para os pais/responsáveis,

Leia mais

Manual de Acesso ao. Portal CORPORE RM. Agosto Intro dução. logia da Informaçã o. T.I Tecnologia da Informação

Manual de Acesso ao. Portal CORPORE RM. Agosto Intro dução. logia da Informaçã o. T.I Tecnologia da Informação logia da Informaçã o Intro dução Manual de Acesso ao Portal CORPORE RM Agosto 2011 2 Este manual desenvolvido pela Equipe de Tecnologia da Informação, é destinado aos alunos calouros da Faculdade de Minas

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais