Anexo I Modelo de Proposta Estruturado
|
|
|
- Manoel Prado Aragão
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Anexo I Modelo de Proposta Estruturado 1 Conforme estabelecido no item 6.6 da Chamada, as propostas deverão incluir um arquivo anexo, seguindo obrigatoriamente o seguinte modelo: 1.1 Título do Projeto: 1.2 Resumo: Descrever a essência do projeto, ressaltando a originalidade, relevância e aplicabilidade. 1.3 Palavras-chave: Relacionar as principais palavras ou termos que descrevem o assunto ou tema do seu projeto. As palavras-chave orientarão a seleção dos consultores especialistas que deverão analisar a proposta. Coloque até 5 palavras-chave. 1.4 Linha de pesquisa: Justificar a escolha da linha de pesquisa em que melhor se enquadra seu projeto e, se aplicável, como essa linha se relaciona com as outras linhas dessa Chamada. 1.5 Área(s) e sub-área(s) do Conhecimento: Indicar a área e sub-área do conhecimento em que o projeto se enquadra, conforme a árvore do conhecimento (apresentada no link Caso o projeto se enquadre em mais de uma área ou sub-área, indique e justifique suas escolhas. 1.6 Pergunta de Pesquisa e Hipótese/Pressuposto Inicial: Indicar a pergunta de pesquisa e a hipótese/pressuposto inicial do projeto a ser desenvolvido. 1.7 Objetivos: Descrever sucintamente (e não em forma de relato) o objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa de forma clara, consistente e adequada a linha de pesquisa escolhida. O objetivo geral é o alvo de maior abrangência que se pretende alcançar, apresentando a finalidade do trabalho e a delimitação do escopo do projeto. Deve conter a hipótese/pressuposto ou problema que será investigado e a delimitação do tema. O objetivo geral deve ser desdobrado em objetivos específicos. Cada objetivo específico deve contribuir diretamente para o objetivo geral e estar relacionado aos resultados que se pretende alcançar, os quais poderão ser utilizados no acompanhamento e avaliação do projeto. 1.8 Metodologia: Descrever a metodologia a ser adotada no projeto, indicando o meio (instrumentos, técnicas, insumos, procedimentos, etc) utilizado para produzir o trabalho científico, buscando-se atingir os propósitos do projeto, detalhando as atividades previstas e relacionando-as aos objetivos específicos e ao objetivo geral da proposta. 1.9 Cronograma:
2 Incluir um cronograma com as etapas do projeto, devidamente encadeadas, explicitamente relacionadas à metodologia e aos objetivos do projeto. O cronograma deve estar devidamente ajustado ao período de execução estabelecido na Chamada e cada uma das etapas deve ter uma previsão de tempo dimensionada de acordo com a necessidade de sua realização Estado da Arte: Contextualizar a proposta em relação ao estado da arte com a literatura correlata à temática, apresentando a análise das referências dos últimos anos e apontando as lacunas que a proposta pretende preencher Competências necessárias: Descrever as competências necessárias à execução do projeto. Caso sejam necessárias competências adicionais às do proponente, relacionar as pessoas envolvidas, vínculo institucional e sua função no desenvolvimento do projeto, destacando as competências de cada membro, incluindo o coordenador. Lembre-se que todas as competências necessárias à execução do projeto devem ser contempladas por sua equipe. Se houver necessidade, incluir as competências que serão cobertas por meio da contratação futura de bolsistas de fomento tecnológico Infraestrutura e Recursos: Infraestrutura disponível para a execução do projeto: Capital: Custeio: Bolsas: Descrever a infraestrutura (acesso a materiais permanentes, equipamentos ou permissão de uso) disponível para a execução do projeto, seja na instituição de vínculo do proponente ou nas instituições parceiras. Discriminar quantidades, quando pertinente. Descrever a infraestrutura, materiais permanentes e equipamentos para a execução do projeto que deverão ser adquiridos com recursos desta Chamada. Descrever os recursos (material de consumo, serviços de terceiros, diárias e passagens) necessários para a execução do projeto e sua justificativa. Incluir, conforme previsto na Chamada, os recursos necessários à participação no seminário de avaliação da ação ao final do projeto. Descrever as modalidades de bolsas solicitadas ao CNPq, conforme estabelecido na Chamada, necessárias para execução do projeto Outras fontes de recursos: Descrever, se aplicável, outras fontes de recursos, não oriundas desta Chamada, previstas para o financiamento do projeto e sua destinação para suprir itens de capital, custeio e bolsas. Destaca-se a necessidade do rigor com a descrição dos itens solicitados no orçamento e da infraestrutura disponível para a execução do projeto. Inconsistências poderão desclassificar a proposta Resultados esperados e potencial de implementação: Resultados previstos para o projeto:
3 Indicar o(s) tipo(s) de resultado(s) (produto(s) do projeto) que se espera obter por meio do desenvolvimento do projeto: dados, diagnóstico, modelo, algoritmo, metodologia, técnica, material e outros. Estabelecer a clara relação entre esses resultados previstos e os objetivos de projeto. Fornecer justificativas para a execução do projeto, citando o problema a ser resolvido. Descrever a deficiência que se deseja minimizar ou a melhoria que se deseja proporcionar. Destacar o diferencial dos resultados (produtos do projeto) em relação aos resultados similares que existem hoje. Para sustentar o relato, cite publicações científicas, produtos concretos ou serviços similares disponíveis no mercado, quando for pertinente. Relacionar a previsão de publicações, patentes, produção de produtos, processos e serviços não patenteáveis, e formação e/ou capacitação de recursos humanos decorrentes dos resultados do projeto Potencial de implementação dos resultados: Descrever um plano que contemple as perspectivas de utilização dos resultados esperados desta pesquisa. O plano deve conter: Demonstração de interesse pelos resultados do projeto: Quem são os interessados nos resultados? Exemplos: Instituições públicas, privadas, comunidade científica, cooperativas, etc. As evidências que indiquem o interesse devem ser comprovadas por: Carta formal de interesse da instituição, Indicação de grupos de pesquisa com interesse direto nos resultados, apresentação de alinhamento às diretrizes estratégicas e/ou gerenciais de instituições de referencia no cooperativismo. Em caso de inexistência de interesse, Descrição da forma de aplicação dos resultados do projeto: Como os resultados de sua pesquisa serão utilizados por interessados/demandantes (descritos no item anterior). Em caso de inexistência de interesse, Horizonte de tempo de aplicação dos resultados do projeto: Justificar em que prazo os resultados poderão ser utilizados pelo interessado/demandante. Em caso de inexistência de interesse, mencionar: Este item não se aplica Abrangência da utilização dos resultados do projeto: Apresentar as perspectivas de utilização dos resultados em diferentes abrangências (Ex: relação aos setores econômicos ou de atuação do cooperativismo, categorias singular, central ou confederação, às unidades geográficas, etc). Em caso de inexistência de perspectiva de utilização, 1.14 Impactos previstos: Caracterizar os resultados a serem alcançados por sua proposta quanto aos potenciais impactos científico, tecnológicos, sociais, econômicos e/ou ambientais. Descrever as ferramentas de verificação, ou seja, os meios, instrumentos ou fontes de dados e informações que serão utilizados para verificar o alcance dos resultados do projeto e compará-los com os elementos da situação atual que se pretende modificar Impactos em CT&I:
4 Impacto Científico: Descrever o potencial do projeto para a geração de impacto científico, destacando: os incrementos no estado da arte, a geração de significativo avanço do estado da arte, a criação de novos paradigmas ou criação de novos caminhos ou direções de pesquisa Impacto Tecnológico: Descrever o potencial do projeto para a geração de impacto tecnológico, destacando: a contribuição direta ou indireta para o aperfeiçoamento ou criação de produtos, processos ou serviços. Em caso de inexistência desses impactos, Impacto no desenvolvimento sustentável: Impactos sociais: Destacar os impactos sociais esperados, explicitando os passos futuros (posteriores ao término do projeto) necessários para que tal impacto se torne efetivo. Em caso de inexistência desses impactos, mencionar: Este item não se aplica. São exemplos de Impactos sociais: Redução do custo de transação (custo financeiro e de tempo para aquisição de bens e serviços); Redução de condição de vulnerabilidade (redução de exposição a riscos como perda de bens, doenças, falecimento, etc); Ampliação de possibilidade de aumento de renda ou consumo; Promoção de oportunidade de desenvolvimento por meio de educação e capacitação; Fortalecimento da cidadania e dos direitos individuais (moradia, saúde, ambiente salutar, vida, liberdade, segurança, etc); Melhoria na distribuição regional da renda através do cooperativismo Impactos Econômicos: Destacar os impactos econômicos esperados caso os resultados do projeto sejam introduzidos na prática, explicitando os passos futuros (posteriores ao término do projeto) necessários para que tal impacto se torne efetivo. Em caso de inexistência desses impactos, São exemplos de Impactos Econômicos: Melhoria da qualidade de produtos e serviços que são atualmente ofertados por organizações públicas ou privadas; Redução de custos de produtos e serviços que são atualmente ofertados por organizações públicas ou privadas; Desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços; Melhoria de produtividade, através de mudanças em processos operacionais ou administrativos, em organizações públicas ou privadas; Criação de novos mercados, tornando produtos e serviços existentes acessíveis a novos grupos de consumidores; Melhoria da gestão de ativos, em organizações públicas ou privadas, reduzindo-se a necessidade de investir na manutenção ou na expansão; Redução de prejuízos associados a riscos (Ex: erros de diagnóstico, fraudes, roubos, inadimplência, incêndios, acidentes, etc.); Melhoria de competitividade do Brasil no mercado internacional; Crescimento nas cooperativas envolvidas ao longo do projeto (empregos, faturamento, distribuição de sobras;
5 Aumento da participação das cooperativas na exportação, na área de abrangência do projeto); Ampliação da participação de cooperativas nos mercados internos e externos. Melhoria nos resultados das cooperativas após o estabelecimento de processos de Intercooperação; Participação no PIB do setor estadual/regional/nacional Impactos ambientais: Destacar os impactos ambientais esperados caso os resultados do projeto sejam introduzidos na prática, explicitando os passos futuros (posteriores ao término do projeto) necessários para que tal impacto se torne efetivo. Em caso de inexistência desses impactos, São exemplos de Impactos ambientais: Recuperação de áreas degradadas; Conservação do meio-ambiente; Prevenção de riscos ambientais; Melhoria da qualidade do diagnóstico ambiental; Melhoria da qualidade de estudos de prognóstico ambiental Proposta do projeto para a difusão de CT&I à sociedade: Descrever as propostas de transferência e difusão do conhecimento dos resultados do projeto para a comunidade não acadêmica, destacando públicoalvo, materiais de apoio, mídia, eventos não científicos, cursos, treinamentos e outras capacitações, etc. Em caso de inexistência dessas propostas, 1.16 Histórico de pesquisa em Cooperativismo: Descrever sua atuação no desenvolvimento de CT&I diretamente relacionado ao cooperativismo, destacando a produção (publicações, patentes e produtos processos e serviços não patenteáveis), coordenação de projetos, formação de RH (orientações de graduação, mestrado ou doutorado). Em caso de inexistência desse histórico, 2 É necessário o preenchimento de todos os campos desse modelo conforme as orientações nele constantes, sendo que a utilização de modelo de proposta distinto poderá comprometer seu julgamento.
CHAMADA INTERNA DE SUBPROJETOS PARA COMPOSIÇÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL DA UFMG PARA A CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 01/ ZIKA
CHAMADA INTERNA DE SUBPROJETOS PARA COMPOSIÇÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL DA UFMG PARA A CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016 - ZIKA FORMATO APRESENTAÇÃO INSTRUÇÕES As propostas de subprojeto poderão
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
ANEXO 1 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO :: INFORMAÇÕES PRÉVIAS :: O projeto deve ser apresentado em, no máximo, 15 (quinze) páginas A4, incluindo anexos, com letra tipo Arial, tamanho 12; Todos os itens
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI AVALIAÇÃO DE MÉRITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI AVALIAÇÃO DE MÉRITO Demanda: PRPPG/UNIVASF/MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2013 Proponente: Título
ANEXO II. PROJETO DE PESQUISA inserir titulo. COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE
ANEXO II PROJETO DE PESQUISA inserir titulo COORDENADOR Inserir nome do coordenador EQUIPE Campus xx - BA de de TÍTULO DO PROJETO: ÁREA DO CONHECIMENTO (UTILIZAR TABELA DO CNPQ) RESUMO DO PROJETO Resumo
CPUP - CENTRO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE POSITIVO PESQUISA BÁSICA E APLICADA CHAMADA DE PROJETOS. EDITAL Nº 001 de 21/09/2016
CPUP - CENTRO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE POSITIVO PESQUISA BÁSICA E APLICADA CHAMADA DE PROJETOS EDITAL Nº 001 de 21/09/2016 Art. 1 o A Coordenação Científica do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Aula 3 Administração Integrada
Aula 3 Administração Integrada MEG O MEG está descrito em três versões: Critérios de Excelência, para organização em estágios avançados; Rumo à Excelência, para organizações em estágios intermediários;
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
1 - INFORMAÇÕES PRÉVIAS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO 1.1 O projeto deve ser apresentado em, no máximo, 15 (quinze) páginas A4, sem considerar os anexos, espaçamento 1,5 linha, fonte tipo Arial, tamanho
2.1. Subcoordenador Técnico Operacional (Código STO) 1 vaga Atribuições:
PRORROGAÇÃO DO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROJETO CVDS Manaus, 24 de Novembro de 2014. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O Centro Vocacional para o Desenvolvimento Sustentável (CVDS), trata-se de um projeto piloto
Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem
GRUPO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - GPEn PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM PIC-ENF ICV MODALIDADE: INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL 001/2017 O Instituto Educacional Santo Agostinho
CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
(PARA USO DO CEPPE) PROCESSO Nº /20 NÚCLEO DE ESQUISA: FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PRÉ-PROJETO REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO EM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e EXTENSÃO NOME DO (A) ORIENTADOR(A): LINK
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Integração de Sistemas de Informação
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Departamento de Integração de Sistemas de Informação ANÁLISE PRELIMINAR DE PDTI Órgão: IFE - Brasília Objeto:
ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FMIG 2016
ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FMIG 2016 Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação do idoso, os dados
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional
3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo do presente edital é apoiar financeiramente projetos
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE PROGRAMA DE EXTENSÃO
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE PROGRAMA DE EXTENSÃO TITULO DO PROJETO Teresina, ano. PROJETO DE EXTENSÃO 1 SUMÁRIO 1.IDENTIFICAÇÃO... 3 1.1. TÍTULO
TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto
TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços
EDITAL PAPES VI FIOCRUZ PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À PESQUISA EM SAÚDE
EDITAL PAPES VI FIOCRUZ PROGRAMA ESTRATÉGICO DE APOIO À PESQUISA EM SAÚDE I. DEFINIÇÃO Em conformidade com o estabelecido neste EDITAL, a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ- através da Vice Presidência
PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão
Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada Luiz Leão [email protected] http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Apresentar o conceito de TCC Discutir os aspectos elementares relacionados
ANEXO I ROTEIRO DE PLANO DE NEGÓCIOS. 2.1 Empresa Líder. Grupo Econômico CNAE principal Faturamento / Rec. Oper. Bruta de 2015
SUMÁRIO EXECUTIVO ANEXO I ROTEIRO DE PLANO DE NEGÓCIOS Linha Temática PN solicita Não - Reembolsáveis 1 1 - Título do Plano de Negócio 2 - Cadastramento 2.1 Empresa Líder Razão Social CNPJ Grupo Econômico
ANÁLISE GERAL DA PROPOSTA A FAPESP
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO Formulário para parecer Inicial de Assessoria Científica Auxílio à Pesquisa Disponível em: http://www.fapesp.br/docs/formularios/arquivos/piapq.doc
TERMO DE ABERTURA DE PROJETO (TAP)
1. INFORMAÇÕES DO PROPONENTE 1.1 NOME DO PROPONENTE: MARCUS JULIUS ZANON 1.2 UNIDADE ORGANIZACIONAL (Unidade a que o proponente está vinculado): AGÊNCIA TECPAR DE INOVAÇÃO 2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 2.1
RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI
RESOLUÇÃO Nº 10/09 CONSUNI APROVA A POLÍTICA DE PESQUISA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL UNERJ. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI do Centro Universitário de Jaraguá do Sul UNERJ,
FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001
FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA Instituído pela Lei N.º 10.197, de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 Recursos: 20% dos recursos dos Fundos Setoriais, sendo pelo menos 30% destinados
2º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas
2º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo do presente edital é apoiar financeiramente projetos
NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS. ( ):
NOME DO PROJETO: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL PDRIS Nº ACORDO EMPRÉSTIMO: 8185-0/BR NÃO OBJEÇÃO - (TERMO DE REFERÊNCIA) Nº DO TDR: 01/2015 DATA: ( 01/03/2014) COMPONENTE:
ANEXO II ROTEIRO PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DA PRÁTICA DE GESTÃO
ANEXO II ROTEIRO PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DA PRÁTICA DE GESTÃO Olá, I) APRESENTAÇÃO É com muito orgulho que a AMM Associação Mineira de Municípios vem, por meio do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão
Política Inst. Concessão de Patrocínio
Política de Backup Política de Backup Política Inst. Concessão de Patrocínio Página 1 de 5 1. Descrição Política Institucional de Concessão de Patrocínio A Política de Patrocínio da Cooperativa de Economia
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ESCOLA DE EXTENSÃO
BOLSAS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI
Página 1 de 13 BOLSAS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI RN-041/2013 Estabelecer as normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas de longa duração do Programa de Capacitação
Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização
Disciplina: Orçamento Empresarial Contextualização A complexidade do ambiente onde as empresas atuam requer a adoção de estratégias e ferramentas adequadas para lidar com os constantes desafios e com a
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UEL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL 2016
CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UEL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL 2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade
Impactos da transferência de tecnologia como resultado da atuação dos NIT SEBRAE NACIONAL/UAITS. Adriana Dantas Gonçalves Maio de 2017
Impactos da transferência de tecnologia como resultado da atuação dos NIT SEBRAE NACIONAL/UAITS Adriana Dantas Gonçalves Maio de 2017 Desafios e eixos de atuação Transversalidade no atendimento Intervenção
Gestão da Tecnologia da Informação
TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)
CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES. 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória.
CONDIÇÕES DE ADMISSIBILIDADE CONDIÇÕES EXCLUDENTES 1 Apresentação telemática no prazo estabelecido na convocatória. 2 Apresentação do formulário completo. 3 Orçamento FEDER em conformidade com o que está
UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo
UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos
4 Perfil do Quadro de Servidores
4 Perfil do Quadro de Servidores 4.1 Servidores Docentes O quadro de servidores docentes do IFRO é composto por Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico regidos pela Lei nº 8.112/90 e Lei nº
SELEÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FUNASA ANEXOS
SELEÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FUNASA ANEXOS ANEXO I PROJETO BÁSICO Identificação da instituição Proponente (Papel Timbrado) I. CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE PROPONENTE: 1.1. Identificação da
Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC - CBPM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE PROCESSO I - APRESENTAÇÃO Estas instruções para elaboração de
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF>
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE CREA- Apresentamos plano de trabalho, conforme disposto no Capítulo II, item 2, do Manual de Convênios
SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia SISTEMÁTICA PARA O ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ
EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,
A Importância da Liderança na Cultura da Excelência
XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;
FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS
FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DADOS DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE Razão Social CNPJ Inscrição Endereço Completo Telefone Email Representante Legal Endereço Completo RG Telefone CPF Email
PROGRAMA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA TCT
EDITAL FAPERJ N.º 08/2007 PROGRAMA TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA TCT O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Carlos
Seleção de Serviços. https://docs.google.com/forms/d/1wimsrs5a6pxvmpspl59vkfx_zkvlcmgibvp_exbv5i4/viewfor m?edit_requested=true
Seleção de Serviços Consultoria sobre a verificação dos mecanismos de controle interno e social da atividade de política comunitária nos territórios-alvo do Programa de Oportunidades e Direitos no Estado
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES-EACH SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES-EACH SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL ATAC/CPG/EACH 17/2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA
SUMÁRIO PLATAFORMA LATTES CURRÍCULO LATTES ATUALIZAÇÃO Documentos que devem ser apresentados Formação Acadêmica...
SUMÁRIO PLATAFORMA LATTES... 03 CURRÍCULO LATTES ATUALIZAÇÃO... 04 Documentos que devem ser apresentados... 04 Formação Acadêmica... 04 Atuação Profissional... 05 Produção Bibliográfica, Técnica e Artística
PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018
PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico
Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso.
ATIVIDADE INTEGRADORA CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR CIRCUITO: 9 PERIODO: 7º Caro (a) aluno (a), Esta atividade deverá ser desenvolvida individualmente
CEPUERJ CENTRO DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CEPUERJ CENTRO DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MISSÃO DA UNIDADE: Fomentar a atividade acadêmica, promover o intercâmbio da Universidade com órgãos públicos, empresas privadas e
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AÇÃO SOCIAL
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AÇÃO SOCIAL E D I T A L / P R O P E P G N º 1 2 d e 0 4 d e a g o s t o d e 2 0 1 7 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEPG, visando aperfeiçoar as ações
Marcelo Henrique dos Santos
Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: [email protected] TECNOLOGIA
EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO
EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO O Sistema FIEMG em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento
AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO
AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO Período de Ingresso: Título do projeto: Aluno(a): Avaliação ( ) aprovado ( ) aprovado com correção ( ) reprovado Nome do avaliador (a): Assinatura do avaliador (a)
Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC.
Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC [email protected] http://www.inf.ufsc.br/~dovicchi Programa Projetos e Metodologias Tipos e abordagens Organização Estimativas de Esforço e Gerência de Riscos
TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO
Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de
TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN MCT 1 VAGA
INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) - TECN 3.1.6 - MCT 1 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Prestação de serviços de pessoa física para a elaboração de documento
VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB
VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB Período: 18 a 21 DE OUTUBRO de 2011 Campus I da UEPB ASSUNTO:
CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
2009 PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS PNC/PR Elias Araujo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Texto de apoio
Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa
Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil
Patricia de Campos Couto MS/SCTIE/DECIT/CGPC
Patricia de Campos Couto MS/SCTIE/DECIT/CGPC AVALIAÇÃO DOS PROJETOS Diligências/informações INSTITUIÇÕES Projeto SE Credenciamento Distribuição SECRETARIAS Análise Parecer conclusivo SECRETARIAS Acompanhamento
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT
1 FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO NÚCLEO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOPI PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - PROMICT EDITAL 02/2016 A Faculdade Metropolitana de Manaus,
