PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão"

Transcrição

1 Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada Luiz Leão luizleao@gmail.com

2 Conteúdo Programático Apresentar o conceito de TCC Discutir os aspectos elementares relacionados ao TCC Apresentar estratégias para escolha do tema e estruturação do trabalho

3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título de Bacharel em Sistemas de Informação. Projeto TCC. + Elaboração de TCC Na produção do TCC, o aluno deve evidenciar a articulação entre a teoria e a prática vista ao longo do curso. Na confecção do TCC, o discente tomará como base conceitos teóricos, podendo aplicar metodologias, técnicas ou ferramentas, estudando aplicações, dentre outros.

4 Projeto TCC em Sistemas de Informação Atividades a serem desenvolvidas: Definir o tema a ser desenvolvido; Identificar o problema, fazendo a sua descrição; Elaborar os objetivos da pesquisa; Realizar revisão bibliográfica sobre o tema escolhido; Definir o método que utilizará na pesquisa; Escrever uma justificativa que indique a relevância de seu trabalho Definir os resultados esperados, prevendo possíveis limitações do trabalho.

5 Elaboração de TCC Atividades a serem desenvolvidas: Revisão e atualização da proposta já apresentada e aprovada; Desenvolvimento do projeto Apresentação do projeto

6 Vamos ao Trabalho! Projeto de TCC em Sistemas de Informação

7 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TCC Serão consideradas duas etapas: I. Escolha e delimitação do tema; II. Elaboração e aprovação de anteprojeto.

8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC EM SI AV1 AV2 AV3 Definição do tema Identificação do problema (com a sua descrição, bem como os objetivos da pesquisa). Projeto completo - Revisão bibliográfica - Definição do método que será utilizado na pesquisa - Justificativa que indique a relevância do trabalho - Definição dos resultados esperados, prevendo possíveis limitações do trabalho. Revisão e/ou correção do trabalho apresentado.

9 TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O escopo e o formato do TCC variam conforme o curso do aluno e seu nível de estudo. Monografia (Graduação e Pós Graduação) Dissertação (Mestrado) Tese (Doutorado)

10 DEFINIÇÃO DO TEMA Primeiras etapas que devem ser definidas em um projeto: Tema Escopo Problemática

11 DEFINIÇÃO DO TEMA Primeiras etapas que devem ser definidas em um projeto: Tema Ideal que seja relacionado a uma área sobre a Escopo qual você já tenha algum conhecimento ou pela qual esteja bastante interessado. Problemática

12 DEFINIÇÃO DO TEMA Primeiras etapas que devem ser definidas em um projeto: Tema Escopo Escopo bem delimitado. Problemática Não englobar uma área muito ampla de problemas a serem resolvidos pelo projeto. Não ser específico demais a ponto de ficar sem funcionalidades o suficiente para compor um sistema.

13 DEFINIÇÃO DO TEMA Primeiras etapas que devem ser definidas em um projeto: Tema Escopo Problemática Tratar um ou mais problemas dentro de um tema específico. Apresentar a solução mais apropriada para tais problemas. Justificar a necessidade de resolução do problema, ressaltando o valor agregado por sua proposta.

14 COMO ESCOLHER UM PROBLEMA Reflita sobre as áreas do mundo real que ainda carecem de soluções ou melhorias. Pense nos problemas que você já vivenciou na pele e que poderiam ter sido resolvidos com a ajuda da tecnologia. Reflita também sobre as disciplinas da graduação e sobre o que ouviu de seus professores. Quando as ideias começarem a surgir, faça uma lista anotando o que for relevante para que se lembre dela no futuro.

15 COMO ESCOLHER UM PROBLEMA Você pode tratar problemas que envolvam: o projeto e a construção de um sistema; o trabalho com o cliente; a pesquisa sobre determinada teoria; a avaliação de um sistema; uma especificação teórica, dentre outros.

16 COMO ESCOLHER UM PROBLEMA Seja qual for sua intenção, entretanto, o ideal é que você faça algumas pesquisas e, consequentemente, uma série de leituras sobre o que anda sendo discutido na área, quais os problemas correntes ainda não solucionados e quais as tendências atuais em termos de desenvolvimento de soluções. CUIDADO COM O TEMPO.

17 ESCOLHA DO PROBLEMA Ao escolher um problema, verifique não só sua adequação no que diz respeito à utilidade da solução proposta, mas também o seu conhecimento com relação aos recursos necessários à implementação da solução. Aprender algo novo é sempre interessante, mas as restrições de cronograma podem tornar inviável o aprendizado de algo totalmente novo a tempo da conclusão de seu projeto.

18 COMO ESCOLHER UM PROBLEMA Não vá adiante na elaboração de seu projeto sem que seu tutor lhe dê seu aval sobre sua escolha. Converse com ele sempre antes de tomar uma decisão importante referente a seu trabalho.

19 PLANEJAMENTO Estabelecer um plano no qual estejam definidas não somente as atividades, mas também o tempo a ser investido em cada uma delas; Será necessário considerar: as leituras para aprofundamento do tema; a condução das fases de análise e implementação do sistema; testes; avaliações, etc.

20 PLANEJAMENTO Registre as atividades, os recursos necessários para implementá-las e os resultados intermediários a serem alcançados e mantenha controle sobre eles ao longo da realização do projeto. Incluir uma análise de riscos dos possíveis problemas indesejados que você pode encontrar ao longo do projeto e que podem comprometer sua qualidade ou sua completude.

21 ANÁLISE DE RISCOS O objetivo da análise de riscos é prepará-lo para enfrentar os possíveis riscos e minimizar os danos que podem causar. Identificar: os riscos particulares; seu grau de severidade; a probabilidade de ocorrerem; abordagens para sua prevenção; formas de eliminar esses riscos caso a prevenção não seja possível.

22 Determinar o público-alvo de seu trabalho é outro ponto importante. Que indivíduos ou grupos você espera que leiam seu projeto; Que conhecimento técnico eles possuem O que eles devem conseguir extrair de conhecimento após a leitura de seu trabalho? Responder a essas perguntas lhe ajudará a definir o tipo de linguagem a ser usada na redação de seu projeto e a importância, ou não, da inclusão de um glossário de termos técnicos, por exemplo.

23 MATERIAL DE PESQUISA Com o Tema definido e aprovado pelo seu tutor, você deverá adotar um método de trabalho de modo a não se perder nas inúmeras tarefas que envolvem a construção de seu projeto. Com o tema escolhido procure selecionar seu material e prender-se a ele ao longo do trabalho de modo a não perder tempo em leituras inúteis ou que agregarão poucas informações relevantes ao que você já sabe.

24 ESTRUTURAÇÃO DO TRABAHO Independente da área à qual se aplica, um bom trabalho de conclusão de curso deve ser muito bem estruturado. seções logicamente delimitadas e escritas de forma clara e objetiva. Versão Final do Projeto: Livre de erros conceituais; Livre de erros ortografia e gramática; Estruturação do Texto Normas da ABNT

25 ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS Principais normas relacionadas a trabalhos científicos: NBR Características relacionadas à inclusão de citações. NBR Princípios gerais para elaboração de trabalhos científicos. NBR 6023 Características relacionadas às referências bibliográficas. NBR 6027 Aspectos envolvidos na apresentação do sumário do trabalho. NBR 6028 Forma de apresentação do resumo e do abstract do trabalho.

26 SAIBA MAIS... ABNT:

O planejamento de artigos científicos

O planejamento de artigos científicos O planejamento de artigos científicos Prof.ª Ana Maria Torres Alvarez Universidade Federal de Ouro Preto Julho de 2009 Iniciando a conversa Quem tem facilidade para escrever trabalhos científicos? Quem

Leia mais

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC.

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC dovicchi@inf.ufsc.br http://www.inf.ufsc.br/~dovicchi Programa Projetos e Metodologias Tipos e abordagens Organização Estimativas de Esforço e Gerência de Riscos

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Trabalho de Conclusão de Curso O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), na modalidade de monografia científica, é obrigatório e requisito parcial para a obtenção do título

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA 1. POR QUE ESCREVER UMA MONOGRAFIA? - Quem conclui um curso universitário deve dominar o estudo e organização de um assunto de forma diferenciada de quem não tem formação

Leia mais

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES R E S O L U Ç Ã O N. 54/2008 CONSUN APROVA O REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO FINAL (OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC), DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DO CCET CÂMPUS CURITIBA, PARA INGRESSANTES

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico?

Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico? Qual a diferença entre Monografia, TCC e Artigo Científico? Oi pessoal, tudo bom? Hoje nós vamos falar sobre a diferença de artigo científico, TCC e monografia. Mas antes, precisamos passar por aquela

Leia mais

Organização Solange Sprandel da Silva Itaira Susko Gabriel Bonetto Bampi Ivanir Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Camila Candeia Paz Fachi

Organização Solange Sprandel da Silva Itaira Susko Gabriel Bonetto Bampi Ivanir Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Camila Candeia Paz Fachi Organização Solange Sprandel da Silva Itaira Susko Gabriel Bonetto Bampi Ivanir Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Camila Candeia Paz Fachi GUIA DE PESQUISA Pós-Graduação Lato Sensu UnC UNIVERSIDADE

Leia mais

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 3 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVO Art. 1 O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia é trabalho de natureza monográfica, técnica e científica

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 6- Desenvolvendo o texto do Trabalho de Conclusão de Curso

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 6- Desenvolvendo o texto do Trabalho de Conclusão de Curso Aula 6- Desenvolvendo o texto do Trabalho de Conclusão de Curso Objetivo desta sexta aula Identificar como deve ser o desenvolvimento da escrita do projeto. Apresentar técnicas de como estruturar seu tema,

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO]

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO] PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TCC [TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO] Professor Ms Francisco de Assis Batista da Silva, Mestre em Educação. Professora MsC Daniella Ribeiro Guimarães Mendes, Coordenadora de

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO UNISAL UNIDADE AMERICANA CAMPUS MARIA AUXILIADORA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO UNISAL UNIDADE AMERICANA CAMPUS MARIA AUXILIADORA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO UNISAL UNIDADE AMERICANA CAMPUS MARIA AUXILIADORA Regulamento que disciplina a Monografia para os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário

Leia mais

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ( TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. 1 FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. Institui o Regulamento para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, para o curso de Pedagogia.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 Estabelece as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Nutrição. CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL Art. 1º. A execução e aprovação no

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NORMA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Esta Norma regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

Anexo I Modelo de Proposta Estruturado

Anexo I Modelo de Proposta Estruturado Anexo I Modelo de Proposta Estruturado 1 Conforme estabelecido no item 6.6 da Chamada, as propostas deverão incluir um arquivo anexo, seguindo obrigatoriamente o seguinte modelo: 1.1 Título do Projeto:

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Termo de Compromisso de Orientação

Termo de Compromisso de Orientação Apêndice 1 Termo de Compromisso de Orientação Eu, (orientador) assumo o compromisso da orientação do do aluno abaixo: Aluno: E-mail: Fone: Tema: Coorientador: Empresa onde o TCC é realizado (parcial ou

Leia mais

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS CRIXÁS 2016 NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Pesquisa

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

Primeiramente, vamos entender como nosso estudo funcionará: Agora que você já sabe como o processo funciona, vamos ao trabalho!!!

Primeiramente, vamos entender como nosso estudo funcionará: Agora que você já sabe como o processo funciona, vamos ao trabalho!!! Ficha de Aprofundamento Língua Portuguesa 6º ano EF Professor Rodolfo Santiago Olá!! Finalmente nossa primeira ficha de aprofundamento chegou! E ela vem com tudo!! Para que você possa ter sucesso ao estudar

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Campus Grande Florianópolis CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Campus Grande Florianópolis CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Campus Grande Florianópolis CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC RSGQ-19.01

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC RSGQ-19.01 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC RSGQ-19.01 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTAÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia da Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 Define norma pra o Trabalho de Conclusão de Curso.

Leia mais

CURSOS EAD DIRETRIZES: METODOLOGIA DA PESQUISA

CURSOS EAD DIRETRIZES: METODOLOGIA DA PESQUISA CURSOS EAD DIRETRIZES: METODOLOGIA DA PESQUISA Este é um documento que visa oferecer algumas orientações básicas sobre a disciplina de Metodologia da Pesquisa / Métodos e Técnicas de Pesquisa e sobre a

Leia mais

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 7 DISCIPLINA: Trabalho de Conclusaõ de Curso: projeto TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 162 CRÉDITOS: 9 PROFESSORA: Jarbas

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Maria de Fátima Bruno de Faria Valéria Gonçalves da Vinha Renata Lèbre La Rovere Este documento contém orientações gerais

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 Reedita, com alterações, a Resolução nº 02/2016, de 06 de setembro de 2016, que estabeleceu as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC NOME DO ALUNO TEMA SERRA/ ES ANO NOME DO ALUNO TEMA Pré-projeto apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito básico para a apresentação da disciplina

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 9 de fevereiro de 2009.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 9 de fevereiro de 2009. 1 FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 2, de 9 de fevereiro de 2009. Institui o Regulamento para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, para o curso de Pedagogia.

Leia mais

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UNIFESP EPM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UNIFESP EPM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA UNIFESP EPM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA E EXPERIMENTAÇÃO COORDENADOR : PROF. DR. JOSÉ LUIZ MARTINS ORIENTAÇÃO BÁSICA PARA APRESENTAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013

RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 RESOLUÇÃO PLENÁRIA IQB 01/2013 A direção do INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA (IQB) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), em conjunto com os coordenadores dos cursos de Graduação (Química Bacharelado,

Leia mais

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS (IMESA) COORDENADORIA DE INFORMÁTICA

INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS (IMESA) COORDENADORIA DE INFORMÁTICA INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE ASSIS (IMESA) COORDENADORIA DE INFORMÁTICA REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Engenharia Mecânica Organização: Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica Coordenador: Eider Lúcio de Oliveira Goiânia, Fevereiro

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola Politécnica Curso de Engenharia de Computação Campus Curitiba CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O

ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O ORIENTAÇO ES PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVENÇA O O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO? Na perspectiva do desenvolvimento das habilidades e competência do eixo do Programa de Aprendizagem em Atenção

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES Orientar o aluno durante o desenvolvimento do Plano de Trabalho, modelo disponível no Sites Docentes:

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE O trabalho consiste em duas etapas. Na primeira etapa, a equipe deverá apresentar os documentos necessários para especificação do problema e a sua análise, através da UML. Na segunda etapa, a equipe fará

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DE ARTIGO. Título do trabalho: Autor(es): Por favor, marque sua opção nas questões abaixo e apresente comentários por escrito.

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DE ARTIGO. Título do trabalho: Autor(es): Por favor, marque sua opção nas questões abaixo e apresente comentários por escrito. Nomes dos avaliadores: ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DE ARTIGO Título do trabalho: Autor(es): Por favor, marque sua opção nas questões abaixo e apresente comentários por escrito. a) Título 1) O título reflete clara

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Regra Geral para Trabalho de Conclusão de Curso Regra TCC

Regra Geral para Trabalho de Conclusão de Curso Regra TCC Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ENGENHARIA Versão 2 Versão 2.1 27/1/2010 30/7/2010 Regra Geral para Trabalho de Conclusão de Curso Regra TCC Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso Algumas Informações Importantes: a) O modelo da proposta está especificado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE TÍTULO E SUBTÍTULO DO PROJETO Tipo de projeto (marcar a opção com um X): ( ) Ensino ( ) Pesquisa

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

Módulo 4: Capacitação Metodológica e Didático Pedagógica. Estelamaris T Monego

Módulo 4: Capacitação Metodológica e Didático Pedagógica. Estelamaris T Monego Módulo 4: Capacitação Metodológica e Didático Pedagógica Estelamaris T Monego emonego@fanut.ufg.br A metodologia a serviço da organização das nossas informações e dados epidemiológicos Conceituando...

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO

METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO METODOLOGIA DE PESQUISA UNIDADE VI - TRABALHOS ACADÊMICOS E OS INSTRUMENTOS DE ESTUDO 0 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA UNIDADE INSTRUCIONAL VI Autoria: Prof. Msc. Mathias

Leia mais

Aula 1 Projeto de Formatura PF2. PSI2594 2º. Semestre 2014

Aula 1 Projeto de Formatura PF2. PSI2594 2º. Semestre 2014 Aula 1 Projeto de Formatura PF2 PSI2594 2º. Semestre 2014 Agenda Revisão de PF1 Apresentação do PF2 Discussão Sumário Projeto de Formatura I Caderno de Engenharia Relatório Final Apresentações Prova de

Leia mais

Desenvolver no discente o pensamento crítico, concatenando uma teoria específica e a realidade jurídica pertinente;

Desenvolver no discente o pensamento crítico, concatenando uma teoria específica e a realidade jurídica pertinente; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-58 PERÍODO: 9 CRÉDITO: 02 NOME DA DISCIPLINA: MONOGRAFIA I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 DIRETRIZES PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO Regras para a concessão de bolsas de doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Nutrição

Leia mais

Biografia para Esta Aula.

Biografia para Esta Aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Estrutura do TCC Prof. Clovis

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE RIO GRANDE DA SERRA HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA (Tamanho Arial 14 negrito) TEMA (Tamanho Arial

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA PLANO DE ENSINO 2016.2 1 IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: PESQUISA EM

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC Da Introdução Art.1 - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma das atividades que compõem a formação universitária de caráter técnico-científico, sendo

Leia mais

Preparando um projeto de pesquisa - ideias apresentadas no texto de Raul Wazlawick Metodologia de Pesquisa para Ciência da Com

Preparando um projeto de pesquisa - ideias apresentadas no texto de Raul Wazlawick Metodologia de Pesquisa para Ciência da Com Preparando um projeto de pesquisa - ideias apresentadas no texto de Raul Wazlawick Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação Maria Angélica de Oliveira Camargo Brunetto Universidade Estadual de

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO RESOLUÇÃO 01/2017 REGRAS PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade de Caxias do Sul, no exercício das atribuições que lhe

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO

ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO ANEXO I REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - BACHARELADO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I

Leia mais

Escrita da Monografia

Escrita da Monografia Escrita da Monografia SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º- O presente Regulamento estabelece as condições para o desenvolvimento das disciplinas

Leia mais

Metodologia de Pesquisa MP Curso de Especialização em Produção Civil

Metodologia de Pesquisa MP Curso de Especialização em Produção Civil Metodologia de Pesquisa MP Curso de Especialização em Produção Civil 5ª Edição Junho 2013 Prof. Dr. Eduardo Giugliani Site para Consulta http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ 1 NORMAS GERAIS

Leia mais

Anexo I da Resolução n.º 002, de 16 de setembro de 2015.

Anexo I da Resolução n.º 002, de 16 de setembro de 2015. Anexo I da Resolução n.º 002, de 16 de setembro de 2015. Item FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA Forma Inclui elementos fundamentais de um texto (introdução, desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DE ZOOTECNIA O Colegiado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA

DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MUSEOLOGIA DIRETRIZES DA FCS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CAPÍTULO I DO TCC 1. O Trabalho de Conclusão do Curso TCC visa ampliar as condições de formação profissional do aluno por meio da integração

Leia mais

Guia de Orientação para Elaboração de Projeto de Intervenção 1

Guia de Orientação para Elaboração de Projeto de Intervenção 1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA Núcleo de Educação a Distância NEAD Ministério da Educação MEC/SECADI APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Guia de Orientação para Elaboração de Projeto

Leia mais

Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS

Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS Introdução CIÊNCIA (do latim scientia = conhecimento) trata-se do conjunto organizado de saberes relativos a determinada área e que é caracterizado por uma metodologia

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A formatação dos trabalhos realizados na Pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário Franciscano deverá estar de acordo com o item 5 (Regras

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Boa Vista ano NOME DO ALUNO TÍTULO DO

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE. Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ EMENTA

FACULDADE PROJEÇÃO DE. Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ EMENTA PLANO DE ENSINO ECJUS FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ Escola: Nome completo da Escola conforme o PDI Curso: DIREITO Professor: Lélia Júlia de Carvalho Unidade: Disciplina FACULDADE PROJEÇÃO DE GUARÁ Pré-Requisito

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

Plano de Sustentabilidade e Gestão de Água do Prédio E1

Plano de Sustentabilidade e Gestão de Água do Prédio E1 Plano de Sustentabilidade e Gestão de Água do Prédio E1 Tarefa 1 - Plano de Trabalho Apresentação das atividades a serem implantadas Cronograma das atividades Orçamento da mão de obra São Carlos, 11 de

Leia mais