EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ
|
|
|
- Paulo Marinho Azenha
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICA a abertura das inscrições para ATIVIDADES DE EXTENSÃO a serem desenvolvidos no período compreendido entre outubro a dezembro de 2016, conforme normas estabelecidas nesse edital. 1. DEFINIÇÃO DE EXTENSÃO NO USJ 1.1 De acordo com as políticas de extensão do USJ de 2016, a extensão universitária credencia-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações que possibilitem novos meios e processos de produção do conhecimento, inovação e transparência, permitindo a ampliação do acesso ao saber e ao desenvolvimento social do município. 1.2 O USJ concebe a extensão universitária como essencial na integração dos sujeitos em processos de ensino e pesquisa, bem como nos aspectos cultural e científico, que se amplia ao promover o envolvimento da instituição com a sociedade, de modo a produzir e socializar o conhecimento. 1.3 As políticas de Extensão que permeiam as ações do USJ estão orientadas para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Responsabilidade Social. Visam colaborar com o processo de ensino aprendizagem dos alunos e sua relação e compromisso social com a comunidade, seguindo concepções que amparam o tripé: ensino, pesquisa e extensão. 2. DO PROPONENTE 2.1 As propostas de Extensão podem ser desenvolvidas por professores efetivos e substitutos em exercício no semestre 2016/2.
2 3. INSCRIÇÃO DA PROPOSTA 3.1 Para inscrever a atividade de extensão o proponente deverá preencher um formulário (em anexo) disponível no site Menu: Extensão Editais Formulário 3.2 O recebimento da proposta será via setor de Protocolo, das 13:00h às 20h30min, no período de 26/08/2016 a 09/09/ O formulário com a descrição da proposta deverá ser entregue em um envelope fechado e o proponente receberá, no ato da entrega, um protocolo assinado pelo responsável do setor. 4. ÁREAS TEMÁTICAS 4.1 As propostas de atividades de extensão devem estar vinculadas aos cursos de graduação do USJ tendo como referência as áreas temáticas definidas na Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU, 2009, p.15). São as seguintes: Comunicação: mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; Cultura: desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; cultura e memória social; Direitos Humanos e Justiça: capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de grupos sociais; organizações populares; Educação: educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; Meio Ambiente: preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de públicas de meio ambiente; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação ambiental Saúde: capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; esporte, lazer, cursos para a terceira idade.
3 4.1.7 Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; polos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área Trabalho: trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação profissional; cooperativas populares; turismo e oportunidades de trabalho, reorientação profissional e capacitação de gestores públicos. 5 DIRETRIZES PARA AS PROPOSTAS 5.1 As propostas de extensão do USJ deverão atender as diretrizes orientadas pelas Políticas Institucionais de 2016, apresentadas no Quadro 1. Quadro1. Políticas Institucionais e suas respectivas diretrizes. Políticas Institucionais Desenvolvimento Regional Sustentável Responsabilidade Social (Inclusão Social) Diretrizes Preservação da Memória e Patrimônio Cultural Preservação e Sustentabilidade do Meio Ambiente Formação e Capacitação de Pessoas Estímulo à Produção Artística Educação para Diversidade Defesa e Promoção dos Direitos Humanos Educação para Cidadania Educação para Igualdade Étnica Racial 5.2 Para o desenvolvimento da atividade é necessário o envolvimento de no mínimo 1(um) acadêmico em atividade de monitoria, bem como, a previsão de pelo menos 5 (cinco) participantes entre acadêmicos, técnicos e/ou comunidade em geral. 6 ANÁLISE E AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS 6.1 As propostas serão analisadas e deliberadas por comissão propriamente designada pelo Reitor. 6.2 Serão considerados na análise os cinco critérios apresentados no Quadro 2.
4 Quadro 2. Critérios para avaliação das propostas de atividades de extensão. Critérios de Avaliação Nota: 1-5 Impacto social para a sustentabilidade e/ou inclusão; Interdisciplinaridade; Objetivos/Justificativa do atividade Metodologia 1. Número de acadêmicos Nota geral da comissão (média aritmética) 7 CARGA-HORÁRIA DA AÇÃO 7.1 As propostas deverão ser encaminhadas em uma das três modalidades (conforme quadro 3), considerando a carga-horária total da ação, sendo estas horas distribuídas igualmente entre o planejamento e acompanhamento, e a ação efetiva com a comunidade. 7.2 O pagamento ao proponente será de acordo com carga-horária apresentada na coluna Atribuição de carga-horária do quadro 3, nas folhas de pagamento referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de Quadro 3. Horas destinadas a ação com suas respectivas divisões e atribuições. Carga-horária total da ação Planejamento e acompanhamento (50%) Ação efetiva com a comunidade (50%) Atribuição de Carga-horária 72h 36h 36h 6 h /mês 48h 24h 24h 4 h /mês 24h 12h 12h 2 h /mês 8 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES 8.1 Cada ação terá seu desenvolvimento centrado no cumprimento dos objetivos propostos e será acompanhada pela Assessoria de Cultura e Extensão. 8.2 É de responsabilidade do professor o registro de frequência dos participantes e das atividades no sistema acadêmico. 8.3 Somente receberá certificado aquele participante que apresentar frequência igual ou superior a 75% das horas de atividade e que estiver registrado no sistema acadêmico. 8.4 Caso a quantidade de participantes seja inferior ao mínimo estabelecido (cinco inscritos e um acadêmico monitor) a atividade será cancelada. 8.5 O proponente da ação de extensão deverá apresentar o Relatório Técnico Final, conforme modelo disponível no site do USJ, no menu Extensão, até o dia 06 de fevereiro de Os relatórios deverão ser encaminhados à Assessoria de Cultura e Extensão via setor de Protocolo e uma versão digital.
5 8.6 O não cumprimento do prazo de entrega do relatório final bem como os procedimentos da ação de extensão implicará na obrigatoriedade do ressarcimento dos valores creditados ao proponente para o desenvolvimento da proposta de extensão. 9 PERÍODOS E PRAZOS DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 9.1 Os prazos deste edital ocorrerão conforme o quadro 4. Quadro 4. Cronograma ATIVIDADE DATA Protocolo da proposta 26/08/2016 a 09/09/2016 Período de análise das propostas 12/09/2016 a 15/09/2016 Publicação do Resultado 16/09/2016 Início das atividades de extensão 03/10/2016 Término das atividades de Extensão 17/12/2016 Elaboração e envio do relatório final Até 06 de fevereiro de DISPOSIÇÕES FINAIS 10.1 Os casos omissos no presente Edital serão apreciados pela Reitoria. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação. São José, 25 de agosto de Prof. Dr. Juarez Perfeito Reitor do Centro Universitário Municipal de São José USJ
6 ANEXO FORMULÁRIO ATIVIDADE DE EXTENSÃO 2016/2 EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ 1 DESCRIÇÃO DO PROPONENTE Solicitado por: Telefone: Data do Protocolo: Curso de Graduação: 2 DADOS DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO Nome da atividade: Data: Horário: Local: Público-Alvo: 3 TIPO DE ATIVIDADE Área temática: (Verificar item 4 do Edital) Carga Horária Horário de Início Horário de Término Nº de Vagas 3.1 JUSTIFICATIVA 3.2 OBJETIVOS
7 3.3 METODOLOGIA 3.4 DESCRIÇÃO DAS AÇÕES 3.5 PROGRAMAÇÃO/CRONOGRAMA 3.6 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO 3.7 RESULTADOS ESPERADOS 4 RECURSOS NECESSÁRIOS: 4.1 RECURSO AUDIOVISUAL Item: (Auditório, salas de aula, multimídia, microfone, outros.) Qtd. 4.2 RECURSOS DE MARKETING Divulgação: (Cartaz, painel, folder, cobertura fotográfica, inscrição no site, brinde para palestrante) Qtd.
8 5 CARGA HORÁRIA PARA O PROPONENTE (Ver Tabela abaixo) Assinale a carga horária Carga horária total do ação Planejamento e acompanhamento (50%) Ação efetiva com a comunidade (50%) Atribuição de Carga horária 72h 36h 36h 6 h /mês 48h 24h 24h 4 h /mês 24h 12h 12h 2 h /mês 6 AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PELA COMISSÃO CRITÉRIOS Critérios de Avaliação Nota: 1-5 Impacto social da ação em relação a comunidade acadêmica; Interdisciplinaridade; Objetivos/ Justificativa do atividade Metodologia. Número de acadêmicos/as Nota geral da comissão (média aritmética) 7 PARECER DA COMISSÃO DE EXTENSÃO Data / / DEFERIDO ( ) INDEFERIDO ( ) Assinatura Presidente da Comissão
EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO
EDITAL DE CHAMADA INTERNA DE EXTENSÃO Nº 01/2018 CREDENCIAMENTO PARA BANCA DE AVALIADORES DE AÇÕES DE EXTENSÃO A Pró-Reitora de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS-PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO -PIBEX EDITAL Nº 002/2012 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PIBEX EDITAL Nº 006/2015 PROEXAE/UEMA A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade
ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)
EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (EXT-2012) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (EXT-2012) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO A Universidade Federal de Mato Grosso por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência torna público
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT ( )
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT (2017-2018) 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Área Temática: ( ) Comunicação ( ) Cultura e Arte
O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS
O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O ano de 1999 foi um piloto para a classificação das ações de extensão segundo as linhas programáticas que já foram divulgadas e estão disponíveis para consulta no Sistema
MANUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO
MANUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO Barbacena 2016 O presente manual tem por objetivo apresentar informações sobre normas, obrigações e oportunidades da Extensão. Portanto, sua leitura
em formato PDF 07/10/2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MONITORIA - PET - PIBID - PROLICEN - PROTUT - RP XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PRG Nº 032/2018 Retificado em 27/09/2018 A Pró-Reitoria
1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum.
DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. 2 - PROJETO DE EXTENSÃO Conjunto
SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO
SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO SISTEMATIZAÇÃO DAS ÁREAS TEMÁTICAS 1. Todos as atividades de extensão deverão sempre ser classificados segundo a área temática. Como grande número desses programas
O que são os Núcleos Temáticos?
O que são os Núcleos Temáticos? Dispositivos acadêmicos grupais de natureza multidisciplinar e transdisciplinar voltados para a ampliação e aprofundamento de temas de relevância social, cultural e científica
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo)
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Campus MORRINHOS ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO
IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE EXTENSÃO Convocatória Nº 01/2016 IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG (ENEX) 2016 IX ENCONTRO DE
CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 7º CBEU
CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 7º CBEU Tema: INOVAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: valores humanos, tecnológicos e ambientais Local: Ouro Preto - MG Data do Evento: 07 á 09 de setembro 2016 link do site:
EDITAL DE CULTURA - PROCULT-01/ BOLSAS DE EXTENSÃO
EDITAL DE CULTURA - PROCULT-01/2017 - BOLSAS DE EXTENSÃO A torna pública a abertura das inscrições destinadas a selecionar programas e projetos de extensão universitária para o Programa de Incentivo às
EDITAL Nº 003/EXT/2019 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E VIVÊNCIA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO PROCEV EDITAL Nº 003/EXT/2019 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO 1999-2001 (disponível em www.mec.gov.br/sesu/planonaex.shtm) Princípio Básico Eixos Temáticos Objetivos Metas Financiamento Avaliação PRINCÍPIO BÁSICO Tem-se hoje como princípio
EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA
EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do processo de seleção para o Programa de
ANEXO 10 - CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAS
ANEXO 10 - CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAS As ações de extensão são classificadas em programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços, e obedecem às seguintes definições: I PROGRAMA
FACULADADE ESTÁCIO DO RECIFE DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE PROJETOS DE EXTENSÃO - EDITAL
FACULADADE ESTÁCIO DO RECIFE DIREÇÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE PROJETOS DE EXTENSÃO - EDITAL 2016-2017 1 INTRODUÇÃO O Programa de Projetos de Extensão tem o objetivo de contribuir para a formação acadêmica,
EDITAL 086/2014 PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE IDEIAS NOS DIFERENTES SEGMENTOS DA ECONOMIA CRIATIVA
EDITAL 086/2014 PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE IDEIAS NOS DIFERENTES SEGMENTOS DA ECONOMIA CRIATIVA O Centro Universitário Metodista IPA e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por
Plano Nacional de Extensão Universitária
Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada
Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta
Processo Seletivo para Produção de Conteúdo para Cursos de Graduação a Distância. Edital n.º 01/2017
Processo Seletivo para Produção de Conteúdo para Cursos de Graduação a Distância Edital n.º 01/2017 O Reitor do Centro Universitário La Salle Unilasalle Canoas, no uso das suas atribuições legais e regimentais,
CHAMADA PARA A JORNADA DE EXTENSÃO E CULTURA - PRÊMIO MARIA FILINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO JORNADA INTEGRADA DE EXTENSÃO E CULTURA CHAMADA PARA A JORNADA DE EXTENSÃO E CULTURA - PRÊMIO MARIA FILINA A Pró-Reitoria de Extensão da
1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>.
EDITAL N. o 13/2014 /EED/CED/UFSC, DE 02 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE A DISTÂNCIA O Coordenador
CAPÍTULO I DAS MODALIDADES DE EXTENSÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 077/2017-CONSEPE, de 27 de junho de 2017. Dispõe sobre as modalidades e ações de extensão universitária na Universidade
