A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ANEMIA FALCIFORME THE IMPORTANCE OF THE EARLY DIAGNOSIS OF SICKLE CELL ANEMIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ANEMIA FALCIFORME THE IMPORTANCE OF THE EARLY DIAGNOSIS OF SICKLE CELL ANEMIA"

Transcrição

1 670 Faculdades Integradas de Patos Curso de Medicina v. 2, n. 3, out./dez 2017, p ISSN: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ANEMIA FALCIFORME THE IMPORTANCE OF THE EARLY DIAGNOSIS OF SICKLE CELL ANEMIA Andreza de Oliveira Maia Faculdades Integradas de Patos FIP Patos Paraíba - Brasil andrezamaia94@outlook.com Karine Karla Alves Gomes Faculdades Integradas de Patos FIP Patos Paraíba - Brasil karinekarla18@hotmail.com Izadora Ramony Leite da Silva Faculdades Integradas de Patos FIP Patos Paraíba Brasil izadora_ramony@hotmail.com Maria Margareth Camara de Almeida Faculdades Integradas de Patos FIP Patos Paraíba - Brasil megacamara@yahoo.com.br RESUMO Objetivo: O objetivo do presente artigo foi buscar na literatura pertinente e atual a importância do diagnóstico precoce da anemia Falciforme, sobretudo em neonatos, minimizando assim o número de crises falcêmicas e consequente lesões em órgãos vitais, permitindo uma melhor qualidade de vida aos portadores. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou artigos científicos disponíveis nas bases de dados Scielo e PubMed para embasamento teórico. Resultados: A quantidade de neonatos falcemicos que nascem no Brasil, chega a ser entre 700 a 1000 casos anuais, e isso gera um grande problema de saúde pública, o diagnóstico precoce também pode evitar ou reduzir as complicações clínicas da doença. Conclusões: O trabalho permitiu avaliar o quanto é importante o diagnóstico precoce da anemia falciforme principalmente para os neonatos, além de se fazer a diferenciação dos indivíduos homozigotos e heterozigotos, e mostrar a importância que tem o aconselhamento genético em pais que são portadores do traço falcêmico, onde os mesmos possuem 25% de ter um filho com a doença. Com isso é possível constatar a importância dos programas de triagem neonatal, aconselhamentos e orientação aos portadores e seus familiares, diminuindo assim os problemas de saúde pública. Palavras-Chave: Anemia falciforme. Diagnóstico. Neonatos. ABSTRACT Objective: Because sickle cell anemia be a genetic disease that has no cure, prevalent in the world, besides being considered a public health problem in Brazil, and have a high index mortality especially in newborns, this job has as porpose show that when diagnosed early, the carriers of the anemia and sickle cell trait can receive care suitable, reducing mortality rates. Methods: It is of a review integrative that used scientific articles available in the bases of data of Scielo and PubMed for theoretical background.

2 671 Results: The amount of neonates falcemic that are born in Brazil, arrives to be between 700 and 1000 annual cases, and this generates a big problem public health, early diagnosis you can also avoid or reduce complications clinics of the disease. Conclusions: The work allowed how important is it early diagnosis of sickle cell anemia especially for newborns, besides doing the differentiation of homozygous individuals and heterozygotes, and show the importance who has genetic counseling in parents who are carriers of the sickle cell trait, where the same have 25% of a son with the disease. With this it is possible to verify the importance of programs neonatal screening, advice and guidance to bearers and their families, thus decreasing public health problems. Keywords: Sickle cell. Diagnosis. Infant. 1. Introdução A hemoglobina tem como função principal realizar o transporte de oxigênio (O 2 ) e gás carbônico (CO 2 )¹. Na doença falciforme a Hb S está presente em homozigose (Hb SS) e manifesta diversas alterações clinicas variadas, como obstrução vascular, dor e lesão de órgãos. Já os indivíduos em heterozigose (Hb AS) geralmente são assintomáticos². Esta caracteriza-se por uma alteração na molécula de hemoglobina (Hb), onde ocorre a troca da base nitrogenada adenina pela base timina codificando o aminoácido valina ao invés de ácido glutâmico, resultando na síntese da hemoglobina S (HbS), uma variável estrutural, ao invés da hemoglobina normal denominada HbA³. É a doença hereditária mais prevalente no Brasil, chegando a acometer de 0,1% à 0,3% da população de negroide, favorecendo um grave problema de saúde pública com tendência a atingir parcela cada vez mais significante da população devido ao alto grau de miscigenação em nosso país. Com aproximadamente 270 milhões de pessoas portadoras do gene da hemoglobina S 4. Os pacientes que são portadores da anemia falciforme podem apresentar diversas manifestações clínicas como a anemia, úlceras de perna, infecções, inflamações, crises vaso oclusivas, febre, crises dolorosas, síndrome torácica aguda, sequestro esplênico, acidente vascular cerebral, crise aplástica, alterações hepáticas secundárias ao processo de Falcilização, complicações pulmonares, hipertensão pulmonar, complicações cardíacas e priapismo 5. A identificação de hemoglobinas anormais em neonatos permite o diagnóstico precoce de portadores de anemia falciforme evitando ou diminuindo as complicações clínicas da doença. As infecções pneumocócicas são uma das principais causas de mortalidade nesses pacientes 6-8. Contudo, a triagem neonatal permite a identificação de portadores e de casais de risco pelo estudo retrospectivo das famílias dos neonatos afetados, os quais poderá ser dado aconselhamento genético que possibilite uma decisão consciente em uma futura gravidez 9. Os indivíduos com heterozigose para a Hb S são chamados traço falciforme (Hb AS) e não exibem manifestações clínicas. Os mesmos são assintomáticos, apesar de

3 672 trabalhos científicos associarem complicações clínicas, de alguns portadores do alelo em heterozigose, a condições que possibilitam o processo de falcização dos eritrócitos A ausência de sintomas clínicos para o heterozigoto oferece desvantagem ao portador, seu diagnóstico muitas vezes ocorre em decorrência do nascimento de filhos com a doença, o que pode ocorrer com a união de duas pessoas traço falciforme 11,12. O programa de triagem neonatal teve início na década de 50, apontado para doenças metabólicas, como a fenilcetonúria, e foi colocado como rotina na década de 60 em países como os Estados Unidos 9. Desde então, as triagens populacionais de rotina no período neonatal têm ganho importância no campo da pediatria preventiva 13. A anemia falciforme é uma doença genética na qual é possível detectar precocemente o estado do portador, induzindo vários países, a começar pelos Estados Unidos, a iniciar programas de triagem neonatal visando estabelecer o diagnóstico precoce das síndromes falciformes e estabelecer programas de acompanhamento destes pacientes, aconselhamento e orientação de seus familiares 14. O empenho em reduzir a morbimortalidade por meio de triagem neonatal esbarra na imperiosa necessidade de seguimento dessas crianças e não apenas no estabelecimento de seus diagnósticos 15. O diagnóstico precoce de qualquer patologia genética permite que tanto o tratamento quanto os programas de prevenção de futuros casos sejam estabelecidos imediatamente 14.Quanto mais cedo se tem o diagnóstico de anemia falciforme, mais precocemente podem-se criar medidas que visem a reduzir a morbimortalidade nesse grupo de pacientes e prevenir sequelas que interfiram diretamente no bem-estar dessa população. A detecção de um caso positivo põe a família de sobreaviso e permite a prevenção de complicações e o aconselhamento genético A análise laboratorial da anemia falciforme é feita por meio de eletroforese de hemoglobina, focalização isoelétrica ou (HPLC) cromatografia líquida de alta performance 19. Os procedimentos utilizados identificam, além da doença falciforme, outras hemoglobinopatias, assim como as crianças heterozigotas 20,21. Embora a anemia falciforme seja uma doença genética que não tem cura, o diagnóstico precoce reduz as chances de danos graves nos órgãos, proporcionando ao portador uma qualidade de vida melhor 22. Seus tratamentos se baseiam em medidas profiláticas direcionadas ao quadro em que o paciente apresenta, respeitando a característica de cada caso. Dentre essas medidas podemos destacar uma boa nutrição, hidratação, profilaxia contra infecções, terapia transfusional e analgesia. A prevenção de complicações na doença falciforme se deve ao diagnóstico precoce através do teste do pezinho, a imunização com as vacinas do calendário e as adicionais como: ao tratamento preventivo com penicilina 5.

4 Metodos Trata-se de uma revisão de literatura, feita em outubro de 2016 nos seguintes bancos de dados: PubMed e na biblioteca SciELO (Scientific Electronic Library on Line) com os seguintes critérios de inserção: Anemia falciforme com ênfase no diagnóstico precoce da doença, resultando em uma pesquisa qualitativa. Foram utilizados 22 artigos selecionados de acordo com o objetivo do referente trabalho utilizando como principal termo Diagóstico Precoce da Anemia Falciforme. 3. Resultados Foram encontrados 30 artigos com o tema Diagnóstico da Anemia Falcifforme mas como havia a restrição no tema sobre a precocidade no Diagnóstico apenas 22 artigos puderam ser utilizados. A anemia falciforme é uma hemoglobinopatia que chega a afetar cerca de 700 a 1000 casos anuais, e isso vem gerado um grande problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo. O paciente falcêmico precisa de cuidados especiais e do apoio da família e dos profissionais da saúde, para que o mesmo possa ter um tratamento adequado. As manifestações clinicas da doença são bastantes severas, e elas podem vir de maneira isolada ou em um único período. O diagnóstico neonatal precoce é realizado pelo teste do pezinho que é um teste de triagem e está inserido como teste obrigatório pelo SUS. Também, quando surgem suspeitas da doença, pode ser feito o teste de falcização, hemograma e eletroforese de hemoglobina, os quais possibilita diagnosticar precocemente a anemia falciforme, resultando assim em uma melhor qualidade de vida para o paciente, onde o mesmo poderá contar com o tratamento ideal bem no início da doença, diminuindo assim as crises dolorosas no paciente. 4. Discussão A pesquisas revelam que cerca de 25 a 30% dos neonatos que são portadores da anemia falciforme morrem antes dos cinco anos de idade. Neste aspecto, os exames de triagem neonatais são de grande relevância devido proporcionar uma detecção precoce da doença, e consequentemente proporcionar o tratamento adequado para essa população. Contribuindo assim, com a qualidade e ao aumento da expectativa de vida. 5. Conclusão Qualquer patologia quando diagnosticada em seu estado inicial, há uma maior possibilidade de cura e/ou melhor qualidade de vida. Nos indivíduos com anemia

5 674 falciforme ou são portadores do traço falcêmico, a doença não tem cura, por isso a importância do diagnóstico precoce para esses indivíduos. Além disso esses indivíduos diagnosticados podem contar com o apoio de programas de saúde pública, e ter uma orientação de aconselhamento genético, principalmente para os indivíduos que tiveram casamento consanguíneo, onde os mesmos terão conhecimento da doença e poderão optar ou não por uma gestação. O estudo realizado foi fundamental para aprofundar o conhecimento e esclarecer melhor as informações sobre os pacientes acometidos pela Anemia Falciforme, bem como alguma variabilidade que a mesma apresenta. Além de enfatizar a imensa importância dos exames de triagem para a população, podendo por meios destes diagnosticar de forma precoce a doença. Referências 1. Brandan N, Agruirre MV, Giménez CE. Hemoglobina. Cátedra de Bioquímica. Facultad de Medicina UNNE Silveira ZML, Silva EM, Torreão NKAM, Bezerra IM, Medeiros TMD. Variantes estruturais da hemoglobina: estudo sobre prevalência em militares. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro 2008; 40(2): Stypulkowski JB, Manfredini V. Alterações hemostáticas em pacientes com doença falciforme. Rev. bras. hematol. hemoter. 2010;32(1): Bandeira FMGC, Bezerra MAC, Santos MNN, Gomes YM, Araújo AS, Abatha FGC. Importância dos programas de triagem para o gene da hemoglobina S. 2007; Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de diagnóstico e tratamento de doenças falciformes Chapman CS. Neonatal screening for haemoglobinophaties. Clin Lab Haematol 1999; 21: Gaston MH, Ve rter JI, Woods G, Pe g e l ow C, Kelleher J, Presbury G, et al. Prophylaxis with oral penicillinin children with sickle cell anemia: a randomized trial. N Engl J Med 1986; 314: Githens JH, Lane PA, Mc Cu rdy RS, Houston ML,Mc Kinna JD, Cole DM. Ne w b o rn screening for hemoglobinopathies in Colorado. Am J Dis Child 1990; 144: Pantaleão SM, Medeiros Filho JG, Numesmaia HG, Vieira J. Triagem de hemoglobinopatias estruturais em recém-nascidos de João Pessoa - PB. Rev Bras Patol Clin. 1993;29: Murao M, Maria Helena CF. Traço falciforme: heterozigose para hemoglobina S. Rev. bras. hematol. Hemoter. 2007; 29(3):

6 Naoum PC. Prevalência e controle da hemoglobina S. Rev. bras. hematol. hemoter. 2000; 22(supl. 2): Cançado RD, Jesus JAA. A doença faciforme no Brasil. Revista brasileira de Hematologia. 2007; 29(3): Naylor EW. Recents Developments in Neonatal Screening. Semin Perinatol. 1985;9: Serjeant BE, Forbes M, Williams LL, Serjeant GR. Screening cord bloods for detection of sickle cell disease in Jamaica. Clin Chem. 1974;20: Vichinsky E, Hurst D, Earles A, Kelman K, Lubin B. Newborn screening for sickle cell disease: effect on mortality. Pediatrics. 1988;81: Lobel JS, Cameron BF, Johnson E, Smith D, Kalinyak K. Value of screening umbilical cord blood for hemoglobinopathy. Pediatrics. 1989;83: Lee.A, Thomas P, Cupidore L, Serjeant B, Serjeant G.Improved survival in homozygous sickle cell disease: lessons from a cohort study. Br Med J. 1995;311: Al-Ahmed S, Saleem M, Modell B, Petrou M. Screening extended families for genetic hemoglobin disorders in Pakistan. New England. J Med. 2002;347: Serjeant GR. A doença da célula falciforme. Anais Nestlè. 1999;58: Embury SH et al (eds.). Sickle Cell Disease: Basic Principles and Clinical Practice, 1th ed. New York: Raven Press, 1994, p Naoum PC. Diagnóstico das Hemoglobinopatias. São Paulo, Sarvier. Ed. Livros Médicos. 1987: Silva LPAD, Nova NCV, Lucena R. Sickle Cell anemia and hearing loss among children and youngsters: literature review. Brazilian journal of otorhinolaryngology. 2012; 78(1):

PALAVRAS CHAVE: anemia falciforme, hemoglobina S, hemoglobinopatia, triagem neonatal, anemia.

PALAVRAS CHAVE: anemia falciforme, hemoglobina S, hemoglobinopatia, triagem neonatal, anemia. Anemia falciforme: um problema de saúde pública, o papel da triagem neonatal no diagnóstico e o acompanhamento terapêutico Sickle cell disease: a problem of public health, the role of neonatal screening

Leia mais

INCIDÊNCIA DA ANEMIA FALCIFORME NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CHAPADA E SÃO JOSÉ, NO ESTADO DO TOCANTINS.

INCIDÊNCIA DA ANEMIA FALCIFORME NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CHAPADA E SÃO JOSÉ, NO ESTADO DO TOCANTINS. 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas INCIDÊNCIA DA ANEMIA FALCIFORME NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CHAPADA E SÃO JOSÉ, NO ESTADO DO TOCANTINS. Luciana da Costa da Silva 1 ; Carla Simone Seibert

Leia mais

TÍTULO: ANEMIA FALCIFORME: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, O PAPEL DA TRIAGEM NEONATAL NO DIAGNÓSTICO E O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

TÍTULO: ANEMIA FALCIFORME: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, O PAPEL DA TRIAGEM NEONATAL NO DIAGNÓSTICO E O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANEMIA FALCIFORME: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, O PAPEL DA TRIAGEM NEONATAL NO DIAGNÓSTICO

Leia mais

Importância dos programas de triagem para o gene da hemoglobina S

Importância dos programas de triagem para o gene da hemoglobina S Bandeira FMGC et al Rev. bras. hematol. hemoter. 2007;29(2):179-184 Revisão / Review Importância dos programas de triagem para o gene da hemoglobina S Importance of screening programs of the hemoglobin

Leia mais

INCIDÊNCIA DA ANEMIA FALCIFORME NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MORRO DE SÃO JOÃO E REDENÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS.

INCIDÊNCIA DA ANEMIA FALCIFORME NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MORRO DE SÃO JOÃO E REDENÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS. INCIDÊNCIA DA ANEMIA FALCIFORME NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MORRO DE SÃO JOÃO E REDENÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS. Luciana da Costa da Silva 1 ; Carla Simone Seibert 2 1 Aluna do Curso de Ciências Biológicas;

Leia mais

ANEMIA FALCIFORME: DA ETIOLOGIA À CURA

ANEMIA FALCIFORME: DA ETIOLOGIA À CURA II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 ANEMIA FALCIFORME: DA ETIOLOGIA À CURA Mirela Feistauer a, Aline de Souza Nora b, Tiago Capellati

Leia mais

INCIDENCE OF FALCIFORM ANAEMIA, FALCIFORM TRACE AND HEMOGLOBIN PROFILE OF THE CASES DIAGNOSED IN NEONATAL SORTING IN RONDÔNIA STATE IN 2003.

INCIDENCE OF FALCIFORM ANAEMIA, FALCIFORM TRACE AND HEMOGLOBIN PROFILE OF THE CASES DIAGNOSED IN NEONATAL SORTING IN RONDÔNIA STATE IN 2003. 43 INCIDÊNCIA DE ANEMIA FALCIFORME, TRAÇO FALCÊMICO E PERFIL HEMOGLOBINICO DOS CASOS DIAGNOSTICADO NA TRIAGEM NEONATAL NO ESTADO DE RONDÔNIA NO ANO DE 2003. INCIDENCE OF FALCIFORM ANAEMIA, FALCIFORM TRACE

Leia mais

Anemia Falciforme. Anemia Falciforme. Wilson Marques da Rosa Filho

Anemia Falciforme. Anemia Falciforme. Wilson Marques da Rosa Filho Anemia Falciforme Wilson Marques da Rosa Filho 1 Anemia Falciforme 2ª edição: setembro de 2016 Anemia Falciforme / Wilson Marques da Rosa Filho São Paulo: Perse Publique-se, 2016. 217 p. 21 cm. 1. Genética

Leia mais

Triagem neonatal como um problema de saúde pública

Triagem neonatal como um problema de saúde pública Artigo / Article Triagem neonatal como um problema de saúde pública The importance of the hemoglobinopathy detection in National Neonatal Screening Programs Carlos Eduardo Backes 1 Fernanda G. Mallmann

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CLEUDINALDO GUIMARÃES SILES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CLEUDINALDO GUIMARÃES SILES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CLEUDINALDO GUIMARÃES SILES INCIDÊNCIA DE CASOS DE ANEMIA FALCIFORME POR MEIO DE TRIAGEM NEONATAL NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA, ESTADO DE SÃO PAULO, NO ANO DE 2010. PERUIBE

Leia mais

Clinical and health care aspects of patients with sickle cell disease from Primary Health Care Units in

Clinical and health care aspects of patients with sickle cell disease from Primary Health Care Units in Artigo Original Aspectos clínicos e assistenciais dos pacientes portadores de anemia falciforme em Unidades Básicas de Saúde do Centro-Oeste do Brasil Clinical and health care aspects of patients with

Leia mais

Artigo ASPECTOS CLÍNICOS E MOLECULARES DA ANEMIA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Artigo ASPECTOS CLÍNICOS E MOLECULARES DA ANEMIA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE LITERATURA ASPECTOS CLÍNICOS E MOLECULARES DA ANEMIA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE LITERATURA CLINICAL AND MOLECULAR ASPECTS OF SICKLE CELL ANEMIA: A LITERATURE REVIEW Carla Vaneska Fernandes Leal 1 Albert Eduardo Silva

Leia mais

TRAÇO FALCIFORME: ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS LABORATO- RIAIS UTILIZADAS PARA A TRIAGEM DA DOENÇA

TRAÇO FALCIFORME: ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS LABORATO- RIAIS UTILIZADAS PARA A TRIAGEM DA DOENÇA 74 TRAÇO FALCIFORME: ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICAS LABORATO- RIAIS UTILIZADAS PARA A TRIAGEM DA DOENÇA SICKLE CELL TRAIT: A COMPARATIVE STUDY OF LABORATORY TECHNIQUES USED FOR SCREENING THE DISEASE. Erika

Leia mais

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE AST, ALT E DHL E A PRESENÇA DE HEMOGLOBINA S NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS*

ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE AST, ALT E DHL E A PRESENÇA DE HEMOGLOBINA S NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS* ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE AST, ALT E DHL E A PRESENÇA DE HEMOGLOBINA S NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS* FERNANDA CUNHA AQUINO, SÉRGIO HENRIQUE NASCENTE COSTA, CLAYSON M. GOMES, KARLLA

Leia mais

Epidemiologia das hemoglobinopatias: variabilidade genética da hemoglobina e de enzimas eritrocitárias no Bengo, Angola.

Epidemiologia das hemoglobinopatias: variabilidade genética da hemoglobina e de enzimas eritrocitárias no Bengo, Angola. Apresentação de Resultados Preliminares 02 de Junho de 2017 CineTeatro Caxito genética da hemoglobina e de enzimas eritrocitárias no Bengo, Angola. Chissengo Lucama Tchonhi1,2; António Amorim3; Miguel

Leia mais

Triagem familiar para o gene HBB*S e detecção de novos casos de traço falciforme em Pernambuco

Triagem familiar para o gene HBB*S e detecção de novos casos de traço falciforme em Pernambuco Rev Saúde Pública 2008 Flavia Miranda Gomes C Bandeira I Magnun Nueldo Nunes Santos I Marcos André M Bezerra I Yara M Gomes II Aderson Silva Araujo I Maria Cynthia Braga II Wayner Vieira Souza II Frederico

Leia mais

PRÓS E CONTRAS NO USO DA HIDROXIURÉIA NO TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME

PRÓS E CONTRAS NO USO DA HIDROXIURÉIA NO TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME PRÓS E CONTRAS NO USO DA HIDROXIURÉIA NO TRATAMENTO DA ANEMIA FALCIFORME Amanda Grangeiro Martins de Souza biomédica e aluna do curso de Pós- Graduação Lato-Sensu da Academia de Ciência e Tecnologia e

Leia mais

Perfil epidemiológico de pacientes internados por doença falciforme no estado do Espírito Santo, Brasil ( )

Perfil epidemiológico de pacientes internados por doença falciforme no estado do Espírito Santo, Brasil ( ) Mayara Ferreira Sabino 1 Débora Barreto Teresa Gradella 1 Epidemiological profile of patients admitted with sickle cell anaemia in the state of Espirito Santo, Brazil (2001-2010) Perfil epidemiológico

Leia mais

COMPLICAÇÕES DA SÍNDROME FALCIFORME COMPLICATIONS OF SICKLE CELL SYNDROME

COMPLICAÇÕES DA SÍNDROME FALCIFORME COMPLICATIONS OF SICKLE CELL SYNDROME REVISÕES DE LITERATURA COMPLICAÇÕES DA SÍNDROME FALCIFORME COMPLICATIONS OF SICKLE CELL SYNDROME Sisnayra Cavalcante Cardoso*, Anny Caroline Chaves de Souza Barbosa*, Stephany Nayara Araújo Pinheiro*,

Leia mais

Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA

Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA Sobre a Esclerose Tuberosa e o Tumor Cerebral SEGA A Esclerose Tuberosa, também conhecida como Complexo da Esclerose Tuberosa, é uma desordem genética que atinge entre 1 e 2 milhões de pessoas no mundo

Leia mais

PROJETO TRAÇO FALCIFORME: IGNORAR É O RISCO.

PROJETO TRAÇO FALCIFORME: IGNORAR É O RISCO. PROJETO TRAÇO FALCIFORME: IGNORAR É O RISCO. A anemia falciforme é uma doença que tem tratamento, mas não tem cura. Talvez esta frase seja simplista, mas é a mensagem que utilizamos nas vezes em que tratamos

Leia mais

TALASSEMIAS ALFA NA POPULAÇÃO EM DEMANDA DO LABORATÓRIO MONTE AZUL NA CIDADE DE MONTE AZUL-SP

TALASSEMIAS ALFA NA POPULAÇÃO EM DEMANDA DO LABORATÓRIO MONTE AZUL NA CIDADE DE MONTE AZUL-SP TALASSEMIAS ALFA NA POPULAÇÃO EM DEMANDA DO LABORATÓRIO MONTE AZUL NA CIDADE DE MONTE AZUL-SP Rafael Rodas Lemo e Cibele Felício Ribeiro A Hemoglobina H (Hb H) é uma hemoglobina composta por tetrâmeros

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza CE 23 a 25 de Maio de 2016 CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO Ana Caroline Andrade

Leia mais

Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos)

Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Doença Falciforme Glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) Fonte: BESSIS, M. - Corpuscules - essai sur la forme des globules rouges de l homme springer international - 1976 Hemoglobina Função: Captar

Leia mais

Doença de Células Falciformes

Doença de Células Falciformes Doença de Células Falciformes Pedro P. A. Santos Médico Oncologista - Hematologista Setor de Oncologia e Hematologia Hospital da Criança Conceição Porto Alegre RS Setembro 2015 Doença Falciforme Breve

Leia mais

PREVALÊNCIA DO TRAÇO FALCIFORME EM DOADORES DE SANGUE DO DISTRITO FEDERAL

PREVALÊNCIA DO TRAÇO FALCIFORME EM DOADORES DE SANGUE DO DISTRITO FEDERAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA- UNICEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA ALESSANDRA GUIMARÃES VIEIRA PREVALÊNCIA DO TRAÇO FALCIFORME EM DOADORES DE SANGUE DO DISTRITO

Leia mais

CIÊNCIA EQUATORIAL ISSN

CIÊNCIA EQUATORIAL ISSN CIÊNCIA EQUATORIAL ISSN 2179-9563 Artigo Original Volume 2 - Número 2-2º Semestre 2012 TRAÇO FALCIFORME: O IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA Artemis Socorro do N. Rodrigues 1, Rafael Espíndola do Nascimento 2,

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema HEMOGLOBINOPATIAS Elaboradora(s) Questão 1 Claudia Bonini. Graduação em Ciências Biológicas e Ensino de Primeiro Grau pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982 e 1983), Mestrado

Leia mais

ANEMIA FALCIFORME E AS COMPLICAÇÕES CARDIOPULMONARES

ANEMIA FALCIFORME E AS COMPLICAÇÕES CARDIOPULMONARES ANEMIA FALCIFORME E AS COMPLICAÇÕES CARDIOPULMONARES Franciele de Menezes Sizilio Gisela Fernanda Neto Santos Jéssica Almeida de Oliveira Jéssica Martins Rezende Laís Anahí de Paula Souza Biomédica, Especialista

Leia mais

Palavras-chave: Anemia falciforme; hemoglobinopatia; tratamento odontológico.

Palavras-chave: Anemia falciforme; hemoglobinopatia; tratamento odontológico. Atendimento odontológico em pacientes com anemia falciforme. COMUNICAÇÃO ORAL https://publicacoesacademicas.fcrs.edu.br Maria Alice Vieira de Araújo Matheus Duarte de Araújo Iara Luiza Lima dos Santos

Leia mais

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 57 HIDROXIUREIA PARA CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 57 HIDROXIUREIA PARA CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME HIDROXIUREIA PARA CRIANÇAS COM DOENÇA FALCIFORME Demandante: Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados - Departamento de Atenção Especializada/Secretaria de Atenção à Saúde DAE/SAS/MS Apresentação Algumas

Leia mais

A importância do diagnóstico do traço falciforme. The importance of the diagnosis of sickle cell trait

A importância do diagnóstico do traço falciforme. The importance of the diagnosis of sickle cell trait A importância do diagnóstico do traço falciforme The importance of the diagnosis of sickle cell trait Thais de Moraes Lacerda 1, Fernanda Marconi Roversi². ¹Acadêmica de Biomedicina da Universidade São

Leia mais

A importância da triagem neonatal e do aconselhamento genético na doença falciforme

A importância da triagem neonatal e do aconselhamento genético na doença falciforme I UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de fevereiro de 1808 Monografia A importância da triagem neonatal e do aconselhamento genético na doença falciforme Marluz Elizabeth

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema Elaborador ANEMIA FALCIFORME E TALASSEMIAS ASPECTOS GERAIS Irene Biasoli, Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFRJ, Serviço de Hematologia do HUCFF da UFRJ, Rio de Janeiro. Caso Clínico

Leia mais

Prevalência da hemoglobina S no Estado do Paraná, Brasil, obtida pela triagem neonatal

Prevalência da hemoglobina S no Estado do Paraná, Brasil, obtida pela triagem neonatal ARTIGO ARTICLE 993 Prevalência da hemoglobina S no Estado do Paraná, Brasil, obtida pela triagem neonatal Prevalence of hemoglobin S in the State of Paraná, Brazil, based on neonatal screening Alexandra

Leia mais

HEMOGLOBINOPATIAS EM GESTANTES SUBMETIDAS AO TESTE DA MÃEZINHA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

HEMOGLOBINOPATIAS EM GESTANTES SUBMETIDAS AO TESTE DA MÃEZINHA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE RAS 46 doi: 10.13037/ras.vol15n51.4266 ISSN 2359-4330 HEMOGLOBINOPATIAS EM GESTANTES SUBMETIDAS AO TESTE DA MÃEZINHA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE HEMOGLOBINOPATHIES IN PREGNANT WOMEN SUBMITTED TO THE MOMMY

Leia mais

Prevalência de hemoglobinopatias no Serviço de Hematologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ) em população direcionada para o diagnostico de anemias.

Prevalência de hemoglobinopatias no Serviço de Hematologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ) em população direcionada para o diagnostico de anemias. 1 Prevalência de hemoglobinopatias no Serviço de Hematologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ) em população direcionada para o diagnostico de anemias. Marcio Costa Miranda RESUMO Esse estudo teve como

Leia mais

A Portaria no 822/01 do Ministério da Saúde e as peculiaridades das hemoglobinopatias em saúde pública no Brasil

A Portaria no 822/01 do Ministério da Saúde e as peculiaridades das hemoglobinopatias em saúde pública no Brasil OPINIÃO OPINION 1195 A Portaria no 822/01 do Ministério da Saúde e as peculiaridades das hemoglobinopatias em saúde pública no Brasil Government Directive MS # 822/01: unique aspects of hemoglobinopathies

Leia mais

Avaliação da cobertura do programa de triagem neonatal de hemoglobinopatias em populações do Recôncavo Baiano, Brasil

Avaliação da cobertura do programa de triagem neonatal de hemoglobinopatias em populações do Recôncavo Baiano, Brasil ARTIGO ARTICLE 2561 Avaliação da cobertura do programa de triagem neonatal de hemoglobinopatias em populações do Recôncavo Baiano, Brasil Evaluation of coverage by a neonatal screening program for hemoglobinopathies

Leia mais

Drepanocitose em Debate. Drepanocitose. Carlos Canhota

Drepanocitose em Debate. Drepanocitose. Carlos Canhota Drepanocitose Carlos Canhota Objectivos Drepanocitose Enquadramento da questão Circular Normativa da DGS - PREVENÇÃO DAS FORMAS GRAVES DE HEMOGLOBINOPATIA Nº: 18/DSMIA 07/09/04 Experiência de Macau ACES

Leia mais

Hemoglobinas AS/Alfa talassemia - importância diagnóstica

Hemoglobinas AS/Alfa talassemia - importância diagnóstica Artigo Hemoglobinas AS/Alfa talassemia - importância diagnóstica Renata Tomé-Alves 1 Daniela P. Marchi-Salvador 1 Giselda M. Orlando 2 Luciana A. Palharini 1 Rodrigo E. Imperial 3 Paulo C. Naoum 4 Claudia

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PORTADORES DE HEMOGLOBINA S EM POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE EM MARINGÁ - PR

PREVALÊNCIA DE PORTADORES DE HEMOGLOBINA S EM POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE EM MARINGÁ - PR Vol.45,pp.22-26 (Jul - Set 2015) Revista UNINGÁ PREVALÊNCIA DE PORTADORES DE HEMOGLOBINA S EM POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE EM MARINGÁ - PR PREVALENCE OF CARRIERS WITH HEMOGLOBIN S IN AFRODESCENDANT POPULATION

Leia mais

Hemoglobinopatias: Rastreio antenatal Armandina Miranda Drepanocitose em debate -Junho 2011

Hemoglobinopatias: Rastreio antenatal Armandina Miranda Drepanocitose em debate -Junho 2011 Hemoglobinopatias: Rastreio antenatal Armandina Miranda Drepanocitose em debate -Junho 2011 As hemoglobinopatias são doenças monogénicas hereditárias de transmissão autossómica recessiva, muito frequentes

Leia mais

Triagem Neonatal para hipotireoidismo congênito: campanha para maior cobertura e detecção precoce de afetados

Triagem Neonatal para hipotireoidismo congênito: campanha para maior cobertura e detecção precoce de afetados Léa Maria Zanini Maciel Triagem Neonatal para hipotireoidismo congênito: campanha para maior cobertura e detecção precoce de afetados DIA 3 do Recém Nascido - Dia do Teste do Pezinho O Hipotireoidismo

Leia mais

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal Compartilhe conhecimento: Devemos ou não continuar prescrevendo antibiótico profilático após diagnóstico da primeira infecção urinária? Analisamos recente revisão sistemática e trazemos a resposta. Em

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM DOENÇA FALCIFORME NO RIO GRANDE DO SUL COORDENAÇÃO ESTADUAL DA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Leia mais

Simone Suplicy Vieira Fontes

Simone Suplicy Vieira Fontes Simone Suplicy Vieira Fontes Declaração de conflito de interesse Não recebi qualquer forma de pagamento ou auxílio financeiro de entidade pública ou privada para pesquisa ou desenvolvimento de método diagnóstico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RODRIGO LUIZ BARBOSA ANEMIA FALCIFORME: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RODRIGO LUIZ BARBOSA ANEMIA FALCIFORME: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RODRIGO LUIZ BARBOSA ANEMIA FALCIFORME: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA CRUZEIRO DO OESTE 2015 RODRIGO LUIZ BARBOSA ANEMIA FALCIFORME: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO

Leia mais

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota

PUERICULTURA E PEDIATRIA. FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota PUERICULTURA E PEDIATRIA FAMED 2011 Dra. Denise Marques Mota Puericultura e pediatria Século XXI Novo enfoque na pediatria Transição epidemiológica Diminuição doenças infectocontagiosas Vacinas Melhora

Leia mais

Triagem para hemoglobinas variantes em população adulta no Estado do Ceará

Triagem para hemoglobinas variantes em população adulta no Estado do Ceará Triagem para hemoglobinas variantes em população adulta no Estado do Ceará Frequency of variant hemoglobins in the adult populations of State of Ceará Resumo As hemoglobinas variantes, ou anormais, são

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL JULLY RAFAELLA LIMA DA ROCHA

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL JULLY RAFAELLA LIMA DA ROCHA INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL JULLY RAFAELLA LIMA DA ROCHA AVANÇOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ANEMIA FALCIFORME NO BRASIL RECIFE 2015 JULLY RAFAELLA

Leia mais

E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências?

E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências? E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências? Alterações do material genético Mutações alterações bruscas do material genético. Mutantes indivíduos que manifestam mutações.

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia. Marcela Dambrowski dos Santos

Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia. Marcela Dambrowski dos Santos Universidade Federal de Santa Maria PET - Biologia Marcela Dambrowski dos Santos Introdução Hemoglobina A Hemoglobina S Anemia falciforme Traço falciforme Malária Hipótese da malária Origem e dispersão

Leia mais

Casos notificados de transmissão vertical por um milhão de mulheres Figura 1

Casos notificados de transmissão vertical por um milhão de mulheres Figura 1 Introdução A transmissão vertical ( TV) do HIV é a principal fonte de infecção das crianças, sendo um evento multifatorial e com possíveis sequelas neurológicas. Quanto mais precoce a infecção do feto,

Leia mais

www.sobope2016.com.br Câncer Infanto-Juvenil Nos últimos anos tem havido uma diminuição importante da mortalidade por câncer em crianças e adolescentes nos países de alta renda. Entretanto, no nosso continente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA HEMOGLOBINA GLICADA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS E NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS FUTURAS

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA HEMOGLOBINA GLICADA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS E NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS FUTURAS A ética retratada através da metodologia do psicocine 37 A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA HEMOGLOBINA GLICADA NO CONTROLE DO DIABETES MELLITUS E NA AVALIAÇÃO DE RISCO DE COMPLICAÇÕES CRÔNICAS FUTURAS

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES EM PACIENTES FALCÊMICOS NURSING CARE IN INFECTION PREVENTION IN PATIENTS SICKLE CELL

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES EM PACIENTES FALCÊMICOS NURSING CARE IN INFECTION PREVENTION IN PATIENTS SICKLE CELL ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES EM PACIENTES FALCÊMICOS NURSING CARE IN INFECTION PREVENTION IN PATIENTS SICKLE CELL Laíse Pires Pereira¹, Renata Renali Pereira da Cruz¹, Simone Cardoso

Leia mais

DOENÇA FALCIFORME: Diagnóstico diferencial por biologia molecular RESUMO ABSTRACT

DOENÇA FALCIFORME: Diagnóstico diferencial por biologia molecular RESUMO ABSTRACT Camille Rayane Lessa* Senyra Maria dasneves** Amanda Alves da Rocha*** RESUMO A doença falciforme é uma doença de caráter hereditário originado no continente africano devido a uma mutação no organismo

Leia mais

Controvérsias e Avanços Tecnológicos sobre Hemoglobina Glicada (A1C)

Controvérsias e Avanços Tecnológicos sobre Hemoglobina Glicada (A1C) Controvérsias e Avanços Tecnológicos sobre Hemoglobina Glicada (A1C) DR. AUGUSTO PIMAZONI NETTO Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim Universidade Federal de São Paulo

Leia mais

O laboratório em Pediatria. Guiomar Oliveira, MD, PhD Unidade Curricular Pediatria II

O laboratório em Pediatria. Guiomar Oliveira, MD, PhD Unidade Curricular Pediatria II O laboratório em Pediatria Guiomar Oliveira, MD, PhD Unidade Curricular Pediatria II 5ºano MIM - FMUC. Laboratório Pediatria. Junho 2015 1 O laboratório em Pediatria Sumário: Revisão conceitos exames complementares

Leia mais

Diagnóstico laboratorial de hemoglobinopatias em populações diferenciadas

Diagnóstico laboratorial de hemoglobinopatias em populações diferenciadas Artigo Diagnóstico laboratorial de hemoglobinopatias em populações diferenciadas Giselda M. Orlando 1 Paulo C. Naoum 2 Fatima A. M. Siqueira 3 Cláudia R. Bonini-Domingos 4 As hemoglobinopatias são um grupo

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 9

ORGANIZADOR. Página 1 de 9 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 0 TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA Página de 9 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 0 TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA ) Homem

Leia mais

Ocorrência de hemoglobina S no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil

Ocorrência de hemoglobina S no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil J Bras Patol Med Lab v. 44 n. 4 p. 277-282 agosto 2008 artigo original original article Ocorrência de hemoglobina S no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil Primeira submissão em 11/04/08 Última submissão

Leia mais

TROMBOPROFILAXIA DURANTE A GRAVIDEZ, PARTO E PUERPÉRIO

TROMBOPROFILAXIA DURANTE A GRAVIDEZ, PARTO E PUERPÉRIO TROMBOPROFILAXIA DURANTE A GRAVIDEZ, PARTO E PUERPÉRIO FRANCISCO EDSON DE LUCENA FEITOSA IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE RISCO A gestação é fator de risco para tromboembolismo venoso (TEV) e está associada

Leia mais

O Custo do Mau Controle do Diabetes para a Saúde Pública

O Custo do Mau Controle do Diabetes para a Saúde Pública O Custo do Mau Controle do Diabetes para a Saúde Pública DR. AUGUSTO PIMAZONI NETTO Coordenador dos Grupos de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de

Leia mais

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS TALASSEMIAS ALFA MÍNIMA E MENOR

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS TALASSEMIAS ALFA MÍNIMA E MENOR DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS TALASSEMIAS ALFA MÍNIMA E MENOR Paulo Cesar Naoum Biomédico, Professor Titular pela UNESP e Diretor da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto, SP Talassemias

Leia mais

TÍTULO: TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME

TÍTULO: TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME 16 TÍTULO: TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 56 PENICILINA ORAL PARA PROFILAXIA EM DOENÇA FALCIFORME

Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) - Relatório n 56 PENICILINA ORAL PARA PROFILAXIA EM DOENÇA FALCIFORME PENICILINA ORAL PARA PROFILAXIA EM DOENÇA FALCIFORME Demandante: Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados - Departamento de Atenção Especializada/Secretaria de Atenção à Saúde DAE/SAS/MS 1. A DOENÇA

Leia mais

* Depende do protocolo da Unidade Coordenadora Funcional

* Depende do protocolo da Unidade Coordenadora Funcional PROTOCOLO DE VIGILÂNCIA MATERNO-FETAL Consulta Pré-concepção Médico de Familia GRAVIDEZ S/RISCO Médico de Família GRAVIDEZ DE RISCO Médico de Medicina Materno-Fetal Consulta de Referência HAP ou HAPD Consulta

Leia mais

CAPÍTULO 13. BIOLOGIA MOLECULAR DA Hb S

CAPÍTULO 13. BIOLOGIA MOLECULAR DA Hb S CAPÍTULO 13 348 BIOLOGIA MOLECULAR DA Hb S INTRODUÇÃO A heterogeneidade das manifestações clínicas entre doentes com o genótipo SS da anemia falciforme sempre foi um enigma para os clínicos. Com o progresso

Leia mais

DETECÇÃO DE HEMOGLOBINA C POR PCR-AE EM PACIENTES DO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS*

DETECÇÃO DE HEMOGLOBINA C POR PCR-AE EM PACIENTES DO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS* DETECÇÃO DE HEMOGLOBINA C POR PCR-AE EM PACIENTES DO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC GOIÁS* JULIANA LIMA MARANHÃO SÁ, RHAYSSA CARVALHO VILELA, MARIANA SCHWENGBER RABELO, KATIA KARINA VEROLLI DE O. MOURA, KARLLA

Leia mais

Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal

Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal 1º Congresso Médico de Guarulhos Práticas Clínicas no SUS 5 a 7 novembro de 2015 Diagnóstico de hemoglobinopatias pela triagem neonatal Dra Christiane M. S. Pinto Hematologista Pediatrica HMCA Guarulhos

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância magnética (RM)

Imagem da Semana: Ressonância magnética (RM) Imagem da Semana: Ressonância magnética (RM) Imagem 01. Ressonância magnética de encéfalo, ponderada em Difusão, corte axial. Imagem 02. Angiorressonância de encéfalo, técnica 3D-TOF sem contraste, em

Leia mais

Prevalência das hemoglobinas S e C em heterozigose em duas comunidades de povos de Terreiros na cidade de Teresina, Piauí

Prevalência das hemoglobinas S e C em heterozigose em duas comunidades de povos de Terreiros na cidade de Teresina, Piauí Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences ISSN 1808-4532 Prevalência das hemoglobinas S e C em heterozigose em duas comunidades de povos de

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA

AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE AVALIAÇÃO DO ESTILO PARENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA VOLPATO VIEIRA, Marília. Estudante do Curso de Medicina ILACVN UNILA; E-mail:

Leia mais

ATUALIZAÇÃO SOBRE HEMOGLOBINA GLICADA (A1C) PARA AVALIAÇÃO DO CONTROLE GLICÊMICO E PARA O DIAGNÓSTICO DO DIABETES: ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS

ATUALIZAÇÃO SOBRE HEMOGLOBINA GLICADA (A1C) PARA AVALIAÇÃO DO CONTROLE GLICÊMICO E PARA O DIAGNÓSTICO DO DIABETES: ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS ATUALIZAÇÃO SOBRE HEMOGLOBINA GLICADA () PARA AVALIAÇÃO DO CONTROLE GLICÊMICO E PARA O DIAGNÓSTICO DO DIABETES: ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS P O S I C I O N A M E N T O O F I C I A L 3 ª E D I Ç Ã

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL POLYANA IRYS LEANDRO MARTINS

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL POLYANA IRYS LEANDRO MARTINS INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CENTRO DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL POLYANA IRYS LEANDRO MARTINS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS EM PACIENTES COM ANEMIA FALCIFORME RECIFE-PE 2015 POLYANA

Leia mais

HEMOGLOBINOPATIAS: PREVALÊNCIA EM DOADORES DE SANGUE

HEMOGLOBINOPATIAS: PREVALÊNCIA EM DOADORES DE SANGUE HEMOGLOBINOPATIAS: PREVALÊNCIA EM DOADORES DE SANGUE Thaysa Sabryna Prestes Valer Pós-graduação em Análises Clínicas - Centro Universitário de Maringá CESUMAR; E-mail: thaysa_prestes@ hotmail.com Marisa

Leia mais

Características de recém-nascidos portadores de hemoglobina S detectados através de triagem em sangue de cordão umbilical

Características de recém-nascidos portadores de hemoglobina S detectados através de triagem em sangue de cordão umbilical 0021-7557/99/75-03/167 Jornal de Pediatria Copyright 1999 by Sociedade Brasileira de Pediatria Jornal de Pediatria - Vol. 75, Nº3, 1999 167 ARTIGO ORIGINAL Características de recém-nascidos portadores

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ANEMIA FALCIFORME CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Diversidade clínica e laboratorial no haplótipo bantu da anemia falciforme

Diversidade clínica e laboratorial no haplótipo bantu da anemia falciforme Artigo / Article Diversidade clínica e laboratorial no haplótipo bantu da anemia falciforme Clinical and laboratorial diversity in the bantu haplotype of sickle cell anemia Paulo J. M. S. Costa 1 Rosana

Leia mais

Diagnóstico laboratorial da doença falciforme em neonatos e após o sexto mês de vida

Diagnóstico laboratorial da doença falciforme em neonatos e após o sexto mês de vida Artigo / Article Diagnóstico laboratorial da doença falciforme em neonatos e após o sexto mês de vida Laboratorial diagnosis of sickle cell disease in the neonate and after the sixth month of life Maria

Leia mais

ESTUDO GENÉTICO-POPULACIONAL DA DOENÇA FALCIFORME A PARTIR DE DOADORES DE SANGUE EM PRIMAVERA DO LESTE-MT.

ESTUDO GENÉTICO-POPULACIONAL DA DOENÇA FALCIFORME A PARTIR DE DOADORES DE SANGUE EM PRIMAVERA DO LESTE-MT. ESTUDO GENÉTICO-POPULACIONAL DA DOENÇA FALCIFORME A PARTIR DE DOADORES DE SANGUE EM PRIMAVERA DO LESTE-MT. Rodrigo Andrade da Silva 1 André Vinicius Valuz de Souza 1 Simone de Oliveira Mendes 2 Paulo Roberto

Leia mais

Hemoglobinopatias. Dra. Débora Silva Carmo

Hemoglobinopatias. Dra. Débora Silva Carmo Hemoglobinopatias Dra. Débora Silva Carmo Hemoglobinopatias O que é hemoglobina É a proteína do sangue responsável em carregar o oxigênio para os tecidos Qual é a hemoglobina normal? FA recém-nascido AA

Leia mais

P revalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

P revalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil A RTIGO A RT I C L E 1 2 3 P revalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil P revalence of abnormal hemoglobins in newborn s in Natal, Rio Grande

Leia mais

TÍTULO: TRIAGEM NEONATAL: IDENTIFICAÇÃO DOS EXAMES ALTERADOS NO ANO DE 2013 NO MUNICIPIO DE SÃO VICENTE SP.

TÍTULO: TRIAGEM NEONATAL: IDENTIFICAÇÃO DOS EXAMES ALTERADOS NO ANO DE 2013 NO MUNICIPIO DE SÃO VICENTE SP. TÍTULO: TRIAGEM NEONATAL: IDENTIFICAÇÃO DOS EXAMES ALTERADOS NO ANO DE 2013 NO MUNICIPIO DE SÃO VICENTE SP. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOPATOLOGIA E DE CUIDADOS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA FALCIFORME

ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOPATOLOGIA E DE CUIDADOS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA FALCIFORME UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA SAMUEL SILVA DO ROSÁRIO ASPECTOS BÁSICOS DA FISIOPATOLOGIA E DE CUIDADOS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA

Leia mais

Puericultura para crianças de 1 a 4 anos de idade

Puericultura para crianças de 1 a 4 anos de idade apresentam Puericultura para crianças de 1 a 4 anos de idade Tatiana da Silva Oliveira Mariano Médica Pediatra - UFSM/RS Nefrologista Pediatra- HFB/RJ Especialista em Gestão em Saúde Pública Estácio/RJ

Leia mais

A INFLUÊNCIA ETNICO-ESPACIAL NA INCIDÊNCIA DE HEMOGLOBINA FALCÊMICA

A INFLUÊNCIA ETNICO-ESPACIAL NA INCIDÊNCIA DE HEMOGLOBINA FALCÊMICA A INFLUÊNCIA ETNICO-ESPACIAL NA INCIDÊNCIA DE HEMOGLOBINA FALCÊMICA * Claudio Batista de Oliveira RESUMO: Toda a classe de enfermidades hematológicas tem um desenvolvimento clínico extremamente variável

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ENILDA FONTOURA DOS SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ENILDA FONTOURA DOS SANTOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ENILDA FONTOURA DOS SANTOS ESTUDO RETROSPECTIVO DA PREVALÊNCIA DO TRAÇO FALCIFORME NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS Dom Pedrito 2016 2 ENILDA FONTOURA DOS SANTOS ESTUDO RETROSPECTIVO

Leia mais

Bebés em unidades de cuidados especiais: testes de rastreio para o seu bebé

Bebés em unidades de cuidados especiais: testes de rastreio para o seu bebé Bebés em unidades de cuidados especiais: testes de rastreio para o seu bebé Informações para os pais de bebés que se encontram numa unidade de cuidados especiais, numa unidade de cuidados intensivos neonatais

Leia mais

A criança com anemia falciforme e a assistência de enfermagem à criança e sua família. DrªTania Vignuda de Souza Prof. Adjunto do DEMI/EEAN/UFRJ

A criança com anemia falciforme e a assistência de enfermagem à criança e sua família. DrªTania Vignuda de Souza Prof. Adjunto do DEMI/EEAN/UFRJ A criança com anemia falciforme e a assistência de enfermagem à criança e sua família. DrªTania Vignuda de Souza Prof. Adjunto do DEMI/EEAN/UFRJ Considerações iniciais Grupo das hemoglobinopatias Doença

Leia mais

(LAING, COUGLEY, KLENERMAN, % 50% ; BIRKE

(LAING, COUGLEY, KLENERMAN, % 50% ; BIRKE 1 - INTRODUÇÃO 2 As alterações de sensibilidade no paciente portador de diabetes mellitus são responsáveis diretas pela considerável morbidade relacionada com as úlceras plantares e suas conseqüências.

Leia mais

DOENÇAS QUE ELEVAM A Hb FETAL

DOENÇAS QUE ELEVAM A Hb FETAL DOENÇAS QUE ELEVAM A Hb FETAL Paulo Cesar Naoum Biomédico, Professor Titular pela UNESP, Ex-assessor científico da OMS para hemoglobinopatias na América Latina, diretor da Academia de Ciência e Tecnologia

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais