CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação"

Transcrição

1 CONFERÊNCIA O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação

2 RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

3 RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

4 ENTRE O BEM E O MAL?

5 DUAS FACES DA MESMA MOEDA Dados estatísticos apontam para uma maior recuperação de créditos nos casos de recuperação extrajudicial de empresas, quando comparada com os casos de insolvência e liquidação do património do devedor. Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/2011

6 RECUPERAR CRÉDITOS RECUPERANDO O DEVEDOR A reestruturação da dívida, quando associada à aprovação conjunta de medidas de gestão que tornem o devedor viável, a prazo, pode ser, em alguns casos, uma solução mais célere e eficiente do que o recurso aos tribunais, com efeitos económicos e sociais positivos.

7 MEIOS LEGAIS DE RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC) (DL nº316/98, de 20 de Outubro, alterado pelo DL nº201/2004, de 18 de Agosto) Processo Especial de Revitalização (PER) [Artigos 17º-A a 17º-I do Novo Código da Insolvência e Recuperação de Empresas (NCIRE)]

8 O Processo Especial de Revitalização (PER) PER

9 PER Enquadramento normativo: 1. MoU assinado com o BCE, com a CE e o FMI no quadro do programa de auxílio financeiro a Portugal; 2. Resolução de Conselho de Ministros n.º 43/2011, de 25 de Outubro de 2011; 3. Artigos 17º-A a 17º-I do Novo Código da Insolvência e Recuperação de Empresas (NCIRE).

10 PER Fonte: Ministério da Economia e do Emprego

11 PER Stand Still Obsta à instauração de quaisquer acções para cobrança de dívidas contra o devedor e, durante todo o tempo em que perdurarem as negociações (até 90 dias), suspende, quanto ao devedor, as acções em curso com idêntica finalidade, extinguindo-se aquelas logo que seja aprovado e homologado plano de recuperação, salvo quando este preveja a sua continuação. Artigo 17º-E do NCIRE

12 PER Direito e Deveres 1. Durante as negociações o devedor presta toda a informação pertinente aos seus credores e ao administrador judicial provisório que haja sido nomeado para que as mesmas se possam realizar de forma transparente e equitativa, devendo manter sempre actualizada e completa a informação facultada ao administrador judicial provisório e aos credores;

13 PER 2. Durante as negociações os intervenientes devem actuar de acordo com os princípios orientadores aprovados pela Resolução do Conselho de Ministros nº43/2011, de 25 de Outubro. 3. O devedor, bem como os seus administradores de direito ou de facto, no caso de aquele ser uma pessoa colectiva, são solidária e civilmente responsáveis pelos prejuízos causados aos seus credores em virtude de falta ou incorrecção das comunicações ou informações a estes prestadas, correndo autonomamente ao processo a acção intentada para apurar as aludidas responsabilidades. Artigo 17º-D do NCIRE

14 PER Garantias 1. As garantias convencionadas entre o devedor e os seus credores durante o processo especial de revitalização, com a finalidade de proporcionar àquele os necessários meios financeiros para o desenvolvimento da sua actividade, mantêm-se mesmo que, findo o processo, venha a ser declarada, no prazo de dois anos, a insolvência do devedor.

15 PER 2. Os credores que, no decurso do processo financiem a actividade do devedor disponibilizando-lhe capital para a sua revitalização gozam de privilégio creditório mobiliário geral, graduado antes do privilégio creditório mobiliário geral concedido aos trabalhadores. Artigo 17º-H do NCIRE

16 O Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC)

17 Objectivo Veio instituir um modo expedito de conciliação das empresas com os respectivos credores, públicos e privados, intermediado pelo IAPMEI.

18 Na prática O IAPMEI toma o lugar da empresa devedora e, a seu requerimento, inicia um procedimento de negociação com os credores, com vista à viabilização económicofinanceira e jurídica de empresas em situação de insolvência.

19 ACORDO OU PLANO DE RECUPERAÇÃO? ACORDO E PLANO DE RECUPERAÇÃO

20 ENQUADRAMENTO JURÍDICO

21 ARTIGO 1º Iniciativa do Procedimento de Conciliação 1. Qualquer empresa em condições de requerer judicialmente a sua insolvência, nos termos do CIRE, pode requerer junto do IAPMEI o procedimento de conciliação. 2. Para os efeitos do presente diploma, entende-se como empresa toda a pessoa colectiva dotada de personalidade jurídica e com património autónomo. ( )

22 Requisitos objectivos Empresa economicamente viável. Participação de mais de 50% dos créditos. Plano de Negócios a 5 anos. Taxa de processo (não tem sido aplicada pelo IAPMEI).

23 Equiparação empresa/pessoa colectiva Da conjugação dos nºs 1 e 2 do Artigo 1º (Decreto-lei nº201/2004 ) e, também, com o preâmbulo do diploma, na parte em que refere alargar-se o âmbito de aplicação do diploma a outras entidades para além das empresas, uma vez que a natureza das situações em causa assim o determine, podemos concluir que para efeitos do PEC empresa é equiparada a pessoa colectiva. Assim, poderá requerer o PEC uma sociedade comercial, assim como uma associação, uma IPSS ou mesmo uma entidade de natureza fundacional ou uma cooperativa.

24 Requerimento pelos credores O PEC pode ainda ser requerido por qualquer credor que, nos termos do CIRE, tenha legitimidade para requerer a declaração de insolvência de uma empresa (Artigo 1º, nº3 do Decreto-lei nº201/2004 e Artigo 20º do CIRE); O Ministério Publico terá também legitimidade, neste âmbito, quando haja em representação das entidades cujos interesses lhes estejam confiados e sejam, elas próprias, credoras da pessoa colectiva insolvente.

25 EFEITOS JURÍDICOS DO PEC

26 Suspensão do dever de apresentação à insolvência Artigo 1º (Decreto-lei nº201/2004) ( ) 4 A apresentação de requerimento de procedimento de conciliação pela empresa suspende, durante a pendência do procedimento, o prazo para apresentação à insolvência fixado no artigo 18º do CIRE.

27 A suspensão do prazo para apresentação à insolvência, conforme plasmado no artigo 18º do CIRE, constitui uma oportunidade para o devedor, na medida em que permite o recurso ao PEC como alternativa para a viabilização da empresa, afastando as consequências que poderiam impender sobre os titulares da empresa, por incumprimento do dever de apresentação à insolvência.

28 Suprimento judicial do acordo Artigo 2º (Decreto-lei nº201/2004) ( ) PEC 5 - Caso o conteúdo da proposta de acordo corresponda ao disposto no nº 2 do artigo 252º do CIRE e haja sido, no âmbito do procedimento de conciliação, objecto de aprovação escrita por mais de dois terços do valor total dos créditos relacionados pelo devedor no procedimento de conciliação, pode a mesma ser submetida ao juiz do tribunal que seria competente para o processo de insolvência para suprimento dos restantes credores e consequente homologação, com os mesmo efeitos previstos no CIRE para o plano de pagamentos.

29 A possibilidade de suprimento judicial constitui um incentivo à opção pelo PEC, obviando à liquidação que, tradicionalmente, é corolário da insolvência.

30 O acordo terá aqui os mesmo efeitos previstos no CIRE para o Plano de Pagamentos, designadamente: Afastamento do cenário de liquidação da massa insolvente Não publicitação da situação em que se encontra Não abertura do incidente de qualificação

31 Participação dos credores públicos Nos termos do nº 3 do artigo 3º do PEC, a participação dos credores públicos no procedimento de conciliação é obrigatória desde que a regularização das respectivas dívidas contribua, de forma decisiva, para a recuperação da empresa. O IAPMEI deverá promover o efectivo envolvimento dos credores públicos. Os credores públicos deverão envolver-se e empenharse na procura de soluções de viabilização.

32 Os credores públicos aceitam, no âmbito do PEC, planos de pagamento até 150 prestações e a redução de juros vencidos e vincendos.

33 Benefícios fiscais De acordo com o Decreto-lei nº1/99, de 4 de Janeiro, aos actos e operações decorrentes de medidas previstas no PEC, são aplicáveis, mediante verificação do IAPMEI, os benefícios fiscais consignados nos artigos nos artigos 267º, 268º, 269º e 270º do CIRE.

34 Emolumentos do registo Benefícios relativos a impostos sobre o rendimento das pessoas singulares e colectivas Benefício relativo ao imposto do selo Benefício relativo ao imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis

35 Deste modo, o recurso ao PEC permite, ainda, obter ganhos fiscais relevantes, no âmbito da reestruturação da dívida e, bem assim, da recuperação da empresa.

36 PEC MERO ACORDO OU PLANO DE RECUPERAÇÃO? PEC MERO ACORDO E PLANO DE RECUPERAÇÃO

37 CENÁRIO 1. Situação de insolvência 2. Dever de apresentação 3. Confiança na recuperação da empresa PEC ou Insolvência?

38 Vantagens do PEC face à insolvência 1. Suspende, durante a pendência do procedimento, o prazo para apresentação à insolvência fixado no artigo 18º do CIRE 2. Procedimento sigiloso 3. Não impõe custos judiciais 4. A participação dos credores poderá cingir-se aos que representem um mínimo de 50 % dos créditos relacionados pelo devedor no requerimento

39 5. A possibilidade de suprimento do acordo, quanto a um terço dos credores relacionados, que não tenham aceite o acordo proposto em PEC, provoca um efeito de arrastamento e adesão compulsiva, às condições fixadas. 6. Os accionistas/sócios, administradores/gerentes e consultores da empresa poderão manter absoluta autonomia e primazia na gestão.

40 7. São aplicáveis, mediante verificação do IAPMEI, os mesmos benefícios fiscais do Plano de Pagamentos, sendo que, para a aprovação deste, seria necessário recolher mais de dois terços da totalidade dos votos emitidos, enquanto para a aprovação do PEC bastará a participação de 50 % dos créditos relacionados

41 Cumpre assinalar PEC O PEC não suspende (ainda) o Processo executivo O PEC não impede (ainda) que os credores fora do acordo e que não tenham sido sujeitos ao suprimento judicial, requeiram, eles próprios, a insolvência.

42 Recuperação de Créditos e de Empresas

43 Obrigado. Paulo Valério

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA CONFERÊNCIA O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA ARTIGOS 17º-A A 17º-I Decreto-lei nº53/2004, de 18 de março (alterado pela Lei nº16/2012, de 20 de abril) Paulo Valério ENQUADRAMENTO

Leia mais

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Lisboa, Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

O novo mecanismo do CIRE

O novo mecanismo do CIRE O novo mecanismo do CIRE 1. Finalidade; 2. Procedimento de iniciação; 3. Reclamação dos créditos e lista provisória de créditos; 4. Negociações; 5. Efeitos da pendência do PER; 6. Votação; 7. Conclusão

Leia mais

Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR OBJECTIVO PRIMORDIAL Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

CAPÍTULO II. Processo especial de revitalização. Artigo 17.º-A. Finalidade e natureza do processo especial de revitalização

CAPÍTULO II. Processo especial de revitalização. Artigo 17.º-A. Finalidade e natureza do processo especial de revitalização CAPÍTULO II Processo especial de revitalização Artigo 17.º-A Finalidade e natureza do processo especial de revitalização 1 - O processo especial de revitalização destina-se a permitir ao devedor que, comprovadamente,

Leia mais

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL PROGRAMA REVITALIZAR Avenida Central nº 82, 2º Frt. 4710-229 Braga * +351.253.267.314/5 * +351.913.428.917 * pviana.jsoares@gmail.com ENQUADR RAMENTO Memorando

Leia mais

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE)

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) A QUEM SE APLICA O RERE aplica -se às Negociações e aos Acordos de Reestruturação que envolvam Entidades Devedoras que, cumulativamente: a) Se integrem

Leia mais

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL Acesso ao Direito e aos Tribunais Custas I- O Processo Especial de Revitalização (designado por PER) traduz-se num passível de viabilização

Leia mais

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos:

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos: DESTAQUE Março 2018 COMERCIAL E SOCIETÁRIO REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS I. Introdução O regime extrajudicial de recuperação de empresas, que entrou em vigor no dia 3 de Março de 2018,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 79/2017. Diário da República n.º 125/2017, Série I de

Decreto-Lei n.º 79/2017. Diário da República n.º 125/2017, Série I de Decreto-Lei n.º 79/2017 Diário da República n.º 125/2017, Série I de 2017-06-30 Data de Publicação:2017-06-30 Tipo de Diploma:Decreto-Lei Número:79/2017 Emissor:Justiça Páginas:3299-3314 ELI:http://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2017/06/30/p/dre/pt/html

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 ÍNDICE Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 TÍTULO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 25 Capítulo I Disposições gerais...

Leia mais

Manuel Nogueira Martins

Manuel Nogueira Martins Processo Especial de Revitalização PER Comarca de Leiria Alcobaça Inst. Central 2ª Sec. Comércio J2 Proc. N.º 804/15.0T8ACB 2.º Juízo Administrador Judicial Provisório: Orlando José Ferreira Apoliano Carvalho

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

Enquadramento Geral (I)

Enquadramento Geral (I) Enquadramento Geral (I) A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial, com especial incidência nas PME; As dificuldades económicas, a par das dificuldades

Leia mais

PER Processo Especial de Revitalização. GUIA Passo a Passo

PER Processo Especial de Revitalização. GUIA Passo a Passo PER Processo Especial de Revitalização Enquadramento O Processo Especial de Revitalização (PER) é um instrumento alternativo à insolvência ao qual as empresas em situação económica difícil ou de insolvência

Leia mais

Instrumentos de recuperação. Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores. Paulo Valério

Instrumentos de recuperação. Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores. Paulo Valério Instrumentos de recuperação Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores Paulo Valério Instrumentos de Recuperação PER Parajudicial Iniciativa do devedor Recuperação da empresa/reestruturação de passivo

Leia mais

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os

Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais. Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais INSOLVÊNCIAS Plano de pagamento de dívidas suspende execuções fiscais Empresas que cheguem a acordo, ainda que provisório, com os credores, verão

Leia mais

Tem dívidas a Fornecedores? Estas podem ser Soluções!

Tem dívidas a Fornecedores? Estas podem ser Soluções! N/Ref. 135/11 Angra do Heroísmo, Agosto de 2011 Assunto: Soluções para Dívidas a Fornecedores - Procedimento Extrajudicial de Conciliação, Fusões e Aquisições Caro Associado, O que é? Tem dívidas a Fornecedores?

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS NOTA INFORMATIVA REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS Lei n.º 7/2018, de 2 de Março 12 de março de 2018 Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19, 7º, 1070-072 Lisboa +(351) 21 599 99 00 geral@schiappacabral.pt

Leia mais

Processo de Insolvência. Processo especial de revitalização (PER) CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Processo de Insolvência. Processo especial de revitalização (PER) CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Processo de Insolvência Processo especial de revitalização (PER) CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Processo Especial de Revitalização (PER) A Lei n.º 16/2012, de 20 de abril, procedeu

Leia mais

do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, contribuinte

do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, contribuinte Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal do Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível Processo nº 1845/13.7TJVNF V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida) CONCLUSÃO - 14-12-2017 Insolvência pessoa coletiva (Requerida) 156013542 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Pedro Alexandre Paixão) =CLS= NOVO BANCO, S.A., pessoa coletiva número 513204016,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ÍNDICE SISTEMÁTICO Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Título I - Disposições introdutórias... 29 Capítulo I - Disposições

Leia mais

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL. Lei n.º 7/2018 de 2 de março

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL. Lei n.º 7/2018 de 2 de março CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL Lei n.º 7/2018 de 2 de março 1 agenda conversão de créditos em capital âmbito subjetivo âmbito objetivo Pressupostos requisitos dever de informação reação dos sócios/sociedade

Leia mais

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital DECRETO N.º 186/XIII Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 79/12.2TBPFR Tribunal Judicial de Paços de Ferreira 1º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

Processo Especial de Revitalização De José Areal da Costa

Processo Especial de Revitalização De José Areal da Costa Processo Especial de Revitalização De José Areal da Costa Processo nº 428/15.1T8STS da 1ª Secção Comércio J1 Santo Tirso Instância Central Página 1 de 9 ÍNDICE I - IDENTIFICAÇÃO DO DEVEDOR II ACTIVIDADE

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Especial Revitalização Finalidade: Destina-se a devedores em comprovada situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente. O PER

Leia mais

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO Insolvência actual vs insolvência eminente 14 de Fevereiro 2014 www.causaefeito.pt www.jorgecalvete.pt Jorge Calvete Pontos comuns das diferentes ferramentas:. Objectivo: Apresentação

Leia mais

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A.

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A. 1 Parecer nº 9/PP/2013-P Relatora: Dra. Catarina Pinto de Rezende I - Por comunicação datada de 6 de Fevereiro de 2013, dirigida ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

Lei nº 7/2018, de 2 de Março

Lei nº 7/2018, de 2 de Março Lei n.º 7/2018 de 2 de Março * Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto

Leia mais

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS

DL 495/ Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS DL 495/88 1988-Dez-30 CIRC - Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS) - HOLDINGS SOCIEDADES HOLDING Artigo 1º (sociedades gestoras de participações sociais) 1 As sociedades gestoras de participações

Leia mais

1. Introdução Evolução geral do regime da insolvência 3. Evolução do regime da insolvência em Portugal

1. Introdução Evolução geral do regime da insolvência 3. Evolução do regime da insolvência em Portugal ÍNDICE 1. Introdução 15 1.1. O Direito da Insolvência 15 1.2. O processo de insolvência 18 2. Evolução geral do regime da insolvência 23 2.1. Direito Romano 23 2.2. Direito Intermédio 27 2.3. A Codificação

Leia mais

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 332/12.5 TBVLC 1º Juízo Insolventes: ANTÓNIO JORGE FERREIRA DA SILVA E HERANÇA ABERTA P/ ÓBITO DE ANTÓNIO JOSÉ DIAS FERREIRA Tribunal Judicial de Vale de Cambra RELATÓRIO O presente

Leia mais

(Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial)

(Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial) PARECER DO SMMP RELATIVO AO PROJECTO DE DECRETO-LEI QUE CRIA O SIREVE (Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial) (MAIO DE 2012) 1. Introdução A Ministra da Justiça solicitou a emissão de

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16 1. INTRODUÇÃO 13 1.1. O Direito da Insolvência 13 1.2. O processo de insolvência 16 2. EVOLUÇÃO GERAL DO REGIME DA INSOLVÊNCIA 21 2.1. Direito Romano 21 2.2. Direito Intermédio 25 2.3. A Codificação 32

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de 2017

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de 2017 5062 Diário da República, 1.ª série N.º 164 25 de agosto de 2017 2 Documentação relativa ao fornecedor de um país terceiro: a) Descrição pormenorizada dos critérios utilizados para identificar e avaliar

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

Processo Especial de Revitalização. Regulamento. Negociações entre Devedor e Credores

Processo Especial de Revitalização. Regulamento. Negociações entre Devedor e Credores Processo Especial de Revitalização Regulamento Negociações entre Devedor e Credores 1 1. Quem participa nas negociações 1.1. Participam nas negociações: a) Os Credores que manifestaram essa intenção junto

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais 2017 9ª Edição Atualização nº 1 1 Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO

DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO Grupos societários e o regime legal das insolvências e recuperação de empresas Paulo Valério Relevância do tema no contexto da conferência a) Aspetos

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 710/11.7 TBVNG - 2º Juízo Cível Insolvente: JOSÉ MANUEL DA SILVA MACEDO Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL

PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL Exposição de motivos Apesar de ter sido criado há já mais de 10 anos e muito embora esteja previsto no artigo 336.º do Código

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= ***

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= *** Insolvência pessoa coletiva (Apresentação) 134946833 CONCLUSÃO - 27-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= Proc. n.º 3170/17.5 T8VFX I. Relatório Grafilipe

Leia mais

de Famalicão do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, contribuinte

de Famalicão do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, contribuinte Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 1º Juízo Cível Processo nº 1564/14.7TJVNF Insolvência de Maria de Fátima Correia Sousa V/Referência: Data: Nuno

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 9.480/13.3 TBVNG 2º Juízo Cível Insolvente: FERNANDO JORGE MARTINS PEREIRA DA SILVA Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 99917687 CONCLUSÃO - 06-12-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Amélia Rodrigues Nogueira) =CLS= SENTENÇA RELATÓRIO ÂNGELA MARIA DOS SANTOS PEREIRA,

Leia mais

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Ernesto José Ribeiro Pimentel) =CLS= O tribunal é competente. O processo é o próprio.

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Ernesto José Ribeiro Pimentel) =CLS= O tribunal é competente. O processo é o próprio. 381412680 CONCLUSÃO - 11-05-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Ernesto José Ribeiro Pimentel) =CLS= O tribunal é competente. O processo é o próprio. Não há nulidades principais, nem

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção de Comércio da Instância Central de Amarante J2 Processo nº 2/15.2T8AMT V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 1051/12.8TYVNG Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia 2º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão J1 Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós)

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós) 383616443 CONCLUSÃO - 13-07-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós) =CLS= Jorge Manuel Matos Prudêncio e Alcinda Fernanda Moreira Carneiro, casados entre

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 372152053 CONCLUSÃO - 04-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto João Sampaio) =CLS= I Relatório João Miguel Dinis de Almeida, solteiro, contribuinte

Leia mais

Guimarães. do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, contribuinte

Guimarães. do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, contribuinte Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal do Judicial de Guimarães 2º Juízo Cível Processo nº 952/14.3TBGMR Insolvência de Hermínio José Salgado Fernandes Silva V/Referência: Data: Nuno

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

Local do Porto. J2 Processo nº 5134/14.1TBVNG Insolvência de Francisco Germano da Silva e Maria Olinda Correia Botelho da Silva

Local do Porto. J2 Processo nº 5134/14.1TBVNG Insolvência de Francisco Germano da Silva e Maria Olinda Correia Botelho da Silva Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção Cível da Instância Local do Porto J2 Processo nº 5134/14.1TBVNG Insolvência de Francisco Germano da Silva e Maria Olinda Correia Botelho da Silva

Leia mais

PLANO de INSOLVÊNCIA

PLANO de INSOLVÊNCIA Alterações à PROPOSTA DE PLANO de INSOLVÊNCIA (Artº 192º e seguintes do CIRE) POLITROFA Indústria de Plásticos Reforçados, Lda Processo nº 3926/10.0TJVNF 4º Juízo Cível 4.1 Créditos do Estado Fazenda Nacional

Leia mais

REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES

REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES Março 2018 1 INTRODUÇÃO: Em articulação com diversas medidas já aprovadas ou previstas no âmbito e na sequência da Resolução do Conselho

Leia mais

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL 1 5 1. O Crédito Pessoal é do tipo crédito clássico e só pode ser solicitado pela pessoa singular 1ª Titular de um Cartão emitido

Leia mais

99966f2676ee44c98a05b2e246be3006

99966f2676ee44c98a05b2e246be3006 DL 379/2016 2016.10.03 Ministra\o d O programa do XXI Governo Constitucional assumiu, entre os seus objetivos essenciais, a redução do elevado nível de endividamento, quer das famílias, quer das empresas

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com. escritório na Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com. escritório na Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Gaia J1 Processo 1810/16.2T8VNG Insolvência de Deolinda Gomes Coelho da Silva V/Referência: Data:

Leia mais

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO INFORMAÇÃO N.º 87 P E R Í O D O DE 27 D E J ULHO A 2 D E A G O S T O DE 201 2 PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTAL PARA O PERÍODO DE 2013 A 2016 - Lei n.º 28/2012, de 31 de Julho

Leia mais

Diploma. Institui o SIREVE - Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial

Diploma. Institui o SIREVE - Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial Diploma Institui o SIREVE - Sistema de Recuperação de Empresas por Via Extrajudicial Decreto-Lei n.º 178/2012 de 3 de agosto No âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, acordado

Leia mais

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (elaborado nos termos do art.155º do C.I.R.E.)

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (elaborado nos termos do art.155º do C.I.R.E.) RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA (elaborado nos termos do art.155º do C.I.R.E.) Notas prévias: Publicação do extracto do anúncio na Imprensa Nacional Casa da Moeda em 10.11.2010; Reunião realizada

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 8/13YRGMR I - RELATÓRIO O Sr. Juiz do 4º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Barcelos veio requerer a resolução do conflito de competência entre si e o Mmº Juiz do 2º Juízo Cível da mesma comarca,

Leia mais

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (Elaborado nos termos do art.155º do C.I.R.E.)

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (Elaborado nos termos do art.155º do C.I.R.E.) RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA (Elaborado nos termos do art.155º do C.I.R.E.) Notas prévias: Publicação do anúncio no Portal CITIUS em 13-03-2014 Reunião realizada com o insolvente em 16-05-2014

Leia mais

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (Elaborado nos termos do art.º155º do C.I.R.E.)

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (Elaborado nos termos do art.º155º do C.I.R.E.) RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA (Elaborado nos termos do art.º155º do C.I.R.E.) Notas prévias: Sentença da Declaração de Insolvência proferida em 04-04-2014 Publicidade de Sentença efetuada

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 388372703 CONCLUSÃO - 11-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Cristina Maria Duarte Carvalho) =CLS= Requerimento que antecede. Visto. Fique

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Paula Leite) =CLS=

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Paula Leite) =CLS= Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154419288 CONCLUSÃO - 04-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Paula Leite) =CLS= I. Relatório Guilherme Albino Ribeiro Rebelo, comerciante,

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Barcelos 3º Juízo Cível Processo nº 2280/12.0TBBCL Insolvência de Ana Maria Gonçalves da Silva V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 1.089/12.5 TBMAI 4º Juízo Cível Insolventes: FERNANDA CARMINDA QUEIRÓS CORREIA E PAULO JORGE TEIXEIRA MENDES Tribunal Judicial da Maia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado

Leia mais

Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de. Direito do Tribunal Judicial da Comarca de. Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de. Azeméis

Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de. Direito do Tribunal Judicial da Comarca de. Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de. Azeméis Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de Azeméis Juiz 1 Processo 3984/16.3T8AVR Insolvência de Alberto Carlos Pinto Rodrigues

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal do Judicial de Vila Nova de Famalicão 1º Juízo Cível Processo nº 3360/12.7TJVNF Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório

Leia mais

DECRETO N.º 185/XIII

DECRETO N.º 185/XIII DECRETO N.º 185/XIII Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas e o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado) A Assembleia

Leia mais

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa PME CRESCIMENTO 2014 A partir do dia 3 de Março de 2014 que as PME têm à sua disposição uma nova linha de crédito no valor de dois mil

Leia mais

Lei n.º 20/2012, de 14 de maio. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 20/2012, de 14 de maio. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 20/2012, de 14 de maio A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1. A presente lei altera a Lei n.º 64-B/2011, de

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ao CIRE Alterações Aplicação da lei no tempo Aplica-se a todos os processos pendentes à data da entrada em vigor do diploma - 20 de maio de 2012 142 C.P.C.

Leia mais

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Julho de Alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas 2 Revisores e Auditores 6

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Julho de Alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas 2 Revisores e Auditores 6 Assuntos Resumo Fiscal/Legal Julho de 2012 1 Alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas 2 Revisores e Auditores 6 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL JULHO DE 2012 Ministérios da Economia e do

Leia mais

ADMINISTRADORES JUDICIAIS: QUE FUTURO?

ADMINISTRADORES JUDICIAIS: QUE FUTURO? ADMINISTRADORES JUDICIAIS: QUE FUTURO? FAILURE TO PROPHESY IS ONE OF LIFE S LESS PROFITABLE PROFESSIONS. ABRAHAM LINCOLN FOFA FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS UNIVERSO RESTRITO, FECHADO E

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE E MEMBROS DO CSM PARECER

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE E MEMBROS DO CSM PARECER CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA GABINETE DE APOIO AO VICE-PRESIDENTE E MEMBROS DO CSM ASSUNTO: Parecer Projecto de Decreto-Lei Alterações ao SIREVE, ao CIRE, ao Código das Sociedades Comerciais e ao

Leia mais

>> CRITÉRIOS DE PROVA E DE APRECIAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA ECONÓMICA PARA A CONCESSÃO DA PROTECÇÃO JURÍDICA. Última actualização em 17/06/2008

>> CRITÉRIOS DE PROVA E DE APRECIAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA ECONÓMICA PARA A CONCESSÃO DA PROTECÇÃO JURÍDICA. Última actualização em 17/06/2008 Portaria n.º 1085-A/2004 de 31 de Agosto. - Fixa os critérios de prova e de apreciação da insuficiência económica para a concessão da protecção jurídica, Ministérios da Justiça e da Segurança Social, da

Leia mais

de Lanhoso Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

de Lanhoso Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal do Judicial de Póvoa de Lanhoso Secção Única Processo nº 77/13.9TBPVL Insolvência de Carlos Jorge Vieira Pereira V/Referência: Data: Nuno Rodolfo

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 1.261/13.0 TBVNG 6º Juízo Cível Insolventes: JOSÉ LUIS MONTEIRO ALVES E MARIA ISOLINA SILVA AMORIM Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado

Leia mais

Nova de Famalicão. Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na

Nova de Famalicão. Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio Instância Central de Vila Nova de Famalicão J1 Processo nº 1217/15.9T8VNF Insolvência de Maria dos Anjos Marques Faria V/Referência:

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 10.767/11.5 TBVNG 1º Juízo Cível Insolvente: ANA ALEXANDRA DE OLIVEIRA PAIVA Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 2224/12.9TBPRD Tribunal Judicial de Paredes 2º Juízo Cível Relatório do (Artigo 155º do CIRE) de

Leia mais

APECA Juros de mora. Edição conjunta APECA / DigiLex, Lda. 1

APECA Juros de mora. Edição conjunta APECA / DigiLex, Lda. 1 DL 73/99 ARTIGO 1º - Incidência ARTIGO 2º - Isenções ARTIGO 3º - Taxa ARTIGO 4º - Prazo de liquidação ARTIGO 5º - Anulação oficiosa de juros indevidos ARTIGO 6º - Reclamações e impugnações dos devedores

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

Artigo 71º (Responsabilidade Civil quanto á constituição da sociedade) Artigo 72.º (Responsabilidade de membros da administração para com a sociedade)

Artigo 71º (Responsabilidade Civil quanto á constituição da sociedade) Artigo 72.º (Responsabilidade de membros da administração para com a sociedade) CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS (EXTRACTOS) TITULO I PARTE GERAL CAPITULO VII Responsabilidade civil quanto á constituição e fiscalização da sociedade Artigo 71º (Responsabilidade Civil quanto á constituição

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 2966/12.9TJVNF Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 3º Juízo Cível Relatório do (Artigo 155º

Leia mais

Direito Processual Civil Executivo. Programa

Direito Processual Civil Executivo. Programa Direito Processual Civil Executivo Programa Rui Pinto Duarte 2010/2011 I Aspectos Gerais 1. Noção de acção executiva 2. O princípio do dispositivo na acção executiva (3.º, 810 e 675-A) 3. Execução individual

Leia mais