Instrumentos de recuperação. Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores. Paulo Valério

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instrumentos de recuperação. Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores. Paulo Valério"

Transcrição

1 Instrumentos de recuperação Oponibilidade do plano por avalistas e fiadores Paulo Valério

2 Instrumentos de Recuperação PER Parajudicial Iniciativa do devedor Recuperação da empresa/reestruturação de passivo Controlo pela administração Situação difícil/insolvência iminente Votação por escrito Procedimento expedito PLANO DE RECUPERAÇÃO Judicial Iniciativa do devedor ou dos credores Execução universal/concurso de credores Controlo passa para AJ Insolvência Votação em assembleia Procedimento moroso

3 Instrumentos de Recuperação Processo Especial de Revitalização PER Processo Especial de Revitalização Artigos 17º-A a 17º-I do CIRE

4 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização Novo paradigma no processo de insolvência Satisfação dos credores pela forma prevista num plano de insolvência, baseado, nomeadamente: Na recuperação da empresa, ou, não sendo tal possível Na liquidação do património Vide Artigo 192º, do CIRE Plano de Insolvência/Plano de Recuperação

5 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização Quem pode requerer? O devedor que se encontre em situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente, mas que ainda seja suscetível de recuperação.

6 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização O que é a situação económica difícil? Dificuldade séria para cumprir pontualmente as suas obrigações, designadamente por ter falta de liquidez ou por não conseguir obter crédito.

7 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização Como se requer? Declaração escrita do devedor e de, pelo menos, um credor, manifestando a vontade de encetar negociações Requerimento ao tribunal O tribunal nomeia, imediatamente, administrador judicial provisório (Documentos constantes do nº1, do artigo 24º, do CIRE)

8 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização Tramites seguintes Comunicar a todos os credores que não tenham subscrito a declaração inicial o início das negociações, convidando-os a participar e informando da documentação patente na secretaria do Tribunal. Os credores dispõem de 20 dias para a reclamação de créditos junto do administrador judicial provisório, após publicação do despacho de nomeação deste no portal Citius. Elaboração da lista provisória no prazo de cinco dias. Impugnações no prazo de cinco dias úteis, após publicitação, devendo as impugnações ser decididas pelo juiz no mesmo prazo. As negociações deverão ser concluídas no prazo de dois meses, prorrogável um mês.

9 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização Efeitos Consagra-se um período de Stand Still. O processo obsta à instauração de quaisquer ações para cobrança de dívidas contra o devedor e suspende, quanto a este, as ações em curso com idêntica finalidade. Suspendem-se, igualmente, os processos em que tenha sido requerida a insolvência do devedor na data de publicação no portal Citius do despacho de nomeação do administrador judicial provisório, desde que não tenha sido proferida sentença declaratória da insolvência. O devedor fica impedido de praticar atos de especial relevo sem que previamente obtenha autorização para a realização da operação pretendida por parte do administrador judicial provisório.

10 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização Como se obtém a aprovação do plano? Aprovação por maioria de dois terços dos votos emitidos. A votação efetua-se por escrito. O juiz pode ou não proceder à homologação, aplicando-se em especial os artigos 215º e 216º do CIRE.

11 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização É possível interromper o processo negocial? Quais as consequências se o PER fracassar? Conclusão antecipada da impossibilidade de alcançar acordo, por parte do devedor ou de credores que representem, pelo menos, dois terços. Decurso do prazo previsto para as negociações. Caso o devedor se encontre em situação de insolvência, o que deverá ser atestado pelo administrador provisório, o encerramento do processo acarreta a insolvência do devedor. O termo do processo impede o devedor de recorrer ao mesmo durante os dois anos posteriores.

12 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização E se o devedor precisar de financiamento para a revitalização? As garantias mantêm-se ainda que o devedor seja declarado insolvente no prazo de dois anos. Quanto aos montantes financiados, consagra-se privilégio creditório mobiliário geral, graduado com prioridade perante o privilégio creditório mobiliário geral concedido aos trabalhadores.

13 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização E se o devedor alcançar, previamente, o acordo da maioria necessária? O processo especial de revitalização poderá iniciar-se mediante a apresentação pelo devedor de acordo extrajudicial de recuperação, previamente celebrado, logo sujeito a homologação judicial.

14 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização E os credores preteridos? Os efeitos do plano homologado impõe-se a todos os credores, mesmo que tenham votado contra ou não tenham, sequer, participado nas negociações.

15 Instrumentos Processo Especial de Recuperação de Revitalização

16 Conteúdo e limites dos planos PRINCÍPIOS GERAIS DE DIREITO Boa fé Consensualismo Igualdade Lealdade Equilíbrio das prestações Função social do contrato QUADRO LEGAL ESPECIAL Créditos e privilégios do Estado (direitos indisponíveis) Créditos laborais e posições jurídicas (regime específico) PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO PLANO Igualdade dos credores da insolvência, sem prejuízo das diferenciações justificadas por razões objectivas (art. 194º, CIRE) NORMAS IMPERATIVAS RELEVANTES Formação de maioria Regras de legitimidade Normas procedimentais

17 PLANOS Conteúdo DE e REVITALIZAÇÃO limites dos planos CONTEÚDO E LIMITES DOS PLANOS Providências possíveis Perdão ou redução do valor dos créditos, quer quanto ao capital quer quanto aos juros; Condicionamento do reembolso de todos os créditos, ou de parte deles, às disponibilidades do devedor; Modificação dos prazos de vencimento e/ou das taxas de juro dos créditos, bem como a implementação de períodos de carência de pagamento de capital e/ou juros; Constituição de novas garantias; Cessão de bens aos credores.

18 Benefícios fiscais Benefícios Fiscais Não entram para a formação da matéria colectável do devedor as variações patrimoniais positivas resultantes das alterações das suas dívidas previstas em plano de recuperação (Cfr. art. 268º, do CIRE); O valor dos créditos que forem objecto de redução, ao abrigo de plano de recuperação, é considerado como custo ou perda do respectivo exercício, para efeitos de apuramento do lucro tributável dos sujeitos passivos do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (Cfr. art. 268º, do CIRE);

19 Instrumentos de Benefícios Revitalização fiscaisempresarial Estão isentos de imposto do selo, quando a ele se encontrem sujeitos, diversos actos previstos em planos de recuperação, como sendo a realização de operações de financiamento; as modificações de prazos de vencimento ou das taxas de juro dos créditos sobre a [insolvência]; os aumentos de capital; as conversões de créditos em capital; a emissão de letras ou livranças; a dação em cumprimento de bens da empresa e a cessão de bens aos credores, entre outras (Cfr. art. 269º, do CIRE); Estão isentas de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis diversas transmissões de bens imóveis, integradas em qualquer plano de recuperação, como sendo, designadamente, as que decorram de dação em cumprimento de bens da empresa e da cessão de bens aos credores (Cfr. art. 270º, do CIRE).

20 Posição dos avalistas e fiadores A OPONIBILIDADE DO PLANO POR AVALISTAS E FIADORES Vinculação dos credores ao Plano de Recuperação, face a terceiros fiadores e avalistas?

21 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores Fiança vs Aval Fiança Um terceiro garante a satisfação do crédito ficando pessoalmente obrigado perante o credor (artigo 627º, do CC). A obrigação do terceiro fiador tem o conteúdo da obrigação principal e cobre as consequências legais e contratuais do não cumprimento culposo da obrigação da parte do devedor (artigo 634º, do CC). Aval O aval é uma garantia que aparece ligada às obrigações cartulares. Aquele que presta o aval garante, dessa forma, no todo ou em parte, o cumprimento da obrigação de um determinado obrigado. Surge no âmbito dos títulos de crédito, sendo nesse seio regulada pela LULL (arts. 30º a 32º e art. 77º) e LUCh (arts. 25º a 27º).

22 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃO E FIADORES e fiadores Fiança Aval Fonte Contrato Letra ou livrança (pacto de preenchimento) Natureza Acessoriedade Autonomia A obrigação do fiador molda-se sobre a obrigação do devedor principal e a sua subsistência, desde o nascimento à extinção, depende da subsistência desta. A obrigação do avalista sobrevive independentemente obrigação garantida, se esta for nula, exceto nos casos em que a nulidade seja determinada por vício de forma. Grau Subsidiariedade Solidariedade Sendo eventual na fiança civil, consiste, em termos gerais, no facto de o fiador poder impedir a execução dos seus bens, enquanto o devedor tiver no seu património bens que puderem ser executados (benefício da excussão). O avalista não pode opor o benefício da excussão prévia, respondendo solidariamente com o avalizado. Defesa Em regra, o avalista poderá opor ao credor os meios de defesa decorrentes da relação entre este e o devedor. Verificados os pressupostos de acionamento, o avalista não poderá opor, como sucede na fiança, os meios de defesa decorrentes da relação entre o credor e o devedor.

23 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃO E FIADORES e fiadores Artigo 17º-F Conclusão das negociações com a aprovação de plano de recuperação do devedor ( ) 6 A decisão do juiz vincula os credores, mesmo que não hajam participados nas negociações, e é notificada, publicitada e registada pela secretaria do tribunal, nos termos dos artigos 37º e 38º, que emite nota de custas do processo de homologação.

24 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃO E FIADORES e fiadores ( ) CAPÍTULO III Execução do plano de insolvência e seus efeitos Artigo 217º, nº4, do CIRE Efeitos gerais 4 As providências previstas no plano de insolvência com incidência no passivo do devedor não afetam a existência, nem o montante dos direitos dos credores da insolvência contra os condevedores ou os terceiros garantes da obrigação, mas estes sujeitos apenas poderão agir contra o devedor em via de regresso nos termos em que o credo da insolvência pudesse exercer contra ele os seus direitos.

25 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃO E FIADORES e fiadores Tese maioritária O artº 217º, nº 4, do CIRE, aplica-se ao PER, pelo que, não obstante o plano de recuperação aprovado, o avalista de livrança subscrita pelo devedor avalizado pode ser executado pelo respetivo portador. A obrigação do avalista é uma obrigação autónoma, independente da relação subjacente entre o portador imediato e o subscritor e, como tal, os avalistas não podem opor exceções fundadas na relação subjacente, com exceção do pagamento. O plano de recuperação contém um conjunto de medidas que se aplicam à sociedade a revitalizar. Esse plano vincula-a e vincula os credores, mesmo os que não hajam participado nas negociações (nº 6 do artº 17º F), mas só vincula os credores relativamente à sociedade requerente e não relativamente aos terceiros. Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, de 09/07/2014 Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 19/09/2013 Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, de 05/12/2013

26 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃO E FIADORES e fiadores Pressupostos da jurisprudência maioritária a) Aplicação ao PER do regime do artigo 217º, nº4; b) Efetivo incumprimento da obrigação garantida; c) Igual tratamento em caso de votação favorável ou imposição pela maioria; d) Igual tratamento em caso de perdão ou moratória;

27 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores NOTAS DE REFLEXÃO

28 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores AVALISTAS E FIADORES Novação da dívida? Dá-se a novação objectiva quando o devedor contrai perante o credor uma nova obrigação em substituição da antiga. (art.857º, CC) A vontade de contrair a nova obrigação em substituição da antiga deve ser expressamente manifestada. (art. 859º, CC)

29 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores AVALISTAS E FIADORES Quanto ao regime do artigo 217º, Identidade fundamental entre o PER e a insolvência? Identidade entre plano de insolvência e plano de recuperação (novo nº3, do artigo 192º, do CIRE)? A incidência no passivo cinge-se ao perdão ou contempla moratória/reestruturação?

30 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores Quanto ao incumprimento da obrigação garantida (condição de execução do aval), E se o devedor original mantiver em dia as suas obrigações durante a negociação? Em caso de incumprimento, há um papel saneador do Plano aprovado? O Plano em resultado do artigo 17º-I, do CIRE

31 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores Quanto à igualdade de tratamento dos credores, independente do sentido de voto, Um credor que aceita expressamente o plano, pode executar avalistas? Limites à autonomia do aval - abuso de direito Alcance da norma o plano vincula os credores, mesmo que não hajam participado nas negociações. Podem os credores valer-se de não terem votado favoravelmente?

32 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores Quanto à identidade entre os casos de perdão e as moratórias, Nos casos em que não há perdão, é aplicável o artigo 217º, nº4, mesmo em insolvência? Nesse sentido, Doutora Catarina Serra (Nótula sobre o artigo 217º, nº4, do CIRE) E também, Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, de 24/04/2012 Se não se aplica à insolvência, aplica-se ao PER?

33 Posição PLANOS AVALISTAS dos DE avalistas REVITALIZAÇÃOE FIADORES e fiadores A possibilidade de execução dos avalistas no decurso das negociações Artigo nº 17º-E, nº1, do CIRE vs Resolução de Conselho de Ministros nº 43/2011 Princípio geral de não hostilidade no decurso das negociações

34 OBRIGADO PELA ATENÇÃO LISBOA - PORTO - COIMBRA - ALGARVE - MADEIRA - ANGOLA - BRASIL - MOÇAMBIQUE - CABO-VERDE COIMBRA Rua João de Ruão, Torre do Arnado, nº 12, 11º C Coimbra T F LISBOA Rua Bernardo Lima, Lisboa T F /9 Contactos: paulovalerio@rsaadvogados.pt

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA CONFERÊNCIA O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA ARTIGOS 17º-A A 17º-I Decreto-lei nº53/2004, de 18 de março (alterado pela Lei nº16/2012, de 20 de abril) Paulo Valério ENQUADRAMENTO

Leia mais

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO Insolvência actual vs insolvência eminente 14 de Fevereiro 2014 www.causaefeito.pt www.jorgecalvete.pt Jorge Calvete Pontos comuns das diferentes ferramentas:. Objectivo: Apresentação

Leia mais

O novo mecanismo do CIRE

O novo mecanismo do CIRE O novo mecanismo do CIRE 1. Finalidade; 2. Procedimento de iniciação; 3. Reclamação dos créditos e lista provisória de créditos; 4. Negociações; 5. Efeitos da pendência do PER; 6. Votação; 7. Conclusão

Leia mais

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL

RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL PROGRAMA REVITALIZAR Avenida Central nº 82, 2º Frt. 4710-229 Braga * +351.253.267.314/5 * +351.913.428.917 * pviana.jsoares@gmail.com ENQUADR RAMENTO Memorando

Leia mais

CAPÍTULO II. Processo especial de revitalização. Artigo 17.º-A. Finalidade e natureza do processo especial de revitalização

CAPÍTULO II. Processo especial de revitalização. Artigo 17.º-A. Finalidade e natureza do processo especial de revitalização CAPÍTULO II Processo especial de revitalização Artigo 17.º-A Finalidade e natureza do processo especial de revitalização 1 - O processo especial de revitalização destina-se a permitir ao devedor que, comprovadamente,

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça Especial Revitalização Finalidade: Destina-se a devedores em comprovada situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente. O PER

Leia mais

CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação

CONFERÊNCIA. O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação CONFERÊNCIA O Processo Especial de Revitalização e o Procedimento Extrajudicial de Conciliação RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ENTRE O BEM E O MAL? DUAS FACES DA MESMA MOEDA Dados estatísticos

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO

DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL, INVESTIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO Grupos societários e o regime legal das insolvências e recuperação de empresas Paulo Valério Relevância do tema no contexto da conferência a) Aspetos

Leia mais

Processo de Insolvência. Processo especial de revitalização (PER) CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça

Processo de Insolvência. Processo especial de revitalização (PER) CFFJ Direção-geral da Administração da Justiça Processo de Insolvência Processo especial de revitalização (PER) CFFJ - 2012 Direção-geral da Administração da Justiça Processo Especial de Revitalização (PER) A Lei n.º 16/2012, de 20 de abril, procedeu

Leia mais

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Lisboa, Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Lisboa, Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

PER Processo Especial de Revitalização. GUIA Passo a Passo

PER Processo Especial de Revitalização. GUIA Passo a Passo PER Processo Especial de Revitalização Enquadramento O Processo Especial de Revitalização (PER) é um instrumento alternativo à insolvência ao qual as empresas em situação económica difícil ou de insolvência

Leia mais

Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

Junho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Junho de 2012 O Programa REVITALIZAR OBJECTIVO PRIMORDIAL Contribuir para dar novo fôlego a projetos empresariais operacionalmente viáveis, em que a função financeira se encontra desajustada face às condicionantes

Leia mais

Enquadramento Geral (I)

Enquadramento Geral (I) Enquadramento Geral (I) A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial, com especial incidência nas PME; As dificuldades económicas, a par das dificuldades

Leia mais

Decreto-Lei n.º 79/2017. Diário da República n.º 125/2017, Série I de

Decreto-Lei n.º 79/2017. Diário da República n.º 125/2017, Série I de Decreto-Lei n.º 79/2017 Diário da República n.º 125/2017, Série I de 2017-06-30 Data de Publicação:2017-06-30 Tipo de Diploma:Decreto-Lei Número:79/2017 Emissor:Justiça Páginas:3299-3314 ELI:http://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2017/06/30/p/dre/pt/html

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de 2017

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Diário da República, 1.ª série N.º de agosto de 2017 5062 Diário da República, 1.ª série N.º 164 25 de agosto de 2017 2 Documentação relativa ao fornecedor de um país terceiro: a) Descrição pormenorizada dos critérios utilizados para identificar e avaliar

Leia mais

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO INFORMAÇÃO N.º 87 P E R Í O D O DE 27 D E J ULHO A 2 D E A G O S T O DE 201 2 PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTAL PARA O PERÍODO DE 2013 A 2016 - Lei n.º 28/2012, de 31 de Julho

Leia mais

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital

DECRETO N.º 186/XIII. Regime jurídico da conversão de créditos em capital DECRETO N.º 186/XIII Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto A presente

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 ÍNDICE Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 TÍTULO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 25 Capítulo I Disposições gerais...

Leia mais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais

Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais Legislação Comercial e das Sociedades Comerciais 2017 9ª Edição Atualização nº 1 1 Atualização nº 1 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

Lei nº 7/2018, de 2 de Março

Lei nº 7/2018, de 2 de Março Lei n.º 7/2018 de 2 de Março * Regime jurídico da conversão de créditos em capital A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos:

a. Âmbito de aplicação do RERE A aplicabilidade do RERE depende da verificação de dois requisitos cumulativos: DESTAQUE Março 2018 COMERCIAL E SOCIETÁRIO REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS I. Introdução O regime extrajudicial de recuperação de empresas, que entrou em vigor no dia 3 de Março de 2018,

Leia mais

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS

REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS NOTA INFORMATIVA REGIME JURÍDICO DA CONVERSÃO DE CRÉDITOS Lei n.º 7/2018, de 2 de Março 12 de março de 2018 Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19, 7º, 1070-072 Lisboa +(351) 21 599 99 00 geral@schiappacabral.pt

Leia mais

Processo Especial de Revitalização De José Areal da Costa

Processo Especial de Revitalização De José Areal da Costa Processo Especial de Revitalização De José Areal da Costa Processo nº 428/15.1T8STS da 1ª Secção Comércio J1 Santo Tirso Instância Central Página 1 de 9 ÍNDICE I - IDENTIFICAÇÃO DO DEVEDOR II ACTIVIDADE

Leia mais

Manuel Nogueira Martins

Manuel Nogueira Martins Processo Especial de Revitalização PER Comarca de Leiria Alcobaça Inst. Central 2ª Sec. Comércio J2 Proc. N.º 804/15.0T8ACB 2.º Juízo Administrador Judicial Provisório: Orlando José Ferreira Apoliano Carvalho

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 8/13YRGMR I - RELATÓRIO O Sr. Juiz do 4º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Barcelos veio requerer a resolução do conflito de competência entre si e o Mmº Juiz do 2º Juízo Cível da mesma comarca,

Leia mais

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE)

Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) A QUEM SE APLICA O RERE aplica -se às Negociações e aos Acordos de Reestruturação que envolvam Entidades Devedoras que, cumulativamente: a) Se integrem

Leia mais

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça

Direção-geral da Administração da Justiça. Centro de Formação de Funcionários de Justiça Centro de Formação de Funcionários de Justiça ao CIRE Alterações Aplicação da lei no tempo Aplica-se a todos os processos pendentes à data da entrada em vigor do diploma - 20 de maio de 2012 142 C.P.C.

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ÍNDICE SISTEMÁTICO Índice Geral...5 Nota dos Autores...7 Lei n.º 16/2012, de 20 de Abril...9 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Título I - Disposições introdutórias... 29 Capítulo I - Disposições

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 1626/17.9T8VNF. Insolvência pessoa coletiva (Requerida) CONCLUSÃO - 14-12-2017 Insolvência pessoa coletiva (Requerida) 156013542 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Pedro Alexandre Paixão) =CLS= NOVO BANCO, S.A., pessoa coletiva número 513204016,

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós)

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós) 383616443 CONCLUSÃO - 13-07-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Susana Cristina de Paiva Queirós) =CLS= Jorge Manuel Matos Prudêncio e Alcinda Fernanda Moreira Carneiro, casados entre

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 121 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 12 a 18 de abril de 2013

INFORMAÇÃO N.º 121 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 12 a 18 de abril de 2013 INFORMAÇÃO N.º 121 Período de 12 a 18 de abril de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO PASSAPORTES EMPREGO 3I Portaria n.º 156/2013, 18 de abril de 2013 RESUMO: Primeira alteração ao Regulamento Específico

Leia mais

Processo Especial de Revitalização. Regulamento. Negociações entre Devedor e Credores

Processo Especial de Revitalização. Regulamento. Negociações entre Devedor e Credores Processo Especial de Revitalização Regulamento Negociações entre Devedor e Credores 1 1. Quem participa nas negociações 1.1. Participam nas negociações: a) Os Credores que manifestaram essa intenção junto

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16 1. INTRODUÇÃO 13 1.1. O Direito da Insolvência 13 1.2. O processo de insolvência 16 2. EVOLUÇÃO GERAL DO REGIME DA INSOLVÊNCIA 21 2.1. Direito Romano 21 2.2. Direito Intermédio 25 2.3. A Codificação 32

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 235 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 31 de julho a 6 de agosto de 2015

INFORMAÇÃO N.º 235 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 31 de julho a 6 de agosto de 2015 INFORMAÇÃO N.º 235 Período de 31 de julho a 6 de agosto de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO REGIME GERAL DAS INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO E SOCIEDADES FINANCEIRAS Decreto-lei n.º 140/2015, de 31 de julho

Leia mais

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL. Armando Jorge Macedo Teixeira foi, por sentença de 11 de janeiro de 2019, declarado em situação de Insolvência.

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL. Armando Jorge Macedo Teixeira foi, por sentença de 11 de janeiro de 2019, declarado em situação de Insolvência. Sócio da Sociedade, SAI Unipessoal, Lda. Insolvência de: Armando Jorge Macedo Teixeira Processo n.º 5189/18.0T8OAZ Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro Juízo de Comércio de Oliveira de Azeméis Juiz 2

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 2952/17.2T8BRR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 372152053 CONCLUSÃO - 04-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto João Sampaio) =CLS= I Relatório João Miguel Dinis de Almeida, solteiro, contribuinte

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL

PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 347/XII/2.ª FUNDO DE GARANTIA SALARIAL Exposição de motivos Apesar de ter sido criado há já mais de 10 anos e muito embora esteja previsto no artigo 336.º do Código

Leia mais

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL. Rui Pedro Felício Cândido foi, por sentença de 18 de julho de 2017, declarado em situação de Insolvência.

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL. Rui Pedro Felício Cândido foi, por sentença de 18 de julho de 2017, declarado em situação de Insolvência. Sócio da Sociedade, SAI Unipessoal, Lda. Insolvência de: Rui Pedro Felício Cândido Processo de Insolvência n.º 11626/17.3T8LSB Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Juízo de Comércio de Lisboa Juiz 5

Leia mais

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A.

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A. 1 Parecer nº 9/PP/2013-P Relatora: Dra. Catarina Pinto de Rezende I - Por comunicação datada de 6 de Fevereiro de 2013, dirigida ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2018 20ª Edição Atualização nº 2 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL. Lei n.º 7/2018 de 2 de março

CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL. Lei n.º 7/2018 de 2 de março CONVERSÃO DE CRÉDITOS EM CAPITAL Lei n.º 7/2018 de 2 de março 1 agenda conversão de créditos em capital âmbito subjetivo âmbito objetivo Pressupostos requisitos dever de informação reação dos sócios/sociedade

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª Aprova o Orçamento do Estado para 2016 Proposta de Aditamento Artigo 125.º-A Imposto sobre o Património Mobiliário É criado

Leia mais

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS No passado dia 1 de Julho entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 79/2017, de 30 de Junho, o qual introduziu alterações de

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

DECRETO N.º 156/XIII

DECRETO N.º 156/XIII DECRETO N.º 156/XIII Altera o Decreto-Lei n.º 433/99, de 26 de outubro, o Código de Procedimento e de Processo Tributário, e o Decreto-Lei n.º 6/2013, de 17 de janeiro A Assembleia da República decreta,

Leia mais

1. Introdução Evolução geral do regime da insolvência 3. Evolução do regime da insolvência em Portugal

1. Introdução Evolução geral do regime da insolvência 3. Evolução do regime da insolvência em Portugal ÍNDICE 1. Introdução 15 1.1. O Direito da Insolvência 15 1.2. O processo de insolvência 18 2. Evolução geral do regime da insolvência 23 2.1. Direito Romano 23 2.2. Direito Intermédio 27 2.3. A Codificação

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES

REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES REGIME EXTRAJUDICIAL DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS PERGUNTAS FREQUENTES Março 2018 1 INTRODUÇÃO: Em articulação com diversas medidas já aprovadas ou previstas no âmbito e na sequência da Resolução do Conselho

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 99917687 CONCLUSÃO - 06-12-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Amélia Rodrigues Nogueira) =CLS= SENTENÇA RELATÓRIO ÂNGELA MARIA DOS SANTOS PEREIRA,

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

BAYPORT FINANCIAL SERVICES MOÇAMBIQUE (MCB), S.A. OBRIGAÇÕES BAYPORT 2018 SÉRIE I FICHA TÉCNICA. Emissão de obrigações com apelo à subscrição privada.

BAYPORT FINANCIAL SERVICES MOÇAMBIQUE (MCB), S.A. OBRIGAÇÕES BAYPORT 2018 SÉRIE I FICHA TÉCNICA. Emissão de obrigações com apelo à subscrição privada. BAYPORT FINANCIAL SERVICES MOÇAMBIQUE (MCB), S.A. OBRIGAÇÕES BAYPORT 2018 SÉRIE I FICHA TÉCNICA ENTIDADE EMITENTE: Bayport Financial Services Moçambique (MCB), S.A. MODALIDADE: MOEDA: Emissão de obrigações

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Paula Manuela Moreira Silva)

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Paula Manuela Moreira Silva) Insolvência pessoa singular (Requerida) 385426396 CONCLUSÃO - 04-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Paula Manuela Moreira Silva) =CLS= Visto. Atento o teor da informação que antecede

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 1051/12.8TYVNG Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia 2º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

(Sumário elaborado pela Relatora) Acordam os Juízes no Tribunal da Relação de Lisboa:

(Sumário elaborado pela Relatora) Acordam os Juízes no Tribunal da Relação de Lisboa: Acórdãos TRL Processo: 258/14.8TBPDL.L1 6 Relator: ANABELA CALAFATE Descritores: ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA REMUNERAÇÃO Nº do Documento: RL Data do Acordão: 02 07 2015 Votação: UNANIMIDADE Texto Integral:

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 116 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 7 a 14 de março de 2013

INFORMAÇÃO N.º 116 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 7 a 14 de março de 2013 INFORMAÇÃO N.º 116 Período de 7 a 14 de março de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO MEDIDA DE APOIO AO EMPREGO «ESTÍMULO 2013» Procede à criação da medida de apoio ao emprego «Estímulo 2013», que promove

Leia mais

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa PME CRESCIMENTO 2014 A partir do dia 3 de Março de 2014 que as PME têm à sua disposição uma nova linha de crédito no valor de dois mil

Leia mais

BEST Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. Praça Marquês de Pombal, 3 3º, Lisboa. Telefone: (dias úteis, das 8h às 22h)

BEST Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. Praça Marquês de Pombal, 3 3º, Lisboa. Telefone: (dias úteis, das 8h às 22h) A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição de crédito 1.1. Denominação 1.2. Endereço 1.3. Contactos BEST Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. Praça Marquês de Pombal, 3 3º, 1250-161

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2015: T8STB.A.E1 Relator Nº do Documento Manuel Bargado

ECLI:PT:TRE:2015: T8STB.A.E1  Relator Nº do Documento Manuel Bargado ECLI:PT:TRE:2015:949.14.3T8STB.A.E1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2015:949.14.3t8stb.a.e1 Relator Nº do Documento Manuel Bargado Apenso Data do Acordão 22/10/2015 Data de decisão sumária

Leia mais

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL

RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL Sócio da Sociedade, SAI Unipessoal, Lda. Insolvência de: Joaquim Idálio de Sousa Pereira e Maria Fernanda da Silva Monteiro Pereira Processo n.º 3141/17.1T8STS Tribunal Judicial da Comarca do Juízo de

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

ECLI:PT:TRG:2016: T8VNF.D.G1

ECLI:PT:TRG:2016: T8VNF.D.G1 ECLI:PT:TRG:2016:1694.16.0T8VNF.D.G1 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:trg:2016:1694.16.0t8vnf.d.g1 Relator Nº do Documento Conceição Bucho rg Apenso Data do Acordão 12/07/2016 Data de decisão

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 388372703 CONCLUSÃO - 11-01-2018 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Cristina Maria Duarte Carvalho) =CLS= Requerimento que antecede. Visto. Fique

Leia mais

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL

Assessoria da Secção Social do Supremo Tribunal de Justiça Caderno Temático O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL O PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DA SECÇÃO SOCIAL Acesso ao Direito e aos Tribunais Custas I- O Processo Especial de Revitalização (designado por PER) traduz-se num passível de viabilização

Leia mais

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (Elaborado nos termos do art.º155º do C.I.R.E.)

RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA. (Elaborado nos termos do art.º155º do C.I.R.E.) RELATÓRIO DA ADMINISTRADORA DE INSOLVÊNCIA (Elaborado nos termos do art.º155º do C.I.R.E.) Notas prévias: Sentença da Declaração de Insolvência proferida em 04-04-2014 Publicidade de Sentença efetuada

Leia mais

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= ***

(Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= *** Insolvência pessoa coletiva (Apresentação) 134946833 CONCLUSÃO - 27-09-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Raquel Gomes do Rosário) =CLS= Proc. n.º 3170/17.5 T8VFX I. Relatório Grafilipe

Leia mais

Tem dívidas a Fornecedores? Estas podem ser Soluções!

Tem dívidas a Fornecedores? Estas podem ser Soluções! N/Ref. 135/11 Angra do Heroísmo, Agosto de 2011 Assunto: Soluções para Dívidas a Fornecedores - Procedimento Extrajudicial de Conciliação, Fusões e Aquisições Caro Associado, O que é? Tem dívidas a Fornecedores?

Leia mais

DECRETO N.º 24/XIII. Regime aplicável ao património da Casa do Douro

DECRETO N.º 24/XIII. Regime aplicável ao património da Casa do Douro DECRETO N.º 24/XIII Regime aplicável ao património da Casa do Douro A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Secção I Disposições gerais Artigo

Leia mais

Comercial Edição Académica, 10.ª Edição Col. Legislação

Comercial Edição Académica, 10.ª Edição Col. Legislação COLEÇÃO LEGISLAÇÃO Atualizações Online orquê as atualizações aos livros da COLEÇÃO LEGISLAÇÃO? No panorama legislativo nacional é frequente a publicação de novos diplomas legais que, regularmente, alteram

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 2224/12.9TBPRD Tribunal Judicial de Paredes 2º Juízo Cível Relatório do (Artigo 155º do CIRE) de

Leia mais

4. Pedido de autorização para a prática de atos de especial relevo pelo devedor ao Administrador Judicial Provisório (1)

4. Pedido de autorização para a prática de atos de especial relevo pelo devedor ao Administrador Judicial Provisório (1) 4 4. Pedido de autorização para a prática de atos de especial relevo pelo devedor ao Administrador Judicial Provisório (1) Ex. mo Sr. Administrador Judicial Provisório Dr. (nome completo ou profissional)

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 134 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 18 de julho de 2013

INFORMAÇÃO N.º 134 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 18 de julho de 2013 INFORMAÇÃO N.º 134 Período de 12 a 18 de julho de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO DIREÇÃO-GERAL DO TESOURO E FINANÇAS Portaria n.º 229/2013, de 18 de julho de 2013 RESUMO: Fixa a estrutura nuclear

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 229 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 25 junho de 2015

INFORMAÇÃO N.º 229 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 25 junho de 2015 INFORMAÇÃO N.º 229 Período de 12 a 25 junho de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO Portaria n.º 176-A/2015, de 12 de junho de 2015 RESUMO: Procede à terceira alteração

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS OU INSOLVÊNCIA RESPONDÁVEL? O PAPEL DO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS OU INSOLVÊNCIA RESPONDÁVEL? O PAPEL DO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS OU INSOLVÊNCIA RESPONDÁVEL? O PAPEL DO ADMINISTRADOR DE INSOLVÊNCIA FUNÇÕES E DEVERES De acordo com o art.º 2.º da Lei n.º 22/2013, de 26 de Fevereiro, o Administrador Judicial

Leia mais

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA 1 A RESTITUIÇÃO DO MONTANTE PAGO PELO CONTRUBINTE PODE RESVESTIR DUAS FORMAS: Por iniciativa da Administração Fiscal Art.º89 CPPT Compensação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - GARANTIAS CIVIS E COMERCIAIS Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - GARANTIAS CIVIS E COMERCIAIS Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO I - GARANTIAS CIVIS E COMERCIAIS Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Direito 3. Ciclo de Estudos 2º 4. Unidade Curricular

Leia mais

CRÉDITO BANCÁRIO E CRÉDITO À HABITAÇÃO - O NOVO REGIME DE PROTEÇÃO DE DEVEDORES/CONSUMIDORES

CRÉDITO BANCÁRIO E CRÉDITO À HABITAÇÃO - O NOVO REGIME DE PROTEÇÃO DE DEVEDORES/CONSUMIDORES CRÉDITO BANCÁRIO E CRÉDITO À HABITAÇÃO - O NOVO REGIME DE PROTEÇÃO DE DEVEDORES/CONSUMIDORES REESTRUTURAÇÃO DA DÍVIDA E MEDIDAS SUBSTITUTIVAS DA EXECUÇÃO HIPOTECÁRIA Cristina Bogado Menezes Fevereiro/2013

Leia mais

Informação sobre tratamento de dados pessoais

Informação sobre tratamento de dados pessoais Informação sobre tratamento de dados pessoais 1. Objecto O presente documento destina-se a facultar informação aos titulares de dados pessoais tratados pelo Banco Efisa, no âmbito das suas atividades nas

Leia mais

b) Fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho;

b) Fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho; RATIO LEGIS a SUL Medida Contrato-Emprego Por Carla Lima A Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro, regula a criação da medida Contrato- Emprego, que consiste na concessão, à entidade empregadora, de um

Leia mais

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 332/12.5 TBVLC 1º Juízo Insolventes: ANTÓNIO JORGE FERREIRA DA SILVA E HERANÇA ABERTA P/ ÓBITO DE ANTÓNIO JOSÉ DIAS FERREIRA Tribunal Judicial de Vale de Cambra RELATÓRIO O presente

Leia mais

PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO (PER)

PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO (PER) . Nº 6 31 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO ESPECIAL DE REVITALIZAÇÃO (PER) [1] ÍNDICE 1. PROCESSOS ESPECIAIS DE REVITALIZAÇÃO (PER) DE EMPRESAS 9 1.1. PER Instaurados 9 1.1.1. Dimensão das Empresas com PER Instaurado

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 5/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 5/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 5/XIII Exposição de Motivos De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), quando o termo da legislatura ocorre depois de 15 de outubro o Orçamento do Estado deve ser apresentado

Leia mais

Medida Contrato-Emprego

Medida Contrato-Emprego Medida Contrato-Emprego Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS

ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS ORDEM DOS ENGENHEIROS REGULAMENTO DE ISENÇÃO DE QUOTAS Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Engenheiros (EOE), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de junho, alterado e republicado pela Lei n.º 123/2015,

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 323 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 12 a 18 de Maio de 2017

INFORMAÇÃO N.º 323 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 12 a 18 de Maio de 2017 INFORMAÇÃO N.º 323 Período de 12 a 18 de Maio de 2017 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO TROCA DE INFORMAÇÃO EM MATÉRIA FISCAL PORTUGAL E FEDERAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO E NEVES Decreto do Presidente da República

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 244 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 23 a 29 de outubro de 2015

INFORMAÇÃO N.º 244 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 23 a 29 de outubro de 2015 INFORMAÇÃO N.º 244 Período de 23 a 29 de outubro de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO DECLARAÇÃO MODELO 10 DO IRS E DO IRC Portaria n.º 383/2015 de 26 de Outubro de 2015 RESUMO: Aprova a declaração

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção de Comércio da Instância Central de Amarante J2 Processo nº 2/15.2T8AMT V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores)

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) ORDEM DOS ADVOGADOS Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) 30 de

Leia mais

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão J1 Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA

SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA SEMINÁRIO SOBRE PROPOSTAS DE MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o Regime Jurídico de Regularização e Cobrança de Dívida à Protecção

Leia mais

G.C.T. ON LINE DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR DIRECTA, S.A.

G.C.T. ON LINE DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR DIRECTA, S.A. PROCESSO DE INSOLVÊNCIA TRIBUNAL DO COMERCIO DE LISBOA 3.º JUIZO INSOLVÊNCIA PESSOA COLECTIVA PROCESSO N.º 1587/11.8TYLSB G.C.T. ON LINE DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR DIRECTA, S.A. RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas

Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas 2017 5ª Edição Atualização nº 2 CÓDIGO DA INSOLVÊNCIA E DA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Atualização nº 2 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás,

Leia mais