AADSP Guia de implementação Geral: Fundamentação para implantação da abordagem adaptativa para implantação de processo de software.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AADSP Guia de implementação Geral: Fundamentação para implantação da abordagem adaptativa para implantação de processo de software."

Transcrição

1 # IMPLANTAÇÃO AADSP Guia de implementação Geral: Fundamentação para implantação da abordagem adaptativa para implantação de processo de software. Este documento tem por objetivo orientar pesquisadores, empresas e profissionais do âmbito do desenvolvimento de software no processo de implantação da abordagem AADSP. Copyright 2016 IFBA / Labrasoft Direitos desta edição reservados ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA.

2 IFBA / Labrasoft AADSP Guia de implementação Geral: Fundamentação para implantação da abordagem adaptativa para implantação de processo de software. AUTORES: Antonio Carlos dos Santos Souza Labrasoft / IFBA Antônio Maurício da Silva Pitangueira Labrasoft / IFBA Felipe Pereira Coelho Labrasoft / IFBA Luiz Cláudio Machado dos Santos Labrasoft / IFBA Márcio Cerqueira de Farias Macedo Labrasoft / IFBA Romilson Lopes Sampaio Labrasoft / IFBA Ronaldo Pedreira Silva Labrasoft / IFBA Simone da Silva Amorim Labrasoft / IFBA SALVADOR BA 2016

3 SUMÁRIO 1. Introdução Objetivos... 5 Geral... 5 Específicos Valoração dos Artefatos... 5 Essencial... 5 Importante... 5 Desejável Iniciando a implementação Gerências e Artefatos... 6 Gerência de projetos... 6 Gerência de requisitos e modelagem... 6 Gerência configuração e mudanças... 6 Gerência de colaboradores... 7 Gerência de testes... 7 Gerência de reutilização Objetivos das gerências... 7 Objetivo geral... 7 Objetivos específicos... 7 Gerência de projetos... 7 Gerência de requisitos... 7 Gerência configuração e mudanças... 8 Gerência de colaboradores... 8 Gerência de testes... 8 Gerência de reutilização Composição dos artefatos... 8 Gerência de projetos... 8 Termo de abertura do projeto de software TAP... 8 Estrutura analítica do projeto de software EAP... 8 Documento de estimativa de escopo DEP... 8 Definição das funções da equipe executora do projeto - EEP... 9 Cronograma de execução do projeto de software CEPS... 9

4 Orçamento do projeto OP... 9 Recursos especiais RE... 9 Plano organizacional de dados ou plano de gerenciamento de dados... 9 Plano de riscos do projeto... 9 Gerência de requisitos e modelagem... 9 Documento de requisitos do software... 9 Projeto de tela do software Diagrama de entidade e relacionamento - DER Relação dos diagramas UML do projeto Gerência de configuração e mudanças Documento de solicitação de mudança Documento de evolução do projeto Gerência de colaboradores Plano de treinamento dos colaboradores Plano de avaliação dos colaboradores Matriz de responsabilidade do projeto de software Gerência de testes Plano de execução de testes do projeto Lista de ocorrência de erros Termo de formação da equipe de qualidade Glossário de erros do projeto Gerência de reutilização Repositório de reutilizáveis dos projetos de software Diagramas e documentação dos frameworks utilizados no projeto de software Avaliação da abordagem Referências bibliográficas... 11

5 5 1. Introdução O LABRASOFT, Grupo de Pesquisa Laboratório de Desenvolvimento de Software, propõe uma abordagem adaptativa para implantação de processo de software em micro e pequenas empresas - MPEs soteropolitanas. A abordagem denominada de Adaptive Approach for Deployment of Software Process (AADSP) tem como alicerce práticas inovadoras em conformidade com o modelo MPS-BR, desenvolvido no Brasil pela Softex (SOFTEX, 2012), algumas práticas contidas em metodologias ágeis e do guia de conhecimento PMBOK da PMI (Project Management Institute) para gerenciamento de projetos. 2. Objetivos Geral Abordagem AADSP objetiva a promoção da qualidade de software por meio da utilização de técnicas especificas e resultados esperados (artefatos documentais) durante o processo de desenvolvimento de software. Específicos Promover maior qualidade nos softwares produzidos pelas MPEs; Promover a existência artefatos documentais em projetos de software; Promover práticas inovadoras para as MPEs no âmbito da engenharia de software; Promover qualidade de software por meio de artefatos documentais e resultados esperados. Promover adaptabilidade ao artefatos que compõe o projeto de software; 3. Valoração dos Artefatos AADSP qualifica os artefatos documentais de acordo com seu grau de importância, desse modo esta abordagem busca implementar estes artefatos de forma adaptativa nas MPEs. Os três graus de importância são: Essencial o Artefatos base para implementação do modelo AADSP, de modo que sua continuidade deverá ser garantida no processo de implantação desta abordagem. Importante o Artefatos que são consideráveis, todavia não são obrigatórios, assim sua implementação resultará em resultados adicionais ao modelo. Desejável o Artefatos pouco consideráveis, estes não implicam necessariamente na melhoria do processo ou em resultados satisfatórios.

6 6 4. Iniciando a implementação O AADSP trabalha o software como um produto, e deste modo, devendo ser avaliado no decorrer do seu desenvolvimento. Assim, esta abordagem elenca alguns artefatos documentais que promoverão indiretamente resultados a partir de sua confecção estes que são segmentados em diversas gerências. 5. Gerências e Artefatos Gerência de projetos Termo de abertura do projeto de software TAP (essencial) Estrutura analítica do projeto de software EAP (essencial) Documento de estimativa de escopo (essencial) Definição das funções da equipe executora do projeto (essencial) Cronograma de execução do projeto de software (essencial) Orçamento do projeto (essencial) Recursos especiais (desejável) Plano organizacional de dados ou Plano de gerenciamento de dados (importante) Plano de riscos do projeto (desejável) Gerência de requisitos e modelagem Documento de requisitos do software (essencial) Controle do comprometimento da equipe com os requisitos (importante) Projeto de tela do software (importante) Diagrama de entidade e relacionamento (essencial) Rastreabilidade dos requisitos (essencial) Documentação do código contendo a identificação dos requisitos (desejável) Plano de testes relacionado a identificação dos requisitos (importante) Relação de diagrama UML do projeto Caso de uso (essencial) Classe (essencial) Sequência (importante) Estado (importante) Atividade (desejável) Implantação (essencial) Gerência configuração e mudanças Controle das revisões dos artefatos em ocorrência de mudança de requisitos do projeto (essencial) Controle de versionamento dos artefatos do projeto (essencial) Documento de solicitação de mudança (essencial)

7 7 Documento de evolução do projeto (desejável) Gerência de colaboradores Plano de treinamento dos colaboradores (essencial) Plano de avaliação dos colaboradores (essencial) Lista de competência dos colaboradores (importante) Matriz de responsabilidade do projeto de software (essencial) Registro dos stakeholder (essencial) Controle da equipe execução (essencial) Gerência de testes Plano de execução de testes do projeto (essencial) Lista de ocorrência de erros e não conformidades (importante) Lista de ações corretivas (importante) Controle de inspeção e qualidade (essencial) Termo de formação da Equipe de qualidade (desejável) Documento de homologação do teste de software (importante) Glossário de erros do projeto (importante) Gerência de reutilização Repositório de reutilizáveis dos projetos de software (essencial) Diagramas e documentação dos frameworks utilizados no projeto de software (essencial) 6. Objetivos das gerências Objetivo geral Realizar o controle da elaboração dos artefatos documentais e sua continuidade no projeto de software, permitindo maior transparência e existência de bases históricas nas MPEs. Objetivos específicos Gerência de projetos O principal propósito da gerência de projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto Gerência de requisitos O propósito do processo Gerência de requisitos é de levantar, analisar e desenvolver os requisitos de um software, definindo suas atividades, dependências com os demais requisitos de um projeto.

8 8 Gerência configuração e mudanças Durante o projeto, os requisitos podem mudar por uma série de motivos. Desta forma, requisitos adicionais podem ser incorporados no projeto, requisitos podem ser retirados do projeto e/ou mudanças podem ser feitas nos requisitos já existentes. Ressalta-se que, devido às mudanças, os requisitos podem ter que ser revistos. Gerência de colaboradores O gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e guiam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste em pessoas com papéis e responsabilidades designadas para completar o projeto. Os membros da equipe do projeto podem ter vários conjuntos de habilidades, atuar em regime de tempo integral ou parcial e podem ser acrescentados ou removidos da equipe à medida que projeto progride. Gerência de testes O propósito do processo Gerência de Testes é de elaborar planos e estratégias para execução e testes em seus mais diversos modelos, objetivando maior qualidade e integridade dos dados apresentados nos produtos finais. Gerência de reutilização O propósito do processo Gerência de reutilização é de prover maior usabilidade de artefatos produzidos pelos projetos través do mapeamento e documentação de componentes e outros ativos reutilizáveis de um software. 7. Composição dos artefatos Gerência de projetos Termo de abertura do projeto de software TAP Este é documento inicial considerado para AADSP que será emitido formalmente entre o Patrocinador e executor do projeto. Estrutura analítica do projeto de software EAP A EAP será definida em três tipos: pacote, Fase e Entregas. Dentro destas representações é realizado o detalhamento do pacote, fases ou entrega a ser trabalhado. Documento de estimativa de escopo DEP É realizada a estimava de escopo através da análise da complexidade envolvendo tabelas internas/externas ao sistema, classes, objetos, relatórios, telas, consultas a banco de dados, cálculos, transações e atores dos casos de uso, linhas de código etc.

9 9 Definição das funções da equipe executora do projeto - EEP As funções podem ser designadas para pessoas ou grupos, os quais podem ser internos ou externos à organização. Em relação a competências (conhecimento, habilidades, atitudes e experiências) para que as tarefas previstas possam ser executadas de forma adequada e de acordo com a responsabilidade esperada. Cronograma de execução do projeto de software CEPS Neste artefato estará incluso as fases do ciclo de vida e o tempo e esforço em escala de: alta, média e baixa. Para execução de cada tarefa. Orçamento do projeto OP Todos os custos do projeto contendo: salario, materiais (consumo e permanente), viagens e treinamentos. Recursos especiais RE Todo os custos que não fazem parte do orçamento principal do projeto de software. Plano organizacional de dados ou plano de gerenciamento de dados A identificação, coleta, armazenamento, distribuição (incluindo regras de segurança e confidencialidade) para garantir a integridade, acesso e segurança aos dados devem ser planejados. É importante identificar os dados relevantes do projeto, para depois coletá-los, armazená-los e distribuí-los de forma controlada, lembrando que isso implica em custo. Desta forma, os dados devem ser coletados somente quando forem necessários. Plano de riscos do projeto É artefato que lista os riscos que são mais comuns e potenciais, verificando a probabilidade de ocorrência (Baixo, Médio e Alto), categoria (Técnico, Gerencial, organizacional ou externo) e impactos (Baixo, Médio e Alto) e a prioridade de tratamento de cada ocorrência (1 a 5). Gerência de requisitos e modelagem Documento de requisitos do software Este é o documento onde será armazenado todos os requisitos que compõe o software. Os requisitos devem estar apresentados em: nome do requisito, grau de importância, ator a qual está relacionado e quando necessário definir suas dependências.

10 10 Projeto de tela do software O projeto tela consiste em um modelo visual onde se apresenta os requisitos do software de forma gráfica, este modelo deverá ser aprovado pelos stakeholders durante o processo de desenvolvimento do software. Diagrama de entidade e relacionamento - DER Este é o diagrama onde serão apresentadas as relações entre as entidades que serão fisicamente implantadas no banco de dados. Relação dos diagramas UML do projeto São requeridos os seguintes diagramas: Caso de uso (essencial), Classe (essencial), Sequência (importante), Estado (importante), Atividade (desejável), Implantação (essencial). Gerência de configuração e mudanças Documento de solicitação de mudança Este artefato visa o controle de mudanças ocorridas no projeto durante o processo de desenvolvimento ou produtos já finalizados. Documento de evolução do projeto Este é um artefato onde deverá ser representada a evolução projeto, e deste modo, demonstrando as etapas já executadas no projeto de software. Gerência de colaboradores Plano de treinamento dos colaboradores Este plano deverá conter modelos de treinamento realizados ou a realizar, manuais utilizados pela empresa, processos de treinamento e outras atividades inerentes ao treinamento dos colaboradores. Plano de avaliação dos colaboradores O plano de avaliação dos colaboradores é artefato que irá conter analises de competências esperadas e resultados obtidos dentro processo de desenvolvimento de software. Matriz de responsabilidade do projeto de software A matriz de responsabilidade poderá seguir o modelo RACI. Esta matriz é um instrumento que tem como principal objetivo a atribuição de funções e responsabilidades dentro de um processo ou de um projeto. Gerência de testes Plano de execução de testes do projeto Um é um mapa que deverá conter os objetivos ou resultados esperados de um determinado artefato do projeto de software.

11 11 Lista de ocorrência de erros Devem ser confeccionadas listas contendo as ocorrências de erros durante o processo de desenvolvimento do software. Termo de formação da equipe de qualidade Durante o processo de desenvolvimento do software deve ser definida a equipe responsável pela qualidade do produto que está sendo desenvolvido o AADSP não restringe que os membros da equipe façam parte da própria equipe de desenvolvimento do produto, ressalta-se que, as decisões tomadas devem ser pela equipe evitando inconsistências aos resultados esperados. Glossário de erros do projeto O glossário de erros do projeto é o artefato que deverá conter os erros ocorridos no projeto e as soluções utilizadas para resolve-los evitando deste modo redundâncias de resoluções de erros econtrados. Gerência de reutilização Repositório de reutilizáveis dos projetos de software Este é um repositório onde deverá conter todo os ativos reutilizáveis do projeto de software. Estes ativos devem ser agrupados por características comuns mediante suas funcionalidades. Diagramas e documentação dos frameworks utilizados no projeto de software O AADSP requer o armazenamento das informações dos frameworks utilizados e diagramas do projeto. 8. Avaliação da abordagem O AADSP diferente de outras abordagens não realiza entrevistas com os participantes dos projetos em uma avaliação. Assim a abordagem AADSP audita os artefatos documentais produzidos considerando que mediante a existência destes artefatos existam processos internos que resultaram em sua confecção. 9. Referências bibliográficas Ágil, M. (2011). Manifesto para o desenvolvimento ágil de software. Disponível em: com. br/. Acessado em, 17/08/2016. Implementação, G.MPS.BR: Guia de implementação Parte Disponível em: pdf. Acessado em, 21/09/2016. Projetos, Gerenciamento de. Guia PMBOK, 5ª Edição. Project Management.

12 12 Responsabilidade, M. Matriz de responsabilidades em projetos: tudo o que você precisa saber. Disponível em: Acessado em, 21/09/2016. SABBAGH, Rafael. Scrum: Gestão ágil para projetos de sucesso. Editora Casa do Código, Scrum, Framework. Desenvolvimento Ágil de software com utilizando o framework Scrum. Disponível em: Acessado em, 20/09/2016. Teste, S. Plano de teste: um mapa essencial para teste de software. Disponível em: Acessado em, 16/08/2016.

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Bernardo Grassano 1, Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira 2, Mariano Montoni 3 1 Project Builder Av. Rio Branco 123, grupo 612, Centro

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM ANEXO E METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS E PROPOSTAS DE PADRONIZAÇÃO DA DTI Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM Objetivo Estabelecer uma Metodologia

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição Plano de Medição Sumário 1. Introdução 2. Objetivos 3. Objetivos Organizacionais 4. Armazenamento 4. Questões e Indicadores 5. Métricas 1. Introdução Este documento descreve o plano para a execução da

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK Visão geral do PMBOK PMI - Project Management Institute William Lopes de Oliveira Objetivo do PMBOK Identificar e descrever o conhecimento e as práticas aplicáveis na maioria das vezes na maioria dos projetos

Leia mais

CONTPATRI Plano de Garantia de Qualidade. Versão 1.1

CONTPATRI Plano de Garantia de Qualidade. Versão 1.1 CONTPATRI Plano de Garantia de Qualidade Versão 1.1 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 04/05/2013 1.0 Verificação do documento Emerson José Porfírio 21/04/2013 1.0 Elaboração do documento

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

PLANO DO PROJETO. WebZine Manager. Versão 1.0

PLANO DO PROJETO. WebZine Manager. Versão 1.0 PLANO DO PROJETO Versão 1.0 Histórico de Versões Data Versão Descrição Autor Revisor Aprovado por Versão Inicial Rodrigo 18/11/2012 1.0 do documento Montes Responsáveis Rodrigo da Silva Montes João Carlos

Leia mais

Planejamento dos Riscos

Planejamento dos Riscos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Riscos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do Projeto

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

CellBus Plano de Gerenciamento de Qualidade Versão (1.3)

CellBus Plano de Gerenciamento de Qualidade Versão (1.3) CellBus Plano de Gerenciamento de Qualidade Versão (1.3) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Versão Descrição Autor 24/09/2016 1.0 Criação do Documento Cibellie Adrianne 27/09/2016 1.1 Modificações e Alterações

Leia mais

CASOS DE TESTE PALESTRANTE: MARCIA SILVA MARCIA.SILVA@DATASUS.GOV.BR WWW.EMERSONRIOS.ETI.BR

CASOS DE TESTE PALESTRANTE: MARCIA SILVA MARCIA.SILVA@DATASUS.GOV.BR WWW.EMERSONRIOS.ETI.BR CASOS DE TESTE PALESTRANTE: MARCIA SILVA MARCIA.SILVA@DATASUS.GOV.BR WWW.EMERSONRIOS.ETI.BR CONCEITOS BÁSICOS - TESTES O que é Teste de Software? Teste é o processo de executar um programa com o objetivo

Leia mais

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC.

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC dovicchi@inf.ufsc.br http://www.inf.ufsc.br/~dovicchi Programa Projetos e Metodologias Tipos e abordagens Organização Estimativas de Esforço e Gerência de Riscos

Leia mais

! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado

! Introdução.  Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP)  Definições  RUP x USDP  Características do Processo Unificado Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

Declaração de Escopo

Declaração de Escopo Declaração de Escopo Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 16/0/2011 1.00 Versão Inicial do Documento Rafael Faria Sumário 1 INTEGRANTES DO PROJETO 2 OBJETIVO DO PROJETO 3 - CARACTERÍSTICAS

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Versão: 1.0 Doc Manager

Versão: 1.0 Doc Manager Plano de Gerenciamento de Configuração versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza 1 Data: 10/04/2016

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 3 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos básicos como processo, projeto, produto, por que

Leia mais

27) Em relação aos Projetos de Sistemas de Software, assinale a sequência correta de desenvolvimento de um sistema:

27) Em relação aos Projetos de Sistemas de Software, assinale a sequência correta de desenvolvimento de um sistema: Modelos de Ciclo de Vida e Metodologias de Software 33) No SCRUM, uma iteração que segue um ciclo (PDCA) e entrega incremento de software pronto é denominada: A) Backlog. B) Sprint. C) Daily scrum. D)

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres

Gerenciamento de Projetos Project Management Institute. Prof. Miguel Torres Gerenciamento de Projetos Project Management Institute Prof. Miguel Torres miguel.torres@feol.com.br Objetivo do Curso Criar condições e proporcionar métodos para o desenvolvimento da capacidade gestora,

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Escopo. Gerência de Desenvolvimento

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Escopo.  Gerência de Desenvolvimento Residência em Arquitetura de Software Gerência de Escopo Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Desenvolvimento 2008.2 Faculdade de Computação Instituto de

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto.

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior.

Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. Projeto para Implantação de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituição de Ensino Superior. PLANO GERAL DO PROJETO 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em vigor da Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa Certificate in Business and People Management - CBPM. Nome completo Certificate in Business and People Management - CBPM Nome completo PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO São Paulo 2016 Nome do Autor(a) PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE: TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

Aplicação: 11/9/2016 PADRÃO DE RESPOSTA

Aplicação: 11/9/2016 PADRÃO DE RESPOSTA 1 Quanto à qualidade de software PROVA DISCURSIVA P 4 PARECER a) Em desacordo. A gestão de requisitos não possui os objetivos descritos; eles se referem, na verdade, ao processo desenvolvimento de requisitos

Leia mais

MPT Melhoria de Processo de Teste Brasileiro

MPT Melhoria de Processo de Teste Brasileiro MPT.BR - Melhoria de Processo de Teste Guia de Implementação Parte 1: Nível 2 (Versão 1.1) Sumário 1 Prefácio... 3 2 Introdução... 3 3 Objetivo... 3 4 Implementando o MPT nível 2... 3 5 Gerência de Requisitos

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Pleno 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Conceitue projeto e o que representa a característica singularidade? Questão 1 Resposta Conceitue projeto e o que representa a característica

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

METODOLOGIA ÁGEIS FDD FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

METODOLOGIA ÁGEIS FDD FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT. Prof. Fabiano Papaiz IFRN METODOLOGIA ÁGEIS FDD FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT Prof. Fabiano Papaiz IFRN Feature Driven Development = Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades FDD é uma metodologia ágil para gerenciamento e desenvolvimento

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 CONTEÚDO Compreender as diferenças entre o gerenciamento de projetos de software e outros projetos Conhecer

Leia mais

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Software PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações Total de Páginas:16 Versão: 1.0 Última Atualização: 26/07/2013 Índice

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Prof. Elias Ferreira Elaborador por: Prof. Edison A. M. Morais Objetivo (1/1) Conceituar PROCESSO E CICLO DE VIDA, identificar e conceituar

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES

LIVRO ENGENHARIA DE SOFTWARE FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES LIVRO ENGENHARIA FUNDAMENTOS, MÉTODOS E PADRÕES WILSON PADUA PAULA FILHO CAPÍTULO REQUISITOS 1 REQUISITOS TECNICO E GERENCIAL ESCOPO (RASCUNHO) CARACTERISTICAS 2 O que são Requisitos? São objetivos ou

Leia mais

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida Planejamento e Desempenho de Custos Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida O que é um orçamento? É o planejamento financeiro para um determinado projeto. Objetivo da aula: apresentar

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos O Guia PMBOK e as áreas do Gerenciamento de Projetos Prof. Robson Almeida PMI e PMBOK PMI: Project Management Institute Entidades sem fim lucrativo Congrega profissionais de gestão

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PROJETO SOLUTION MARKET'S

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PROJETO SOLUTION MARKET'S INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO PROJETO SOLUTION MARKET'S Trabalho de Gestão de Projeto realizado para a disciplina de Engenharia de Software do quinto módulo do curso super em Análise

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Política Organizacional para Desenvolvimento e Manutenção de Software e Serviços

Política Organizacional para Desenvolvimento e Manutenção de Software e Serviços A Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI) do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA define neste documento sua Política Organizacional para Desenvolvimento de Software. 1

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Engenharia de Software.

Engenharia de Software. Engenharia de Software Prof. Raquel Silveira O que é (Rational Unified Process)? É um modelo de processo moderno derivado do trabalho sobre a UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE EMENTA ENGENHARIA DE SOFTWARE DISCIPLINA: Estrutura e Fluxo de Informação EMENTA: A disciplina Estrutura e Fluxo de Informação se propõe a capacitar o aluno sobre os fundamentos da Gestão da Informação

Leia mais

O Fluxo de Requisitos

O Fluxo de Requisitos O Fluxo de 1 Finalidade do fluxo de requisitos A finalidade deste fluxo é: Chegar a um acordo com o cliente e o usuário sobre o que o sistema deve fazer. Oferecer ao desenvolvedor um melhor entendimento

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

Garantia da Qualidade, Medição e Melhoria. Leonardo Gresta Paulino Murta

Garantia da Qualidade, Medição e Melhoria. Leonardo Gresta Paulino Murta Garantia da Qualidade, Medição e Melhoria Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Exercício motivacional Leonardo Murta Garantia da Qualidade, Medição e Melhoria 2 Qualidade depende da perspectiva...

Leia mais

Uma Análise de Benefícios do MPS.BR na Visão de Patrocinadores, Representantes da Empresa na Equipe de Avaliação e Avaliadores Líderes

Uma Análise de Benefícios do MPS.BR na Visão de Patrocinadores, Representantes da Empresa na Equipe de Avaliação e Avaliadores Líderes Uma Análise de Benefícios do MPS.BR na Visão de Patrocinadores, Representantes da Empresa na Equipe de Avaliação e Avaliadores Líderes Patrícia Lima Eliezer Dutra Gleison Santos Motivação Adoção de Modelos

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO

Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO Edital SENAI SESI de Inovação 2012 GLOSSÁRIO Brasília 2012 Edital SENai SESi de inovação 2012 GLOSSÁRIO 3 Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo feito durante a fase de concepção ou desenvolvimento

Leia mais

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process

PSP: Personal Software Process. PSP- Personal Software Process. PSP: Personal Software Process. PSP: Personal Software Process PSP- Personal Software Process Maria Cláudia F. P. Emer PSP: Personal Software Process z Já foram vistas ISO/IEC 9126 foco no produto ISO 9001 e CMM foco no processo de desenvolvimento z Critica a essas

Leia mais

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCOPO DE SISTEMA Guilherme de Souza Ferreira Discente do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Rosana Braga ICMC/USP Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO PRODUTO DE SOFTWARE MANUTENÇÃO Análise Planejamento Eng. Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROJETO NACIONAL DE AÇÕES PÚBLICO PRIVADAS PARA BIODIVERSIDADE PROBIO II TERMO DE REFERÊNCIA BOLSA No. 008/2013/Fiocruz/ProbioII APOIO CIENTÍFICO E VALOR MENSAL: R$ 2.000,00 (Dois

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES MARINGÁ 2014 SUMÁRIO SUMÁRIO...1

Leia mais

40h. Este treinamento aborda o que há de mais moderno em gerenciamento de projetos e está totalmente alinhado com a última versão do Guia PMBOK

40h. Este treinamento aborda o que há de mais moderno em gerenciamento de projetos e está totalmente alinhado com a última versão do Guia PMBOK Este treinamento aborda o que há de mais moderno em gerenciamento de projetos e está totalmente alinhado com a última versão do Guia PMBOK Se você procura por uma forma mais interessante e imersiva de

Leia mais

Organização e Políticas de Segurança da Informação

Organização e Políticas de Segurança da Informação Organização e Políticas de Segurança da Informação Prof. Mauricio Pitangueira INF 025 AUDITORIA E SEGURANÇA DE SISTEMAS antoniomauricio@ifba.edu.br A Organização da Segurança Modelo de Gestão Coporativa

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML

IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML IDENTIFICAÇÃO DO ESCOPO DE SOFTWARE A PARTIR DA ANÁLISE DE REQUISITOS UTILIZANDO A UML Anderson Fernando dos Santos Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Faculdades Integradas

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Etapa:Desenvolvimento de software Disciplina: Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação Professor: Lucas Topofalo Integrantes: Joel Soares de Jesus Luiz R. Bandeira

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Resumo parcial da Tese de Doutorado. Um modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento.

Resumo parcial da Tese de Doutorado. Um modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Disciplina: PROJETOS I Aluno: Cleosvaldo G. Vieira Jr cgvjr@inf.ufsc.br Resumo parcial da Tese de Doutorado Um modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento

Leia mais

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Ciclos de Vida 1 Ciclo de Vida de um Produto Qualquer desenvolvimento de produto inicia com uma idéia e termina com o produto pretendido. O ciclo de vida de um produto

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software 1 Engenharia de Software CURSO: Sistemas de Informação PERÍODO LETIVO: 2009-1 SEMESTRE: 4º PROFESSOR(A): Francisco Ildisvan de Araújo Introdução METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Uma metodologia

Leia mais