Tecnologia em Eucalyptus: Técnicas moleculares de transferência de primers heterológos em espécies e híbridos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia em Eucalyptus: Técnicas moleculares de transferência de primers heterológos em espécies e híbridos."

Transcrição

1 Tecnologia em Eucalyptus: Técnicas moleculares de transferência de primers heterológos em espécies e híbridos. Hélio Sandoval Junqueira Mendes 1, Deise Reis de Paula 2 1 Biólogo, helio_junq@yahoo.com.br, 2 Bióloga, FCAV/UNESP O Brasil destaca-se no cenário mundial pela importância da biomassa florestal e suas potencialidades com uma das mais altas taxas de produtividade na silvicultura, atingindo entre 40 e 50 metros cúbicos (m 3 ) de madeira por hectare ao ano, mais de 10 vezes superior à observada em países de clima temperado (STAPE, 2003). A atividade de base florestal, presente em quase todo o território nacional, divide-se em vários segmentos, como: celulose e papel, papelão ondulado, siderurgia a carvão vegetal, móveis e madeira processada mecanicamente, que engloba a produção de madeira serrada, painéis reconstituídos, compensados e laminados e produtos de maior valor agregado, além de vários produtos não madeireiros. Em uma considerável área de reflorestamento no Brasil se utiliza espécies do gênero Eucalyptus principalmente em empresas atuantes na área de papel e celulose. No Brasil a área total com florestas plantadas em 2006, totalizou 5,74 milhões ha, sendo 3,55 milhões de ha com eucalipto; 1,82 milhão ha com pinus e 370,5 mil ha de outras espécies, apresentando um crescimento de pouco mais de 175 mil ha em relação ao ano de 2005 (5,56 milhões ha) (SBS, 2009). Minas Gerais apresenta como o maior em área de floresta plantada do país, ocupando 1,23 milhões ha, seguido por São Paulo com 963,3 mil ha, correspondendo a 21,5% e 16,8% respectivamente, da área plantada existente no Brasil (SBS, 2009). De acordo com a Abraf (2008), a capacidade de produção sustentável das florestas brasileiras é estimada em cerca de 390 milhões de m³/ano, dos quais 47,2% ou aproximadamente 183,6 milhões m³, são de florestas plantadas com pinus e eucalipto. O restante é ainda devido à exploração de florestas nativas. As alternativas para diminuir a pressão sobre recursos madeireiros de florestas nativas e produzir um aumento de produção de modo a atender a demanda segue-se duas alternativas: primeiramente o aumento da área produtiva atual, associada no aumento da produtividade nas áreas já ocupadas. Dentre as estratégias para se vencer este desafio destaca-se o melhoramento genético florestal.

2 Marcadores genéticos e Marcadores específicos (SSRs) A variabilidade genética é a base da biodiversidade e pode ser acessada por meio de marcadores genéticos. A associação de técnicas moleculares às técnicas tradicionais de melhoramento, propicia um grande avanço na obtenção de resultados. Assim os marcadores moleculares funcionam como ferramentas auxiliares no melhoramento genético florestal permitindo entre outros, avaliações da adequação da base genética de populações florestais para utilização em programas de melhoramento. Dentre os marcadores moleculares atualmente empregados, merecem destaque os microssatélites ou seqüências simples repetitivas (SSRs), por serem considerados ideais para estudos genéticos e de melhoramento uma vez que combinam vários aspectos de interesse: a co-dominância; multialelismo, o alto polimorfismo, a dispersão abundante e uniforme em genomas de plantas e a eficiente detecção por reação em cadeia da polimerase (PCR). Entretanto, para a execução de análises genéticas via PCR de microssatélites, se faz necessário o desenvolvimento de primers que possibilitem o reconhecimento dos loci de interesse e isto requer o conhecimento da seqüência de DNA flanqueadora a estes loci. Assim o desenvolvimento de primers específicos para cada espécie de eucaliptos envolve etapas laboratoriais morosas e de alto custo (ZUCCHI et al., 2003). Transferência de primers entre espécies e híbridos de Eucaliptos Existem primers desenhados para espécies mais utilizadas para produção de papel e celulose como é o caso do Eucalyptus grandis, em contrapartida existe espécies e híbridos do gênero Eucalyptus que não possuem sequências especificas desenhadas como é o caso Eucalyptus exerta, Eucalyptus saligna, Eucalyptus grandis x urophylla, e Eucalyptus grandis x camaldulensis. A transferabilidade de primers microssatélites reduz consideravelmente os custos e o tempo das investigações genéticas. Quando as espécies envolvidas na transferabilidade são proximamente relacionadas, têm-se maior chance de partilhar sítio de ligação de primers microssatélites do que em espécies menos próximas, mas é possível transferir primers funcionais mesmo entre espécies mais distantes (LORIEUX et al., 2000)

3 Objetivo do trabalho e experimento Diante de toda esta exposta versatilidade dos microssatélites o presente trabalho tem como objetivo verificar a transferabilidade de cinco pares de primers microssatélites heterólogos em Eucalyptus. Assim foram testados os primers EST-SSR (EUCA 30, 39, 50, 57 e 62) desenhados a partir do banco de dados do Consórcio FORESTs/FAPESP. (Tabela 1) Um total de 40 indivíduos pertencentes às espécies e híbridos de Eucalyptus (Eucalyptus exerta, Eucalyptus saligna, Eucalyptus grandis x urophylla, e Eucalyptus grandis x camaldulensis) uma coleção fornecida pela ESALQ e mantida na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira foi submetido à extração de DNA conforme proposto por Ferreira e Grattapaglia, (1998) com pequenas modificações.(tabela 2) A reação de amplificação (PCR-SSR), de volume de 15 ul, foi constituída de tampão PCR (1X), 0,1mM de cada dntp, 2 mm de MgCl 2, 1uM de cada integrante do par de primer (F e R), 2 unidades de Taq DNA polimerase, 18 ng de DNA genômico. Para amplificação dos alelos utilizou-se programa do tipo touchdown universal. Os produtos de amplificação foram separados em géis de agarose 3%, em corrida com TBE (1X) com tensão constante de 110V. Tabela 1 - Características dos primers SSR-EST empregados na verificação de transferabilidade em Eucalyptus. Contig-EST Tamanho Temperatura Nome esperado do de melting Primer produto PCR ( C) (pb) Motif EGUTRT3110E03 Euca GAG (8) EGUTRT3344D11 Euca TC/GAG (12-6) EGUTSL1027G07 Euca CT (22) EGUTSL7212H07 Euca TCC (8) EGUTSL7216H10 Euca GCT (9)

4 Tabela 2 - Descrição das espécies e híbridos do gênero Eucalyptus, utilizados na extração de DNA. Espécie Procedência* Lote Número de indivíduos Eucalyptus exerta Itatinga SP IT Eucalyptus saligna Itatinga SP IT Eucalyptus grandis x urophylla Itirapina - SP IP10 10 Eucalyptus grandis x camaldulensis Anhembi - SP AN *Coleção fornecida pela ESALQ e mantida na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Resultados e conclusão A partir dos perfis eletroforéticos obtidos foi possível verificar que diferentes níveis de transferabilidade foram obtidos.(figura 1) O primer EUCA 30 proporcionou a amplificação de alelos em 22 indivíduos, portanto com eficiência de 55%, entretanto nenhum deles era pertencente ao híbrido E. grandis X E. urophylla. O primer EUCA 39 permitiu amplificação em indivíduos de todas as espécies amostradas, com uma eficiência de 27,5%. Já os primers EUCA 50 e 57 tiveram eficiência de transferabilidade de 30 e 20% respectivamente, porém nenhuma amostra pertencente a E. saligna demonstrou amplificação. Finalmente a transferabilidade do primer EUCA 62 se deu com eficiência de 37,5%, com total ausência de bandas para as amostras de E. exerta. Embora os níveis de transferabilidade obtidos tenham sido de medianos a baixos, o emprego destes primers heterólogos é interessante, uma vez que cada um deles pode ser aplicado para uma ou algumas das espécies e híbridos estudados. Isto significa redução de custos e tempo na geração de marcadores moleculares para Eucalyptus.

5 Pb Figura 1 - Perfil eletroforético de amostras (canaletas 1 a 10) de Eucalyptus exerta amplificadas com o primer EUCA 30. (PM-padrão de tamanho molecular, CN- contole negativo). Referências bibliográficas ABRAF. Anuário Estatístico da ABRAF Associção Brasileira de produtores de florestas plantadas. Disponível em: < BR.pdf>. Acesso em: 20 jul FERREIRA, M.E.; GRATTAPAGLIA, D. Introdução ao uso de marcadores moleculares em análise genética. 3.ed. Brasília: EMBRAPA-CENARGEN, p. LORIEUX, M.; NDJIONDJOP, M-N; GHESQUIÈRE, A. A first interespecific Oryza sativa & Oryza glaberrima microsatellite-based genetic linkage map. Theoretical and Applied Genetics, v. 100, p , SBS. Fatos e Números do Brasil Florestal. Sociedade Brasileira de Silvicultura. Disponível em: < Acesso em: 30 jul STAPE, J. L. Pesquisa busca maior retorno das áreas de reflorestamento. Disponível em: < Acesso em: 26 fevereiro 2007

6 ZUCCHI, M. I.; BRONDANI, R. P. V.; PINHEIRO, J. B.; CHAVES, L. J.; COELHO, A. S. G.; VENCOVSKY, R. Genetic strutures and gene flow in Eugenia dysenterica DC in the Brazilian Cerrado utilizing SSR markers. Genetics and Molecular Biology, v. 26, p , 2003.

TRANSFERIBILIDADE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES DE MELÃO PARA MELANCIA

TRANSFERIBILIDADE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES DE MELÃO PARA MELANCIA TRANSFERIBILIDADE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES DE MELÃO PARA MELANCIA Maia, A. K. S (1) ; Albuquerque, L. B. (1) ; Antonio, R. P. (2) ; Silveira, L. M. (3) ; Nunes, G. H. S (1) ; Silva, A. E. A (1) ;

Leia mais

Identificação de híbridos do cruzamento de cultivares de mangueira Haden x Tommy Atkins via marcador de DNA microssatélite

Identificação de híbridos do cruzamento de cultivares de mangueira Haden x Tommy Atkins via marcador de DNA microssatélite Identificação de híbridos do cruzamento de cultivares de mangueira Haden x Tommy Atkins via marcador de DNA microssatélite Identification of hybrids from cross of Haden x Tommy Atkins mango cultivars based

Leia mais

VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE GENITORES PARA O MAPEAMENTO MOLECULAR DO ALGODOEIRO

VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE GENITORES PARA O MAPEAMENTO MOLECULAR DO ALGODOEIRO VARIABILIDADE GENÉTICA ENTRE GENITORES PARA O MAPEAMENTO MOLECULAR DO ALGODOEIRO Jair Moisés de Sousa (UFRN / jair.moises@hotmail.com), Ivandilson P. Pinto de Meneze (UFRN), Milena Ferreira Alves (UFRN),

Leia mais

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas em Propriedades Agrícolas PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS Prof. Geraldo Bortoletto Jr. FLORESTAS NO BRASIL (milhões ha) Florestas Naturais = 477,7 Florestas de proteção = 240,0 Florestas

Leia mais

Cadeia Produtiva da Silvicultura

Cadeia Produtiva da Silvicultura Cadeia Produtiva da Silvicultura Silvicultura É a atividade que se ocupa do estabelecimento, do desenvolvimento e da reprodução de florestas, visando a múltiplas aplicações, tais como: a produção de madeira,

Leia mais

Transferência de primers SSRs da mangueira (Mangifera indica) para o umbuzeiro

Transferência de primers SSRs da mangueira (Mangifera indica) para o umbuzeiro Transferência de primers SSRs da mangueira (Mangifera indica) para o umbuzeiro Transfer of SSRs primers from mango (Mangifera indica) to umbu tree Hugo Leonardo Coelho Ribeiro 1 ; Carlos Antônio Fernandes

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES ESALQ/USP MARCADORES MOLECULARES Base genética dos marcadores e usos no melhoramento de plantas e em estudos de diversidade genética e conservação Departamento de Genética ESTUDO DIRIGIDO 1. O que são

Leia mais

APLICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NA HIBRIDAÇÃO DE EUCALIPTO

APLICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NA HIBRIDAÇÃO DE EUCALIPTO IV WORKSHOP EM MELHORAMENTO FLORESTAL APLICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NA HIBRIDAÇÃO DE EUCALIPTO ANTONIO MARCOS ROSADO Eng. Florestal CENIBRA RAFAEL SIMÕES TOMAZ Doutorando em Genética e Melhoramento

Leia mais

Palavras-chave: Cruzamento interespecífico, mapa de ligação, análise de QTLs

Palavras-chave: Cruzamento interespecífico, mapa de ligação, análise de QTLs CONSTRUÇÃO DE MAPA GENÉTICO E ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE CRUZAMENTOS INTERESPECÍFICOS DE Oryza glumaepatula X Oryza sativa UTILIZANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES 1 Priscila Nascimento Rangel 2, Rosana Pereira

Leia mais

AS FLORESTAS NO MUNDO

AS FLORESTAS NO MUNDO AS FLORESTAS NO MUNDO ÁREA - Naturais = 3,682 bilhões ha (95%) - Plantadas = 187 milhões ha (5%) - Total = 3,869 bilhões ha (100%) SUPRIMENTO DE MADEIRA - Naturais = 65% - Plantadas = 35% - Total = 100%

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2017 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda Importância da Pesquisa no Setor Florestal Shinitiro Oda IPEF 16/17/09/2008 Histórico Pragas e Doenças Cultivo MínimoM Melhoramento Biotecnologia Importância da Pesquisa Situação Florestal de Alguns Países

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL

DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES DE EUCALIPTO DE MÚLTIPLO USO EM MATO GROSSO DO SUL Rafael Silveira da Luz (PIBIC/CNPq-UNIDERP), e-mail: rafaelsilveira@hotmail.com.br. Denise Renata Pedrinho (Orientadora),

Leia mais

Validação de um método para detecção e quantificação de eventos de soja gm tolerante a herbicidas imidazolinonas por PCR convencional e quantitativo

Validação de um método para detecção e quantificação de eventos de soja gm tolerante a herbicidas imidazolinonas por PCR convencional e quantitativo Validação de um método para detecção e quantificação de eventos de soja gm tolerante a herbicidas imidazolinonas por PCR convencional e quantitativo CAMPOS-FILHO, P.J. 1 ; LOPES, V.S. 2 ; KUWAHARA, M.

Leia mais

Melhoramento de espécies florestais

Melhoramento de espécies florestais Universidade Federal de Rondônia Curso de Eng. Florestal Melhoramento genético Florestal Melhoramento de espécies florestais Emanuel Maia www.lahorta.acagea.net emanuel@unir.br Apresentação Introdução

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL Antonio Higa & Luciana Duque Silva Universidade Federal do Paraná 1 Conteúdo Objetivos da apresentação Importância

Leia mais

¹ Bolsista da Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Genética molecular, 2

¹ Bolsista da Embrapa Amazônia Oriental, Laboratório de Genética molecular, 2 SELEÇÃO DE PRIMERS ISSR PARA USO EM GENOMAS DE CAMUCAMUZEIRO Moisés Rosas da silva¹, Maria do Socorro Padilha de Oliveira², Elisa Ferreira Moura², Simone de Miranda Rodrigues² ¹ Bolsista da Embrapa Amazônia

Leia mais

LCF Economia de Recursos. Hilton Thadeu Z. do Couto

LCF Economia de Recursos. Hilton Thadeu Z. do Couto LCF 685 - Economia de Recursos Florestais Hilton Thadeu Z. do Couto 1 Recursos Florestais Florestas: NATIVAS e IMPLANTADAS produzem bens Diretos e Indiretos Para manejar essas florestas (produção contínua

Leia mais

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva. Docente das Faculdades Integradas

Leia mais

Recursos Genéticos Vegetais

Recursos Genéticos Vegetais Recursos Genéticos Vegetais Caracterização x Avaliação Caracterização Alta herdabilidade Pouca influência ambiental Avaliação Baixa herdabilidade Muita influência ambiental Caracterização: Caracterização

Leia mais

SETOR DE CELULOSE E PAPEL

SETOR DE CELULOSE E PAPEL SETOR DE CELULOSE E PAPEL 7º Encontro da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis BENTO GONÇALVES 12/11/2008 Pedro Vilas Boas Dados Gerais Cadeia Produtiva do Setor Florestal Lenha Carvão Vegetal PRODUÇÃO

Leia mais

Bolsista CNPq: Graduação em Bacharelado em Biotecnologia, CCA/UFSCar, Araras-SP,

Bolsista CNPq: Graduação em Bacharelado em Biotecnologia, CCA/UFSCar, Araras-SP, CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA DE TORANJA E TANGERINA CRAVO UTILIZANDO MARCADORES MOLECULARES MICROSSATÉLITES E TRAP DANIELA Z. BARDELLA 1 ; MARIÂNGELA CRISTOFANI-YALY 2 ; PAULA C. LOPES 3 ; DANIEL

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Genéticos Características polimórficas: marcadores de variabilidade genética entre indivíduos, populações, espécies e taxons superiores. Marcadores

Leia mais

Diversidade Genética de Híbridos de Milho da Embrapa no Cenário Nacional

Diversidade Genética de Híbridos de Milho da Embrapa no Cenário Nacional Diversidade Genética de Híbridos de Milho da Embrapa no Cenário Nacional Marcos de Oliveira Pinto (1), Isabel Regina Prazeres de Souza (2) ; Samanta Gabriela Medeiros Carvalho (3) ; Isabella Aparecida

Leia mais

5% Plantada 35% Plantada 65% Nativa. 95% Nativa

5% Plantada 35% Plantada 65% Nativa. 95% Nativa Introdução à Eucaliptocultura 11ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura 9 a 11 de Novembro de 2.010 Introdução à Eucaliptocultura - Potencial Plantadas; Econômico das Florestas - Importância Brasil;

Leia mais

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL Garo Batmanian Especialista Senior de Meio Ambiente Setembro 28, 2011 Banco Mundial ECONOMIA DE BAIXO CARBONO SUSTENTABILIDADE PARA O SETOR DE MINERAÇÃO: CASO DA SIDERURGIA NO BRASIL Grande Consumidor

Leia mais

Programa Estadual de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso do Sul

Programa Estadual de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso do Sul 1 Programa Estadual de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso do Sul Luiz Calvo Ramires Junior 1 1. Caracterização da Atividade Florestal Brasileira DADOS SOCIOECONÔMICOS PIB Florestal = US$ 21 bilhões

Leia mais

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Doádi Antônio Brena, Engº Florestal, MSc., Dr. FIMMA BRASIL 2019 WORKSHOP

Leia mais

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1

Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 Avaliação de Teste Clonal de Eucaliptos Multiespécies em Mato Grosso do Sul 1 2, Paulo Eduardo Telles dos Santos 3 4 Resumo Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), em janeiro de 2010. O delineamento experimental

Leia mais

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Doádi Antônio Brena, Engº Florestal, MSc., Dr. FIMMA BRASIL 2019 WORKSHOP

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES NATURAIS DE Annona crassiflora Mart. UTILIZANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES

CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES NATURAIS DE Annona crassiflora Mart. UTILIZANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES NATURAIS DE Annona crassiflora Mart. UTILIZANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES Marlei de Fátima Pereira 1, Ludmila Ferreira Bandeira 2, Angel José Vieira Blanco 2, Alexandre

Leia mais

Caracterização Molecular de Acessos de Coqueiro-Gigante via Marcadores SSR

Caracterização Molecular de Acessos de Coqueiro-Gigante via Marcadores SSR III Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 119 Caracterização Molecular de Acessos de Coqueiro-Gigante via Marcadores SSR Alinne Oliveira Nunes 1 ; Semíramis

Leia mais

MARCADORES MICROSSATÉLITES PARA O CAFEEIRO MICROSATELLITE MARKERS FOR COFFEE TREE

MARCADORES MICROSSATÉLITES PARA O CAFEEIRO MICROSATELLITE MARKERS FOR COFFEE TREE MARCADORES MICROSSATÉLITES PARA O CAFEEIRO Raphael José Nascif RUFINO 1, Eveline Teixeira CAIXETA 1,2, Eunize Maciel ZAMBOLIM 1,3, Guilherme Ferreira PENA 1, Robson Ferreira de ALMEIDA 1 ; Samuel Mazzinghy

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP

MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós Graduação em Agronomia Disciplina de Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento MARCADORES MOLECULARES: AFLP E RFLP Prof. PhD. Antonio Costa de Oliveira Gabriela

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS André Vitor da Costa Manso 1, Renan Speranza Mangialardo 1, Rafael

Leia mais

O Presente e Futuro do Setor Florestal Brasileiro XIV Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal

O Presente e Futuro do Setor Florestal Brasileiro XIV Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal O Presente e Futuro do Setor Florestal Brasileiro XIV Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal Miguel Sampol Pou Diretor Geral, Klabin S.A. Curitiba, PR Agosto

Leia mais

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL 4 Workshop Internacional de Mogno Africano FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO FLORESTAL Dr. Jorge R. Malinovski São Paulo, 29 de Abril de 2016 SUMÁRIO 4 Workshop Internacional

Leia mais

OS DESAFIOS DA SILVICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL

OS DESAFIOS DA SILVICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL OS DESAFIOS DA SILVICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE EMPRESAS FLORESTAIS Leonel F. Menezes - Presidente BARRA DO RIBEIRO, 7 de ABRIL DE 2011 AGEFLOR QUEM SOMOS: uma sociedade civil de

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA www.sbs.org.br Fundada em 1955 Entidade do setor privado florestal Abrangência nacional Associados e Colaboradores -Empresas e Associações de classe -Universidades

Leia mais

VARIABILIDADE GENÉTICA DE ACESSOS E CULTIVARES DE MELANCIA BASEADA EM MARCADORES RAPD

VARIABILIDADE GENÉTICA DE ACESSOS E CULTIVARES DE MELANCIA BASEADA EM MARCADORES RAPD VARIABILIDADE GENÉTICA DE ACESSOS E CULTIVARES DE MELANCIA BASEADA EM MARCADORES RAPD Ricarte, A. O (1) ; Albuquerque, L. B. (1) ; Antonio, R. P. (2) ; Silveira, L. M. (3) ; Carvalho, K. K. A. (1) ; Silva,

Leia mais

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico VI Workshop de e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico Visão do melhoramento florestal na interação com o manejo Edson Mori Cristiano Bueno

Leia mais

DEMANDA E USOS DA FLORESTA DE EUCALIPTO

DEMANDA E USOS DA FLORESTA DE EUCALIPTO DEMANDA E USOS DA FLORESTA DE EUCALIPTO 8ª Festa do Eucalipto Salesópolis - SP 06 / 11/ 04 SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA Fundada em 1955 Entidade do setor privado florestal Abrangência nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS Cursos de Graduação - ESALQ Enga.. Agronômica: 1093 (1901) Enga.. Florestal: 229 (1971) Ciências

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

Desenvolvimento e mapeamento de microssatélites derivados de ESTs em Eucalyptus

Desenvolvimento e mapeamento de microssatélites derivados de ESTs em Eucalyptus Desenvolvimento e mapeamento de microssatélites derivados de ESTs em Eucalyptus Marcadores microssatélites () são utilizados de forma crescente como uma ferramenta útil em programas de melhoramento e produção

Leia mais

O Setor de Celulose e Papel

O Setor de Celulose e Papel O Setor de Celulose e Papel Polpa e Papel 2016.2 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Setor de Ciências Agrárias UFPR klockuer@ufpr.br ou klockuer@gmail.com Prof. Dr. Umberto Klock CADEIA

Leia mais

Congresso Florestal Nova Prata Maio 2015

Congresso Florestal Nova Prata Maio 2015 Congresso Florestal Nova Prata Maio 2015 Apresentando a Ibá... PAPEL PISO LAMINADO PAINÉIS DE MADEIRA CELULOSE PRODUTORES INDEPENDENTES BIOMASSA PARA ENERGIA Uma associação com valores intrínsecos de desenvolvimento

Leia mais

Identificação Citoplasmática Através de Marcadores Moleculares em Acessos de Cebola

Identificação Citoplasmática Através de Marcadores Moleculares em Acessos de Cebola 129 Caracterização Morfo-Agronômica de Acessos do Gênero Manihot com Potencial... Identificação Citoplasmática Através de Marcadores Moleculares em Acessos de Cebola Cytoplasmic Identification by Molecular

Leia mais

ESTUDO DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM Passiflora edulis Sims COM O USO DE MARCADORES ISSR

ESTUDO DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM Passiflora edulis Sims COM O USO DE MARCADORES ISSR ESTUDO DE DIVERSIDADE GENÉTIA EM Passiflora edulis Sims OM O USO DE MARADORES ISSR Juliana Leles osta¹; Eder Jorge de Oliveira²; Onildo Nunes de Jesus³; Gilmara Alvarenga Fachardo Oliveira¹; laúdia Garcia

Leia mais

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO MADEIREIRO DE TRÊS CLONES DE EUCALYPTUS EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO MADEIREIRO DE TRÊS CLONES DE EUCALYPTUS EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO MADEIREIRO DE TRÊS CLONES DE EUCALYPTUS EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE Túlio Brenner Freitas da Silva 1* ; Stephanie Hellen Barbosa Gomes 1 ; Amanda Brito da

Leia mais

Repetições de Dinucleotídeos em ESTs de Frutos e Sementes de Guaraná

Repetições de Dinucleotídeos em ESTs de Frutos e Sementes de Guaraná Repetições de Dinucleotídeos em ESTs de Frutos e Sementes de Guaraná Natalia Dayane Moura Carvalho Susan Karoline Barbosa Soares Enedina Nogueira Assunção Paula Cristina da Silva Angelo Spartaco Sastolfi

Leia mais

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador

PCR Reação de Polimerase em Cadeia. Termociclador PCR Reação de Polimerase em Cadeia Termociclador REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Técnica que permite a amplificação da quantidade de DNA específico utilizando a enzima Taq DNA polimerase, sequências

Leia mais

FLORESTAS PLANTADAS E CDM: OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FLORESTAS PLANTADAS E CDM: OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FLORESTAS PLANTADAS E CDM: OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Rubens C. Garlipp * 4ª Semana do Meio Ambiente FIESP/CIESP 07 de junho de 2002 - São Paulo - SP * Engº Florestal - Superintendente

Leia mais

Sobre o Cultivo de Eucalyptus

Sobre o Cultivo de Eucalyptus Aspectos Técnicos T e Econômicos Sobre o Cultivo de Eucalyptus Eng o. F tal. João C.Teixeira Mendes Estações Experimentais de Ciências Florestais ESALQ/USP 8º.. Curso de Atualização em Eucaliptocultura

Leia mais

Realização: Execução:

Realização: Execução: Realização: Execução: 1 INTRODUÇÃO PROMOTORES: SEBRAE/MS, REFLORE/MS, FAMASUL, FIEMS, BANCO DO BRASIL, GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL AVALIAÇÃO: O SETOR FLORESTAL É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA O

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E MOLECULAR DE MEIOS IRMÃOS DE Heliconia ssp.

CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E MOLECULAR DE MEIOS IRMÃOS DE Heliconia ssp. CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E MOLECULAR DE MEIOS IRMÃOS DE Heliconia ssp. FÁBIO RODRIGO ARAÚJO PEREIRA Vivian Loges Orientadora Angelica Virginia Valois Montarroyos Walma Nogueira Ramos Guimarães Co-orientadoras

Leia mais

Marcadores Microssatélites Multiplex para Análise Genética de Milho e Seu Emprego para Estudos de Diversidade e Proteção de Cultivares

Marcadores Microssatélites Multiplex para Análise Genética de Milho e Seu Emprego para Estudos de Diversidade e Proteção de Cultivares Marcadores Microssatélites Multiplex para Análise Genética de Milho e Seu Emprego para Estudos de Diversidade e Proteção de Cultivares Sílvia N. Jardim, Lilian Padilha ; Felipe Iani 3, Jurandir V. Magalhães

Leia mais

Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas

Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS 1 2 WENDLlNG, I. ; PINTO JUNIOR, J. E. 1 Engenheiro Florestal, Doutor, pesquisador da Embrapa Florestas, Colombo, PRo ivar@cnpf.embrapa.br

Leia mais

Apresentação do Setor de Florestas Plantadas no Brasil

Apresentação do Setor de Florestas Plantadas no Brasil Apresentação do Setor de Florestas Plantadas no Brasil XV SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE COLHEITA DE MADEIRA E TRANSPORTE FLORESTAL Fernando Henrique da Fonseca Presidente da ABRAF Empresas

Leia mais

GINO FRANCESCO MAZZOCCATO ASPECTOS AMBIENTAIS NAS EMBALAGENS DE MADEIRA PARA FIOS E CABOS

GINO FRANCESCO MAZZOCCATO ASPECTOS AMBIENTAIS NAS EMBALAGENS DE MADEIRA PARA FIOS E CABOS GINO FRANCESCO MAZZOCCATO ASPECTOS AMBIENTAIS NAS EMBALAGENS DE MADEIRA PARA FIOS E CABOS SÃO PAULO 06 de Novembro de 2008 CARRETÉIS DE MADEIRA INTRODUÇÃO ORIGEM DA MATÉRIA-PRIMA FLORESTAS PLANTADAS MATÉRIA

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 AMPLIFICAÇÃO DE REGIÕES DE MICROSSATÉLITES DO DNA DE DUAS ESPÉCIES DE AVES DA FAUNA BRASILEIRA: Oryzoborus angolensis e Oryzoborus maximiliani (Passeriformes)

Leia mais

FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MADEIRA E MÓVEIS -MDIC- GRUPO DE TRABALHO Madeira e Florestas. São Paulo/SP Setembro 2000

FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MADEIRA E MÓVEIS -MDIC- GRUPO DE TRABALHO Madeira e Florestas. São Paulo/SP Setembro 2000 FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MADEIRA E MÓVEIS -MDIC- GRUPO DE TRABALHO Madeira e Florestas São Paulo/SP Setembro 2000 FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE MADEIRA E MÓVEIS

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES MARCADORES MOLECULARES Genética Melhoramento na agricultura até séc. XIX arte e seleção inconsciente 1900s - Descoberta dos princípios genéticos 1920-50 - Melhoramento genético científico 1970-80 - Utilização

Leia mais

Extração de DNA do pinhão manso (Jatropha curcas L.) para análises de marcador AFLP

Extração de DNA do pinhão manso (Jatropha curcas L.) para análises de marcador AFLP Extração de DNA do pinhão manso (Jatropha curcas L.) para análises de marcador DNA extraction of physic nut (Jatropha curcas L.) for analyses of marker Tuany Priscila P. Costa 1 ; Carlos Antônio F. Santos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTER-RETROTRANSPOSON AMPLIFIED POLYMORPHISM PARA ANÁLISE DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE MANDIOCA

DESENVOLVIMENTO DE INTER-RETROTRANSPOSON AMPLIFIED POLYMORPHISM PARA ANÁLISE DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE MANDIOCA DESENVOLVIMENTO DE INTER-RETROTRANSPOSON AMPLIFIED POLYMORPHISM PARA ANÁLISE DE DIVERSIDADE GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE MANDIOCA ANA MARA OLIVEIRA DA SILVA 1 ; GILVAN FERREIRA DA SILVA 2 ; MIGUEL COSTA

Leia mais

Lígia Alves Pereira Bolsista do Consórcio Pesquisa Café

Lígia Alves Pereira Bolsista do Consórcio Pesquisa Café Lígia Alves Pereira Bolsista do Consórcio Pesquisa Café O gênero Coffea: 103 espécies. C. arabica, autofértil; e C. canephora (café robusta), diversidade mais ampla. C. arabica = Pouca variabilidade genética

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 6- Biotecnologia Vegetal Marcadores Moleculares Prof a. Renata Faier Calegario INTRODUÇÃO Marcadores

Leia mais

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori

PCR Prof. Dr. Fábio Gregori PCR Prof. Dr. Fábio Gregori Laboratório de Biologia Molecular Aplicada e Sorologia VPS-FMVZ-USP 1 Reação em Cadeia pela Polimerase Amplificação in vitro de DNA BANDA DNA (amplificado) DNA Agente infeccioso

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Seleção de Marcadores SSR para a Caracterização de Cultivares de Milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br.) * Laís

Leia mais

Validação de um método para detecção e quantificação de soja cultivance tolerante a herbicidas imidazolinonas por PCR convencional e quantitativo

Validação de um método para detecção e quantificação de soja cultivance tolerante a herbicidas imidazolinonas por PCR convencional e quantitativo Validação de um método para detecção e quantificação de soja cultivance tolerante a herbicidas imidazolinonas por PCR convencional e quantitativo LINO, E. J 1 ; KUWAHARA, M. K 2.; ARIAS, C. A 2.; MARCELINO,

Leia mais

MAPA GENÉTICO DO FEIJOEIRO COMUM (Phaseolus vulgaris L.) BASEADO EM MARCADORES MICROSSATÉLITES E RAPD

MAPA GENÉTICO DO FEIJOEIRO COMUM (Phaseolus vulgaris L.) BASEADO EM MARCADORES MICROSSATÉLITES E RAPD MAPA GENÉTICO DO FEIJOEIRO COMUM (Phaseolus vulgaris L.) BASEADO EM MARCADORES MICROSSATÉLITES E RAPD FERREIRA, Luciana Gomes 3 ; TELES, Fábio Luís 2 ; DAVI, Giselle Santos 3 ; NOBREGA, Caroline Corrêa

Leia mais

CADEIAS PRODUTIVAS A VISÃO DA INDÚSTRIA PLANTAÇÕES FLORESTAIS

CADEIAS PRODUTIVAS A VISÃO DA INDÚSTRIA PLANTAÇÕES FLORESTAIS CADEIAS PRODUTIVAS A VISÃO DA INDÚSTRIA PLANTAÇÕES FLORESTAIS * Rubens C. Garlipp Curitiba /PR Março 2001 * Engº. Florestal Sociedade Brasileira de Silvicultura SETOR FLORESTAL BRASILEIRO 1. Dados SócioEconômicos

Leia mais

VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR

VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 VARIABILIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE Oryzoborus angolensis E Oryzoborus maximiliani CRIADAS EM CATIVEIRO, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR Jessica Francis

Leia mais

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial Anais da 50ª Reunião Técnico-Científica do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo - Dias 12 e 13 de novembro de 2014 33 A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta

Leia mais

Análise da estatística de acidentes do trabalho de 2007 a 2012 em florestas plantadas no Brasil

Análise da estatística de acidentes do trabalho de 2007 a 2012 em florestas plantadas no Brasil http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.244-608-1 Análise da estatística de acidentes do trabalho de 2007 a 2012 em florestas plantadas no Brasil Wanderson L. Bermudes 1, Nilton C. Fiedler

Leia mais

Composição da Área de Floresta Plantada no Brasil

Composição da Área de Floresta Plantada no Brasil Composição da Área de Floresta Plantada no Brasil Curitiba Fevereiro, 2014 1. INTRODUÇÃO Com objetivo de disponibilizar informação qualificada ao mercado de base florestal, a CONSUFOR desenvolveu uma pesquisa

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA DE TANGERINA CRAVO E LARANJA PÊRA UTILIZANDO MARCADORES MOLECULARES MICROSSATÉLITES, TRAP e SNPs

CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA DE TANGERINA CRAVO E LARANJA PÊRA UTILIZANDO MARCADORES MOLECULARES MICROSSATÉLITES, TRAP e SNPs CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA DE TANGERINA CRAVO E LARANJA PÊRA UTILIZANDO MARCADORES MOLECULARES MICROSSATÉLITES, TRAP e SNPs PAULA C. LOPES 1 ; MARIÂNGELA C. YALY 2 ; DANIELA Z. BARDELLA 3 ;

Leia mais

POTENCIAL E PERSPECTIVAS DE FLORESTAS PLANTADAS NOS TROPICOS

POTENCIAL E PERSPECTIVAS DE FLORESTAS PLANTADAS NOS TROPICOS ATUAÇÃO GLOBAL POTENCIAL E PERSPECTIVAS DE FLORESTAS PLANTADAS NOS TROPICOS Ivan Tomaselli stcp@stcp.com.br VII CONGESSO INTERNATIONAL DE COMPENSADOS E MADEIRA TROPICAL BELÉM- OUTUBRO 2007 ASPECTOS ABORDADOS

Leia mais

História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira)

História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira) História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira) Rildo Moreira e Moreira Estações Experimentais de Ciências Florestais ESALQ/USP 9º.. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 26 a 28 de maio 2009

Leia mais

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 1 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS QUE UMA VANTAGEM COMPETITIVA Inauguração dos novos laboratórios do CT Jacareí 2 Agenda O setor de florestas plantadas

Leia mais

Detecção de polimorfismo em cana-de-açúcar utilizando marcadores SSR

Detecção de polimorfismo em cana-de-açúcar utilizando marcadores SSR Detecção de polimorfismo em cana-de-açúcar utilizando marcadores SSR Camila de Marillac Costa NUNES; Alexandre Siqueira Guedes COELHO; Ana Carolina Fagundes da Silva MARTINS; Jarênio Rafael Ozeas de SANTANA;

Leia mais

USO DE MARCADORES SSR PARA ACELERAR A RECUPERAÇÃO DE GENÓTIPOS RECORRENTES EM PROGRAMAS DE RETROCRUZAMENTO

USO DE MARCADORES SSR PARA ACELERAR A RECUPERAÇÃO DE GENÓTIPOS RECORRENTES EM PROGRAMAS DE RETROCRUZAMENTO USO DE MARCADORES SSR PARA ACELERAR A RECUPERAÇÃO DE GENÓTIPOS RECORRENTES EM PROGRAMAS DE RETROCRUZAMENTO GUIMARÃES, C.T., PARENTONI, S.N., SCHUELTER, A.R., MESQUITA, A.G.G., CARNEIRO, N.P. e PAIVA, E.

Leia mais

Diversidade genética de variedades comerciais de maracujazeiro-azedo com base em marcadores moleculares

Diversidade genética de variedades comerciais de maracujazeiro-azedo com base em marcadores moleculares Diversidade genética de variedades comerciais de maracujazeiro-azedo com base em marcadores moleculares Fábio Gelape Faleiro 1 Nilton Tadeu Vilela Junqueira 1 Marcelo Fideles Braga 1 Graciele Bellon 1

Leia mais

ANÁLISE DA DIVERSIDADE E DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM CLONES DE Eucalyptus spp. POTENCIALMENTE IMPORTANTES PARA GOIÁS

ANÁLISE DA DIVERSIDADE E DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM CLONES DE Eucalyptus spp. POTENCIALMENTE IMPORTANTES PARA GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA ANÁLISE DA DIVERSIDADE E DIVERGÊNCIA GENÉTICA EM CLONES DE Eucalyptus spp. POTENCIALMENTE IMPORTANTES PARA GOIÁS KELLY DE JESUS SILVA MACIEL Orientador:

Leia mais

Economia Verde na Amazonia: Desafios na Valorização da Floresta em Pé. USP/Instituto de Estudos Avançados

Economia Verde na Amazonia: Desafios na Valorização da Floresta em Pé. USP/Instituto de Estudos Avançados Economia Verde na Amazonia: Desafios na Valorização da Floresta em Pé. USP/Instituto de Estudos Avançados Roberto S. Waack roberto@amatabrasil.com.br 1 NOSSO NEGÓCIO FLORESTA Floresta Plantadas NOSSO NEGÓCIO

Leia mais

Identificação de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando a técnica de PCR convencional

Identificação de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando a técnica de PCR convencional Identificação de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando a técnica de PCR convencional HONNA,P.T. 1 ; GIROTTO, L. 2 ; SOLDERA, M.C.A. 2 ; KANAMORI, N. 3 ;MARCELINO-GUIMARAES, F. C. 4 ; YAMAGUCHI-SHINOZAKI,

Leia mais

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro

20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação da Embrapa Amazônia Oriental ANAIS. 21 a 23 de setembro 20º Seminário de Iniciação Científica e 4º Seminário de Pós-graduação ANAIS 21 a 23 de setembro 2016 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

XIII Congresso Brasileiro de Mandioca 626

XIII Congresso Brasileiro de Mandioca 626 AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE VARIEDADES DE MANDIOCA UTILIZANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES Lívia de Jesus VIEIRA 1, Alfredo Augusto Cunha ALVES 2, Pâmela Santana DALTRO 3 RESUMO: A diversidade genética

Leia mais

Como obter uma planta transgénica à boleia do. Agrobacterium tumefaciens

Como obter uma planta transgénica à boleia do. Agrobacterium tumefaciens Como obter uma planta transgénica à boleia do Agrobacterium tumefaciens Participantes Adilson Vaz (Lisboa) Ana Rita Araújo (Aveiro) Ana Sofia Martins (Vila Real) André Pereira (Lisboa) Entidade: Universidade

Leia mais

VARIABILIDADE GENÉTICA DE ISOLADOS DO FUNGO CAUSADOR DA SIGATOKA- AMARELA EM BANANEIRA NO ESTADO DA BAHIA COM O USO DE SSR

VARIABILIDADE GENÉTICA DE ISOLADOS DO FUNGO CAUSADOR DA SIGATOKA- AMARELA EM BANANEIRA NO ESTADO DA BAHIA COM O USO DE SSR VARIABILIDADE GENÉTICA DE ISOLADOS DO FUNGO CAUSADOR DA SIGATOKA- AMARELA EM BANANEIRA NO ESTADO DA BAHIA COM O USO DE SSR YSLAI SILVA PEIXOUTO 1 ; WILMA BRANDÃO DE ANDRADE 2 ; RAFAELLA DE LIMA ROQUE 1

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM Ciência Florestal PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM Ciência Florestal PLANO DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM Ciência Florestal PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Domesticação, conservação e melhoramento genético de espécies florestais II CURSO: Mestrado ( x )

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. O Setor Florestal Brasileiro

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. O Setor Florestal Brasileiro LCF1581-2015 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas O Setor Florestal Brasileiro Por que das Plantações Florestais? Demanda de Madeira - Antes de 1900 Eucalyptus ornamentação - Em 1904 Necessidade

Leia mais

Microssatélites Fluorescentes na Diferenciação de Linhagens de Milho

Microssatélites Fluorescentes na Diferenciação de Linhagens de Milho Microssatélites Fluorescentes na Diferenciação de Linhagens de Milho XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Padilha L., Guimarães C.T., Vieira, M.G.G.C.,

Leia mais

Determinação do Teor de Umidade e da Densidade Básica da Madeira de Cajueiro (Anacardium occidentale)

Determinação do Teor de Umidade e da Densidade Básica da Madeira de Cajueiro (Anacardium occidentale) Determinação do Teor de Umidade e da Densidade Básica da Madeira de Cajueiro (Anacardium occidentale) Hortência Ferreira Dutra (1) ; Halissa Mayara Anjos Oliveira (2) ; Juliana Lorensi do Canto (3) ; Alexandre

Leia mais

ANÁLISE DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE MANEJO FLORESTAL DE PLANTAÇÕES CERTIFICADAS PELO PADRÃO FSC NO BRASIL

ANÁLISE DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE MANEJO FLORESTAL DE PLANTAÇÕES CERTIFICADAS PELO PADRÃO FSC NO BRASIL ANÁLISE DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE MANEJO FLORESTAL DE PLANTAÇÕES CERTIFICADAS PELO PADRÃO FSC NO BRASIL Laiza Santos Dagnaisser 1, Diune Bueno de Albuquerque 1, Vanessa Maria Basso

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DO BANCO ATIVO DO GERMPOPLASMA DE ALGODÃO DA EPAMIG EMPREGANDO MICROSATÉLITE

CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DO BANCO ATIVO DO GERMPOPLASMA DE ALGODÃO DA EPAMIG EMPREGANDO MICROSATÉLITE CARACTERIZAÇÃO DE ACESSOS DO BANCO ATIVO DO GERMPOPLASMA DE ALGODÃO DA EPAMIG EMPREGANDO MICROSATÉLITE Taciana de Carvalho Coutinho (UFRN), Walter Fabrício Silva Martins (UFPE), Fábia Suelly Lima Pinto

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME. Dayane Potulski Abimci

SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME. Dayane Potulski Abimci SISTEMA CONSTRUTIVO WOOD FRAME Dayane Potulski Abimci ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MADEIRA PROCESSADA MECANICAMENTE Entidade com mais de 40 anos; Representa o setor de madeira processada mecanicamente:

Leia mais