Stress Crónico: quando a ansiedade se torna uma doença

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Stress Crónico: quando a ansiedade se torna uma doença"

Transcrição

1 Stress Crónico: quando a ansiedade se torna uma doença Escrito por Sofia Teixeira, com entrevista a Ana Sofia Nava, psiquiatra e Nuno Mendes Duarte, psicólogo terça, 05 março :46 Getty Images Stress é uma palavra usada frequentemente para nos referimos a situações de pressão ou mesmo a um simples aborrecimento, mas pode ser muito mais do que isso. Quando se prolonga no tempo estamos perante uma doença capaz de destruir o organismo se não for tratada. Veja aqui o que é o stress crónico e do que ele é capaz. Um estudo científico realizado por sete investigadores portugueses, publicado em 2009 na revista Science, revela que longos períodos de stress podem interferir no processo de decisão. Ou seja, as pessoas que sofrem de stress crónico, na hora de tomar decisões têm uma probabilidade mais alta de decidir sem analisar as consequências das suas acções, correndo portanto riscos maiores de tomar decisões erradas. De acordo com os investigadores, a exposição crónica ao stress provoca mesmo alterações estruturais no cérebro, nomeadamente, uma atrofia dos circuitos responsáveis pelas ações intencionais e uma hipertrofia dos circuitos comandam as nossas ações de rotineiras. Ou seja, o stress crónico diminui a capacidade de dar respostas adaptativas.

2 Apesar de pontualmente ser natural - e até saudável - sentir algum stress, quando a ansiedade excede níveis normais por um período prolongado de tempo - de modo geral superior a uma semana prejudicando assim a qualidade de vida de um indivíduo, então estamos perante uma doença, afirma a psiquiatra Ana Sofia Nava. E, estando perante uma doença, deve deixar de tentar resolver o que sente sozinho e procurar a ajuda de um psiquiatra, de forma a fazer um diagnóstico do que se passa consigo e, inclusivamente, despistar outras doenças que podem originar sintomas que se podem confundir com a ansiedade. O stress crónico é uma doença pelo que deve ser tratado com medidas farmacológicas e/ou psicoterapêuticas, dependendo dos casos. Não fazer nada tem consequências graves para a qualidade de vida e para o organismo. O que se sente e o que pode acontecer A palavra stress pode ser utilizada como causa ou como consequência: como causa no sentido de um fator traumático ou perturbador, como consequência no sentido de uma pessoa sofrer de stress quando apresenta o sintoma ansiedade ou mesmo uma doença que se chama distúrbio de ansiedade. Ou seja, um stress (pressão) demasiado grande pode provocar stress (ansiedade), remata a psiquiatra Ana Sofia Nava. E o que se sente afinal quando se sofre de stress? O stress como consequência, de acordo com Ana Sofia Nava, pode ser sentido mentalmente como uma sensação de enervação, inquietação, grande agitação, sensação iminente de morte, sensação de que se vai enlouquecer e sensação de despersonalização. Mas os sintomas, não são apenas mentais, já que palpitações cardíacas, aumento da frequência respiratória, sensação de falta de ar, suores, boca seca, alterações do trânsito intestinal, nomeadamente diarreia e o tremor das mãos e das pernas também fazem parte do rol de sintomas possíveis. Além disso, a psiquiatra refere ainda que muitas pessoas queixam-se de sintomas físicos diferentes, como hipertensão arterial, dores de estômago, cefaleias, dores musculares ou cansaço que não associam com à ansiedade, mas são na verdade desencadeados por ela. São os chamados sintomas psicossomáticos. A sua origem encontra-se em fatores de stress que não são identificados pelo indivíduo, mas que podem levar à perturbação de qualquer um dos nossos órgãos, explica Ana Sofia Nava.

3 Como refere a American Psicological Association níveis prolongados de stress têm consequência para a saúde que afetam o sistema imunitário, cardiovascular, endócrino e nervoso. Resumindo: a presença em excesso de ansiedade por um período prolongado de tempo, independentemente do tipo de sintomas, leva ao desgaste do organismo, quer a nível físico, quer a nível mental. O que equivale a dizer que o stress crónico tanto pode provocar o aparecimento de um distúrbio de pânico como o aparecimento de uma úlcera gástrica ou duodenal, remata a Ana Sofia Nava. Todos diferentes Todos passamos por momentos de stress mais ou menos relevantes ao longo da nossa vida, no entanto há pessoas que, pelas suas circunstâncias de vida muitos difíceis, estão sujeitas a fatores stressantes com muita frequência ou durante um período muito prolongado de tempo. Como explica o psicólogo Nuno Mendes Duarte as situações que com mais frequência acabam por conduzir ao stress crónico, são aquelas que pela sua regularidade na vida de um indivíduo o levam a uma sobrecarga cada vez maior. De acordo com o psicólogo, por norma são situações que não têm uma resolução imediata e podem demorar algum tempo até terem alguma definição, o que produz ambiguidade, conflito ou sensação de que se está em ameaça permanente. Fatores externos que podem conduzir ao stress crónico Existem situações que, pela repetição ou duração, podem induzir stress crónico: - Ter uma doença crónica e começar a sentir limitações repetidas em contextos sociais e laborais; - Ser cuidador de alguém com doença crónica e estar constantemente vigilante para que nada aconteça; - Durante um largo período de tempo não ter recursos financeiros para fazer face às necessidades do seu ambiente familiar; - Ter conflitos frequentes com as pessoas com quem se relaciona diariamente (marido, mulher, filhos, pais, colegas de trabalho) - Quando as tarefas que lhe são propostas têm prazos muito apertados de entrega ou se tem de acorrer a várias solicitações ao mesmo tempo; - Viver em zonas perigosas ou em que existe uma probabilidade elevada de algum tipo de agressão ou assalto. - E, uma forma mais insidiosa, pensamentos repetitivos ou imagens perturbadoras de que não se consegue libertar. Estas podem estar associadas a uma situação de stress agudo que se transformou, dando lugar a uma perturbação resultante de trauma, que constitui agora stress crónico.

4 Fonte: Nuno Mendes Duarte, psicólogo Sabemos, no entanto, que tudo isto muda muito de pessoa para pessoa. Se por um lado, muitas que têm presente na sua vida factores potencialmente stressantes conseguem manter o equilibro, por outro, há indivíduos que aparentemente não têm grandes motivos para stress e sofrem da condição de forma crónica. Que fatores individuais podem então explicar estas diferenças? Como em todas as doenças do ser humano existe uma componente genética e uma componente ambiental, explica Ana Sofia Nava. Há pessoas que nascem com a predisposição genética de poder a vir desenvolver uma perturbação psiquiátrica ( ), no entanto, o componente ambiental tem também muita importância no aparecimento de qualquer uma destas doenças, refere. Assim, dependendo dos seus genes mais ou menos favoráveis, varia de indivíduo para indivíduo o nível de stress ou de acontecimentos de vida traumáticos que são necessários para o aparecimento destas doenças sendo certo porém, que por muito que os genes lhe sejam favoráveis, quem está constantemente sujeito a fatores de stress intensos, mais dia menos dia vai desenvolver uma doença, diz a Ana Sofia Nava. Stress bom, stress agudo, stress crónico Em 1982 a história de Angela Cavallo correu mundo: a americana de 51 anos e 65 quilos levantou um Chevrolet de 1500 quilos para libertar o filho que acidentalmente havia ficado preso debaixo dele. Como o conseguiu? Em parte graças ao stress. Presente no humano desde os tempos primordiais, o stress - que temos sempre presente em níveis baixos e nos torna atentos e proactivos - funciona também como um sistema de alarme do corpo em situações de perigo: funcionava no homem pré-histórico para fugir dos ursos, como funcionou em Angela para salvar o filho. No fundo, o que acontece é que em resposta a um evento externo considerado ameaçador, o cérebro e o corpo reagem: os níveis de atenção aumentam, os batimentos cardíacos aceleram, os vasos sanguíneos dilatam, a tensão arterial aumenta e as glândulas supra-renais segregam quantidades abundantes de adrenalina para preparar o organismo para grandes esforços físicos. E isto é-nos extremamente útil em certas

5 situações. Mas imagine agora o que é passar dias ou semanas num estado idêntico a este Nem todo o stress é crónico ou patológico. Como explica Ana Sofia Nava, necessitamos de um nível mínimo de ansiedade para estarmos em interação com o mundo que nos rodeia. Se a ansiedade estiver abaixo dos níveis desejáveis o indivíduo fica apático, sem ação. Mas se esta ansiedade excede os níveis normais e se torna patológica, ela deixa de ser útil e torna-se prejudicial, na medida em que retira as nossas perícias de raciocínio, memória, e a capacidade de tomar decisões adequadas em nosso proveito. Ou seja, o stress normal, ajuda-nos nas nossas performances intelectuais, estimula as nossas capacidades cognitivas e em situações de competição saudável melhora significativamente os nossos resultados, o stress crónico dá origem a doenças várias, pelo que deve ser tratado. Além das medidas farmacológicas necessárias em muitos casos, a psicoterapia, nomeadamente através a abordagem cognitivo-comportamental pode também ser essencial para ajudar a regular o stress crónico e das suas consequências. De acordo com o psicólogo Nuno Mendes Duarte, é essencial trabalhar com as pessoas um conjunto de estratégias práticas e específicas que lhes permitem ganhar uma maior percepção de controlo e ir percebendo as relações causa-efeito que as perturbam. Os métodos utilizados são muitos e vão desde registos que ajudam a perceber quais os elementos externos que estão a reforçar a presença de stress, a modificação de padrões de reacção automática a incidentes externos ou a aprendizagem de estratégias de relaxamento e aumento de consciência corporal para diminuir estados de tensão. Fontes: - Ana Sofia Nava, psiquiatra - Nuno Mendes Duarte, psicólogo - American Psicological Association - National Institute of Mental Health

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

Quando o medo foge ao controle

Quando o medo foge ao controle Quando o medo foge ao controle Transtorno de Ansiedade Generalizada Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho. humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos.

ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho. humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos. ANSIEDADE: E AGORA? Carlos Marinho A Ansiedade faz parte do espectro normal das experiências emocionais humanas; numa ou outra altura, já todos nos sentimos ou menos ansiosos. Dentro de certos limites,

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

Quando o pânico nos domina

Quando o pânico nos domina Quando o pânico nos domina Escrito por Sofia Teixeira com entrevista a Cláudio Moraes Sarmento, psiquiatra e Vítor Rodrigues, psicólogo QUARTA, 02 OUTUBRO 2013 14:59 Burger/Phanie/Rex Features Ataques

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no

Estresse. O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no Estresse O estresse tem sido considerado um problema cada vez mais comum, tanto no contexto profissional quanto na vida pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofre

Leia mais

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial Maio, 2014 Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Hipertensão Arterial Sumário: O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?; Causas da HTA; Fatores de Risco; Como prevenir a HTA; Sintomas; Problemas

Leia mais

VIVER BEM O SONO DE CARLOS ROBERTO SONO

VIVER BEM O SONO DE CARLOS ROBERTO SONO 1 VIVER BEM O SONO DE CARLOS ROBERTO SONO 2 3 Esse é o Carlos Roberto, um cara muito trabalhador. Ele sempre toma muito café no escritório e ultimamente tem sofrido com insônia, ficando com sono e irritado

Leia mais

PSICOLOGIA B - 12º ano

PSICOLOGIA B - 12º ano PSICOLOGIA B - 12º ano Tema 2: EU Processos emocionais A professora: Antónia Couto Ano letivo: 2011-2012 Índice Introdução Distinção entre afeto, sentimento e emoção (D5) Definição de emoção (D6 e D7)

Leia mais

Encontre a Sua Paz Interior. Inclui CD com locução em português

Encontre a Sua Paz Interior. Inclui CD com locução em português Encontre a Sua Paz Interior Inclui CD com locução em português Dr. Brian Weiss Encontre a Sua Paz Interior Tradução de: Joana Neves Capítulo 1 A NATUREZA DO S TRESSE O stresse parece ser inevitável e omnipresente.

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

Modelos explicativos do stresse e a relação com a ocorrência de LMELT. Carlos Fujão Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO)

Modelos explicativos do stresse e a relação com a ocorrência de LMELT. Carlos Fujão Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO) Modelos explicativos do stresse e a relação com a ocorrência de LMELT Estado da arte A compreensão do papel dos factores psicossociais relacionados com o trabalho no desenvolvimento de LMELT ainda é superficial,

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar)

7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar) 7 segredos para gerir o estresse no trabalho (sem surtar) Por / Cláudia Gasparini Mulher irritada: sete em cada dez brasileiros sofrem com sequelas do estresse Dependendo da dose, o estresse pode ser um

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

Quando o Pânico domina

Quando o Pânico domina Quando o Pânico domina Vera Ramalho Psiquilibrios O ataque de pânico é considerado uma reacção de alerta do organismo, que pode ocorrer em situações externas, percebidas pelo indivíduo como ameaçadoras,

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente

3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.5 Medos e ansiedade na criança e no adolescente Introdução À medida que cresce e descobre o mundo à sua volta, a criança vai-se apercebendo como

Leia mais

Este Baralho contém:

Este Baralho contém: Este Baralho contém: 1 CARTÃO PSICOEDUCAÇÃO 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINOS 25 CARTAS COM SINTOMAS MENINAS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINOS 17 CARTAS COM SITUAÇÕES MENINAS 2017 Sinopsys Editora e Sistemas

Leia mais

Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia

Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia Núcleo de Estudos e Intervenção em Psicologia 23 de Janeiro de 2008 Residência Pedro Álvares Cabral Oradores: Dra. Paula Saraiva Carvalho Dr. João Freire Ansiedade Etimologicamente, ansiedade provém do

Leia mais

Informação para os pacientes e seus familiares

Informação para os pacientes e seus familiares Psicose Psychosis - Portuguese UHN Informação para os pacientes e seus familiares Leia esta brochura para aprender: o que é a psicose o que a causa os sinais ou sintomas de psicose que tratamentos podem

Leia mais

DEPRESSÃO, O QUE É? A

DEPRESSÃO, O QUE É? A DEPRESSÃO, O QUE É? A depressão é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é diferente de tristeza e surge devido a fatores biológicos e emocionais (perdas, traumas, estresse, etc.).

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR)

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Eye Movement Desensitization and Reprocessing (EMDR) Parecer da OPP # Categoria # Autoria # Documento Pareceres Gabinete de Estudos OPP Fevereiro 2018 Lisboa Parecer da OPP Eye Movement Desensitization

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS O resultado é importante para mim. ANSIEDADE STRESS PRESSÃO O resultado é incerto. Eu sou responsável pelo que faço, serei julgado

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA

COMO PARAR DE FUMAR MACONHA COMO PARAR DE FUMAR MACONHA SUMÁRIO 01. Maconha é a porta de entrada para outras drogas? 3 02. Fumar maconha tornou-se um hábito social 7 03. Pare de fumar maconha em 7 passos 12 01 OUTRAS MACONHA É A

Leia mais

Como identificar os primeiros sintomas de derrame cerebral Qua, 27 de Dezembro de :43 - Última atualização Qua, 27 de Dezembro de :45

Como identificar os primeiros sintomas de derrame cerebral Qua, 27 de Dezembro de :43 - Última atualização Qua, 27 de Dezembro de :45 A ajuda médica imediata é fundamental para limitar os danos ao cérebro, muitas vezes devastadores, de pacientes que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) - conhecido também como derrame cerebral.

Leia mais

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão.

A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A glândula tireóide A tireóide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como pomo - de adão. A tireóide produz dois hormônios muito importantes para o organismo:

Leia mais

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional anticoncepcional emais.estadao.com.br /noticias/bem-estar,conheca-fatores-que-causam-trombose-alem-da-pilulaanticoncepcional,70002039152 A trombose atinge, principalmente, pernas e coxas; por isso, é importante

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA

Distúrbios e doenças ligadas à obesidade. Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Distúrbios e doenças ligadas à obesidade Trabalho realizado por: Álvaro Santos Nº1 9ºA Miguel Oliveira Nº19 9ºA Carlos Azevedo Nº5 9ºA Índice Introdução O que é a Obesidade? Doenças e distúrbios físicos

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA

A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA CONCEITO: O sono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto). Trata-se de um processo ativo

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ?

Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? Comunidade Pastoral ADOECIDOS PELA FÉ? HÁBITOS, COSTUMES E...GENÉTICA PSICOPATOLOGIAS DINAMISMO EMOCIONAL AFETO (Instinto) Inconsciente EMOÇÃO LÓGICA (RAZÃO) Consciente Equilíbrio (ideal) = 50% afeto +

Leia mais

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação.

O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. O QUE É O STRESS? Stress é não ser capaz de lidar com a situação. As pessoas sentem stress no trabalho quando se apercebem que existe um desequilíbrio entre as exigências que o seu trabalho lhes impõe

Leia mais

3.15 As psicoses na criança e no adolescente

3.15 As psicoses na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.15 As psicoses na criança e no adolescente Introdução As psicoses são doenças mentais raras que, geralmente, se iniciam no fim da adolescência

Leia mais

A consequência da modernidade

A consequência da modernidade A consequência da modernidade A sociedade pós-moderna tem como uma das suas principais características a pressa generalizada, esteja ela presente nas respostas eletrônicas, na expectativa das respostas

Leia mais

Trabalhando a ansiedade do paciente

Trabalhando a ansiedade do paciente Trabalhando a ansiedade do paciente Juliana Ono Tonaki Psicóloga Hospitalar Título SOFRIMENTO... principal Sofrimento humano como condição à todos; Cada um sente à sua forma e intensidade; Manifestação

Leia mais

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa Entendendo e Gerenciando o Estresse Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa ORIGEM 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. MODELO COGNITIVO DO ESTRESSE AMBIENTE

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

STRESS E QUALIDADE DE VIDA

STRESS E QUALIDADE DE VIDA STRESS E QUALIDADE DE VIDA Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

SAÚDE 20 S AÚDE - VIVA MAIS, VIVA MELHOR

SAÚDE 20 S AÚDE - VIVA MAIS, VIVA MELHOR 20 S AÚDE - VIVA MAIS, VIVA MELHOR Reconhecer a depressão Todos os anos, cerca de 400 mil portugueses sofrem de depressão. Ainda assim, são muitas as pessoas que continuam a achar que esta doença só afeta

Leia mais

P ERGUNTAR ( o máximo possível):

P ERGUNTAR ( o máximo possível): EMERGÊNCIA NO USO DE DROGAS Dr. Jorge Jaber Elaborei um esquema para facilitar certas condutas médicas: P erguntar E stabilizar D isponha I dentifique Para ajudar a memorizar: Quem P E D I sempre alcança.

Leia mais

Como lidar construtivamente com a raiva?

Como lidar construtivamente com a raiva? Como lidar construtivamente com a raiva? Maria Bartolomeu Psicoterapeuta. Formadora. Mentora Embora possa parecer generalização, a maioria das pessoas sentem dificuldade em relação à emoção: raiva. Ou

Leia mais

Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc.

Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc. Ana Maria da Silva Curado Lins, M.Sc. A pele é constituída por inúmeras estruturas que dotam os indivíduos com a sensação do tacto, da pressão, do calor, do frio e da dor. Estes receptores encontram-se

Leia mais

Transtorno de ansiedade generalizada

Transtorno de ansiedade generalizada Transtorno de ansiedade generalizada O que é o transtorno de ansiedade generalizada? O transtorno de ansiedade generalizada (TAC) é basicamente uma preocupação ou ansiedade excessivas, ou com motivos injustificáveis

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Estresse em animais Conceitos básicos Estresse (stress) Conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais que são necessárias para a adaptação do indivíduo a novas

Leia mais

Doenças do sistema Cardiorrespiratório

Doenças do sistema Cardiorrespiratório Doenças do sistema Cardiorrespiratório Trabalho realizado por: Catarina Freitas nº6 9ºB 1 Índice 1.Introdução... 3 2. Definição de Sistema Cardiorrespiratório... 4 2.1. Doenças do Sistema Circulatório...

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Um olhar sobre as várias formas de demência Vila Velha de Ródão, 28 de novembro de 2016 O que é a Demência? A Demência é uma DOENÇA CEREBRAL, com natureza crónica ou

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela

Leia mais

O meu historial de pânico

O meu historial de pânico O meu historial de pânico Oficina de Psicologia www.oficinadepsicologia.com Anamnese de Pânico Nome: Idade: Data: Duração da perturbação de pânico (anos): Telemóvel: Estado civil: Profissão: Habilitações:

Leia mais

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo.

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. Estresse Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. EsTREssE O estresse é uma reação física e mental diante de estímulos que podem ser positivos ou negativos. As pessoas não reagem da mesma

Leia mais

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)

Sempre constrangido. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Sempre constrangido Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Versão aprovada em Janeiro de 06 CONTEÚDO O que é a dor oncológica episódica? O que é o Vellofent

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

AUTONOMIA INDEPENDÊNCIA e FUNCIONALIDADE

AUTONOMIA INDEPENDÊNCIA e FUNCIONALIDADE AUTONOMIA INDEPENDÊNCIA e FUNCIONALIDADE João Barros Silva COR / Médico ADFA 10 MAIO 2012 Diretor do Hospital da Força Aérea/UHL AUTONOMIA INDEPENDÊNCIA e FUNCIONALIDADE João Barros Silva COR / Médico

Leia mais

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,

Leia mais

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso - http://cristina-teixeira.com 1 O Meu Mapa Financeiro- Confidencial Dinheiro Tóxico

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br Venha se especializar com

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a

Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a Promover a qualidade de vida dos doentes e familiares com Fibromialgia e Doenças Crónicas, através do desenvolvimento de projectos que implementem a criação de práticas, para a formação e desenvolvimento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTROLAV 75 mg comprimidos revestidos Ranitidina FOLHETO INFORMATIVO COMPOSIÇÃO EM SUBSTÂNCIA ACTIVA Cada comprimido de GASTROLAV contém 75 mg de ranitidina, sob a forma de

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família O Impacto Psicossocial do Cancro na Família Maria de Jesus Moura Psicóloga Clínica Unidade de Psicologia IPO Lisboa ATÉ MEADOS DO SEC.XIX Cancro=Morte PROGRESSOS DA MEDICINA CURA ALTERAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

Checklist (por referência à CIF)

Checklist (por referência à CIF) Checklist (por referência à CIF) I Perfil de Funcionalidade Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (X), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado à situação de acordo com os

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional. SST Outubro de 2018

12 Meses 12 Temas. Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional. SST Outubro de 2018 12 Meses 12 Temas Riscos Psicossociais no Trabalho Stress Ocupacional SST Outubro de 2018 O que são os riscos psicossociais do trabalho? Os riscos psicossociais podem ser definidos como aqueles aspetos

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

HST por Sónia Gonçalves O QUE É O STRESS?

HST por Sónia Gonçalves O QUE É O STRESS? O QUE É O STRESS? Neste apontamento gostaria de abordar a questão do que é um stress e de que forma tem vindo a ser pensado na investigação. Fala-se muito e cada vez mais deste fenómeno mas muitas das

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Ano: 2º (11º ano Turma B) Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia Psíquica

Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Ano: 2º (11º ano Turma B) Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia Psíquica Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo 2012-2013 Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial Ano: 2º (11º ano Turma B) Disciplina: Psicopatologia Geral Módulo 5 Semiologia Psíquica Um teste

Leia mais

Questões em debate 8º CONGRESSO NACIONAL DE BIOÉTICA Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Bioética Porto Portugal 19 e 20 de Outubro de 2007

Questões em debate 8º CONGRESSO NACIONAL DE BIOÉTICA Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Bioética Porto Portugal 19 e 20 de Outubro de 2007 Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Bioética Porto Portugal 19 e 20 de Outubro de 2007 "A RAZÃO SOCIAL E A DESCRIMINAÇÃO DA ESQUIZOFRENIA" Isabel Lourenço o / Professora Adjunta Instituto Superior

Leia mais

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP

Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP Estresse: Teu Gênero é Feminino... Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP O nosso amiguinho do dia a dia: Estresse Você é estressada? 1. Sim, muito estressada, sou ansiosa e reajo

Leia mais

HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O

HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O CLÍ NICA HARM NIA SAÚ DE E M E QU ILÍB R I O GUIA PRÁTICO PARA ANSIOSOS O QUE É ANSIEDADE? É UMA EMOÇÃO NORMAL QUE NOS PREPARA PARA UM ACONTECIMENTO FUTURO. E por que geralmente vemos a ansiedade como

Leia mais

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina.

Saúde do Homem. Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. Saúde do Homem Medidas de prevenção que devem fazer parte da rotina. saúde do Homem O Ministério da Saúde assinala que muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade,

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Caso da Maria. História Clínica Cognitivo-Comportamental. Joana Gonçalves. 9 de Maio de 2008

Caso da Maria. História Clínica Cognitivo-Comportamental. Joana Gonçalves. 9 de Maio de 2008 Estágio no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do centro Hospitalar Cova da Beira História Clínica Cognitivo-Comportamental Caso da Maria 9 de Maio de 2008 Joana Gonçalves I. Dados Biográficos Nome:

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum

Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Curso de Atualização em Psicopatologia 7ª aula Decio Tenenbaum Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro 6ª aula Psicopatologia

Leia mais

Medo, Fobia, Vergonha e Estresse no Esporte

Medo, Fobia, Vergonha e Estresse no Esporte Medo, Fobia, Vergonha e Estresse no Esporte Curso de Ed. Física Prof. Ana Catarina Correia Mesquita Medo Estado emocional desencadeado no sistema nervoso central ante a um perigo iminente, que gera uma

Leia mais