As melhores fontes protéicas do leite são a caseína e a whey protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuído a elas (3).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As melhores fontes protéicas do leite são a caseína e a whey protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuído a elas (3)."

Transcrição

1 Suplementação de whey protein Benefícios para o jovem e para o idoso Doutor, O objetivo deste Informe Científico é apresentar um estudo que aborda as ações do complexo whey protein isolado (WPI) em homens jovens e idosos. Segundo os resultados desse estudo, a suplementação de WPI aumentou significativamente a força excêntrica após o treino (25% maior que o placebo) em jovens. Os idosos que consumiram o WPI apresentaram aumento de 17,3 vezes do gene Pax7 (marcador da ativação da célula satélite) comparados ao aumento de 2,6 vezes no grupo placebo. O ganho de massa muscular e a melhora no fornecimento e na utilização de oxigênio e energia proporcionam aumento da força muscular, assim como, o aumento da resistência geral do organismo ao esforço (8). Um erro comum é confundir aumento do peso corporal com aumento da gordura corporal. O ganho de massa muscular contribui para elevação do peso corporal, mas não tem relação com aumento de gordura corporal, que tende a diminuir com a rotina de exercícios (8). Dentre os recursos considerados ergogênicos, o complexo protéico whey protein tem se mostrado, juntamente com a creatina e a l- carnitina, como uma das substâncias mais consumidas no meio esportivo, principalmente entre os praticantes de musculação competitiva ou não (3). As melhores fontes protéicas do leite são a caseína e a whey protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuído a elas (3). Valor Biológico significa o fornecimento total de aminoácidos em quantidade e proporções adequadas. Ao caseinato foi atribuído VB=71 e à whey protein VB=104. Para se ter uma idéia, ao ovo, que era considerado como o melhor alimento para obtenção de proteínas de alta qualidade, foi aplicado o VB=100. Então, a princípio, a whey protein seria superior ao ovo. Asia Pac J Clin Nutr. 2005;14 Suppl:S69.

2 Suplementação de whey protein e resistência no treino para aumentar o crescimento muscular em adultos jovens e idosos (1). Farnfield MM, Carey KA, Cameron-Smith D. School of Exercise and Nutrition Sciences, Deakin University, Melbourne. Embasamento: a maior causa de desabilidade relacionada ao envelhecimento é a progressiva perda de massa muscular esquelética (sarcopenia). A ingestão de proteína e os exercícios de força tem sido reportados aumentar a síntese protéica através das cascatas de sinalização, resultando em ativação ribossomal via atividade de componentes chave do complexo de iniciação da tradução. A extensão na qual a suplementação protéica e treino com exercícios de força ativam a iniciação da tradução em indivíduos jovens e idosos, é pobremente entendida. Objetivo: determinar se whey protein isolado (WPI), consumido imediatamente após treino supervisionado com exercícios de força em homens jovens e idosos, aumenta a ativação da iniciação da tradução. Desenho: amostras de biópsia da musculatura esquelética foram obtidas da coxa (vastus lateralis) de homens jovens (n=15) e homens idosos (n=15) após um único período de exercícios (destreinados) e outra vez, após 12 semanas de treino supervisionado de resistência com repetida suplementação de WPI (2) ou placebo. A resposta anabólica foi mensurada pelo aumento da força do músculo extensor do joelho, pela ativação das proteínas de iniciação da tradução e pela expressão dos genes reguladores da hipertrofia/atrofia muscular. Resultados: a suplementação de WPI aumentou significativamente a força excêntrica após o treino (25% maior que o placebo) em jovens (P = 0,03), mas não nos idosos. Os idosos que consumiram o suplemento de WPI apresentaram fosforilação mais importante do fator traducional p70- S6K1 após 12 semanas de treino (aumento de 2,9 vezes, P = 0,03), quando comparado ao grupo placebo. Esse efeito não foi observado nos indivíduos jovens. Seguido o treino, os idosos que consumiram o WPI apresentaram aumento de 17,3 vezes do gene Pax7 (marcador da ativação da célula satélite) comparados ao aumento de 2,6 vezes no grupo placebo. Apenas um pequeno aumento na expressão do gene Pax7 foi observado nos jovens, com aumento de 2,6 vezes no grupo que suplementou com proteína, e aumento de 1,9 no grupo placebo. Conclusões: esses achados fornecem evidências de ativação aumentada de iniciação de tradução com a associação da ingestão de WPI e o treino de resistência crônica nos participantes idosos. Não foram observadas ações benéficas do WPI na ativação do p70-s6k1 em homens jovens. Análises de fatores adicionais de iniciação da tradução e genes miogênicos estão em andamento. PMID: [PubMed - in process]

3 Suplementação de whey protein isolado (WPI) aumenta a força em homens jovens (1). O objetivo desse estudo foi determinar se whey protein isolado (WPI), consumido imediatamente após o treino supervisionado com exercícios de força em homens jovens e idosos, aumenta a ativação da iniciação da tradução. Amostras de biópsia da musculatura esquelética foram obtidas da coxa (vastus lateralis) de 15 homens jovens e de 15 homens idosos após um único período de exercícios (destreinados) e outra vez, após 12 semanas de treino supervisionado de resistência com repetida suplementação de WPI (2) ou placebo. A resposta anabólica foi mensurada pelo aumento da força do músculo extensor do joelho, pela ativação das proteínas de iniciação da tradução e pela expressão dos genes reguladores da hipertrofia/atrofia muscular. Resultados: 1. Suplementação da WPI em jovens: 2. Suplementação da WPI em idosos: Fosforilação mais importante do fator traducional p70-s6k1 após 12 semanas de treino (aumento de 2,9 vezes, P = 0,03), quando comparado ao grupo placebo; Aumento de 17,3 vezes do gene Pax7 (marcador da ativação da célula satélite) comparados ao aumento de 2,6 vezes no grupo placebo. Apenas um pequeno aumento na expressão do gene Pax7 foi observado nos jovens, com aumento de 2,6 vezes no grupo que suplementou com proteína e aumento de 1,9 no grupo placebo. Conclusão: esses achados fornecem evidências da ativação aumentada de iniciação de tradução com a associação da ingestão de WPI e o treino de resistência crônica nos participantes idosos. Asia Pac J Clin Nutr. 2005;14 Suppl:S69. Asia Pac J Clin Nutr. 2005;14 Suppl:S69.

4 Whey protein Whey, um complexo protéico derivado do leite, é angariado como um alimento funcional com grande número de benefícios para a saúde (2). Os componentes biológicos do whey protein incluem: a lactoferrina, a betalactoglobulina, a alfa-lactoalbumina, a glicomacropeptídeo e as imunoglobulinas, que têm demonstrado ampla propriedade na imunoestimulação (2). Vantagens da whey protein Segundo Guimarães (1998), whey protein mostra melhor relação a outras fontes protéicas no que diz respeito a (3) : maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular); maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA s); livre de lactose; rica em Glutamina (aminoácido não-essencial que promove efeito de volumização celular); possui fator estimulante do sistema imunológico. Propriedades (1,2) Imunoestimulante; Antioxidante; Anti-hipertensivo; Hipolipidêmico; Agente quelante; Anti-tumoral. Indicação Aumento da força em jovens (1) ; Melhora da resistência em idosos (1). Posologia 2 ao dia (1). Efeitos adversos Não relatados pela literatura (4). Contra-indicações Suplementação de whey protein está contra-indicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade às proteínas do leite (4).

5 FORMULÁRIO 1 Shakes 1. Shake de whey protein Fórmula do Pó para preparo extemporâneo sem leite: Whey protein 2 Vegesoy milk 1 Vegesoy fiber Pó para preparo extemporâneo sem leite Lecitina de soja aroma baunilha 20 g Edulcorante qs Misturar o conteúdo de um sachê em Aroma qs 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, 1 vez ao dia ou a critério médico. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA WHEY PROTEIN (9) Porção ~ 2 % VD (*) Valor energético 99,94 kcal = 419,74 kj 4,98% Carboidratos 1,63 g 0,53% Gordura 1,55g 7,02% Proteínas 20,27 g 27% (*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 calorias ou 8400 kj. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DO PÓ PARA PREPARO EXTEMPORÂNEO (8) Porção ~ 20 g % VD (*) Valor energético 84 kcal = 352,8 kj 4,2% Carboidratos 2,9 g 0,96% Proteínas 8,7 g 11,6% Gorduras totais 3,9 7,18% Gorduras saturadas 0,7 3,4% Colesterol 0 0 Fibra alimentar 2,4 g 9,6% Sódio 8 mg 0,34% (*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 calorias ou 8400 kj. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DO SHAKE DE WHEY PROTEIN (9) Porção ~ 4 % VD (*) Valor energético 183,94 = 772,54 kj 9,19% Carboidratos 4,53 g 1,5% Proteínas 28,97 g 38,62% Gorduras 5, 10% Gorduras saturadas 0,7 3,4% Colesterol 0 0 Fibra alimentar 2,4 g 9,6% Sódio 8 mg 0,34% (*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 calorias ou 8400 kj. à base de soja

6 2. Shake hiperprotéico 25 Vegesoy isolated 30 g Vegesoy fiber Lecitina de soja Edulcorante qs Aroma qs Adicionar o conteúdo de um sachê em 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, 1 a 2 vezes ao dia ou a critério médico. Contém fenilalanina. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL do Shake hiperprotéico 25 Porção ~ 30 g % VD (*) Valor energético 99 kcal = 415,8 kj 4,95% Carboidratos 0,82 0,275% Proteínas 25, 33,5% Gorduras totais 0,167 g 0,3% Gorduras saturadas Traço Traço Colesterol Zero Zero Fibra alimentar 2,8 11,2% Sódio 227 mg 9,4% (*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 calorias ou 8400 kj. FORMULÁRIO 2 Outras formulações Aumento da funcionalidade e da força muscular em mulheres idosas (5). Nutrition May;20(5): Shake de HMB + arginina + lisina Fórmula do Pó para preparo HMB (Hidroxi beta-metil butirato) 2 g extemporâneo sem leite: Arginina Vegesoy milk 1 Vegesoy fiber Lisina 1, Lecitina de soja Pó para preparo extemporâneo sem leite Edulcorante qs aroma baunilha 20 g Aroma qs Misturar o conteúdo de um sachê em 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, 1 vez ao dia ou a critério médico. Contém fenilalanina. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Pó para preparo extemporâneo sem leite Porção ~ 20 g % VD (*) Valor energético 84 kcal = 352,8 kj 4,2% Carboidratos 2,9 g 0,96% Proteínas 8,7 g 11,6% Gorduras totais 3,9 7,18% Gorduras saturadas 0,7 3,4% Colesterol 0 0 Fibra alimentar 2,4 g 9,6% Sódio 8 mg 0,34% (*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 calorias ou 8400 kj.

7 2. Cápsulas de Vitamina D Vitamina D 400 UI (7) Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia ou a critério médico. Segundo os resultados avaliando pacientes idosos com osteomalácia, dois meses de suplementação de vitamina D promoveu ganho de peso corpóreo (2.42 Kg) e de força muscular da mão dominante (aumento total de 5.39 Kg). A partir destes resultados, pode-se concluir que a vitamina D apresenta um efeito anabolizante (6). Vnitr Lek Dec; 35(12): Referências Bibliográficas 1. Farnfield MM, Carey KA, Cameron-Smith D. School of Exercise and Nutrition Sciences, Deakin University, Melbourne. Whey protein supplementation and resistance training to enhance muscle growth in young and older adults. Asia Pac J Clin Nutr. 2005;14 Suppl:S Farnfield MM, Carey KA, Cameron-Smith D. Whey protein supplementation and resistance training to enhance muscle growth in young and older adults. School of Exercise and Nutrition Sciences, Deakin University, Melbourne. Asia Pac J Clin Nutr. 2005;14 Suppl:S Barros, M.A. Whey protein. Disponível em: acesso em: 26/12/ PDRHealth whey protein. Disponível em: acesso em: 26/12/ Flakoll P, Sharp R, Baier S, Levenhagen D, Carr C, Nissen S. Effect of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate, arginine, and lysine supplementation on strength, functionality, body composition, and protein metabolism in elderly women. Department of Health and Human Performance, Vanderbuilt University Medical Center, Nashville, Tennessee, USA. flakollp@iastate.edu Nutrition May;20(5): Pfeif Kocian J. Anabolic effects of vitamin D in patients with osteomalacia. Vnitr Lek Dec; 35(12): Ohta. A., Uehara. M., Sakai. K., Takasaki. M., Adlercreutz. H., Morohashi. T., Ishimi. Y. 7. F. Cintra do Prado; Ramos, J; J. Ribeiro do Valle. Atualização Terapêutica 2003, 21ª Edição, Editora Artes Médicas, Sociedade Brasileira de Diabetes. Benefícios da Atividade Física. Disponível em: acesso em: 26/12/ The "Compensated 4-4-9" Method of Calculating Calorie Ratios, disponível em acessado em 05/01/2006

8 Apoio Farmacotécnico 1. Shake hiperprotéico 25 aroma chocolate VEGESOY ISOLATED Aroma chocolate Cacau em pó 2 1, 1, 2. Shake hiperprotéico 25 aroma morango VEGESOY ISOLATED Aroma morango 2 0,01 3, 3. Shake hiperprotéico 25 aroma baunilha VEGESOY ISOLATED Aroma baunilha Extrato natural de baunilha 2 2 g

9 4. Shake hiperprotéico 25 aroma chocolate e coco VEGESOY ISOLATED Aroma chocolate Aroma coco Cacau em pó 2 5. Shake hiperprotéico 25 aroma banana VEGESOY ISOLATED Aroma banana 2 6. Shake hiperprotéico 25 aroma cappuccino VEGESOY ISOLATED Aroma cappuccino 2 2 g

10 1. Shake medicamentoso aroma chocolate VEGESOY MILK Aroma chocolate Cacau em pó 1 0,01 1,0 g 1,0 g 2. Shake medicamentoso aroma morango VEGESOY MILK Aroma morango 1 0,01 2, 3. Shake medicamentoso aroma baunilha VEGESOY MILK Aroma baunilha Extrato natural de baunilha 1 0,01 2 g

11 4. Shake medicamentoso aroma chocolate e coco VEGESOY MILK Aroma chocolate Aroma coco Cacau em pó 1 0,01 0,7 0,7 5. Shake medicamentoso aroma banana VEGESOY MILK Aroma banana 1 0,01 0,7 6. Shake medicamentoso aroma cappuccino VEGESOY MILK Aroma cappuccino 1 0,01 2 g

12 Lista de Fornecedores Whey protein 80 HMB Lisina Arginina Vitamina D Linha vegesoy Aromas Gerbras Mapric Purifarma, Via Farma, SP Farma, Gerbras Purifarma, Via Farma, SP Farma, Gerbras Purifarma, Via Farma, SP Farma, Gerbras Gerbras Via Farma Elaborado por Direitos Autorais Protegidos pela Lei 9610 de 19 de Fev. de Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotados na clínica, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários devidamente inscritos em seus C.R.s.

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp.

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp. Caseína Aumento do anabolismo muscular, com balanço protéico positivo (1) Estudos realizados nas últimas décadas têm indicado que as necessidades protéicas e/ou de aminoácidos podem estar aumentadas em

Leia mais

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp.

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp. Caseína Aumento do anabolismo muscular, com balanço protéico positivo (1) Estudos realizados nas últimas décadas têm indicado que as necessidades protéicas e/ou de aminoácidos podem estar aumentadas em

Leia mais

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Apresentação do Produto: Potes 2lbs, 5lbs e 10lbs Descrição do Produto: 100% Whey Protein é derivado do soro do leite (livre de lactose)

Leia mais

ÍNDICE BRAVEWHEY WHEY PROTEIN BRAVEWK2 PRÉ-TREINO BRAVECARBUS CARBO AMINOBRAVE BCAA BRAVEPURE CREATINA GLUTABRAVE L-GLUTAMINA OXYBRAVE TERMOGÊNICO

ÍNDICE BRAVEWHEY WHEY PROTEIN BRAVEWK2 PRÉ-TREINO BRAVECARBUS CARBO AMINOBRAVE BCAA BRAVEPURE CREATINA GLUTABRAVE L-GLUTAMINA OXYBRAVE TERMOGÊNICO ÍNDICE BRAVEWHEY WHEY PROTEIN BRAVEWK2 PRÉ-TREINO BRAVECARBUS CARBO AMINOBRAVE BCAA BRAVEPURE CREATINA GLUTABRAVE L-GLUTAMINA OXYBRAVE TERMOGÊNICO 04 05 06 07 08 09 10 BRAVEWHEY CONCENTRADO O BRAVEWHEY

Leia mais

SHAKEASY. Bases Prontas para Shakes Funcionais

SHAKEASY. Bases Prontas para Shakes Funcionais Informações Técnicas SHAKEASY Bases Prontas para Shakes Funcionais INTRODUÇÃO SHAKEASY representa uma nova geração de shakes funcionais. Um completo e diferenciado substituto parcial de refeições que permite

Leia mais

B-PROTEIN. Proteína Isolada da Carne Hidrolisada

B-PROTEIN. Proteína Isolada da Carne Hidrolisada Informações Técnicas B-PROTEIN Proteína Isolada da Carne Hidrolisada INTRODUÇÃO A proteína da carne é reconhecidamente uma das melhores fontes de proteínas existente no mundo. Apresenta um papel fundamental

Leia mais

FICHA TÉCNICA ISO WHEY V3

FICHA TÉCNICA ISO WHEY V3 FICHA TÉCNICA ISO WHEY V3 - MATRIZ PROTEICA ISOLADA - 54g DE PROTEÍNAS POR DOSE - BAIXO TEOR DE GORDURAS - 25 VITAMINAS E MINERAIS - PROTEÍNA MICROFILTRADA ISO WHEY V3 AGE é a forma molecular da Proteína

Leia mais

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME banana com canela baunilha chocolate cookies & cream morango DISPONÍVEL NOS SABORES TRAZ A EXCLUSIVA COMBINAÇÃO DE WHEY PROTEIN CONCENTRADA ALIADA A RÁPIDA ABSORÇÃO DA WHEY PROTEIN HIDROLISADA EXTRAÍDA

Leia mais

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G é um alimento proteico, rico em aminoácidos essenciais, obtido através da microfiltragem (CFM) do soro do leite. Este moderno processo garante o isolamento das proteínas sem desnaturação, proporcionando

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

FICHA TÉCNICA 100% INTRA WHEY MA FACTOR MUSCLE AMPLIFIED FACTOR. Zinco Microelementar

FICHA TÉCNICA 100% INTRA WHEY MA FACTOR MUSCLE AMPLIFIED FACTOR. Zinco Microelementar FICHA TÉCNICA 100% INTRA WHEY MA FACTOR MUSCLE AMPLIFIED FACTOR Zinco Microelementar 100% INTRA WHEY AGE contém em sua composição o microelemento Zinco, que participa da síntese de RNA polimerase, potencializando

Leia mais

com Ácido fólico Indicações: Supre as carências nutricionais da mulher. Drágeas

com Ácido fólico Indicações: Supre as carências nutricionais da mulher. Drágeas 12 Lavitan Homem (março/2015) Suplemento vitamínico-mineral 13 Indicações: Desenvolvido especialmente para as necessidades nutricionais dos homens. Drágeas 70813 drágeas frasco c/ 0 drágeas Reg. M.S.:

Leia mais

Manter este produto em local fresco, seco e ao abrigo de luz solar.

Manter este produto em local fresco, seco e ao abrigo de luz solar. 1. Descrição T-rex pré-treino promove o desejo e o foco de treinar com mais intensidade, com níveis mais elevados de energia, reduzindo a fadiga durante o treino. Sua fórmula é inovadora entre os alimentos

Leia mais

Ingredientes: Óleo de açaí e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de açaí e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0095.001-3 Concentração: 500 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

VEGESOY ISOLATED. Proteína Isolada da Soja. Informações Técnicas

VEGESOY ISOLATED. Proteína Isolada da Soja. Informações Técnicas Informações Técnicas VEGESOY ISOLATED Proteína Isolada da Soja INTRODUÇÃO A soja é uma planta leguminosa que está na cadeia alimentar há 5 mil anos e tem sido parte essencial da dieta asiática há muitos

Leia mais

Você não é o que come. Você é o que absorve!

Você não é o que come. Você é o que absorve! Você não é o que come. Você é o que absorve! Sabe-se que o consumo de suplementos alimentares com finalidades específicas, como incremento de massa muscular,vem crescendo constantemente no Brasil e no

Leia mais

Ingredientes: Óleo de castanha do pará e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de castanha do pará e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0093.001-2 Concentração: 1000 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA

SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA torta de limão SABOR: churros SABOR cheesecake chocolate SABOR: morango com chantilly SABOR: mousse maracujá DISPONÍVEL TAMBÉM NA VERSÃO SACHÊS SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA FAMOSO PELA CREMOSIDADE

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Isosource 1.5, sem Sacarose, Baunilha, 01 Litro Quantidade: 6.912 Unidade de Medida: Litro

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Isosource 1.5, sem Sacarose, Baunilha, 01 Litro Quantidade: 6.912 Unidade de Medida: Litro PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Juiz de Fora Número: PE350/2012 Número do Processo: 07892/2012 Unidade de Compra: UG/PJF Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Isosource 1.5, sem Sacarose, Baunilha,

Leia mais

TEMA: Dieta enteral de soja para paciente portadora de doença de Alzheimer e de adenocarcinoma gástrico.

TEMA: Dieta enteral de soja para paciente portadora de doença de Alzheimer e de adenocarcinoma gástrico. Nota Técnica Processo n º Solicitante: Dra. Daniele Viana da Silva Juíza da Comarca de Ervália - Mg Data: 07/12/2012 Medicamento/ Dieta Material Procedimento Cobertura x TEMA: Dieta enteral de soja para

Leia mais

Lavitan Mulher. Lavitan A-Z MAIS. Lavitan Ômega 3. Lavitan A-Z. Lavitan Sênior NOVA EMBALAGEM. Suplemento vitamínico-mineral com Ácido fólico

Lavitan Mulher. Lavitan A-Z MAIS. Lavitan Ômega 3. Lavitan A-Z. Lavitan Sênior NOVA EMBALAGEM. Suplemento vitamínico-mineral com Ácido fólico 34 35 Lavitan A-Z MAIS Suplemento vitamínico-mineral Indicações: Supre as carências nutricionais com formulação mais completa. Formulação mais completa Com 90 drágeas Embalagem diferenciada com hotstamping

Leia mais

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada. vitamina. churros. limão.

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada. vitamina. churros. limão. torta de limão churros SABOR cheesecake chocolate BEIJINHO vitamina de frutas morango com chantilly mousse maracujá WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA O famoso

Leia mais

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força.

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força. ISO WHEY É MAIS definição muscular e força. ISO WHEY é um suplemento hiperproteico desenvolvido a partir das proteínas isoladas do soro do leite (WPI) de alto valor biológico. Fornece um excelente aporte

Leia mais

BARRA DE CEREAIS ENERGY MIX CASTANHA COM CHOCOLATE

BARRA DE CEREAIS ENERGY MIX CASTANHA COM CHOCOLATE BARRA DE CEREAIS ENERGY MIX CASTANHA COM CHOCOLATE FLOCOS DE AVEIA, COBERTURA SABOR CHOCOLATE, AÇÚCAR, XAROPE E GLICOSE, FLOCOS DE CEREAIS (TRIGO, ARROZ, MILHO E AVEIA), FLOCOS DE ARROZ, MALTODEXTRINA,

Leia mais

Proteína: a nova estrela entre os nutrientes. Cada vez mais os consumidores descobrem os benefícios das proteínas

Proteína: a nova estrela entre os nutrientes. Cada vez mais os consumidores descobrem os benefícios das proteínas SIG Combibloc Sugestão Editorial Proteína: a nova estrela entre os nutrientes Cada vez mais os consumidores descobrem os benefícios das proteínas Julho 2012 Internacionalmente, as proteínas já são reconhecidas

Leia mais

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada. churros. limão. maracujá.

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada. churros. limão. maracujá. torta de limão SABOR: churros SABOR: BEIJINHO SABOR cheesecake chocolate SABOR: morango com chantilly SABOR: mousse maracujá UMA EXCLUSIVIDADE WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada SABOR INCOMPARÁVEL

Leia mais

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein 17g DE PROTEÍNAS EM 3g DE IOGURTE COM WHEY PROTEIN SEM LACTOSE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCARES ZERO GORDURA ALGUNS BENEFÍCIOS DO whey protein Whey protein

Leia mais

TABELA DE PREÇOS REFERENCIAIS DIETAS ENTERAIS

TABELA DE PREÇOS REFERENCIAIS DIETAS ENTERAIS TABELA DE PREÇOS REFERENCIAIS 82026 82025 82021 MEDICAMENTOS NUTRICAO, NUTRICAO ENTERAL, HIPERCALORICA, OLIGOMERICA, COM PROTEINA DE ORIGEM ANIMAL HIDROLISADA. ISENTA DE SACAROSE, LACTOSE E GLUTEN. PRINCIPIO/CONCENTRACAO1:

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

25g PROTEÍNA. Fornece alto teor de aminoácidos essenciais;

25g PROTEÍNA. Fornece alto teor de aminoácidos essenciais; Famoso pela cremosidade e sabor incomparável, o iogurte grego surgiu em meados da década de 90 para inovar o que já se conhecia no mercado. Originário da região Balcânica foi colocado no mercado norte

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas, fornecendo 4400 calorias ao longo do dia. Possui uma combinação

Leia mais

Anvisa - Alimentos - Informes Técnicos

Anvisa - Alimentos - Informes Técnicos Página 1 de 7 English Español Institucional Anvisa Publica Serviços Áreas de Atuação Legislação Buscar Informes Técnicos Informe Técnico nº. 36, de 27 de junho de 2008 Orientações sobre a declaração da

Leia mais

Força e Resistência Muscular

Força e Resistência Muscular Força e Resistência Muscular Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Objetivos do Treinamento com Pesos Aumento da massa muscular Força Potência Velocidade Resistência Muscular Localizada Equilibro Coordenação

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 11:34 horas do dia 20 de setembro de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, designado pela portaria Portaria nº 1766 - CPL após analise da documentação

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO 4 RECEITA IDEAL PARA PÁSCOA! DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

Apresentação da CP de revisão e atualização de alimentos para atletas

Apresentação da CP de revisão e atualização de alimentos para atletas Apresentação da CP de revisão e atualização de alimentos para atletas Antônia Maria de Aquino Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias Fortaleza, 22 e 23 de novembro de 2008 1 Histórico 1997 Grupo de

Leia mais

VEGESOY FIBER. Fibra de soja: extrato insolúvel de soja em pó. Informações Técnicas

VEGESOY FIBER. Fibra de soja: extrato insolúvel de soja em pó. Informações Técnicas Informações Técnicas VEGESOY FIBER Fibra de soja: extrato insolúvel de soja em pó INTRODUÇÃO A soja é uma leguminosa cultivada na China há mais de 5 mil anos. Ao longo do tempo passou a ser consumida por

Leia mais

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo

A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A importância da alimentação no desempenho esportivo e competitivo A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO RESUMO Mari Uyeda Larissa Fabiane da Silva Toledo Este trabalho apresenta como objetivo demonstrar o comportamento

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

WHEY PROTEIN ISOLATE

WHEY PROTEIN ISOLATE Informações Técnicas WHEY PROTEIN ISOLATE Proteína isolada do soro do leite (WPI) INTRODUÇÃO O leite contém vários tipos de proteínas como por exemplo, a caseína, as proteínas das membranas dos glóbulos

Leia mais

PROGRAMA VERÃO 360. Para conquistar seus resultados é fundamental: NUTRIÇÃO (Alimentação correta) ATIVIDADE FÍSICA DESCANSO

PROGRAMA VERÃO 360. Para conquistar seus resultados é fundamental: NUTRIÇÃO (Alimentação correta) ATIVIDADE FÍSICA DESCANSO PROGRAMA VERÃO 360 Quando chega o verão é sempre aquela correria para ficar em forma: academias lotadas e dietas malucas. Com a mesma rapidez que as pessoas conquistam um estilo de vida saudável e um corpo

Leia mais

Suplementos de A a Z

Suplementos de A a Z Suplementos de A a Z Hoje existe uma enorme lista de suplementos nas lojas. Mas para que servem? Descubra o que a tecnologia alimentícia pode fazer por você. Otimizar os resultados dos treinos, aumentar

Leia mais

FICHA TÉCNICA WHEY GEL SPEED RELEASE AGE

FICHA TÉCNICA WHEY GEL SPEED RELEASE AGE FICHA TÉCNICA WHEY GEL SPEED RELEASE AGE WHEY GEL SPEED RELEASE AGE é uma inovação baseada nos mais recentes estudos do Centro de Pesquisas da NUTRILATINA. Possui em sua composição 31% de Proteínas obtidas

Leia mais

Minerais e Vitaminas como Fontes Ergogênicas. Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitaminas B1 e B6.

Minerais e Vitaminas como Fontes Ergogênicas. Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitaminas B1 e B6. Minerais e Vitaminas como Fontes Ergogênicas Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitaminas B1 e B6. Minerais e Vitaminas como Fontes Ergogênicas Magnésio, Zinco, Cálcio, Vitaminas B1 e B6. Historicamente o homem

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais.

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais. Descrição: É um alimento proteico à base de proteína isolada e hidrolisada do soro do leite. Fornece alta concentração de proteínas ultra-puras 92%, mantendo um amplo espectro de frações bioativas como

Leia mais

Brigadeiros de Colher

Brigadeiros de Colher - 60g Ao leite TABELA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS: Brigadeiros de Colher Valor Energético 188,8Kcal = 792,9KJ 9,4% Carboidratos 24,2g 8,1% Proteínas 3,6g 4,8% Gorduras Totais 8,6g 15,7% Gorduras Saturadas

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais

Sinonímia: Proteina vegana, Base vegana, Proteina vegetal, Proteina da ervilha, Proteína do arroz.

Sinonímia: Proteina vegana, Base vegana, Proteina vegetal, Proteina da ervilha, Proteína do arroz. VeganPro Material Técnico Identificação VeganPro Natural VeganPro Baunilha VeganPro Chocolate com especiarias Grau: Farmacêutico ( ) Alimentício (X ) Cosmético ( ) Uso: Interno (X) Externo ( ) Especificação

Leia mais

FICHA TÉCNICA FORCE 1 AGE NITRIC OXIDE ANABOLIC TESTOSTERONE STIMULATOR HORMONE PRECURSORS - GH & TST STRENGTH AMPLIFIER 24H - FULL ACTION

FICHA TÉCNICA FORCE 1 AGE NITRIC OXIDE ANABOLIC TESTOSTERONE STIMULATOR HORMONE PRECURSORS - GH & TST STRENGTH AMPLIFIER 24H - FULL ACTION FICHA TÉCNICA FORCE 1 AGE NITRIC OXIDE ANABOLIC TESTOSTERONE STIMULATOR HORMONE PRECURSORS - GH & TST STRENGTH AMPLIFIER 24H - FULL ACTION BUILD LEAN - MUSCLE FAST 420mg DE CAFEÍNA 3000mg DE ARGININA 3322mg

Leia mais

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro Perder Gordura e Preservar o Músculo Michelle Castro 25 de Novembro de 2012 Principais Tópicos 1. Processos catabólicos associados a dietas hipocalóricas. 2. Contextualização/compreensão do porquê da existências

Leia mais

3ªsérie B I O L O G I A

3ªsérie B I O L O G I A 3.1 QUESTÃO 1 Três consumidores, A, B e C, compraram, cada um deles, uma bebida em embalagem longa vida, adequada às suas respectivas dietas. As tabelas abaixo trazem informações nutricionais sobre cada

Leia mais

DIZERES DE ROTULAGEM- PICOLÉ

DIZERES DE ROTULAGEM- PICOLÉ Página 1 de 19 SORVETE: Picolé Sabor de Milho Verde AROMATIZADO E COLORIDO ARTIFICIALMENTE. INGREDIENTES: água, açúcar, leite em pó integral, gordura de palma, glicose em pó, creme de milho, proteína de

Leia mais

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL INTEGRAIS

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL INTEGRAIS INFORMAÇÃO NUTRICIONAL INTEGRAIS INTEGRAL CARNE / SOJA Valor calórico 253 kcal 12,7 Carboidratos 27 g 9,0 Proteínas 13 g 17,6 Gorduras Totais 8,7 g 15,8 Gordura Saturada 1,5 g 6,8 Fibra Alimentar 4,4 g

Leia mais

- LICITANTES DESABILITADOS -

- LICITANTES DESABILITADOS - - LICITANTES DESABILITADOS - NOME DO PROMOTOR: PREFEITURA MUNICIPAL DE CACOAL EDITAL / PROCESSO: 0039-2012 / 1571/2012 PREGOEIRO RESPONSÁVEL: SILVIA DURAES GOMES OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA POSSÍVEL

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

Aleitamento Materno Por que estimular?

Aleitamento Materno Por que estimular? Aleitamento Materno Por que estimular? Francine Canovas Dias Nutricionista Especializanda Disciplina de Gastroenetrologia Pediátrica Escola Paulista de Medicina/UNIFESP Recomendações 1980-1 s estudos sobre

Leia mais

Fenulife. Identificação. Peso molecular: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável

Fenulife. Identificação. Peso molecular: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável Material Técnico Fenulife Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável DCB / DCI: Não aplicável INCI: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável CAS: Não aplicável Denominação botânica: Não aplicável

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

Profa Tânia Maria Leite da Silveira

Profa Tânia Maria Leite da Silveira Profa Tânia Maria Leite da Silveira Como o consumidor adquire informações sobre os alimentos? Conhecimento da família Educação Mídia Publicidade Rotulagem Importância da rotulagem Informações corretas

Leia mais

FILIZOLA. Software de Gerenciamento de Balanças. Layout dos arquivos de Importação de cadastros. Versão do Software 1.31 Versão do guia: 1.

FILIZOLA. Software de Gerenciamento de Balanças. Layout dos arquivos de Importação de cadastros. Versão do Software 1.31 Versão do guia: 1. FILIZOLA Software de Gerenciamento de Balanças Layout dos arquivos de Importação de cadastros Versão do Software 1.31 Versão do guia: 1.03 Software de Gerenciamento de Balanças Layout dos arquivos de Importação

Leia mais

As fases de cura das feridas incluem hemostasia, inflamação, proliferação e remodelamento (1).

As fases de cura das feridas incluem hemostasia, inflamação, proliferação e remodelamento (1). Suporte nutricional para cura de feridas Cura das lesões em menor período de tempo (1) A cicatrização de úlceras/feridas envolve uma série complexa de interações entre diferentes tipos celulares, mediadores

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS Profª Ana Paula F. Bernardes Silva A QUEM COMPETE MINISTÉRIO DA SAÚDE: Produtos de origem animal; Vegetais e cereais (grãos) in natura; Bebidas e vinagre; Mel. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA:

Leia mais

Carne suína: um parceiro do cardápio saudável. Semíramis Martins Álvares Domene Prof a. Titular Fac. Nutrição PUC-Campinas

Carne suína: um parceiro do cardápio saudável. Semíramis Martins Álvares Domene Prof a. Titular Fac. Nutrição PUC-Campinas Carne suína: um parceiro do cardápio saudável Semíramis Martins Álvares Domene Prof a. Titular Fac. Nutrição PUC-Campinas Por que comer carne? Para a manutenção da saúde, é necessária a perfeita reposição

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

Caixa com 15 sachês de 30g cada ou pote com 900g e 2000g. Sabores: baunilha, chocolate, kiwi e frutas vermelhas.

Caixa com 15 sachês de 30g cada ou pote com 900g e 2000g. Sabores: baunilha, chocolate, kiwi e frutas vermelhas. Descrição: É um alimento protéico para atletas produzido a partir das proteínas isoladas do soro do leite não desnaturado (WPI). O seu processo de fabricação proporciona alta digestibilidade e rápida absorção

Leia mais

CA BODY BUILDER CAFFEINE BODY NUTRITION RIPPED THERMO CAPS BCAA POWER CREATINE MUSCLE VOLUMIZER

CA BODY BUILDER CAFFEINE BODY NUTRITION RIPPED THERMO CAPS BCAA POWER CREATINE MUSCLE VOLUMIZER A linha G-ACTION foi desenvolvida para atender às necessidades de um público cada vez mais preocupado em manter-se saudável e em excelente forma física. A suplementação adequada contribui para o aumento

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

DIZERES DE ROTULAGEM

DIZERES DE ROTULAGEM DIZERES DE ROTULAGEM MACISTE VIT SUPLEMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DAS REFEIÇÕES DE ATLETAS EM PÓ SABOR ARTIFICIAL BAUNILHA Peso líquido: g Aromatizado Artificialmente Indústria Brasileira INFORMAÇÃO

Leia mais

Tema: Informações técnicas sobre o NUTRI-RENAL para pacientes em tratamento dialítico 1. ANÁLISE CLÍNICA DA SOLICITAÇÃO 3. 1.1. Pergunta estruturada 3

Tema: Informações técnicas sobre o NUTRI-RENAL para pacientes em tratamento dialítico 1. ANÁLISE CLÍNICA DA SOLICITAÇÃO 3. 1.1. Pergunta estruturada 3 Consultoria 06/2012 Solicitante Dr. Enismar Kelley de Souza e Freitas Juiz de Direito - Comarca de Cristina MG Data:22/10/2012 Medicamento Material Procedimento Cobertura X Tema: Informações técnicas sobre

Leia mais

Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação ESPAÇO VIDA Nut. Fabiane Galhardo Unimed Pelotas 2012 Alimentação na Gestação 1 GESTAÇÃO PERÍODO MÁGICO DE INTENSA TRANSIÇÃO, ONDE A NATUREZA MODIFICA O CORPO E A MENTE PARA TRANSFORMAR MULHER EM MÃE A

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA M U N I C Í P I O D E G A S P A R CNPJ 83.102.244/0001-02 ADITIVO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 115/2014

ESTADO DE SANTA CATARINA M U N I C Í P I O D E G A S P A R CNPJ 83.102.244/0001-02 ADITIVO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 115/2014 ADITIVO AO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 115/2014 OBJETO: Registro de Preços de dietas enterais, suplementos nutricionais, módulos e fórmulas infantis para pacientes domiciliares. O MUNICÍPIO DE GASPAR,

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY Descrição: É um alimento protéico para atletas que possui em sua formulação uma junção de proteínas de rápida absorção e time release, com acréscimo de enzimas digestivas para auxiliar na digestibilidade

Leia mais

O que tem no meu Lanche Escolar?

O que tem no meu Lanche Escolar? O que tem no meu Lanche Escolar? Bolo de CENOURA Caseiro -> farinha de trigo, cenoura, ovos, óleo, açúcar e fermento químico. Ingredientes FARINHA DE TRIGO ENRIQUECIDA COM FERRO E ÁCIDO FÓLICO, RECHEIO

Leia mais

A EMPRESA. Nutrição Inteligente

A EMPRESA. Nutrição Inteligente 2011 A EMPRESA Nutrição Inteligente Acompanhando as tendências da indústria de nutrição e saúde, sem perder de vista o compromisso com a qualidade dos produtos e a satisfação dos consumidores que utilizam

Leia mais

Preciso saber para fazer render

Preciso saber para fazer render A MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA UM MAIOR RENDIMENTO Rosa Santos (Nutricionista) Preciso saber para fazer render A energia que cada um necessita para viver Que energia para aumentar o rendimento Quanta energia

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

Peso Líquido: 1000g. Quantidade por caixa: 10 unidades. Peso Líquido: 500g. Quantidade por caixa: 10 unidades. Limonada Suiça. Tangerina.

Peso Líquido: 1000g. Quantidade por caixa: 10 unidades. Peso Líquido: 500g. Quantidade por caixa: 10 unidades. Limonada Suiça. Tangerina. Whey Plus+ Mix Nutri é um suplemento alimentar para atletas que necessitam aumentar a ingestão de proteínas na sua dieta. Composto exclusivamente da proteína do soro do leite, que é uma proteína de baixo

Leia mais

CHOCONUTRA. Base de chocolates saudáveis e deliciosos. Informações Técnicas

CHOCONUTRA. Base de chocolates saudáveis e deliciosos. Informações Técnicas Informações Técnicas CHOCONUTRA Base de chocolates saudáveis e deliciosos INTRODUÇÃO A linha de chocolates da Via Farma foi desenvolvida para quem não descuida da saúde e gosta de um saboroso chocolate.

Leia mais

O ATLETA VEGETARIANO Priscila Di Ciero - Nutricionista

O ATLETA VEGETARIANO Priscila Di Ciero - Nutricionista O ATLETA VEGETARIANO Priscila Di Ciero - Nutricionista O consumo de dietas vegetarianas tem sido associado a muitos benefícios à saúde, incluindo menores taxas de mortes por doenças cardiovasculares, diabetes

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

Ingredientes: Óleo de chia. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de chia. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0100.001-9 Concentração: 500 mg e 1000 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas

Leia mais

Suplementos na Atividade Esportiva Maria Helena Weber CRN 2075

Suplementos na Atividade Esportiva Maria Helena Weber CRN 2075 Suplementos na Atividade Esportiva Maria Helena Weber CRN 2075 Exercício Físico x Atividade Física Atividade Física: é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um

Leia mais

CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE

CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE MEGA WEIGHT 50.000 WHEY PROTEIN ÔMEGA 3 ALBUMINA 100% PROTEÍNA ANIMAL VITAMINAS E MINERAIS Hipercalórico desenvolvido para pessoas magras que tenham dificuldades

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO? VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO? EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO SAUDÁVEL MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS CONSUMIDORES Fonte: ANVISA - Aência Nacional de Viilância Sanitária APRESENTAÇÃO Neste manual, vamos conhecer alumas

Leia mais

ANEXO 1: ALFACE: ARROZ: Carboidrato: 1,7g Proteína: 1,3g Gordura: 0 g. Carboidrato: 48 g Proteína: 0,8 g. Valor calórico: 50 Kcal

ANEXO 1: ALFACE: ARROZ: Carboidrato: 1,7g Proteína: 1,3g Gordura: 0 g. Carboidrato: 48 g Proteína: 0,8 g. Valor calórico: 50 Kcal ANEXO 1: ALFACE: ARROZ: Carboidrato: 1,7g Proteína: 1,3g Valor calórico: 11 Kcal Hortaliça benéfica em tratamentos faciais, com propriedade calmante. Carboidrato: 48 g Proteína: 0,8 g Valor calórico: 197

Leia mais

WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada

WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 0g cada O famoso iogurte grego, conhecido por sua cremosidade e sabor incomparáveis, surgiu na década de 90 na região dos Balcãs, sendo inserido no mercado através de uma

Leia mais

Necessidades Nutricionais Antes, Durante e Depois do Exercício

Necessidades Nutricionais Antes, Durante e Depois do Exercício Nut. Cláudia Dornelles Schneider Prof. Adj. Depto. de Nutrição Necessidades Nutricionais Antes, Durante e Depois do Exercício Porto Alegre, RS, Brasil Janeiro de 2013 Nutrição Esportiva últimas 2 décadas

Leia mais

SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADE! CONHEÇA AGORA UM ESTILO DE VIDA E NEGÓCIO QUE DESEJA TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ!

SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADE! CONHEÇA AGORA UM ESTILO DE VIDA E NEGÓCIO QUE DESEJA TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ! SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADE! CONHEÇA AGORA UM ESTILO DE VIDA E NEGÓCIO QUE DESEJA TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ! NOSSO CENÁRIO BUSCA CONSTANTE POR VIDA SAUDÁVEL TECNOLOGIA E MEDICINA DA LONGEVIDADE SETORES

Leia mais

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE NEW 100% ISOLADA ISO WHEY V3 AGE é a forma molecular da Proteína do Soro de Leite Isolada (WPI), obtida por meio de processo de microfiltração. Sua formulação isenta de gorduras e com baixo teor de carboidratos,

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT - 2016 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO disco menor, conforme [NOVIDADE] QR CODE CONFIRA O PASSO A PASSO DESTA RECEITA. RENDIMENTO

Leia mais

VALOR NUTRITIVO DA CARNE

VALOR NUTRITIVO DA CARNE VALOR NUTRITIVO DA CARNE Os alimentos são consumidos não só por saciarem a fome e proporcionarem momentos agradáveis à mesa de refeição mas, sobretudo, por fornecerem os nutrientes necessários à manutenção

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

Ata Parcial. Item 0001

Ata Parcial. Item 0001 Ata Parcial Às 09:00 horas do dia 10 de setembro de 2012, reuniu-se o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e respectivos membros da Equipe de apoio, designados pela portaria Portaria

Leia mais

Coração Saudável! melhor dele?

Coração Saudável! melhor dele? As doenças cardiovasculares (DCV s) - incluem as doenças coronarianas e o acidente vascular cerebral (AVC) também conhecido como derrame afetam pessoas de todas as idades, até mesmo mulheres e crianças.

Leia mais

CP60/2008. Proposta de Regulamento Técnico de Alimentos para Atletas. www.anvisa.gov.br. Agência Nacional de Vigilância Sanitária

CP60/2008. Proposta de Regulamento Técnico de Alimentos para Atletas. www.anvisa.gov.br. Agência Nacional de Vigilância Sanitária CP60/2008 Proposta de Regulamento Técnico de Alimentos para Atletas 1 Situação atual Alimentos para fins Especiais Port. 29/98 Alimentos para dietas com restrição de nutrientes Alimentos para ingestão

Leia mais

Granola Soft. Benefícios

Granola Soft. Benefícios Granola Soft A granola é um mix de cereais, castanhas e frutas secas que contêm vitaminas, proteínas, nutrientes, muitas fibras e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para controle

Leia mais