PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I"

Transcrição

1 PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I Aula 4

2 Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação Bacharel em Sistema de Informação

3 Unity3D O Unity3D é um programa de desenvolvimento com todos os recursos necessários para desenvolver qualquer tipo de jogo em 3D que você possa imaginar. Ele possui uma versão gratuita, que pode ser encontrada no link com a maioria das funcionalidades que um desenvolvedor amador necessita para criar seus jogos e publicá-los como programa para Windows ou em uma página web.

4 O ambiente do Unity3D Para aqueles que Estão abrindo o programa pela primeira vez ele abrirá o projeto Tropical Paradise

5 O ambiente do Unity3D Para aqueles que Estão abrindo o programa pela primeira vez ele abrirá o projeto Tropical Paradise

6

7 O ambiente do Unity3D O Unity possibilita ao usuário escolher o lugar que cada elemento do programa irá ficar, porém o Unity possui alguns layout pré-configurados, o layout usado na imagem é o padrão, se o seu programa está configurado com um layout diferente você pode mudá-lo no seguinte caminho: Barra de ferramentas -> Window -> Layouts -> Revert Factory Settings.

8 Visão de Projeto Quando você cria um projeto no Unity, ele irá criar uma pasta contendo todas as Assets (scenes, scripts, modelos 3D, texturas, arquivos de áudio, vídeo, imagens, etc) do projeto. Tudo o que tem nessa pasta, é mostrado na visão de projeto. Se você clicar com o botão do direito do mouse em alguma dessas Assets, você poderá escolher a opção Reveal in Explorer, que abrirá a pasta que contém o arquivo.

9 Visão de Projeto Quando você cria um projeto no Unity, ele irá criar uma pasta contendo todas as Assets (scenes, scripts, modelos 3D, texturas, arquivos de áudio, vídeo, imagens, etc) do projeto. Tudo o que tem nessa pasta, é mostrado na visão de projeto. Se você clicar com o botão do direito do mouse em alguma dessas Assets, você poderá escolher a opção Reveal in Explorer, que abrirá a pasta que contém o arquivo.

10 Visão de Projeto Atenção: não mova os arquivos usando o Explorer do Windows, use o editor do Unity, pois isso pode causar problemas ao projeto. Para adicionar novas Assets ao projeto, você pode arrastar o arquivo do Windows para a visão de projeto ou utilizar o comando na barra de ferramentas Assets -> Import New Asset.

11 Visão de Projeto As cenas do jogo também ficam nessa pasta. Cada cena representa um level do jogo. O Unity carrega por padrão a cena Islands.unity, para criar uma nova aperte ctrl+n ou vá na Barra de Ferramentas -> File ->New Scene. Para salvar a cena aperte ctrl+s ou vá na Barra de Ferramentas -> File -> Save Scene.

12 Visão de Projeto Alguns Assets precisam ser criados diretamente no editor do Unity, para fazer isso, vá na visão do projeto e use o menu Create, ou clique com o botão direito do mouse -> Create.

13 Hierarquia A visão da hierarquia da cena mostra todos os elementos presentes na cena, cada GameObject. Alguns desses objetos são instância diretas de Assets, tais como modelos do Blender, outros são Prefabs, ou seja, objetos personalizados, uma mistura de modelos com scripts e outras coisas, que irão compor boa parte dos jogos do Unity.

14 Hierarquia Você pode clicar e arrastar objetos para mudar a hierarquia deles, ou seja, organizá-los como se fossem pastas, objetos que estão dentro de outro objetos são filhos deste objeto, o objeto que contém esses filhos é chamado de pai. Um objeto filho herdará o movimento, rotação e escala de seu pai.

15 Hierarquia Essa informação é muito importante, pois você deverá ficar atento a este fato quando começar a programar seu jogo.

16 Hierarquia Você pode expandir ou contrair o objeto pai para ver quais são seus filhos sem afetar com isso o jogo.

17 Menu de Topo

18 Visão da Cena

19 Visão da Cena A visão da cena é o lugar onde você pode organizar a disposição dos objetos na cena do jogo. Você pode selecionar e mudar de posição os jogadores, a câmera, os inimigos e todos os outros GameObjects, além de poder mudar a escala deles, ou seja, o tamanho desses objetos. Esse editor de cena é uma das ferramentas mais importantes do Unity, então você deve aprender a mexer com ele. Para selecionar um objeto basta clicar nele na visão de cena ou na visão de hierarquia, para focar o objeto basta apertar a tecla F na visão de cena.

20 Posicionamento de objetos

21 Scene Gizmo No canto superior direito da visão da cena está o Gizmo da cena. Ela mostra a orientação da câmera da cena e possibilita você mudar rapidamente a orientação da mesma, basta clicar em algum de seus vértices ou no centro para habilitar uma visão em perspectiva da cena, se segurar o shift enquanto clica no centro do Gizmo, você habilita a visão isométrica.

22 Scene Gizmo Visão em perspectiva.

23 Scene Gizmo Visão isométrica. Os objetos não ficam menores com a distância aqui!

24 Conceitos sobre a Unity BARRA DE CONTROLE DA CENA O primeiro menu drop-down é para escolher o modo de desenho. A mudança no modo de desenho não terá efeitos no jogo quando ele for publicado.

25 Conceitos sobre a Unity BARRA DE CONTROLE DA CENA O Segundo é o modo de renderização. Também não terá efeito no jogo após publicado.

26 Conceitos sobre a Unity BARRA DE CONTROLE DA CENA Os outros dois botões são relacionados à iluminação da cena e o segundo a apresentação de skybox, elementos da GUI e outras coisas na visão da cena.

27 VISÃO DE JOGO A visão de jogo é renderizada através da câmera dentro do jogo. Ela representa como seu jogo ficará quando for publicado. Conceitos sobre a Unity

28 Conceitos sobre a Unity PLAY MODE Use estes botões par controlar a visão de jogo. Aperte o play para iniciar o jogo, se apertar play novamente o jogo é encerrado, para pausar o jogo aperte pause. BARRA DE CONTROLE DA VISÃO DE JOGO

29 Conceitos sobre a Unity BARRA DE CONTROLE DA VISÃO DE JOGO O primeiro menu drop-down controla a escala, o segundo maximize a tela quando o jogo começar, o terceiro mostra os Gizmos da cena e o quarto as estatísticas do jogo, tais como frame rate e número de polígonos na cena.

30 ESTATÍSTICA DO JOGO Conceitos sobre a Unity

31 Conceitos sobre a Unity INSPETOR Jogos feitos no Unity são compostos de muitos GameObjects que contém modelos, scripts, som, ou outros elementos gráficos, tais como luz. O inspetor mostra detalhadamente as informações sobre o GameObject selecionado, incluindo todos os componentes pertencentes a este objeto.

32 Conceitos sobre a Unity INSPETOR Nessa visão você pode modificar os valores das propriedades desses componentes que o GameObject possui. Toda propriedade mostrada no inspetor pode ser modificada. Até variáveis de scripts podem ser modificadas sem modificar o script original.

33 Conceitos sobre a Unity INSPETOR Você pode mudar essas propriedades enquanto o jogo está rodando para experimentar e encontrar os valores ideais para essas propriedades para seu jogo. Esta é uma funcionalidade muito importante, pois na maioria dos casos de desenvolvimento de jogo não é possível modificar valores de variáveis enquanto o jogo está em execução.

34 Conceitos sobre a Unity INSPETOR Adicionando componentes através do menu de componentes

35 Conceitos sobre a Unity INSPETOR Clicando com o botão direito do mouse no título do componente na visão do inspetor, aparece uma lista de opções onde você pode remover o componente do GameObject.

36 Conceitos sobre a Unity INSPETOR Use o menu drop-down de Layer para associar um layer de renderização a seu GameObject. Utiliza o menu drop-down de Tag para associar uma Tag a seu GameObject. Você também pode mudar o nome de seu GameObject através do inspetor.

37 Conceitos sobre a Unity BARRA DE STATUS A barra de status está no canto inferior da tela e ela mostra erros de compilação e mensagens de debug. Se existe algum problema no seu jogo, ficar de olho nessa barra é o melhor caminho, você pode dar um clique duplo com o mouse para mostrar o console com as mensagens da barra de status. CONSOLE Se você der um clique duplo na barra de status ou escolhendo Barra de Ferramentas->Window- >Console, aparecerá o Console.

38 Conceitos sobre a Unity CONSOLE O Console mostra mensagens de erros, warnings e textos de debug. Você enviar suas próprias mensagens para o console utilizando Debug.Log() ou Debug.Error() em seus código.

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 Email: Site: marcelosantos@outlook.com www.marcelohsantos.com.br Conceitos sobre a Unity Conceitos sobre a Unity BARRA DE CONTROLE DA CENA O primeiro menu drop-down é para escolher o modo de desenho.

Leia mais

UNITY 3D CONHECENDO, ADQUIRINDO, INSTALANDO E CONFIGURANDO

UNITY 3D CONHECENDO, ADQUIRINDO, INSTALANDO E CONFIGURANDO UNITY 3D CONHECENDO, ADQUIRINDO, INSTALANDO E CONFIGURANDO UNITY 3D CONHECENDO A PLATAFORMA O QUE É O UNITY? É uma engine multiplataforma desenvolvida pela Unity Technologies; É utilizada primariamente

Leia mais

GUI - Menu de Jogo. Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I

GUI - Menu de Jogo. Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I GUI - Menu de Jogo Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I PROFESSORA MIRNA SILVA Ferramenta de Desenvolvimento - Engine I Curso: Técnico em Programação de Jogos Digitais Pronatec Unibh Campus Antônio

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão Gráficos Imagens Editando Imagens - Removendo o plano de fundo Videos e Audios Temas para Apresentação Exercício de Fixação

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I. Marcelo Henrique dos Santos Aula 5 Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação Bacharel em Sistema de Informação

Leia mais

JOGOS DISTRIBUÍDOS. Aula 8. TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos -

JOGOS DISTRIBUÍDOS. Aula 8. TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos - JOGOS DISTRIBUÍDOS Aula 8 Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Aula 1 Introdução ao CryENGINE 3

Aula 1 Introdução ao CryENGINE 3 Aula 1 Introdução ao CryENGINE 3 O Motor Desenvolvido pela empresa alemã CryTek, a CryEngine 3 promete revolucionar o mercado dos games, com sua capacidade de tornar os jogos mais reais a cada atualização

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Guia do usuário Dell Display Manager

Guia do usuário Dell Display Manager Guia do usuário Dell Display Manager Visão Geral O Dell Display Manager é um aplicativo Microsoft Windows usado para gerenciar um monitor ou um grupo de monitores. Ele permite o ajuste manual da imagem

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Cesar Ferreira, Cláudio Gilberto César e Susana Seidel Disponibilizado

Leia mais

Ambientação. Prof. Fellipe Aleixo

Ambientação. Prof. Fellipe Aleixo Ambientação Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Ambientação Após a definição do terreno, podemos pensar em adicionar elementos ao mesmo Um mundo só com texturas achatadas é sem graça Toda

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA APOSTILA 1 CRIAÇÃO DE RE-EDITS AUTOR: DJ RAFAEL CASTRO

CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA APOSTILA 1 CRIAÇÃO DE RE-EDITS AUTOR: DJ RAFAEL CASTRO O QUE SÃO RE-EDITS? CURSO ONLINE DE PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA APOSTILA 1 CRIAÇÃO DE RE-EDITS AUTOR: DJ RAFAEL CASTRO Re-Edits são edições que você pode fazer em uma música já finalizada. Em um re-edit

Leia mais

JOGOS DISTRIBUÍDOS. Aula 10. TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos -

JOGOS DISTRIBUÍDOS. Aula 10. TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos - JOGOS DISTRIBUÍDOS Aula 10 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS DISTRIBUÍDOS 2016 Marcelo Henrique dos Santos - http://www.marcelohsantos.com Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I Aula 1 Programa da Aula Apresentação Professor Disciplina Projeto Engine Apresentação Introdução ao Unity Aprendendo a Interface Fluxo de trabalho dos Assets Apresentação

Leia mais

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução O que é Blender? Blender é uma suite de criação 3D multiplataforma (Windows, Linux, Mac OSX,

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Apresentação. Criando o projeto

Apresentação. Criando o projeto Apresentação Este tutorial foi utilizado no minicurso ministrado no primeiro Simpósio Unificado dos cursos de sistemas de informação da UEG - I SIUNI-UEG. Objetivo é passar uma visão geral da engine UNITY

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR. Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento.

TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR. Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento. TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento. 1. Acesse o link https://www.youtube.com/my_live_events será solicitado uma conta e senha do gmail, deverá

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Conteúdo Datasoul: Visão geral e controles básicos Requisito mínimo Resumo... 2 (1) - Barra de Ferramentas Principal:...

Conteúdo Datasoul: Visão geral e controles básicos Requisito mínimo Resumo... 2 (1) - Barra de Ferramentas Principal:... Conteúdo Datasoul: Visão geral e controles básicos... 2 1. Requisito mínimo... 2 2. Resumo... 2 (1) - Barra de Ferramentas Principal:... 2 (2) - Culto:... 3 (3) - Biblioteca de Música:... 3 (4) - Exibir

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário A nova ferramenta de animação de imagens do INPE/CPTEC/DSA é acessível por qualquer

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Paulo Afonso Professor: Nataniel Vieira T2

Paulo Afonso Professor: Nataniel Vieira T2 Paulo Afonso Professor: Nataniel Vieira T2 Para chegar até as diretivas de grupo vá até o botão iniciar e click em executar e digite gpedit.msc. Logo após ele abrirá o seguinte diretório: Serão apresentadas

Leia mais

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado.

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado. Primeiro, abra o editor neste caso estou usando a versão 2.4.1; Agora, vá na parte de cima, perto do topo da janela onde ficam os menus e um pouco à esquerda, clique no menu Título. Nesta menu que abriu,

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

Card Tree Creator. Um Sistema para a criação de árvores de cartões.

Card Tree Creator. Um Sistema para a criação de árvores de cartões. Card Tree Creator Um Sistema para a criação de árvores de cartões. 1. Introdução Card Tree Creator é um sistema escrito em linguagem JAVA que tem por objetivo fornecer uma ferramenta para a criação de

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá 1. Criando um novo projeto: 1.1 Iniciando o Quartus II, criando

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Guia do usuário do Dell Display Manager

Guia do usuário do Dell Display Manager Guia do usuário do Dell Display Manager Visão Geral O Dell Display Manager é um aplicativo do Windows usado para gerenciar um monitor ou um grupo de monitores. Ele permite o ajuste manual da imagem exibida,

Leia mais

Importando e editando vídeos

Importando e editando vídeos O Adobe Premiere é um dos mais aclamados editores de vídeos da atualidade, sendo utilizado por muitos profissionais da área. Neste tutorial você vai conhecer as funções básicas do Adobe Premiere CS3 e

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Dell P2418D Dell Display Manager Manual de usuário

Dell P2418D Dell Display Manager Manual de usuário Dell P2418D Dell Display Manager Manual de usuário Modelo do Monitor: P2418D Modelo regulamentar: P2418Dc Tipo regulamentar: P2418Dc 001 OBSERVAÇÃO: Uma NOTA indica informações importantes que o ajudam

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2018 São Paulo Material Didático sobre Robocode Conhecendo o Robô 1 Criando nosso primeiro Robô 1.1 Ambiente de Batalha O ambiente de batalha é o local onde será realizada a guerra entre os Robôs. Abaixo

Leia mais

Introdução à Ferramenta Construct 2

Introdução à Ferramenta Construct 2 AULA: Introdução à Ferramenta Construct 2 Programação Multimídia http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Criação de Jogos Uma das ferramentas mais utilizadas na construção de jogos

Leia mais

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná 1 Criando um projeto Com o Code::Blocks aberto, vá em File New Project... Selecione a opção Console Application, clique em Go e depois Next >. Selecione a linguagem C++ e clique em Next >. A seguir será

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

PORTAL PCRJ. guia rápido

PORTAL PCRJ. guia rápido Antes de começar Certifique-se de que a opção Alternar controles de edição esteja marcada para ter um preview das alterações que estão sendo realizadas na página. A maioria das operações será realizada

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora.

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Programas Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Contudo, o foco aqui será no programa VIDEOPAD, um programa simples e de tamanho modesto capaz de fazer edições em nível profissional.

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

ARQUIVOS COMPACTADOS Para baixar o WinRAR entre em um dos links abaixo: http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm http://superdownloads.uol.com.br/download/160/winrar-portugues/ Descompactando Arquivos

Leia mais

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópias de segurança Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópia completa do curso Uma cópia completa do curso em que você é tutor é um arquivo em formato zip (compactado) contendo todas

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

Manual de Instalação APS AUDATEXWEB

Manual de Instalação APS AUDATEXWEB Manual de Instalação APS AUDATEXWEB Sumário 1. Objetivo... 3 2. Requisitos de Hardware e Software... 4 3. Requisito do Usuário... 5 4. Instalação dos Componentes APS... 5 5. Configuração no Navegador Internet

Leia mais

Tutorial. Associação de Professor na Classe

Tutorial. Associação de Professor na Classe Tutorial Associação de Professor na Classe 1 1.0 Introdução Este Tutorial tem como objetivo orientar os usuários sobre o módulo Associação de Professor na Classe da Plataforma SED Secretaria Escolar Digital.

Leia mais

Guia para criação de seqüências Freestyler

Guia para criação de seqüências Freestyler Guia para criação de seqüências Freestyler Índice - 1 Introdução...2-2 Abrindo o editor de sequência...2-2.1 Criando uma sequência...4-3 Carregando uma sequência...7-4 Editando uma sequência...8-5 Executando

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D

LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D LABORATÓRIO: CRIANDO O JOGO MEGAMAN 2D 1. Crie um novo projeto 2D. Parte-1 2. Criar as seguintes pastas na janela Project: _scenes, _scripts, _sprites e _animations. 3. Importe para o projeto, dentro da

Leia mais

Painel de visão dos cursos

Painel de visão dos cursos Passo a Passo do EAD Este documento apresenta o passo a passo da plataforma de ensino a distância a fim de que os usuários consigam um melhor entendimento de como navegar pela plataforma. Passo 1: Na página

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2017 São Paulo 1 Criando nosso primeiro Navio Material Didático sobre Naval Robocode Conhecendo o Navio 1.1 Ambiente de Batalha O ambiente de batalha é o local onde será realizada a guerra entre os Robôs.

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Concretizando Soluções em Tecnologia da Informação

Concretizando Soluções em Tecnologia da Informação Tutorial Web Conference Introdução... 3 Teste de Compatibilidade... 3 Acessando uma Conferência... 5 Iniciando uma Conferência... 7 Utilizando os Componentes do Web conference... 7 Criando um Bate papo...

Leia mais

Renderização Fácil com o DataCAD

Renderização Fácil com o DataCAD Renderização Fácil com o DataCAD Para obter a apresentação de um material de acabamento para um objeto criado dentro do DataCAD, o renderizador o2c aceita dois critérios independentes a cor do objeto dentro

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Histórico e Origem Similares Modo de Trabalho Iniciando o PowerPoint Salvando Documento Iniciando PowerPoint a partir de um Documento

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Manual de Acesso. conteudoonline.objetivo.br

Manual de Acesso. conteudoonline.objetivo.br Manual de Acesso Sumário MANUAL DE ACESSO 1. ACESSO AO CONTEÚDO ONLINE...2 2. CONHECENDO A INTERFACE...3 3. MENUS: CONTEÚDO, INTERATIVO, VÍDEO E IMAGEM...5 4. PESQUISANDO CONTEÚDO...5 5. ACESSANDO O CONTEÚDO...6

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Manual. Efetuando um "Print Screen" no computador CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Efetuando um Print Screen no computador CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Efetuando um "Print Screen" no computador CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents EFETUANDO UM "PRINT

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

Ferramenta Revisão. - Após habilitar a ferramenta, aparecerá uma nova linha de comandos, como abaixo:

Ferramenta Revisão. - Após habilitar a ferramenta, aparecerá uma nova linha de comandos, como abaixo: Ferramenta Revisão 1º Passo: Habilitar a ferramenta Revisão no Word, caso não esteja habilitado: 1) Menu: Ferramentas Personalizar; 2) Clicar na opção revisão e fechar a janela. - Após habilitar a ferramenta,

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais