Website Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Website Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH"

Transcrição

1 Website Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH Inspeção de usabilidade Técnicas aplicadas: Percurso cognitivo Análise Heurística Novembro 2007 Eduardo Loureiro

2 SUMÁRIO 1. CONCEITUAÇÃO GERAL Inspeções de usabilidade Percurso cognitivo Análise heurística SOBRE O WEBSITE DO UNI-BH APLICAÇÃO DO PERCURSO COGNITIVO Planejamento da análise (definição de tarefas, cenários, públicos e seqüência de ações) Análise APLICAÇÃO DA ANÁLISE HEURÍSTICA Análise CONCLUSÕES... 25

3 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro CONCEITUAÇÃO GERAL 1.1 Inspeções de usabilidade A inspeção de usabilidade engloba métodos de avaliação de interfaces aplicadas por especialistas. Os métodos podem ser aplicados em qualquer fase do ciclo de design, com o objetivo de se encontrar as falhas de usabilidade, que possam atrapalhar os usuários durante a utilização do sistema. A aplicação das técnicas de inspeção de usabilidade é uma alternativa menos dispendiosa, do ponto de vista de custo e de tempo, em relação aos testes de usabilidade, pois podem ser aplicadas sem a presença do usuário alvo da interface. Porém, a característica de não envolver diretamente os usuários, faz com que as inspeções não conseguem prever 100% dos problemas de usabilidade. Dessa forma, as técnicas de inspeções devem ser aliadas aos testes com usuários, para que o maior número possível de problemas de usabilidade possa ser encontrado. Foram aplicadas as duas técnicas de inspeção de usabilidade para a avaliação do website do Centro Universitário de Belo Horizonte, o percurso cognitivo e a avaliação heurística. Depois foi feita uma comparação entre quais problemas em comum foram encontrados pelas duas técnicas.

4 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Percurso cognitivo A técnica do percurso cognitivo consiste na avaliação de tarefas típicas realizadas pelos usuários da interface, a fim de encontrar problemas de usabilidade relacionados à facilidade de aprendizagem dos passos necessários para realizar as tarefas. Dessa forma, os especialistas simulam o percurso das tarefas realizadas pelos usuários, verificando se a cada passo o usuário conseguiria alcançar o objetivo correto, evoluindo na interação com a interface. A aplicação da técnica consiste em: Definição de quem são os usuários da interface, analisando suas características e comportamentos. Definição das tarefas típicas que serão analisadas. Definição da seqüência de ações para a realização correta de cada tarefa. Definição da interface a ser analisada, que é a descrição de informações necessárias para que as tarefas sejam realizadas, como requisitos, regras funcionais etc. Os especialistas têm como guia as questões listadas abaixo, para descrever a interação do usuário com a interface, através de uma história, que poderá ser um caso de sucesso caso o usuário consiga alcançar seu objetivo, ou um caso de fracasso, caso o objetivo não seja alcançado. As seguintes questões devem ser respondidas pelos especialistas: 1. Os usuários farão a ação correta para atingir o resultado desejado? Dada a decomposição de uma tarefa em sub-tarefas, o usuário saberá por onde começar? Saberá qual é o próximo passo? O que o usuário vai tentar fazer a cada momento? 2. O usuário perceberá que a ação correta está disponível? Onde está o elemento de interface correspondente ao próximo passo? Que ações a interface torna disponíveis?

5 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro O usuário associará o elemento de interface correto à meta a ser atingida? O elemento de interface revela seu propósito e comportamento? O usuário consegue identificar os elementos de interface? 4. Se a ação correta é tomada, o usuário perceberá que progrediu em direção à solução da tarefa? Como a interface apresenta o resultado de cada ação? O resultado apresentado tem correspondência com o objetivo do usuário?

6 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Análise heurística A análise heurística é uma técnica de inspeção feita por especialistas, que tomam como base princípios e orientações práticas de usabilidade. O objetivo é identificar os problemas de usabilidade existentes nas interfaces, através da rigorosa aplicação desses princípios durante o processo de análise. Os problemas encontrados foram classificados em 3 graus de criticidade: Alta Média Baixa Essa classificação tem o objetivo de identificar quais são os problemas mais graves, que impedem a interação do usuário com a interface; quais são medianos, que tem grande chance de causar problemas na interação; e quais são leves, que eventualmente podem causar problemas de interação. Os graus de criticidade são proporcionais à prioridade com que os problemas devem ser solucionados. Problemas de criticidade alta devem ser resolvidos em curto prazo; problemas médios têm prioridade média de resolução; e problemas de criticidade baixa podem ser solucionados em longo prazo. Para a avaliação do website do Uni-BH, foram utilizadas 15 recomendações baseadas nos 10 princípios de Jakob Nielsen (1993), adequadas ao novo cenário da Internet (evolução dos usuários, das interfaces, das conexões e da tecnologia). São elas: 1. Relevância dos elementos Informações irrelevantes ao contexto devem ser evitadas. 2. Linguagem simples e compreensível As expressões, labels e nomenclaturas devem ser claras, utilizando o vocabulário do usuário.

7 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Reconhecimento de padrões Padrões e convenções gerais já estabelecidos na web devem ser usados para tornar a interface do site mais intuitiva. 4. Minimização da carga cognitiva (memória) do usuário O usuário não deve precisar recorrer à memória para conseguir realizar as tarefas. 5. Consistência A interface do site deve ser consistente em termos de navegação, design, formato e posição dos elementos de interação. 6. Feedback e transparência do sistema O usuário deve ser informado sobre o resultado de suas ações. 7. Controle do usuário O site deve oferecer ao usuário a opção de abortar processos, voltar atrás, desfazer e refazer ações. 8. Eficiência, acessibilidade e flexibilidade de uso Os sites devem ser fáceis de usar e acessíveis para usuários de todos os níveis de experiência e dificuldade de acesso. 9. Recuperação de erros O site deve ter mensagens de erros consistentes, que informem ao usuário o que exatamente aconteceu e orientem o que deve ser feito para solucionar o problema. 10. Prevenção de erros A interface do site deve prever possíveis erros por parte do usuário, procurando evitálos.

8 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Agrupamento Intuitivo de informações Tópicos e informações semelhantes devem estar agrupados juntos para facilitar o acesso do usuário. 12. Informações hierarquizadas As informações devem ser organizadas de forma hierárquica, com pesos diferentes e apropriados à sua importância. 13. Apresentação do texto Os textos devem ser redigidos especificamente para leitura na Internet, onde o usuário varre a informação em vez de lê-la integralmente. 14. Tempo de resposta O carregamento das páginas do site deve ser rápido para que o usuário não desvie sua atenção ou até mesmo desista de acessar o site. 15. Obviedade do conceito / conteúdo O conteúdo do site deve ser óbvio e auto-evidente ao primeiro relance, além de completo e atualizado.

9 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro SOBRE O WEBSITE DO UNI-BH O Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH é uma instituição particular de ensino superior, localizada em Belo Horizonte e com 43 anos de atividade. O website do Uni-BH é o principal canal de comunicação online da instituição com os seus públicos. Ele possui informações pertinentes para as pessoas que desejam ingressar em algum de seus cursos oferecidos, ou tem interesse em algum serviço prestado pela instituição, para as pessoas que já são seus clientes, ou seja, alunos e para seus funcionários, os professores. Dessa forma, o público do website do Uni-BH, pode ser classificado em dois grandes grupos: Público externo: pessoas que desejam se tornar alunos da instituição e pessoas que utilizam os serviços prestados a comunidade. Público interno: alunos, funcionários e professores.

10 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro APLICAÇÃO DO PERCURSO COGNITIVO Para a aplicação do percurso cognitivo foram escolhidas quatro tarefas, sendo que duas pertinentes aos alunos, público interno do Uni-BH e as outras duas pertinentes ao público externo, ou seja, pessoas sem relação com o Uni-BH. 3.1 Planejamento da análise (definição de tarefas, cenários, públicos e seqüência de ações) USUÁRIO - Aluno (Universitários que utilizam o site do Uni-BH para obter informações específicas disponibilizadas para o público interno). TAREFA 1 - Consultar resultado da bolsa ProUni. CENÁRIO - O aluno quer saber se o seu nome está na lista do resultado da bolsa ProUni. SEQÜÊNCIA DE AÇÕES Passo 1 Acessar o item Programa de bolsas no menu de navegação. Passo 2 Acessar o item Classificados - ProUni 2007/2º no sub-menu de navegação. Passo 3 Clicar no elemento Classificados para visualizar o arquivo com o resultado da bolsa. TAREFA 2 - Consultar os recessos acadêmicos do mês atual no calendário acadêmico. CENÁRIO - O aluno quer saber em quais dias do mês não terá aula devido a recessos acadêmicos. SEQÜÊNCIA DE AÇÕES Passo 1 Acessar o item Calendário e Guia Acadêmico na parte superior do site. Passo 2 Encontrar o mês atual na página acessada. Passo 3 Percorrer a programação do mês para encontrar os recessos.

11 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro USUÁRIO - Público externo (Pessoas sem relação com o Uni-BH, interessadas em ingressar em algum curso, ou interessadas nos serviços oferecidos para a sociedade). TAREFA 3 - Ver horários de funcionamento dos serviços prestados pela clínica-escola. CENÁRIO - A pessoa quer se informar sobre os horários de atendimento da clínicaescola. SEQÜÊNCIA DE AÇÕES Passo 1 Selecionar em Escolha seu curso dentro de Graduação, o curso de Fisioterapia. Passo 2 Clicar no link Conheça o site do curso. Passo 3 Clicar no link Clínica Escola no menu Páginas. TAREFA 4 - Saber quais são os documentos necessários para a matrícula no Vestibular. CENÁRIO - O candidato ao vestibular, quer se certificar sobre quais documentos precisará para realizar a matrícula na instituição. SEQÜÊNCIA DE AÇÕES Passo 1 Clicar no banner referente ao Vestibular. Passo 2 Clicar no menu QUERO SABER +. Passo 3 Dentro do combo Qual é a sua dúvida?, selecionar o item matrícula. Passo 4 Rolar a página até o título Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula?.

12 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Análise» Tarefa 1 - Consultar resultado da bolsa ProUni Questões / Passos A ação que o usuário pretende realizar está presente na interface Acessar o item Programa de bolsas no menu de navegação Acessar o item Classificados - ProUni 2007/2º no submenu de navegação Clicar no elemento Classificados para visualizar o arquivo com o resultado da bolsa A ação correta é evidente para o usuário? Mas o usuário precisa varrer todo o menu até chegar ao último, que é a opção correta. Sim, mas é apenas um item entre vários no sub-menu. Não há uma classificação entre o que é inscrição, o que é resultado e o que é apenas informação. O usuário irá associar as ações corretas ao que pretende fazer? Irá o usuário interpretar de forma correta a resposta do sistema a ação escolhida? Resultados No geral a tarefa 1 está bem resolvida na interface do website, mas alguns problemas podem se originar devido à falta de destaque dos itens, que o usuário deve clicar. São eles: Visibilidade prejudicada No passo 1, o item a ser acessado Programa de Bolsas, é o último do menu principal de navegação, que possui vários itens que não tem uma separação visual clara, o que pode prejudicar o processo de varredura, feita pelos usuários atrás da informação desejada. Figura 1 - Menu de navegação principal do website do Uni-BH

13 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro No passo 2, o item que deve ser acessado também não tem o devido destaque por estar inserido entre outros vários itens no sub-menu de navegação, sem nenhuma classificação aparente. Figura 2 - Sub-menu de navegação da página "Programa de Bolsas"» Tarefa 2 - Consultar os recessos acadêmicos do mês atual no calendário acadêmico Questões / Passos A ação que o usuário pretende realizar está presente na interface Acessar o item Calendário e Guia Acadêmico na parte superior do site Encontrar o mês atual na página acessada Percorrer a programação do mês para encontrar os recessos A ação correta é evidente para o usuário? Não. A opção se encontra em um menu auxiliar localizado na extremidade superior do site. Não. Para visualizar o mês atual é necessário rolar a barra de rolagem para baixo. O usuário irá associar as ações corretas ao que pretende fazer? Irá o usuário interpretar de forma correta a resposta do sistema a ação escolhida?

14 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Resultados Na tarefa 2, também foram encontrados problemas referentes à visibilidade dos elementos de interação necessários para que o usuário encontre a informação desejada. Porém, os problemas apontados são mais graves e podem prejudicar a realização da tarefa de forma mais contundente. No passo 1, a opção correta se encontra em um menu auxiliar na extremidade superior do website. O item correto se mistura com outros, que não tem qualquer relação entre si. O agrupamento arbitrário desses itens nessa localização não tem nenhum motivo estratégico aparente e pode fazer com que o usuário passe despercebido por eles. Figura 3 - Menu auxiliar de navegação No passo 2, ao acessar a página Calendário e Guia Acadêmico, o calendário não se encontra em ordem cronológica lógica. Dessa forma o usuário precisa rolar a barra de rolagem até encontrar o mês atual, que poderia já estar situado na parte de cima.

15 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Figura 4 - Página "Calendário e Guia Acadêmico"

16 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro » Tarefa 3 - Ver horários de funcionamento dos serviços prestados pela clínicaescola Questões / Passos Selecionar em Escolha seu curso dentro de Graduação, o curso de Fisioterapia Clicar no link Conheça o site do curso Clicar no link Clínica Escola no menu Páginas A ação que o usuário pretende realizar está presente na interface Não. É preciso escolher o curso de fisioterapia dentro do combo. A ação correta é evidente para o usuário? O usuário irá associar as ações corretas ao que pretende fazer? Não. É necessário que ele saiba que a Clínica-escola é um projeto do curso de fisioterapia. Não. Não há nenhuma indicação de que as informações sobre a clínicaescola estão dentro do site do curso de fisioterapia. Irá o usuário interpretar de forma correta a resposta do sistema a ação escolhida? Resultados A tarefa 3 apresenta problemas graves onde as opções corretas não têm relação direta com o objetivo do usuário. O passo 1 tem seu inicio prejudicado pelo problema de se precisar acessar o menu de opões para se achar a opção correta, que é o curso de fisioterapia. Ainda no passo 1, ocorre um grave problema entre a opção correta e o objetivo do usuário, pois é necessário que ele saiba que a clínica-escola é um serviço oferecido pelo curso de fisioterapia. Talvez nem todos os usuários vão saber previamente dessa informação. No passo 2, outro grave problema ocorre, pois não há qualquer indicação de que as informações sobre a clínica-escola se encontram dentro do site do curso.

17 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Figura 5 - Página do curso de Fisioterapia» Tarefa 4 - Saber quais são os documentos necessários para a matrícula no Vestibular Questões / Passos A ação que o usuário pretende realizar está presente na interface A ação correta é evidente para o usuário? Clicar no banner referente ao Vestibular Clicar no menu QUERO SABER + Dentro do combo Qual é a sua dúvida?, selecionar o item matrícula Rolar a página até o título Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula? O usuário irá associar as ações corretas ao que pretende fazer? Não. Não há qualquer indicação de que as informações sobre matrícula se encontram dentro desse item do menu. Sim, mas ele quer saber informações específicas, ele ainda não possui dúvidas como esta proposto na interface. Não. Não há indicações corretas sobre onde na página se encontra a informação desejada. Irá o usuário interpretar de forma correta a resposta do sistema a ação escolhida? Não. A página não possui título e o menu clicado não fica marcado.

18 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Resultados Na tarefa 4, assim como na tarefa 3, também ocorrem problemas de não correlação direta entre as opções corretas a serem seguidas pelos usuários e seus objetivos específicos. No passo 2, não há qualquer indicação de que as informações sobre matrícula se encontram dentro do item Quero saber +. Figura 6 - Página inicial do site do Vestibular Uni-BH Ainda no passo 2, ao clicar no item correto, não há feedback sobre qual item foi clicado ou para qual página o usuário foi direcionado. Figura 7 - Página "Quero saber +" do site do Vestibular

19 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro No passo 3, pode ocorrer uma falha na comunicação com o usuário, pois as opções, inclusive a opção desejada pelo usuário, se encontram em um combo box com o título Qual é a sua dúvida?, quando na verdade ainda não existe uma dúvida, mas um desejo de encontrar determinada informação. Figura 8 - Página "Quero saber +" do site do Vestibular No passo 4, como não existe um índice geral sobre quais informações estão disponibilizadas naquela página, o usuário precisa rolar a barra de rolagem e varrer todo o texto em busca da informação que deseja. Figura 9 Parte de baixo da página "Quero saber +"

20 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro APLICAÇÃO DA ANÁLISE HEURÍSTICA A análise heurística foi feita nas páginas onde se perpassam as quatro tarefas analisadas no percurso cognitivo. Além da página inicial do website, que é por onde todas as tarefas se iniciam, serão analisadas: A página Programa de bolsas da tarefa 1 Consultar resultado da bolsa ProUni ; A página Calendário e Guia Acadêmico da tarefa 2 Consultar os recessos acadêmicos do mês atual no calendário acadêmico ; A página do curso de fisioterapia da tarefa 3 Ver horários de funcionamento dos serviços prestados pela clínica-escola ; Legenda das heurísticas utilizadas na avaliação: H1. Relevância dos elementos H2. Linguagem simples e compreensível H3. Reconhecimento de padrões H4. Minimização da carga cognitiva (memória) do usuário H5. Consistência H6. Feedback e transparência do sistema H7. Controle do usuário H8. Eficiência, acessibilidade e flexibilidade de uso H9. Recuperação de erros H10. Prevenção de erros H11. Agrupamento Intuitivo de informações H12. Informações hierarquizadas H13. Apresentação do texto

21 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro H14. Tempo de resposta H15. Obviedade do conceito / conteúdo

22 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Análise» Página inicial ID Problema 1 No browser Internet Explorer 6.0, não é possível aumentar o tamanho dos textos, o que prejudica a acessibilidade. Heurística(s) desobedecida(s) H8 Recomendação O tamanho das fontes está definido em pixels na folha de estilo, deve-se usar outra unidade de identificação para que o redimensionamento não fique comprometido no Internet Explorer. Criticidade Alta 2 Há uma falta de padrão entre os links. Alguns recebem underline quando se passa o mouse (hover), enquanto outros não apresentam esse mesmo comportamento, ficando inalterados. H5 Determinar um padrão para todos os links, com preferência para o underline para o estado hover para que o usuário perceba com clareza de que se trata de um link. Baixa 3 A ferramenta de busca é caracterizada apenas com o ícone de lupa sem nenhum label e o botão para concretizar a ação também é apenas um ícone sem label. Apesar dos ícones utilizados já serem convenções mundiais, usuários mais leigos podem encontrar dificuldades em identificar a ferramenta de busca. H3 H15 Para tornar a ferramenta mais intuitiva, labels devem ser utilizados junto aos ícones. Baixa 4 O logo do Uni-BH possui link redundante para a própria página inicial, além do rótulo Home no ALT. Esse comportamento é próprio das páginas internas, mas não faz sentido na página inicial podendo ocasionar erros. H10 Retirar o link e o rótulo do logo do Uni- BH. Baixa 5 Na área dinâmica em destaque, o banner atual permanece com o link apontando para ele mesmo, o que pode ocasionar erros. H10 Retirar o link do banner, quando este se encontra ativado. Baixa 6 7 Em volta dos links de algumas seções existem áreas vazias que possuem links que não apontam para lugar algum. Esse erro pode confundir os usuários, já que, deixa áreas vazias com o mesmo aspecto de links reais. Ao desabilitar a folha de estilos o conteúdo do website não fica corretamente organizado e as imagens não têm descrição apropriada no atributo ALT. Isso pode confundir usuários portadores de deficiência visual, que utilizam leitores de tela para navegar, a encontrar a informação desejada e se localizar no website. H10 Retirar os links dessas áreas vazias. Média H8 Estruturar o código HTML de maneira semântica de acordo com as regras criadas pela W3C. Alta

23 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro Figura 10 Página inicial do website do Uni-BH

24 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro » Programa de bolsas Os problemas 1, 3 e 7 encontrados na página inicial também se repetem na página Programa de bolsas. ID Problema 1 2 O conteúdo mais importante da seção, ou seja, as informações dinâmicas, que geram trafego para a seção, são as atualizações sobre inscrições, resultados e outras informações sobre as bolsas. Entretanto esse conteúdo é o que recebe menos destaque na seção, ficando na parte inferior do sub-menu de navegação, a baixo da barra de rolagem da pagina. Além desse fator negativo as informações sobre os tipos de bolsas ficam juntas e misturadas. Tudo isso pode acarretar em dificuldade dos usuários encontrarem as informações desejadas. O resultado das bolsas, assim como outras informações semelhantes, é divulgado apenas em formato PDF, o que pode impedir usuários portares de deficiência visual de acessar o conteúdo. Heurística(s) desobedecida(s) H1 H12 H15 H8 Recomendação Rápida: Trazer o conteúdo do item Atualizações para a parte superior do sub-menu de navegação. Mais complexa: Repensar a estrutura da seção, organizado o conteúdo dinâmico de cada tipo de bolsa, em forma de destaques, no lugar do texto de apresentação. Dessa forma, logo que entrasse nas seção o usuário já veria as inscrições, resultados e outras informações sobre as bolsas, sem precisar procurar essa informação em uma lista de links misturados. Segundo o WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), que é um conjunto regras criado pela W3C para assegurar que os conteúdos publicados na internet sejam acessíveis, toda a informação disponibilizada em formato PDF também deve estar em formato HTML. Caso a informação precise estar em formato PDF, então ao menos o documento deve ser estruturado semanticamente para tornar-se um PDF acessível e capaz de ser interpretado por um software leitor de tela. Criticidade Média Alta» Calendário e Guia Acadêmico Os problemas 1, 3 e 7 encontrados na página inicial também se repetem na página Calendário e Guia Acadêmico. ID Problema 1 A informação que mais interessa em um calendário é a atual, entretanto o mês atual do calendário encontra-se a baixo da barra de rolagem, fazendo o usuário perder tempo tendo que rolar a barra de rolagem até encontrar o mês atual. Heurística(s) desobedecida(s) H1 H12 H15 Recomendação Inverter a ordem do calendário fazendo com que os meses passados fiquem na parte inferior e que o mês atual fique visível assim que o usuário acesse a seção. Criticidade Baixa

25 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro » Página do curso de Fisioterapia Os problemas 1, 3 e 7 encontrados na página inicial também se repetem na página do curso de Fisioterapia. ID Problema 1 O link Conheça o site do curso leva o usuário para fora do website do Uni-BH sem nenhum aviso prévio, o que pode confundir os usuários. Além disso, as informações contidas dentro desse site externo poderiam estar na própria seção do curso no website do Uni-BH, evitando o excesso de cliques e evitando que o usuário saia do website para acessar informações que não tem um motivo claro e evidente para estarem separadas em outra página WEB. Heurística(s) desobedecida(s) H4 H6 H15 Recomendação Sinalizar corretamente, que o link leva a um website externo. Integrar o conteúdo do site do curso dentro da própria seção do curso no website do Uni-BH. Criticidade Baixa

26 Inspeção de usabilidade Website Uni-BH Novembro CONCLUSÕES Foram encontrados 11 problemas por cada técnica de inspeção de usabilidade, totalizando 22 problemas. Dentre eles apenas 2 problemas foram levantados por ambas as técnicas. São eles:» Programa de bolsas O fato da informação pertinente, que é dinâmica encontrar-se sem o devido destaque abaixo da barra de rolagem, na parte inferior da página. Além disso, as informações sobre todos os tipos de bolsas encontram-se misturados sem nenhuma estruturação ou organização.» Calendário e Guia Acadêmico O fato do mês atual, que é o mais importante no calendário, estar situado abaixo da barra de rolagem, enquanto os meses passados encontram-se na parte superior da página. Isso faz com que o usuário tenha o trabalho adicional de mover a barra de rolagem para baixo até encontrar o mês atual.

e Autorizador Odontológico

e Autorizador Odontológico 1 CONTROLE DE DOCUMENTO Revisor Versão Data Publicação Diego Ortiz Costa 1.0 08/08/2010 Diego Ortiz Costa 1.1 09/06/2011 Diego Ortiz Costa 1.2 07/07/2011 2 Sumário CONTROLE DE DOCUMENTO... 2 1. Informações

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Testes em Laboratório - Análise

Testes em Laboratório - Análise Introdução à Interação Humano-Computador Testes com Usuários Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 8: 09/10 Testes em Laboratório - Análise Análise dos dados coletados

Leia mais

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 SUMÁRIO Introdução... 3 O Webdesk Surflog... 4 Acessando o Webdesk... 5 Funções do Webdesk... 7 Envio de avisos por e-mail pelo Webdesk... 8

Leia mais

Módulo e-rede Magento v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados

Módulo e-rede Magento v1.0. Manual de. Instalação do Módulo. estamos todos ligados Módulo e-rede Magento v1.0 Manual de Instalação do Módulo estamos todos ligados 01 02 03 04 Introdução 3 Versão 3 Requerimentos 3 Manual de instalação 4 05 06 4.1 Instruções iniciais 4 4.2 Instalação e

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema

Manual de Utilização. Ao acessar o endereço www.fob.net.br chegaremos a seguinte página de entrada: Tela de Abertura do Sistema Abaixo explicamos a utilização do sistema e qualquer dúvida ou sugestões relacionadas a operação do mesmo nos colocamos a disposição a qualquer horário através do email: informatica@fob.org.br, MSN: informatica@fob.org.br

Leia mais

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito SISVAN WEB Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito Este documento tem o objetivo de orientar a navegação pelo ambiente restrito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN Web. Aqui

Leia mais

Renovação do Semestre 2016/2

Renovação do Semestre 2016/2 Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte agora ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 14.06 a 08.07.2016 Nesta etapa você vai

Leia mais

Manual de Utilização do CNIPE

Manual de Utilização do CNIPE Manual de Utilização do CNIPE Sumário 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 4 3. PÁGINA PARA CONSULTA DE PROCESSOS... 4 3.1. Consulta por Numeração Única do Processo do CNJ... 5 3.2. Consulta

Leia mais

Programação para Web HTML - Parte 2

Programação para Web HTML - Parte 2 Programação para Web HTML - Parte 2 Professor: Harlley Lima E-mail: harlley@decom.cefetmg.br Departamento de Computação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Belo Horizonte, 2 de março

Leia mais

Avaliação de Interfaces Humano- Computador

Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces A avaliação deve ocorrer durante o ciclo de vida do design e seus resultados utilizados para melhorias gradativas da interface. Se faz

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE MANUAL DE INSTALAÇÃO SAT DIMEP PDV CAKE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO O procedimento de instalação do SAT (Dimep) é bastantes simples, para equipamentos Dimep basta seguir as etapas abaixo. 1. Instalação do

Leia mais

LOGO DO WEBSITE DA FUTURA APP

LOGO DO WEBSITE DA FUTURA APP LOGO DO WEBSITE DA FUTURA APP LexiZi é uma aplicação mobile e web que é simultaneamente uma ferramenta e um serviço. a) Ferramenta É uma ferramenta porque permite a criação de Notas em cada um dos artigos

Leia mais

Modelagem de Sistemas Web. Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web

Modelagem de Sistemas Web. Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web Modelagem de Sistemas Web Aula 5 Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web WebML Fontes: Itana Gimenes e Bruno Souza Et Estrutura t do WebML

Leia mais

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos

Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos SISTEMA DE GESTÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (SiGPC) CONTAS ONLINE Registro de Retenções Tributárias e Pagamentos Atualização: 20/12/2012 A necessidade de registrar despesas em que há retenção tributária é

Leia mais

LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO

LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO LEUCOTRON EQUIPAMENTOS LTDA PÓS-VENDAS LEUCOTRON ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM REGISTRO SANTA RITA DO SAPUCAÍ MINAS GERAIS 2012 PÓS VENDAS LEUCOTRON ROTEIRO DE INTERLIGAÇÃO SIP ACTIVE IP COM

Leia mais

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira.

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira. Acordo Financeiro Produto : RM - Totvs Gestão Financeira 12.1.1 Processo : Acordo Financeiro Subprocesso : Template de Acordo Controle de Alçada Negociação Online Data da publicação : 29 / 10 / 2012 Os

Leia mais

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS

COMO CRIAR UM PEDIDO DE COMPRAS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Manual de uso Serasa Judicial Março/2014 Controle de revisão Data da Revisão Versão Documento Versão Manager DF-e Executor Assunto Revisado 08/10/2013 1.0 Rodrigo Vieira Ambar/Gigiane Martins Criação 18/03/2104

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

UNIMED LITORAL MANUAL DE PROCESSOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIMED LITORAL MANUAL DE PROCESSOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIMED LITORAL MANUAL DE PROCESSOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PORTAL UNIMED AUTORIZAÇÃO Site: www.unimedlitoral.com.br/planodesaude A senha e login será sempre o CPF do Médico Desenvolvido por: Larissa

Leia mais

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos)

HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS HEMOVIDA (CICLO DO SANGUE - Gerenciamento de estoque para grandes eventos) Manual do Usuário Versão 1.0 Fevereiro, 2014 Índice

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário

Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário Tutorial de utilização do Sistema de Abertura de Chamado Sumário 1. Processo de atendimento...2 1.1. Porque abrir um chamado...2 1.2. Entendendo o processo de atendimento...2 1.3. Acessando o sistema...3

Leia mais

Fundo de Investimento em Ações - FIA

Fundo de Investimento em Ações - FIA Renda Variável Fundo de Investimento em Ações - FIA Fundo de Investimento em Ações O produto O Fundo de Investimento em Ações (FIA) é um investimento em renda variável que tem como principal fator de risco

Leia mais

Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo TXT 3

Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo TXT 3 Sumário Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo TXT 3 Capítulo 2. Importação de Dados de Instituições Financeiras - Arquivo XML 12 Capítulo 1. Importação de Dados de Instituições

Leia mais

Manual do Usuário. VpetConverter Ferramenta para adequação de documentos para Petições Eletrônicas. http://www.voat.com.br/ contato@voat.com.

Manual do Usuário. VpetConverter Ferramenta para adequação de documentos para Petições Eletrônicas. http://www.voat.com.br/ contato@voat.com. Manual do Usuário VpetConverter Ferramenta para adequação de documentos para Petições Eletrônicas http://www.voat.com.br/ contato@voat.com.br Descrição Geral O VPetConverter é um programa que facilita

Leia mais

Séries Históricas do Setor Mineral Brasileiro Mineral Data

Séries Históricas do Setor Mineral Brasileiro Mineral Data Séries Históricas do Setor Mineral Brasileiro Mineral Data Nilo da Silva Teixeira Bolsista do Programa de Capacitação Institucional, Geógrafo Francisco Rego Chaves Fernandes Orientador, Economia Mineral,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL PARA O USO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Júlio César Neis 1 ; Rosangela Aguiar Adam 2 ; Tiago Lopes Gonçalves 3 ; Vera Regina Mazureck

Leia mais

Modelagem De Sistemas

Modelagem De Sistemas Modelagem De Sistemas UNIP Tatuapé - SP Aplicações em Linguagem de Programação Prof.Marcelo Nogueira Uma empresa de software de sucesso é aquela que consistentemente produz software de qualidade que vai

Leia mais

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE PROJETO HAE - WEB www.cpscetec.com.br/hae *NÃO DEVERÃO ser lançados os projetos de Coordenação de Curso, Responsável por Laboratório, Coordenação de Projetos Responsável

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AVANÇADOS DO EXCEL EM FINANÇAS (PARTE III): GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS! Criando cenários a partir do Solver! Planilha entregue para a resolução de exercícios! Como alterar rapidamente

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

Gestão da Qualidade. Aula 5. Prof. Pablo

Gestão da Qualidade. Aula 5. Prof. Pablo Gestão da Qualidade Aula 5 Prof. Pablo Proposito da Aula 1. Gestão da Qualidade Total; 2. Planejamento; Gestão da Qualidade Total Gestão da Qualidade Total Como vimos na última aula a Gestão da Qualidade

Leia mais

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público

Manual Candidato Edital Público. Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Manual de Utilização de Inscrição On-Line em Edital Público Última Atualização: 22/10/2013 1 Índice 1. Visão Geral...4 2. Incrição On-line em Edital Público...4 2.1 Visualizar cursos de Lato Sensu ou Stricto

Leia mais

Portal do Magistrado Guia Rápido Solicitação de Plantão Judiciário

Portal do Magistrado Guia Rápido Solicitação de Plantão Judiciário Acesso ao Portal do Magistrado Como entrar no Portal do Magistrado: ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.portaldomagistrado.tjsp.jus.br/ptlpdb/ Conecte seu Certificado Digital ao computador e informe sua Senha de

Leia mais

DOCUMENTO DE REQUISITO DE SOFTWARE

DOCUMENTO DE REQUISITO DE SOFTWARE DOCUMENTO DE REQUISITO DE SOFTWARE PARTICIPANTES Belo Horizonte - 1

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IR PREVIDÊNCIA

GUIA PARA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IR PREVIDÊNCIA Enviamos a todos os clientes que tenham realizado no ano-calendário de 2015 contribuições para o plano de previdência, resgates ou recebido renda de aposentadoria, o INFORME DE RENDIMENTO FINANCEIRO E

Leia mais

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias para o processo de inventário em um estoque, filial ou loja no APLWeb.

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias para o processo de inventário em um estoque, filial ou loja no APLWeb. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1511.0009 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) ESTOQUE/EXPEDIÇÂO/ALMOXARIFADO/LOJAS MÓDULO/MENU PRODUTOS/SERVIÇOS Versão do Documento Nº

Leia mais

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS DATASUS Gerenciador de Ambiente Laboratorial GAL Manual do Usuário Módulo Laboratório Manual de Operação_Módulo Laboratório_Controle

Leia mais

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos

Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8. CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Produtos Manual do Usuário (Firma Inspetora) Versão 1.8 CMCP - Controle da Marcação Compulsória de Manual do Usuário - Firma Inspetora SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2014 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/07/2014 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DF-e Manager Manual de uso Manifestação do destinatário Setembro de 2015

DF-e Manager Manual de uso Manifestação do destinatário Setembro de 2015 DF-e Manager Manual de uso Manifestação do destinatário Setembro de 2015 Copyright 2015 Synchro Solução Fiscal Brasil 1 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. A Manifestação do Destinatário no DF-e Manager...

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

Processo: LOGISTICA. Acesso. Motivação

Processo: LOGISTICA. Acesso. Motivação Pendências 23011 Versão 2006 Release 78 Autor Francisca Cruz Processo: LOGISTICA Nome do Processo: Distribuição Automática de Estoque por Família de Cores Acesso Logística Distribuição Distribuição Automática

Leia mais

Sistema de Gestão Avícola SYSAVES. O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos

Sistema de Gestão Avícola SYSAVES. O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos Sistema de Gestão Avícola SYSAVES O sistema SYSAVES controla todo o processo, desde a saída dos galpões dos fornecedores (granjeiros) de aves até a emissão de relatórios das saídas dos galpões para os

Leia mais

Treinamento de e-commerce

Treinamento de e-commerce Treinamento de e-commerce Bem vindo ao treinamento de e commerce mais rápido e direto de todos! Utilize este documento para se orientar sempre que necessário e não se preocupe, em caso de necessidade,

Leia mais

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento Conheça algumas tecnologias que podem melhorar a sua central de atendimento. URA: Como utilizar a tecnologia a favor da sua central de atendimento

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE DA JUSTIÇA ELEITORAL DE PERNAMBUCO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE DA JUSTIÇA ELEITORAL DE PERNAMBUCO REQUISITO - Art. 3º: Objetivando a plena acessibilidade nos locais de votação, os Tribunais Regionais Eleitorais, em conjunto com as respectivas Zonas Eleitorais, elaborarão plano de ação destinado a:

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais?

Como devo fazer para me inscrever nos ambientes virtuais? Obs.: Para acessar os links deste guia basta clicar sobre o link. Obs².: Clicando sobre o link das perguntas aqui embaixo você será direcionado diretamente para a resposta que você procura. 1) Como devo

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edital

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edital CURSO DE APERFEIÇOAMENTO ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edital O grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) torna

Leia mais

TCI Sistemas Integrados

TCI Sistemas Integrados TCI Sistemas Integrados Manual Gera arquivo Prefeitura 1 Índice 1 - Cadastros obrigatórios para Gerar Arquivo para Prefeitura...3 2 Gerar Arquivo...8 3 Retorno Arquivo Prefeitura...19 2 1 Cadastros obrigatórios

Leia mais

DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DIVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO SEAMB MANUAL DO LICENCIAMENTO DE FONTES MÓVEIS DE POLUIÇÃO TRANSPORTE DE PRODUTOS E RESÍDUOS PERIGOSOS PELA INTERNET Outubro 2008 MANUAL DO LICENCIAMENTO DE FONTES

Leia mais

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital

Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Manual do Usuário Sistema de Acuidade Visual Digital Página 1 de 16 Índice DonD - Sistema para Teste de Acuidade Visual...3 Componentes do Produto...4 Instalação...5 Abrindo o sistema do DonD...5 Configuração...6

Leia mais

MDS II Aula 04. Concepção Requisitos Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)

MDS II Aula 04. Concepção Requisitos Diagrama de Casos de Uso (Use Cases) MDS II Aula 04 Concepção Requisitos Diagrama de Casos de Uso (Use Cases) 55 DIAGRAMA DE CASOS DE USO BENEFÍCIOS DOS CASOS DE USO ILUSTRAR POR QUE O SISTEMA É NECESSÁRIO OS REQUISITOS DO SISTEMA SÃO COLOCADOS

Leia mais

Prof. Dr. Heros Ferreira Plataforma EAD. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI

Prof. Dr. Heros Ferreira Plataforma EAD. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Prof. Dr. Heros Ferreira Plataforma EAD Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI AGENDA 1. PLANEJAMENTO 2. ESTRUTURAÇÃO RH E DIDÁTICA 3. PLATAFORMA EAD 4. EXECUÇÃO 5.

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Introdução Protegido... 3 3 Instalação do APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 Local de instalação do Filho Protegido... 5 3.2 Tela de

Leia mais

Instruções ao Usuário

Instruções ao Usuário Módulo Intermediário - Mídia Rádio Íntegra do Tópico Instruções Instruções ao Usuário Mapa do site O Módulo Intermediário da Mídia Rádio do Curso Formação Continuada em Mídias na Educação, da SEED/MEC

Leia mais

Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras

Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras Perguntas frequentes graduação sanduíche Ciência sem Fronteiras Como fico sabendo se minha universidade assinou Entre em contato com o departamento responsável o acordo de adesão? pela graduação, ou órgão

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo)

Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo) Manual Cobrança Caixa Acesso ao Sistema Usuário: MASTER Senha : MASTER (maiúsculo ou minúsculo) Selecionar Cedente Para utilizar o sistema, selecione o Cedente (CADASTROS > SELECIONAR CEDENTE > ACESSAR).

Leia mais

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Como construir renda estável em cada etapa 1. Etapas de Faturamento Para construir um rendimento estável, existe uma ordem a seguir. Na

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

Auxílio Estudantil Fase de análise

Auxílio Estudantil Fase de análise UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ASSESSORIA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Auxílio Estudantil Fase de análise

Leia mais

Sistema De Gerenciamento Web UFFS

Sistema De Gerenciamento Web UFFS Sistema De Gerenciamento Web UFFS Acesso ao Sistema Link para acesso O acesso ao SGW UFFS é feito através de um link, que por segurança, poderá não ser permanente. Este mesmo link será modificado com uma

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida

Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Sistema NetConta I - Guia de Referência Rápida Dúvidas ou Sugestões: netconta@polimed.com.br Índice Como entrar no sistema NetConta 1?... 3 1. TRABALHANDO COM UMA REMESSA... 3 1.1.Como criar uma nova remessa?...

Leia mais

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4

Indíce. Indice... 1. 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 Indíce Sumário Indice... 1 1) Identificar a sua persona (Cliente ideal)...erro! Indicador não definido. Exemplo... 4 2) Gerar relacionamento / lista de emails... 5 Exemplo... 6 3)Faça a oferta... 7 Exemplo...

Leia mais

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Sumário Enquadramento... 1 1. Introdução... 1 1º Passo: Como aceder o Ajuda Online?... 2 2º Passo: Página

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

MANUAL DO PUBLICADOR

MANUAL DO PUBLICADOR MANUAL DO PUBLICADOR Brasília 2010/2013 1 SUMÁRIO 1 Introdução... 5 2 O Sistema... 5 2.1 Módulos do Sistema... 6 2.2 Perfis do Sistema... 6 2.2.1 Perfil Publicador... 7 3 Publicar Documentos - Publicador...

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012

ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 1 ROTEIRO PARA REGISTRO NO CONTAS ONLINE Programa Caminho da Escola Parte I Execução Financeira Data de atualização: 21/6/2012 Introdução O material abaixo foi elaborado para orientar de forma objetiva

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores:

MANUAL DO PROFESSOR. - Inscrições Colégios. Colégios Participantes de Temporadas anteriores: MANUAL DO PROFESSOR - Inscrições Colégios Colégios Participantes de Temporadas anteriores: O Professor deverá acessar o link Inscrições Colégios no menu esquerdo da página inicial do site da LE2 e com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO JULIANA LEME MOURÃO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI SIMULADORES VIRTUAIS ALIADOS AO ENSINO DE FÍSICA GOIOERÊ

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão EDITAL nº 1 Coordenação de Pesquisa/Coordenação de Extensão 2016 VIII JORNADA

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Métricas de Software

Métricas de Software Métricas de Software Plácido Antônio de Souza Neto 1 1 Gerência Educacional de Tecnologia da Informação Centro Federal de Educação Tecnologia do Rio Grande do Norte 2006.1 - Planejamento e Gerência de

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

INSTRUÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS

INSTRUÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS INSTRUÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS CADASTRO DA INSTITUIÇÃO Bloco 1 - Identificação da Instituição O Bloco 1 tem por objetivo cadastrar as instituições geradoras de informações INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL

Leia mais

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio 1 Sumário Apresentação... 3 1.1 Como Acessar o Curso... 4 1.2 Estrutura e Metodologia... 5 1.3 Diferentes Personagens e seus Papéis... 5 1.4 Orientações Importantes sobre o Estudo... 6 1.5 Ambiente Virtual

Leia mais

Administração Portal Controle Público

Administração Portal Controle Público Administração Portal Controle Público Manual do usuário www.controlepublico.org.br 2015 Sumário 1. Workflow da publicação... 3 1.1. Perfis de publicação... 3 1.2. Perfis de controle no Administrador...

Leia mais

Texto: Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração. 1 de 180

Texto: Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração. 1 de 180 Módulo Geral Unidade 1 - Demonstração 1 de 180 ACESSO..3 INTERFACE ÁREA 1..11 INTERFACE ÁREA 2..35 INTERFACE ÁREA 3..37 INTERFACE ÁREA 4..39 CAIXAS ORGANIZADORAS...49 GRID DE DADOS...101 DETALHAMENTO DO

Leia mais

Capítulo 9 - Imagens. Imagens

Capítulo 9 - Imagens. Imagens Capítulo 9 - Imagens 9 Imagens EM JAVASCRIPT, É POSSÍVEL MANIPULAR COM AS IMAGENS DE UMA PÁGINA, alterando a URL que localiza o arquivo de imagem. Assim, pode-se trocar a imagem que está sendo exibida

Leia mais

Recensão digital Dezembro de 2013

Recensão digital Dezembro de 2013 Educação, Formação & Tecnologias (julho dezembro, 2013), 6 (2), 105 109 Recensão digital Dezembro de 2013 As ferramentas digitais do Mundo Visual http://nlstore.leya.com/asa/newsletters/ev/imagens/html/vfinal.html

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula

MBA em Gerenciamento de Projetos. Teoria Geral do Planejamento. Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula MBA em Gerenciamento de Projetos Teoria Geral do Planejamento Professora: Maria Erileuza do Nascimento de Paula SOBRAL - CE 2014 O que é Planejamento É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais