FILOLOGIA ROMÂNICA I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FILOLOGIA ROMÂNICA I"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES COLEGIADO DE LETRAS FILOLOGIA ROMÂNICA I Profª. Liliane Barreiros lilianebarreiros@hotmail.com

2 TEMA DA AULA: Origem das Línguas Românicas T3 BASSETTO, Bruno F. Origem das Línguas Românicas. In:. Elementos de filologia românica: história externa das línguas. Vol. 1. São Paulo: EDUSP, 2005, p

3 România, romano e romance O Estado romano teve origem em 753 a.c. (fundação de Roma) engrandeceu-se progressivamente até constituir em sua fase de maior esplendor um dos mais vastos impérios de todos os tempos.

4 A História de Roma Divide-se em três fases: Realeza (das origens a 509 a.c.); República (de 509 a.c. a 27 a.c.); e Império (de 27 a.c. a 476 d.c.)

5 Aspecto da história do Estado Romano Democratização progressiva do poder: patrícios (classe fechada e conservadora, governava a Urbe) e classes adventícia ou plebéia (instituições representativas). Outro aspecto importante da história: capacidade de absorver outros povos e sua espantosa expansão territorial (séculos V a.c. a II d.c.)

6 Principais pontos da expansão: Conquista da Itália peninsular Conquista da Europa mediterrânea Três guerras púnicas Gália e Europa Central, Ásia Menor e África Conquistas tardias Caledônia (atual Escócia), Dácia (atual Romênia) e Arábia Pétrea.

7

8 O que foram as guerras púnicas? As Guerras Púnicas foram três conflitos entre Roma e Cartago, a grande cidade africana fundada pelos Fenícios. O seu nome, tem origem em Punus, nome latino para os cartagineses. Estas guerras foram provocadas por rivalidades comerciais no Mediterrâneo.

9 Primeira Guerra Púnica A Primeira ( a.c.) deveu-se a uma questão relacionada com o controlo da Sicília. Os Romanos, venceram e transformaram a Sicília na sua primeira província.

10 Segunda Guerra Púnica A Segunda ( a.c.) surgiu pelo ressentimento Romano na expansão de Cartago na Espanha e com a destruição de Sagunto (aliada de Roma), pelo general cartaginês Aníbal. Este, respondeu ao desafio romano invadindo Itália, onde permaneceu até 204 a. C.. Enquanto aí estava, o general romano Públio Cornélio Cipião, invadiu a Espanha e expulsou os cartagineses. A guerra teve o seu termino depois da destruição do exército cartaginês na Batalha de Zama no Norte de África.

11 Terceira Guerra Púnica A Terceira ( a.c.) deu-se quando Cartago atacou um aliado de Roma, o rei Masinissa da Numídia Oriental. Um exército romano cercou Cartago durante dois anos. Os romanos acabaram por tomar a cidade e destruí-la.

12

13

14 Latinização ou Romanização É a assimilação cultural e linguística da civilização latina por parte dos povos conquistados. É considerado um fenômeno único na história da humanidade. As conquistas romanas tinham caráter político e econômico e o uso da língua era uma questão de honra.

15 Fatores de latinização Exército romano a base do Império e de sua expansão, pois era o 1º a entrar em contato com os outros povos, tanto na conquista como na ocupação. Colônias militares (veteranos) os soldados eram recompensados com terras produtivas, após a aposentadoria, e recebiam a cidadania romana. Colônias civis instaladas após a retirado do povo vencido para resolver às demandas de terras por parte dos plebeus, garantir a ordem, impedir rebeliões e produzir alimentos e outros bens.

16 Fatores de latinização Administração romana aristocracia romana (uso do latim clássico, sermo urbanus) [...] o latim usado pela administração das províncias foi um ponderável fator de latinização, já que era veículo de comunicação nos contatos com a população, latina e não-latina, e a língua oficial de todos os documentos (BASSETTO, 2005, p. 107).

17 Fatores de latinização Obras públicas estradas, abastecimento de água, teatros, edifícios públicos (fórum, templos, basílicas, monumentos e bibliotecas). Comércio a localização geográfica de Roma transformou-a em grande centro comercial. A latinização não foi uniforme em todas as partes do Império Romano.

18 Com o exército, com as colônias civis e militares e a administração, os romanos espalhavam pelas províncias sua cultura, sua língua e seu estilo de vida.

19 A difusão do latim e a romanização Exploravam economicamente a região, mas respeitavam religião e permitiam o uso da língua materna em contatos entre si. Direito romano.

20 A difusão do latim e a romanização O Direito romano foi um dos maiores agentes da romanização ao conceder a cidadania romana, por etapas, a todos os habitantes do Império. O Título de cidadão romano conferia, juridicamente, vários direitos distintos: - Possuir e transmitir propriedade; - Proceder a uma ação judicial; - Contrair matrimônio legítimo; - Participar do sacerdócio; - Direito de voto nas assembleias; - Ser elegível para as magistraturas (e para o Senado). Profª. Liliane Lemos Santana Barreiros

21 Fontes do Direito Romano Lei das XII Tábuas (cerca de 450 a.c.), a primeira compilação de leis romanas. Éditos dos magistrados: decisões dos magistrados encarregados da jurisdição, que se transformaram em regras do direito. Édito Perpétuo de Adriano ( d.c.), uma codificação dos éditos dos antigos magistrados. A obra dos Jurisconsultos: consultas jurídicas dos jurisconsultos romanos, consideradas fonte do direito a partir de Adriano ( ).

22 Fontes do Direito Romano Senatus consulta - legislação que ganha importância durante os dois primeiros séculos do Império, após o reconhecimento da capacidade legislativa do Senado pelo Imperador Adriano ( ). Constituições imperiais: éditos deliberados em Conselho imperial, aos quais o Senado reconhece força de lei e a partir do ano 13 d.c.

23 Os romanos tinham um conceito de cidadania mais aberto, liberal e dinâmico: a cidadania podia ser obtida não apenas pelo nascimento, mas também por concessão individual ou coletiva. O critério determinante da obtenção da cidadania era a adesão aos valores da romanidade. Foi, por isso, um dos fatores mais importantes da integração dos povos no Império.

24 A fragmentação do Império CAUSAS INTERNAS Despovoamento do Império guerras civis, invasões bárbaras e a peste Empobrecimento e Impostos população descontente e corrupção generalizada Decadência militar privilégios exagerados, morte, soldados bárbaros ( invasões pacíficas ).

25 A fragmentação do Império CAUSAS EXTERNAS: AS INVASÕES Invasões pacíficas presença, sobretudo de germanos, no exército e nas colônias Final do séc. IV início das grandes invasões (Vândalos, Godos, Francos, Lombardos, Alamanos, Eslavos, Árabes etc.)

26 Decadência do Império Romano A partir do século II d.c., com Trajano. Descentralização progressiva provocada pela própria extensão do Império e agravada por uma política inconsequente. Habitantes de regiões mais afastadas predominaram no exército e na administração.

27

28 Decadência do Império Romano Século V, a presença de populações bárbaras no Império era mais maciça. Durante uma incursão dos visigodos pela Itália, foi deposto o imperador Rômulo Augústulo (476), fato que os historiadores utilizam como marco cronológico do fim do Império Romano.

29

30 Decadência do Império Romano Razões para a perda: Romanização superficial Caledônia, Germânia, parte dos países danubianos e regiões montanhosas da Europa continental e mediterrânea. Superioridade cultural dos vencidos Grécia e Mediterrâneo oriental Superposição maciça de populações não-romanas África mediterrânea.

31 Decadência do Império Romano Razões para ganho: movimentos colonialistas iniciados com as grandes navegações; movimentos de propagação do catolicismo.

32 As Línguas Românicas surgem e se desenvolvem nas províncias em que a latinização lançou raízes mais profundas e resistentes a mudanças políticas e sociais, bem como a intermináveis guerras e invasões (BASSETTO, 2005, p. 152). Profª. Liliane Lemos Santana Barreiros

33

34

A ROMÂNIA: FORMAÇÃO, DIVISÃO E DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO P R O F A. D R A. L IL IA NE B A R R E IR O S (PPGE L - M E L / U E F S )

A ROMÂNIA: FORMAÇÃO, DIVISÃO E DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO P R O F A. D R A. L IL IA NE B A R R E IR O S (PPGE L - M E L / U E F S ) A ROMÂNIA: FORMAÇÃO, DIVISÃO E DECADÊNCIA DO IMPÉRIO ROMANO P R O F A. D R A. L IL IA NE B A R R E IR O S (PPGE L - M E L / U E F S ) TEXTOS: BASSETTO, Bruno F. Origem das Línguas Românicas. In:. Elementos

Leia mais

ORIGEM DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS P R O F A. D R A. L IL IA NE B A R R E IR O S (PPGE L / U E F S )

ORIGEM DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS P R O F A. D R A. L IL IA NE B A R R E IR O S (PPGE L / U E F S ) ORIGEM DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS P R O F A. D R A. L IL IA NE B A R R E IR O S (PPGE L / U E F S ) TEXTOS: BASSETTO, Bruno F. Origem das Línguas Românicas. In:. Elementos de Filologia Românica: história externa

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 Antiguidade Clássica (II) ROMA LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 FASES DA HISTÓRIA ROMANA Monarquia República Império 753 a.c. 590 a.c. 590 a.c. 27 a.c. 27 a.c. 476 d.c. FUNDAÇÃO DE ROMA Versão mitológica: Romulo

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre; Solo fértil desenvolvimento da agricultura; Litoral pouco recortado ausência de portos naturais em abundância; Habitantes da península: Norte

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos RUBENS temas expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por roma Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por patrícios (nobres proprietários de terras, descendentes

Leia mais

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c)

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana.

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. 1 SAMUEL BARBOSA DE SOUZA RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. Euclides da Cunha - Bahia 2016 2 Aspectos da estrutura politico-militar romana Trabalho apresentado no segundo semestre

Leia mais

Antiguidade Ocidental

Antiguidade Ocidental Antiguidade Ocidental Roma Antiga: Monarquia, República e Império Prof. Alan Carlos Ghedini Origens A lenda narrada na Eneida, de Virgílio: Fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, filhos de Réia Sílvia filha

Leia mais

Gabarito da Nota de Classe de História os anos Denise mar/12. Nome: Nº: Turma:

Gabarito da Nota de Classe de História os anos Denise mar/12. Nome: Nº: Turma: História Gabarito da Nota de Classe de História - 01 1 os anos Denise mar/12 Nome: Nº: Turma: A PROVA DE CLASSE VALE 10 PONTOS E CADA QUESTÃO TEM O VALOR ESPECIFICADO, DISTRIBUÍDO ENTRE AS ALTERNATIVAS.

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre

Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre ROMA ANTIGA ORIGENS Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre Origem histórica: conjunto de povos etruscos (norte), sabinos e latinos (centro) e gregos (sul). Fundação por volta

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA. Páginas 25 à 42.

7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA. Páginas 25 à 42. 7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA Páginas 25 à 42. Fundação de Roma Segundo vestígios arqueológicos, foi fundada pelos latinos; Localizada no centro da Península Itálica; Habitada pelos italiotas (latinos,

Leia mais

OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN

OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro A CIVILIZAÇÃO ROMANA 1. CONTEXTO / INTRODUÇÃO: Do que lembramos ao falarmos de Roma? Península Senado Cristianismo Escravismo No início,

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma,

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, Roma As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, recebendo o título de Augusto, que significa divino.

Leia mais

1º, o direito que vigorou por 12 séculos; 2º, o direito privado romano; 3º, o direito do Corpus Iuris Civilis.

1º, o direito que vigorou por 12 séculos; 2º, o direito privado romano; 3º, o direito do Corpus Iuris Civilis. 1º, o direito que vigorou por 12 séculos; 2º, o direito privado romano; 3º, o direito do Corpus Iuris Civilis. Razões: Ordem Histórica; Ordem Prática; Ordem técnico-jurídica DIREITO ARCAICO OU QUIRITÁRIO:

Leia mais

Monarquia (753 a.c 509 a.c.)

Monarquia (753 a.c 509 a.c.) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo

Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo Fases Históricas Monarquia (1000 509 a.c.); República (509 27 a.c.); Império (27 a.c. 476 Formação (pouca documentação); Rei acúmulo

Leia mais

Império Romano: Inimigos de Roma

Império Romano: Inimigos de Roma Senado Romano Império Romano: Inimigos de Roma "A queda do Império Romano (1964) Conflitos políticos no Império Romano e sua queda Quo Vadis - Ano: 1951 Perseguição aos cristão no Império Romano Ano:

Leia mais

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ANEXO 0. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºD FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Roma.

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Roma. HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada Roma www.historiaemfoco.com.br 1 2 Etapas da História Romana 3 4 Monarquia Romana (753 a.c 509 a.c) 5 Sociedade Modo de Produção Escravista Homens Livres Homens não

Leia mais

Origens. Monarquia. República. Triunviratos. Império. Resumo. Cultura

Origens. Monarquia. República. Triunviratos. Império. Resumo. Cultura Geografia Romana Origens Monarquia República Triunviratos Império Resumo Cultura Versão Histórica Versão Lendária Enéias Numitor Amúlio Réia Silvia Deus Marte Rômulo Remo Loba Matam Amúlio Fundam Roma

Leia mais

Correção da Ficha Formativa

Correção da Ficha Formativa Correção da Ficha Formativa 1. Identifica em que continentes se situava o império romano. O Império romano estendeu-se pela Europa, Ásia (próximo oriente) e África (norte de África) 2. Indica as causas

Leia mais

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo.

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. Povos: foi ocupada por italiotas, etruscos e gregos. 2. ORIGENS DE ROMA

Leia mais

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República.

Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Unidade I Grandes civilizações antigas. Aula 4.2 Conteúdo: Roma: de cidade a República. Habilidades: Compreender o surgimento, fortalecimento e as causas da posterior decadência do Império Romano. GLADIADOR

Leia mais

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções 1º EM História Rauni Aval. Trimestral 25/03/11 1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções Identifique a localização das cidades de Atenas e Esparta no mapa acima. Você deve circular a região, enumerá-la

Leia mais

Civilização Romana. Professor Romildo Tavares

Civilização Romana. Professor Romildo Tavares Civilização Romana Professor Romildo Tavares Origem de Roma Lendária Origem de Roma Origens Míticas: Origem Grega: Lenda das viagens de Enéias após a destruição de Troia. Lenda Romana: Rômulo e Remo fundadores

Leia mais

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA P2 3º BIMESTRE 6º ANO FUND II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2017 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Analisar o desenvolvimento histórico da Roma Antiga, dividido em três

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

15. Europa Ocidental: das migrações ao mundo Carolíngio. Páginas 30 à 43.

15. Europa Ocidental: das migrações ao mundo Carolíngio. Páginas 30 à 43. 15. Europa Ocidental: das migrações ao mundo Carolíngio Páginas 30 à 43. Recordando... Marcando o tempo... IDADE MÉDIA Das invasões bárbaras e da destruição do Império Romano do Ocidente (por volta do

Leia mais

REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica. Clima: Mediterrâneo. Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis.

REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica. Clima: Mediterrâneo. Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis. ROMA ANTIGA GEOGRAFIA REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica Clima: Mediterrâneo Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis. Extensão Territorial MITOLOGIA DA ORIGEM Lenda dos Irmãos Rêmulo e Rômulo: Eneida

Leia mais

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila

Os Impérios e o Poder Terrestre. Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila Os Impérios e o Poder Terrestre Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A opção terrestre do poder militar Ao estudarmos a história dos impérios, percebe-se

Leia mais

Trabalho de Regulação. 4 bimestre

Trabalho de Regulação. 4 bimestre V Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Data: Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 4 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que diferenciou

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio)

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio) Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio) Professor: Barros Dutra Disciplina: História Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 7

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 7 1. (Ueggo/SAS) A cultura greco-romana influenciou decisivamente a formação cultural do mundo ocidental. Os romanos herdaram dos gregos a visão humanista, imprimindo, porém, um caráter mais prático à cultura

Leia mais

Templo Romano em Évora. Estrada Romana em Alqueidão da Serra

Templo Romano em Évora. Estrada Romana em Alqueidão da Serra Templo Romano em Évora Estrada Romana em Alqueidão da Serra Índice Quem eram os Romanos? Conquista da Península Ibérica. Romanização da Península Ibérica. Vestígios da presença romana na Península Ibérica.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividade para Estudos Autônomos Data: 6 / 11 / 2018 Caro(a) aluno(a), Os estudos autônomos

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

Introdução A Alta Idade Média

Introdução A Alta Idade Média ALTA IDADE MÉDIA Introdução A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (Queda do Império Romano do Ocidente) ao ano de 1453 (Queda de Constantinopla) esse peródo apresenta um

Leia mais

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem Ano: 1º ano Ensino Médio 1º bimestre

Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem Ano: 1º ano Ensino Médio 1º bimestre Regulação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem Ano: 1º ano Ensino Médio 1º bimestre Disciplina: História Professor: Luis Fernando Carx estudante; Durante o 2º bimestre continuamos nossos estudos sobre

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. Origem do Continente Europeu A origem do continente europeu é associada a três elementos: 1. A cultura da Grécia e da Roma antiga. 2. O Cristianismo, uma ramificação peculiar

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS Geografia de Portugal

Leia mais

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67 A história da Roma antiga foi dividida em três períodos: Monarquia

Leia mais

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA Antecedentes: Crise do Império Romano: Crise do escravismo; Declínio da produção e crises econômicas; Altos custos do Estado; Instabilidade política e militar; Ampliação do latifúndio;

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II Professor(a): Marina Furlan Objetivo: Retomar os conteúdos trabalhados no trimestre

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2º PROVA DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago O Mundo Grego - I Prof. Thiago Geografia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales e encostas, pecuária e vocação marítima Grécia Insular: Ilhas do Mar Egeu e Jônio Principais:

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta:

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta: TD QUESTÕES HISTÓRIA 01- Roma foi uma das maiores civilizações da Antiguidade. Sua herança estende-se à cultura ocidental até atualidade. Marque a opção que não mostra uma herança cultural romana: a) Arquitetura

Leia mais

Correção da Ficha Formativa

Correção da Ficha Formativa Correção da Ficha Formativa 1. Identifica em que continentes se situava o império romano. O Império romano estendeu-se pela Europa, Ásia (próximo oriente) e África (norte de África) 2. Indica as causas

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização 7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores

Leia mais

Idade Média (século V ao XV)

Idade Média (século V ao XV) Idade Média (século V ao XV) Alta Idade Média (séculos V ao X): formação e consolidação do feudalismo Baixa Idade Média (séculos XI ao XV): apogeu e crise do sistema feudal. 1 Povos Romanos e germanos,

Leia mais

O IMPERIALISMO ROMANO NA HISPÂNIA: O CASO DE SAGUNTO

O IMPERIALISMO ROMANO NA HISPÂNIA: O CASO DE SAGUNTO O IMPERIALISMO ROMANO NA HISPÂNIA: O CASO DE SAGUNTO Semíramis Corsi Silva 3 Nas últimas décadas uma nova perspectiva de análise tem se mostrado útil para os historiadores repensarem a dinâmica do Imperialismo

Leia mais

Idade Média (século V ao XV)

Idade Média (século V ao XV) Idade Média (século V ao XV) Alta Idade Média (séculos V ao X): formação e consolidação do feudalismo Baixa Idade Média (séculos XI ao XV): apogeu e crise do sistema feudal. 1 Povos Romanos e germanos,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Alta idade média (Séculos v AO X) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Baixa Idade Média (SÉCULOS

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL / MÉDIO PRAZO HISTÓRIA 7.º ANO ANO LETIVO 2017/2018 Professor: Dário Leitão 1 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA História Ano: 7º Ano letivo 2017/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Conteúdos Programáticos

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

GRUPO IX 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IX 3 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 3/10/2009 PROVA GRUPO GRUPO IX 3 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: As conquistas romanas Desde

Leia mais

26/02/2014. Roma. Monarquia; República e Império

26/02/2014. Roma. Monarquia; República e Império 1 Roma Monarquia; República e Império 2 Início de Roma Região do Lácio Banhada pelo Rio Tibre; Ocupada por italiotas, sabinos,latinos e etruscos. 3 Rio Tibre atualmente Monarquia Composição da sociedade

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr.

EUROPA. o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. EUROPA o velho continente. Professora: Rilvania Flôr. http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/04/30/1124394/profissionais-iberoamericanos-preferem-trabalhareuropa-aponta-pesquisa.html Ocupação

Leia mais

A O R I G E M D A L Í N G U A P O R T U G U E S A P R O F E S S O R A L E N I S E C O L É G I O O B J E T I V O

A O R I G E M D A L Í N G U A P O R T U G U E S A P R O F E S S O R A L E N I S E C O L É G I O O B J E T I V O A O R I G E M D A L Í N G U A P O R T U G U E S A P R O F E S S O R A L E N I S E C O L É G I O O B J E T I V O A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO O português é uma das línguas mais faladas do mundo, existindo

Leia mais

ROMA ANTIGA. (753 a.c. 476 d.c.) Prof. OTTO TERRA

ROMA ANTIGA. (753 a.c. 476 d.c.) Prof. OTTO TERRA ROMA ANTIGA (753 a.c. 476 d.c.) ESTREITO DE GIBRALTAR LÁCIO MAGNA GRÉCIA Divisão da Península Itálica na antiguidade: Itália do Norte estende-se dos Alpes até o rio Tibre. Itália Central onde está situada

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina e Projeto Eduativo 3º CICLO HISTÓRIA 7º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

06. Qual a importante relação dos romanos com os Judeus durante o Alto Império?

06. Qual a importante relação dos romanos com os Judeus durante o Alto Império? Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª. Disciplina: História (p2,1ª,chamada, 3º. Bimestre) prova dia 26 setembro de 2015.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

A Antiguidade Ocidental: Roma

A Antiguidade Ocidental: Roma A Antiguidade Ocidental: Roma Roma teria sido fundada pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo. Segundo a lenda, os gêmeos foram atirados às margens do Rio Tibre, a mando do seu Tio, Amúlio. Versões sobre a

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

Alta idade média (Séculos v AO X)

Alta idade média (Séculos v AO X) Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

CIVILIZAÇÃO ROMANA. 753 a.c. 476 d.c.

CIVILIZAÇÃO ROMANA. 753 a.c. 476 d.c. CIVILIZAÇÃO ROMANA 753 a.c. 476 d.c. CARACTERÍSTICAS GERAIS 1. LOCALIZAÇÃO: Península Itálica Região do Lácio. 2. CONTEXTO: Modo de Produção Escravista. 3. TEORIAS DE FORMAÇÃO: Teoria Mitológica: lenda

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano 2017-2018 Disciplina: História e Geografia de Portugal (5º e 6º Anos) Critérios de Avaliação ENSINO BÁSICO - 5º E 6º ANOS MATERIAL NECESSÁRIO Manual, caderno

Leia mais

H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/

H I S T Ó R I A P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O. DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/ DISCIPLINA: História ANO: 7 TURMAS: B, C e D ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O H I S T Ó R I A - 1 - TEMA A Das Sociedades Recolectoras Às Primeiras Civilizações SUBTEMA

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO 395 o Imperador Romano Teodósio dividiu o Império em duas partes: Império Romano do Ocidente

Leia mais

Profa. Liliane Barreiros (UEFS/PPGLINC-UFBA)

Profa. Liliane Barreiros (UEFS/PPGLINC-UFBA) Profa. Liliane Barreiros (UEFS/PPGLINC-UFBA) Qual a importância de se conhecer a trajetória histórica das línguas? O que é Filologia Românica? O que são Línguas Românicas? Os fenômenos linguísticos que

Leia mais

QUEM DESEJAR A PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA. O Período republicano, foi marcado pelas conquistas territoriais que tornaram Roma a cidade-mundo

QUEM DESEJAR A PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA. O Período republicano, foi marcado pelas conquistas territoriais que tornaram Roma a cidade-mundo QUEM DESEJAR A PAZ, PREPARE-SE PARA A GUERRA O Período republicano, foi marcado pelas conquistas territoriais que tornaram Roma a cidade-mundo EXPANSÃO ROMANA = teve duas fases INTERNA EXTERNA Conquista

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Teste sumativo de História A 10º Ano Turma C Professor: Renato Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Tolerância: 10 minutos 5 páginas 9.dezembro.2011 Este teste

Leia mais

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO Capítulo 22 OS REINOS BÁRBAROS E O REINO FRANCO BÁRBAROS OU POVOS GERMÂNICOS QUEM ERAM

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA 7º ano Teste de Avaliação nº 4 TESTE DE AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Turma: 7º B Nº: Avaliação:

Leia mais

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 Disciplina: EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 História Professor: Rodrigo Bento Turma: 1º série Ensino Médio Data Conteúdo 12/fevereiro APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA CAPITULO I O QUE É HISTÓRIA? 16/fevereiro

Leia mais

ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual

ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Análise de informação do manual ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 7º ANO LETIVO 201/201 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS

Leia mais

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira

As Cidades-Estado na Grécia Antiga. Profª Ms. Ariane Pereira As Cidades-Estado na Grécia Antiga Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A cultura grega floresceu na península Balcânica; Cultura grega base da cultura européia; A sociedade grega diferente dos reinos do

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO

CURSO DE HISTÓRIA UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO CURSO DE UNEB/CAMPUS VI (Caetité-BA) EMENTÁRIO LISTA DE COMPONENTES/DISCIPLINAS POR ÁREA (em breve, incluiremos as ementas, em cada componente) Tempo Mínimo: 08 semestres Tempo Máximo: 14 semestres Total:

Leia mais

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago

Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico. Aula 06 História 01 Prof. Thiago Mundo Grego: origens, períodos Pré-Homérico e Homérico Aula 06 História 01 Prof. Thiago Características físicas e povoamento da Grécia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales

Leia mais

O ESTADO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SOCIEDADE POLÍTICA. Profa. Dra. Nina Ranieri TGE I 2017

O ESTADO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SOCIEDADE POLÍTICA. Profa. Dra. Nina Ranieri TGE I 2017 O ESTADO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SOCIEDADE POLÍTICA Profa. Dra. Nina Ranieri TGE I 2017 Estado sociedade política que controla a população de um território definido SE diferenciada de outra organizações

Leia mais