PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ"

Transcrição

1 PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ

2 O PAPEL DO MUNICÍPIO NA SEGURANÇA CIDADÃ

3 A Segurança Pública Cidadã é responsabilidade de todos e demanda a construção de ações que combinem controle qualificado e prevenção, por parte de todas as instâncias de poder, em conjunto com a sociedade civil; O poder municipal tem um papel relevante na elaboração e implementação de políticas e programas de prevenção da violência e promoção da convivência.

4 LEMBRANDO QUE É FUNÇÃO DO MUNCÍPIO: Desenvolvimento de ações de urbanização, limpeza, iluminação e recuperação de vias públicas. Intervenções para enfrentar a vulnerabilidade social e fortalecer as redes de atendimento e proteção nos diversos distritos da cidade.

5 ESTRUTURA DAS PROPOSTAS: Propostas formuladas pelo GT em 03 eixos: - Estrutura de Gestão - Aprimoramento do Trabalho da Guarda Civil Metropolitana - Ações Preventivas Estratégicas. Propostas apresentadas pela população para o Fórum Nossa São Paulo.

6 ESTRUTURA DE GESTÃO Criar uma instância de gestão municipal da segurança cidadã, com autonomia orçamentária e política para o desenvolvimento e execução de programas de prevenção da violência. Fortalecer o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com participação da sociedade civil.

7 ESTRUTURA DE GESTÃO Criar um Observatório da Segurança Cidadã, que possibilite a realização de diagnósticos, monitoramento, avaliação e a gestão de políticas locais de prevenção da violência, com incorporação e atualização de informações de crimes e violências de naturezas distintas (criminais, ocorrências da GCM, violência na saúde e escolar, pesquisas de vitimização, informações sobre espaços públicos, outras).

8 ESTRUTURA DE GESTÃO Fortalecer e aprimorar o trabalho dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) com a participação obrigatória das subprefeituras e da GCM. Buscar que os CONSEGs se tornem espaços efetivos de participação comunitária e mecanismos de controle social.

9 ESTRUTURA DE GESTÃO Promover a integração entre os municípios da Região Metropolitana para o tema da segurança pública (participação no Fórum Metropolitano de Segurança Pública).

10 APRIMORAMENTO DO TRABALHO DA GCM Realizar o planejamento do trabalho da GCM em conjunto e integrado a toda a política municipal de segurança. Integrar o trabalho da GCM com o das polícias.

11 APRIMORAMENTO DO TRABALHO DA GCM Aprimorar a formação da GCM reforçando seu caráter comunitário e preventivo e o uso responsável da força. Melhorar os mecanismos de controle, criando a ouvidoria da GCM e aperfeiçoando o trabalho da corregedoria.

12 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Promover a revitalização e a ocupação pacífica pela comunidade dos espaços públicos (como praças, escolas, espaços esportivos e culturais), que sirvam de referência para a cidade.

13 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Ampliar e manter iluminação pública nos lugares mais vulneráveis. Promover ações que visem à regularização fundiária e a conseqüente melhoria da infra-estrutura urbana em áreas mais vulneráveis e com altos índices de violência.

14 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Instalar câmeras de monitoramento em locais com alta concentração de pessoas e de crimes contra o patrimônio ou outros crimes contra os quais o uso da câmera seja eficaz. Municipalizar e aprimorar a execução das medidas sócioeducativas em meio aberto.

15 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Criar grupo interdisciplinar para discutir e propor uma política de regulamentação e fiscalização de atividades que possam ter caráter informal ou ilícito, como desmanches, ferros-velhos, transporte, bares, ambulantes e implantar a política.

16 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Implantar núcleos de mediação de conflitos comunitários e incentivar a justiça restaurativa em áreas vulneráveis e com altos índices de violência. Criar sistema de notificação, identificação e encaminhamento de casos de violência doméstica (implantar o SIVVA).

17 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Incentivar atitudes não-violentas por parte de todos os cidadãos por meio da promoção ativa da cultura de paz. Implantar programa de redução da violência no trânsito e no esporte.

18 AÇÕES PREVENTIVAS ESTRATÉGICAS Desenvolver ações de prevenção da violência nas escolas. Apoiar ações de desarmamento (como campanha de recolhimento de armas, por exemplo).

19 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM Implantação de uma Base Comunitária para cada 20 mil habitantes, com condição de trabalho suficientemente justa para os policiais e de segurança garantida para a população.

20 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM Obrigação para que todos os motociclistas utilizem colete com número da placa da moto. O mesmo número deve estar visível no capacete do motoclista, visando a inibição da utilização da moto para cometer crimes.

21 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM A violência de torcidas organizadas de futebol Proposta: Lei municipal onde os jogos de futebol profissional sejam presenciados por somente uma torcida (como já é usual em vários países europeus), evitando-se, assim, desnecessárias guerras urbanas praticadas por gangues/ torcidas rivais.

22 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM Ampliação de policiamento ostensivo (principalmente no período noturno) e ronda escolar para ambas as forças: policiais e guardas em diversas áreas da cidade.

23 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM Incentivar o protagonismo juvenil na identificação de fatores geradores de violência e na busca de soluções para estes problemas, que afetam tanto o universo escolar quanto a comunidade vizinha, a partir do trabalho na escola com alunos, professores, diretores, APM e funcionários.

24 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM Promover a cidadania de forma ampla e irrestrita (transporte, saúde educação), melhorar questões específicas de segurança (valorização do trabalho policial, policiamento comunitário, justiça restaurativa descentralizada, prevenção em escolas) e incentivar a participação social responsável e democrática.

25 PROPOSTAS APRESENTADAS PELO SITE PARA O FÓRUM Capacitação dos policiais para o atendimento digno de adolescentes infratores.

26 COMPOSIÇÃO DO GT DE SEGURANÇA CIDADÃ CMDH Fórum Brasileiro de Segurança Pública ILANUD Instituto São Paulo Contra a Violência Instituto Sou da Paz Kairós

27 PRÓXIMA REUNIÃO: 09/06 às 10H Contatos: Sou da Paz Melina Risso e Carolina Ricardo gtsegurancacidada@soudapaz.org ISPCV Paulo Santos - paullosantos@spcv.org.br

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos fatores levaram à situação atual

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos fatores levaram à situação atual A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO Diversos fatores levaram à situação atual O problema foi tratado com uma série de OUs Natureza ou policial ou social Responsabilidade ou Federal

Leia mais

Municípios contra a violência, cidades mais seguras

Municípios contra a violência, cidades mais seguras Municípios contra a violência, cidades mais seguras Marina Lemle 19/03/2008-00:00 A participação municipal no planejamento e na gestão da segurança pública é uma tendência que vem mudando paradigmas nos

Leia mais

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível.

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. EIXO I - Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalismo 1. Divulgação das atribuições específicas de cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. 1 EIXO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA D E C R E T O Nº 8.948, de 18 de março de 2010 EMENTA: Cria e regulamenta o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabuna GGI-M e, dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso

Leia mais

Esfera: 10 Função: 06 - Segurança Pública Subfunção: Formação de Recursos Humanos

Esfera: 10 Função: 06 - Segurança Pública Subfunção: Formação de Recursos Humanos Programa 1453 Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI Ações Orçamentárias Esfera: 10 Função: 06 - Segurança Pública Subfunção: 128 - Formação de Recursos Humanos Num ero de Ações 13 00CA

Leia mais

SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ GRANDE VARGAS SAPUCAIA DO SUL 2010/2011

SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ GRANDE VARGAS SAPUCAIA DO SUL 2010/2011 SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ GRANDE VARGAS SAPUCAIA DO SUL 2010/2011 REALIZAÇÃO: Diagnóstico Local - Território de Paz Grande Vargas Sapucaia do Sul Página 1 DIAGNÓSTICO LOCAL TERRITÓRIO DE

Leia mais

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL

PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL PROPOSTAS DO RELATÓRIO FINAL 1. Construção de unidades prisionais com capacidade máxima entre 300 e 500 presos e em modelo de operação e administração idêntico à Penitenciária Estadual de Canoas I; 2.

Leia mais

Uso da força sob uma perspectiva de complexidade

Uso da força sob uma perspectiva de complexidade NOTAS Nº 12/2017 BRASIL Uso da força sob uma perspectiva de complexidade Cristina Gross Villanova OUTUBRO DE 2017 A ideia central do programa era que segurança pública não se faz apenas com ações policiais,

Leia mais

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Guia de Dicas de Políticas Públicas 173 RESULTADO SISTÊMICO 16 Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Nos últimos anos, o Brasil

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA

PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA PROGRAMA DE GOVERNO DO CANDIDATO A PREFEITO DE ILHÉUS PROFESSOR GURITA ILHÉUS PARA OS ILHEENSES O nosso compromisso é de promover algumas mudanças que venha a melhorar a qualidade de vida do cidadão ilheense.

Leia mais

O Papel do Município na Segurança Pública

O Papel do Município na Segurança Pública O Papel do Município na Segurança Pública FATORES INDUTORES DA VIOLÊNCIA Êxodo rural Crescimento urbano desordenado Desigualdade social IMPUNIDADE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Responsabilidade recai predominantemente

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

PERFIL E MAPEAMENTO DA VIOLÊNCIA NO DISTRITO FEDRAL E OS REFLEXOS COM O ENTORNO

PERFIL E MAPEAMENTO DA VIOLÊNCIA NO DISTRITO FEDRAL E OS REFLEXOS COM O ENTORNO CAMPANHA DA FRATERNIDADE CF- 2018 Tema: Fraternidade e a Superação da Violência Lema: Vós sois todos irmãos PERFIL E MAPEAMENTO DA VIOLÊNCIA NO DISTRITO FEDRAL E OS REFLEXOS COM O ENTORNO Profª. Drª. MARCELLE

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA Andradas 21 de julho de 2017 SUMÁRIO 1. Apresentação da Secretaria de Estado de Segurança Pública a) Arranjo Institucional b) Missão c) Políticas de Segurança

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

Programa de Governo Seropédica/RJ. Prefeito. Prof. Luciano Pereira 2017/2020

Programa de Governo Seropédica/RJ. Prefeito. Prof. Luciano Pereira 2017/2020 Programa de Governo Seropédica/RJ Prefeito Prof. Luciano Pereira 10 2017/2020 Apresentação É com grande satisfação que apresento para a população de Seropédica o Programa de Governo que fará parte do meu

Leia mais

ESTRUTURA DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SENASP (1/5) (Decreto nº de 12 de fevereiro de 2016)

ESTRUTURA DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA SENASP (1/5) (Decreto nº de 12 de fevereiro de 2016) ESTRUTURA DA SECRETARIA NACIONAL DE SENASP (1/5) SECRETARIA NACIONAL DE ASSESSOR DAS 102.4 DAS 101.6 Conselho Nacional de Segurança Pública CHEFE DE GABINETE DE INTELIGÊNCIA ENFRENTAMENTO ÀS AÇÕES CRIMINOSAS

Leia mais

Secretaria Municipal de Defesa Social PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Secretaria Municipal de Defesa Social PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SETEMBRO 2008 Santa Cruz do Capibaribe é a cidade líder do segundo maior pólo de confecções do Brasil. Sua população é de aproximadamente 75.000 habitantes.

Leia mais

DADOS FINANCEIROS POR PROGRAMA E AÇÃO

DADOS FINANCEIROS POR PROGRAMA E AÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESPESA PPA: 2014-2017 EXERCÍCIO: 2014 DADOS FINANCEIROS POR PROGRAMA E AÇÃO Grupo Órgão :01 - CAMARA MUNICIPAL Unidade :001 -

Leia mais

DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO

DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO ANTECEDENTES HISTÓRICOS O processo de concentração demográfica nos centros metropolitanos do país nas últimas décadas foi acompanhado

Leia mais

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos problemas levaram à situação atual

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos problemas levaram à situação atual A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO Diversos problemas levaram à situação atual O problema sempre foi tratado com uma série de OUs Natureza ou policial ou social Responsabilidade ou

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Fevereiro/2018 Página 1 de 10 DECRETO Nº N.NNN, DE DD DE MÊS DE 2018. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

egurança Pública Segurança Pública

egurança Pública Segurança Pública V S egurança Pública Segurança Pública mensagem presidencial Segurança pública Desde 2003, as ações do Governo Federal para a garantia da segurança pública têm como objetivo agir sobre as causas da criminalidade

Leia mais

8. Macapá (Amapá) Humanização das práticas de segurança Canoas (Rio Grande do Sul) Território de Paz Vitória (Espírito Santo) Botão do

8. Macapá (Amapá) Humanização das práticas de segurança Canoas (Rio Grande do Sul) Território de Paz Vitória (Espírito Santo) Botão do Créditos: Sumário Introdução 6 Caderno de ideias - Segurança 7 1. Maringá (Paraná) Programa Visão de Liberdade 7 2. Maringá (Paraná) - Política para Educação no Trânsito e Prevenção de Acidentes 7 3. São

Leia mais

Caso prefira preencher o questionário online, uma cópia está disponível em:

Caso prefira preencher o questionário online, uma cópia está disponível em: Participe da primeira pesquisa realizada pelo CIPC (www.crime-prevention.intl.org) sobre estratégias municipais de prevenção do crime e segurança pública! A segurança urbana é um assunto cada vez mais

Leia mais

Ampliar a cobertura da Atenção Básica; Implantar o Programa Saúde na Escola; Ampliar o serviço de atendimento da saúde bucal; Ampliação do Programa

Ampliar a cobertura da Atenção Básica; Implantar o Programa Saúde na Escola; Ampliar o serviço de atendimento da saúde bucal; Ampliação do Programa 1 Ampliar a cobertura da Atenção Básica; Implantar o Programa Saúde na Escola; Ampliar o serviço de atendimento da saúde bucal; Ampliação do Programa de Farmácia Popular; Ampliação do Programa de atendimento

Leia mais

PDT PRTB PTN PT PR PV PSL DEM PHS PSC PRB PTB PC DO B - PSB EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

PDT PRTB PTN PT PR PV PSL DEM PHS PSC PRB PTB PC DO B - PSB EIXOS DE DESENVOLVIMENTO PLANO MUNICIPAL DE GOVERNO 2017 A 2020 COLIGAÇÃO PEDRO AFONSO A PRESSA CONTUNUA PDT PRTB PTN PT PR PV PSL DEM PHS PSC PRB PTB PC DO B - PSB EIXOS DE DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE DESENVOVIMENTO ECONOMICO DESENVOVIMENTO

Leia mais

Agenda Municipal de Segurança Cidadã

Agenda Municipal de Segurança Cidadã Agenda Municipal de Segurança Cidadã Eleições Municipais 2016 Índice I. Apresentação II. Por que elaborar e implementar uma Agenda Municipal de Segurança Cidadã? III. Os quatro eixos prioritários da Agenda

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE SEGURANÇA DE PARATY

PLANO ESTRATÉGICO DE SEGURANÇA DE PARATY PLANO ESTRATÉGICO DE SEGURANÇA DE PARATY CRÉDITOS Rubem Cesar Fernandes Antropólogo e Diretor Executivo do Viva Rio Cel Ubiratan Ângelo Coordenador do Núcleo de Segurança Humana do Viva Rio, ex Comandante

Leia mais

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE MATRIZ 4: ESTRATÉGIA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CARTA

Leia mais

CARTA DE FOZ DO IGUAÇU MESA I. Intersetorialidade Ações Conjuntas das Secretarias Municipais GGI-M

CARTA DE FOZ DO IGUAÇU MESA I. Intersetorialidade Ações Conjuntas das Secretarias Municipais GGI-M CARTA DE FOZ DO IGUAÇU MESA I Intersetorialidade Ações Conjuntas das Secretarias Municipais GGI-M CONSIDERAÇÕES a) O município encontra-se em posição privilegiada, entre os entes federados, para enfrentar

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Vide Decreto nº 7.426, de 2010 Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras

Leia mais

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL*

Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Políticas Públicas Integradas no Território A experiência da UPP SOCIAL* Ricardo Henriques Seminário Internacional: Determinantes sociais da saúde, intersetorialidade e equidade social na América Latina

Leia mais

Experienciasde inclusión social juvenil em

Experienciasde inclusión social juvenil em Experienciasde inclusión social juvenil em participación Vinicius Macário Coordenador do Observatório de Políticas Públicas de Juventude Política Nacional de Participação Social Decreto 8243 (2014) Conselho

Leia mais

OBJETIVO: Órgão: Ministério da Justiça

OBJETIVO: Órgão: Ministério da Justiça OBJETIVO: 0825 Aprimorar o combate à criminalidade, com ênfase em medidas de prevenção, assistência, repressão e fortalecimento das ações integradas para superação do tráfico de pessoas, drogas, armas,

Leia mais

Criminalidade e Segurança Pública na Região Sudeste: Um balanço da última década

Criminalidade e Segurança Pública na Região Sudeste: Um balanço da última década Criminalidade e Segurança Pública na Região Sudeste: Um balanço da última década Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO ESTADUAL O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 5 Tópicos da apresentação Menu 2 01 02 03 04 05 INTRODUÇÃO METODOLOGIA UTILIZADA DIAGNÓSTICOS PLANO ESTRATÉGICO PRÓXIMOS

Leia mais

Programa de Trabalho por Função/SubFunção/Programa

Programa de Trabalho por Função/SubFunção/Programa Programa de Trabalho por //Programa 03 ESSENCIAL À JUSTIÇA 0,00 574.708,77 0,00 574.708,77 03 092 REPRESENTAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL 0,00 574.708,77 0,00 574.708,77 03 092 0406 GESTÃO ADMINISTRATIVA

Leia mais

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA 1 SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ GESTÃO E METAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CRIME ORGANIZADO O crime gera insegurança nas cidades e no campo, destrói as nossas famílias e reduz

Leia mais

PORTARIA Nº 22, DE 9 DE AGOSTO DE 2012

PORTARIA Nº 22, DE 9 DE AGOSTO DE 2012 PORTARIA Nº 22, DE 9 DE AGOSTO DE 2012 A SECRETÁRIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUBSTITUTA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 50, do Anexo I ao Decreto nº. 7.530, de 21 de julho de 2011, e o Art.

Leia mais

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO PPA - Exercício - RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE Órgão

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA JUNDIAÍ, SP

PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA JUNDIAÍ, SP PLANO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA JUNDIAÍ, SP JUNDIAÍ SEGURA V e r s ã o P r e l i m i n a r Junho de 2006 Universidade de São Paulo Núcleo de Estudos da Violência

Leia mais

Anexo 7 - Despesa por Projeto e Atividade - Detalhado

Anexo 7 - Despesa por Projeto e Atividade - Detalhado Folha N. 1 01 LEGISLATIVA 120.000,00 4.543.000,00 4.848.000,00 01.031 AÇÃO LEGISLATIVA 120.000,00 4.543.000,00 4.848.000,00 01.031.0001 PROCESSO LEGISLATIVO 4.543.000,00 4.728.000,00 01.031.0001.0125 INATIVOS

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO UNIÃO DO POVO ANAJAENSE ELEIÇÕES 2016 JACY BARROS PREFEITA

PROPOSTA DE GOVERNO UNIÃO DO POVO ANAJAENSE ELEIÇÕES 2016 JACY BARROS PREFEITA PROPOSTA DE GOVERNO UNIÃO DO POVO ANAJAENSE ELEIÇÕES 2016 JACY BARROS PREFEITA Em cumprimento ao estabelecido no inciso IX, 1º do Artigo 11 da Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997, apresentamos as PROPOSTAS

Leia mais

Plano Estadual de Prevenção do uso indevido de Álcool, Tabaco e outras Drogas

Plano Estadual de Prevenção do uso indevido de Álcool, Tabaco e outras Drogas Deliberação Nº 02, de 01-10-2014 Publica o Plano Estadual de Prevenção do uso indevido de Álcool, Tabaco e outras Drogas O Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) no uso de suas

Leia mais

PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO LUZIÂNIA NO CAMINHO CERTO CRISTÓVÃO 55

PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO LUZIÂNIA NO CAMINHO CERTO CRISTÓVÃO 55 PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO LUZIÂNIA NO CAMINHO CERTO (PSD-PROS-PTB- PDT- PMN- PSDC- PRB- PV- PCDOB- PT- PSB- PEN-PSC) CRISTÓVÃO 55 PROPOSTAS PARA LUZIÂNIA E JARDIM DO INGÁ SAÚDE: A saúde tem atenção especial

Leia mais

XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais. Novo Hamburgo/RS, 17 a 19 de agosto de 2011

XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais. Novo Hamburgo/RS, 17 a 19 de agosto de 2011 XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais Novo Hamburgo/RS, 17 a 19 de agosto de 2011 Em 2011, a Secretaria Nacional de Segurança Pública criou Grupo de Trabalho para iniciar processo de discussão

Leia mais

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO Segurança Urbana Lisboa Cidade da Praia

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO Segurança Urbana Lisboa Cidade da Praia POLICIAMENTO COMUNITÁRIO Segurança Urbana Lisboa Cidade da Praia Cidades mais seguras, mais inclusivas, com maior participação dos cidadãos e com maior qualidade de vida Desafio às organizações policiais:

Leia mais

Prioridades de Governo na visão dos adolescentes do CAMP GUARUJÁ

Prioridades de Governo na visão dos adolescentes do CAMP GUARUJÁ Prioridades de Governo na visão dos adolescentes do CAMP GUARUJÁ Aos candidatos à Prefeitura Municipal de Guarujá Considerando o Art. 227 da Constituição aa República Federativa do Brasil (o grifo é nosso):

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

Segurança VISÃO E GOVERNANÇA TEMA TÓPICO POSICIONAMENTO ACREDITO RESULTADO

Segurança VISÃO E GOVERNANÇA TEMA TÓPICO POSICIONAMENTO ACREDITO RESULTADO VISÃO E GOVERNANÇA Segurança TEMA TÓPICO POSICIONAMENTO ACREDITO RESULTADO Competências da União - Coordenar uma política nacional de segurança pública, com diretrizes e recursos definidos - Fortalecer

Leia mais

1. OBJETIVO 2. PARTICIPANTES

1. OBJETIVO 2. PARTICIPANTES ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. PARTICIPANTES... 3 3. ESTRUTURA DO PROGRAMA... 3 4. MONITORAMENTO DE RESULTADOS... 4 5. CONDIÇÕES DO PROGRAMA... 4 6. REQUISITOS... 6 2 1. OBJETIVO Constituição de programa de

Leia mais

Caminhos de superação da violência Dra. Marlene Inês Spaniol

Caminhos de superação da violência Dra. Marlene Inês Spaniol Dra. Marlene Inês Spaniol Encontro de Abertura 22/11/2017 Teatro Dante Barone Porto Alegre/RS Tema a ser desenvolvido: Os (difíceis mas possíveis) caminhos de superação da violência partindo do objetivo

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE

PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE PLANO DE AÇÃO CONSTRUÇÃO DO PLANO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CAICÓ/ RIO GRANDE DO NORTE Contratante: Município de Caicó/ RN Proponente: CEDECA Casa Renascer Natal/

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

ampliação da (Educação educação Já) integral tanto no ensino médio quanto no fundamental.

ampliação da (Educação educação Já) integral tanto no ensino médio quanto no fundamental. MINHAS CAUSAS EDUCAÇÃO Como dito no programa do Educação Já, devemos tratar a Educação como direito individual e pilar central de desenvolvimento do país: "Para além de um direito fundamental assegurado

Leia mais

Programa de Trabalho por Função/SubFunção/Programa

Programa de Trabalho por Função/SubFunção/Programa Programa de Trabalho por //Programa 03 ESSENCIAL À JUSTIÇA 1.023.996,68 1.023.996,68 03 092 REPRESENTAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL 1.023.996,68 1.023.996,68 03 092 0406 Gestão Administrativa 1.023.996,68

Leia mais

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. DIRETRIZES Atuação integrada, com gestão

Leia mais

Programa COMUNIDADE ESCOLA

Programa COMUNIDADE ESCOLA Programa COMUNIDADE ESCOLA DECRETO 1218/2005 O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais, conforme disposto no Art. 72, Inciso IV, da Lei Orgânica do

Leia mais

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS Meive Ausonia Piacesi POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL Sistema Único de Assistência Social - SUAS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO: GESTÃO UNIVERSITÁRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TEMA ESTRATÉGICO: GESTÃO UNIVERSITÁRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TEMA ESTRATÉGICO: GESTÃO UNIVERSITÁRIA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Objetivo 1: Aprimorar a adoção de soluções de TI nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, auxiliando na consecução

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

RELAÇÃO DOS PROGRAMAS/ÓRGÃOS/UNID. ORÇAMENTÁRIAS

RELAÇÃO DOS PROGRAMAS/ÓRGÃOS/UNID. ORÇAMENTÁRIAS PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESPESA PPA 2014-2017 EXERCÍCIO 2014 RELAÇÃO DOS PROGRAMAS/ÓRGÃOS/UNID. ORÇAMENTÁRIAS 5001 - ADMINISTRAÇÃO GERAL 02 - S. M. DE

Leia mais

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta:

O GT de Conflitos Fundiários Urbanos do Conselho das Cidades apresenta para uma primeira discussão pública a seguinte proposta: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS Esta proposta preliminar é resultado de um esforço coletivo do Grupo de Trabalho de Conflitos Fundiários

Leia mais

Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico

Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Eduardo Pazinato Escritório de Ligação e Parceria do UNODC Maceió/AL, 05 de junho de 2018 Escritório da Nações Unidas sobre

Leia mais

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR S DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR ANÁLISE DA SITUAÇÃO NACIONAL 1. Identificar causas/ fatores de vulnerabilidade e modalidades de violência sexual contra

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 10 30/6/2016 10:16 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.530, DE 24 DE OUTUBRO DE 2007. Conversão da MPv nº 384, de 2007. Texto compilado Institui o Programa

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

Teresópolis, 12 de junho de 2019.

Teresópolis, 12 de junho de 2019. Teresópolis, 12 de junho de 2019. Considerando o disposto no artigo 38 da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que determina que compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área

Leia mais

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL

LEI Nº /2013 CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL LEI Nº. 1.282/2013 Ementa: Institui o Plano Plurianual do Município de Ouricuri para o período de 2014 a 2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE OURICURI/PE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que A

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Diretrizes para elaboração do Plano de Ação A e Plano da Década D 2011-2020 2020 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Plano da Década D 2011

Leia mais

Projetos para os municípios Motivação

Projetos para os municípios Motivação PROJETOS Projetos para os municípios Motivação A FNP é referência na interlocução com os municípios, envolvendo diretamente os prefeitos e prefeitas na coordenação política dos projetos. Por isso, é constantemente

Leia mais

SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ VICENTINA SÃO LEOPOLDO 2010/2011

SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ VICENTINA SÃO LEOPOLDO 2010/2011 SINTESE DO DIAGNÓSTICO TERRITÓRIO DE PAZ VICENTINA SÃO LEOPOLDO 2010/2011 REALIZAÇÃO: Diagnóstico Local - Território de Paz da Vicentina São Leopoldo Página 1 DIAGNÓSTICO LOCAL TERRITÓRIO DE PAZ VICENTINA

Leia mais

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão NDHI 1. Educação e Cultura em Direitos Humanos Formação para a promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Plano de Governo Municipal para o mandato /2016

Plano de Governo Municipal para o mandato /2016 Plano de Governo Municipal para o mandato - 2013/2016 Dolcinópolis SP. 1- ASSISTÊNCIA SOCIAL Auxilio com medicamentos e complementos a cesta básica ao idoso e enfermo; Criação de programas para o atendimento

Leia mais

PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO PMDB / PP: POR BALNEÁRIO PINHAL SEMPRE GESTÃO, PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO PMDB / PP: POR BALNEÁRIO PINHAL SEMPRE GESTÃO, PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PROPOSTAS DA COLIGAÇÃO PMDB / PP: POR BALNEÁRIO PINHAL SEMPRE GESTÃO, PLANEJAMENTO E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Readequar a formatação das Secretarias Municipais, reduzindo e estruturando de acordo com

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

DESPESAS POR PROGRAMA SEGUNDO A CATEGORIA ECONÔMICA

DESPESAS POR PROGRAMA SEGUNDO A CATEGORIA ECONÔMICA PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESPESA PPA: 2014-2017 EXERCÍCIO: 2014 DESPESAS POR PROGRAMA SEGUNDO A CATEGORIA ECONÔMICA Programa 5001-ADMINISTRAÇÃO GERAL 237.805.958,00

Leia mais

DEMONSTRATIVO CONSOLIDADO DA DESPESA POR PROJETO, ATIVIDADE E OPERAÇÕES ESPECIAIS CONSOLIDAÇÃO GERAL Exercício: 2015

DEMONSTRATIVO CONSOLIDADO DA DESPESA POR PROJETO, ATIVIDADE E OPERAÇÕES ESPECIAIS CONSOLIDAÇÃO GERAL Exercício: 2015 1 01000000 0000 Legislativa 181.062.666,04 181.062.666,04 01031000 0000 Ação Legislativa 181.062.666,04 181.062.666,04 01031001 0000 Atuação Legislativa da Câmara Municipal 181.062.666,04 181.062.666,04

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011

POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011 POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011 PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CONFLITOS FUNDIÁRIOS Produção das Cidades e Ocupação Territorial das Cidades Atores/Agentes interesses Acesso

Leia mais

EDIÇÃO Nº A O

EDIÇÃO Nº A O EM AR M LUGARO É N U L A DE A L O C S NA E PAR ATY EDIÇÃO Nº 1-2018 ON IT ES OR IA AM NC Ê U ENTO Q E INCENTIVO À FRE PROGRAMA: CO L REALIZAÇÃO: O programa Lugar de aluno é na escola tem como base diversas

Leia mais

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL 2012-2015 Brasília DF Julho de 2011 1 A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a SEPPIR Essa Política tem como objetivo principal

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

PLANO DE GOVERNO ELEIÇÕES LONTRA 2012 COLIGAÇÃO LONTRA EM BOAS MÃOS DEM/PSDB/PMDB/PR/PDT PLANO DE GOVERNO SAÚDE

PLANO DE GOVERNO ELEIÇÕES LONTRA 2012 COLIGAÇÃO LONTRA EM BOAS MÃOS DEM/PSDB/PMDB/PR/PDT PLANO DE GOVERNO SAÚDE ELEIÇÕES LONTRA 2012 COLIGAÇÃO LONTRA EM BOAS MÃOS DEM/PSDB/PMDB/PR/PDT SAÚDE 1- Ampliar o atendimento básico de saúde, com a contratação de novos profissionais especializados e a construção de novas unidades

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Estado de Santa Catarina MUNICIPIO DE BRACO DO NORTE

Estado de Santa Catarina MUNICIPIO DE BRACO DO NORTE Página: 1/12 Órgão: 02.00 GABINETE DO PREFEITO 0,00 1.191.000,00 0,00 1.191.000,00 Unidade: 02.01 CHEFIA DE GABINETE DO PREFEITO 0,00 675.000,00 0,00 675.000,00 675.000,00 675.000,00 675.000,00 675.000,00

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO "FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR

DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR DIRETRIZES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GOVERNO "FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR A COLIGAÇÃO FORTALEZA SÓ TEM A GANHAR, com o objetivo de atender à Legislação Eleitoral e de expressar os compromissos programáticos

Leia mais

Anderson Cabido Presidente do IDTM Instituto de Desenvolvimento de Territórios Mineradores Secretário Executivo e ex-presidente da AMIB Associação do

Anderson Cabido Presidente do IDTM Instituto de Desenvolvimento de Territórios Mineradores Secretário Executivo e ex-presidente da AMIB Associação do Anderson Cabido Presidente do IDTM Instituto de Desenvolvimento de Territórios Mineradores Secretário Executivo e ex-presidente da AMIB Associação do Municípios Mineradores do Brasil Ex-Prefeito de Congonhas-MG

Leia mais

PROGRAMAS E TOTAIS POR EIXOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS E TOTAIS POR EIXOS ESTRATÉGICOS PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESPESA EXERCÍCIO: 2014 PROGRAMAS E TOTAIS POR EIXOS ESTRATÉGICOS 3 - SAÚDE - ACESSO PARA TODOS 229.646.080 260.827.903 272.565.143

Leia mais

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da

Aprimoramento do Programa diante dos avanços da cobertura e da qualificação da 1. Redesenho do PETI Fortalecer a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil por meio de ações estratégicas intersetoriais voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE 1 01000000 0000 Legislativa 2.486.797,24 8.696.157,45 11.182.954,69 01031000 0000 Ação Legislativa 2.486.797,24 8.696.157,45 11.182.954,69 01031001 0000 Atuação Legislativa da Câmara Municipal 2.486.797,24

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais