LEI /01 E NBR /98

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI /01 E NBR /98"

Transcrição

1 LEI /01 E NBR /98 Legislação ///////////////////////////////////////////// ///////////////////////////////////////////// Charles Fernando da Silva Cynthia Roberti Lima Everton Bortolini Natália Sabariego

2 O que é política urbana, qual seu objetivo e suas diretrizes? Lei , Estatuto das Cidades.Cap.1 Art.1º. Parágrafo Único.

3 Regulamenta o capítulo "Política Urbana" da Constituição Federal, detalhando e desenvolvendo os artigos 182 e 183. O que é o Estatuto das Cidades? Lei federal de 2001 ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Parágrafo único. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bemestar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

4 O artigo 182 dispõe que a política urbana é responsabilidade do Município e deve garantir as funções sociais da cidade e o desenvolvimento dos cidadãos.

5 O EC define as diretrizes que devem ser seguidas pelo município ao elaborar sua política urbana.

6 O município tem a atribuição de legislar a política urbana e cabe ao estado legislar sobre as regiões metropolitanas.

7 Quais os instrumentos da política urbana? Lei , Estatuto das Cidades.Cap.2 Art.4º.

8 Planos de ordenamento do território (nacionais, regionais e estaduais); Planejamento de regiões metropolitanas; Planejamento municipal; Tributação.

9 Como é regulamentado o parcelamento, a edificação e o uso do solo urbano? Cap. I, Seção II, Art. 5º do Estatuto das Cidades. Lei 9.800/2000 municipal para Curitiba!

10 Quais as condições para aquisição de imóvel urbano por usucapião? Constituição Federal Art Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. (Regulamento) 1º - O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2º - Esse direito não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3º - Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

11 Estatuto das Cidades - Da Usucapião Especial de Imóvel Urbano Art. 9o Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirirlhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. 1o O título de domínio será conferido ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2o O direito de que trata este artigo não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez. 3o Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legítimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que já resida no imóvel por ocasião da abertura da sucessão.

12 Art. 10. As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietá- rios de outro imóvel urbano ou rural.

13 Em quais termos o Estatuto das Cidades prevê a regularização fundiária de imóveis urbanos? Estatuto das Cidades - Diretrizes Gerais Art. 2o A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

14 IV regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanização, uso e ocupação do solo e edificação, consideradas a situação socioeconômica da população e as normas ambientais;

15 6. Segundo o Estatuto das Cidades, ao plano diretor competem quais atribuições? Estatuto das Cidades Do Plano Diretor Art. 39. A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2o desta Lei. Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. 1o O plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. 2o O plano diretor deverá englobar o território do Município como um todo. 3o A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos.

16 4o No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão: I a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade; II a publicidade quanto aos documentos e informações produzidos; III o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.

17 LEGISLAÇÃO TERRITORIAL: NBR /98

18 Quais os objetivos da NBR 14166/98? A norma fixa as condições exigíveis para a implantação e manutenção da Rede de Referência Cadastral Municipal destinada a: a) apoiar a elaboração e a atualização de plantas cadastrais municipais; b) amarrar, de um modo geral, todos os serviços de topografia, visando as incorporações às plantas cadastrais do município; c) referenciar todos os serviços topográficos de demarcação e acompanhamento de obras de engenharia em geral, de urbanização, de levantamentos de obras como construídas e de cadastros imobiliários para registros públicos e multifinalitários.

19 Segundo a NBR 14166/98, o que é Planta Cadastral Municipal e Planta Genérica de Valores? Qual a discussão comum existente em torno do termo PGV? Planta Cadastral Municipal: Planta, na escala 1:1000 ou maior, resultado da aplicação sistemática desta Norma e da NBR 13133, tendo como finalidade primordial os estudos sobre alinhamentos, nivelamentos e emplacamentos de edificações, servindo de base aos cadastros de infraestrutura urbana (água, esgoto, drenagem, pavimentação, força e luz, telefone, gás, etc.), apoiando ainda a construção das plantas de quadras, do Cadastro Imobiliário Fiscal, e o cadastro fundiário para registros públicos e cadastro de equipamentos comunitários ou sociais destinados a atividades de saúde, educação, cultura, lazer, esportes, promoção e assistência social e similares, apresentando ainda pontos cotados, na precisão compatível com a escala, em todos os cruzamentos de ruas, fins de ruas, mudanças de grade e de direção das ruas, abrangendo apenas as áreas urbanizadas e em processo de urbanização ou de expansão urbana do município além da hidrografia, drenagem, sistema viário, obas de arte, logradouros e arborização, registrando no seu conteúdo básico, também, informações sobre o parcelamento do solo urbano e das edificações.

20 Elaborar um esquema compreenda, de forma lógica e explicativa, as diferentes plantas contempladas pela NBR 14166/98? - Planta Cadastral Municipal - Planta Genérica de Valores (PGV), na escala 1: ou 1: Lei Complementar Municipal nº 40/2001 Art. 36. O valor venal do imóvel será determinado, mediante avaliação, tomando-se como referência os valores unitários constantes da planta Genérica de valores Imobiliários e características do imóvel. ( - Planta Geral do Município, na escala 1: ou 1: Planta indicativa de sistemas de Infraestrutura urbana. - Planta de quadra ou planta quadra (Cadastro Imobiliário Fiscal), na escala 1:1000 ou 1:500

21 - Planta de Referência Cadastral Planta planimétrica elaborada a partir da planta geral do município, na escala 1:5000 ou 1:10000, para gestão municipal, integrante dos cadastros técnicos municipais. No seu conteúdo básico deve constar a hidrografia, o sistema viário com sua denominação, a codificação de zonas, de quadras para amarração do Sistema Cadastral Imobiliário, sendo nela locados todos os novos loteamentos aprovados e as alterações do sistema viário, quando então, a partir destas modificações, serão alteradas ou criadas novas plantas de quadras do Cadastro Imobiliário Fiscal.

22 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Folhas de carta do IBGE 1:100000; Folhas de carta do território municipal 1:10000; Plantas de referencia cadastral (PRC) 1:5000; Plantas indicativas de equipamento urbano 1:5000; Obtidas das PRC. Plantas de valores genéricos de terreno 1:5000; Obtidas das PRC. Plantas Cadastrais Municipais (PCM) 1:1000; Plantas de Quadras 1:1000; Obtidas das PCM. Arquivos magnéticos dos mesmos.

23 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Folhas de carta do IBGE: Escala: 1:100000

24 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Folhas de carta do território municipal: Escala: 1:10000

25 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Planta de Referencia Cadastral: Escala: 1:5000

26 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Plantas indicativas de equipamentos urbanos: Escala: 1:5000

27 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Plantas de valores genéricos de terreno: Escala: 1:5000

28 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Planta Cadastrais Municipais: Escala: 1:1000

29 Documentos de Sistema Cartográfico Municipal Plantas de Quadra: Escala: 1:1000

30 Coordenadas Plano-retangulares UTM (Universal Transversa de Mercator)

31 Coordenadas Plano-retangulares Sistema Topográfico Local (com pontos geodésicos de apoio)

32 Instrumentos Legais de Oficialização Modelo de Decreto: Decreto nº de de de 199. Aprova a Rede de Referência Cadastral Municipal e dá outras providências. O Prefeito do município de, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o que dispõe o Decreto-Lei nº243, de 28 de fevereiro de Considerando...

33 Instrumentos Legais de Oficialização Modelo de Lei: Lei nº de de de 199 Regula a base cartográfica municipal. OPREFEITO DO MUNICÍPIO DE, Estado de, de acordo com o que decretou a Câmara Municipal em Sessão Ordinária, realizada no dia de de 199, PROMULGA a seguinte lei:

34 Referências. (2001) Lei de 10 de julho de 2001: Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional.. Material de apoio do plano diretor 1014 Disponível em: Acessado em: março de Planta Cadastral Municipal Curitiba. Disponível em: Acesso em abril de 2015.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Estatuto da Cidade: É a lei 10.257/ 2010. a) Previsão constitucional da política urbana: Previsão no art.

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 Programa 1. Introdução 2. Legislação Cadastral 3. Cadastrais 4. Metodologia do Cadastro Territorial 5. Cadastro Territorial

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com ESTATUTO

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 20, de 2012. Canoas, 29 de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Vereador Dario Francisco da Silveira Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas - RS Senhor Presidente, Na forma da

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

4.2. Considerações sobre a Obtenção de Dados. Base Legal

4.2. Considerações sobre a Obtenção de Dados. Base Legal Base Legal No Registro de Imóveis são feitos a matrícula, o registro e a averbação de atos referentes a imóveis ou a direitos a eles relacionados. Na designação genérica de REGISTRO estão compreendidas

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental

Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Centro Universitário de Votuporanga UNIVEF Gestão Ambiental e Ecocidadania Módulo: Planejamento Urbano Ambiental Profa. Dra. Delcimar Marques Teodózio Estatuto da Cidade e a flexibilidade normativa para

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS Gustavo Leonardo Wloch Arquiteto e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016 OBJETIVOS Explanar sobre o processo de elaboração

Leia mais

Regularização Fundiária

Regularização Fundiária Regularização Fundiária Aspectos Legais Beatriz Kauduinski Cardoso 3º. Seminário Estadual de Habitaçao Florianópolis, 29 outubro 2013 QUAL É A VERDADE? Querem, de todas as formas, impedir a construção

Leia mais

ENTENDENDO A USUCAPIÃO DE BENS IMÓVEIS URBANOS

ENTENDENDO A USUCAPIÃO DE BENS IMÓVEIS URBANOS 1 ENTENDENDO A USUCAPIÃO DE BENS IMÓVEIS URBANOS Antes de desenvolver a conceituação das diversas modalidades de usucapião de imóveis urbanos, devemos entender a ideia principal do instituto, que é a proteção

Leia mais

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa Smart Cities Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa O que é uma Cidade Inteligente? Usa da tecnologia para melhorar a qualidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE DE 2015. "APLICA A NÃO INCIDÊNCIA DE IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO - ITCD AOS IMÓVEIS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DOADOS PELOS MUNICÍPIOS." A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ANTEPROJETO DE LEI SÚMULA: Dispõe sobre a implantação da Outorga Onerosa do Direito de Construir na modalidade aquisição onerosa por compra no Município de Londrina e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 11 Sensibilização à Mobilidade Urbana

Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 11 Sensibilização à Mobilidade Urbana Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico Turma 11 Sensibilização à Mobilidade Urbana Angélica Manina de Moraes Cunha Neta (*) A sensibilização à Mobilidade Urbana deve ser baseada nos conhecimento

Leia mais

PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA

PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA PLANO DE AÇÃO PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ANANINDEUA Art. 1 - O plano diretor de Ananindeua PDA é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, considerando a totalidade do

Leia mais

o í DE u,r*x DE 2014.

o í DE u,r*x DE 2014. Prefeitura de ' MENSAGEM o í DE u,r*x DE 2014. Senhor Presidente, Tenho a honra de submeter a essa Augusta Casa Legislativa, Projeto de Lei que regulamenta o Título III, Capítulo IX, Seção V, da Lei Complementar

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

Lei n , de 12 de janeiro de 2015.

Lei n , de 12 de janeiro de 2015. Lei n 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

DIAS D ÁVILA Prefeitura Municipal

DIAS D ÁVILA Prefeitura Municipal LEI N.º 233/02 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2002 Aprova a Planta Genérica de Valores, estabelece a forma de apuração do valor venal de imóveis, para efeito de lançamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial

Leia mais

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano

Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Comunidades Planejadas e Propostas em Mobilidade Urbana X A Política de Desenvolvimento Urbano Brasília, 07 de maio de 2015 Roteiro 1. A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano 2. Avanços institucionais

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

1/27. Copyright LTG 2016 LTG/PTR/EPUSP

1/27. Copyright LTG 2016 LTG/PTR/EPUSP 1/27 2/27 ESCALA é a relação entre o valor de uma distância medida no desenho e sua correspondente no terreno. Representa-se na forma: 1:M ou 1/M ou como escala gráfica M é o módulo da escala e deve ser

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE GOV. DIX-SEPT ROSADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE GOV. DIX-SEPT ROSADO DECRETO Nº 062/2011-GP GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN EM, 23 DE NOVEMBRO DE 2011 DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA PARA FINS DE DESA- PROPRIAÇÃO PARTE DO TERRENO DO IMÓVEL QUE ES- PECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Aula 02 Plano Diretor

Aula 02 Plano Diretor Departamento de Construção Civil Curso de Tecnologia em Const. Civil PLANEJAMENTO Aula 02 Plano Prof.ª MSc. Fabiana Marques Julho/2015 CONCEITUAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR Não é tarefa fácil construir uma

Leia mais

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei:

Data: 14 de novembro de A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1. 1 7 2 Data: 14 de novembro de 2005. Súmula: Dispõe sobre a Transferência do Direito de Construir e dá outras providências. A Câmara Municipal de Guaratuba, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito

Leia mais

DECRETO Nº 017, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2005

DECRETO Nº 017, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2005 DECRETO Nº 017, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2005 Regulamenta o Capítulo XI do Título III da Lei nº 4.847, de 7 de janeiro de 2005, que dispõe sobre os loteamentos fechados, e dá outras disposições. O PREFEITO

Leia mais

CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento)

CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) LEI Nº 15.413, DE 20 DE JULHO DE 2011 (Projeto de Lei nº 288/11, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Dispõe sobre a concessão

Leia mais

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado edá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito

Leia mais

(PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO)

(PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO) LEI Nº 15.889, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2013 (PROJETO DE LEI Nº 711/13, DO EXECUTIVO, APROVADO NA FORMA DE SUBSTITUTIVO DO LEGISLATIVO) Atualiza os valores unitários de metro quadrado de construção e de terreno

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N 01/2016/Departamento de Engenharia PROJETO DE URBANISMO DA ÁREA DO PARQUE DO PRESIDENTES

TERMO DE REFERÊNCIA N 01/2016/Departamento de Engenharia PROJETO DE URBANISMO DA ÁREA DO PARQUE DO PRESIDENTES TERMO DE REFERÊNCIA N 01/2016/Departamento de Engenharia PROJETO DE URBANISMO DA ÁREA DO PARQUE DO PRESIDENTES 1. OBJETIVO O presente Termo de Referência tem como objetivo a Contratação de pessoa jurídica

Leia mais

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310 A NOVA LEI GT - REURB MCidades Agosto/16 MP 759: Política Nacional Dezembro/16 Congresso Audiências Seminários Lei 13.465 Novo Paradigma Julho/17 Decreto 9.310 Março/18 Dez/18 NOVO MARCO Lei Federal 13.465

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

Prefeitura Municipal de Condeuba publica:

Prefeitura Municipal de Condeuba publica: Prefeitura Municipal de Condeúba 1 Quarta-feira Ano V Nº 709 Prefeitura Municipal de Condeuba publica: Lei Nº 897/2015 - Institui 12 de outubro como Dia Municipal da Imprensa em Condeúba/BA e dá outras

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 49, DE 2009

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 49, DE 2009 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 49, DE 2009 Estabelece a legitimidade do Ministério Público para propor a ação de usucapião especial urbana referida no art. 10 da Lei nº 10.257, de 10 de julho

Leia mais

CONDOMÍNIO DE LOTES. Salvador-BH/Setembro de 2016

CONDOMÍNIO DE LOTES. Salvador-BH/Setembro de 2016 CONDOMÍNIO DE LOTES Salvador-BH/Setembro de 2016 CONDOMÍNIOS Espécies CONDOMÍNIOS: Geral (entre duas ou mais pessoas); Edilício: De Casas; De Apartamentos; De Lotes, de livre construção. Condomínio Geral

Leia mais

Marcos do Direito à Moradia

Marcos do Direito à Moradia Marcos do Direito à Moradia PLANO INTERNACIONAL Declaração Universal Universal dos Direitos Humanos (art. 25) Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (art. 17) Pacto Internacional de Direitos

Leia mais

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística SUMÁRIO Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística 1. Questão de ordem... 2. A cidade e a metrópole... 3. O conceito

Leia mais

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO

DO CONCEITO DE USUCAPIÃO DO CONCEITO DE USUCAPIÃO Conceito: Usucapião é modo de aquisição da propriedade (ou outro direito real), que se dá pela posse continuada, durante lapso temporal, atendidos os requisitos de lei. LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Planos Municipais de Mobilidade Urbana

Planos Municipais de Mobilidade Urbana Planos Municipais de Mobilidade Urbana Plan Mob Como vou participar disso? Quanto terei que gastar? Mas o que isso significa?? Uma Breve Contextualização... Panorama Brasileiro da Política Urbana Constituição

Leia mais

P L A N O S DIRETORES

P L A N O S DIRETORES CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PLANOS ESTRUTURA GERAL DE CONTEÚDOS 1. Justificativa A partir dos anos 70 assistimos a rápida e abrupta urbanização da população brasileira. Segundo dados do IBGE, hoje 81% da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2823 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 475 de 22 de maio de 2019 - Dispõe sobre a criação e denominação da Praça no Bairro dos Pescadores na sede do município de

Leia mais

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013 Edição n 1209

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013 Edição n 1209 REPUBLICADA POR INCORREÇÕES LEI MUNICIPAL Nº 1.511, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a regularização de parcelamentos do solo, edificações, atividades e engenhos publicitários instalados no Município

Leia mais

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira)

Aula nº 05 (Ordem Social, Econômica e Financeira) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Ordem Social, Econômica e Financeira Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 05 (Ordem Social,

Leia mais

PLANO DIRETOR: INSTRUMENTO REGULADOR DE FUNÇÃO SOCIAL 1

PLANO DIRETOR: INSTRUMENTO REGULADOR DE FUNÇÃO SOCIAL 1 PLANO DIRETOR: INSTRUMENTO REGULADOR DE FUNÇÃO SOCIAL 1 Gabriela Almeida Bragato 2, Tainara Kuyven 3, Gabriela Pires Da Silva 4, Tarcisio Dorn De Oliveira 5. 1 Trabalho desenvolvido no Curso de Graduação

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO ZONAS ESPECIAS DE INTERESSE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS 424 Felipe Clemente felipeclemente@uol.com.br Pesquisador voluntário de iniciação cientifica Bacharel

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS CACHOEIRAS LEI COMPLEMENTAR Nº 03 DE 07 DE JULHO DE 2016.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS CACHOEIRAS LEI COMPLEMENTAR Nº 03 DE 07 DE JULHO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 03 DE 07 DE JULHO DE 2016. Dispõe sobre a regularização de parcelamento do solo, de loteamentos, desmembramentos, fracionamentos ou desdobros de imóveis urbanos ou urbanizados, loteamentos

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO Lei nº 17.492, de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.063/82 Lei n 6.063/82 - Dispõe sobre o parcelamento do Solo Urbano e dá

Leia mais

SINTER, CADASTRO E REGISTRO DE IMÓVEIS. Regularização Fundiária III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico

SINTER, CADASTRO E REGISTRO DE IMÓVEIS. Regularização Fundiária III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico SINTER, CADASTRO E REGISTRO DE IMÓVEIS Regularização Fundiária III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico SINTER - PRESSUPOSTOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS A quem compete

Leia mais

CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011

CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011 CAPACITAÇÃO e LEITURA técnicos REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CAMBORIÚ SC / 2011 CAPACITAÇÃO e ASSESSORIA: UNIVALI UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CURSO DE ARQUITETURA

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 035/18, DE 15 DE JUNHO DE 2018.

PROJETO DE LEI Nº 035/18, DE 15 DE JUNHO DE 2018. PROJETO DE LEI Nº 035/18, DE 15 DE JUNHO DE 2018. Institui o Programa Municipal de Pavimentação Participativa do Município de Roca Sales, e dá outras providências. AMILTON FONTANA, Prefeito do Município

Leia mais

Câmara Municipal MUNICÍPIO DE MATOSINHOS

Câmara Municipal MUNICÍPIO DE MATOSINHOS MUNICÍPIO DE MATOSINHOS Câmara Municipal PLANO DE PORMENOR PARA O TERRENO ENTRE A AV. DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA E A RUA NOGUEIRA PINTO - LEÇA DA PALMEIRA R E G U L A M E N TO NOGUEIRA PINTO LEÇA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ / Lei nº 1.589/2010 Regulamenta a implantação de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL HORIZONTAL e CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VERTICAL e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUAÇU, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE AMÉRICO BRASILIENSE

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE AMÉRICO BRASILIENSE Segunda-feira, 29 de Abril de 2019 Edição N 1.028 Caderno II DECRETO Nº 024/2019 De 24 de abril de 2019 Dispõe sobre a abertura de crédito suplementar e dá outras providências DIRCEU BRÁS PANO, Prefeito

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei 13.465/2017 Paola de Castro Ribeiro Macedo Oficial de Registro de Imóveis de Taubaté-SP. MECANISMOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL. Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil

BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL. Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil PLANEJAMENTO URBANO O planejamento urbano é o processo de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM ZEIS EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS IMPASSES E AVANÇOS DO INSTRUMENTO

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM ZEIS EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS IMPASSES E AVANÇOS DO INSTRUMENTO APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM ZEIS EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS IMPASSES E AVANÇOS DO INSTRUMENTO Bruno Meirinho Advogado AMBIENS SOCIEDADE COOPERATIVA www.coopere.net ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL

Leia mais

9. Gestão ambiental no Estatuto da Cidade: alguns comentários

9. Gestão ambiental no Estatuto da Cidade: alguns comentários Publicado originalmente em: CARVALHO, Pompeu F. de; BRAGA, Roberto (orgs.) Perspectivas de Gestão Ambiental em Cidades Médias. Rio Claro: LPM-UNESP, 2001. pp. 111 a 119. (ISBN 85-89154-03-3) 9. Gestão

Leia mais

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO MATINHOS PARANÁ BRASIL 2006 LEI DA OUTORGA ONEROSA

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO E DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO MATINHOS PARANÁ BRASIL 2006 LEI DA OUTORGA ONEROSA LEI Nº 1069 INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO - LEI DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR Regulamenta a Outorga Onerosa do Direito de Construir e a Concessão de Prêmios às Atividades Classificadas como

Leia mais

DECISÃO NORMATIVA Nº 47, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1992.

DECISÃO NORMATIVA Nº 47, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1992. DECISÃO NORMATIVA Nº 47, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1992. Dispõe sobre as atividades de Parcelamento do Solo Urbano, as competências para executá-las e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal

Leia mais

Município de Teixeira de Freitas - Bahia

Município de Teixeira de Freitas - Bahia Município de Teixeira de Freitas - Bahia Esquema de definição dos programas do PLHIS Situação institucional; Situação normativa e legal; Informação e dados municipais; Dinâmica urbana e mercado de solo;

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL 24 de Agosto de 2018 ROTEIRO 1. Gestão democrática no Estatuto da Cidade. 2. Sistema de planejamento e gestão democrática

Leia mais

PUBLICADO DOC 29/05/2013, p. 1, 3, 5-6 c. todas, 1-2

PUBLICADO DOC 29/05/2013, p. 1, 3, 5-6 c. todas, 1-2 PUBLICADO DOC 29/05/2013, p. 1, 3, 5-6 c. todas, 1-2 LEI Nº 15.766, DE 28 DE MAIO DE 2013 (Projeto de Lei nº 226/13, do Executivo) Autoriza a transferência, a título não oneroso, à Companhia Metropolitana

Leia mais

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU )

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU ) 1 DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU 28.04.2009) Regulamenta a Medida Provisória nº 458, de 10 de fevereiro de 2009, para dispor sobre a regularização fundiária das áreas urbanas situadas em

Leia mais

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92

PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PUBLICADO DOC 29/09/2011, PÁG 92 PROJETO DE LEI 01-00470/2011 do Executivo (Encaminhado à Câmara pelo Sr. Prefeito com o ofício ATL 126/11). Institui o Projeto Estratégico de Intervenção Urbana - Parque

Leia mais

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento.

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 05 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. 1. Introdução

Leia mais

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL

1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL 1º Fórum de Assuntos Extrajudiciais USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL Bianca Castellar de Faria Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Vigência 18/03/2016 Inclusão do artigo 216-A na Lei 6.015/73 Usucapião

Leia mais

d. Fixar conceitos e metodologia apresentados no Manual do PLHIS.

d. Fixar conceitos e metodologia apresentados no Manual do PLHIS. Curso: Plano de Habitação de Interesse Social Participante: Município: Estado: Objetivos de Aprendizagem: Capacitar os atores institucionais e sociais para elaboração do PLHIS; Conhecer estudos e pesquisas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 Dispõe sobre o parcelamento do solo rural do Município de Indianópolis. O PREFEITO MUNICIPAL Faço

Leia mais

Programa de Regularização Fundiária

Programa de Regularização Fundiária Programa de Regularização Fundiária O Programa de Regularização Fundiária (PRF) é um processo urbanístico, social e jurídico que objetiva a regularização da posse da terra para a população de baixa renda,

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO A CARREIRA. A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é uma carreira promissora? 08/03/16

MERCADO DE TRABALHO A CARREIRA. A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é uma carreira promissora? 08/03/16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes MERCADO DE TRABALHO Introdução a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica A CARREIRA A Engenharia de Agrimensura

Leia mais

LEGISLAÇÃO RELATIVA À REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU

LEGISLAÇÃO RELATIVA À REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU LEGISLAÇÃO RELATIVA À REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU LEI ORDINÁRIA Nº 5.355, de 4 de junho de 2004 Dispõe sobre a instituição do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Aracaju - CONDEMETRO,

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 999

LEI MUNICIPAL Nº 999 LEI MUNICIPAL Nº 999 De 30 de Outubro de 2017 DISPÕE SOBRE O PPA PLANO PLURIANUAL PARA O PERÍODO DE 2018/2021, DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA/SE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. FRANCISCO CARLOS NOGUEIRA

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 Programa 1. Introdução 2. Legislação Cadastral 3. Questões Cadastrais 4. Metodologia do Cadastro Territorial 5. Cadastro

Leia mais

Conferência Municipal da Cidade. Município de Luiz Alves/SC

Conferência Municipal da Cidade. Município de Luiz Alves/SC Conferência Municipal da Cidade Município de Luiz Alves/SC 24.04.2018 Conferência Municipal da Cidade As Conferências da Cidade têm por finalidade promover a PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO nos processos decisórios

Leia mais

Plano de Metas Planos Diretores. Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos

Plano de Metas Planos Diretores. Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos Plano de Metas 2015 Planos Diretores Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos PLANO DE METAS 2015 META 14.2. Desenvolver Plano diretor Urbano e Plano Diretor Ambiental

Leia mais

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião.

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 18 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Obs: Imissão na

Leia mais

Processo de Input - Procedimentos Administrativos: Atualização via parcelamento - loteamento.

Processo de Input - Procedimentos Administrativos: Atualização via parcelamento - loteamento. Atualização via parcelamento - loteamento. Aprovação do projeto Regularização das parcelas no Registro de Imóveis Concessão da Licença de Obras de Urbanização Digitação de no sistema de licenciamento (módulo

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial. Gustavo Nygaard

Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial. Gustavo Nygaard Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial d Gustavo Nygaard nygaard@tozzinifreire.com.br Painel II - Quantificação e Distribuição da Carga Tributária

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº804

DECRETO MUNICIPAL Nº804 DECRETO MUNICIPAL Nº804 De 21 de Agosto de 2018 APROVA A ALTERAÇÃO DO LOTEAMENTO DENOMINADO RESIDENCIAL BELA VISTA E DO DECRETO MUNICIPAL Nº455, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2013 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. FRANCISCO

Leia mais

MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8

MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8 2011 MBA EM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO TURMA 8 Prof. Dr. Emílio Haddad Para que serve o governo: fundamentos da regulação do mercado imobiliário Roteiro da apresentação Parte I Falhas de mercado Parte

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 760, DE 1º DE AGOSTO DE Estabelece diretrizes para a Organização Regional do Estado de São Paulo

LEI COMPLEMENTAR Nº 760, DE 1º DE AGOSTO DE Estabelece diretrizes para a Organização Regional do Estado de São Paulo LEI COMPLEMENTAR Nº 760, DE 1º DE AGOSTO DE 1994 Estabelece diretrizes para a Organização Regional do Estado de São Paulo O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta

Leia mais

DECRETO Nº 6.863, DE

DECRETO Nº 6.863, DE DECRETO Nº 6.863, DE 15-08-2008 INSTITUI O PLANO DE ACESSO VIÁRIO ÀS PRAIAS DO LITORAL NORTE DE MACEIÓ, NOS TERMOS DO PLANO DIRETOR (LEI Nº 5.486, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2005) E DO CÓDIGO MUNICIPAL DE URBANISMO

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO:

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA AS OFICI- NAS POR SEG- MENTO: DISCUSSÃO SOBRE OS INSTRUMENTOS DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR (OODC), TRANSFERÊNCIA DE DIREITO DE CONSTRUIR (TDC), PARCELAMENTO,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 1.146, DE 24 DE AGOSTO DE Cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí-AU Jundiaí, e dá providências correlatas.

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 1.146, DE 24 DE AGOSTO DE Cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí-AU Jundiaí, e dá providências correlatas. LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 1.146, DE 24 DE AGOSTO DE 2011. Cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí-AU Jundiaí, e dá providências correlatas. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembleia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Gabinete do Prefeito Subsecretaria de Serviços Compartilhados Coordenadoria Geral de Gestão Institucional

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Gabinete do Prefeito Subsecretaria de Serviços Compartilhados Coordenadoria Geral de Gestão Institucional Comissão Especial Comissão de Avaliação Especial de Avaliação Conselho de Contribuintes Conselho do de Município Contribuintes do Rio do Município de Janeiro do Rio de Janeiro Secretaria Municipal Secretaria

Leia mais

OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR

OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR E TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE CONSTRUIR Constituição Federal Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes

Leia mais

Lei Estadual , de 2008

Lei Estadual , de 2008 1 Lei Estadual 13.290, de 2008 ENUNCIADOS sobre a aplicação dos novos itens da tabela de custas introduzidos pela Lei n 13.290/08. ENUNCIADO 1 Item 14.1 Sendo o registro do parcelamento de solo ou da instituição

Leia mais