Uma ferramenta de apoio à reflexão continuada
|
|
|
- Bruno Caminha Alencastre
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 portefólio Uma ferramenta de apoio à reflexão continuada Destinado a professores Aqui encontrará um conjunto de sugestões de trabalho para a utilização da metodologia dos portefólios no apoio ao desenvolvimento profissional dos professores. Destacável Noesis n.º 74 Concepção de Cristovalina Afonso, Maria Adelina Laranjeiro e João Carlos Sousa
2 Portefólio. O que é? O que pode ser? O que é um portefólio? É um conjunto organizado de evidências que retratam o percurso pessoal e/ou profissional do indivíduo ou das organizações. Entende-se aqui por evidências os registos que ilustram as acções do(s) sujeito(s) e que podem ser apresentados em muitos formatos diferentes (scripto, video, imago, audio, etc). Para além da recolha selectiva e organização dos materiais, o portefólio deve incluir uma reflexão continuada sobre o(s) processo(s), identificando, por exemplo, os sucessos e as dificuldades encontradas. Para que serve um portefólio? Pode ter diferentes aplicações, dependendo do objectivo com que for utilizado. No entanto, está sempre associado à necessidade de demonstrar o que se sabe fazer, seja do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, em que o portefólio espelha o indivíduo que o constrói, seja do ponto de vista da certificação das competências exteriormente determinadas. Como é constituído um portefólio? É constituído por um conjunto de materiais e reflexões organizados em torno de um documento estruturante associado ao processo ou instituição tutelar (no caso de portefólios de avaliação) ou ao projecto de formação pessoal ou profissional do indivíduo (no caso de portefólios de desenvolvimento). Este documento organizador pode ter por base os itens avaliativos (no portefólio de avaliação) ou os objectivos de aprendizagem (no portefólio de desenvolvimento), apresentando ligações com as evidências e reflexões que demonstram essas evidências. Um portefólio não é um dossier onde se guardam todos os documentos associados ao processo em causa, mas apenas aqueles que são considerados importantes para os objectivos enunciados no documento estruturante. As razões dessa escolha devem constar da reflexão associada a cada evidência. Porquê usar um portefólio? Um portefólio pode constituir uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo pois, através da sua construção, faculta ao sujeito o auto-conhecimento nas seguintes dimensões: quem sou? como sou? de que sou capaz? quais são os meus limites/dificuldades? quais são as minhas ambições/metas? que caminho quero trilhar?
3 portefólios electrónicos Como fazer? Os portefólios existem há centenas de anos em suportes tradicionais. No entanto, a adopção do suporte digital, possibilitada pela recente evolução tecnológica, apresenta um conjunto alargado de vantagens, sobretudo associadas à facilidade de actualização e de distribuição e à simplicidade de armazenamento e de integração multimédia. Num portefólio digital ou e-portefólio, todos os documentos estão em formato digital e são ficheiros que se encontram armazenados em uma ou mais pastas. O documento organizador do portefólio inclui uma série de hiperligações que relacionam o enunciado das competências a desenvolver com as evidências e reflexões que as demonstram. Um sistema tecnológico de apoio a um sistema de portefólios tem que apresentar as seguintes características essenciais: a) condicionamento de acessos; b) suporte ao armazenamento seguro de ficheiros das evidências; c) suporte à criação e edição dos documentos organizadores e das reflexão associados às evidências; d) suporte à interacção. Ao longo deste documento será abordado um conjunto de formas simples para criar e desenvolver um portefólio digital que obedecem a estes pré-requisitos. ConsUltar: Site do Eifel, European Institute for E-Learning associação profissional europeia independente que desenvolve muito trabalho na área dos portefólios electrónicos. Site de Helen Barrett a guru dos portefólios electrónicos. Pode encontrar um sem número de recursos em língua inglesa. Site do projecto Digifolio - Digital Portfolio as a strategy for teachers professional development Questões sobre e-portefólios um conjunto de perguntas e respostas em vídeo sobre este tema, disponíveis em português.
4 Construção de um portefólio em Word ou Powerpoint COMO FAZER? Os processadores de texto, como o Word da Microsoft ou o Writer do OpenOffice, e as aplicações de apresentação como o Microsoft Powerpoint ou o Openffice Impress permitem a criação de hiperligações para outros documentos. Para criar um portefólio digital com uma destas aplicações, deve: 1. Arranjar versões digitais de todas as evidências e documentos que pretende incluir no seu portefólio (utilize ficheiros de documentos, de fotografias digitais, clips de vídeo capturados com a máquina digital que são mais fáceis de obter em formato de ficheiro); 2. Organizar os documentos por pastas, de acordo com algum critério de organização (por exemplo, uma pasta para as reflexões e outra pasta para as evidências); 3. Criar no Microsoft Word ou no PowerPoint o documento organizador do seu portefólio (por exemplo, a lista de itens no caso de um portefólio de avaliação ou o seu plano de desenvolvimento pessoal e profissional, no caso de um portefólio de desenvolvimento); 4. Criar hiperligações que relacionem cada item com a(s) evidência(s) e reflexões associadas (em caso de dúvida, consultar os sites indicados em CONSULTAR). 5. Gravar todos os ficheiros e a estrutura de pastas (sem a alterar!!!) numa pen USB ou num CD (ou DVD se o tamanho dos ficheiros utilizados o justificar). VANTAGENS: Ao utilizar as ferramentas habituais, no desenvolvimento do seu portefólio, torna mais fácil o seu desenvolvimento e actualização; Os ficheiros dos documentos ocupam muito menos espaço e são mais facilmente transportáveis e copiáveis do que os seus originais.
5 DESVANTAGENS: Não pode alterar a posição relativa dos ficheiros nas pastas, sob pena de as hiperligações deixarem de funcionar; Se incluir no portefólio formatos de ficheiros pouco vulgares corre o risco de os destinatários do seu portefólio não os conseguirem visualizar. Opte, sempre que possível, pela utilização de formatos abertos que se conseguem visualizar gratuitamente, como o PDF; Este formato de portefólio não facilita a inclusão das opiniões de terceiros os especialistas, tutores, mentores ou os pares. Estas terão que ser recolhidas como ficheiros e adicionadas às pastas respectivas; Se não tiver o cuidado de fazer cópias de segurança periódicas, corre o risco de perder toda a informação ou parte dela se ocorrer um problema técnico no computador, disco rígido ou pen USB. CONSULTAR: Site português do processador de texto OpenOffice.org Write. Site português do Microsoft Office Word Site português do Microsoft Office Powerpoint aspx?pid=ch Como criar uma hiperligação no Microsoft Office Powerpoint 2007 (tutorial). Como criar uma hiperligação no Microsoft Office Word (tutorial). Conversor online gratuito de ficheiros em formato PDF (acede-se ao endereço da WEB, envia-se o ficheiro que se quer converter e recebe-se em formato PDF numa mensagem de correio). dopdf Software gratuito que funciona como mais uma impressora instalada no computador mas que em vez de imprimir, gera ficheiros em formato PDF. Adobe Acrobat Reader, leitor gratuito para os ficheiros em formato PDF.
6 Portefólios electrónicos com o Moodle Actualmente, todas as escolas públicas em Portugal têm acesso ao moodle, uma plataforma electrónica de apoio ao ensino e à aprendizagem. O moodle funciona como um sítio da WEB disponível 24h por dia e com o acesso protegido por senhas individuais, que se encontra organizado por várias páginas que recebem o nome de disciplinas. O moodle inclui algumas ferramentas básicas de edição, pelo que não precisa de ter aplicações instaladas no computador para criar textos ou questionários, por exemplo. No entanto, para a produção de documentos mais elaborados, torna-se necessária a utilização de ferramentas informáticas adicionais. Dadas as suas características, o moodle pode servir para apoio à construção e manutenção de portefólios de professores, uma vez que faculta o suporte ao conjunto elementar de funções de um sistema de portefólio: a) acesso condicionado; b) armazenamento de ficheiros das evidências; c) suporte à criação e edição de documentos organizadores e de reflexão associados às evidências; d) suporte à interacção. Uma equipa de professores e investigadores da Escola Superior de Educação de Santarém desenvolveu um módulo que pode ser instalado gratuita e livremente e que adiciona ao moodle um conjunto de funcionalidades que permitem aos alunos construirem portefólios de avaliação. Este módulo fornece um conjunto completo de funcionalidades, podendo ser configurado para servir de suporte aos portefólios de desenvolvimento para os professores. COMO FAZER? 1. Deverá contactar o coordenador TIC da escola (ou o responsável pelo moodle) para que: a) seja criada uma conta de utilizador para si (login e password) no moodle da escola (para poder entrar na plataforma); b) seja criada uma disciplina (pelo menos) e lhe sejam atribuídos os privilégios de professor (para poder editar livremente os seus conteúdos na mesma); c) sejam inscritos nessa disciplina todos aqueles que irão ter acesso ao portefólio (os pares, os mentores, os avaliadores...); d) lhe instalem o módulo REPE configurado para ser utilizado no apoio ao desenvolvimento dos portefólios dos professores e funcionários da escola (decisão que terá que ser tomada pelos orgãos responsáveis). 2. Deverá editar a sua disciplina, criando a estrutura de suporte ao seu portefólio. Uma possível abordagem consiste em: a) criação de uma pasta para onde vai transferir os documentos das evidências (e até das reflexões, se optar por não as fazer utilizando as ferramentas do moodle);
7 b) produção e edição de documentos com as reflexões sobre as evidências e de um (ou mais) documento(s) organizador(es) com hiperligações para as evidências e reflexões; c) construção de um forum de suporte às interacções com aqueles que o vão auxiliar na elaboração do seu portefólio. Periodicamente deverá fazer um backup da disciplina (o que origina um ficheiro único compactado no formato ZIP que deverá guardar numa pen USB ou num CD), o que será útil no caso de problemas técnicos no moodle da escola ou na deslocação para outro moodle. VANTAGENS: Ao publicar o seu portefólio no moodle, este encontra-se permanentemente disponível online pelo que pode consultá-lo e actualizá-lo em qualquer computador, com acesso à Internet; O seu portefólio está também disponível para os que a ele tiverem acesso, independentemente da hora e do local onde se encontrem; Não precisa de aplicações no computador que utilizar, uma vez que o moodle disponibiliza ferramentas para transferência de ficheiros, de edição de textos e hipertextos e de comunicação. DESVANTAGENS: É necessária a utilização de um computador com acesso à Internet para editar e/ou consultar o seu portefólio; O seu portefólio pessoal de desenvolvimento vai ficar associado a uma instituição específica. CONSULTAR: Comunidade Moodle Portuguesa (onde pode encontrar um conjunto alargado de informações, guiões e tutoriais de apoio à utilização do moodle). Site do centro Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém (onde pode encontrar informações sobre o módulo REPE, incluindo manuais de instalação e de operação para professor e aluno).
8 Construção de um portefólio electrónico com um blog Uma das maneiras mais simples e poderosas de construir um portefólio electrónico é a utilização de um blog uma ferramenta online que permite criar um conjunto de páginas na WEB sem necessidade de utilizar software específico. COMO FAZER? Existem muitos serviços de criação de blogs na Internet. Para criar um e-portefólio no Blogger (serviço gratuito de criação de blogs da Google) deve seguir os seguintes passos: 1. Vá a e inscreva-se para obter uma conta Google gratuita, o que lhe dá acesso a vários serviços, entre os quais o Blogger; 2. Vá a e crie um blog gratuito. Pode torná-lo visível apenas para si, partilhá-lo com todos ou apenas com algumas pessoas, utilizando as configurações de acesso; 3. Inscreva-se num dos serviços online gratuitos de armazenamento e partilha de ficheiros Windows Live SkyDrive ou Box.net e crie uma conta; 4. Pode agora construir as suas reflexões, ilustrá-las com imagens fixas e vídeos que transfere para o Blogger e (hiper)ligá-las a outros documentos que guardou no SkyDrive ou Box.net. VANTAGENS: Apresenta todas as vantagens dos portefólios electrónicos, já atrás referidas; Permite a utilização de etiquetas (tags) como descritores dos documentos publicados (as etiquetas permitem formas de navegação não sequenciais); Confere uma dimensão social particularmente eficaz e poderosa pois permite, através do sistema de comentários dos blogs, a leitura das entradas e comentários por parte daqueles que têm acesso ao blog especialistas, pares, mentores, tutores, etc. DESVANTAGENS: Torna-se necessária uma ligação à Internet para actualizar e consultar um portefólio publicado num blog. Se utilizar muitos produtos multimédia, torna-se aconselhável a utilização de banda larga. CONSULTAR: Gmail provavelmente o mais inovador e poderoso sistema de webmail (correio electrónico pela WEB).
O or. Recursos digitais no ensino da educação visual. O Educação visual, 5. /6. anos. Equipa de autores do projeto. Educação Visual, 5. /6.
or Recursos digitais no ensino da educação visual O Educação visual, 5. /6. anos Equipa de autores do projeto IMAGINARTE Educação Visual, 5. /6.º anos César Figueiredo, Raquel Nery e Susana Leite EMAIL
Construir um e-portefólio com o Blogger
TUTORIAIS CienTIC7 Construir um e-portefólio com o Blogger O suporte informático para um e-portefólio pode ser tão simples como um documento criado num processador de texto ou tão específico e elaborado
SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas
SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL Internet e Educação Ensaio: A Web 2.0 como ferramenta pedagógica
UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO
www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento
Potencialidades Pedagógicas do Windows Live
Potencialidades Pedagógicas do Windows Live Novembro, 2010 1 O que é o Windows Live 2 Como aceder ao Windows Live 2.1 Criar uma Windows Live ID 2.2 Aceder ao Windows Live 3 Serviços online do Windows Live
WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET
MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS
PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE
REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão
A SÈTIMA. O nosso principal objectivo
03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto
Criação de Páginas Web - MS Word 2000
Gestão Comercial e da Produção Informática I 2003/04 Ficha de Trabalho N.º 9 Criação de Páginas Web - MS Word 2000 1. Criação de uma página Web (HTML): Escreva o seu texto e introduza as imagens pretendidas
ACÇÃO DE FORMAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO. Domínio de Formação. Área de Formação. Modalidade de Formação. Duração: (Número total de horas) 36
Plano de Formação 2009 ACÇÃO DE FORMAÇÃO Competências em TIC : Curso A nível 1 CARACTERIZAÇÃO DA ACÇÃO Área de Formação Domínio de Formação Tecnologias de Informática e Comunicação Utilização e/ou Manutenção
Aplicações de Escritório Electrónico
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Microsoft Word Folha
Índice. Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4. Primeiros passos com o e-best Learning 6. Actividades e Recursos 11
Índice Parte 1 - Introdução 2 Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4 Parte 2 Desenvolvimento 5 Primeiros passos com o e-best Learning 6 Como aceder à plataforma e-best Learning?... 6 Depois
MANUAL DO FORMANDO FORMAÇÃO À DISTÂNCIA 2015. Introdução
Introdução MANUAL DO FORMANDO Este manual pretende fornecer aos formandos as informações necessárias para realizar todas as tarefas da formação à distância, incluindo os materiais de apoio e o acompanhamento
TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!
TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação
FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012
FICHA TÉCNICA DO CURSO FOTOGRAFIA DIGITAL E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGEM EDIÇÃO Nº 01/2012 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Fotografia Digital e Pós-produção de imagem. 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O "Curso de Fotografia
DOCBASE. 1. Conceitos gerais. 2. Estrutura da pasta de associações. 3. A área de documentos reservados. 4. Associação de Imagens
Documentação, Informática e Desenvolvimento 1 DOCBASE ASSOCIAÇÔES MULTIMÉDIA 1. Conceitos gerais 2. Estrutura da pasta de associações 3. A área de documentos reservados 4. Associação de Imagens 5. Procedimentos
FICHEIROS COM EXEMPLOS
FICHEIROS COM EXEMPLOS Envie um e-mail* para [email protected] para conhecer os endereços de Internet de onde poderá fazer o download dos ficheiros com os exemplos deste livro. Reservados todos
Aplicações de Escritório Electrónico
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho
O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas,
O 1º Ciclo do Ensino Básico é um espaço privilegiado onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas, pois este é um dos meios de socialização e da aquisição das primeiras competências
EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA. TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano. Ano letivo 2014-2015
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO da DISCIPLINA de TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano Ano letivo 2014-201 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES Desenvolvimento
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Sumário efac Brasil... 3 Como acessar o AVA... 4 Acessando a Disciplina... 4 Recursos e Atividades... 5 Apresentação de Slides... 5 Chat... 6 Documento de Texto... 6 Documento
COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD
COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3
Computadores Portáteis. Regulamento de utilização
Computadores Portáteis Regulamento de utilização 1 Introdução Os computadores portáteis estão disponíveis para: a) a utilização individual e profissional por professores; b) a utilização por professores,
FACILIDADES DE COLABORAÇÃO
MICROSOFT OFFICE 365 FACILIDADES DE COLABORAÇÃO Março 2012 A CLOUD365 estabeleceu acordos estratégicos com os principais fornecedores de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), entre os quais destacamos
Módulo Presencial Síncrona Assíncrona TOTAL
REFRESCAMENTO DE PROFESSORES EM TIC NÍVEL 1 (125 horas) Objectivos gerais Este curso visa a aquisição de competências técnicas básicas no âmbito das aplicações informáticas de processamento de texto, folha
Construção Páginas de Internet
Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites
9º Ano. 1º Período. . Conhecer os conceitos básicos relacionados com a Tecnologias Da Informação e Comunicação (TIC);
1º Período UNIDADE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1. Conceitos Básicos 2. Áreas de Aplicação das TIC 3. Introdução á estrutura e funcionamento de um sistema Informático 4. Decisões fundamentais
PHC dteamcontrol Interno
O módulo PHC dteamcontrol Interno permite acompanhar a gestão de todos os projectos abertos em que um utilizador se encontra envolvido. PHC dteamcontrol Interno A solução via Internet que permite acompanhar
Perguntas Frequentes Assinatura Digital
Perguntas Frequentes Assinatura Digital Conteúdo Onde posso obter a minha assinatura digital qualificada... 1 O que preciso para assinar um documento com o cartão de cidadão... 1 Como assinar um documento
Manual de utilização do Moodle
Manual de utilização do Moodle Iniciação para docentes Universidade Atlântica Versão: 1 Data: Fevereiro 2010 Última revisão: Fevereiro 2010 Autor: Ricardo Gusmão Índice Introdução... 1 Registo no Moodle...
4.3 Ferramentas para criar conteúdos/recursos educativos
4.3 Ferramentas para criar conteúdos/recursos educativos 4.3.2. Google Sites Célio Gonçalo Marques a) Introdução O Google Sites foi lançado oficialmente no dia 23 de Outubro de 2008 em mais de 37 línguas,
[Documentação da Plataforma MY.IPLEIRIA.PT dos Estudantes do IPLeiria]
[Documentação da Plataforma MY.IPLEIRIA.PT dos Estudantes do IPLeiria] Unidade De Administração de Sistemas Serviços Informáticos Instituto Politécnico de Leiria 19-10-2010 Controlo do Documento Autor
Meio de comunicação e de partilha de recursos. Ferramenta de apoio ao processo de ensinoaprendizagem
Meio de comunicação e de partilha de recursos Ferramenta de apoio ao processo de ensinoaprendizagem Canal de distribuição de informação e submissão de recursos Motivações para a adoção e a utilização de
Rua Cidade Rabat, 29A/B 1250-159 LISBOA Portugal. Tel. +351 213 102 330/4 Fax +351 213 102 339
Rua Cidade Rabat, 29A/B 1250-159 LISBOA Portugal Tel. +351 213 102 330/4 Fax +351 213 102 339 Contacto Geral: [email protected] Dep. Comercial: [email protected] Dep. Formação: [email protected] Dep. Multimedia:
Ano de Escolaridade: 3º Ano Turma: Ano Lectivo: 2011/2012
L a n g u a g e SSeerrvvi icceess & SSool luut tioonnss Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. PLANIFICAÇÃO ANUAL TIC (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova
Office Web Apps para Professores Passo-a-passo
Office Web Apps para Professores Passo-a-passo Usar o Office Web Apps no Windows Live Para usar o Office Web Apps no Windows Live precisa de ter uma conta Microsoft, Windows Live ou Office 365 um endereço
Relatório SHST - 2003
Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador
"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014
"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso
Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante)
Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) 1. Introdução I 2. Primeiros passos I 3. Unidade Curricular I 4. Recursos e atividades O e-campus do ISPA - Instituto
MOODLE @ IPCA MANUAL DO UTILIZADOR PRIMEIRO ACESSO ENSINO A DISTÂNCIA. Tomé Faria 2011.09.22
MANUAL DO UTILIZADOR PRIMEIRO ACESSO ENSINO A DISTÂNCIA Tomé Faria 2011.09.22 ÍNDICE 1 Instalação de software... 3 1.1 Mozilla Firefox 3 1.1.1 Plugins adicionais... 3 1.2 Colibri 3 1.2.1 Plugins adicionais
Apresentação dos recursos Web da EASR
Apresentação dos recursos Web da EASR A Equipa TIC Setembro 2009 Introdução Este pequeno manual destina-se a dar a conhecer à comunidade da Escola Artística de Soares dos Reis (EASR) o seu Sistema de Informação
O que farias? pretendem servir de apoio à dinamização de sessões de trabalho
Indicações para o professor Introdução Os ALER TAS O que farias? pretendem servir de apoio à dinamização de sessões de trabalho sobre segurança na Internet, promovendo a discussão entre os alunos, em torno
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Ano Letivo 2014/2015
A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias. (I7.1) Utilização do computador e/ou dispositivos eletrónicos similares em segurança. (I7.2) 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação
A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO
DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,
DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3
REFLEXÃO 3 Módulos 0771, 0773, 0774 e 0775 1/5 18-02-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0771 - Conexões de rede, 0773 - Rede local - instalação,
Introdução à Informática
Introdução à Informática Noções Básicas de Informática Componentes de hardware Monitor : permite visualizar informação na forma de imagem ou vídeo; todo o trabalho desenvolvido com o computador pode ser
... Calendarização: 2 blocos de 90 m Metas/Objetivos Descritores Conceitos/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO... 1º Período Domínio INFORMAÇÃO I7 A Informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias
Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)
Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação
Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1
Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão
Direcção Regional de Educação do Algarve
MÓDULO 1 Folha de Cálculo 1. Introdução à folha de cálculo 1.1. Personalização da folha de cálculo 1.2. Estrutura geral de uma folha de cálculo 1.3. O ambiente de da folha de cálculo 2. Criação de uma
Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.
Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
Anteprojecto. Grupo 2. Projecto Informático do 5º ano. Informática de Gestão
Grupo 2 Projecto Informático do 5º ano Informática de Gestão Índice Índice ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 MISSÃO 3 OBJECTIVOS 4 AMBIENTE DE EXPLORAÇÃO 5 Software 5 Hardware 6 POLÍTICA DE HISTÓRICOS 7 POLÍTICA DE
Planificações 2012/2013. Tecnologias da Informação e Comunicação. 2ºAno. Escola Básica Integrada de Pedome. C E F Apoio à Família e à Comunidade
Planificações 2012/2013 Tecnologias da Informação e Comunicação C E F Apoio à Família e à Comunidade 2ºAno Escola Básica Integrada de Pedome Grupo Disciplinar de Informática Planificação a Longo Prazo
Nova plataforma de correio electrónico Microsoft Live@edu
1 Nova plataforma de correio electrónico Microsoft Live@edu Tendo por objectivo a melhoria constante dos serviços disponibilizados a toda a comunidade académica ao nível das tecnologias de informação,
CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES
CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES Aproveitando o próprio ambiente Internet, apresentamos neste tutorial um conjunto de sugestões para criar e manter o seu blogue. Indicamos
Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint
Autor: João Pina [email protected] 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;
PLANO TIC. O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] 2 0 0 9-2 0 1 0
PLANO TIC 2 0 0 9-2 0 1 0 O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] EB1/PE Santa Cruz http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pescruz [email protected] IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Egídia
PHC dcontroldoc. O acesso a diversos tipos de ficheiros
PHC dcontroldoc O acesso a diversos tipos de ficheiros A possibilidade de consultar e introduzir documentos, imagens e outro tipo de ficheiros, a partir de um local com acesso à Internet. BUSINESS AT SPEED
LeYa Educação Digital
Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...
Administração da disciplina
Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL Sejam bem vindos! As Faculdades Integradas do Brasil reafirmam no início desse semestre letivo, o seu compromisso divulgado no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), com
Website disponível em: Nome de Utilizador: [email protected]. Palavra-chave: *aluno*
Website disponível em: http://formar.tecminho.uminho.pt/moodle/course/view.php?id=69 Nome de Utilizador: [email protected] Palavra-chave: *aluno* Associação Universidade Empresa para o Desenvolvimento Web
ferramentas e funcionalidades básicas
ferramentas e funcionalidades básicas MOODLE - Tipos de Actividades Núcleo Minerva da Universidade de Évora Referendo A actividade Referendo permite ao professor fazer, por exemplo, uma sondagem de opinião
Guia de Utilização. Acesso Universal
Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.
Manual do Sistema de Aprendizagem. e-learning WebTV for Textile Testing Laboratory
Manual do Sistema de Aprendizagem e-learning WebTV for Textile Testing Laboratory 2011 Registo Página 2 de 25 Para aceder à plataforma necessita de criar uma conta clinaco no ícon registar. Na imagem acima
Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php)
1 de 5 6/8/2008 15:23 Anúncios Google Apostila InDesign Programa PDF Acrobat PDF Adobe PDF Editor Acrobat Professional :: Tutoriais Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) Introdução O formato de arquivos
Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT
Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PILOT Handwriting Manual e Guia de exploração do PILOT Handwriting para utilização em contexto
CURSO CEAD COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E ANÁLISE DE DADOS. e learning. Uma parceria entre:
CURSO CEAD COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E ANÁLISE DE DADOS e learning Uma parceria entre: Curso CEAD - Comunicação Empresarial e Análise de Dados NECESSITA DE PREPARAR PROPOSTAS, RELATÓRIOS OU OUTRAS COMUNICAÇÕES
PLANO DE ESTUDOS DE T.I.C. 7.º ANO
DE T.I.C. 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno deve ser capaz de: - desenvolver capacidades na utilização das tecnologias de informação e comunicação que permitam uma literacia digital
Folha de Cálculo (Excel)
Tecnologias de Informação e Comunicação Folha de Cálculo (Excel) Professor: Rafael Vieira. 1. Introdução à folha de cálculo o nome folha de cálculo atribuído a este tipo de programas, deve-se, principalmente,
PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS DO MANUAL (8º ano Turmas A B e C)
ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA FLOR Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS DO MANUAL (8º ano Turmas A B e C) UNIDADES OBJETIVOS GERAIS CONTEÚDOS DESCRITORES
Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação
Escola Básica 2, 3 de Lamaçães Planificação Anual 2007/08 Tecnologias de Informação e Comunicação Unidade de Ensino/Aprendizagem Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Conceitos
Manual de Utilização Moodle
Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo
Sistemas de Informação e o Computador
Índice Noção de Sistema de Informação O Sistema de Informação no Escritório A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas de escritório a ela, a primeira é informação e a segunda
Aprend.e Sistema integrado de formação e aprendizagem
Aprend.e Sistema integrado de formação e aprendizagem Pedro Beça 1, Miguel Oliveira 1 e A. Manuel de Oliveira Duarte 2 1 Escola Aveiro Norte, Universidade de Aveiro 2 Escola Aveiro Norte, Departamento
A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes [email protected]
A plataforma Sistemas de Gestão de Aprendizagem Carlos Nunes [email protected] O que é o Moodle? É um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) e de trabalho colaborativo, acessível através da Internet
Manual do Visualizador NF e KEY BEST
Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................
Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT
Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica floor planner Manual e Guia de exploração do floor planner para utilização em contexto de Educação
PHC dteamcontrol Externo
PHC dteamcontrol Externo A gestão remota de projetos e de informação A solução via Internet que permite aos seus Clientes participarem nos projetos em que estão envolvidos, interagindo na otimização dos
Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010
Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA - Termos e Política de Manutenção Em vigor a partir de 1 de Setembro de 2010 A Manutenção do Serviço a Pedido ( On Demand ) da CA consiste numa infra-estrutura de disponibilidade
I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1
Novembro.2010 Índice I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 III. COMO INSERIR MATERIAL PEDAGÓGICO (ANEXAR FICHEIROS) 1 IV. CRIAR UM GLOSSÁRIO 5 V.
Editor de Questões E24H
Editor de Questões E24H Conteúdo: Apresentação O que é o Editor de Questões Objetivos Potencialidades Vantagens adicionais Visualização no site (Quem acessa o Editor de Questões) (não Para quem o Editor
Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano
ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAÍNHA SANTA ISABEL, ESTREMOZ Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano Planificação Anual Ano letivo 2015/2016 Professora: Maria dos Anjos Pataca Rosado Domínio: Informação
Grande conjunto de informação que existe em todo o Mundo alojada em centenas de milhares de computadores chamados servidores Web.
1. Complete a tabela. Designação Descrição Rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação.
Instruções para aceder ao correio electrónico via web
Caro utilizador(a) Tendo por objectivo a melhoria constante das soluções disponibilizadas a toda a comunidade do Instituto Politécnico de Santarém, tanto ao nível de serviços de rede como sistema de informação.
MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1
MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo
PLANO TIC 2009-2010. O Coordenador TIC Virgílio Freitas [1]
PLANO TIC 2009-2010 O Coordenador TIC Virgílio Freitas [1] ESCOLA EB1/PE Visconde Cacongo URL: http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pevcacongo Email: [email protected] IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR
Planificação Semestral. Informação. Planificação da Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação TIC 7º Ano
I Planificação Semestral DOMÍNIO/SUBDOMÍNIOS/ METAS Subdomínio: A, o conhecimento e o mundo das tecnologias 1. Meta: Compreender a evolução das TIC e o seu papel no mundo atual. Subdomínio: A utilização
Novo Guia de uso rápido do PROJUDI
1. O que é o PROJUDI? Novo Guia de uso rápido do PROJUDI O Processo Judicial Digital PROJUDI, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um software que reproduz
Relatório Final da Acção de Formação Sustentabilidade na Terra e Energia na Didáctica das Ciências (1 de Julho a 13 de Setembro de 2008)
Relatório Final da Acção de Formação Sustentabilidade na Terra e Energia na Didáctica das Ciências (1 de Julho a 13 de Setembro de 2008) Centro de Formação Centro de Formação da Batalha Formando Selma
ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos
ARQUIVO DIGITAL e Gestão de Documentos TECNOLOGIA INOVAÇÃO SOFTWARE SERVIÇOS A MISTER DOC foi constituída com o objectivo de se tornar uma referência no mercado de fornecimento de soluções de gestão de
